Programa Músico Empreendedor

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Oficinas de Capacitação Funarte SP 2022 Elaboração e produção de projetos artísticos e culturais


De 16 de agosto a 27 de outubro, a Funarte SP, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), oferecerá oficinas de capacitação gratuitas, voltadas a todas as etapas de um projeto cultural: pesquisa e indicadores culturais, elaboração de projetos, leis de incentivo, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, produção e divulgação das ações. Serão cinco oficinas de 12h cada, totalizando 60h de aprendizado. Cada oficina terá 30 vagas. Os interessados podem participar de uma ou mais atividades e não são necessários conhecimentos prévios. Serão oferecidos certificados para todos os participantes que frequentarem pelo menos 75% das aulas. As atividades serão realizadas presencialmente no Complexo Cultural Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058, São Paulo, SP). Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/QgmL9Vfrs3.



Confira a seguir a programação completa:

Elaboração de projetos culturais, com Dani Ribas


Dias 16, 17, 23 e 24 de agosto | Terças e quartas, das 14h30 às 17h30

Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.



Dani Ribas é doutora em Sociologia (UNICAMP, 2011), especialista em Administração Pública da Cultura (UFRGS, 2015), especialista em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona (Espanha, 2018), e graduada em História (UNESP, 1998). É diretora da Sonar Cultural - Consultoria e Pesquisa em Gestão Cultural. Também é diretora de Pesquisa do DATA SIM da Semana Internacional de Música de São Paulo - SIM São Paulo. Foi consultora da UNESCO em projetos na área de Música e do Mercosul Cultural. Desenvolveu pesquisa com o IPEA, tendo participado do projeto Políticas públicas, economia criativa e da cultura (2018). É professora em cursos na área de Gestão Cultural e Políticas Públicas de Cultura na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP) e na UNICAMP. Foi Membro Titular do Setorial Música do Conselho Nacional de Política Cultural do MinC (2015-2017). Participou do processo de reestruturação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais SNIIC-MinC e de implementação dos Mapas Culturais. Foi Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas III no Centro de Pesquisa e Formação do SESC São Paulo (2013-2018). É autora da dissertação De um porão para o mundo (que analisou a cadeia produtiva da música independente nos anos 1980 em São Paulo) e da tese Música em Transe: o momento crítico da emergência da MPB (1958-1968).

Produção artística e cultural, com Cláudia Vendramini


Dias 30 e 31 de agosto, 6 e 13 de setembro | terças e quartas, das 14h30 às 17h30

Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.


Cláudia Vendramini é mestre em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMUS-USP) em 2017. É especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Comunicação e Cultura (CELACC/ECA/USP), em 2014, e licenciada em Educação Artística pela Faculdade de Artes Plásticas, na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), São Paulo, em 1988. Possui experiência profissional na área das artes visuais como educadora/mediadora, professora, pesquisadora, assistente de curadoria e produtora cultural, atuando principalmente em: arte moderna e contemporânea, design, artesanato e culturas tradicionais e populares no Brasil. Foi assistente de curadoria e gerente de projeto dos módulos Arte Moderna e Contemporânea da Mostra do Redescobrimento, em 2000. Colaborou com A CASA museu do objeto brasileiro (www.acasa.org.br), no núcleo de pesquisa e como consultora de projetos e de exposições, entre 2003 e 2015. Foi coordenadora de produção da 29ª Bienal de São Paulo, em 2010, colaborou no programa educativo na 32ª Bienal, em 2016, e atuou como gerente do Programa Educativo da Fundação Bienal de São Paulo entre 2017 e 2019. Desde 2016 é professora colaboradora do CELACC, ECA/USP, ministrando a disciplina Gestão de Projetos Culturais.

Pesquisa e indicadores culturais, com Gisele Jordão


Dias 17 e 24 de setembro | sábados, das 10h às 17h

Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.



Gisele Jordão é doutora em Comunicação e Práticas do Consumo (ESPM-SP), mestre em Gestão Internacional (ESPM-SP), graduada em Comunicação Social (ESPM-SP); atualmente é sócia-diretora da 3D3 Comunicação e Cultura e professora da ESPM São Paulo. Também é coordenadora acadêmica do bacharelado em Cinema e Audiovisual da ESPM SP, sendo responsável pelo desenvolvimento de seu PPC e de sua implementação. Tem experiência na área de artes e gestão cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, artes, patrocínio e marketing cultural. É consultora de empresas para o investimento privado em cultura e gestora de projetos artísticos.


Leis de incentivo à cultura, editais e outros mecanismos de fomento públicos e privados, com Daniele Torres


Dias 4, 6, 11 e 13 de outubro | terças e quintas, das 14h30 às 17h30

Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.



Daniele Torres é museóloga, com pós-graduação em História da Arte, Gestão da Cultura e Comunicação Empresarial. Atuou em diferentes empresas como produtora e gestora de espaços culturais, bem como em organizações sociais. Foi coordenadora de projetos culturais da Fundação CSN e gestora de patrocínios da VALE. Integrou o Conselho Municipal de Cultura em Volta Redonda. Prestou serviços para prefeituras como as de Búzios e Volta Redonda. Foi consultora das ONGs Instituto Rio (RJ) e RENCTAS (DF). De 2012 a 2015, foi gestora responsável pela captação de recursos do Instituto Brasileiro de Gestão Cultural e do Instituto Brasil Leitor. É sócia da Companhia da Cultura desde 2004 e do Cultura e Mercado desde 2016. Atualmente é diretora do Instituto AES.



Divulgação cultural e comunicação para projetos culturais, com Karina Poli


Dias 18, 20, 25 e 27 de outubro | terças e quintas, das 14h30 às 17h30

Inscrições gratuitas | Público-alvo: artistas, produtores culturais e todos os interessados. Não é necessário ter conhecimento prévio.



Karina Poli é pós-doutora pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2020). É doutora em Comunicação (2016) e mestre em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2003). É graduada em História (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi pesquisadora visitante do Network Creative and Cultural Economy Research na Queen Mary University of London (2018-2020), tendo estudado os impactos das políticas públicas para a economia criativa na formação de hubs criativos. Atualmente é professora convidada do curso de especialização em Gestão Cultural no Centro de Estudos Latino-Americano de Comunicação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – CELACC, lecionando as disciplinas Economia da Cultura e Comunicação e Marketing para Projetos Culturais.

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quarta-feira, 6 de julho de 2022

Para quem gosta de música boa e única, o disco "Samba em Cima" é a indicação do momento no Brasil


O novo álbum do músico Mario Ghanna é um verdadeiro show do melhor da música brasileira. Ghanna gravou esse contagiante trabalho no alto de um prédio de Joinville, SC, e o nome do disco faz alusão a isso


Após lançar 03 álbuns e alguns Eps e passear pela MPB, Samba, Jazz e Blues, Mario Ghanna vem de samba no disco novo, ‘Samba em cima”. O samba de Ghanna é único e mantém suas características: letras e melodias bem construídas, simplicidade e elegância e, agora com samba, seu som está muito mais popular para seus ouvintes e ao mesmo tempo contagiante.

“Voltei a fazer o que gosto e sempre fiz na vida, compor, tocar e cantar samba. Meus primeiros shows para um público foram de samba e agora vou continuar nessa e focar em fazer os sambas do jeito que gosto de ouvir”, afirma o músico.

O álbum conta com 08 faixas, sendo 04 composições de Ghanna e 04 regravações. Dentre as músicas de Ghanna estão ‘Se Angelina ligar’ e “Tia lá da venda”, que já são um sucesso junto a seu público.

- “Sabe aquela música agradável que vai bem em qualquer momento? É isso que estou curtindo hoje”, disse Mariana durante a gravação do disco ao vivo. Após o show, Mario Ghanna falou do feedback que recebeu dos mais de 50 convidados que estiveram prestigiando a gravação.


“Estou muito feliz em ter gravado e lançado esse disco. Gosto muito de compor e cantar músicas nesse estilo. Já estou preparando um próximo álbum com diversos sambas inéditos. A galera vai gostar”, diz Ghanna.

O álbum foi gravado de noite, no alto de um prédio em Joinville, com algumas tomadas de drone, o que dá um cenário muito bonito para o show, que pode ser conferido na íntegra gratuitamente no Youtube e em todas as plataformas de streaming.

Confira aqui: https://linktr.ee/sambaemcima

Sobre Mario Ghanna:
É músico e compositor. Concorreu ao Grammy Latino, prêmio Multishow de música, prêmio de Música Catarinense e conquistou a estatueta de ‘Melhor Álbum Latino’ e ‘Melhor Artista Latino”, no The Akademia Music Awards, prêmio americano voltado à música independente nos anos de 2017 e 2019.

Facebook: facebook.com/MarioGhanna
Instagram: @marioghanna
Youtube: youtube.com/marioghannaoficial


sábado, 2 de julho de 2022

Compositor e pianista brasileiro faz sucesso nos Estados Unidos e na Noruega


O brasileiro Erineu Maranesi nasceu em São Bernardo do Campo mas sua música não tem fronteiras e se tornou a única composição brasileira a ser incluída na trilha sonora de uma novela nos Estados Unidos

Em um mundo líquido, de sucessos efêmeros e produtos e serviços de consumo descartável, manter-se atual e interessante é quase impossível. Em se tratando do mercado musical, então, torna-se uma raridade estar com as partituras na moda.

Pois o brasileiro Erineu Maranesi segue tímido na mídia enquanto é um famoso e consistente músico, intérprete, pianista e compositor que compõe para piano e elabora música e letra em inglês, francês, italiano e português.

“Adágio em G Minor by Erineu Maranesi”, por exemplo, é um clássico erudito que foi transformado em canção popular batizada de “Meus Melhores Momentos” e virou trilha sonora da novela One Life To Live, nos Estados Unidos, exibida pela ABC Network Television.

Recentemente foi regravada em dois momentos diferentes: na Noruega pela Royal Norwegian Navy Big Band, a Orquestra da Marinha Real norueguesa. E também pelo saxofonista barítono Harald Bergersen.

Nos Estados Unidos, a melodia fez sucesso na interpretação do clarinetista Eddie Daniels, considerado pela mídia mundial como "O mais importante clarinetista do mundo" durante os últimos 50 anos.

Nas próximas semanas, o maestro norte-americano Toddy Murphy, dr. em música pela Oklahoma University , que fez um arranjo para Orquestra Sinfônica da música, “Marcha Fúnebre do Índio Brasileiro”, estará no Brasil para uma apresentação exclusiva no Teatro Clara Nunes, em Diadema.

“Para mim, assim como para qualquer músico, ter uma composição escrita e executada por uma orquestra sinfônica é uma grande honra”, afirma Maranesi, que já confirmou presença no concerto e convida os amigos para prestigiar o evento.

Maranesi prepara ainda novas composições para incluir no show “Obras para Piano de Fins do Século XX e inícios do Século XXI”, mesclando jazz e bossa nova à música erudita.

Durante a pandemia, o artista compôs "Rafiki''s Song, Uganda 2020. String Beats", sendo o primeiro e único pianista, desde Chopin, a demonstrar musicalmente os batimentos de cordas do piano acústico. Suas obras podem ser apreciadas no canal do youtube https://www.youtube.com/user/erineuedisonmaranesi



Informações para imprensa e contato para show:

Cláudia Alessandra Maranesi
Fone: 12 99661-9813
Email: claumaranesi@gmail.com



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sexta-feira, 1 de julho de 2022

Projeto Guri do Interior e Litoral abre inscrições a partir do dia 4 de julho




O programa de educação musical e inclusão sociocultural dispõe de cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes


A matrícula para novos alunos e alunas do Projeto Guri será realizada de 4 de julho a 31 de agosto nos polos do interior e litoral do Estado. O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – dispõe de 384 polos de ensino distribuídos em 282 municípios e oferece cursos gratuitos de música para crianças e adolescentes.

_ Matrícula presencial, direto no polo de ensino, por ordem de chegada:
_ Para turmas de 6 a 17 anos e 11 meses (até o dia 16 de setembro):
_ Não é preciso ter conhecimento em música;
_ Não é preciso ter instrumento musical:
­_ O(A) responsável deve apresentar RG ou Certidão de Nascimento do candidato ou da candidata, RG do/a responsável, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço.

Os endereços dos polos estão no site www.projetoguri.org.br

Após a confirmação da matrícula, o(a) aluno(a) acessa o Portal do Aluno e anexa os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso.

Segue a campanha #SouGuri:

A campanha #SOUGURI é a oportunidade para que todos os apreciadores e apreciadoras do Projeto Guri colaborem para transformar sonhos em realidade. Tem o objetivo de impulsionar as atividades oferecidas pelo Projeto Guri que ajuda a transformar as alunas e os alunos em protagonistas de suas próprias histórias por meio da música. Para saber mais sobre a campanha, clique aqui: https://souguri.org.br/


Projeto GURI: O Projeto GURI é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O GURI atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.


terça-feira, 7 de junho de 2022

Chico César & Geraldo Azevedo, com o show 'Violivoz'


"Série Arte no Outono - Campos: cores e cantos" traz Chico César & Geraldo Azevedo, com o show 'Violivoz'


Considerados ícones da MPB, os dois cantores e compositores nordestinos retornam aos palcos após dois anos afastados por causa da pandemia; Repertório vai trazer grandes sucessos e novas composições da dupla

O encontro inédito de Chico César & Geraldo Azevedo, dois dos maiores cantores e compositores da MPB, é a próxima atração da “Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos”, uma realização do Auditório Claudio Santoro, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, em Campos do Jordão (SP). Os ingressos para o show desse sábado (11), às 19h, já estão esgotados.

No espetáculo ‘Violivoz’, Chico César & Geraldo Azevedo trazem os principais sucessos de suas carreiras, além de canções inéditas que compuseram juntos e algumas surpresas. A dupla voltou aos palcos após dois anos afastada por conta da pandemia. Retomou os ensaios e as composições em parceria. Os encontros têm sido de pura diversão e cumplicidade, o que, com certeza, também vai se refletir na apresentação.

Últimos espetáculos


Os dois últimos shows da “Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos”, serão com Lenine & Bruno Giorgi (18/6) e Gal Costa (25/6). Os ingressos estão a venda pelo www.sympla.com.br/artenooutono, a preços populares sendo R$ 80 a inteira e R$ 40 a meia entrada.


Amplo e aconchegante


Localizado em um complexo de Mata Atlântica preservada e de paisagem exuberante, em Campos do Jordão (SP), o Auditório Claudio Santoro é considerado um dos espaços de cultura e entretenimento mais importantes do Brasil e da América Latina. E não apenas por sua amplitude, arquitetura e beleza, mas também por sua qualidade acústica e pelo conforto que proporciona ao público.

Estações do ano


Além do tradicional “Festival de Inverno”, mais recentemente, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo, também em parceria com a Fundação OSESP, criou o “Festival de Verão”, que teve sua primeira edição em 2022, com apresentações de música instrumental popular e clássica contemporânea, e foco na inclusão e diversidade.

Seguindo esse conceito, a “Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos”, dessa vez em parceria com a ACAM Portinari, contempla mais uma estação do ano e, passo a passo, a programação do Auditório Claudio Santoro vai sendo ampliada com atrações e políticas culturais qualificadas e inclusivas, ao longo de todo o calendário.

Workshops especiais


A “Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos” também preparou uma programação de workshops especiais gratuitos com profissionais do cenário musical. Nesse sábado (11), das 14h às 15h, Eric Vecchione e Reinaldo Galvão, produtores do cantor e compositor Chico César, falarão sobre o tema “Produção musical”. O último encontro da agenda está confirmado para sábado (25), com Lirinha, diretor de palco da cantora Gal Costa, com o tema “Direção de palco”.

Os workshops são realizados no Espaço Cultural Dr. Além, na Av. Dr. Januário Miraglia, 1582, no bairro Abernéssia, em Campos do Jordão (SP).


SERVIÇO:

“Série Arte no Outono – Campos: cores e cantos”

Chico Cesar & Geraldo Azevedo
Data: 11 de junho de 2022 (sábado)
Horário: 19h

Próximos shows:
Lenine & Bruno Giorgi (18/6) e Gal Costa (25/6)
Vendas de ingressos: R$ 80 inteira e R$ 40 meia entrada, pelo www.sympla.com.br/artenooutono

Local: Auditório Claudio Santoro
Endereço: Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880 – Alto Boa Vista, Campos do Jordão (SP)
Informações: (12) 3662.6000 ou pelo contato@museufelicialeirner.org.br
Site: www.museufelicialeirner.org.br
Redes Sociais: linklist.bio/museueauditorio

*O Auditório Claudio Santoro segue todos os protocolos sanitários de prevenção ao Covid-19. É obrigatória a apresentação do Comprovante de Vacinação para garantir acesso aos eventos.

Realização:

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo
ACAM Portinari
Auditório Claudio Santoro
Museu Felícia Leirner

Apoio Cultural:
Prefeitura Municipal de Campos do Jordão
TV Vanguarda (Afiliada à Rede Globo de Televisão)
Quebra Noz Hotel Boutique


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domingo, 22 de maio de 2022

Rafa Maya lança novo clipe em parceria com Ávine Vinny

O single "Quem Nunca?" traz um toque de novidade para o sertanejo e conta com a parceria de Ávine Vinny


O cantor paranaense Rafa Maya lançou nesta sexta-feira (13) o clipe da música “Quem Nunca?”, em parceria com Ávine Vinny. A música já vai estar em todos os apps de musicais o clipe pode ser visto no canal Rafa Maya, no Youtube.

A música traz o já conhecido estilo sertanejo do cantor com uma pegada de forró de origem adaptado que dá um toque especial e com som de novidade. A letra é sobre as brigas de casal que todos nós já conhecemos (afinal de contas, quem nunca, não é?), mas se quiser saber mais, o clipe estará te esperando na sexta!

Mas não é só isso que vem do artista este ano. Rafa gravou um novo álbum na Ópera de Arame, palco curitibano de artistas que incluem Tom Jobim, Roberto Carlos e Rita Lee. Grandes sucessos da música sertaneja foram regravados para o álbum, além de duas músicas autorais!

Rafa Maya é um artista conhecido no Paraná, mas já alcançou o Brasil inteiro. Com uma carreira musical há mais de 15 anos, que incluiu shows no Country Festival, gravações ao vivo com Thiaguinho, além de também ter dividido o palco com Michel Teló, Herique e Juliano, e duplas sertanejas, como Zé Neto e Cristiano.

Os projetos não param por aí. Um segundo álbum está planejado para ainda este ano, sem esquecer, é claro, do single “Quem Nunca?”.

Ávine, grande nome da música sertaneja cearense, conhecido pela música Coração Cachorro (Late Coração), traz sua voz para o feat especial com Rafa Maya em “Quem Nunca?”. O clipe mostra o clima com sabor de amizade entre os dois. Assim, só dá pra esperar coisa boa dessa novidade que está chegando perto.

Inscreva-se no canal, marque o artista no seu app de música favorito, salve a data para não perder nada e prepare-se para ouvir o mais novo sucesso de Rafa Maya ft. Ávine Vinny: “Quem nunca?”!

Acompanhe os trabalhos de Rafa Maya:
Site: www.rafamaya.com.br
Instagram : @rafamaya_
Tik Tok : @rafamaya_


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sábado, 26 de março de 2022

Daniel Grajew se apresenta no Quinto Pecado em Pocket Show




Vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020, o pianista, acordeonista e compositor brasileiro Daniel Grajew transita por  diversos gêneros, desde o repertório erudito tradicional até o choro, jazz e tango.

Entre suas composições de maior destaque estão Giramundo, Choro Vermelho, Sete Vidas, e Acalanto. Apresentou-se com diversos artistas, orquestras e grupos de câmara como Escualo Ensemble, Orquestra de Câmara da USP, Carlos Malta, Tiganá Santana, Emilio Martins, Luiz Brasil, Blubell, Alexandre Silvério, e Zizi Possi. Fez graduação e mestrado em piano pela Universidade de São Paulo, com dissertação concluída em 2016 sobre Egberto Gismonti. Lançou em 2013 seu primeiro disco solo "Manga"; em 2016 gravou "Bailado" com Marcos Paiva (escolhido pelo crítico Carlos Calado como um dos 10 melhores discos do ano), em 2017 lançou o disco "Novos Ares" com Escualo Ensemble e em 2019 os discos "Mosaico" com André Bachur e "Quantum" com Túlio Araújo. Em 2020 lançou o disco Acalanto pelo selo Azul Music.

O pianista viajou por Villa-Lobos, Tom Jobim, Egberto Gismonti e temas autorais, celebrando a riqueza da música.


O Bistrô Quinto Pecado é  tradicional no bairro Vila Mariana, por ser um espaço cultural recheado de delícias apetitosas disponíveis no cardápio da casa. 


Quinto Pecado⠀⠀⠀⠀⠀
Rua Áurea, 259 - Vila Mariana

No QRCode você acessa o cardápio e as informações










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quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP abrem temporada de concertos



Com entrada gratuita, apresentações acontecem nos dias 8 e 9 de fevereiro no Teatro Gazeta
O renomado pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP dão início a temporada de concertos 2022, com duas apresentações no Teatro Gazeta, em São Paulo (SP): dias 8 e 9 de fevereiro, a partir das 20h. O concerto Temporada 2022 tem entrada gratuita, porém é preciso realizar um cadastro online.

Além da experiência do concerto, os espectadores ainda poderão conhecer a história do maestro João Carlos Martins, que compartilhará acontecimentos marcantes de sua vida dedicada à arte e, também, sobre o repertório, J. S. Bach - Brandenburg Concerto nº 3; H. Villa-Lobos - Melodia Sentimental e J. Puccini - Nessum Dorma, com participação do tenor Jean William; com as peças L. V. Beethoven – Imperador e E W. A. Mozart - Concerto nº 27 ambos com o maestro ao piano. O outro convidado é o pianista Liam Lech Furdyna, que desembarca no Brasil pela primeira vez e se apresenta como convidado especial com as peças 1º Movimento di Concerto nº 3, de Beethoven e Noturno, Opus 9, nº 3, de Chopin.

INGRESSOS A entrada é gratuita e os ingressos deverão ser retirados no site do Teatro Gazeta, que pode ser acessado por aqui.

O concerto é produzido pela Fundação Bachiana, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo Governo Federal. O Teatro Gazeta fica na avenida Paulista, 900, térreo - Bela Vista, São Paulo.



MAESTRO Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começou a consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interrompeu sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.

ORQUESTRA O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica SESI-SP aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.

No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras — Bachiana Filarmônica SESI-SP e Bachiana Jovem — se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do País.

SERVIÇO
Concerto Maestro João Carlos Martins e Fundação Bachiana Filarmônica SESI-SP
Datas: 08 e 09 de fevereiro
Hora: 20h
Ingressos gratuitos: clique aqui
Local: Teatro Gazeta - avenida Paulista, 900, Bela Vista, São Paulo - SP - MAPA AQUI
Informações: (19) 3256-4500 | contato@dcolor.art.br

Informações adicionais: A classificação etária é livre, porém, menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O concerto contará com acessibilidade, intérprete de libras e serviço de áudio descrição.

Estacionamentos conveniados*
MultiPark Rua São Carlos do Pinhal, 303 - Subsolo.
Hotel Transamérica Paulista Rua São Carlos do Pinhal, 200 - Bela Vista (250m do Teatro)
*Válido somente nos horários das apresentações e com selo do Teatro

sábado, 22 de janeiro de 2022

Margareth Menezes grava clipe de “Terra Aféfé” em Salvador



Uma ode à feminilidade ancestral, “Terra Aféfé” é a nova música de Margareth Menezes que teve clipe gravado nos dias 19 e 20 de janeiro, em Salvador. Com previsão de lançamento para fevereiro, a canção foi composta em parceria por ela e Carlinhos Brown e é um chamado a Iansã, orixá dos ventos e tempestades.

O clipe tem direção da premiada cineasta Joyce Prado, que assina produções recentes aclamadas pela crítica da também baiana Luedji Luna, traz elementos da estética afrofuturista e da cultura afro-urbana e conta com participação do Balé Folclórico da Bahia.

Rodado durante dois dias em pontos emblemáticos da capital baiana, o trabalho teve como uma das locações principais o Mercado Iaô, espaço que fica no bairro da Ribeira, onde Margareth Menezes nasceu, foi criada e mantém há 17 anos a ONG Fábrica Cultural.


Fotos: Raquel Carvalho

domingo, 2 de janeiro de 2022

Lexa mergulha no universo gamer no clipe "Bruta"

 


Além do clipe oficial, a cantora lança um vídeo com a coreografia


"Bruta", novo single de Lexa lançado em todas as plataformas digitais nesta sexta-feira, 29, é a mais nova aposta de sucessos na carreira da cantora. Para começar serão dois videoclipes. O oficial e outro com a coreografia.

O oficial, que conta direção de Mess Santos, aborda a temática gamer. Na produção, Lexa é a jogadora principal e a cada cena vai destravando diversos cenários coloridos enquanto apresenta uma coreografia dançante entre trecho.

A atmosfera pop entrega elementos com luzes, cores néon e hologramas que vão se combinando com os diferentes figurinos da cantora com efeitos simulam diversas dimensões. A produção traz uma Lexa dominadora total, controlando tudo o que se passa no game da vida. A cantora e as dançarinas levam a sensualidade ao extremo com os movimentos da música dançante.

A cantora fala sobre a mensagem de “Bruta” e o conceito do clipe: “A música fala muito sobre estar no controle (da vida, do jogo… de tudo)! É pop e tem um momento funk MUITO dançante. É uma verdadeira jogada bruta! Eu particularmente tô apaixonada e amei gravar o clipe e mergulhar nesse mundo gamer”, declara Lexa.

A faixa também é acompanha do vídeo com a coreografia. Nele, Lexa mostra todo o seu empoderamento.

Produzido pela Lord bull e sob a direção de Darlin Ferrattry, o clipe com a coreografia traz Lexa de loira fatal, inspirada em Pâmela Anderson e com inovações em coreografia .

“Bruta” chega após o lançamento de “Taradinha”, parceria da cantora com Kevinho e também com a Hitmaker, que sucede o sucesso do álbum “LEXA”, que ganhou versão Deluxe com hits como “Sussu” e “Quebrar Seu Coração”, feat com Luísa Sonza, que entre outros levaram o canal do YouTube da cantora a bater a marca de 1 bilhão de visualizações. Em 2021, Lexa conciliou a carreira de cantora com a de apresentadora de TV, ao comandar o programa “TVZ” e o reality de dança “No Gás do Just Dance”, ambos no Multishow. Lexa também estreou um documentário sobre sua vida e carreira profissional no Globoplay: “Lexa: Mostra Esse Poder”. A cantora segue em estúdio preparando novos trabalhos musicais e tbm como apresentadora .



Foto Divulgação/ Ferrattry Produções

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Elian Woidello lança Caminho Sem Volta, seu terceiro álbum

Na estrada há mais de 15 anos, Elian Woidello, natural de Curitiba, é uma pessoa das artes no plural. Músico, arranjador e compositor, também é formado em jornalismo e historiador por paixão.

Depois de um álbum em que mostrava seu lado mais obscuro e visceral, "A Terra do Quase’, lançado em 2019, Caminho Sem Volta, seu novo álbum, lançado hoje, sexta, dia 10 de dezembro de 2021, é uma mensagem de esperança, de libertação de possibilidades.

O novo trabalhão, que traz 8 músicas onde o rock predomina, tem produção de Jefferson Sassá e Marlon Siqueira. As músicas com referências do Kaballa falam de perda e renascimento, com muita poesia, mensagens de esperança e experimentações das várias influências que Elian teve ao longo da vida. Além do rock e da música popular, fandango, milonga, tamboradas e até o candombe uruguaio aparecem nas suas composições.

O álbum conta com um time de primeira: Marlon Siqueira nas guitarras (ex-Djamb e ex- Tribo de Jah), Jefferson Sassá, baixista (foi baixista de sertanejo por muito tempo e tem uma percepção estética da música muito boa), Endrigo Bettega, um dos 10 maiores bateristas do mundo (parceiro de Hermeto Paschoal, Nuno Mindelis, Flora Purin) e a voz intensa e criativa de Gabriela Terzian, uma das pessoas mais queridas da nova geração de Curitiba.

Com esse álbum, o sonho de Elian, que é ser também uma referência musical, fica mais palpável. Por um lado por ter emancipado no cenário nacional a música paranaense e por outro, antagonicamente, por ter rompido essa fronteira tão brutal que nos separa da América do Sul. É transpor o eixo Rio-SP-Salvador e ver todo mundo cantando aquilo que se é. O que acontece em Tocantins, quem faz música em Roraima ou no Acre tem a mesma importância. O Brasil é um país em formação ainda.

Caminho sem Volta por Elian:


Foi só por Nós é a música que abre o álbum, uma balada pop rock que fala do renascimento pessoal. Ao contrário que se possa pensar, não é uma canção de amor, mas uma espécie de carta escrita para um amigo em que se fala da insistência de continuar acreditando na arte, quase que como um sonho adolescente.

Onde está Você mais filosófica, é quase um complemento de Foi só por Nós, só que fala mais sobre a crise existencial de cada um, de nossas ausências, das desilusões, dos abismos.

Cinzas sobre a Terra é a canção fênix do álbum, onde o amor aparece como redentor. Uma milonga inspirada nas Tamboradas que acontecem no sul do Brasil, muito parecida com o Candombe uruguaio e do Olodum da Bahia. Uma música poderosa e atual onde a bateria de Endrigo Bettega e a guitarra de Marlon Siqueira no melhor estilo Carlos Santana remetem a um ambiente de rua, num movimento de retomada da vida, de ocupação de lugares.

Pra Chico e Caetano o compositor faz uma autocrítica onde usa como figura de escárnio a dupla mais sagrada da música brasileira, a representação maior da beleza, da estética e da intelectualidade. Caetano de uma maneira mais hermética e mais ferina e Chico trabalhando mais com o belo, quase parnasiano. Como o contexto brasileiro limitou e deixou no anonimato nomes tão bons quanto, por serem vistos como artistas secundários e sem tanta importância. Como a falta de compartilhamento pode ser cruel.

Vinho Barato e Cinema Noir uma música que manda o recado de maneira muito simples, curta e grossa....Como a dualidade permeia o dia a dia em todos os sentidos das nossas vidas.

Ruínas Sobre Ruínas fala da inspiração de um artista atormentado pelas notícias cruéis. Como a pobreza, no sentido mais amplo da palavra pode afetar e dizer quem nós somos, definindo nosso existir.

Lilith é uma canção muito profunda que fala das distâncias dos corpos na frente do computador, da sensação de abandono. Lilith tem várias interpretações e na música é a possibilidade de liberdade, de expurgar todo o passado de dor coletiva e individual. De como encontrar o meio termo é duro, mas necessário e libertador.

Você Sabe Porquê lançada como single por sua poesia, melodia e harmonia, é a expectativa do florescer. Uma canção inspirada nos Beatles e nos Beach Boys, daquelas baladas que todo mundo ouviu muito no rádio, uma declaração de amor, uma música de agradecimento, de esperança em dias melhores.

Link com as músicas do álbum: https://www.youtube.com/watch?v=SRRRdzn-0dI

Link para o Pré-Savehttps://onerpm.link/612932491096

Instagram: @elwoidello

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Gabi Luthai lança álbum novo com parceria do rapper Pele Milflows

 



Que a cantora Gabi Luthai não para todo mundo sabe e acompanha o dia a dia agitado e criativo que ela vive. Mas, o que nem todos sabem é que vem música nova por aí e já chega agora em dezembro. Os lançamentos começam agora no final do ano e serão apresentados até maio de 2022. O resultado? Um vários singles solos, feats incríveis e um álbum incrível pra fechar tudo!

Para começar, “Créditos” é composição de Gabi com alguns parceiros e tem a participação do rapper Pele Milflows. A música conta a história de um amor que não deu certo, mesmo que ambos tenham tentado várias vezes e mostra um casal bem resolvido com o término. A letra é cheia de trocadilhos com o título “Créditos, como se fosse em uma série ou um filme. “Tenho certeza de que muitas pessoas que viveram um término dessa forma vão se identificar. Afinal, só o amor não basta, né?”, conta Gabi Luthai.

Compondo ainda mais desde 2020, Gabi apostou em sessões onlines com amigas e amigos compositores, viajou para São Paulo e testou novos sons. Todas as novidades poderão ser conferidas nos próximos lançamentos, guardados a sete chaves! Um segredo bem cuidado para os seus fãs. “Estou super feliz com o resultado, tem muita coisa diferente do que já fiz e acredito que meu público vai se surpreender positivamente e quem nunca ouviu falar em “Gabi Luthai” vai ficar curioso para saber mais”, revela Gabi.



A faixa foi gravada no 48k Produção Musical, arranjada por Raul Alaune e Mateus Melo, dois amigos de longa data e parceiros em outras canções como “Ela Tá Voando”. Já o clipe (super aguardado!) foi dirigido por Bruno Fioravanti e teve duas locações: a fazenda Vassoural, em Itú, interior de São Paulo, e o Espaço Itaú de Cinema, na Rua Augusta, na cidade de São Paulo. As fotos são de Brenda Sangi, que cuidou de todo making of, além de ter feito a foto de capa.

“Era meu sonho poder gravar no cinema, ainda mais que a música tem tudo a ver com a vibe de filme. Quando estávamos compondo, em maio de 2021, a ideia do clipe já começou a surgir e o cinema foi unanimidade”, conta a cantora.


Redes Sociais Gabi Luthai

https://youtube.com/user/gabiluthai

https://vm.tiktok.com/ZM8GTrddR/

https://instagram.com/gabiluthai?utm_medium=copy_link








Mundo sertanejo é cada vez mais feminino

Gênero musical tradicionalmente interpretado por homens, os tempos no universo sertanejo estão mudando e cada vez mais abrindo espaço para as mulheres soltarem a voz. Basta observar que grandes nomes do cenário musical brasileiro na atualidade são divas que partiram para esta empreitada, como Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Maiara e Maraísa, e Simone e Simaria, dentre tantas outras que estão surgindo em todo o país.

É desejando trilhar este caminho de sucesso que uma dupla foi formada em janeiro deste ano pelas amigas Val e Mara Cris. Uma é paraense, outra é catarinense. Uma tem 33 anos de idade, enquanto a outra tem 31. Apesar do pouco tempo de carreira, a dupla já está trilhando um caminho sólido rumo ao sucesso, tanto é que foi convidada para participar de uma live no próximo dia 28, a partir das 19h, organizada pelo compositor Cesar Augusto, responsável por letras consagradas nas vozes de grandes nomes da música sertaneja.

Cesar Augusto resolveu criar uma live solidária para ajudar alguns projetos sociais, como uma maneira de estender a mão ao próximo neste período difícil que o Brasil está passando. Por isso, nomes de primeira grandeza do cenário musical, como Zezé di Camargo e Luciano, Amado Batista, João Neto e Frederico, Paula Mattos, dentre outros, confirmaram que vão participar desta iniciativa.

Val e Mara Cris vão aproveitar a data para lançar o videoclipe da canção “Open Bar de Beijos”. A produção conta com a participação da influenciadora Ruivinha de Marte, que já possui mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais.

A dupla, que hoje mora em Santa Catarina, espera que esta oportunidade traga o reconhecimento do público e seja o início de um caminho que cada vez mais as mulheres estão pavimentando. E essa diversidade só tende a engrandecer ainda mais a música sertaneja brasileira.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Quero viver de música! Por onde começo?




Produtor musical Mystical e o consultor musical Helton Lucas dão dicas sobre como entrar na indústria e se tornar um profissional de sucesso


“O principal medo, acho que no geral, é o medo da falha. Um artista no início da carreira não pode se dar o luxo de falhar com frequência, já que o trabalho dele é o tempo todo exposto e as pessoas estão o tempo todo julgando”, desabafa Rafael Frota, conhecido como o DJ Driving Saturn, artista novo que está dando os primeiros passos para a realização do sonho de trabalhar com música. Driving Saturn conta ainda, que ao cometer um erro no início da carreira é necessário ‘provar’ que aquilo não representa o artista e isso pode ser uma batalha árdua.

“O medo acaba sendo um dos principais motivos que acabam fazendo com que diversos artistas desistam de seus sonhos”, afirma o consultor musical Helton Lucas. Por isso, ele acredita na importância do trabalho de equipe para o alcance de metas. “Através de um trabalho focado feito por uma empresa séria, o cliente musical terá a confiança, irá aumentar cada vez mais seus investimentos e também obterá melhores resultados. O que você precisa ter é foco, nada mais que isso”, aconselha.

Para o produtor musical Mystical, é necessário moldar a carreira de uma forma tranquila e leve. “ ‘Eu não sou bom o bastante e existem vários outros artistas fazendo isso melhor que eu’. Jogamos pro universo essa crença limitante sempre que nos espelhamos em artistas já consagrados e com uma base sólida”, explica. “O mais importante disso é não se preocupar em sua obra ou estilo se pareça com x ou y, e sim fazer o trabalho com a alma. Aplique suas características e se reinvente sempre”, aconselha.

O DJ afirma ainda que o alto nível da indústria musical é um pouco intimidador para quem está tentando entrar. “Estudei produção por 4 anos pra finalmente poder lançar uma música por uma gravadora grande. Além disso, para você entrar na indústria, é necessário fazer parte de um grupo, tentar se entrosar com as pessoas desse grupo, é uma dificuldade também”, explica. Mystical afirma que o networking é essencial para construção de uma carreira sólida. “Estudar muito é sempre importante. Porém, temos dezenas e dezenas de exemplos de artistas que entraram por influência e QI [Quem indicou]. Por isso acredito que, no mercado fonográfico, existe muito mais gente entrando através de um bom networking do que até pelo talento, infelizmente”, detalha.

Helton Lucas defende que a autenticidade é o caminho certo para manter uma carreira consolidada. “A originalidade e a inovação são fatores extremamente importantes. A forma como o público se relaciona com o artista também conta bastante”, afirma. Para ele, o primeiro passo é definir o nicho “Não adianta você querer abranger todos os públicos e não ter aquele público fiel para consumir o teu trabalho. Além disso, é necessário começar a trabalhar músicas autorais. Como você quer ser um artista reconhecido cantando músicas de outro?”, afirma.

Por fim, Mystical alerta para os perigos existentes por trás das dores presentes no caminho de quem quer se tornar artista. “Existe um perigo oculto que pode levar ao uso de drogas e depressão como fuga da nossa realidade. Por isso é importante valorizar sua arte e as tuas ideias, evitando assim, a procrastinação e a falta de atitude, muitas vezes, sugestionadas de forma indevida por nosso inconsciente”, conta.


Sobre o DJ Mystical



Augusto Mystical é DJ e produtor musical. Atua no mercado fonográfico desde 1999 e em 2004 conquistou o prêmio DJ Sound Awards como Destaque Nacional.

Em Março de 2022 lança o álbum “Quarentine”, pela Universal Music, através do selo DJ Sound Music em todas plataformas digitais. Toda a renda advinda de direitos autorais será doada para a caridade em uma campanha de doação liderada por mais de 100 influenciadores digitais. O repertório inclui músicas que vão desde ideais para lounge e happy hour até temas mais dançantes. Suas produções já alcançaram 35 países. Três composições remixadas estão na trilha de Cidade de Deus, filme indicado ao Oscar.

Em relação ao álbum “Quarentine”, Mystical revela que o projeto teve como inspiração a pandemia da Covid-19 e o distanciamento social, e buscou uma sonoridade mais orgânica, tranquila, leve e marcante, para ouvir em casa ou no trabalho durante esse período delicado. Ainda fazem parte do portfólio musical os remixes Foge-me ao Controle de Fernanda Young, Menina Solta de Giulia Be e Primeira Vez da cantora Clau, Menino Mulato de Ana John e Nega Malaka de Ivo Meirelles.


Sobre Helton Lucas



Nascido na cidade cearense de Sobral, Helton Lucas começou a trabalhar com o rádio em 2011, apresentando um programa infantil na Rádio Pitombeiras FM 98.7, originária da cidade de Senador Sá no Ceará. Com apenas 1 ano de trabalho, ele conseguiu ser promovido e ganhou experiência apresentando programas como o Show de Sábado e o Show da Tarde.


Em 2014, o radialista voou mais alto e fundou o programa Domingão Musical, que na época era apenas regional e transmitido pela Rádio Pitombeiras FM 98.7. Porém, após 5 anos de trabalho, o Domingão Musical cresceu e chegou às rádios de todo o Brasil. Atualmente, o programa já alcançou mais de 200 emissoras de rádio, mais de 10 milhões de ouvintes, é considerado o maior programa dos domingos do rádio brasileiro e apresenta artistas de diversos estilos musicais pelo país inteiro, já tendo contado, inclusive, com nomes como Cláudia Leitte, Vini Vercillo e Bravana. No instagram, Helton Lucas já conta com mais de 13 mil seguidores no perfil @heltonlucasoficial.


terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Mallu Magalhães se apresentará no Brasil em 2022

Mallu Magalhães - Foto: Daryan Dornelles


Com turnê em andamento em Portugal, Mallu chega ao Brasil para duas apresentações inéditas do álbum “Esperança”. A cantora sobe ao palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro, dia 08 de abril, e do Tom Brasil, em São Paulo, no dia 09 de abril.

O repertório, claro, é recheado das músicas recém lançadas como América Latina e Pé de Elefante, mas os fãs também poderão conferir os grandes sucessos da carreira de Mallu como Velha e Louca, Mais Ninguém, Navegador e Olha Só Moreno.

A cantora assume e assina também a concepção do cenário e a direção musical do show. A última vez que a cantora se apresentou em terras brasileiras foi em 2018, no mesmo ano em que atuou pela Europa em cidades como Lisboa, Porto, Madrid, Barcelona e Amsterdã, entre outras.

O álbum “Esperança” foi lançado em junho de 2021, produzido por Mardio Caldato Jr. (que já trabalhou com Jack Johnson, Marisa Monte, entre outros). Do álbum de Mallu já são conhecidos clipes: Quero Quero, Pé de Elefante e América Latina.

Aos 29 anos é o regresso da artista brasileira aos palcos de Rio de Janeiro e São Paulo.

Os ingressos já estão à venda no link https://www.eventim.com.br/artist/mallu-magalhaes/.


sábado, 4 de dezembro de 2021

Mercado para músicos volta a crescer

Mercado para músicos volta a crescer com retomada dos eventos e a busca por cursos especializados


Especialista explica que a atuação desses profissionais depende mais do que somente talento, com sólida preparação e domínios técnicos


São Paulo, novembro de 2021 - Todo mundo já idealizou um sonho acompanhado de uma boa canção. Por trás dessas obras primas há profissionais dedicados que estudam e trabalham por horas para levar ao público diversão, emoção, reflexão e muita qualidade. A pandemia da Covid-19 modificou e muito o trabalho dos músicos que dependem de apresentações ao vivo como shows, teatros, festas, entre outros. Sergio Molina, compositor, doutor em música e coordenador da graduação musical da Faculdade Santa Marcelina, destaca as oportunidades de trabalho para esses artistas e como o aperfeiçoamento pode contribuir ainda mais para a evolução desses profissionais.

Graças a adesão da população pela vacinação contra o coronavírus, a retomada dos eventos e apresentações culturais voltaram a aquecer o setor, que ficou parado por quase dois anos, e em 2022 terá uma grande demanda, em partes reprimida pela pandemia. De acordo com o IBGE, em 2018, o Brasil empregou mais de 5 milhões de pessoas do setor.

O campo de atuação é bastante amplo, os músicos podem participar de ensaios, gravações, eventos de divulgação em TV, canais da internet, streaming e shows, mas para isso precisam ter uma boa formação: “Mais do que um talento inicial, o que se exige é uma sólida preparação musical, domínio técnico, versatilidade nos gêneros e estilos, conhecimento da tecnologia envolvida, desenvoltura e presença cênica”, destaca o professor.

Sergio explica que os valores pagos aos músicos por suas obras variam de acordo com o projeto envolvido, o âmbito de trabalho do artista principal (ou orquestra) e, evidentemente, a própria experiência do músico contratado alinhada à sua formação, com destaque para cursos de graduação e pós-graduação, entre eles, bacharelado em música e pós-graduação. Vale destacar que de acordo com o “Atlas Econômico da Cultura Brasileira”, de 2017, o setor cultural representou 2,8% do PIB nacional.

“Como em outras áreas, iniciando pouco a pouco, mostrando seriedade, competência em todos os pequenos trabalhos que realiza e mantendo-se sempre atualizado e em constante formação e especialização. O próprio destaque do músico é seu principal cartão de visita para receber novas propostas. Além disso, existe sempre a possibilidade de o músico produzir o seu próprio produto musical, com as facilidades que a tecnologia hoje disponibiliza", afirma o compositor.

A busca por cursos de pós-graduação disparou, como mostra levantamento da Faculdade Santa Marcelina, que oferece oito cursos de pós-graduação, atualmente com 225 alunos matriculados nas modalidades presencial e semi-presencial. A Faculdade conta com professores renomados que atuam tanto na pesquisa acadêmica quanto na produção de grandes espetáculos, e conhecem bem o cotidiano do setor e os desafios impostos pela pandemia. Por isso, mais do que ingressar ou retornar ao setor, é preciso investir na formação.

Pós-graduação em música Santa Marcelina:

A Faculdade Santa Marcelina conta com Pós-Graduação em Canção Popular; Criação Pedagogia e Performance; Pós-Graduação em Musicoterapia Aplicada: do Desenvolvimento ao Envelhecimento; Pós-Graduação em Violão: Pedagogia e Performance; Pós-Graduação em Rock: Teoria, História e Prática; Pós-Graduação em Percussão Brasileira: Tradição e Invenção; Pós-Graduação em Pedagogia Vocal: Expressão e Técnica; Pós-Graduação Educação Musical Hoje: para Crianças, Jovens e Adultos e Pós-Graduação em Música e Imagem.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

“Impetuosa atração” é o novo clipe do duo Benji & Rita

Benji e Rita - Foto: Érika Garrido


Radicados em Nova Iorque, músicos apostam na música brasileira


Delírio e veneração, prazer e dor, o vício da emoção, floreios e ficção. A obsessão deste início de relacionamento nos coloca ao mesmo tempo entregues e inseguros perante o outro. São inquietudes que transparecem não só na letra de Rita Figueiredo, e na melodia de Benji Kaplan, mas na interpretação da dupla, com aspectos repetitivos, lascivos e intensos.

Em “Impetuosa Atração”, nova música do duo, a voz singular da paulistana Rita Figueiredo, que une a formação erudita à sua experiência popular, aparece em timbres burlescos e teatrais. E o Nova Iorquino Benji Kaplan, além de seu violão rebuscado, também figura na faixa como cantor junto de Rita, mostrando a sinergia musical que os une.

A faixa foi gravada, mixada e produzida por Julie Last no Coldbrook Productions em Woodstock, Nova Iorque. Julie é uma das poucas mulheres que conquistou seu lugar nas salas de controle de grandes estúdios de gravação. Ela trabalhou com John Lennon, Yoko Ono, Aerosmith, Talking Heads, Cheap Trick, Lou Reed, The Clash e Brian Eno, Michael Jackson, Joni Mitchell entre muitos outros.

Rita Figueiredo que também é artista visual, assina a direção, os desenhos e a animação do videoclipe. Benji Kaplan assina a direção musical.

sábado, 13 de novembro de 2021

A SIM SÃO PAULO E A FRANÇA LANÇAM PROGRAMA DE COLABORAÇÃO E INTERCÂMBIO ARTÍSTICO



Artistas franceses e brasileiros podem se inscrever no projeto que prevê residência artística, direcionamento de carreira, gravações e lançamentos de singles inéditos, além de showcases nos dois territórios em 2022.


A SIM SÃO PAULO, maior feira de negócios da música do Brasil, e a França têm um histórico de bastante trabalho juntas desde a primeira edição do evento, em 2013. Essa parceria já viabilizou importantes ações de intercâmbio de conteúdo entre os dois países e, em 2021, se prepara para dar um passo além: promover não só novas conexões e negócios, mas também a produção de conteúdo inédito entre artistas das duas nações.

A proposta, idealizada pela Embaixada da França em conjunto com a SIM, irá selecionar seis artistas no total, três de cada país, para formarem duplas de criação e produção artísticas. Os nomes escolhidos serão anunciados durante a programação da nona edição da Semana Internacional de Música de São Paulo, confirmada para acontecer entre 1 e 5 de dezembro deste ano.

As duplas criativas, formadas por um artista de cada país, participarão de uma residência artística virtual com a missão de compor e gravar um single que será lançado e promovido por um selo parceiro de cada mercado. O selos também serão anunciados, juntos com as duplas, dia 04/12, em evento online na SIM SÃO PAULO.

Para fechar o projeto com chave de ouro, uma das duplas será escolhida para se apresentar presencialmente em 2022 em duas das principais conferências de música do planeta, o MaMA, em Paris, e, claro, a própria SIM SÃO PAULO, que estará comemorando sua décima edição!

Qualquer projeto musical autoral - seja solo, duo ou banda - de qualquer gênero e cidade do Brasil e da França pode se inscrever. A única exigência é ter disponibilidade e vontade de trabalhar coletivamente, firmar novas parcerias e abrir mercado em outras praças, principalmente nos dois países envolvidos.

Saiba mais e acesse o regulamento completo e formulário de inscrição em simsaopaulo.com até 28/11/2021 às 23h59 horário de Brasília, BR.

A lista final dos projetos musicais selecionados será divulgada no dia 04/12/2021 no site e canais oficiais da SIM SÃO PAULO e durante a transmissão ao vivo na 9a edição da SIM SÃO PAULO.


CRONOGRAMA GERAL:

04/12/2021 - Participação online em evento da SIM SÃO PAULO, horário a definir.

Janeiro 2022 - Período para conexão entre os(as) participantes e pesquisa de referências, troca de conhecimentos e de ideias.

Fevereiro 2022 - Primeira conversa ao vivo e online (aberta ao público) entre os(as) participantes para expor o processo de criação artística. Primeiro encontro com profissionais franceses(as) e brasileiros(as) para direcionamento.

Março 2022 - Período para criação em conjunto.

Abril 2022 - Segunda conversa ao vivo e online (aberta ao público) entre os(as) participantes para expor o processo de criação artística. Segundo encontro com profissionais franceses(as) e brasileiros(as) para direcionamento.

Maio 2022 - Gravação do single criado.

Junho 2022 - Terceira conversa ao vivo e online (aberta ao público) entre os(as) participantes para expor o processo de criação artística. Terceiro encontro com profissionais franceses(as) e brasileiros(as) para direcionamento.

Agosto 2022 - Lançamento das músicas gravadas. Seleção da dupla que irá representar o projeto e tocar ao vivo presencialmente na SIM SÃO PAULO 2022.

Setembro a Novembro 2022 - Trabalho de distribuição e promoção dos selos em seus respectivos países.

Outubro ou Novembro 2022 (data a confirmar) - Tocam juntos presencialmente no MaMA, em Paris.

Dezembro 2022 - Tocam juntos presencialmente na SIM SÃO PAULO, 10a edição.

Informações: info@simsaopaulo.com

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Spice Girls anunciam lançamento de edição limitada de vinil e cassete com músicas inéditas

 



Após 25 anos do lançamento de seu álbum de estreia 'Spice', o grupo ainda faz sucesso!


A banda pop britânica foi criada em 1995, porém só ficou conhecida um ano depois, após o lançamento de seu primeiro single ‘Wannabe’. Com 3 álbuns gravados (Spice, Spiceworld e Forever) o grupo vendeu mais de 50 milhões de discos, tornando-se a banda feminina recordista em volume de vendas. A partir daí, as Spice passaram por momentos de altos e baixos: em 1998 o conjunto se desfez, reuniu-se em 2000 e dissolveu-se de novo em 2002. Em 2007, se juntaram novamente para gravar um Greatest Hits, fizeram uma turnê mundial e em 2008 se separaram de vez.

No dia 1º de setembro, porém, a eterna girlband anunciou o lançamento de uma coleção de edição limitada, em vinil e cassete, para comemorar os 25 anos de seu álbum de estreia ‘Spice’. Em um clima nostálgico, a Decode, empresa de client acquisition e consulting do grupo BTG Pactual, foi atrás da repercussão do anúncio na web e descobriu que muitos internautas ainda se declaram fãs das Spice no Youtube:
28% dos internautas declararam que ainda amam as músicas
25% ficaram chocados com a idade do álbum
20% parabenizaram a banda pela trajetória
17% tiveram um momento nostálgico com lembranças do passado
5% relembraram seu famoso jargão: Girl Power!
3% esperam novas produções
2% outros

Apesar da separação, o grupo nunca saiu da mente (e do coração) dos usuários e suas plataformas digitais contam com milhares de fãs:
Youtube: 955 mil inscritos (média de 500 novos seguidores por dia)
Instagram: 707 mil seguidores (média de 2665 novos seguidores por dia)
Facebook: 435 mil seguidores
Twitter: 108 mil seguidores (média de 14 seguidores por dia)
Tik Tok: 61 mil seguidores
Spotify: + de 9 milhões de ouvintes mensais

Todos os vídeos postados sobre as Spice Girls no Youtube somam 1.326.287.392 views, o que equivale a 336 clicks por minuto. Além disso, no Spotify, suas top 5 músicas mais tocadas acumulam milhões de streamings:
‘Wannabe’: 626 milhões
‘Stop’: 105 milhões
‘2 Become 1’: 89 milhões
‘Say you be there’: 80 milhões
‘Spice Up Your Life’: 74 milhões

As buscas pela girlband caíram 98% e 92% no Youtube e no Google, respectivamente, entre os anos de 2008 e 2021. Porém, no Facebook, os internautas ainda manifestaram afeto pelo quinteto nos últimos dois anos: 64% dos usuários demonstraram amor, seguidos de 28% que regiram de maneira sarcástica, enquanto 5% ficaram surpresos, 2% demonstraram tristeza e 1% manifestou raiva.

Todas as 5 integrantes realmente são muito talentosas, mas sempre temos as nossas favoritas! No Youtube, os usuários já escolheram: a primeira colocada é a Scary Spice, com 27% das menções nos comentários, seguida da Sporty Spice, com 24% das menções. Posh Spice, Baby Spice e Ginger Spice completam a lista com 23%, 16% e 10% das menções, respectivamente.

Se você ainda tem alguma dúvida da influência do conjunto musical, aqui vão duas curiosidades para te surpreender: o vestido Union Jack, usado pela Geri Halliwell no BRIT Awards de 1997, foi vendido por 41.320 Libras em 1998 (hoje seria equivalente a R$295 mil) e na época saiu no Guinnes Book como peça de roupa de pop-star mais cara já vendida em leilão. Além do mais, sabe os sapatos de plataforma Buffalo? Pois é! Foram uma moda lançada pelas nossas rainhas do pop!

O lançamento da coleção limitada das Spice Girls está previsto para o dia 29 de outubro. Até lá, vamos ficar escutando as antigas (mas jamais esquecidas) ‘Wannabe’ e ‘Stop’, nos preparando para este grande momento!

A Decode, empresa de client acquisition e consulting analytics pertencente ao grupo BTG Pactual, foi criada em fevereiro de 2019 e atualmente com mais de 100 colaboradores. Voltada para o mercado B2B, sua maior frente é a de aquisição de clientes, trabalhando com empresas como Banco Pan, BTG+, BTG Digital, Embracon, OdontoCompany, entre outros, e também oferece tecnologia para apurar tendências de mercado e desenvolver produtos e serviços de excelência para melhor experiência das pessoas, além de estudos para compreender fenômenos sociais e o comportamento do consumidor.

domingo, 15 de agosto de 2021

Sepultura lança álbum SepulQuarta com participações internacionais em um desdobramento do projeto homônimo de lives semanais

Um vídeo da parceria com Matt Heafy, da banda estadunidense Trivium, na faixa "Slave New World", acompanha o lançamento


O lançamento de um novo álbum é a entrega da criatividade e dedicação dos músicos ao público – e foi exatamente neste momento que o Sepultura foi forçado a ficar longe dos palcos: a banda havia recém-lançado o disco Quadra quando a pandemia do novo coronavírus foi deflagrada, obrigando o grupo a zerar sua agenda, que já listava turnês pelos Estados Unidos e pela Europa. Frente a esse cenário, o quarteto estreitou a conexão com os fãs por meio do evento semanal SepulQuarta, em que os músicos recebiam amigos e conhecidos para bate-papos, contação de histórias e jam sessions. Agora, o projeto dá nome ao novo álbum do Sepultura, já disponível nas plataformas de streaming (ouça aqui) e em versões físicas, tanto em CD quanto em disco de vinil. Um registro audiovisual da session de “Slave New World”, com participação de Matt Heafy, vocalista e guitarrista da banda de heavy metal Trivium, acompanha a chegada da obra e está disponível no canal de YouTube do conjunto (assista aqui).

A coletividade guiou o processo de criação da banda: junto dos músicos convidados, que em sua maioria já haviam dividido palco com o Sepultura, os integrantes decidiram qual faixa seria gravada no decorrer das lives. “Nós quisemos chamar pessoas com as quais já tivéssemos conexões, com quem fizemos turnê ou artistas que admiramos”, conta Derrick Green, vocalista do grupo ao lado de Andreas Kisser (guitarra), Eloy Casagrande (bateria) e Paulo Xisto (baixo). Para o vocalista, a escolha de Matt Heafy para “Slave New World “foi até meio óbvia” neste sentido, visto que a Trivium tem uma versão própria da faixa. “O disco foi se criando, não foi planejado. E criar dentro dessa dinâmica é uma coisa muito nova pra gente”, explica Andreas, principal responsável por organizar os conceitos a serem explorados pela banda. SepulQuarta fez a banda gravar “sem pensar demais, focando na performance e no momento”, comenta o guitarrista.

Das 28 músicas apresentadas na série de vídeos, 15 foram selecionadas para o novo álbum. A tracklist passa por faixas menos frequentes nos setlists dos shows do Sepultura, como “Apes Of God”, “Hatred Aside” e “Slaves of Pain”, mas também pelas composições mais frequentes, como "Ratamahatta", “Sepulnation” e “Kaiowas”. A criação do encontro semanal permitiu ainda que o quarteto pudesse jogar luz em diferentes assuntos importantes da atualidade, como a banda já fez em outras oportunidades – a exemplo do clássico disco Roots (1996), no qual a música indígena é a maior referência. Temas como a questão ambiental e a depressão foram abordados em papos com jornalistas e outros especialistas. Além disso, por meio de parcerias com ONGs, a cada semana o Sepultura ajudou na arrecadação de verba para causas distintas. “Foi um trabalho fantástico, a gente cresceu não só como músicos, mas como pessoas”, destaca Andreas.

Com o disco no mundo, o Sepultura se prepara para retornar aos palcos na retomada da agenda de shows interrompida pela pandemia. A primeira cidade a receber a apresentação que compila toda a energia acumulada pelo grupo neste tempo sem apresentações é Copenhague, capital da Dinamarca, no dia 4 de novembro.

Ouça “SepulQuarta”
Assista “Slave New World”

Ficha Técnica - álbum:
Territory (feat. David Ellefson)

Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera, Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: David Ellefson no baixo
Masterização e mixagem: Conrado Ruther

Cut-Throat (feat. Scott Ian)
Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera, Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Scott Ian na guitarra
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Sepulnation (feat. Danko Jones)
Compositores: Andreas Kisser, Igor Cavalera, Derrick Green e Paulo Xisto Pinto.
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Danko Jones nos vocais
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Inner Self (feat. Phil Rind)
Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Phil Rind no baixo
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Hatred Aside (feat. Angélica Burns, Mayara Puertas & Fernanda Lira)
Compositores: Andreas Kisser, Derrick Green, Paulo Xisto Pinto, Igor Cavalera, Jason Newsted
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participações: Angélica Burns, Mayara Puertas e Fernanda Lira nos vocais
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Mask (feat. Devin Townsend)
Compositores: Andreas Kisser, Jean Dolabella, Derrick Green, Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Devin Townsend fez a mixagem e os vocais
Masterização: Conrado Ruther


Fear, Pain, Chaos, Suffering (feat. Emmily Barreto)
Compositores: Andreas Kisser, Eloy Casagrande, Derrick Green e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Emmily Barreto nos vocais
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Vandals Nest (feat. Alex Skolnick)
Compositores: Andreas Kisser, Eloy Casagrande, Derrick Green e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Alex Skolnick na guitarra
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Slave New World (feat. Matthew K. Heafy)
Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera, Paulo Xisto pinto e Evan Seinfeld
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Matt Heafy na guitarra e nos vocais
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Ratamahatta (feat. Joao Barone & Charles Gavin)
Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera, Paulo Xisto Pinto e Carlinhos Brown
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participações: João Barone e Charles Gavin
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Apes Of God (feat. Rob Cavestany)
Compositores: Andreas Kisser, Eloy Casagrande, Derrick Green e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Rob Cavestany na guitarra
Masterização e mixagem: Conrado Ruther

Phantom Self (feat. Mark Holcomb)
Compositores: Andreas Kisser, Eloy Casagrande, Derrick Green e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Mark Holcomb na guitarra
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Slaves Of Pain (feat. Fred Leclercq & Marcello Pompeu)
Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participações: Fred Leclerq na guitarra e Marcello Pompeu no vocal
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Kaiowas (feat. Rafael Bittencourt)
Compositores: Andreas Kisser, Max Cavalera, Igor Cavalera e Paulo Xisto Pinto
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Rafael Bittencourt na guitarra
Masterização e mixagem: Conrado Ruther


Orgasmatron (feat. Phil Campbell)
Compositores: Peter Gill, Michael Burston, Ian Kilmister, Phil Campbell
Guitarra: Andreas Kisser
Bateria: Eloy Casagrande
Vocal: Derrick Green
Baixo: Paulo Xisto Pinto
Participação: Phil Campbell na guitarra
Masterização e mixagem: Conrado Ruther

Capa por Eduardo Recife.


sábado, 14 de agosto de 2021

Músico Brasileiro Israel Oliveira conquista Oscar mundial dos trompistas

Prêmio Punto 2021 da Internacional Horn Society

Israel Oliveira - Foto: Cristâmia Kramatschek


O paulista Israel Oliveira foi anunciado, na sexta-feira, 13 de agosto, como vencedor do Prêmio Punto da International Horn Society, ao lado do alemão Christoph Eß. O prêmio é uma distinção aos trompistas que contribuíram de modo relevante para a arte do instrumento. A indicação é feita anualmente pelos conselheiros do IHS e a escolha é pela maioria de votos. É a segunda vez na história da premiação, criada em 1985, que a honraria é destinada a um trompista da América Latina. Em 2017, o brasileiro Marcus Bonna, de Belém do Pará, foi agraciado com a premiação.

Israel Oliveira é natural de São Paulo. É o trompista solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e professor da classe de trompa Escola de Música da OSPA. Atua em formações de música de câmara, bandas sinfônicas, orquestras e festivais de música no Brasil e na América Latina. Em 2018, coordenou o 5º Encontro Brasileiro e 2º Encontro Latino-Americano de Trompistas e representa a Associação Brasileira de Trompistas na região Sul do Brasil.

Em 2020, Oliveira ressignificou a pandemia e criou o grupo Coronahorns para incentivar seus alunos e os músicos isolados. O coletivo ganhou valor incontestável dando vida a um movimento dedicado aos interesses artísticos dos latino-americanos que vivem no continente e no mundo. Foram milhares de participantes, visualizações e aulas on-line compartilhadas por professores e profissionais da cultura. Em 21 de setembro de 2020, o grupo deu lugar ao Latinoamericahorns, o primeiro coletivo pela trompa na América Latina. Os trompistas latino-americanos se uniram para compartilhar ideias, conhecimentos e, principalmente, amizade. Suas apresentações e encontros ocorrem de forma virtual. Mais informações e a agenda do coletivo podem ser conferidas no site https://latinoamericahorns.com.

Israel Oliveira - Foto: Cristâmia Kramatschek

O prêmio do músico brasileiro foi dividido com o alemão Christoph Eß, natural de Tübingen, trompa solo da Orquestra de Bamberg, premiado internacionalmente e um dos principais solistas de sua geração.

O Prêmio Punto

Os indivíduos selecionados para o Prêmio Punto devem ter feito uma contribuição importante para a arte de tocar trompa. Essa contribuição pode ser em várias áreas, como performance, ensino, pesquisa ou serviços ao IHS. O anfitrião internacional da premiação ou qualquer membro do Conselho Consultivo pode nomear indivíduos para esta homenagem e a seleção será por maioria de votos do Conselho. Os vencedores do Prêmio Punto recebem uma carta de agradecimento e um certificado.




Giovanni Punto, que dá título ao prêmio, foi um trompista virtuoso, que viajou a maior parte da Europa atuando como solista, músico da corte, compositor e maestro. Nasceu na Boêmia em 1746 com o nome de Jan Václav Stich mas, depois de um período no Sacro Império Romano, italianizou seu nome. Aclamado por Mozart, Beethoven e todos que viveram a sua época, inovou técnicas e compartilhou sua arte em toda a Europa. Faleceu em Praga em 1803. Em seu túmulo está o seguinte registro: "Punto recebeu todos os aplausos. Assim como a Musa da Boêmia o aplaudiu em vida, ela também lamentou sua morte".

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Pepê entra em nova fase da carreira musical experimentando o trap e como ator na segunda temporada da "Conexão Teen"

 


Faixa "Play No Game" e videoclipe serão lançados simultaneamente em seu canal no YouTube, no dia 12 de agosto. Na websérie, está gravando sua participação que também está conectada com o mundo da música, já que, ao lado de Taby, apresenta canções originais da produção.

Conhecido por conquistar milhões de fãs com suas dancinhas no Tiktok, o influenciador digital e cantor Pepê está em dando início a uma transição em sua carreira, para uma fase mais madura. Em seu novo trabalho musical se aventura pelo estilo trap com a faixa “Play No Game” e também encara uma experiência como ator fazendo uma participação na segunda temporada da websérie “Conexão Teen”.

“Apostar no trap não significa que abandonei o funk, estou apenas trazendo um pouco de versatilidade à minha carreira na música atendendo a pedidos de fãs que curtem o estilo que ganha cada vez mais espaço no Brasil. Apesar de mudar um pouco, tenho certeza que conseguimos colocar o meu estilo na música e quem me acompanha vai reconhecer o Pepê de sempre entre os versos”, conta.

A trap music é um subgênero do rap que surgiu nos Estados Unidos há mais de 20 anos e, no trabalho de Pepê acrescenta batidas mais pesada e letra instigante em sua quarta canção que, assim como as anteriores, será lançada simultaneamente com o videoclipe, no dia 12 de agosto. Suas quatro primeiras músicas lançadas, juntas, somam mais de 11 milhões de visualizações no YouTube.

Experiência como ator

Ao mesmo tempo em que prepara o lançamento de “Play No Game”, Pepê grava as cenas de sua participação especial na segunta temporada da websérie “Conexão Teen”, ainda sem data prevista de estreia.

Parte dessa experiência atuando também terá uma conexão com o mundo musical, já que ao lado a influenciadora e cantora Taby, terá cenas cantando músicas originais da websérie.

Sobre Pepê

Pepê é um adolescente estiloso, descolado, cria conteúdos sempre divertidos, é considerado o rei dos passinhos de dança com uma presença bastante dinâmica em suas redes sociais. Foi isso que lhe trouxe milhões de fãs e um poderoso engajamento entre os jovens. É um dos grandes representantes entre os digital influencers de sua geração.

Em 2020, mais uma vez fez parte do squad de apresentadores apresentador do Festival Teen no palco. Atualmente, conta com 2,2 milhões de seguidores no Instagram, 1,9 milhão no TikTok, 177 mil no YouTube e seus três primeiros vídeos, “Sapeca”, “Passinho do Brega”, "Proposta" já alcançaram mais de 11 milhões de visualizações.