Assista nossos Programas

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

NEGROS E ALVOS - 03 DE SETEMBRO NA FREGUESIA DO Ó


Negros e Alvos é um projeto cultural multilinguagem que trabalha o binômio combate ao racismo e valorização da cultura afro brasileira. O espetáculo é musical interativo com performances de dança afro, bate papo sobre o tema e painéis expositivos da iconografia afro brasileira.
A apresentação piloto na Casa da Cultura Salvador Ligabue, Freguesia do Ó, marca o retorno de Monahyr Campos aos palcos com seus trabalhos autorais.

Negros e Alvos
Apresentação piloto na Casa da Cultura Salvador Ligabue
Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215, Freguesia do Ó, São Paulo
19h - abertura exposição iconográfica
20h - início do espetáculo

Faixa Etária: Livre
Entrada: Gratuita

Artista principal / idealizador: Monahyr Campos
Músicos:
Júlio Dreads
Cris Glória
Alberto Preto
Performer:Cibelle Rocha
Produção, figurino e montagem: Barbara Ivo



Histórico:
No ano de 2006, a convite de Ricardo Barbosa, Monahyr Campos assume a tarefa de compor um espetáculo teatral cujo foco fosse o combate ao Mito da Igualdade Racial.
O espetáculo teatral Negros e Alvos esteve em cartaz entre os anos 2008 e 2011 em diversos equipamentos culturais da cidade de São Paulo: Teatro Plínio Marcos, Tendal da Lapa e CCJ, além de apresentações em algumas escolas e universidades.
Na peça, dirigida por Pin Nogueira, a reflexão sobre os preconceitos disfarçados foi mostrada pela história de Benedito Ferro, um psicoterapeuta negro, com reduzida preocupação com a questão dos preconceitos velados até que seu envolvimento amoroso desencadeia um choque cultural. Em seu consultório um paciente preconceituoso aumenta a linha de tensão do argumento da peça e promove a reflexão sobre conflitos de família, status social, dinheiro, poder e sexo.
Pelo tema contemporâneo e presente nas discussões Negros e Alvos foi se desdobrando em outras frentes. Tornou se palestra. E agora ganha a versão de artes integradas onde música, dança e iconografia fazem o convite à reflexão com leveza e bom humor.