Programa Músico Empreendedor

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Renato Russo recebe homenagem em Los Angeles

8th Los Angeles Brazilian Film Festival destaca obra do artista e influência das canções ao cinema nacional

(Los Angeles – 15/9/2015) Na noite desta segunda-feira (14), o líder da banda Legião Urbana foi destaque do 8th Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), que acontece de 13 a 17 de setembro, em Los Angeles. A homenagem começou com a exibição de um vídeo promocional sobre a vida e a obra de Renato Russo. O cantor foi lembrado no Festival, pelo conjunto da obra e pela influência de suas canções ao cinema nacional. Um dos destaques foi a adaptação, com grande êxito, da letra de Faroeste Caboclo à sétima arte. Também foram distribuídas camisetas do ídolo aos participantes.

O encerramento, nesta quinta-feira (17), contará com uma festa show da banda-tributo Urbana Legion (no starlight room do Hotel Mr. C, em Beverly Hills, para convidados), incluindo a presença de celebridades e convidados especiais. O evento será transmitido, ao vivo, por streaming, a partir da meia noite (horário de Brasília), pelo Portal Renato Russo (www.renatorusso.com.br).

Renato Russo tinha uma característica que muitos conheceram. Além de cantor, compositor e músico, era cinéfilo de carteirinha. Frequentava, no inicio dos anos 80, o circuito alternativo de cineclubes de Brasília, onde, geralmente, eram exibidos títulos de diretores mais ousados. Renato sempre era visto nas sessões de Fellini, Buñuel e Pasolini, seja no Instituto Goethe ou na Cultura Inglesa. Criou, ao lado das atrizes Denise Bandeira e Ana Beatriz Nogueira, o grupo ASA (Amigos da Sétima Arte), que se reunia para debater filmes. Chegou a “atuar” e narrar o média-metragem independente Ascensão e Queda de Quatro Rudes Plebeus, em que ele interpreta um executivo de gravadora, Sr. Manfredo.

Renato foi fã de filmes como Ata-Me (Almodóvar) e Blue Velvet (David Lynch), e teve a letra de Faroeste Caboclo adaptada com enorme sucesso para o longa-metragem. Foi sua juventude em Brasília que inspirou o roteiro do filme Somos Tão Jovens. O documentário Rock Brasília traz imagens raras de Renato em entrevistas de televisão, enquanto o premiado curta-metragem independente Parents se baseou na letra de Pais e Filhos. Outra letra de sua autoria a se tornar um roteiro de cinema foi Eduardo e Mônica, cujo longa-metragem já esta sendo rodado e tem estreia prevista para 2016.

O FESTIVAL

O Los Angeles Brazilian Film Festival (www.labrff.com) é uma grande vitrine para as produções brasileiras, reunindo na capital mundial do entretenimento alguns dos principais profissionais da indústria cinematográfica, além de abrir espaço e incentivar novos talentos.

“Nesta edição de 2015 estamos estreando no cinema Harmony Gold, na famosa Sunset Strip, em West Hollywood. Em seguida teremos as premieres no Regent Theater, em West Village, durante três dias, e uma noite de premiação com uma bela homenagem ao Renato Russo com o show da banda Urbana Legion. E estamos felizes de prestar uma homenagem a uma lenda do rock que tanto amava a sétima arte”, explicou o cofundador Nazareno Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.