Assista nossos Programas

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A grandiosa Missa de Requiem, de Verdi, é atração do Clássicos

Michelle DeYoung
Sob regência de Marin Alsop, obra foi apresentada na segunda semana da temporada 2016 da Osesp, com gravação exclusiva da TV Cultura, que leva ao ar no sábado (9/4), às 21h30

São Paulo, 6 de abril de 2016 – No próximo sábado (9/4), às 21h30, o Clássicos leva ao ar um concerto da temporada 2016 da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A titular da orquestra, Marin Alsop, comanda a Missa de Requiem, de Giuseppe Verdi. A TV Cultura gravou a apresentação ao vivo no dia 19 de março de 2016, na Sala São Paulo.

Em maio de 1873 o escritor e humanista italiano Alessandro Manzoni, a quem Verdi havia admirado por toda a vida, e com quem havia se encontrado em 1868, morreu. O compositor decidiu então homenageá-lo com um réquiem. Viajou para Paris e começou a trabalhar na obra, incluindo nela uma versão de um “Libera me” composto originalmente para uma missa em homenagem a Rossini. O Requiem de Verdi foi executado pela primeira vez em maio de 1874, na Igreja de São Marcos, em Milão, no primeiro aniversário da morte de Manzoni, sob regência do próprio compositor. Tal como em suas óperas, nesta obra Verdi se utiliza de ritmos vigorosos, melodias marcantes e contrastes dramáticos.

O Requiem foi escrito para grande orquestra, quatro solistas e coro duplo. Nesta apresentação, além da Osesp, participaram os solistas Angela Meade, soprano, Michelle DeYoung, mezzo soprano, Dmytro Popov, tenor e Savio Sperandio, baixo-barítono, além do Coral Lírico Paulista, Coro Acadêmico e Coro da Osesp.



CLÁSSICOS - NO AR: 09 DE ABRIL DE 2016, 21h30, NA TV CULTURA

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp)

Marin Alsop, regência

Giuseppe Verdi - Missa de Réquiem

Gravado ao vivo dia 19 de março de 2016 na Sala São Paulo