Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Tiganá Santana e a banda africana Sobo Bade Band tocam no Sesc Pompeia dia 9 de maio

Músico baiano se apropria dos idiomas africanos e investe em projeto discográfico inédito no novo álbum
TIGANA - Foto: José de Holanda

Primeiro compositor brasileiro a trabalhar com idiomas africanos em suas canções, Tiganá Santana é reconhecido, dentro e fora do país, por lutar pelo fortalecimento da cultura afrobrasileira no mundo. No próximo dia 09 de maio, o artista baiano desembarca em São Paulo, para lançar o seu terceiro trabalho autoral, em show inédito, no Sesc Pompeia, às 21h.

Gravado no Senegal, após uma residência artística promovida pela UNESCO, “Tempo e Magma” marca uma nova fase na trajetória musical de Tiganá. Com faixas cantadas em idiomas africanos (kikongo, kibundo, Wolof, Mandinka) e composições em português e inglês, o disco conta com a participação de músicos africanos, o que já revela um intercâmbio de sons e um passeio pelas raízes da África. Além disso, a criatividade dos produtores suecos, Sebastian Notini e Andreas Unge, pode ser notada, claramente, nos arranjos e no conjunto harmônico dos instrumentos utilizados na gravação.

A cada ano, Tiganá ganha mais notoriedade e respeito internacional, com um trabalho que funde uma refinada produção instrumental, com canções em vários idiomas. Em sua terceira bolacha, o músico evolui em um trabalho coeso, com uma sonoridade única e a inovadora incursão pelas referências culturais assimiladas durante o processo de composição e gravação do CD.

E ainda, além da incursão pelos diferentes ritmos acumulados ao longo da carreira desse baiano, o álbum agrega duas participações femininas que trazem as raízes africanas em seus projetos: a cantora Céu e a nonagenária sacerdotisa Mãe Stella de Oxossi ( primeira líder espiritual de uma religião matriz africana a tomar posse na Academia de Letras da Bahia).

No repertório, além das canções inéditas registradas no novo disco, o show traz algumas músicas que fazem parte do set list dos dois álbuns anteriores. Sebastian Notini (percussão), Ldson Galter (contrabaixo) e os integrantes do Sobo Bade Band, grupo senegalês convidado especialmente para essa apresentação, dividem o palco com o artista.

O novo trabalho é parte integrante do patrocínio obtido através da seleção pública do Petrobras Cultural, que inclui o lançamento do disco e apresentações do artista em diversas cidades brasileiras.

Serviços:
Data: 09 de maio
Local: Sesc Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 33 - Barra Funda - SP
Horário: 21h
Ingressos : de R$ 6, à R$ 20
Informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/60118_TIGANA+SANTANA
Para escutar: http://bit.ly/1DU5L5R
** Sobo Bade Band é: Al Hassane Camara –( Voz, percussão e cabaça)/ Ndongo Faye - (Percussão, sabar e djembe)/ Dione Babacar- (Voz)/ Diango Diebakhete – (Ngoni )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.