Programa Músico Empreendedor

quarta-feira, 6 de maio de 2015

João Carlos Martins relembra no Ensaio momentos marcantes de sua vida e carreira

Ensaio; Lucas Farias, Fernando Faro e Maestro João Carlos Martins
 Foto: Jair Magri
Programa inédito será exibido neste domingo (10/5), às 23h, na TV Cultura.

São Paulo, 7 de maio de 2015 - O maestro João Carlos Martins é o convidado desta edição inédita do Ensaio, apresentado por Fernando Faro, que vai ao ar no domingo (10/5), a partir das 23h, na TV Cultura.

O programa tem início com uma interpretação do Hino Nacional executado pelo maestro na cerimônia da entrega da medalha da Ordem ao Mérito Cultural.

Durante sua participação no Ensaio, Martins fala de sua vida pessoal e de todas as cirurgias que passou, além do acidente que seu pai sofreu quando começou a tocar piano.

Os principais momentos da carreira do maestro são relembrados na entrevista, incluindo seu primeiro concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque (EUA). João Carlos lembra quando tocou para a família de John Kennedy e para o líder cubano Fidel Castro.

O regente comenta também sobre a genialidade dos maestros Eleazar de Carvalho e Heitor Villa-Lobos e apresenta seu projeto social Bachiana Filarmônica. Fugindo da pauta musical, ele fala ainda para Fernando Faro, o Baixo, sobre sua paixão pelo futebol, especialmente pela Portuguesa.

Durante o programa, o maestro conta com a participação de Lucas Farias, um garoto de 15 anos que o acompanha nos concertos.

João Carlos Martins é conhecido por sua história pessoal marcada por lutas e superações, decorrentes da perda do movimento de ambas as mãos depois de uma série de acidentes e complicações de saúde que o impediram de continuar com sua grande paixão: tocar piano.

Em 2003, aos 63 anos, despediu-se do instrumento. Desorientado por um período, decidiu dar uma virada na vida e ser maestro, profissão que o consagrou internacionalmente.
Em abril de 2012, o músico se submeteu a uma bem sucedida cirurgia para recuperar os movimentos da mão esquerda. Ele teve eletrodos implantados no cérebro para restabelecer a coordenação entre o cérebro e os nervos da mão.

Atualmente, João Carlos Martins é regente da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP. O maestro também realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.