Programa Músico Empreendedor

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Manifestação Pública contra a MP 841 e em defesa dos Recursos da Cultura




" 1- Demoramos muitos anos para despertar a atenção de todos sobre a participação dos fazedores de cultura em 3% sobre os jogos de loteria e quando estamos prestes a conseguir esta vitória, vem o governo e baixa uma Mp, a 841 que tira de nós esta chance.
2- Por justiça a OAB se soma nesta luta a favor dos fazedores de cultura e promove no dia 4 de julho, às 19:00 no TUCA um ato de desagravo contra esta intenção.
3- É hora de nos somarmos a esta iniciativa e comparecer neste dia, em apoio aos que enfim defendem nossos interesses.
4- Compareça e leve um colega, espalhe a notícia, venha, é realmente importante.

Maestro Amilson Godoy"

Saiba mais aqui

quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cypress Hill realiza mega show no Espaço das Américas



O multi-platinado grupo de hip-hop Cypress Hill retorna ao Brasil para um mega show na quarta-feira, dia 10 de outubro, no Espaço das Américas. A banda chega em grande estilo com B-Real e Sen Dog acompanhados de Eric Bobo, na percussão e o ilustre DJ Mix Master Mike, presença frequente ao lado dos Beastie Boys em álbuns e shows.

O primeiro álbum do Cypress Hill foi lançado em 1991, e vendeu mais de 2 milhões de cópias. Esse CD homônimo de estreia foi seguido pelo disco ‘Black Sunday’, que faturou três discos de platina e levou o Cypress pra o grande público, graças ao mega-hit ‘Insane in the brain’.

O Cypress Hill é respeitado como um dos mais importantes grupos da história do hip-hop. Eles, que já foram indicados ao Grammy, venderam mais de 18 milhões de álbuns ao redor do mundo e são considerados mentores do rap e hip-hop da Costa Oeste estadunidense.

Partidários da legalização da maconha desde o início da carreira, nos anos 90, eles ainda creem que o debate sobre o tema é relevante. "Procuramos educar as pessoas, além dos benefícios para a saúde, ou até mesmo do uso recreativo, a erva é uma injeção para a economia de qualquer país”, pondera B-Real. Com seu álbum de estreia ainda no topo das paradas, o Cypress Hill se tornou o primeiro grupo de rap a ter dois CDs no top 10 da Billboard, em 1993, quando lançaram ‘Black Sunday’, que chegou ao número um e atualmente estão em turnê de divulgação do álbum “Elephants on Acid”.

Os ingressos já estão à venda e podem ser comprados nas bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h - sem taxa de conveniência) ou on-line através do site da Eventim https://goo.gl/a3k823.

Serviço: Cypress Hill | Espaço das Américas

Data: 10 de outubro de 2018 (quarta-feira)
Abertura da casa: 19h30
Início do show: 22h
Censura: 18 anos
Local: Espaço das Américas ( Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo - SP)
Acesso para deficientes: sim
Ingressos:Pista: R$ 80,00 (meia) e R$ 160,00 (inteira) | Pista Premium: R$ 130,00 (meia) e R$ 260,00 (inteira) | Mezanino: R$ 200,00 (meia) e R$ 400,00 (inteira).
Compras de ingressos: Nas bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h - sem taxa de conveniência ) ou Online pelo site Eventim https://goo.gl/a3k823
Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Credito e Debito, Visa, Visa Electron, MasterCard, Diners Club, Rede Shop. Cheques não são aceitos.

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de audio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

sábado, 26 de maio de 2018

JANNY LOPES LANÇA SEU PRIMEIRO CD

Janny Lopes - Foto: Divulgação

A cantora JANNY LOPES, uma revelação do ano passado com seu CD autoral : " Deus é Fiel", que já desfilou fé e esperança pelos palcos da WebTevê Amaral, Igrejas Evangélicas de várias denominações, Programa Jornal do Brás e no Acústico do Centro Musical Morumbi, com o firme propósito de divulgar seu trabalho na música, tem novidades.

Com a voz muito elogiada, determinação, coragem e o incentivo adquirido nas experiências do ano passado, JANNY LOPES lançou oficialmente, seu CD "Deus é fiel", nos palcos da Ordem dos Músicos do Brasil- OMB, em São Paulo, no dia 11 de maio.
Após suas incursões pelo mundo Gospel, com a liberdade de quem canta para emocionar, sem contudo se descuidar de sua essência criativa, ela, resolveu reunir IMPRENSA e AMIGOS, para uma mostra daquilo que gosta de fazer: cantar.

Em um Pocket show, intitulado: " Vamos cantar porque Deus é Fiel", JANNY LOPES irá presentear seus convidados com um repertório variado e intimista. Onde homenageará grandes intérpretes das Músicas Gospel e Popular Brasileira, a exemplo de Alcione,( Não deixe o samba morrer), Marisa Monte ( Bem que se quis) Gonzaguinha,(Sangrando), Elis Regina,( O bêbado e a Equilibrista), Damares,( Sabor de Mel), entre outros.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

YouTube Charts chega em 54 países para mostrar o que é popular na plataforma de música mais abrangente do mundo


No YouTube, entendemos a importância de apresentar e prestigiar os artistas e vídeos de música mais populares do mundo. Por isso, hoje temos o prazer de anunciar o lançamento de uma nova parada musical para 54 mercados, incluindo Brasil. As paradas musicais do YouTube agora possuem um novo gráfico de tendências, além de tabelas aprimoradas para mostrar as músicas mais tocadas, os principais artistas e vídeos em um único local, mais fácil de usar.

Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais em todo mundo, as paradas musicais do YouTube são a representação mais precisa do que os fãs de música estão consumindo ativamente em seu país e no mundo. Essas informações refletem o que os usuários estão assistindo e escutando, o que significa que elas são baseadas apenas na popularidade e mostram o sucesso alcançado pelos artistas na plataforma de música mais abrangente do mundo. 
YouTube.com/charts é o novo endereço para ver o que é popular, o que está emergindo e virando tendência regional e global na plataforma. Agora, com as mudanças nas paradas musicais, os gráficos são atualizados diariamente e semanalmente. 

As novas paradas musicais do YouTube incluem:

Tendência (novo): O que há de novo e quente na música
O novo gráfico de tendências é atualizado várias vezes por dia para fornecer uma visualização única e em tempo real dos que os usuários de música estão consumindo de novo. O gráfico de tendências é o primeiro sinal externo dedicado do YouTube sobre as novas músicas mais populares na plataforma, fornecendo um olhar instantâneo de como os os usuários estão reagindo.

Principais músicas: as músicas mais tocadas no YouTube

A aba “Músicas em alta” destaca o desempenho geral de uma música no YouTube. Calculado pela combinação de todas as versões oficiais de uma música (incluindo o vídeo oficial, um vídeo criado por fã ou um vídeo com a letra da música), esse ranking reflete como os usuários estão consumindo músicas na plataforma e as várias maneiras pelas quais os artistas usam o YouTube para divulgar suas criações. O ranking “Músicas em alta” é atualizado semanalmente todo domingo.

Principais artistas: os maiores artistas do YouTube

A tabela “Principais artistas” destaca os mais populares de música no YouTube, com base na popularidade total de toda a sua discografia, em vídeos oficiais das músicas, conteúdo criado por outros usuários, remixes, vídeos de letras, faixas de álbuns e colaborações. O "Principais Artistas" é atualizado também aos domingos.

Principais vídeos: os videoclipes mais populares

O gráfico "Principais videoclipes" prestigia a experiência do videoclipe no YouTube, destacando os vídeos musicais oficiais mais populares na plataforma. Assim como os outros rankings, os “Principais vídeos” são atualizados nos domingos.

Todos os detalhes de como as paradas musicais do YouTube são calculadas podem ser encontrados aqui.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Funarte SP recebe recital dedicado à música popular brasileira e norte-americana


Apresentação de música instrumental, formada por um duo de piano e baixo, resgata a atmosfera musical contagiante de uma jam session a partir da improvisação dos clássicos de grandes mestres como Tom Jobim, Gonzaguinha, Toninho Horta, Bill Evans, Richard Rogers e Michel Legrand

No dia 10 de junho, domingo, às 17h00, a Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SPrecebe o recital de música instrumental Standards da Música Popular I Conexão Brasil-EUA. O pianista John Larson, acompanhado do baixista Daniel Dias, levará ao público um espetáculo mais intimista com repertório focado em Standards da música popular brasileira e norte-americana dos gêneros bossa nova, samba e jazz.

Com inspiração nos músicos de Jazz da década de 50, que após os seus concertos nas big bands costumavam mergulhar em intermináveisjam sessions (da expressão Jazz After Midnight) para fazer o que mais gostavam: improvisar, John e Daniel vão resgatar nesta apresentação a alegria da improvisação para transmitir à audiência uma progressão harmônica que estimule sensações e mexa com as emoções. O repertório inclui temas de compositores como Antônio Carlos Jobim, Gonzaguinha, Toninho Horta, Marcos Valle, Richard Rogers, Bill Evans, Michael Legrand, entre outros. Músicas consagradas fazem parte da apresentação, entre elas, Chora Coração, Recado, Preciso aprender a ser só, My Funny Valentine, Summer of 42 e My Romance prometem emocionar o público.

De acordo com o pianista John Larson, responsável pela concepção e direção musical do projeto, um standard é um tema musical amplamente conhecido e não existe uma lista de canções definitiva, pois elas sempre mudam com o tempo. “Cada subgênero do Jazz ou da Bossa Nova tem seus próprios Standards e muitos Standards de Jazz, por exemplo, foram baseados em música popular, musicais da Broadway e antigas composições registradas no Great American Songbook. Em alguns casos, ao ser executado, o standard é rearmonizado e alterado, sendo muito apreciado pelo público por permitir maior facilidade no improviso, já que a harmonia é, na maioria das vezes, bem conhecida pelos músicos”, explica o solista.

Com isso, a apresentação Standards da Música Popular I Conexão Brasil-EUA deseja alcançar um resultado surpreendente de interação com o público ao trabalhar uma gama de emoções genuínas tanto dos músicos como da plateia. Para mais informações acessehttp://www.funarte.gov.br/.


Programa:


§ Chora Coração (1973) – Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim)
§ Outra Vez (1954) – Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim)
§ Bons Amigos (1995) – Toninho Horta
§ Recado (1979) – Gonzaguinha
§ Preciso aprender a ser só (1965) – Marcos Valle e Paulo Sérgio
§ My Funny Valentine (1937) - Richard Rodgers e Lorenz Hart
§ Someday my prince will come (1937) - Larry Morey e Frank Churchill
§ I fall in love too easily (1944) – Jule Styne e Sammy Cahn
§ You must believe in Springs (1977) – Bill Evans
§ Very Early (1949) – Bill Evans
§ Summer of 42 (1971) – Michel Legrand
§ My Romance (1935) – Richard Rogers

Sobre os músicos:

John Larson, 36 anos, iniciou os seus estudos em piano aos 12 anos, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Formado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, John foi aluno dos pianistas Arno Roberto Von Buettner, Hilton Valente e Acy. T. Meyer. Hoje, o músico ministra aulas de piano em São Paulo. Desenvolveu as trilhas sonoras da premiada animação “Aula de Etiqueta” (2006), do animador e ilustrador Thomas Larson (Thomate), e do curta-metragem “Não trocaria minha mãe por nada neste mundo” (2017), com argumento, roteiro e direção de Patrícia Lobo. John também participou da gravação dos álbuns Angu (2007), um grupo de canções autorais de Eduardo Larson e Eduardo Klébis, e Angudadá (2014), com músicas feitas para o público infantil.

Daniel Dias, 35 anos, é músico, violinista, contrabaixista acústico, com forte atuação em arranjo popular e pesquisa na área de composição erudita. Formado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (Campinas/SP), Daniel tem experiência na área de pesquisa acadêmica e desenvolveu um estudo de análise de peças musicais de Alexander Scriabin. Iniciou seus estudos ainda criança na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, com Amauri Murer, e em Campinas, com José Roberto Vital, professor de violão popular do Conservatório Carlos Gomes. “Rebentação” é o título do seu primeiro álbum lançado em 2017, que apresenta um repertório com grandes clássicos da MPB e da música popular internacional.

SERVIÇO:

Edital de Espetáculo de Artes Cênicas e Música/2018
Espetáculo: Standards da Música Popular I Conexão Brasil-EUA
Data e horário: 10 de junho de 2018 (domingo) às 17h00
Local: Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo)
Ingressos: R$ 35,00 (inteira) / R$ 17,50 (meia entrada). Cartões não são aceitos. Pagamento somente em dinheiro.
Duração: 67 minutos.
Classificação etária: 12 anos.
Capacidade: 143 lugares

Estacionamento: Convênio com a Estapoint - Alameda Nothmann, 1.162 (esquina com a Avenida São João). Preço único até 18h00: R$ 10,00. A partir das 18h00: R$ 15,00.

Informações: (11) 3662-5177 / (11) 3822-5671 ou pelo e-mail funartesp@gmail.com. A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

FICHA TÉCNICA:

Músicos: John Larson (piano) e Daniel Dias (baixo) I Concepção: John Larson I Direção e Produção Musical: John Larson I Designer de Luz: João Nunez I Técnico de Som: Vladimir Lemos I Direção: Regiane Tosatti I Produção: RP 360 – Comunicação e Relações Públicas IRealização: FUNARTE e RP 360 – Comunicação e Relações Públicas.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

CONFERÊNCIA DE MÚSICA CLÁSSICA NA HOLANDA É APRESENTADO POR PROFESSOR BRASILEIRO


Professor de Música da Faculdade Santa Marcelina é selecionado para apresentar composição em um dos maiores eventos de música clássica e erudita do mundo

Classical: Next acontece nesta quinta-feira, na cidade de Rotterdam, na Holanda

Leonardo Martinelli, professor de música da Faculdade Santa Marcelina, foi selecionado para apresentar uma de suas composições durante conferência sobre Música Clássica e Empreendedorismo no Classical: Next, um dos maiores eventos do mercado da música clássica e erudita do mundo, que acontece em Rotterdam, na Holanda, nesta quinta-feira (17).

Martinelli, que também é compositor, diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, marcou presença na conferência sobre Música Clássica e Transformação Social do ano passado, que mescla reuniões de negócios, congresso e showcases, no ano passado.

Após o evento, o professor vai se reunir com integrantes do Grupo Berlin Counterpoint, para apresentar sua composição encomendada pelo grupo para uma peça que vai estrear neste segundo semestre. “A peça também será tocada aqui no Brasil na programação do Festival de Música de Câmara do Sesc São Paulo”, conta Martinelli.

Profissionais de diversos países, como Alemanha, França e Canadá, também compõem o lineup do evento.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Cantora americana Alexandra Jackson lança álbum em homenagem à música brasileira

Lançamento do CD Legacy & Alchemy traz as últimas gravações de Dona Ivone Lara e reúne jazz, samba, soul e bossa nova com colaborações de grandes nomes da música americana e brasileira

A lista é extensa e inclui Miles Davis, Tom Jobim, Al Jarreu, Dona Ivone Lara, Ivan Lins, Carlinhos Brown, Pretinho da Serrinha e Banda Black Rio. Esta verdadeira seleção da música brasileira e americana está reunida pela primeira vez em Legacy & Alchemy, o CD de estreia da cantora americana Alexandra Jackson. O show de lançamento fez parte das comemorações Do Dia Internacional do Jazz, no Teatro Rival, Rio de Janeiro, no ultimo dia 30/4.

Produzido por Robert Hebert e Larry Williams em Los Angeles, Nova York, Chicago, Londres e Rio, o álbum tem a co-produção de Ivan Lins, Carlinhos Brown, Arthur Maia, Chris Walker, Banda Black Rio, Max Viana, Ricardo Silveira e Pretinho da Serrinha. . O disco de Alexandra Jackson reforça os laços de intimidade entre as músicas americana e brasileira. Nascida em Atlanta, ela navega por um repertório de clássicos do cancioneiro nacional, com pitadas de soul, bossa nova, jazz, samba e R&B.

Ao todo, Alexandra gravou um repertório de 24 músicas, em inglês e português, com o objetivo de prestar homenagem ao legado da música brasileira, sem esquecer a alquimia com suas influências americanas.

"Há um enorme caldeirão de referências musicais em nosso mundo hoje. Este álbum traz a oportunidade para as pessoas saírem um pouco da caixa. Não é só jazz, blues, soul, bossa nova ou samba, mas é uma mistura de todos eles. O álbum nasceu a partir do conceito de ´música total´, desenvolvido pelo mestre Ivan Lins”, define a cantora.

Últimas gravações de Dona Ivone Lara e Al Jarreau se juntam a um repertório de clássicos da música brasileira

O álbum Legacy & Alchemy faz sua reverência ao samba, com os clássicos “Sonho Meu” e “Força da Imaginação”, que contrastam a voz de Alexandra Jackson com a da compositora e grande dama do samba Dona Ivone Lara e do cantor Pretinho da Serrinha. A gravação, realizada em dezembro de 2015, marcou a última sessão de estúdio de Dona Ivone, um feito histórico.

O álbum volta suas atenções à bossa nova em "Corcovado" – que incorpora registros de gravações feitas por Miles Davis, Tom Jobim e Ivan Lins. Alexandra e Ivan Lins fazem também em duetos em "Anjo de Mim” e "Somos Todos Iguais Esta Noite". Na sequência ela chega a "Palco", canção de Gilberto Gil influenciada pelo grupo Earth, Wind & Fire. Aqui, os produtores recrutaram os membros do lendário grupo Larry Dunn e Al McKay. Ao lado de Alexandra, eles fazem uma grande homenagem ao compositor baiano. Em seguida, chega a vez de homenagear Chico Buarque, em uma versão de “Futuros Amantes”, e o Clube da Esquina, com "Tudo Que Voce Podia Ser.

O álbum segue a na alquimia entre Brasil e Estados Unidos. Do repertório de Lionel Richie, Alexandra Jackson faz dueto com o compositor Rod Temperton em “Our Time Now”. Em outro dueto, mais um feito histórico, em “All One” a voz de Alexandra se junta à de Al Jarreau, em sua última gravação em estúdio antes de falecer, em 2017.

A jornada volta à Bahia em “Veleiros Negros”, com o compositor Carlinhos Brown se unindo à cantora de Atlanta, que interpreta a canção em Yorubá. A faixa traz ainda as participações três dos maiores músicos de jazz do Brasil: Paulo Calasans, Teo Lima e Arthur Maia. O suingue americano dá as mãos à ginga brasileira em “Labirintos”, com participação da Banda Black Rio. A família Jobim volta ao repertório com Daniel e Paulo Jobim cantando com Alexandra “A Felicidade”, de Tom.

Três anos de gravações com lendas da música, por estúdios entre Europa, Brasil e Estados Unidos

Ao falar sobre o projeto, Herbert revela uma jornada de 11 anos que desembocou na construção de um repertório diversificado. Isso o levou a conectar a música brasileira do Século XX com o jazz e o funk de Chicago.

O objetivo do projeto é ambicioso: “Queremos reintroduzir a música brasileira no cenário mundial e devolvê-la ao seu lugar de direito no mainstream”, defende Hebert. Essa ambição tem um importante precedente histórico. A música brasileira foi a mais popular do mundo até a “invasão britânica” na década de 60. E havia uma razão para isso: a fluência do samba e a elegância plural da bossa nova equilibravam as raízes africanas com a sofisticação europeia.

Agora, os produtores defendem que é hora de valorizar esses elementos novamente em escala global. "Escolhemos músicas que foram hits no Brasil. Para o mercado internacional, algumas podem soar familiares, mas a grande maioria não as conhece de fato. Estamos fazendo uma alquimia destes sons com a música americana, e o coração dessa música é Chicago”, afirma Hebert, nascido no berço de uma estética jazzística que combina perfeitamente com sons brasileiros da metade do Século XX.

“A experiência de gravar este álbum foi pungente e extremamente significativa para mim. Ouvir e cantar essas músicas, conhecer e transmitir as histórias por trás de cada uma... É por isso que eu sou tão apaixonada por este projeto. Sonho em levar essas canções para cada canto onde seja possível chegar. A música brasileira merece isso e muito mais”, conclui a entusiasmada Alexandra Jackson. Boa companhia não lhe falta.




sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Casa de cultura nordestina - Canto da Ema - recebe o grupo Bicho de Pé




Casa de cultura nordestina - Canto da Ema - recebe o grupo Bicho de Pé dia 9 de fevereiro, 22h30

Casa noturna apresenta shows diversificados semanalmente com os melhores grupos e trios de forró de São Paulo.

A casa de forró mais gostosa de São Paulo, Canto da Ema, recebe dia 9 de fevereiro, a partir das 22h30, o grupo de forró Bicho de Pé.

Com 19 anos de carreira, considerado um dos grupos mais festejados do forró universitário, os artistas são especialistas em ritmos dançantes do Norte e Nordeste como xote, baião, forró, xaxado e maracatu. Além de canções autorais, o grupo inclui no repertório desde clássicos de Luiz Gonzaga e até versões de Raul Seixas. A discografia reúne 4 CDs, além de 2 DVDs, 1 documentário e 8 turnês fora do Brasil. Com Carla Casarim nos vocais, Clayton Gama no acordeom, Daniel Teixeira no baixo, Potiguara Menezes na guitarra e Chica Brother na zabumba e bateria.

Sobre a casa Canto da Ema

Desde que foi inaugurada, há 15 anos, a casa de cultura nordestina Canto da Ema tem proporcionado ao público o melhor do ritmo, da recente nova safra do forró e, por vezes, consagrados nomes do gênero como Dominguinhos, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Chico Cesar entre outros.

Com variada programação de quarta a domingo e em todas as vésperas de feriado, todos os amantes, simpatizantes e iniciantes do ritmo encontram um aconchegante ambiente, área externa aberta e com teto móvel, atendimento de primeira, excelentes instalações sanitárias, cozinha e bar.

No comando do Canto da Ema está Paulinho Rosa. A casa tirou seu nome de uma música homônimo de João do Vale, que teve como principal intérprete Jackson do Pandeiro. Produtor, ele trabalha com forro há quase 25 anos. Identificado como o precursor do forró universitário, hoje é curador do palco forró da Virada Cultural.

SERVIÇO

Bicho de Pé
Data: Sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 22h30
Ingressos: R$34,00 (inteira) – sexta-feira. Meia-entrada para estudantes.
Classificação: 18 anos
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 364 - Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 3813-4708
Horários de funcionamento: Quarta e quinta-feira, das 20h30 às 2h. Sexta-feira e sábado, das 22h30 às 5h. Domingo, das 19h à meia-noite.
Na bilheteria são aceitos cartões de débito e dinheiro.
Capacidade: 450 lugares.
Serviço de vallet: R$ 20,00

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Jazz & Divas – TV Cultura exibe concerto especial em homenagem a Elza Soares



Neste domingo (4/2), a orquestra Jazz Sinfônica Brasil acompanha grandes mulheres da MPB em um tributo à diva nacional. A atração vai ao ar às 23h, com transmissão simultânea na televisão e no app Cultura Digital

A história da música popular brasileira é marcada e escrita por mulheres conhecidas por sua genialidade e talento – entre elas, Elza Soares. Para celebrar a vida de uma das maiores interpretes nacionais, a TV Cultura exibe o show Jazz & Divas – Uma Homenagem a Elza Soares, que compõe a faixa Jazz Sinfônica Brasil. Comandada por Vera Fisher, a noite de homenagens conta com a presença da convidada principal, consagrada em 1999 pela Rádio BBC de Londres como a cantora do milênio. O programa vai ao ar neste domingo (4/2), às 23h, na emissora e no app Cultura Digital.

Realizado em dezembro de 2017, o concerto marcou a reinauguração do Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, que foi fechado após o incêndio ocorrido em 2013. No show, a orquestra Jazz Sinfônica Brasil acompanha grandes nomes da música nacional, como Baby do Brasil, Sandra de Sá, Paula Lima, Rosana, Vânia Bastos, Liniker e As Bahias e a Cozinha Mineira.

Sobre o programa

A faixa Jazz Sinfônica Brasil, na TV Cultura, leva ao público espetáculos da orquestra no estado de São Paulo. Nos concertos, 70 músicos tocam diversos gêneros da cultura brasileira, como o frevo, a MPB e o baião nordestino. Além disso, grandes artistas do Brasil e do mundo fazem participações especiais.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

ADYLSON GODOY TRIO SE APRESENTA NO SESC BAURU 21/12

Adylson Godoy (piano) - Edson Guillard (bateria) - Marcelo Rocha ( baixo)
Show Sesc Osasco - 2017 - Foto: JP Produções
O pianista Adylson Godoy se apresenta no Sesc Bauru em 21/12 com a nova formação de trio para o trabalho que pretende realizar no ano de 2018.

Voltando à sua cidade natal, o Bauruense Adylson Godoy, também vai realizar antes do show, uma palestra sobre a história do piano e relembrar grandes acontecimentos ao longo dos seus 50 anos de carreira.

O Trio conta com Adylson Godoy no piano, Edson Guillard na bateria e Marcelo Rocha no contrabaixo acústico.

Claudia Souza - Participação em Show de Adylson Godoy
Sesc Osasco - 2017 - Foto: JP Produções




O repertório traz sucessos instrumentais do compositor e terá a participação da cantora Claudia Souza em homenagem a cantora Elis Regina, que irá interpretar os sucessos "Sou sem paz", "Tristeza que se foi" e a inédita "Apocalipse".








Serviço:

Show: Adylson Godoy Trio
Data: 21/12
Horário: 20 hs
Local: Sesc Bauru
Endereço: Av. Aureliano Cardia, 6-71 - Vila Cardia, Bauru - SP, 17013-411
Tel: (14) 3235-1750
Lotação: 165 lugares
Ingressos: https://www.sescsp.org.br/compra-de-ingresso/?id=210881

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mesmo sem gravadora, Luiza Luh bomba no Youtube e nas rádios


A cantora, de 19 anos, já fez participações em shows de Mc Andinho, Imagina Samba e Naldo Benny 

Luiza Luh, de apenas 19 anos, não tem investidores e nem uma gravadora para alavancar sua carreira, mas, ainda sim, é a nova promessa do pop. No Youtube, seus clipes já foram vistos por quase um milhão de pessoas e a artista também bomba nas rádios do Rio.

Em outubro, a artista lançou "Eu só Quero Dançar", feat com o DJ Tubarão, da FM O Dia. O pop/funk já foi lançado nas rádios e já tá dando no que falar.

Luiza começou a carreira cantando no coral da igreja, onde frequentava com sua mãe, estudou piano, flauta, e, instrumentos de percussão. Além de aulas de canto erudito.  Para custear o sonho e ajudar a família, ela cantava em casamentos, formaturas, e animava festas infantis. 

A artista sempre soube que o caminho não seria fácil, por isso, investiu em aulas de Jazz, sapateado, contemporâneo, Stiletto e também cursou Teatro, TV e Cinema.

Em seu aniversário de 15 anos, Luh gravou um CD com 15 músicas covers para dar de convite aos amigos, foi onde descobriu que precisava profissionalizar seu trabalho e gravar músicas autorais, então passou a escrever suas primeiras composições, entre elas, “Delirar” que foi o seu primeiro Single, gravado com o maestro e produtor, Julinho Teixeira, no final de 2015, e que foi parar nas rádios devido a um remix feito pelo DJ Detonna.

Atualmente, a cantora se apresenta em festivais e já fez participações especiais em shows de artistas renomados, como, Andinho,Valesca Popozuda, Mc Sapão, Imagina Samba, Naldo Benny entre outros.

Agora, ela prepara o clipe de seu quarto single "Beijo Atrevido" e dá prosseguimento ao seu objetivo maior, que é o de conquistar seu espaço no meio artístico no Brasil e futuramente no exterior.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Livia Mattos inicia gravações do seu novo álbum

Livia Mattos - Foto: Thiago Lima


Disco foi contemplado pelo Edital Natura Musical, na Bahia

Intensos, sedutores e versáteis são os acordes que ecoam da sanfona de Livia Mattos, uma das grandes representantes do instrumento no país. Desde 2008, em trabalho solo, a instrumentista, cantautora, circense e bacharel em sociologia, depois de muito experimentar suas canções pelo mundo, acaba de entrar em estúdio para gravar o seu primeiro registro fonográfico.

No inventário das vastas emoções, o disco ganha corpo num trabalho bem cuidado do produtor musical Alê Siqueira e participações especiais de músicos que marcam a trajetória da cantora, como Chico César, Zé Manoel e Toninho Ferragutti.

Ainda sem título divulgado, o projeto selecionado pelo Natura Musical, em 2016, tem lançamento previsto para agosto.

Making of – Gravações do Novo Disco:


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Selo Blaxtream reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental

Foto: Alisson Sbrana
Show de lançamento do Selo Blaxtream reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental e projeto que inclui álbuns e materiais didáticos gratuitos

O projeto que contempla 4 discos, shows, videoaulas, partituras e intercâmbio cultural e musical entre instrumentistas de diversos países, lança a primeira etapa em SP no dia 30 de junho com shows de Ludere Quarteto com o pianista Philippe Baden Powell, Paulo Almeida Quarteto, Fabio Gouvea Quinteto e Vinicius Gomes Quinteto

O Selo Blaxtream criado para sediar e promover a nova cena da música instrumental será lançado no dia 30 de junho no Jazz Nos Fundos em SP com 4 shows de Paulo Almeida Quarteto, Vinícius Gomes Quinteto, Ludere e Fabio Gouvea Quinteto, somando 18 grandes músicos reunidos para o lançamento do selo e dos 4 respectivos álbuns.

“Lançar esse trabalho é ver um sonho antigo se concretizando, além dos 4 álbuns, será apresentado o primeiro vídeo do programa de intercâmbio de musicalidade, que dará origem ao 5º álbum. Nesse vídeo, músicos de diferentes lugares do mundo tocam um mesmo tema. Quinzenalmente, lançaremos um novo vídeo, cujo mote, será revelado no dia do lançamento”, explica Thiago Monteiro, um dos criadores do selo.

O projeto inédito idealizado pelo multi-instrumentista e produtor musical Thiago Monteiro, com patrocínio da Cervejaria Colorado (Rib. Preto), reúne 43 instrumentistas e compositores de 8 países do mundo na produção de 10 faixas de Jazz e seus subgêneros (Jazz Contemporâneo, Jazz de Vanguarda, Samba Jazz, Latin Jazz, etc.). Cada faixa tem entre 3 e 5 instrumentistas, tocando de lugares diferentes, promovendo intercâmbio cultural e de musicalidade. Por exemplo, na mesma música um baterista brasileiro, uma baixista peruana, um pianista israelense, um acordeonista ucraniano e um saxofonista francês, o que resulta em uma troca cultural e de linguagens musicais riquíssima.

O selo vai produzir discos, shows e material didático com videoaulas e partituras, tudo disponibilizado gratuitamente para download. Primeiramente serão lançados 4 álbuns inéditos que foram gravadas em Ribeirão Preto (SP) e Europa durante os meses de novembro e dezembro de 2016, também foram produzidos vídeos captando o processo criativo e de gravação das canções.

“O Blaxtream nasceu há mais de 10 anos na minha cabeça e há 2 anos comecei a trabalhar no projeto com a engenheira Thalita Magalhães e apoio da Cervejaria Colorado e juntos conquistamos parceiros e músicos renomados e agora o projeto tornou-se realidade”, ressalta Thiago.

Breve histórico de Thiago Monteiro
Diretor/Produtor Musical, Engenheiro de Gravação/Mixagem e Multi-instrumentista, com 22 anos de carreira. Trabalhou com nomes da música brasileira como Chico César, Ivan Lins, Léa Freire e Amilton Godoy, Arismar do Espírito Santo, Celso Viáfora, André Marques, Trio Curupira, além de nomes da música pop como Seu Jorge, Titãs, NX Zero, Fresno, Manu Gavassi, Tihuana.


Ficha Técnica:
Direção, Produção Musical, Gravação e Mixagem: Thiago Monteiro
Produção Executiva: Thalita Magalhães
Bandas:
Vinícius Gomes Quinteto, aclamado guitarrista da nova geração, acompanhado por Edu Ribeiro (baterista, um dos poucos brasileiros que conquistaram Grammys Americanos e Latinos); Bruno Migotto (baixista, capa do Caderno 2 do Estado de SP em Maio/17); Rodrigo Ursaia (saxofonista formado na Berklee/USA) e Gustavo Bugni (requisitado pianista/arranjador).

Paulo Almeida Quarteto: Paulo Almeida é um dos grandes bateristas que surgiram nos últimos anos. E para esse disco, formou um verdadeiro “Dream Team”: Salomão Soares (pianista recém escolhido para se apresentar no principal festival de Jazz do mundo: Montreaux); Jota P (saxofonista de Hermeto Pascoal, aclamado pelas publicações internacionais) e Bruno Migotto (baixista, capa do Caderno 2 do Estado de SP em Maio/17).

Ludere Quarteto: Formado pelo pianista Philippe Baden Powell (filho do ícone brasileiro Baden Powell); Rubinho Antunes (genial trompetista nascido em Ribeirão Preto); Daniel De Paula (um dos principais bateristas da nova cena brasileira) e Bruno Barbosa (baixista de Ribeirão Preto em ascensão no cenário de jazz).

Fabio Gouvea Quinteto: Fabio Gouvea é um guitarrista/multi-instrumentista com carreira internacional, tendo tocado com grandes nomes do Jazz mundial, e dois discos gravados no icônico estúdio “Avatar”, em NYC. Também é integrante do “Trio Curupira”, um dos mais geniais grupos brasileiros, aclamado não só no Brasil como no exterior. Acompanhado por Cléber Almeida (baterista/multi-instrumentista, também integrante do “Trio Curupira”), Felipe Brisola (baixista), Beto Corrêa (pianista) e Dô De Carvalho (sax/flauta).

Patrocinador: Cervejaria Colorado (Ribeirão Preto)

Apoio: Rivière Studios, Fnac Brasil, Rede de hoteis Plaza Inn e Intermezzo & Spina.

Serviço do Show de Lançamento “Colorado apresenta Blaxtream” em São Paulo no Jazz Nos Fundos

Data: 30 de junho (sexta-feira)
Local: Jazz Nos Fundos
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, SP.
Horário: A partir das 21h


Atrações:

21h | Vinicius Gomes Quinteto
Blaxtream lança o primeiro disco da carreira do guitarrista, violonista e compositor, trazendo seu primeiro álbum inteiramente autoral, "Resiliência", dedicado ao diálogo entre o universo brasileiro e o jazz contemporâneo.



22h15 | Paulo Almeida Quarteto
Baterista, percussionista e compositor, Paulo Almeida, apresenta neste show o terceiro disco autoral de sua carreira “Parceria”. Importante referência na nova safra de compositores da música instrumental brasileira.


23h30 | Fabio Gouvea Quinteto
Guitarrista e violonista, Fabio Gouvea apresenta seu quarto CD solo, chamado “Método do acaso”. Fabio deu início a sua carreira na música instrumental com o Trio Curupira em 2002, como contrabaixista, onde permanece até hoje.


00h45 | Ludere
Música instrumental brasileira, afro-samba. Philippe Baden Powell, pianista, compositor e filho do lendário violonista brasileiro Baden Powell, se une ao trompetista, compositor e arranjador Rubinho Antunes, ao baixista e compositor Bruno Barbosa e ao baterista e também compositor Daniel de Paula em show com repertório de composições próprias do segundo disco do quarteto intitulado “Retratos’’, pelo selo Blaxtream.



Ingresso antecipado: R$40,00
Ingresso na porta: R$50,00


Classificação indicativa: 18 anos
Informações: 11 3083 5975

http://www.jazznosfundos.net/home.php



quarta-feira, 21 de junho de 2017

Projeto Guri abre mais de 8 mil vagas gratuitas no interior e litoral do Estado de São Paulo



Inscrições abertas entre os dias 26 de junho e 7 de julho


O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – abre entre os dias 26 de junho e 7 de julho, 8.135 vagas para cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical, em mais de 280 polos de ensino no interior e litoral do Estado. O programa que atende mais de 49 mil alunos possui centros de educação musical nas regiões de Araçatuba, Itapeva, Marília, Jundiaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo e Sorocaba.

Para realizar a matrícula é necessário ter entre 6 e 18 anos incompletos e comparecer diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, com os seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou RG do aluno (original e cópia);
Comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar;
RG do responsável (original e cópia);
Apresentação do comprovante de endereço para consulta.

Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos. O início das aulas ocorre de acordo com a data de matrícula de cada aluno.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos no polo da cidade de interesse, endereço e horário de funcionamento, acesse www.projetoguri.org.br/matriculas.

Confira a lista completa dos polos com vagas abertas nas onze regionais do Projeto Guri:

Serviço:


Regional Araçatuba
São 541 vagas disponíveis nos polos: Alto Alegre, Andradina, Avanhandava, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Brejo Alegre, Castilho, Clementina, General Salgado, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Jales, Lavínia, Luiziânia, Murutinga do Sul, Nova Canaã Paulista, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Piacatu, Regional Araçatuba, Rubiácea, Santa Fé do Sul, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci e Valparaíso.

Regional Itapeva
São 457 vagas disponíveis nos polos: Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Fartura, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Piraju, Regional Itapeva, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Sarutaia, Taquarituba, Taquarivaí e Tejupá.

Regional Jundiaí
São 440 vagas disponíveis nos polos: Aguaí, Águas de Lindóia – Prefeitura, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas – AEDHA, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Indaiatuba, Iracemápolis, Monte Mor, Nelson Mandela – Campinas, Nova Odessa, Pedreira, Piracaia, Piracicaba, Rafard – Prefeitura, Regional Jundiaí, Santa Bárbara D'oeste, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, Serra Negra, Sumaré e Vinhedo

Regional Marília
São 619 vagas disponíveis nos polos: Álvaro de Carvalho, Arco-Íris, Assis, Bastos, Bauru, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Echaporã, Herculândia, Ibirarema, Legião Mirim de Piratininga, Lins, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Ourinhos, Palmital, Parapuã, Pompeia, Promissão, Quatá, Regional Marília, Ribeirão do Sul, Rinópolis, Sabino, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã e Vera Cruz.

Regional Presidente Prudente
São 1.136 vagas disponíveis nos polos: Adamantina, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Estrela Do Norte, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho, Junqueirópolis, Lar Francisco Franco – Rancharia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Regional Presidente Prudente, Rosana, Sagres, Sandovalina, Santo Expedito, Tacibá, Tarabai, Teodoro Sampaio/Pontal do Paranapanema e Tupi Paulista.

Regional Ribeirão Preto
São 974 vagas disponíveis nos polos: ACIF – Franca, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cajuru, Cândido, Rodrigues, Cravinhos, Dumont, Guará, Igarapava, IORM Guaíra, IORM Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jaboticabal, Miguelópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Orlândia, Pitangueiras, Regional Ribeirao Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, São Joaquim da Barra, São Simão, Sertãozinho, Taquaritinga, Terra Roxa e Viradouro.

Regional São Carlos
São 1.249 vagas disponíveis nos polos: Araraquara, Bariri, Barra Bonita, Boa Esperança do Sul, Caconde, Cordeirópolis, Dois Córregos, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itápolis, Lençóis Paulista, Macatuba, Mineiros do Tietê, Nova Europa, Pederneiras, Pirassununga, Porto Ferreira, Regional Jaú, Regional São Carlos, Rincão, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tabatinga, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Regional São José do Rio Preto
São 830 vagas disponíveis nos polos: Altair, Bálsamo, Barretos, Cosmorama, Fernandópolis, Ibirá, Icem, Ipigua, José Bonifácio, Mirassol, Nipoã, Nova Granada, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Paulo de Faria, Potirendaba, Regional São José do Rio Preto, Rolândia, Santa Adélia, Severínia, Tanabi, Ubarana, Urupês e Votuporanga

Regional São José dos Campos
São 508 vagas disponíveis nos polos: Aparecida, Areias, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Distrito de Moreira César, FUNDACC – Caraguatatuba, Guaratinguetá, Ilhabela, Lagoinha, Lorena, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Regional São José dos Campos, Roseira, São Francisco Xavier, São José do Barreiro, Regional São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Ubatuba-Prefeitura.

Regional São Paulo
São 440 vagas disponíveis nos polos: Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Miracatu, Mongaguá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Regional Santos, Registro, São Vicente e Sete Barras.

Regional Sorocaba
São 941 vagas disponíveis nos polos: Araçoiaba da Serra, Avaré, Botucatu, Capela do Alto, Cerquilho, Conchas, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itatinga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar Do Sul, Regional Sorocaba, Salto, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Roque, Tietê e Votorantim.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, SEM, Microsoft, Usina Colorado, Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto, WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos da Fundação CASA). Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

sábado, 10 de junho de 2017

Integrantes da Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul ministrarão masterclasses gratuitas a estudantes brasileiros

· Aulas técnicas de violino, viola, violoncelo, clarinete e oboé, promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, serão realizadas no dia 21/6

· As inscrições se encerram no dia 12 de junho

Músicos integrantes da Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul, que tem apresentação agendada em São Paulo, ministrarão masterclasses exclusivas de violino, viola, violoncelo, clarinete e oboé a estudantes brasileiros. Promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, as masterclasses acontecem na quarta-feira, 21 de junho, das 10h às 13h, na EMESP Tom Jobim. Os alunos que desejarem também poderão participar como ouvintes.

Essas aulas especiais permitem uma rica troca de conhecimento entre músicos brasileiros e grandes nomes internacionais, sendo também uma oportunidade para o Mozarteum Brasileiro identificar talentos para audições de intercâmbio cultural e também bolsas de estudos patrocinadas pelo Projeto Mozarteum. Para mais informações a respeito desses projetos, acesso o site www.mozarteum.com.br.

Os interessados em participar das mastercalsses podem fazer as inscrições até o dia 12 de junho, pelo site da EMESP http://emesp.org.br. Já os ouvintes podem se inscrever até o dia 20 de junho, diretamente no Mozarteum Brasileiro.

A Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul estará em São Paulo para duas apresentações dentro da série de concertos de 2017 do Mozarteum Brasileiro. Regida pelo maestro Milan Turkovic, a orquestra receberá como convidado o prodigioso violinista russo Vadim Repin, nos dias 20 e 21 de junho, às 21 horas na Sala São Paulo.

SERVIÇO

Masterclasses Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul
Local: EMESP Tom Jobim – Lgo General Osório, 147, Luz, São Paulo
Data: 21/06/2017
Horário: das 10h às 13h
Inscrições de alunos: até 12/06, às 13h, pelo site da EMESP: http://emesp.org.br
Inscrições de ouvintes: até 20.6, das 9h00 às 17h00, diretamente no Mozarteum Brasileiro pelo telefone (11) 3815.6377.

Instrumentos / músicos
Violino – Ayse Ozbekligil
Viola - Ersin Pamukcu
Violoncelo - Hakki Ozturk
Clarinete – Evrimk Guvenli
Oboé – Damla Tuncer


O Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.



Patrocinadores
Mantenedores: EMS
Ouro: Bradesco, Banco Votorantim, Ernst & Young
Prata: Allied, Banco Safra, Monsanto, Pirelli
Colaborador: Clariant, HTB, L’Occitane, Estadão e Vale-Cultura
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura, ProacSP, Governo do Estado de S.Paulo – Secretaria da Cultura

segunda-feira, 6 de março de 2017

SARAU VIRTUAL EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES



Será uma semana dedicada a olhar para as importantes questões do universo feminino através do encanto das artes.

A ideia é promover a interação dos participantes usando como fio condutor manifestações artísticas. É um convite para que as pessoas publiquem vídeos de suas interpretações de música e dança, fotos de artes visuais, desenhos, pinturas, textos que valorizem a mulher, que promovam a igualdade de gênero, que contribuam para o combate da violência doméstica, que minimizem o preconceito à mulher negra, à mãe solteira.

Monahyr Campos atuará como “cyber” anfitrião / mestre de cerimônias estimulando a participação coletiva mostrando alguns trabalhos ligados ao tema.

As publicações terão início no dia 05/03/2017 e encerrarão no dia 12/03/2017. Não há restrições para participar, todos estão convidados.



Uma mulher foi agredida a cada quatro minutos durante o Carnaval do Rio.

Uma mulher morre a cada 90 minutos no Brasil só por ser mulher.
A taxa de homicídios de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos.
A expectativa de vida de uma mulher trans é 35 anos e 90% delas estão na prostituição.
A renda da mulher brasileira é 32% menor que a do homem, a das negras é 64% menor.



A nossa arma na luta por uma sociedade mais justa e igualitária é a reflexão através da arte.



Sarau Virtual: https://www.facebook.com/events/1829772510608749/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Letícia Sábio mostra canções do CD Hortelã em show especial no Secretinho


Leticia Sábio - Foto: Divulgação
Em 7 de março, a cantora e compositora Letícia Sábio faz show especial no Secretinho, na Vila Madalena. O local tem endereço fechado, liberado apenas mediante senha. No show, Letícia apresenta canções do seu álbum "Hortelã", composições inéditas e covers de MPB, bossa e folk. Em seu trabalho, a artista faz reflexões e mistura romantismo e humor.

No setlist estão as canções autorais "Você", "Muita Coisa Pra Arrumar" e "Cafuné e Café". Já entre os covers, destaque para "Samba de Verão", de Caetano Veloso, "Não Vá Embora", de Marisa Monte e "Me Espera", da parceria de Sandy com Tiago Iorc. Participam da noite os artistas Pedro Passanesi, Jota.pê, Leandro Feliz e Karina Costa.

Serviço:
Letícia Sábio no Secretinho
Data: 07 de março de 2017
Horário: Terça, 20h
Local: Secretinho, Vila Madalena (senha e endereço de acesso à casa serão enviados após confirmação de presença em evento a ser criado no Facebook e divulgado em breve)
Preço: R$ 20,00

Sobre Letícia Sábio
Letícia Sábio é cantora desde criança, mas sempre dividiu esse amor pela música com outras atividades e profissões, se formou em economia, foi bancária por 10 anos e já trabalhou com muita coisa, com comunicação, marketing, inovação, pesquisa. Há pouco tempo mergulhou profundamente na música lançando o álbum Hortelã, e também se arriscou como fotógrafa.
"Quando me perguntavam o que eu queria ser quando eu crescer eu respondia que queria ser cantora, e hoje quando me perguntam o que eu sou, eu respondo que sou eu mesma, cheia de palavras para serem expressas em forma de música e curiosidade sobre muitos assuntos, acho que eu vou ser assim pra sempre, e tá tudo bem". 

Sobre "Hortelã":
Letícia Sábio lançou o álbum Hortelã em junho de 2016. Com direção de arte de Renan Alves, fotografia de Michel Souza e produção musical de Daniel Mendonça, o álbum traz canções que imprimem momentos vividos por ela. A cadência e o embalo podem ser comparados às referências diretas declaradas pela artista a seus contemporâneos como Tiê, Marcelo Jeneci, o folk de Malu Magalhães, as letras desenroladas de Clarice Falcão e até as lembranças da infância crescida junto com a Sandy.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

GOVERNO ALCKMIN INVESTE MAIS EM PRESÍDIOS DO QUE EM CULTURA

Por: Claudia Souza

"Por falta de R$7 milhões, Banda Sinfônica de São Paulo é extinta, enquanto o Sistema Prisional recebe R$51 milhões para reformas" 

Dia 9 de Fevereiro será a data que marcará no calendário de 2017 a decadência cultural do estado de São Paulo. Todos os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, serão demitidos. Ameaçadas de extinção, desde o final do ano passado, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Jazz Sinfônica, estão passando por momentos difíceis.

Segundo o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek, a Banda Jazz Sinfônica, ainda continuará recebendo a verba necessária, mas a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, com 65 músicos, será despedida, apenas o Maestro Marcos Sadao Shirakawa, ainda permanece contratado pela empresa Pensarte, organização social de cultura, responsável pela gestão das duas Bandas e do Theatro São Pedro.

Músicos durante a manifestação de 05/02 na Av. Paulista - SP
foto: Divulgação
Os músicos fizeram concertos em manifestações, no mês de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo e conseguiram apoio de vários deputados para a votação de uma emenda parlamentar que contribuiria com R$5 milhões dos R$9 milhões necessários para a sobrevivência da banda em 2017, até que conseguissem patrocínios de empresas privadas.

No início do ano, o Governador Geraldo Alckmin contingenciou, ou seja, “congelou” a quantia, impedindo que a emenda fosse repassada para a Banda. Desde então, os músicos têm realizado inúmeras manifestações públicas pedindo apoio e consideração para o fato de que o valor impediria o desemprego do grupo. Mesmo assim, e com pedidos das instituições de classe e da população, o governador continua irredutível em sua posição. Recentemente declarou à imprensa que o valor que seria repassado para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, será agora destinado ao Projeto Guri, garantindo 15 mil vagas de iniciação musical gratuita para crianças. Segundo a Secretaria da Cultura, o Projeto Guri dá aulas para 53 mil crianças e jovens no Estado de São Paulo. Este ano teve 4 dos seus 37 polos culturais fechados na região oeste paulista, mesmo com a Lei Rouanet aprovada e incentivos fiscais para os patrocinadores.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo existe há 28 anos e iniciou o seu trabalho com bolsistas. Os 65 músicos ficarão desempregados  a partir desta quinta-feira (09/02), mas todos os seus direitos empregatícios estão garantidos, segundo o Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo – SINDMUSSP, Adelmo Ribeiro, que também declarou, que embora as reivindicações ao governador e ao secretário da cultura, tenham sido em vão, pretendem continuar mobilizando não só os músicos, mas a sociedade, para que se manifestem em favor da Banda.

“Músico não procura emprego em jornal” Declarou o Maestro Sadao. A categoria dos músicos é diferenciada. Até a década de 80, São Paulo era a cidade da gastronomia e famosa pelas boates e noites agitadas, com o melhor da MPB, boemia e bossa nova; agora, se tornou conhecida, pela movimentação noturna na famosa cracolândia e as pichações que nunca são apagadas, ao lado da melhor sala de espetáculos da cidade, a “Sala São Paulo” e no entorno dos seus mais antigos monumentos.

Este ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, investirá R$51 milhões em presídios no estado e acabou de desabrigar um projeto de 28 anos que necessita de apenas R$7 a 9 milhões para a sua sobrevivência e que gera emprego para 65 músicos e vários outros profissionais que fazem parte da cadeia produtiva da música, como roldies, assistentes de palcos, iluminadores, técnicos de som e vários outros geradores de empregos, que atuam em torno de cada apresentação, sem falar dos milhares de fãs da música de boa qualidade e daqueles que nunca terão acesso à ela. É certo que a reforma de presídios, também vai gerar empregos e novas oportunidades, mas a quantia necessária que seria destinada para a manutenção da Banda Sinfônica tem um custo/benefício muito melhor para a população, como dizia Platão antigamente: - A música é a ginástica da alma.

As políticas públicas do maior estado do país, desprestigiam os fazedores da cultura, os trabalhadores da saúde, os professores, etc., e fomenta as inutilidades públicas, como os presídios que custarão uma fortuna para serem construídos e novamente reconstruídos, após os próximos incêndios e rebeliões. 

Neste carnaval, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, deveria fazer uma manifestação em frente ao pior presídio de São Paulo e em frente ao Palácio dos Bandeirantes, ao som de “Quem não chora, não mama (Nelson Barbosa – Vicente Paiva)” ou "Aonde está o dinheiro (Francisco Mattoso - Paulo Barbosa)".  Afinal, todas as reivindicações feitas pelo PCC – Primeiro Comando da Capital são negociadas e atendidas, mesmo que parcialmente pelo governo do estado. Mas, como as “manifestações” dos músicos são pacíficas e musicais, o governador se faz de surdo e os inocentes continuarão pagando pelos culpados. A inversão de valores no Brasil segue deslanchando a todo vapor. Como disse o filósofo pensador: “O maior inimigo de um governo é um povo culto.”

Infelizmente, o governo Alckmin, há muito tempo coloca a negociação com as facções criminosas à frente dos interesses sociais e principalmente culturais. A injustiça nunca esteve tão estampada nos preceitos políticos como ultimamente, não só em São Paulo, mas em todo o território nacional.

A pergunta é: AONDE IREMOS PARAR? - É muito mais barato comprar um giz do que uma bala de revólver. (Para alguns, comprar o giz pode ser barato, mas para outros, pouco vantajoso...)


Justificativas:


Cadeia improdutiva que será beneficiada com R$51 milhões:

Ladrões, assassinos, estupradores, políticos corruptos, sequestradores, traficantes, falsificadores, entre outros.

Cadeia produtiva da cultura, especificamente da música que será prejudicada pela falta de R$9 milhões:

Comércio varejista especializado em instrumentos musicais e acessórios, comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas, gravação de som e edição de música, ensino de música, produção musical, atividades de sonorização e de iluminação, gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas, discotecas, danceterias, salões de dança e similares, ou seja, pontos de turismo e de lazer.
ENTREVISTA COM O MAESTRO MARCOS SADAO SHIRAKAWA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é sacrificada pelo governo estadual

Músicos da Banda Sinfônica e Sindicato dos Músicos protestam
 em frente à Secretaria da Cultura - Foto: Divulgação
Por: Claudia Souza

Os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, reuniram-se na tarde de hoje (27/01), para um concerto protesto em frente a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na Rua Mauá no centro da Capital, a fim de reivindicarem seu direito ao trabalho no exercício da cultura em 2017.

Ao tomarem conhecimento dos cortes das verbas culturais e a possível desintegração da Banda, no ano passado, chegaram a realizar vários concertos no saguão da Assembleia Legislativa, pedindo apoio para os deputados à sua causa.

Sensibilizados, os deputados, liderados por Fernando Capez e Cauê Macris do PSDB, aprovaram uma emenda parlamentar à toque de caixa, que garantiria o valor de R$ 5 milhões em prol da Banda Sinfônica. A grande decepção, foi o contingenciamento desta verba para outros fins, pelo governador Geraldo Alckmin e o constrangimento, ao verificarem que estavam fora do edital de cultura.

A verba cultural para as Orquestras sinfônicas desde 2014 até agora, teve redução de aproximadamente 35% no orçamento.

O responsável pela gestão integral das atividades de fomento da Banda Sinfônica é o Instituto Pensarte, uma organização social de cultura, que além da Banda Sinfônica, coordena as atividades no Theatro São Pedro e a Orquestra Jazz Sinfônica. Neste ano, deve receber cerca de R$22 milhões, segundo apurou a Folha de São Paulo, R$6 milhões a menos do que no ano passado.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, existe desde 1989 e atualmente é regida pelo Maestro Marcos Sadao Shirakawa.

O governo do Estado, assim como a Prefeitura de São Paulo, parecem estarem dispostos a minarem a boa arte e a cultura do Estado e da maior cidade do país. Enquanto um detento custa ao governo R$5 mil, conforme tem sido divulgado na mídia, músicos que elevam almas através da música de boa qualidade, tem o seu espaço cada vez mais reduzido. Enquanto o Fundo Penitenciário Nacional receberá R$51 milhões do governo federal para melhorar a vida de quem destrói vidas alheias, regula-se R$5 milhões para a manutenção de uma Banda Sinfônica, com músicos que trabalham mais de oito horas por dia dedicando-se aos estudos e a apresentarem o melhor da cultura musical para a população.

Se presidiários, criminosos de alto escalão, receberão total apoio para num futuro próximo, atearem fogo em construções e pertences novos em suas celas, por que grafiteiros e músicos em São Paulo perdem cada vez mais espaços e incentivos?

É decepcionante para os paulistas saberem que pagam impostos altíssimos para ampliação dos cuidados com os criminosos e que apesar da fortuna que se arrecada, tratamos os nossos melhores músicos e artistas gráficos, como objetos descartáveis.

Todos perdemos: os músicos, que de trabalhadores, passarão a desempregados, num país em que a boa música não tem divulgação, nem tampouco espaço. O povo, perde por não poder desfrutar de mais momentos de lazer cultural. A cultura popular, também perde, porque se os melhores músicos do país são renegados à segundo plano, o que dirá os populares sem acesso à mídia?

Até o momento, nem o Secretario da Cultura do Estado José Roberto Sadek ou o governador Geraldo Alckmin  não se pronunciaram sobre o que pretendem fazer à esse respeito.

Os representantes do  Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo e da Ordem dos Músicos do Brasil têm estado presentes, participando das manifestações dos músicos da Banda Sinfônica. No entanto, o Secretário da Cultura do Estado, recusou-se a receber o Presidente do Sindicato dos Músicos de São Paulo e somente três músicos tiveram acesso à sala de reunião. Segundo o Maestro da Banda Sinfônica de São Paulo, Marcos Sadao Shirakawa, a verba de R$5 milhões pleiteada pelos músicos continua contingenciada.

A verba foi designada em 22/12/2016
De acordo com o Projeto de Lei 750/2016, ficou contigenciado o valor de R$20 milhões, sendo assim, o governo poderia restituir para a Banda Sinfônica de São Paulo os R$5 milhões para a sua manutenção.

Reserva de contingência 


Portanto, ou a opinião pública se manifesta, os grandes empresários apoiam a Banda Sinfônica de São Paulo em prol da cultura, ou estes músicos estarão desamparados e vinte e oito anos de uma bela história, de muito trabalho e dedicação, serão jogados no lixo.

Talvez o Brasil esteja precisando ser "FECHADO PARA BALANÇO".

Chegou o tempo de cobrarmos das autoridades maior eficiência no trato dos recursos públicos em sua aplicação nas causas nobres e nas pessoas íntegras e honestas. Emprega-se mais dinheiro aos que tiram oportunidades e aos que contribuem para a elevação cultural?  recebem cada vez menos? - A INVERSÃO DE VALORES ESTÁ ATINGINDO ÍNDICES ALARMANTES E PREOCUPANTES...

A democracia não está parecendo tão democrática ultimamente...


Link:
http://www.al.sp.gov.br/spl/2016/10/Propositura/1000005738_1000009839_Propositura.pdf

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Mano Réu Lança Primeiro WebClipe do seu novo Álbum "Diários"


Lançado nesse Quarta feira (11/01), Ilê, primeiro WebClipe do novo Álbum do Mano Réu é também a faixa de abertura do CD. "Ilê" vem do Yourubá "Casa" ou "Lar", e nessa analogia Mano Réu os caminhos numa apresentação ancestral e contemporânea do seu Rap e do seu novo disco. O Vídeo foi dirigido por Rás Akanni e edição de Bruno Araujo, conta com participações de pessoas da equipe do músico e artistas convidados como Anna Satt, o Grafiteiro Feik e o Grupo de Dança Identidade em Movimento.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Fábio Jr. faz show no Espaço das Américas neste sábado, dia 14

- Apresentação faz parte da turnê "O que Importa É a Gente Ser Feliz" -


Sucesso em todo o Brasil, a turnê “O que Importa É a Gente Ser Feliz”, do cantor Fábio Jr., desembarca novamente em São Paulo. A apresentação acontece no próximo sábado, 14 de janeiro, no Espaço das Américas (zona oeste), e traz um repertório recheado de grandes hits. Sempre mantendo o toque romântico do artista, “Só Você”, “O Que Que Há”, “Alma Gêmea” e “Caça e Caçador” estão entre as canções escolhidas para embalar a capital paulista.

Para esta turnê, uma das grandes novidades é que a escolha do repertório contou com a participação ativa dos fãs, que elegeram as músicas do set list através de uma enquete disponibilizada pelo artista nas redes sociais. Outro destaque é para o cenário do show que é todo revelado através da iluminação, contando com cortinas, colunas e elementos que valorizam a estética de forma simples e sofisticada. O conceito da proposta, criativa e versátil, é um atrativo a parte.

A banda que acompanha Fábio Jr. nesta maratona de shows é formada por Amador Longhini no teclado e direção musical, Álvaro Gonçalves na guitarra e violão, Bruno Coppini no baixo, Gustavo Barros na guitarra, Pepa D¹Elia na bateria e Aldo Gouveia e Ellis Negress nos vocais.



FÁBIO JR. - O QUE IMPORTA É A GENTE SER FELIZ

Apresentação: Sábado, dia 14 de janeiro de 2017.

Horário: Abertura da casa às 20h30 – Início às 22h30

Local: Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo (SP)

Ingressos: A partir de R$140,00.

Classificação etária: 14 anos.

Venda de ingressos no site: https://www.ticket360.com.br/evento/6354/fabio-jr

sábado, 17 de dezembro de 2016

VALOR DO CACHÊ DO MÚSICO TRABALHADOR EM SÃO PAULO



A convenção coletiva registrada no Ministério do Trabalho (nº SP014222/2016 - Processo 47544.000066/2016-91), realizada entre o SINDMUSSP - Sindicatos dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, determinou reajuste no cachê dos músicos trabalhadores.

Sendo assim, até 31 de março de 2017, os músicos podem ter um parâmetro para a cobrança de seus cachês:

1ª HORA TRABALHADA: R$120,00

HORA EXCEDENTE: R$100,00

PREVIDÊNCIA SOCIAL: Já incluída nos valores acima. O músico deve fazer o recolhimento da sua Previdência Social e enviar o comprovante do recolhimento para a empresa.

FORMA DE PAGAMENTO: O contratante deverá pagar o músico no final de cada apresentação, compreendendo as horas trabalhadas a casa dia, caso contrário, estará sujeito a multa de 50% do valor do pagamento.

COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE CACHÊ: O músico deverá fornecer recibo de pagamento por apresentação.

HORA - EXTRA: (Acima de 5 horas de trabalho)
- De 2ª a 6ª feira: 50% de acréscimo em relação ao valor da segunda hora trabalhada;
- Sábados, domingos e feriados: 70% de acréscimo em relação ao valor da segunda hora trabalhada.

TICKET REFEIÇÃO:
- O contratante tem que fornecer alimentação nos trabalhos por mais de duas horas ou o valor de R$16,00 (dezesseis reais) se não houver alimentação no local.

SEGURO: As empresas com música ao vivo terão que ter cobertura de seguro que envolva a cobertura de acidentes pessoais e assistência médica.

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS:
O músico profissional deverá recolher a favor do Sindicato Laboral, a titulo de contribuição assistencial, o valor correspondente a 1,5% (um e meio por cento) do valor das horas trabalhadas para o estabelecimento na respectiva diária. A contribuição assistencial deverá ser descontada pela empresa e recolhido a favor do Sindicato, mediante depósito identificado com o CNPJ do estabelecimento a ser efetuado na conta-corrente do SINDMUSSP (c/c 13001693-4, ag. 2207 - Santander), cujo comprovante de depósito deverá ser encaminhado ao e-mail: financeiro@sindimussp.com).

Para visualizar a convenção, clique aqui.

Informações:
http://www.sindimussp.com/Home.html
Administração Sindmussp
Avenida Ipiranga - 318 - Bloco A - 7º andar - República - São Paulo/SP Cep: 01046-010
Telefones: (11) 3214-1440 / 3214-6503
Email: atendimento@sindimussp.com.br

Cópia da Convenção Coletiva de Trabalho  2016/2017

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CLAUDIA SOUZA SE APRESENTA NO CÉU TRÊS PONTES


Em 17/11 a Sociedade Amigos do Jardim Romano, o Jornal Visão Paulistana News juntamente com o CEU TRES PONTES,  realizaram o " SHOW TRIBUTO À CONSCIÊNCIA NEGRA" ,  em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra, que se comemora no dia 20 de Novembro.  

O evento levou ao público da região, a temática positiva da cultura negra, com o viés progressivo da raça, através de muita alegria, teatro, poesia e música da melhor qualidade em seus vários estilos, a exemplo do Samba, MPB, RAP, e carnaval. 


A cantora e jornalista Claudia Souza,  que já participou de diversos eventos no entorno do Jardim Romano e Itaim Paulista, relembrou a tragédia das enchentes que maltrataram o povo em 2009 e parabenizou aos moradores pela garra e a coragem em busca da reconstrução dos seus espaços.

Também participaram do evento, a cantora Jane Lopes, o cantor Ribas Martins e os dançarinos Mirella Nogueira.




A idealização e organização ficou por conta dos jornalistas Reynaldo Renna, Malucy Nogueira e Paulo Afonso. 

terça-feira, 15 de novembro de 2016

INTERVENÇÃO NA OMB/CRESP SOFRE TENTATIVA DE GOLPE

Por: Claudia Souza



No dia 25 de Outubro, a porta do Conselho Regional da Ordem dos Músicos em São Paulo foi lacrada e os músicos que dependiam de expediente para emissão de carteiras funcionais e registro de notas contratuais, depararam-se com um aviso na porta. O papel, colado na portaria do prédio 318 da Avenida Ipiranga, avisava à todos: “Por determinação do Conselho Federal, o regional de São Paulo estará fechado a partir do dia 25 de Outubro de 2016 até segunda ordem do referido conselho. Peço que seja bloqueado o trânsito a nossa dependência até a nossa volta. Apenas os interventores Ricardo Antão e Anapolino Batista, estão autorizados a entrarem nas dependências do prédio, 6º andar da Ordem dos Músicos, ficando sob a total responsabilidade do condomínio a entrada de outra pessoa. São Paulo, 25 de Outubro de 2016”... No documento, com o Brasão da República, continha duas assinaturas, uma delas, descrita por Ricardo Antão (Pte. da junta interventora). (Ver imagem)

No dia 27 de Outubro as portas foram reabertas com o apoio da Polícia Federal e um novo grupo de interventores foi designado para continuar a auditoria na sede da OMB em São Paulo. O motivo da auditoria teria sido as denúncias realizadas pelo músico Guilherme Akira ao Presidente da Ordem dos Músicos no Conselho Federal, Sr. Gerson Ferreira Tajes, que teria designado uma junta interventora para verificar o que estaria acontecendo na autarquia regulamentadora da profissão de músico.

Em meio a esta confusão, em Brasília, o Vice-Presidente da OMB-CF, Dr. Jesiel Motta, havia se reunido em Assembleia com alguns conselheiros para destituir do cargo o atual presidente Gerson Ferreira Tajes. A pauta da Assembleia foi uma carta feita de próprio punho pelo presidente afastado da OMB-CRESP, Professor Roberto Bueno, admitindo que a carteira de músico profissional de Gerson Tajes havia sido fraudada. Na carta, Roberto Bueno alega que uma funcionária teria ajudado Gerson Tajes “Alemão” a realizar a prova, entretanto, logo depois, Roberto Bueno se contradiz, assumindo autoria, na denúncia expedida para a Policia Federal, dizendo que ele próprio teria assinado o documento.

Nos dias subsequentes, tentamos inúmeras vezes obter do Dr. Jesiel Motta e sua equipe, informações sobre o que mais, além de irregularidades com a carteira funcional de Tajes, foi encontrado na OMB/CRESP, em relação às denúncias apresentadas dias antes durante uma reunião de conselho presidida, pelo Vice-Presidente da OMB/CRESP em São Paulo, João Antonio Ribas Martins Junior, em relatório que continha diversas informações sobre irregularidades cometidas durante a gestão do Professor Roberto Bueno, as quais, dias mais tarde, foram apresentadas como denúncia ao então Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Músicos, Sr. Gerson Ferreira Tajes pelo conselheiro Guilherme Akira.

Segundo matéria publicada anteriormente em nosso Blog (25/10/16) em que constam vídeos de 2014 do Professor Roberto Bueno acusando Gerson Ferreira Tajes de desvio de dinheiro, enquanto era presidente do SINDMUSSP; nos foi fornecido também uma cópia da carta de próprio punho de Roberto Bueno e da denúncia que os membros da diretoria do Conselho Federal da OMB fizeram para a Policia Federal na tentativa de afastar Tajes da Presidência da OMB/CF. Na denúncia, os inquisidores apontavam apenas as irregularidades com a carteira de Gerson Ferreira Tajes, omitindo as explicações sobre o que havia sido encontrado durante a intervenção realizada no escritório da OMB enquanto estiveram em São Paulo nos últimos dois meses, em relação às denúncias apresentadas. Disseram apenas, que os documentos estavam sendo encaminhados para uma auditoria e para a justiça, mas negaram-se a revelar o nome do escritório responsável pela análise desses documentos e tampouco quais as evidências que encontraram durante a busca.

Por mais de uma semana, a Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Federal e Conselho Regional do Estado de São Paulo, virou alvo de dúvidas, pois os músicos não tiveram a ideia de quem é que estaria realmente mandando por lá. Quem estava no poder? Quem era o verdadeiro presidente? Dr. Jesiel Motta, (vice-presidente DF) teria realmente deposto Gerson Tajes? Qual a verdadeira equipe interventora na OMB? O que faziam Ricardo Antão (RN) e Anapolino Batista (DF) nas dependências da OMB em São Paulo?

Em 12 de Novembro fomos recebidos pelo Sr. José Grimaldi Santiago, chefe de gabinete do Conselho Federal da Ordem dos Músicos que nos explicou o seguinte:

1) O Conselho Federal da OMB, presidida por Gerson Ferreira Tajes |Alemão|, recebeu uma denúncia realizada pelo músico e conselheiro da OMB, Guilherme Akira, em que apresentava provas de que existiam desvios de verbas, notas frias e uma série de irregularidades da Ordem dos Músicos do Brasil - Conselho Regional do Estado de São Paulo (OMB/CRESP);

2) Após a análise dos documentos internos, junto com o departamento jurídico, chegaram a conclusão de que deveriam montar uma junta governativa e nomearam uma comissão de diretores de estados diferentes;

3) Foram chamados os senhores: Ricardo Antão (RN), Sylvio Francisco do Nascimento (MG), Professor Marcio Teixeira da Silva (SP) e Elder Bispo Mota (SP), conforme resolução nº 014/2016, segundo Grimaldi, registrada em cartório.

4) Após o início dos trabalhos, segundo Grimaldi, a comissão tomou conhecimento de reuniões entre Dr. Ricardo Antão, Anapolino Batista e Jesiel Motta,  fora do escritório da OMB, com o principal alvo suspeito das denúncias, Professor Roberto Bueno (Presidente, agora afastado da OMB/CRESP); o que os colocaria em desacordo com os procedimentos, pois fora da sede da OMB-SP, não estariam dentro de suas atribuições legais;

5) Após Ricardo Antão e Anapolino Batista terem sido advertidos em relação a esses procedimentos, teriam modificado seu comportamento, passando a tomar decisões “unilaterais” sem conivência com os demais membros da junta interventora, e suas decisões, não seguiam o regimento interno (sem portarias ou resoluções);

6) Arbitrariamente, Dr. Ricardo Antão e Anapolino Batista, teriam lacrado as portas da OMB no dia 25 de outubro, impedindo a entrada de quem quer que fosse à autarquia, através de cartaz fixado na porta do prédio.

7) Em virtude da ocorrência, os interventores, Grimaldi e Gerson Tajes fizeram uma reunião e decidiram informar a Polícia Federal sobre tudo, solicitando apoio para o deslacre do local, justificando a necessidade de vários músicos em obter a documentação para a realização dos seus shows; além disso, Anapolino e Ricardo Antão teriam dispensado funcionários por telefone, sem medir as consequências junto ao Ministério do Trabalho;

8) Em 26/10/16, Gerson Ferreira Tajes assinou uma resolução afastando Ricardo Antão e Anapolino Barbosa da Silva da comissão interventora e registrou na Polícia Federal uma representação criminal com pedido de abertura de inquérito contra ato de arbitrariedade e abuso de poder, peculato e formação de quadrilha;







9) Em São Paulo, ao adentrarem a sede da OMB/CRESP, a nova junta governativa, nomeada por Gerson Tajes, deparou-se com uma declaração de próprio punho, assinada por uma funcionária, dizendo ter passado às mãos do Dr. Ricardo Antão do Nascimento, o valor de R$9 mil referente a venda de um carro da OMB e dois valores de R$500 para outras duas pessoas. No documento, constava rubrica e carimbo de Ricardo Antão como Presidente Interino da OMB;



10) Em 26/10/16 foram nomeados para a nova junta governativa da OMB/CRESP, os senhores Marcio Teixeira da Silva (Presidente); Sylvio Francisco do Nascimento (Tesoureiro) e Elder Bispo Mota (Secretário Geral);





11) Em 27/10/16 a porta da OMB/CRESP foi deslacrada e uma nova junta interventora foi designada para continuar as investigações. Enquanto isso, em Brasília, Dr. Jesiel Motta realizava a Assembleia Extraordinária, que nomeava uma nova diretoria para o Conselho Federal da OMB, com ele na presidência, Ricardo Antão do Nascimento (Secretário), Tony Carlos Maranhão de Souza (1º Tesoureiro); Anapolino Barbosa da Silva, Sidney Bonfim de Jesus, Sidney Teixeira e Jeremias Moreira (Conselheiros Efetivos);



12) Segundo Grimaldi, a juntada de evidências e provas de irregularidades foram entregues para o auditor Fernando Guerra (cujo telefone e contato foram omitidos a esta redação e ainda não conseguimos localizá-lo até o fechamento desta matéria);


13) Segundo Grimaldi, até que saia os resultados da auditoria, quem administrará a OMB/CRESP será a nova junta governativa determinada por Gerson Ferreira Tajes.


BRIGA PELO PODER

Todos os desencontros que motivaram a lacração da OMB/CRESP por dois dias, foram fundamentados na briga de interesses políticos pelo poder, que nada tem a ver com qualquer intenção em beneficiar a categoria musical. O Dr. Jesiel Santos Motta, vice-presidente, no uso de suas atribuições desde março/2016, foi quem convocou uma Assembleia Extraordinária sob o pretexto de afastar Gerson Ferreira Tajes, declarando para a Polícia Federal que os interventores Ricardo Antão e Anapolino Barbosa da Silva, estariam sofrendo ameaças por alguns membros da OMB em São Paulo e que os mesmos deveriam retornar para Brasília com urgência. 

Quando Gerson Ferreira Tajes aceitou impetrar uma junta interventora na OMB/CRESP, ele ocupava os cargos de Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil (cargo máximo da autarquia), desde março/2016 e também o de Presidente da Comissão de Reestruturação Administrativa e Operacional da OMB). É de conhecimento público de que ele tornou-se uma ameaça para todos os diretores da “velha guarda” que ocuparam e ocupam as cadeiras dos Conselhos Regionais havia muito tempo, fato comprovado, na denúncia feita pelo próprio Dr. Jesiel Motta (vice-presidente OMB/CF), ao tentar destituí-lo (vide matéria) aonde descreve para o procurador chefe do Ministério Público Federal da 2º Região categoricamente: “... Pasme Sr. Superintendente: o atual presidente do Conselho Federal vem fazendo intervenção em todos os estados criando verdadeiro clima de terror com os gestores dos Conselhos Regionais, como é o caso do Regional de São Paulo...” (O documento foi entregue ao MPF).

Dias depois da Assembleia de Jesiel Motta, que nomeou uma nova diretoria, a equipe interventora veio de Brasília para São Paulo com a intenção de retirar da sede, os novos interventores que reabriram a OMB/CRESP, mas encontraram resistência, empasse que agora está sendo investigado pela justiça.

A decisão jurídica desse imbróglio, deve acontecer mediante análise dos trâmites processuais de cada ação tomada por parte dos interventores e da diretoria da Ordem dos Músicos na ocasião dos fatos. Segundo Grimaldi detalhou: 1 - O edital publicado pelo vice-presidente Dr. Jesiel, convocando os diretores (inclusive de outros estados) para participarem de uma reunião em Brasília, foi publicado com apenas 48 horas de antecedência; 2) – A reunião deveria ter sido informada primeiro ao Presidente (Gerson Tajes) e se acaso ele não atendesse, aí sim poderia ser realizada uma reunião sem o seu consentimento; 3) – Independente das acusações, Gerson Tajes teria o direito a um prazo de 15 dias para se defender.


QUEM AFINAL É O PRESIDENTE GERAL DA OMB?

Segundo Grimaldi, levando em conta a convocação de assembleia realizada de forma irregular, sem as formalidades legais e sem o benefício de defesa aos acusados, Gerson Ferreira Tajes continua no poder até que a justiça analise todas as denúncias encaminhadas pelas partes.


OMB EM DERROCADA


Para Grimaldi, a tentativa de afastar Gerson Ferreira Tajes do poder, deve-se ao fato das intervenções revelarem várias maracutaias e irregularidades em nível federal. 

Apesar das arrecadações dos valores referentes a carteira de músico e o valor arrecadado do “Artigo 53” (imposto informal negociado por advogados) que detém um percentual do que se arrecada em shows internacionais, os escritórios da OMB passam por sérias dificuldades financeiras, com imóveis indo a leilão, condomínios e salários de funcionários atrasados, além de inúmeras despesas processuais e trabalhistas, mas parte dos valores referentes ao Artigo 53 encontram-se bloqueados pela justiça.


ROBERTO BUENO É INSÂNO OU SUBESTIMA A JUSTIÇA?

ESTRATÉGIAS OCULTAS


Grimaldi, durante a entrevista, cogitou pedir um exame de sanidade mental ao Professor Roberto Bueno para dirimir as dúvidas em relação a disparidade da carteira de músico de Gerson Ferreira Tajes e sem querer acendeu uma hipótese relevante: 


A DÚBIA PERSONALIDADE E AS TRAPALHADAS DE ROBERTO BUENO NÃO SERIAM PROPOSITAIS A FIM DE CONFUNDIR O PODER JUDICIÁRIO?

1) Em 20/05/2014, Roberto Bueno emitiu certidão em que declara que Gerson Ferreira Tajes não era músico profissional, ou seja, que seria músico prático o que não lhe daria direito de votar e ser votado para cargos de diretoria de acordo com a Resolução 005/2005;

2) Em 24/06/2014, Roberto Bueno declarou em um documento emitido para o Sr. Mario Henrique de Oliveira (Simpratec), que a inscrição de Gerson Ferreira Tajes na OMB de 28/05/2004, tinha como categoria “Músico Prático” e que o mesmo iniciou um processo para a categoria profissional, realizando a prova escrita em 04/10/2013, tendo 12 meses para terminar os procedimentos;

3) Em 03/07/2014, Roberto Bueno como presidente do Conselho Regional do Estado de São Paulo, entrou com um processo (0010254-55.2014.403.6100) contra toda a diretoria de Gerson Ferreira Tajes, na época, presidente do SINDMUSSP Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo, pedindo antecipação de tutela, pedindo anulação da eleição da chapa de Tajes, alegando que os membros não possuíam os requisitos de validade e eficácia;

4) Em 11/11/2014, Roberto Bueno, representando a OMB-CRESP apresenta ao Ministério Público Federal o pedido de desistência do processo contra a diretoria de Gerson Ferreira Tajes;

5) Em 17/04/2015, Roberto Bueno, assina uma certidão, como Presidente da OMB/CRESP, declarando ao Sindmussp – Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo que os arquivos encontravam-se desatualizados e que na referida data todos os músicos inscritos na OMB são considerados como músicos profissionais (Resolução 0024/2013/OMB/CF, nos termos do artigo 29 – 3857/60);

6) Em 10/09/2016, Roberto Bueno entrega ao Dr. Jesiel Motta uma carta de próprio punho, com firma registrada no 3º Tabelião de Notas de São Paulo em 20/10/2016, declarando que a inscrição de Gerson Ferreira Tajes na condição de músico profissional, junto ao Conselho Regional da OMB-SP é nula em razão de fraude e falsidade ideológica praticada no ato da realização do exame de habilitação e que uma funcionária havia realizado indevidamente o preenchimento das respostas teóricas da prova e que mesmo sabendo, inadvertidamente, ele teria assinado;

7) Em 25/10/2016, na denúncia entregue pelo Dr. Jesiel Motta para a Polícia Federal, consta que Roberto Bueno favoreceu para que fosse aprovado no exame da OMB em 04/10/2013, que a prova teria sido realizada no gabinete da Presidência, somente com a presença dos dois, ao invés de uma banca examinadora, como determina a lei 3857/60.

A INSANIDADE MENTAL É AMIGA DOS ADVOGADOS DE DEFESA

De acordo com a análise do artigo 150 do Código de Processo Penal, publicado no curso "Verbo Jurídico", "a partir das características da pessoa insana, que praticou o fato delituoso, bem como do fato delituoso em si, bem como requerida a instauração por alguma das partes ou de ofício pelo Juiz, será determinada a sua atuação em apartado, determinando-se a suspensão do processo enquanto durar a tramitação do incidente. Trata-se de uma questão prejudicial homogênea, não podendo o Juiz proferir sentença sem que o incidente esteja concluído. Uma vez determinada a sua instauração, deverá ser verificada a situação do réu tanto na data da prática do fato, como no momento atual."

Sendo assim, se provar que estava incapaz no momento do fato e mesmo que sendo capaz no momento atual, caso Roberto Bueno seja processado após o resultado de uma auditoria, a justiça entende que, como réu, era incapaz no momento do fato e tornou-se plenamente capaz no momento atual, a sentença deverá ser absolutória própria. Isso porque, no momento do fato era incapaz, logo não poderá ser imposta pena. No momento atual é capaz, não mais havendo periculosidade, que é o pressuposto para a imposição de medida de segurança.

AMIGOS? JUNTOS E MISTURADOS - NEGÓCIOS A PARTE?

Mesmo com todas as intempéries, denúncias e desmandos encontrados pelos grupos interventores e opositores em busca da famigerada "moralização da Ordem dos Músicos", o advogado responsável por negociar os valores do cobiçado Artigo 53 da Lei 3857/60, Dr. Helder Silveira (RJ), que antes participava de intervenções em outros estados junto com Roberto Bueno, foi visto na semana passada, em uma famosa pizzaria em São Paulo saboreando a massa, acompanhado dos interventores de Brasilia, Dr. Jesiel Motta, Anapolino e Jeremias. 

Com as enormes quantidades de liminares expedidas pela justiça isentando músicos de filiarem-se na OMB, caso a disputa pela Presidência da OMB/CF seja ganha por Jesiel Motta, a única fonte altamente rentável da autarquia e seus conselhos regionais, seria a atuação do Dr. Helder Silveira como executivo intermediário do recebimento desses valores desamparados pela fiscalização federal, uma vez que ao invés de serem recolhidos por boletos, são negociados à parte. 

Helder Silveira com Poladian Jr - Foto: Marcos Santos
Matéria publicada pelo jornalista Marcos Santos

Helder Silveira com Roberto Bueno durante intervenção na Bahia (fev 2014)

Novembro/2016 - Dr. Helder Silveira (RJ), Anapolino Barbosa da Silva (DF), Dr. Jesiel Motta (DF) e Jeremias Moreira (TO) reuniram-se em São Paulo



ISSO PODE MESMO ACABAR EM PIZZA?



Caso a OMB não tente proteger Roberto Bueno pedindo um exame de sanidade mental, resta aos atuais presidentes (sejam eles quais forem), refazerem um exame prático e teórico de música com uma bancada especializada, para que se afastem todas as dúvidas relativas à capacidade musical dos mesmos; muito embora |opinião pessoal|, tal capacidade, para ocupar o cargo de presidente de uma autarquia federal regulamentadora da profissão de musico, não deveria esbarrar na técnica do sujeito e sim na vontade política em se ocupar de tarefas que pudessem beneficiar a classe musical. A função de presidente de uma Ordem dos Músicos não é “fazer um som” na mesa de trabalho com um salário mensal de R$13 mil (SP), mas usar o seu potencial administrativo para pelo menos TENTAR representar os músicos em sanar as suas necessidades profissionais junto às esferas governamentais. Para tal, não há necessidade de afinação ou técnica musical, mas sim, honestidade, transparência e credibilidade. “QUEM SABE, FAZ AO VIVO” e os músicos do Brasil já estão cansados deste repertório repetitivo com 50 anos de existência, da AUTARQUIA DO MÚSICO, QUE FOI, SEM NUNCA TER SIDO.


"RESTA AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E À POLÍCIA FEDERAL, INVESTIGAREM TODAS AS DENÚNCIAS, COM PRESTEZA E SEVERIDADE, POIS OS MÚSICOS DO BRASIL SÃO CIDADÃOS QUE CONTRIBUEM COM O PIB, PAGAM IMPOSTOS, ESTUDAM E TRABALHAM MUITO, POR ISSO, MERECEM ESCLARECIMENTOS DO PODER JUDICIÁRIO E EM BOM TOM, AFINADO COM A VERDADE, SEM PAUSA E EM RITMO ACELERADO." (P.S.: Os músicos desejam saber como ocorrerá esse processo: Andante, Alegro, Prestíssimo ou Adágio doze por oito... )


Em tempo: São Paulo, 13/02/17

Gerson Ferreira Tajes, destituiu provisoriamente a equipe interventora da OMB, conforme RESOLUÇÃO N 1, DE 11 DE JANEIRO DE 2017 publicada no Diário Oficial em 17/01/17 pág 53



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