Assista nossos Programas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

CHICO NETO CRIA METODOLOGIA DE ENSINO PARA TERCEIRA IDADE

Chico Neto - foto: Claudia Souza

O cantor e compositor Chico Neto, é Professor e Regente da Orquestra de Violões da Terceira Idade da SAPS/CATI de Osasco - SP e criou uma metodologia de ensino que favorece pessoas na faixa etária de 60 a 80 anos no aprendizado musical.
O sistema de ensino propicia um ensino mais pratico e um aprendizado muito mais rápido:

ME: De que forma foi pensada a metodologia para quem nunca tocou violão?

- Quando pensei em uma educação musical mais prática, e direcionada às pessoas de qualquer idade que nunca tocaram, tive a intuição de uma metodologia mais prática. Foi aí que desenvolvi o estudo da formação das 7 notas musicais maiores e as 7 notas musicais menores.

A formação de 1 nota musical é constituída por 3 notas: que é a 1ª, 2ª e 3ª; tanto a nota maior como a nota menor, a partir desse conhecimento da formação de cada nota musical vi a possibilidade de qualquer pessoa, tocar o violão de uma maneira prática e rápida.

Dentro da formação de cada nota musical que é uma leitura universal, há possibilidade de tocar, cantar e compor musicas é muito maior, prático e fácil.

Tendo o conhecimento básico e prático que cada nota musical é formada por 3 notas, abre-se um leque musical universalmente de aprofundamento aos estudos musicais.

Foi quando tive a grande satisfação de ver idoso (as) com 60, 70 e 80 anos aprenderem a tocar, cantar e compor musicas com essa metodologia.

ME: Porque dessa metodologia?

- Porque somos brasileiros e não tivemos formação musical obrigatória nas escolas públicas, e nisso eu tive a ideia de criar essa metodologia prática e básica direcionada ao violão básico, para podermos tocar, cantar e compor musicas dentro da formação básica com essa metodologia, que é o estudo básico da formação das 7 notas musicais maiores e das 7 notas musicais menores.

Chico Neto é paraibano, iniciou carreira tocando as clássicas músicas entoadas nos bares de São Paulo, como: Raul Seixas (Gitá), Zé Ramalho (Avohai), Milton Nascimento (Nos Bailes da Vida), Gil (Não Chores Mais), Alceu Valença (Morena Tropicana), Caetano (Alegria Alegria), entre outros, sem sonhar que mais tarde os conheceria pessoalmente.

Lançou seu mais recente Cd “Maré Mar” com músicas autorais, com a participação de grandes músicos. Está feliz com o resultado, porque suas músicas estão tocando em Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e nos Estados Unidos.

Contato com Chico Neto: chiconetopb@gmail.com - Tel: 11 99256-1065