Programa Músico Empreendedor

segunda-feira, 2 de junho de 2014

ÓPERA CARMEM

Esquerda para direita: Juliana Schlesinger, Tatiana Kulikovsky, Malena Dayen, Maestro John Neschling, Rabino Michel Schlesinger, Sérgio Kulikovsky, Rabino Ruben Sternschein, Patricia Melo. Abaixo: Daphne Kulikovsky, Dora Brenner e Rinat Shaham.
Crédito: Foto A2

A CIP - Congregação Israelita Paulista foi a anfitriã da pré-estreia da ópera “Carmen”, realizada na segunda-feira, 26 de maio, no Theatro Municipal de São Paulo. O evento, apresentado pelo maestro John Neschling e os rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein, arrecadou o valor de R$ 350 mil através de patrocínios e dos ingressos, que serão revertidos para os projetos sociais da Congregação. Também na noite da ópera, a CIP convidou outras entidades beneficentes para assistirem o espetáculo  como a Obra Social Dom Bosco, União Nacional das Entidades Islâmicas, Unibes, Chaverim e o Clube das Vovós e Lar das Crianças da CIP.

“Foi uma ação muito bonita e importante para incentivar a conservação dos trabalhos sociais. A CIP sempre realizou esse apoio à crianças, jovens e idosos e, com a parceria do Theatro Municipal, pudemos realizar ainda mais”, destacou o rabino Michel Schlesinger.

A apresentação especial teve a participação da mezzo-soprano israelense Rinat Shaham, como Carmen, e o jovem tenor brasileiro Thiago Arancam, como Don José, além da regência do maestro espanhol Ramón Teba.  O presidente da Congregação, Sérgio Kulikovsky, também esteve presente  e recebeu os diversos convidados para o espetáculo, que na data já tinha as nove récitas esgotadas.

Sobre a CIP  

A Congregação Israelita Paulista (CIP) foi fundada há 78 anos atrás por judeus fugidos do nazismo europeu, e que em São Paulo se instalaram. Atualmente possui 1,6 mil famílias associadas que participam ativamente dos serviços religiosos, através do respeito às tradições e do cumprimento do ciclo de vida judaico.

A CIP teve sempre como um dos pilares de sua existência a responsabilidade social, através de um amplo conjunto de obras assistenciais, onde destacamos o trabalho desenvolvido com idosos: em sua inserção social, a Costura da Boa Vontade, o Clube das Vovós com atividades quinzenais para 200 idosos na entidade, o Coral, as aulas de informática; e para toda a comunidade existe a Central de Orientação ao Trabalho que capacita, orienta e encaminha as pessoas para o mercado de trabalho; e o Lar das Crianças - núcleo de atendimento à criança, ao jovem e à família em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, atende cerca de 400 crianças e jovens a partir dos quatro anos de idade até o seu encaminhamento profissional, oferecendo-lhes assistência global, acompanhando-os nos anos decisivos à sua formação, para que tenham a perspectiva de uma vida mais digna e plena inserção na sociedade.

Outro trabalho levado muito a sério pela entidade no Brasil é o diálogo inter-religioso, em que os rabinos da entidade costumam realizar encontros para troca de experiências e fortalecimento do diálogo, pois acreditam que desta forma as diferenças político-territoriais serão superadas. Para os rabinos devemos edificar pontes que unam as pessoas de fé e assim construirmos juntos a paz.

Congregação Israelita Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.