Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 11 de maio de 2023

Concurso de Música de Rua alcança mais de 400 inscritos e inicia apresentações para o público



70 artistas se classificaram para a próxima fase do Toca Aí, em busca do prêmio de R$ 10 mil para o grande vencedor



Foram mais de 400 candidaturas e 70 artistas escolhidos para as Seletivas da 3ª edição do Concurso de Música de Rua - Toca Aí!. Serão 100 shows em três meses e R$ 30 mil em prêmios para músicos habituados a tocar nas ruas e trens, e que agora terão um palco fixo no centro de São Paulo. O grande vencedor receberá R$ 10 mil.

Entre 15 de maio a 11 de julho, os artistas escolhidos se apresentarão no Pátio Metrô São Bento, no Centro de São Paulo. Todos os shows terão livre acesso ao público e os músicos de rua poderão colocar o “chapéu” para receber contribuições enquanto se apresentam.


 

Os participantes serão submetidos à análise pela equipe técnica e artística da produção do concurso. A comissão irá considerar critérios como performance, repertório, originalidade e comprovação da prática performática de rua de cada candidato. Os 30 melhores artistas se classificam para participar das Eliminatórias.

Elas acontecerão durante três sábados consecutivos (05/8, 12/8 e 19/8). Em cada um desses dias serão definidos três artistas para concorrer ao prêmio principal de R$ 10 mil na Final, que será no dia 26/8. No total, serão distribuídos R$ 30 mil em premiações.

A lista completa dos classificados para as Seletivas pode ser conferida no https://tocaai.art.br.



Apoio

De olho também no período pós-concurso, mais especificamente no apoio aos artistas de rua, a organização do Toca Aí! vai distribuir 30 kits de divulgação, compostos por um vídeo editado e fotos em alta resolução das apresentações.

"Essas entregas se somarão às premiações em dinheiro, que totalizam R$ 30 mil. Esperamos assim consolidar cada vez mais a pauta do incentivo aos artistas urbanos, apoiando o crescimento desses músicos de maneira sistemática e perene", destaca Isabela Parrón, criadora do evento.

Impactos da 2ª edição (2022)

O 2º Toca Aí! promoveu o trabalho de mais de 200 artistas trazendo visibilidade para a arte de rua. Foram distribuídos mais de R$25 mil em prêmios, valorizando o trabalho desses músicos e musicistas. E, pensando também em instrumentalizar os artistas, o Concurso forneceu um material de divulgação de alta qualidade para os concorrentes das últimas fases utilizarem em suas trajetórias profissionais e promoveu uma palestra sobre auto empresariamento de carreira.

Foram tomadas ações afirmativas para garantir a diversidade étnico-racial, de orientação sexual e identidade de gênero. Os indicadores foram medidos por meio de um censo realizado com as pessoas da equipe, músicos, prestadores de serviço e parceiros do Concurso. Destacam-se os resultados dos pilares étnico-racial e LGBTQIAP+, com 33% de pessoas negras e 36% de pessoas dentro da sigla. O Toca Aí! teve ainda a participação de pessoas vindas de oito estados brasileiros, das regiões Sudeste, Sul e Nordeste. Em relação ao pilar de gênero, vale salientar o protagonismo feminino na equipe do Concurso, composta por 63% de mulheres, incluindo os cargos de liderança.

Serviço

3º Concurso de Música de Rua Toca Aí!
Edital e selecionados: www.tocaai.art.br
Seletivas: de 15 de maio a 11 de julho
Divulgação dos selecionados para as eliminatórias: dia 21 de julho
Eliminatórias: dias 05, 12 e 19 de agosto
Final: 26 de agosto
Entrada: gratuita

Local: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia
Este projeto foi contemplado pela 6ª Edição de Apoio à Música para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura.

Apoio: Pátio Metrô São Bento, Tatu Cultural, Sesc Florêncio de Abreu, Metrô de São Paulo, Tenho Mais Discos Que Amigos e Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo

Saiba mais em: www.tocaai.art.br
Instagram: @concursotocaai

Sobre o Pátio Metrô São Bento

O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 3,2 milhões de passageiros que circulam mensalmente pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.

Acesse:

patiosaobento.com.br/
facebook.com/patiometrosaobento
instagram.com/patiometrosaobento

Nx Zero Anuncia Último Show da Mega Tour Cedo Ou Tarde no Allianz, em São Paulo, no dia 16 de Dezembro


As vendas serão abertas na próxima terça (16). 


Ingressos custarão a partir de R$50





Depois de mais de cinco anos longe dos palcos, Di Ferrero, Gee Rocha, Filipe, Conrado Grandino e Daniel Weksler se reuniram para a Tour Cedo ou Tarde, que começa esse mês no MITA.

Durante os próximos meses, a banda irá viajar o país com a turnê e agora, anuncia o fim desse ciclo. No dia 16 de dezembro, o gramado do Allianz irá virar palco para o último show da Tour Cedo ou Tarde.

O show será uma grande celebração e com surpresas e atrações que serão anunciadas em breve. A abertura das vendas acontecerá na próxima terça-feira (16).

O projeto é uma realização da 30e e Bonus Track, em parceria com a Agência de Música, responsável pelo empresariamento do NX Zero. A turnê Cedo ou Tarde mira em referências de shows internacionais que exploram a interação com público e a criatividade no uso de LED, conteúdo e tecnologia, interagindo com a identidade e conteúdo visual do projeto criado pela agência B+Ca.


NXZERO em São Paulo

Data: 16 de dezembro de 2023
Local: Allianz Parque
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-200
Classificação etária: Entrada e permanência de crianças/adolescentes de 05 a 15 anos de idade, acompanhados dos pais ou responsáveis, e de 16 a 17 anos, desacompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Valor de Ingressos:

Pista VIP:
R$ 195,00 (meia-entrada legal)
R$ 234,00 (ingresso-social)
R$390,00 (inteira)

Pista:
R$ 145,00 (meia-entrada legal)
R$ 174,00 (ingresso-social)
R$ 290,00 (inteira)

Cadeira Inferior:
R$ 125,00 (meia-entrada legal)
R$ 150,00 (ingresso-social)
R$ 250,00 (inteira)

Cadeira Superior:
R$ 50,00 (meia-entrada legal)
R$ 60,00 (ingresso-social)
R$ 100,00 (inteira)

Experiência VIP II: Ingresso Pista VIP + R$ 990 (serviço)
R$ 1.185,00 (meia-entrada legal)
R$ 1.224,00 (ingresso-social)
R$ 1.380,00 (inteira)

Experiência VIP I: R$ Ingresso Pista VIP + R$ 250 (serviço)
R$ 445,00 (meia-entrada legal)
R$ 484,00 (ingresso-social)
R$ 640,00 (inteira)

Venda online: eventim.com.br/nxzero
*Pagamento em até 10x

sábado, 8 de abril de 2023

Ultra Brasil: Marshmello, Alan Walker e DJ Snake unem música ao mundo gamer no Anhangabaú - SP




Headliners do Ultra Brasil, aguardado festival que retorna a São Paulo nos dias 21 e 22 de abril, Marshmello, Alan Walker e DJ Snake prometem animar o público de diversos universos na sétima edição do evento, que faz parte da marca de música eletrônica mais internacional do globo. Os DJs e produtores de renome mundial são conhecidos por singles que acumulam inúmeros plays nas plataformas digitais e são sucesso nas rádios, mas o que nem todo mundo sabe é a afinidade de ambos pelo universo geek, misturando duas indústrias que crescem cada vez mais: música e games.

Marshmello, por exemplo, tem mais de 42 milhões de ouvintes mensais no Spotify e quatro faixas com mais de um bilhão de streams na plataforma - “Happier”, com Bastille; “Silence”, com Khalid; “Wolves”, com Selena Gomez; e “Friends”, com Anne-Marie -, além de demais singles de grandes colaborações como Demi Lovato, Halsey e The Jonas Brothers. Somente em 2022, ele foi indicado ao Grammy Awards na categoria “Melhor Álbum Dance/Eletrônico” por “Shockwave”, ganhou como “Artista Favorito de Dance/Eletrônico” no American Music Awards e alcançou o 13º lugar no Top 100 DJs da DJ Mag, revista britânica que elenca os DJs mais populares por votação do público. Além disso, sua faixa “Numb” chegou ao top 40 da Billboard Hot 100 nos Estados Unidos e ganhou certificação de platina na Austrália.

Nos games, ele está no mesmo patamar. Ainda em 2022, sua relação com o jogo Fortnite se intensificou e foi chamada de “Melloverso” ao lançar diversas skins e itens para seu personagem, e até mesmo uma trilha sonora para o lobby. Vale lembrar que ele estreou no game em 2019 e protagonizou um evento ao vivo que pode ser considerado um dos primeiros shows realizados por músicos dentro do battle royale, alcançando mais de 10 milhões de visualizações.

Alan Walker, por sua vez, possui quase 25 milhões de ouvintes mensais, com 13 lançamentos em 2022, emplacando hits em vários países, principalmente na Noruega, atingindo o 11º lugar com “Hello World” (com Torine), 15º com “Headlights” (com Alok feat. KIDDO e Issam Alnajjar), 16º com “The Drum” e 17º com “Walkverse Pt. I & II”, seu mais recente álbum. Além de lançar uma coleção NFT chamada “Alan Walker Origins”, com três videoclipes de alto valor de produção do EP “Origins”, em parceria com a Binance NFT, ele também entrou para o 17º lugar no ranking da DJ Mag.

O artista tem duas faixas com mais de um bilhão de plays no Spotify - a icônica “Faded” e seu remix de “Issues”, original de Julia Michaels -, bem como já lançou trilha sonora para games como Fortnite e PUGB Mobile. Além disso, o DJ e produtor tem um game próprio chamado “Alan Walker - The Aviation Game”, no qual o jogador deve entrar no mundo virtual do universo Walker para uma missão de conquistar níveis desafiadores a bordo do drone AVI-8.

DJ Snake não fica para trás! Ele é o dono do hit global “Turn Down For What” (feat. Lil Jon), que foi um dos memes mais populares do Brasil, ganhando certificado de platina nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, além de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Mas o artista também faz parte do “clube dos bilionários” do Spotify com três faixas icônicas: “Let Me Love You”, com Justin Bieber; “Taki Taki” com Selena Gomez, Ozuna e Cardi B; e “Lean On”, com Major Lazer e Mo. Além disso, o francês tem uma longa lista de colaborações de peso, como com a brasileira Anitta em “Fuego”, que também tem Sean Paul e Tainy. Recentemente, ele fez uma performance pre-game no famoso Super Bowl LVII.

A afinidade de Snake com os games mistura também seu amor pela música. É que o artista tem faixas nos jogos “Dance Central Spotlight” e “Just Dance”, nos quais os usuários precisam dançar conforme a coreografia, além de fazer parte do “The SuperStar”, onde o jogador precisa tocar as notas conforme o ritmo. Os singles do francês também são trilha sonora dos jogos “Saints Row IV”, “Forza Horizon 2”, “NBA 2k16” e “FIFA 22”, game no qual foi um personagem do “FIFA 21” fazendo parte do “VOLTA” Groundbrakers.

Dando play em suas produções musicais próprias ou em seus momentos como gamers, Marshmello, Alan Walker e DJ Snake arrastam multidões em ambos universos. Sendo destaques do Ultra Brasil, os artistas se apresentam no mainstage (palco principal) do Vale do Anhangabaú (SP), no evento que une tecnologia de ponta, produção em grande escala e muitos talentos nacionais e internacionais. A sétima edição do festival, desta vez produzida pela 30e e pela BAN Music Worldwide, contará com quatro palcos e já anunciou o line-up completo, formado por Axwell, integrante do trio europeu Swedish House Mafia, Nicky Romero, Timmy Trumpet, Oliver Heldens, Above & Beyond, Vini Vici, Loco Dice, Reinier Zonneveld (live), Enrico Sangiuliano, Pan-Pot, Ilario Alicante, Kölsch, Solardo, HI-LO, Sam Paganini, e o B2B - como são chamadas as apresentações que unem dois ou mais projetos individuais para tocarem juntos - composto por Dubfire, Nicole Moudaber e Paco Osuna. Os ingressos para o festival estão à venda no site da Eventim (com taxa) e na bilheteria oficial (sem taxa) no Estádio do Morumbi.



SERVIÇO

Sétima edição do festival Ultra Brasil
Data: 21 (sexta-feira) e 22 (sábado) de abril
Local: Vale do Anhangabaú
Endereço: Av. São João, s/n - Centro Histórico de São Paulo (SP)
Abertura dos portões: 14h
Classificação etária: 18 anos
Informações: www.ultrabrasil.com
Ingressos: https://www.eventim.com.br/artist/ultra-brasil/
Redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter


PROGRAMAÇÃO

- 21/04 - Mainstage: Alan Walker, Chemical Surf, FTampa, Marshmello, Mykris, Oliver Heldens, Timmy Trumpet e Wade

- 21/04 - Resistance: Dubfire b3b Nicole Moudaber b3b Paco Osuna, Enrico Sangiuliano, HI-LO, Loco Dice, Melanie Ribbe, Pan-Pot e Popof x Space 92 presents Turbulences

- 21/04 - Worldwide: Gabe, Bruno Furlan, Jay de Lys, Jessica Brankka, Miguel Bastida, Paksman, Roxe, Vitor Vinter e Wade

- 21/04 - UMF Radio: Almanac, Ammo Avenue, Deadline, Groove Delight, Jord, Malifoo & Zuffo, Mojjo, Sandeville, The Fish House & Carol Fávero e Watzgood

- 22/04 - Mainstage: Axwell, Above & Beyond, DJ Snake, Kasablanca, Nicky Romero, Rod B & Rodrigo Vieira, Vini Vici e Vinne

- 22/04 - Resistance: Binaryh, Gui Boratto, Ilario Alicante, Kölsch, Reinier Zonneveld (live), Sam Paganini e Solardo

- 22/04 - Worldwide: Ace Ventura, Bliss (live), Chapeleiro, Hi Profile, Javier Bussola, Major 7, Morsei, Stryker, Vegas e Wrecked Machine

- 22/04 - UMF Radio: Barja, Beltran, Coppola, Duarte, Etta & Duncan, Inndrive & Bewav, Martin Trevy, Reezer & Evokings, Riascode e Volkoder



INGRESSOS

- Passe Pista (para os dois dias do festival): Lote 1: R$ 1.300,00 (inteira) + taxas | R$ 715,00 (ingresso social) + taxas | R$ 650,00 (meia-entrada) + taxas

- Passe Área Vip (para os dois dias do festival): Lote único: R$ 2.550,00 (inteira) + taxas | R$ 1.402,50 (ingresso social) + taxas | R$ 1275,00 (meia-entrada) + taxas

- Individual Pista (para um dia do festival): Lote 1: R$ 750,00 (inteira) + taxas | R$ 412,50 (ingresso social) + taxas | R$ 375,00 (meia-entrada) + taxas. Lote 2: R$ 850,00 (inteira) + taxas | R$ 467,50 (ingresso social) + taxas | R$ 425,00 (meia-entrada) + taxas

- Individual Área Vip (para um dia do festival): Lote 1: R$ 1.500,00 (inteira) + taxas | R$ 825,00 (ingresso social) + taxas | R$ 750,00 (meia-entrada) + taxas



BILHETERIA OFICIAL - SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO - MEDIANTE DISPONIBILIDADE

Estádio do Morumbi - Estádio Cícero Pompeu de Toledo, Bilheteria 5, portão 5 - Próximo ao portão 15.

Endereço: Endereço: Av. Giovanni Gronchi 1866 - Morumbi, São Paulo – SP

Horários de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h - Não tem funcionamento em feriados, dias de jogos ou em dias de eventos.



MEIA-ENTRADA E INGRESSOS PROMOCIONAIS

Confira em www.eventim.com.br/meiaentrada as leis de meia-entrada, identificando quem tem direito ao benefício e os documentos comprobatórios.



Sobre o Ultra Worldwide

Fundado em 1997, em Miami, Estados Unidos, o Ultra Worldwide está posicionado como a maior e mais bem-sucedida marca de festivais de música eletrônica do mundo. Presente em cerca de 26 cidades de 29 países - como África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Emirados Árabes, Índia, Japão e México -, o carro-chefe da marca é o Ultra Miami. O evento possui uma plataforma de transmissão ao vivo na internet, o “Ultra Live”, que acumula mais de 2 bilhões de visualizações já alcançadas. E também uma plataforma de transmissão de áudio, o “UMF Radio”, que é distribuída via Rádio FM para mais de 62 países, onde alcança mais de 22 milhões de ouvintes mensais.



Sobre a 30E – Thirty Entertainment

A 30E – Thirty Entertainment representa a nova geração do entretenimento ao vivo. Atuando em duas grandes frentes – Festivais e Grandes Turnês -, a empresa vem desenvolvendo o posicionamento “Delivering Happiness”, que traduz uma atuação mais preocupada com a experiência do público e das marcas. A 30E opera com grandes heads e contratos de partnership exclusivos com as principais companhias do mercado de entretenimento mundial.



Gustavo Mioto inicia turnê "Conexão" com super produção e show esgotado em São Paulo



Na noite da última quinta-feira, 06, Gustavo Mioto iniciou uma nova fase da carreira e realizou o primeiro show da turnê “Conexão” que rodará o Brasil em 2023/2024. Trazendo uma tecnologia inovadora no Brasil, Gustavo contou com uma super produção em um show com mais de duas horas de duração.

Separada em diferentes momentos, a apresentação contou com hits de diferentes eras do artista: “Anti-amor”, “Coladinha em mim”, “Fake News”, “Eu Gosto Assim”, foram alguns dos sucessos que levaram os fãs à loucura durante a noite pré-feriado.

Em um show com ingressos esgotados no Vibra São Paulo, Mioto contou com telões de LED exclusivos que deixaram sua apresentação ainda mais especial. Diferente do que o público estava acostumado, o evento contou até mesmo com uma parte voz e violão, em que o artista cantou alguns de seus sucessos que estavam sendo pedidos pelos fãs, e haviam ficado de fora do setlist.

Outro momento especial da noite foi o lançamento da mais nova música de trabalho. “Fim do mundo” chegou conquistando e surpreendendo o público. O hit é um dos mais especiais da carreira de Gustavo, e o momento dela no show de início da turnê provou que esse será uma das partes mais emocionantes dos shows que virão por aí.




Ana Castela surpreende fãs e lança "Tranqueira" em todas as plataformas digitais

 Sem avisar, boiadeira 
apresenta novo single


Ela não está para brincadeira mesmo e, nesta quinta-feira, Ana Castela surpreendeu o público lançando uma música inédita: “Tranqueira” que está disponível em todas as plataformas digitais.

Contendo spoiler, a canção que acaba de ser apresentada fará parte do primeiro DVD da cantora que será gravado no próximo mês. A canção conta com a produção de Eduardo Godoy e composição de Vittinho no Beat, Léo Souza, Mateus Feliz e Ana Castela.

Conhecida por muitos como boiadeira, Ana Castela vem acumulando um sucesso atrás do outro, atualmente a cantora está com mais de dez canções entre as mais ouvidas do país, além da agenda de shows lotada mensalmente.

Nas redes sociais, Ana Castela soma mais de 15 milhões de ouvintes mensais e 13 milhões de seguidores.

sexta-feira, 10 de março de 2023

Ana Cañas exalta a carreira de Belchior com DVD Ao Vivo "Ana Cañas Canta Belchior"

Ana Cañas exalta a carreira de Belchior com DVD Ao Vivo "Ana Cañas Canta Belchior", que reúne convidados e traz uma faixa inédita do artista cearense

A música inédita "Um rolê no céu" foi concedida à artista pelos filhos de Belchior; Ney Matogrosso e Rael participam do DVD


Há 2 anos, Ana Cañas apresentava os primeiros contornos de um projeto que marcaria sua trajetória, um tributo ao cantor e compositor cearense Belchior, que catapultou a voz da artista para diferentes lugares e, agora, se concretiza por meio de um registro audiovisual com inserções documentais em meio à performance musical. O DVD ao vivo Ana Cañas Canta Belchior apresenta uma mistura de composições clássicas e de canções “lado B” do artista cearense, além de listar “Um rolê no céu", faixa inédita com a qual Ana foi presenteada pelos filhos de Belchior. Com participação especial de Ney Matogrosso e Rael, nas músicas "Paralelas" e "Antes do Fim", respectivamente, a obra chega ao canal de YouTube oficial de Ana Cañas no dia 2 de fevereiro, às 21 horas (assista aqui).

“Eu me transformei totalmente cantando esse repertório. Me atingiu no cerne, na alma”, comenta Ana Cañas sobre a forma que a turnê na qual ela interpreta Belchior impactou a sua experiência pessoal e profissional. Antes de virar DVD, o show foi apresentado em quase 100 palcos pelo Brasil e indicado ao APCA como “Melhor Show do Ano”, em 2022. O registro audiovisual reúne canções como "Monólogo das Grandezas do Brasil", "Sujeito de Sorte" e "Coração Selvagem" e totaliza 17 faixas. “Escolhi o setlist com base na emoção que cada música causa na atualidade, estão ali as minhas preferidas”, complementa ela.

Ao longo dos 83 minutos que compõem o DVD, a cantora e compositora convida Ney Matogrosso para performar a música “Paralelas”. “Convidei-o pois sentia que o repertório do Belchior também conversava com sua própria poesia. Ney é um artista visceral, bicho de palco, um exímio performer”, conta Ana Cañas. “Antes do Fim”, por sua vez, última música do disco Alucinação (Belchior, 1976), tem a participação do rapper Rael, artista que “tem a particularidade do universo ao qual pertence”, como define Ana. “Sempre tive vontade de unir o rap à lírica belchiorana, sinto que Belchior estaria muito atento a este universo”, complementa ela.

A captação do registro audiovisual partiu de um conceito estético documental. Com câmeras especiais guiadas por uma equipe de cinema, o DVD tem como proposta uma atmosfera intimista e existencial por meio da potente voz de Ana Cañas, tudo para firmar a conexão com o legado e existência de Belchior. A performance das canções é intercalada com blocos documentais que contam a história do projeto – gravado no Estúdio NaCena, em São Paulo, com direção de Hugo Moura.

Processo fiel à vivência de Belchior, toda a concepção do registro foi realizada em contato com os dois filhos deixados pelo músico cearense. “Estive em contato com Mikael e Camila durante todo o projeto. Acabei ganhando de presente uma inédita do Belchior, uma canção incrível escrita por ele em 1987, com seu parceiro Gracco. ‘Um rolê no céu’ é um título muito significativo, pois parece uma mensagem dele para nós agora, lá do alto das estrelas. Foi muito emocionante gravá-la no DVD”, revela a artista.

Após dedicar sua carreira ao tributo à Belchior ao longo dos últimos anos, Ana agora se prepara para alçar novos voos. “Cantar as músicas de Belchior é um ensinamento fundamental pra mim. Há uma transformação dada por esse aprendizado em cantá-lo, ampliando o entendimento do que emociona e atravessa as pessoas”, finaliza a artista, que, para o futuro, promete um trabalho autoral de inéditas.

Assista ao DVD Ao Vivo “Ana Cañas Canta Belchior”




Tracklist:Na Hora do Almoço
Apenas um Rapaz Latino-Americano
Velha Roupa Colorida
A Palo Seco
Um Rolê no Céu (Inédita)
Comentário a Respeito de John
Divina Comédia Humana
Monólogo das Grandezas do Brasil
Antes do Fim (Rael)
Sujeito de Sorte
Medo de Avião
Coração Selvagem
Paralelas (Ney Matogrosso)
Fotografia 3x4
Alucinação
Galos, Noites e Quintais
Como Nossos Pais


Ficha Técnica:
Direção Geral: Ana Cañas
Direção DVD: Hugo Moura
Produção Musical: Fabá Jimenez e Ana Cañas
Direção de Fotografia: Jesus Mendes
Edição: Milner Souza
Músicos: Fabá Jimenez, Rovilson Pascoal, Adriano Grineberg, Meno Del Picchia, Loco Sosa e Fernando Nunes
Participações Especiais: Ney Matogrosso e Rael
Gravação e Mixagem: Flávio Senna na Cia. dos Técnicos
Masterização: Carlos Freitas no Classic Master (EUA)
Foto da capa: Camila Passos
Agradecimentos Especiais: Mikael Belchior e Camila Belchior


domingo, 26 de fevereiro de 2023

O Ensino de Música nas Escolas Públicas continua mal...


Por: Claudia Souza

A música é uma parte integrante da humanidade, tendo estado presente por centenas de milhares de anos e desempenhando um papel importante tanto na cultura como na história. Sempre foi uma ferramenta poderosa para expressar emoção, conectar pessoas e servir como fonte de inspiração. No Brasil, a música é parte integrante da vida, com uma variedade de gêneros, tais como samba, bossa nova, frevo, e tantos outros são populares em todo o país. Apesar de sua importância e prevalência na cultura brasileira, a educação musical nas escolas públicas brasileiras é gravemente carente. Este artigo vai examinar o estado atual da educação musical no Brasil, o impacto de sua falta, as razões por trás dela, as soluções potenciais e os benefícios da educação musical.

O que é música?

Para entender melhor a importância da educação musical no Brasil, é importante primeiro entender o que é música. A música é uma forma de arte que envolve som e silêncio, geralmente estruturado de alguma forma, como por exemplo, através do ritmo, da melodia e da harmonia. É freqüentemente usada para expressar emoção ou transmitir uma mensagem, assim como para entreter. A música também pode ser usada como uma ferramenta de mudança social, como tem sido ao longo da história. No Brasil, existe uma tradição musical incrivelmente rica, com uma variedade de gêneros e estilos. 

Música no Brasil: A Situação Atual

Apesar da rica tradição musical no Brasil, a educação musical nas escolas públicas brasileiras é gravemente deficiente. De acordo com um relatório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apenas 9,3% dos alunos das escolas públicas brasileiras recebem educação musical. Isto é alarmante, considerando a importância da música na cultura brasileira. Além disso, o relatório concluiu que a educação musical é mais prevalente nas escolas privadas, onde 25,6% dos estudantes recebem educação musical.

A falta de educação musical nas escolas públicas brasileiras é especialmente preocupante dado o fato de que a música pode ter um impacto positivo no desempenho acadêmico dos alunos. Pesquisas demonstraram que a música pode ajudar os estudantes a aprender, lembrar e pensar de forma mais crítica, além de ajudar a fomentar a criatividade e incentivar a colaboração.
 
O impacto da falta de educação musical nas escolas públicas brasileiras

A falta de educação musical nas escolas públicas brasileiras pode ter um impacto prejudicial sobre os alunos. Sem a oportunidade de aprender sobre música, os alunos perdem os muitos benefícios da educação musical. Eles são incapazes de desenvolver suas habilidades e conhecimentos musicais, o que pode impactar seu desempenho acadêmico e suas perspectivas futuras de carreira. Além disso, eles são incapazes de adquirir as habilidades criativas e sociais que podem ser adquiridas através da educação musical. Outro impacto prejudicial é sobre a indústria musical brasileira, pois os estudantes não estão tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades e conhecimentos musicais. Sem uma educação musical adequada, a qualidade e a diversidade da música brasileira poderiam sofrer ainda mais.
 
Razões por trás da falta de educação musical nas escolas públicas brasileiras

Há uma série de razões pelas quais a educação musical está faltando nas escolas públicas brasileiras. Uma das principais razões é a falta de financiamento. A educação musical é cara, e muitas escolas públicas no Brasil não têm os recursos para fornecê-la. Além disso, a música é frequentemente vista como um luxo e não como uma necessidade, portanto não é dada a mesma prioridade que em outras matérias.

Outra razão para a falta de educação musical nas escolas públicas brasileiras é a falta de professores qualificados. Os professores de música exigem um alto nível de treinamento e especialização, e muitas escolas públicas brasileiras não têm acesso a tais professores, impondo o ensino musical aos mestres de educação artística. Além disso, há também uma falta de recursos, como instrumentos, cadernos, livros e métodos de música, o que pode limitar a eficácia da educação musical.
 
Soluções Potenciais para Aumentar a Educação Musical nas Escolas Públicas Brasileiras

A fim de aumentar a educação musical nas escolas públicas brasileiras, é importante abordar primeiramente as causas subjacentes à falta de educação musical. A falta de financiamento precisa ser abordada a fim de fornecer às escolas públicas os recursos necessários para fornecer educação musical. Além disso, é necessário um esforço para recrutar e treinar professores qualificados, a fim de garantir que os alunos recebam uma educação de qualidade. Existem inúmeros músicos, com alta capacidade e com espaço para apresentações reduzidas, que poderiam prestar esse serviço devidamente remunerados, o que ampliaria a cadeia produtiva da música. 

A contratação de músicos profissionais desempregados e com poucas oportunidades para dar aula de música nas escolas públicas pode ser uma ótima maneira de melhorar o ensino de música nas escolas. Os músicos profissionais possuem muita experiência e conhecimento que podem ser compartilhados com os alunos. Além disso, eles também podem apresentar aos alunos estilos musicais diferentes, o que aumenta a diversidade do aprendizado.

No entanto, antes de contratá-los, é necessário garantir que esses músicos profissionais estejam devidamente preparados para o ensino acadêmico. Eles precisam passar por um concurso público e atender aos requisitos necessários, como experiência de ensino, conhecimento sobre o assunto e preparação acadêmica. Além disso, eles também devem passar por uma avaliação psicológica. Isso garante que eles estejam prontos para lecionar, pois ensinar é uma responsabilidade desejável.

Além de abordar as causas subjacentes, existem também outras soluções potenciais para aumentar a educação musical nas escolas públicas brasileiras. Por exemplo, o governo poderia oferecer incentivos para que as escolas públicas oferecessem educação musical. Além disso, poderiam ser estabelecidas parcerias público-privadas a fim de fornecer às escolas públicas recursos e conhecimentos especializados. O governo também poderia fornecer subsídios para recursos de educação musical, tais como instrumentos e livros.

A falta de preparação cultural e musical das pessoas indicadas para ocuparem os cargos públicos, prejudica as decisões em relação ao acompanhamento de um potencial ensino musical, pois sequer conhecem os compositores eruditos e populares que influenciaram e ainda influenciam estudantes de música que pretendem desenvolver esse conhecimento ( com raras exceções), o que constitui em negligência à introdução no ensino da matéria na grade escolar.


Benefícios da Educação Musical nas Escolas Públicas Brasileiras
 

A educação musical pode ter uma série de benefícios para os estudantes. Ela pode melhorar o desempenho acadêmico, fomentar a criatividade e incentivar a colaboração. Além disso, também pode ajudar a desenvolver habilidades sociais e emocionais, bem como proporcionar aos estudantes uma saída para a auto-expressão. A educação musical também pode ajudar os estudantes a se conectar melhor com a tradição e a cultura musical brasileira, bem como proporcionar-lhes uma apreciação por uma variedade de estilos musicais.

Além dos benefícios para os estudantes, a educação musical também pode beneficiar a indústria musical brasileira. Ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre música, a qualidade e diversidade da música brasileira pode ser melhorada. Além disso, a educação musical pode ajudar a fomentar uma nova geração de músicos talentosos e educadores musicais.
 
Exemplos de Programas de Educação Musical de Sucesso no Brasil

Apesar da falta de educação musical nas escolas públicas brasileiras, há alguns exemplos de programas de educação musical de sucesso no Brasil. Por exemplo, a Escola de Samba do Rio de Janeiro é uma organização que oferece educação musical aos estudantes da cidade do Rio de Janeiro. A organização oferece aulas de música e workshops, além de proporcionar aos alunos acesso a instrumentos e outros recursos musicais.

Além da Escola de Samba do Rio de Janeiro, há também outros programas de educação musical de sucesso no Brasil. A Escola de Música SESC-RS em Porto Alegre oferece aulas de música e workshops para alunos de todas as idades. Além disso, a Fundação Itaú Cultural em São Paulo oferece aulas de música gratuitas para alunos da cidade.

O Projeto GURI é um programa do Governo do Estado de São Paulo gerido pela Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato de gestão celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O GURI atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes. 

Muito embora seja louvável a participação dessas instituições, elas não conseguem atingir todas as crianças que gostariam de estudar música, espalhadas pelas escolas públicas. O ideal é que cada escola tivesse ensino musical, para que os direitos fossem igualitários.
 
Recursos para a Educação Musical no Brasil

Ah, ó Brasil! Um país onde a prioridade do governo Lula é investir uma fortuna em artistas famosos e ricos, com isenção de impostos através da lei Rouanet, enquanto ignora completamente a verba para o ensino de música nas escolas públicas. Não é nada surpreendente ver que muitas crianças nas periferias do país estão privadas do acesso à cultura e ao desenvolvimento pessoal, afinal, quem precisa de formação cultural quando se tem famosos para bancar?

Enquanto isso, muitos músicos brasileiros talentosos que não são famosos poderiam estar dando aulas para as crianças da rede de ensino público estadual, mas é claro que isso não é uma prioridade do governo. Afinal, por que valorizar o talento nacional e investir na educação cultural das crianças se podemos gastar milhões que poderiam ser revertidos em impostos através dos patrocinadores, em shows e eventos para os famosos?

É realmente uma lástima ver como o governo brasileiro trata a cultura e a educação como coisas secundárias. Enquanto isso, as crianças e jovens das periferias continuam sendo privados do acesso à música, à arte e ao desenvolvimento pessoal, e quem se importa com isso? 

Mas, é claro, podemos sempre contar com os músicos brasileiros talentosos e não para preencher essa lacuna, não é mesmo? Afinal, eles não conseguem ganhar dinheiro e ter sucesso como os famosos, poderiam simplesmente dar aulas de música para as crianças e receber um salário em troca, já que a vida noturna, com casas de espetáculos está se extinguindo, principalmente em capitais como São Paulo.

Enfim, é realmente uma situação lamentável. Mas quem sabe um dia o governo brasileiro acorde para a importância da cultura e da educação musical, e comece a investir em programas de ensino para as crianças das escolas públicas. Até lá, só nos resta lamentar a falta de prioridade do governo com a formação cultural das novas gerações.

A educação musical é uma parte essencial de qualquer sistema educacional e sua falta nas escolas públicas brasileiras é uma tragédia. Há uma série de benefícios que podem ser obtidos com a educação musical, tanto para os estudantes quanto para a indústria musical brasileira e até as indústrias de instrumentos e equipamentos para música.  

A música é uma parte integrante da cultura brasileira e sua importância não deve ser subestimada. Ela tem o poder de conectar as pessoas, fomentar a criatividade e proporcionar uma saída para a auto-expressão. Ao proporcionar aos estudantes a oportunidade de aprender sobre música, podemos assegurar que a rica tradição musical do Brasil não se perca e que a próxima geração de músicos tenha a oportunidade de alcançar seu potencial máximo.

A falta de ensino musical de qualidade para as crianças dos bairros da periferia em todo o Brasil é uma realidade preocupante. Uma das principais justificativas para essa situação é a dificuldade de locomoção até os polos culturais, que geralmente ficam distantes das residências dessas crianças.

Muitas escolas públicas não possuem estrutura adequada para oferecer aulas de música, e quando têm, os instrumentos disponíveis são insuficientes ou obsoletos. Além disso, muitas vezes os professores não têm formação específica na área musical, o que compromete a qualidade do ensino.

Diante desse cenário, muitas famílias de baixa renda não têm condições financeiras de arcar com cursos particulares de música, que geralmente são caros e não estão acessíveis às comunidades periféricas. As crianças dessas regiões acabam ficando privadas do acesso a esse tipo de formação cultural, o que pode prejudicar o seu desenvolvimento artístico e pessoal.

A falta de investimento na cultura e na educação é um problema grave e afeta diretamente o futuro das novas gerações. É necessário que sejam criadas políticas públicas que possibilitem a inclusão cultural das comunidades periféricas, levando o ensino de música e outras atividades artísticas para mais perto das crianças e jovens dessas regiões.

Dessa forma, é fundamental que o Estado invista em programas de educação musical nas escolas públicas, além de oferecer cursos e oficinas gratuitas em centros culturais que estejam localizados nas periferias. Só assim será possível garantir o acesso à cultura e ao desenvolvimento pessoal para todas as crianças e jovens do país, independentemente do lugar em que vivem.




segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Diego e Arnaldo anunciam a gravação do novo projeto "Essência"


A captação ocorrerá em Goiânia, no dia 01 de março de 2023 (quarta) e contará com participações especiais


Diego e Arnaldo se preparam para alçar novos voos. Depois do sucesso estrondoso em todo o Brasil de “Junto e Misturado”, e emplacar grandes hits como “Não Me Recomendo”, “A Mulher Mais Bonita do Mundo” e “Resumindo”, a dupla se prepara para a captação de um novo DVD.

Considerados uma das duplas mais importantes do Brasil, os sertanejos já batizaram o novo projeto e começam a escalação do dream team que comporá este grandioso passo na carreira dos cantores.

O nome escolhido para o novo DVD será “Essência”, que, como não poderia deixar de ser, carimbará o estilo musical único que concretizou e catapultou Diego e Arnaldo para o mainstream.

Os sertanejos também já marcaram o dia e a hora deste grande show. A captação aconteceu no dia 1 de março de 2023 (quarta-feira), em Goiânia (GO). Não conseguindo guardar segredo, a dupla adiantou que o projeto trará participações especiais.

Nos bastidores, o time de profissionais já começa a ser convocado. Juninho Melo assinará a produção musical e André Caverna, que já trabalhou com os artistas em outras situações, assinará a produção de vídeo do DVD – que trará aproximadamente 15 músicas.

Naturais de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, Diego e Arnaldo constroem juntos há seis anos uma história. Atualmente, colecionam números estratosféricos em todas suas redes sociais e aplicativos de música. No canal oficial do YouTube, por exemplo, seus vídeos já foram assistidos mais de 575 milhões de vezes. Já no Spotify, os amigos contabilizam quase 2 milhões de ouvintes mensais. E, como não poderia deixar de ser, no Instagram o sucesso não é diferente: 550 mil seguidores orgânicos – tendo um alcance de 1 milhão de pessoas em determinadas postagens.

Contando com 6 álbuns e diversos singles e EPs, Diego e Arnaldo trazem no currículo grandes empresas cuidando de sua carreira artística. Artistas exclusivos da Mega, atualmente, os cantores seguem a impressionante marca de 180 shows por ano.


domingo, 29 de janeiro de 2023

SESC SÃO CAETANO APRESENTA VERTENTES DO SAMBA, NO PALCO DA CONVIVÊNCIA

Foto Divulgação: FIRMA O PONTO

A cada sexta de fevereiro será apresentada uma vertente do samba.



Em comemoração a um dos gêneros musicais mais populares e importantes para a formação da cultura brasileira, o Sesc São Caetano destaca na programação do projeto “Cena Aberta”, as vertentes do Samba, que seja no carnaval ou em qualquer época do ano, fazem parte do cotidiano popular. Sempre as sextas de fevereiro a partir das 20h, trará grupos de samba que a cada apresentação mostrarão as diversidades rítmicas dentro do estilo musical. Venda de ingressos na rede Sesc SP.




Liderado pelo saxofonista, flautista e cantor André Calixto, dia 3, o grupo “Samba Só” resgata seu nome e repertório do grupo homônimo de samba da década de 70, criado por seus pais. No repertório sambas tradicionais que marcaram a história da Música Popular Brasileira. Nesta apresentação está acompanhado de Bebê do Góes (percussão) que conduz o samba raiz tocando ao mesmo tempo o pandeiro nas mãos e o tamborim e surdo nos pés, Edson Negrita (cavaco/voz) e André Moura (violão 7 cordas). André Calixto interpreta músicas como "Prova de Carinho" (Adoniram Barbosa), "Fita Amarela" (Noel Rosa), "Se Acaso você chegasse" (Lupicínio), "Casa de Bamba" (Martinho da Vila), "Juízo Final" (Nelson Cavaquinho).


O “Grupo Firma o Ponto” representa o samba de terreiro no dia 10 em um show que dá como reverência pontos musicados brasileiros de matriz africana e das rodas tradicionais, mesclando grandes clássicos com músicas de fundamento religioso e composições autorais, além de toda riqueza musical da cultura afro-brasileira.

Dia 17 o samba canção será representado por “Jurema Pessanha”, nascida na zona leste de São Paulo, lançou no ano de 2000 sua primeira gravação como back vocal no CD "Riqueza do Brasil" de Quinteto em Branco e Preto acompanhando os mesmos em várias apresentações. Desde lá consolidou sua carreira, inclusive com seu CD "Linha de Frente" e neste show apresenta os clássicos do samba-canção.

Desde criança, a cantora “Jéssica Américo” já chamava a atenção pela sua voz vibrante e estilo marcante nas rodas de samba da sua família. E dia 24, relembrará sambas enredo, como fazia na casa de sua avó paterna onde aconteciam as rodas de samba do bairro, no extremo leste da capital de São Paulo. Hoje, se prepara para lançar seu primeiro EP e viver sua grande paixão, que é o samba.


SERVIÇO:

Sesc São Caetano
Dias 3, 10, 17, 24 de fevereiro, às 20h
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Duração: 60 minutos
Recomendação etária: Não recomendado a menores de 12 anos
Ingressos: $30 inteiras / $15 meia entrada / $9 comerciários – Vendas Rede Sesc
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 11:00 às 20:00, sábados e feriados, das 9h às 17h30

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sábado, 28 de janeiro de 2023

Termina neste sábado as inscrições para o edital Academia Orquestra Ouro Preto



Criado para promover o ensino da prática orquestral, projeto recebe inscrições de jovens músicos nas áreas de violino e violoncelo. As inscrições encerram neste sábado, dia 28 de janeiro.


A Academia Orquestra Ouro Preto está com inscrições abertas para o edital voltado para proporcionar a jovens músicos, com idades entre 18 e 28 anos, a oportunidade de desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 28 de janeiro e oferecem quatro vagas para violino e duas para violoncelo. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00, entre fevereiro e dezembro de 2023.

Pautada na vivência artística, a Academia Orquestra Ouro Preto é um programa que visa dar oportunidade a jovens talentos para que experimentem a prática orquestral dentro de uma instituição reconhecida. Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. Desta forma, participar da Academia é uma experiência única, gerando vivências enriquecedoras com músicos e professores de reconhecida excelência.

Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos. Atualmente, 8 ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

A musicista Adélia Cristina, de 25 anos, natural de Mariana, ingressou na Orquestra Ouro Preto por meio da Academia quando ainda era estudante de música na universidade. Ela já tocava em um grupo de percussão e também já tinha participado da Banda Sinfônica da Universidade Federal de Ouro Preto, mas enxergou na Academia uma oportunidade para aprofundar seus conhecimentos e ter uma experiência de prática orquestral.

“A Academia Orquestra Ouro Preto apresenta uma importância fundamental na minha formação profissional. Desde que entrei, me desenvolvi muito como artista. Durante esse período, tive a oportunidade de fazer solos nos espetáculos, me apresentei com artistas renomados do cenário musical, como Alceu Valença e até participei de turnês com a Orquestra Ouro Preto. Todas essas conquistas só aconteceram por causa da Academia”, destaca Adélia.

Entre os projetos que ela considera mais marcantes na sua trajetória dentro da Academia está o concerto “Fernão Capelo Gaivota”, uma cantata cênica que reuniu orquestra, coro infantil e um balé. O espetáculo é uma adaptação de um clássico da literatura mundial e contou com a participação do premiado Tim Rescala. O projeto foi apresentado em Belo Horizonte e também no Rio de Janeiro.

Inovação

Sempre se desafiando e buscando promover novas experiências para os bolsistas de seu projeto de formação, a Orquestra Ouro Preto inova mais uma vez ao propor, ainda para este ano, a gravação do primeiro álbum da Academia, trazendo para esse período de aprendizado também a vivência em estúdio. “O grande desafio deste ano será a gravação do primeiro CD da Academia. A experiência de passar dias em um estúdio gravando e procurando a perfeição a cada take traz um crescimento técnico e musical de extrema importância na carreira”, afirma Rodolfo Toffolo, coordenador da Academia.

O edital com as informações completas e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.orquestraouropreto.com.br.






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sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Lançamento de Gustavo Mioto com Don Juan entra no Top 50 do Spotify

Comemorando os 10 anos de carreira, Gustavo Mioto acaba de entrar para o TOP 50 do Spotify com a música ‘Quando apaga a luz’, com participação de MC Don Juan. Nesta sexta-feira, 27, o sucesso amanheceu na posição de número 47 e promete subir mais. O clipe, disponível no Youtube, também já soma mais de 5,2 milhões de visualizações em menos de uma semana.

‘Quando apaga a luz’ é uma das quatro músicas lançadas na primeira parte do DVD ’10 anos ao vivo em Recife’. Além dela, ‘Cê Namorava’ é outra inédita que também está conquistando o público, acumulando quase 400 mil visualizações no Youtube apenas um dia após o lançamento. As já conhecidas: ‘Plaquinha de aviso’ e ‘Envolvidão’ também ganharam novas versões.

Gustavo Mioto celebrou durante todo o ano de 2022 seus 10 anos de carreira com o lançamento de diversos projetos. “Fiquei muito feliz com a música entrando no TOP 50 porque esse projeto de 10 anos é muito importante para mim. Achei a resposta dos fãs sobre a parte 1 muito massa. Espero que a parte 2 surpreenda tanto quanto. Ansioso para poderem conferir o DVD completo”, declarou Mioto.

"Gustavo Mioto - 10 anos Ao Vivo em Recife” gravado no Parador, localizado no centro turístico de Recife, foi marcado por muita produção, um palco 360 graus, efeitos visuais e arranjos musicais produzidos especialmente para o projeto. O show ainda contou com as participações especiais de MC Don Juan e Léo Santana.

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sábado, 21 de janeiro de 2023

CLAUDIA RAIA sofre perseguição em polêmica da Lei Rouanet


Por: Claudia Souza


Com a posse da nova Ministra da Cultura, a cantora Margareth Menezes, foram liberados 1946 projetos culturais que haviam sido aprovados pela Lei Rouanet e prorrogados outros que estavam com o prazo de captação vencidos. 

A notícia de que R$1 bilhão foram liberados, provocou uma comoção popular contraditória que tem usado a figura da cantora e atriz Claudia Raia como exemplo de indignação. 

É preciso ressaltar que os valores liberados para os artistas beneficiados nos programas da Lei Rouanet não saem direto dos cofres públicos, outrossim de impostos das empresas que deveriam ser recolhidos direto à união e que ao invés disso, são destinados para a realização de eventos culturais.

Cada artista contemplado com a aprovação da utilização de recursos de impostos das empresas privadas e pessoas físicas, tem o prazo de um ano para a captação desses recursos, ou seja, o próprio artista e sua equipe devem se inscrever nos editais abertos pelas empresas, para que possam concorrer ao prêmio.

O montante do valor recebido é utilizado para custear as despesas de toda a cadeia produtiva que envolve o projeto. Com essa verba são pagos os profissionais de diversas áreas como: técnicos cenográficos, técnicos de som, camareiros, costureiros, copeiros, maquiadores, faxineiros, publicitários, enfim, tudo o que envolver a produção do referido evento, além do elenco dos artistas relacionados.

Devemos ressaltar que segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomércioSP), o Brasil fechou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 152,4 bilhões. Apesar da cifra ainda ser inferior aos números pré-pandemia, representa um aumento de 12% em relação a 2020.

A produção de eventos aumenta as cifras de arrecadação de produtos e serviços, movimentando uma cadeia produtiva de com mais de 50 seguimentos que envolve transportes aéreos, alojamento, alimentação, entre outros. 

Para os artistas de menor projeção, aqueles emergentes, que ainda não tem uma infraestrutura preparada para concorrer ao prêmio da Lei Rouanet, torna-se quase impossível a adesão e encaminhamento do seu projeto, pois depende de uma equipe preparada, com conhecimentos técnicos para avaliação de custos, projeção de cálculos, planilhas de orçamento, e a linguagem acadêmica para que seja possível a compreensão de quem está avaliando o projeto para uma possível aprovação.

São tantos documentos exigidos, tantas informações, que um artista simples dificilmente conseguirá ter acesso e a aprovação desejada. Por essa razão a maioria dos contemplados são aqueles que tem condições financeiras de arcar com as despesas de uma equipe especializada na consultoria e encaminhamento de seus projetos, antes, durante e depois do evento, uma vez que as prestações de contas também são criteriosas, pois trata-se de impostos que deveriam ser pagos ao governo e são destinados para a Cultura.

A indignação de parte da população, consiste no desconhecimento de como é realizado o processo da destinação desses fundos e de como esse imposto que está sendo aplicado em artistas de renome, com projetos caríssimos impactam no custo X benefício do progresso cultural do nosso país. 

Projetos caríssimos como esse da Claudia Raia por exemplo, dificilmente chegam acessíveis para os que mais necessitam do conhecimento cultural. Recentemente a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, afirmou no Fórum Econômico Mundial em Davos na Suíça, que 120 milhões de pessoas no Brasil passam fome. Esses esfomeados não têm dinheiro para encherem a geladeira de suas casas, e também não terão apetite, nem tampouco condições de adquirir um ingresso para assistir um show maravilhoso de Claudia Raia. Esse é o motivo da indignação. 


Segundo a agência CNN, o custo da cesta básica do brasileiro atualmente é de R$663,29, o que representa aproximadamente 55% do salário-mínimo atual, que em breve ainda será descontado imposto de renda do trabalhador comum. Com o valor de impostos de supostos R$5 milhões que serão destinados ao Show da artista em questão (e como o seu projeto existem milhares na pilha), daria para comprar 7.500 cestas básicas para diminuir a fome por um mês.

Devemos lembrar que os grupos que assistem os grandes shows, possuem renda mais alta e pagam ingressos caros que podem ultrapassar a marca dos R$300, o que é impossível para os pobres e miseráveis desse país. 

O novo regime que se instala no Brasil deve se preocupar sim com a maioria dos trabalhadores e esfomeados. Tanto Claudia Raia,  como qualquer outro artista merece ter acesso às leis de incentivo cultural, tendo em vista que o sistema de captação de recursos também deve ser igualitário aos artistas de menor expressão que necessitam de apoio para crescerem.

Veremos no Brasil o ressurgimento de mais do mesmo como sempre tem sido visto, porém com tantas pessoas passando fome no Brasil, como não se cansam de afirmar Lula da Silva e Marina Silva, chegamos à conclusão de que o fomento à arte no país não enche a barriga de quase ninguém...

sábado, 19 de novembro de 2022

Maíra Ferreira e Juliana Ripke apresentam-se com o Coro Cênico do Projeto GURI no SESC Piracicaba


Juliana Ripke e Maíra Ferreira são as convidadas do Grupo de Referência de Piracicaba




O Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas. O GR de Piracicaba – Coro compartilha o palco com duas convidadas: a regente Maíra Ferreira e a pianista Juliana Ripke, no dia 27 de novembro, às 10h30, no SESC Piracicaba (Rua Ipiranga, 155 – Piracicaba/SP).

Para este concerto, o programa reúne obras corais de estilos e idiomas variados, com composições de Samuel Barber, Darla Eshelman e Juliana Ripke, explorando a linguagem coral e escrita que favorece as vozes juvenis em suas nuances e potencialidades.

Juliana Ripke

A pianista e compositora Juliana Ripke é doutora e mestre em musicologia pela USP e bacharel em piano. É pianista do Coral Jovem do Estado, professora na Escola Municipal de Música de SP e no Instituto Baccarelli. Tem atuado como pianista em concertos com a Orquestra Sinfônica de Santo André, OSESP, Orquestra Acadêmica de São Paulo, dentre outras. Teve composições estreadas em importantes concertos na Sala São Paulo, Auditório do Masp, Theatro São Pedro, Theatro Municipal de SP, dentre outros, por corpos artísticos como o Coral Paulistano, Coral Jovem do Estado, OSSA, OSUSP, etc.


Maíra Ferreira

Maíra Ferreira é bacharel em regência e piano pela UNICAMP, com mestrado em regência pela universidade Butler, em Indianápolis (EUA). Atualmente, é Regente Titular do Coral Paulistano, do Coro Adulto da Escola Municipal de Música e do Coral Avançado do Instituto Baccarelli. Foi premiada pela Revista Concerto na categoria ‘Jovem Talento’ (2019). Nos EUA foi pianista colaboradora do Butler Opera Theater e atuou como regente assistente do Butler Chorale e University Choir. Integrou o Indianapolis Symphonic Choir, apresentando-se em espaços como o Carnegie Hall. Especializada em coros infantojuvenis, atuou no Indianapolis Children’s Choir.


Mulheres na Música

A programação de concertos com o protagonismo feminino ocorre de setembro a dezembro, em diversas cidades do Estado. As artistas também farão masterclasses exclusivas para alunos e professores, no próprio espaço do Projeto GURI; e lives, aberta para o público em geral no YouTube.

“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral. Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos.
O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.

As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).


Grupo de Referência de Piracicaba – Coro


Tem proposta cênica, com elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados destaca-se o videoclipe da música ‘Amor e Ijexá’, com Zeca Baleiro (2016). Em 2017, o conjunto realizou o concerto ‘Sol, lá, Cidade’, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, participou do musical ‘Duetos, Canções e Momentos’ e integrou o workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir. Em 2018, pelo projeto de cultura ‘Sons da Terra’ cantou no auditório do MASP (SP); e ainda produziu o espetáculo ‘Era dos Festivais’.


Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Apoio ao Grupo de Referência de Piracicaba: Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Correalização: SESC Piracicaba.
Patrocinador Master: Instituto CCR.
Patrocinador Ouro: Tauste e EMS.

PROGRAMA
Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
Maíra Ferreira, regente convidada
Juliana Ripke, pianista convidada

AFRICAN-AMERICAN SPIRITUAL
Sometimes I feel like a Motherless Child
Arranjo: Michael John

SAMUEL BARBER (1910-1981)
Sure on This Shining Night

DARLA ESHELMAN (1959-)
One song at a Time

EAST AFRICAN WORSHIP SONG
Hakuna Mungu Kama Wewe
Arranjo: Kirk Aamot

LUIZ GONZAGA (1912-1989)
Qui nem jiló [arr. Juliana Ripke]

JULIANA RIPKE (1988-)
Medley Emicida
Arranjo: Juliana Ripke

GR Piracicaba – Coro
Maíra Ferreira, regente convidada
Juliana Ripke, pianista convidada
Data: 27 de novembro, domingo
Horário: 10h30
Local: SESC Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Piracicaba/SP
Entrada: gratuita

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura: Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.

Projeto Guri: O Projeto Guri é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

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quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Wesley Safadão e PromoAção anunciam "WS On Board Flórida" para 2023




Cruzeiro internacional terá show exclusivo e gravação de DVD nas Bahamas

Artista completo e um dos maiores representantes da música brasileira, Wesley Safadão anunciou na noite de ontem (13) em uma coletiva de imprensa ao lado de Edu Cristofaro proprietário da PromoAção, maior produtora de cruzeiros temáticos do mundo e que há 20 anos promove verdadeiros festivais de música, que o navio mais animado do Brasil rompeu barreiras e em 2023 vai navegar por terras internacionais. O destino? Uma ilha exclusiva nas Bahamas.

WS On Board Flórida já tem data pra acontecer. De 10 a 13 de julho de 2023, Wesley Safadão, Ludmilla, Zé Neto e Cristiano, Léo Santana, Bell Marques, Dubdogz, Tirullipae muito mais, estarão a bordo do MSC SEASIDE, um dos mais completos e luxuosos navios do mundo, com muita energia e shows exclusivos.

E, como um bom navegante e expert no assunto inovação, Wesley Safadão anunciou que vai registrar esses momentos especiais e gravar um DVD na ilha da MSC.Vale lembrar que Safadão é o primeiro artista brasileiro ater um navio temático internacional.

“É ousado e desafiador, do jeito que eu gosto. Essa é mais uma realização de um sonho profissional e que há alguns anos eu venho querendo fazer. Estou finalizando a quarta edição do On Board com cabines esgotadas e agora quero levar isso pro mundo” – declara Safadão

“Wesley vem falando de fazer navio internacional desde a segunda edição do cruzeiro dele. Fomos amadurecendo a ideia e chegamos à esse brilhante projeto que promete ser o maior evento em alto mar do mundo e ainda com direito à show particular do Safadão nas Bahamas.” – Eduardo Cristofaro - sócio proprietário PromoAção

A pré venda de cabines para o WS On Board Flórida terá início dia 16 de novembro. 
Mais informações através dos site www.wsonboard.com.br.


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terça-feira, 15 de novembro de 2022

Orquestra Jovens Músicos convida Jovens Solistas para apresentação gratuita em Piracicaba


Concerto será no sábado, 19 de novembro, às 20 horas na Sala Dr. Mahle



O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta o concerto “Orquestra Jovens Músicos convida Jovens Solistas”, sob regência do maestro Anderson de Oliveira, em Piracicaba.

A apresentação é gratuita e acontecerá no próximo sábado (19/11), às 20 horas na Sala Dr. Mahle, com participação de alguns jovens solistas que estão se destacando na atualidade: os pianistas Pedro Brack e Jordan Alexander e os percussionistas Daniel Lima, Rogério Alves e Augusto Nogueira para a apresentação inédita na Região Metropolitana de Piracicaba. Os ingressos podem ser retirados pelo site www.projetojovensmusicos.org.br a partir de quinta-feira (17/11).

A Orquestra é ligada ao Projeto Jovens Músicos que também é realizado pela Associação Amigos da Música de Piracicaba (Ampi) por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura,e o Concertos Jovens Músicos por meio do ProAC ICMS. Patrocínio ouro da Caterpillar, Supermercados Pague Menos, Embramaco e Romi; patrocínio prata da Stoller do Brasil, Painco e Oji Papéis Especiais; patrocínio bronze da Coplacana e Bom Peixe, com apoio da Candura.


“O concerto em especial, é parte do Projeto “Concertos Jovens Músicos” que tem o objetivo de fomentar o grande repertório da música para orquestra de câmara, difundindo conhecimento através do acesso gratuito aos grandes mestres da história da música”, declarou o maestro Anderson de Oliveira.

No repertório, o público vai assistir obras de Edvard Grieg, Mozart e Ernst Mahle na interpretação dos jovens pianistas que estão despontando na cena da música de concerto no Brasil: Pedro Brack é formado pela USP e suas premiações mais relevantes incluem 1º lugar no 26º Concurso Souza Lima (2017), 2º lugar no 27º Concurso de Piano de Ituiutaba (2020), e Melhor Intérprete de Bach na E-competição Piano em Foco (2020). Jordan Alexander participou de inúmeras competições e especializações internacionais, e seus prêmios mais recentes foram o 1° Lugar no Festival de Piano Almeida Prado e Prêmio Nelson Freire no Festival Internacional de Piano no Rio de Janeiro, destinado ao melhor pianista Brasileiro.

Os percussionistas que se apresentarão, Daniel Lima (tímpano) é professor de Percussão Sinfônica na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), mestre pela Universidade Federal de Uberlândia; Rogério Alves é bacharel em música com habilitação em instrumento (percussão) pela Unesp e atua em diversas orquestras como a Sinfônica de Campinas e a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; Augusto Nogueira atua nos principais grupos do Conservatório de Tatuí, além da Orquestra Sinfônica de Sorocaba.


O regente do concerto, maestro Anderson Oliveira é formado em composição e regência pela Unicamp, foi aluno de regência dos maestros Henrique Gregori e Roberto Tibiriça, estudou com nomes como Daisuke Soga, Catherine Larsen-Maguire e Neeme Järvi e, em 2022 recebeu Special Prize no Vienna Schule Conducting Competition, na Áustria.



Serviço

Evento: Orquestra Jovens Músicos convida Jovens Solistas

Dia/hora: 19/11/2022 (sábado) – 20 horas

Local: Sala Dr. Mahle - Rua Santa Cruz, nº 1155 – Centro – Piracicaba/SP

Entrada Gratuita: podem ser retirados pelo site www.projetojovensmusicos.org.br a partir de 17/11

Realização: Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, 
Associação Amigos da Música de Piracicaba (Ampi) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC ICMS

Patrocínio Ouro: Caterpillar, Supermercados Pague Menos, Romi e Embramaco
Patrocínio Prata: Stoller do Brasil, Painco e Oji Papéis Especiais
Patrocínio Bronze: Coplacana e Bom Peixe
Apoio: Candura
Produção Cultural: 3Marias Produtora Cultural
Redes sociais: Instagram e Facebook - @projetojovensmusicos
Telefone/WhatsApp: (19) 99297.6560


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terça-feira, 11 de outubro de 2022

Espetáculo "Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo" chega a São Paulo

Com copatrocínio da Lorenzetti, o documentário musical celebra grandes cantoras que fizeram história nas rádios e no streaming

Com grande sucesso e aceitação do público do Rio de Janeiro, o musical “Elas Brilham - Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo”, estreia na capital paulista. Copatrocinado pela Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, o espetáculo reúne sete atrizes que levam o público a uma viagem no tempo a partir da música, contando a história de grandes cantoras nacionais e internacionais. A temporada ocorre entre 07 de outubro e 13 de novembro, no Teatro Claro, no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo.

Passando por gêneros musicais como MPB, samba, jazz, rock e blues e pop, o documentário musical celebra a figura da mulher na sociedade, apresentando a trajetória de personalidades que quebraram preconceitos, venceram o machismo e abriram as portas para o futuro por meio da arte.

Em cena, o elenco canta do soul de Aretha Franklin ao rock de Rita Lee e Tina Turner, do talento de Elis Regina às composições autorais de Dona Ivone Lara, passando pelas vozes eternas de Whitney Houston e Marília Mendonça ao pop de Beyoncé e de Anitta.

Já é possível adquirir os ingressos do espetáculo por meio do site www.sympla.com.br ou pela bilheteria oficial do Teatro Claro (Rua Olimpíadas, 360 – 5º andar).

“É um grande orgulho para a Lorenzetti patrocinar o espetáculo, que já é sucesso absoluto no Rio de Janeiro.O musical reúne elementos importantes, com histórias marcantes de mulheres empoderadas, que ao longo de suas histórias quebraram barreiras, inspirando o público”, ressalta Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

 - Elas Brilham - temporada em São Paulo

Serviço


Elas Brilham – Vozes que Iluminam e Transformam o Mundo
Local: Teatro Claro, no Shopping Vila Olímpia - Rua Olimpíadas, 360 – 5º andar
Data: de 07 de outubro a 13 de novembro
Sessões: Sexta, às 21h, Sábado, às 18h e às 21h, e Domingo às 19h
Vendas pela internet: Sympla

Sobre a Lorenzetti


Com 99 anos e trajetória marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo, a Lorenzetti é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás. A empresa se destaca por colocar à disposição dos consumidores o que há de melhor em louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. O objetivo é oferecer produtos de qualidade e com design inovador, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e consciência ambiental.



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