Programa Músico Empreendedor

sábado, 10 de junho de 2017

Integrantes da Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul ministrarão masterclasses gratuitas a estudantes brasileiros

· Aulas técnicas de violino, viola, violoncelo, clarinete e oboé, promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, serão realizadas no dia 21/6

· As inscrições se encerram no dia 12 de junho

Músicos integrantes da Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul, que tem apresentação agendada em São Paulo, ministrarão masterclasses exclusivas de violino, viola, violoncelo, clarinete e oboé a estudantes brasileiros. Promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, as masterclasses acontecem na quarta-feira, 21 de junho, das 10h às 13h, na EMESP Tom Jobim. Os alunos que desejarem também poderão participar como ouvintes.

Essas aulas especiais permitem uma rica troca de conhecimento entre músicos brasileiros e grandes nomes internacionais, sendo também uma oportunidade para o Mozarteum Brasileiro identificar talentos para audições de intercâmbio cultural e também bolsas de estudos patrocinadas pelo Projeto Mozarteum. Para mais informações a respeito desses projetos, acesso o site www.mozarteum.com.br.

Os interessados em participar das mastercalsses podem fazer as inscrições até o dia 12 de junho, pelo site da EMESP http://emesp.org.br. Já os ouvintes podem se inscrever até o dia 20 de junho, diretamente no Mozarteum Brasileiro.

A Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul estará em São Paulo para duas apresentações dentro da série de concertos de 2017 do Mozarteum Brasileiro. Regida pelo maestro Milan Turkovic, a orquestra receberá como convidado o prodigioso violinista russo Vadim Repin, nos dias 20 e 21 de junho, às 21 horas na Sala São Paulo.

SERVIÇO

Masterclasses Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul
Local: EMESP Tom Jobim – Lgo General Osório, 147, Luz, São Paulo
Data: 21/06/2017
Horário: das 10h às 13h
Inscrições de alunos: até 12/06, às 13h, pelo site da EMESP: http://emesp.org.br
Inscrições de ouvintes: até 20.6, das 9h00 às 17h00, diretamente no Mozarteum Brasileiro pelo telefone (11) 3815.6377.

Instrumentos / músicos
Violino – Ayse Ozbekligil
Viola - Ersin Pamukcu
Violoncelo - Hakki Ozturk
Clarinete – Evrimk Guvenli
Oboé – Damla Tuncer


O Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.



Patrocinadores
Mantenedores: EMS
Ouro: Bradesco, Banco Votorantim, Ernst & Young
Prata: Allied, Banco Safra, Monsanto, Pirelli
Colaborador: Clariant, HTB, L’Occitane, Estadão e Vale-Cultura
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura, ProacSP, Governo do Estado de S.Paulo – Secretaria da Cultura

segunda-feira, 6 de março de 2017

SARAU VIRTUAL EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES



Será uma semana dedicada a olhar para as importantes questões do universo feminino através do encanto das artes.

A ideia é promover a interação dos participantes usando como fio condutor manifestações artísticas. É um convite para que as pessoas publiquem vídeos de suas interpretações de música e dança, fotos de artes visuais, desenhos, pinturas, textos que valorizem a mulher, que promovam a igualdade de gênero, que contribuam para o combate da violência doméstica, que minimizem o preconceito à mulher negra, à mãe solteira.

Monahyr Campos atuará como “cyber” anfitrião / mestre de cerimônias estimulando a participação coletiva mostrando alguns trabalhos ligados ao tema.

As publicações terão início no dia 05/03/2017 e encerrarão no dia 12/03/2017. Não há restrições para participar, todos estão convidados.



Uma mulher foi agredida a cada quatro minutos durante o Carnaval do Rio.

Uma mulher morre a cada 90 minutos no Brasil só por ser mulher.
A taxa de homicídios de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos.
A expectativa de vida de uma mulher trans é 35 anos e 90% delas estão na prostituição.
A renda da mulher brasileira é 32% menor que a do homem, a das negras é 64% menor.



A nossa arma na luta por uma sociedade mais justa e igualitária é a reflexão através da arte.



Sarau Virtual: https://www.facebook.com/events/1829772510608749/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Letícia Sábio mostra canções do CD Hortelã em show especial no Secretinho


Leticia Sábio - Foto: Divulgação
Em 7 de março, a cantora e compositora Letícia Sábio faz show especial no Secretinho, na Vila Madalena. O local tem endereço fechado, liberado apenas mediante senha. No show, Letícia apresenta canções do seu álbum "Hortelã", composições inéditas e covers de MPB, bossa e folk. Em seu trabalho, a artista faz reflexões e mistura romantismo e humor.

No setlist estão as canções autorais "Você", "Muita Coisa Pra Arrumar" e "Cafuné e Café". Já entre os covers, destaque para "Samba de Verão", de Caetano Veloso, "Não Vá Embora", de Marisa Monte e "Me Espera", da parceria de Sandy com Tiago Iorc. Participam da noite os artistas Pedro Passanesi, Jota.pê, Leandro Feliz e Karina Costa.

Serviço:
Letícia Sábio no Secretinho
Data: 07 de março de 2017
Horário: Terça, 20h
Local: Secretinho, Vila Madalena (senha e endereço de acesso à casa serão enviados após confirmação de presença em evento a ser criado no Facebook e divulgado em breve)
Preço: R$ 20,00

Sobre Letícia Sábio
Letícia Sábio é cantora desde criança, mas sempre dividiu esse amor pela música com outras atividades e profissões, se formou em economia, foi bancária por 10 anos e já trabalhou com muita coisa, com comunicação, marketing, inovação, pesquisa. Há pouco tempo mergulhou profundamente na música lançando o álbum Hortelã, e também se arriscou como fotógrafa.
"Quando me perguntavam o que eu queria ser quando eu crescer eu respondia que queria ser cantora, e hoje quando me perguntam o que eu sou, eu respondo que sou eu mesma, cheia de palavras para serem expressas em forma de música e curiosidade sobre muitos assuntos, acho que eu vou ser assim pra sempre, e tá tudo bem". 

Sobre "Hortelã":
Letícia Sábio lançou o álbum Hortelã em junho de 2016. Com direção de arte de Renan Alves, fotografia de Michel Souza e produção musical de Daniel Mendonça, o álbum traz canções que imprimem momentos vividos por ela. A cadência e o embalo podem ser comparados às referências diretas declaradas pela artista a seus contemporâneos como Tiê, Marcelo Jeneci, o folk de Malu Magalhães, as letras desenroladas de Clarice Falcão e até as lembranças da infância crescida junto com a Sandy.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

GOVERNO ALCKMIN INVESTE MAIS EM PRESÍDIOS DO QUE EM CULTURA

Por: Claudia Souza

"Por falta de R$7 milhões, Banda Sinfônica de São Paulo é extinta, enquanto o Sistema Prisional recebe R$51 milhões para reformas" 

Dia 9 de Fevereiro será a data que marcará no calendário de 2017 a decadência cultural do estado de São Paulo. Todos os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, serão demitidos. Ameaçadas de extinção, desde o final do ano passado, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Jazz Sinfônica, estão passando por momentos difíceis.

Segundo o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek, a Banda Jazz Sinfônica, ainda continuará recebendo a verba necessária, mas a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, com 65 músicos, será despedida, apenas o Maestro Marcos Sadao Shirakawa, ainda permanece contratado pela empresa Pensarte, organização social de cultura, responsável pela gestão das duas Bandas e do Theatro São Pedro.

Músicos durante a manifestação de 05/02 na Av. Paulista - SP
foto: Divulgação
Os músicos fizeram concertos em manifestações, no mês de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo e conseguiram apoio de vários deputados para a votação de uma emenda parlamentar que contribuiria com R$5 milhões dos R$9 milhões necessários para a sobrevivência da banda em 2017, até que conseguissem patrocínios de empresas privadas.

No início do ano, o Governador Geraldo Alckmin contingenciou, ou seja, “congelou” a quantia, impedindo que a emenda fosse repassada para a Banda. Desde então, os músicos têm realizado inúmeras manifestações públicas pedindo apoio e consideração para o fato de que o valor impediria o desemprego do grupo. Mesmo assim, e com pedidos das instituições de classe e da população, o governador continua irredutível em sua posição. Recentemente declarou à imprensa que o valor que seria repassado para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, será agora destinado ao Projeto Guri, garantindo 15 mil vagas de iniciação musical gratuita para crianças. Segundo a Secretaria da Cultura, o Projeto Guri dá aulas para 53 mil crianças e jovens no Estado de São Paulo. Este ano teve 4 dos seus 37 polos culturais fechados na região oeste paulista, mesmo com a Lei Rouanet aprovada e incentivos fiscais para os patrocinadores.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo existe há 28 anos e iniciou o seu trabalho com bolsistas. Os 65 músicos ficarão desempregados  a partir desta quinta-feira (09/02), mas todos os seus direitos empregatícios estão garantidos, segundo o Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo – SINDMUSSP, Adelmo Ribeiro, que também declarou, que embora as reivindicações ao governador e ao secretário da cultura, tenham sido em vão, pretendem continuar mobilizando não só os músicos, mas a sociedade, para que se manifestem em favor da Banda.

“Músico não procura emprego em jornal” Declarou o Maestro Sadao. A categoria dos músicos é diferenciada. Até a década de 80, São Paulo era a cidade da gastronomia e famosa pelas boates e noites agitadas, com o melhor da MPB, boemia e bossa nova; agora, se tornou conhecida, pela movimentação noturna na famosa cracolândia e as pichações que nunca são apagadas, ao lado da melhor sala de espetáculos da cidade, a “Sala São Paulo” e no entorno dos seus mais antigos monumentos.

Este ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, investirá R$51 milhões em presídios no estado e acabou de desabrigar um projeto de 28 anos que necessita de apenas R$7 a 9 milhões para a sua sobrevivência e que gera emprego para 65 músicos e vários outros profissionais que fazem parte da cadeia produtiva da música, como roldies, assistentes de palcos, iluminadores, técnicos de som e vários outros geradores de empregos, que atuam em torno de cada apresentação, sem falar dos milhares de fãs da música de boa qualidade e daqueles que nunca terão acesso à ela. É certo que a reforma de presídios, também vai gerar empregos e novas oportunidades, mas a quantia necessária que seria destinada para a manutenção da Banda Sinfônica tem um custo/benefício muito melhor para a população, como dizia Platão antigamente: - A música é a ginástica da alma.

As políticas públicas do maior estado do país, desprestigiam os fazedores da cultura, os trabalhadores da saúde, os professores, etc., e fomenta as inutilidades públicas, como os presídios que custarão uma fortuna para serem construídos e novamente reconstruídos, após os próximos incêndios e rebeliões. 

Neste carnaval, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, deveria fazer uma manifestação em frente ao pior presídio de São Paulo e em frente ao Palácio dos Bandeirantes, ao som de “Quem não chora, não mama (Nelson Barbosa – Vicente Paiva)” ou "Aonde está o dinheiro (Francisco Mattoso - Paulo Barbosa)".  Afinal, todas as reivindicações feitas pelo PCC – Primeiro Comando da Capital são negociadas e atendidas, mesmo que parcialmente pelo governo do estado. Mas, como as “manifestações” dos músicos são pacíficas e musicais, o governador se faz de surdo e os inocentes continuarão pagando pelos culpados. A inversão de valores no Brasil segue deslanchando a todo vapor. Como disse o filósofo pensador: “O maior inimigo de um governo é um povo culto.”

Infelizmente, o governo Alckmin, há muito tempo coloca a negociação com as facções criminosas à frente dos interesses sociais e principalmente culturais. A injustiça nunca esteve tão estampada nos preceitos políticos como ultimamente, não só em São Paulo, mas em todo o território nacional.

A pergunta é: AONDE IREMOS PARAR? - É muito mais barato comprar um giz do que uma bala de revólver. (Para alguns, comprar o giz pode ser barato, mas para outros, pouco vantajoso...)


Justificativas:


Cadeia improdutiva que será beneficiada com R$51 milhões:

Ladrões, assassinos, estupradores, políticos corruptos, sequestradores, traficantes, falsificadores, entre outros.

Cadeia produtiva da cultura, especificamente da música que será prejudicada pela falta de R$9 milhões:

Comércio varejista especializado em instrumentos musicais e acessórios, comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas, gravação de som e edição de música, ensino de música, produção musical, atividades de sonorização e de iluminação, gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas, discotecas, danceterias, salões de dança e similares, ou seja, pontos de turismo e de lazer.
ENTREVISTA COM O MAESTRO MARCOS SADAO SHIRAKAWA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é sacrificada pelo governo estadual

Músicos da Banda Sinfônica e Sindicato dos Músicos protestam
 em frente à Secretaria da Cultura - Foto: Divulgação
Por: Claudia Souza

Os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, reuniram-se na tarde de hoje (27/01), para um concerto protesto em frente a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na Rua Mauá no centro da Capital, a fim de reivindicarem seu direito ao trabalho no exercício da cultura em 2017.

Ao tomarem conhecimento dos cortes das verbas culturais e a possível desintegração da Banda, no ano passado, chegaram a realizar vários concertos no saguão da Assembleia Legislativa, pedindo apoio para os deputados à sua causa.

Sensibilizados, os deputados, liderados por Fernando Capez e Cauê Macris do PSDB, aprovaram uma emenda parlamentar à toque de caixa, que garantiria o valor de R$ 5 milhões em prol da Banda Sinfônica. A grande decepção, foi o contingenciamento desta verba para outros fins, pelo governador Geraldo Alckmin e o constrangimento, ao verificarem que estavam fora do edital de cultura.

A verba cultural para as Orquestras sinfônicas desde 2014 até agora, teve redução de aproximadamente 35% no orçamento.

O responsável pela gestão integral das atividades de fomento da Banda Sinfônica é o Instituto Pensarte, uma organização social de cultura, que além da Banda Sinfônica, coordena as atividades no Theatro São Pedro e a Orquestra Jazz Sinfônica. Neste ano, deve receber cerca de R$22 milhões, segundo apurou a Folha de São Paulo, R$6 milhões a menos do que no ano passado.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, existe desde 1989 e atualmente é regida pelo Maestro Marcos Sadao Shirakawa.

O governo do Estado, assim como a Prefeitura de São Paulo, parecem estarem dispostos a minarem a boa arte e a cultura do Estado e da maior cidade do país. Enquanto um detento custa ao governo R$5 mil, conforme tem sido divulgado na mídia, músicos que elevam almas através da música de boa qualidade, tem o seu espaço cada vez mais reduzido. Enquanto o Fundo Penitenciário Nacional receberá R$51 milhões do governo federal para melhorar a vida de quem destrói vidas alheias, regula-se R$5 milhões para a manutenção de uma Banda Sinfônica, com músicos que trabalham mais de oito horas por dia dedicando-se aos estudos e a apresentarem o melhor da cultura musical para a população.

Se presidiários, criminosos de alto escalão, receberão total apoio para num futuro próximo, atearem fogo em construções e pertences novos em suas celas, por que grafiteiros e músicos em São Paulo perdem cada vez mais espaços e incentivos?

É decepcionante para os paulistas saberem que pagam impostos altíssimos para ampliação dos cuidados com os criminosos e que apesar da fortuna que se arrecada, tratamos os nossos melhores músicos e artistas gráficos, como objetos descartáveis.

Todos perdemos: os músicos, que de trabalhadores, passarão a desempregados, num país em que a boa música não tem divulgação, nem tampouco espaço. O povo, perde por não poder desfrutar de mais momentos de lazer cultural. A cultura popular, também perde, porque se os melhores músicos do país são renegados à segundo plano, o que dirá os populares sem acesso à mídia?

Até o momento, nem o Secretario da Cultura do Estado José Roberto Sadek ou o governador Geraldo Alckmin  não se pronunciaram sobre o que pretendem fazer à esse respeito.

Os representantes do  Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo e da Ordem dos Músicos do Brasil têm estado presentes, participando das manifestações dos músicos da Banda Sinfônica. No entanto, o Secretário da Cultura do Estado, recusou-se a receber o Presidente do Sindicato dos Músicos de São Paulo e somente três músicos tiveram acesso à sala de reunião. Segundo o Maestro da Banda Sinfônica de São Paulo, Marcos Sadao Shirakawa, a verba de R$5 milhões pleiteada pelos músicos continua contingenciada.

A verba foi designada em 22/12/2016
De acordo com o Projeto de Lei 750/2016, ficou contigenciado o valor de R$20 milhões, sendo assim, o governo poderia restituir para a Banda Sinfônica de São Paulo os R$5 milhões para a sua manutenção.

Reserva de contingência 


Portanto, ou a opinião pública se manifesta, os grandes empresários apoiam a Banda Sinfônica de São Paulo em prol da cultura, ou estes músicos estarão desamparados e vinte e oito anos de uma bela história, de muito trabalho e dedicação, serão jogados no lixo.

Talvez o Brasil esteja precisando ser "FECHADO PARA BALANÇO".

Chegou o tempo de cobrarmos das autoridades maior eficiência no trato dos recursos públicos em sua aplicação nas causas nobres e nas pessoas íntegras e honestas. Emprega-se mais dinheiro aos que tiram oportunidades e aos que contribuem para a elevação cultural?  recebem cada vez menos? - A INVERSÃO DE VALORES ESTÁ ATINGINDO ÍNDICES ALARMANTES E PREOCUPANTES...

A democracia não está parecendo tão democrática ultimamente...


Link:
http://www.al.sp.gov.br/spl/2016/10/Propositura/1000005738_1000009839_Propositura.pdf

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Mano Réu Lança Primeiro WebClipe do seu novo Álbum "Diários"


Lançado nesse Quarta feira (11/01), Ilê, primeiro WebClipe do novo Álbum do Mano Réu é também a faixa de abertura do CD. "Ilê" vem do Yourubá "Casa" ou "Lar", e nessa analogia Mano Réu os caminhos numa apresentação ancestral e contemporânea do seu Rap e do seu novo disco. O Vídeo foi dirigido por Rás Akanni e edição de Bruno Araujo, conta com participações de pessoas da equipe do músico e artistas convidados como Anna Satt, o Grafiteiro Feik e o Grupo de Dança Identidade em Movimento.