Programa Músico Empreendedor

quarta-feira, 6 de maio de 2015

HANGOUT DENÚNCIA COLOCA EM DÚVIDA COMPETÊNCIA DA DIRETORIA DO SINDMUSSP

A dúvida ronda o meio musical... Denúncias do músico Mario Henrique de Oliveira, apontam irregularidades na eleição da diretoria do SINDMUSSP - Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo. Mario mostrou documentos comprobatórios nos quais, a diretoria do Sindicato não teria a qualificação prevista no estatuto para ocupar o cargo, pois segundo uma declaração por escrito do Presidente da OMB-CRESP, Professor Roberto Bueno, na ocasião da eleição, vários membros da diretoria seriam músicos práticos. Curiosamente, pouquíssimo tempo depois, a diretoria já eleita, estava regulamentada como profissional pela própria OMB, órgão regulamentador da profissão de músico.

Algum tempo depois de assumir o SINDMUSSP - Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo, o presidente Gerson Tajes, reiniciou uma campanha para acabar com a OMB/CRESP, colocando em frente do prédio bandinhas tocando em protesto e comemorando nas redes sociais a vitória da liminar que desobriga os músicos do estado à emitirem a carteira de músico, como sendo de autoria da entidade.

A briga começou após Gerson Tajes perder o apoio político do presidente da OMB/CRESP, Professor Roberto Bueno para a eleição ao cargo de presidente do Conselho Federal da OMB/DF. Quando Gerson percebeu que não ocuparia o cargo ao qual havia sido indicado, iniciou uma batalha frenética para atacar os Conselheiros e a Diretoria da Ordem dos Músicos, o que resultou em processos de ambas as partes, com desgaste emocional e político.

Logo depois, os presidentes fizeram as pazes e Gerson Tajes, desde então passou novamente a contar com o apoio da OMB para realizar trabalhos de inspeção e moralização dos escritórios regionais da Ordem dos Músicos, ocupando assim dois cargos: como presidente do SINDICATO e Presidente da Comissão de Reestruturação Administrativa e Operacional da OMB Federal.

Durante um dos hangouts denúncia, Mario Henrique de Oliveira, aponta o advogado Helder Silveira, representante da Ordem dos Músicos do Brasil, como negociador dos valores do artigo 53 junto aos empresários que trazem os shows internacionais para o país, valores esses que correspondem a 10% do valor contratual. Esse percentual, determinado por lei, é dividido entre a OMB e o SINDMUSSP (no caso dos shows de São Paulo), em partes iguais. Porém, apesar de se tratar de um emolumento previsto por lei, nem sempre os percentuais correspondem aos valores exatos dos contratos, podendo ser negociados pelo advogado, que segundo Mario Henrique de Oliveira, ganha uma comissão em cada negociação. Salientou durante seu relado que já ocorreram shows internacionais que recolheram a média de R$11,00  (valor simbólico).

A pergunta é: Por quê os valores arrecadados não correspondem ao valor real do contrato? Não seria inconcebível um contrato internacional com recolhimentos de valor praticamente simbólico?

Segundo consta, há muito tempo que grandes empresários negociam num acordo de cavalheiros, recolhimentos que deveriam ser específicos e tarifados por lei, uma vez que se trata de uma autarquia federal e dos sindicatos estaduais.

O estados de São Paulo e Rio de Janeiro, muito representativos nos recolhimentos de shows internacionais, pela quantidade de grandes eventos existentes, são os dois maiores arrecadadores. Recentemente, Gerson Tajes, usando de seu novo poder, outorgado pelo Conselho Federal da Ordem dos Músicos, realizou uma intervenção na OMB do RJ e não será nada impossível que em breve ele passe a ocupar cargos ainda maiores na Ordem dos Músicos do Brasil - Conselho Federal.

A ação política combinada de Roberto Bueno em São Paulo,Gerson Tajes (Alemão) no Sindicato de SP e intervindo nas OMBs dos outros estados, em comunhão com a Federal em Brasília; contando com parceiros e amigos, já integrando postos na OMB-RJ e com o apoio jurídico do ousado jurista carioca Dr. Helder Siqueira; deixa transparecer que o objetivo final pode ser o poder central e o controle do recolhimento e distribuição de todas as alíquotas do show business internacional de importação, para o resto do Brasil.

Apesar dos inúmeros grandes shows internacionais realizados no país, a Ordem dos Músicos e alguns sindicatos, como é o caso do SINDMUSSP enfrentam grandes problemas financeiros, por conta de processos judiciais, trabalhistas e indenizações.

Pode ser que a má administração dos recursos, faça com que o Conselho Federal da OMB tenha que tirar de um cofre para cobrir o outro. Os processos anteriormente movidos entre os presidentes da OMB/CRESP e do SINDMUSSP também fizeram com que os gastos fossem exacerbados.

Agora, as denúncias de Mario Henrique de Oliveira, deixam uma dúvida no ar: Por que o Presidente da OMB/CRESP, Prof. Roberto Bueno, teria fornecido uma declaração por escrito dizendo que parte dos músicos da diretoria do SINDMUSSP eram apenas práticos e não eram profissionais e depois de algum tempo eles estavam aptos para ocupar a diretoria do sindicato, devidamente documentados e aprovados pelo órgão regulamentador da profissão?

A prova de que nem mesmo o próprio presidente da OMB/CRESP acreditava na preparação musical da diretoria eleita no SINDMUSSP foi o processo movido pela autarquia em julho/2014 (época da desavença) e declinado dois meses depois, em setembro/2014 (quando fizeram as pazes), através de um pedido de desistência, aceito e arquivado em novembro do mesmo ano.

No processo, a Ordem dos Músicos do Brasil - CRESP denunciava que ocorreram diversas irregularidades de ordem política, eleitoral e financeira, que possivelmente ocasionaram lesão ao patrimônio do SINDMUSSP e enriquecimento ilícito por parte dos réus. (Vide processo)
Logo em seguida, ambos fizeram algum tipo de acordo e o processo foi retirado (Vide desistência). A OMB/CRESP também forneceu as cópias das entradas dos valores do artigo 53 publicados na matéria desse blog no dia 18/05/2014 (vide matéria), cujos valores dos relatórios descritivos, são iguais em ambas as entidades.

Gerson Tajes nunca quis conversar com o nosso blog apesar de inúmeros convites, apenas disse em off para conhecidos que realizaria a sua prestação de contas e depois disso nos processaria; a Ordem dos Músicos, que tinha ficado de publicar um link em site apropriado com a prestação de contas, ignorou a promessa e não se pronunciou mais após a nova aliança dos presidentes. O Professor Roberto Bueno sempre diz em suas falas que a entidade arca com despesas processuais da gestão anterior e que a OMB/SP ajuda a custear as despesas dos outros estados.

Desde então, inúmeros posts de boas aventuranças foram publicados pelo Sindicato, com fotos de reformas, reuniões com diversos políticos e uso da sigla UGT (União Geral dos Trabalhadores). Diversos músicos visitaram as dependências do Sindicato e deram depoimentos favoráveis às ações em troca de apoios. Nunca na história do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo, se viu um presidente tão bem relacionado, haja vista que se trata do segundo presidente, porque o primeiro, ficou durante 40 anos e não fez nada. Mas o fato intrigante é que apesar de tudo isso, o Sindicato e a OMB/CRESP frequentemente enfrentam problemas sérios de ordem financeira e apesar de sede própria e uma equipe enxuta, a arrecadação anual nunca seria menor do que aproximadamente R$ 3 milhões para cada uma (só em SP).

O jornalista que trabalhava para o sindicato, Marcos Antonio de Oliveira Santos, declarou recentemente num editorial em seu blog (Vide matéria), que não recebeu o salário combinado por seis meses, dos nove em que prestou serviços e está movendo um processo trabalhista. Boatos de que serviços também estariam sendo extintos pelos profissionais também correm no meio dos músicos, apesar de serem todos cobrados pelo sindicato.

O lobby com personalidades e políticos também está se reduzindo e sendo republicadas cenas anteriores para os desavisados, um marketing ao que parece, não está mais dando muito retorno para os músicos, ao contrário do presidente, que já consegue ocupar cargos de extrema confiança. As promessas de gravações com 1 mil Cd's,  carros à disposição para levar músicos ao médico, etc., também são questionáveis.

Processos em segredo de justiça estão correndo e o Ministério do Trabalho parece ignorar o porque processos são abertos e retirados em seguida e por qual motivo acusações dos mais variados tipos que levavam a idoneidade ao questionamento dos envolvidos, foram simplesmente apagados da história.

Apesar do empenho em "mostrar serviço" das entidades defensoras do "músico", os profissionais, parecem mais preocupados na busca do sagrado pão de cada dia e desistiram da preocupação com tudo o que diz respeito à sua profissão, deixando aos denunciantes a nítida impressão de que muita água ainda vai rolar...

Uma coisa é certa, se conflitos e irregularidades continuarem, a PROFISSÃO músico deixará de existir e se tornará apenas uma ATIVIDADE de prestação de serviços. A maior prova disso é que hoje em dia somente alguns órgãos é que ainda exigem a comprovação através da carteira de músico e até mesmo a prefeitura de São Paulo ignora a existência da Nota Contratual. Hoje em dia, qualquer pessoa, mesmo sem comprovar o exercício da profissão, pode se inscrever no MEI - Micro Empreendedor Individual e emitir nota-fiscal de serviços de música ao vivo.

Sendo assim, mesmo que o "casamento" entre OMB/CRESP e SINDMUSSP acabe, os músicos trabalhadores continuarão o seu árduo trabalho, porque até o momento, pouca coisa EM PROL DO MÚSICO melhorou.


Hangout de Mario Henrique de Oliveira











Matérias relacionadas:








Imagens:

Processo OMB/CRESP x SINDICATO




Desistência do Processo da OMB



Carta resposta da Ordem dos Músicos afirmando que os músicos eram práticos na época da eleição








João Carlos Martins relembra no Ensaio momentos marcantes de sua vida e carreira

Ensaio; Lucas Farias, Fernando Faro e Maestro João Carlos Martins
 Foto: Jair Magri
Programa inédito será exibido neste domingo (10/5), às 23h, na TV Cultura.

São Paulo, 7 de maio de 2015 - O maestro João Carlos Martins é o convidado desta edição inédita do Ensaio, apresentado por Fernando Faro, que vai ao ar no domingo (10/5), a partir das 23h, na TV Cultura.

O programa tem início com uma interpretação do Hino Nacional executado pelo maestro na cerimônia da entrega da medalha da Ordem ao Mérito Cultural.

Durante sua participação no Ensaio, Martins fala de sua vida pessoal e de todas as cirurgias que passou, além do acidente que seu pai sofreu quando começou a tocar piano.

Os principais momentos da carreira do maestro são relembrados na entrevista, incluindo seu primeiro concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque (EUA). João Carlos lembra quando tocou para a família de John Kennedy e para o líder cubano Fidel Castro.

O regente comenta também sobre a genialidade dos maestros Eleazar de Carvalho e Heitor Villa-Lobos e apresenta seu projeto social Bachiana Filarmônica. Fugindo da pauta musical, ele fala ainda para Fernando Faro, o Baixo, sobre sua paixão pelo futebol, especialmente pela Portuguesa.

Durante o programa, o maestro conta com a participação de Lucas Farias, um garoto de 15 anos que o acompanha nos concertos.

João Carlos Martins é conhecido por sua história pessoal marcada por lutas e superações, decorrentes da perda do movimento de ambas as mãos depois de uma série de acidentes e complicações de saúde que o impediram de continuar com sua grande paixão: tocar piano.

Em 2003, aos 63 anos, despediu-se do instrumento. Desorientado por um período, decidiu dar uma virada na vida e ser maestro, profissão que o consagrou internacionalmente.
Em abril de 2012, o músico se submeteu a uma bem sucedida cirurgia para recuperar os movimentos da mão esquerda. Ele teve eletrodos implantados no cérebro para restabelecer a coordenação entre o cérebro e os nervos da mão.

Atualmente, João Carlos Martins é regente da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP. O maestro também realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes.

terça-feira, 5 de maio de 2015

ADYLSON GODOY SE APRESENTA COM FAMÍLIA EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE CARREIRA

O Maestro Adylson Godoy que este ano etá completando 50 anos de carreira, vai realizar um show imperdível no SESC VILA MARIANA. Intitulado "Vida e Arte", o show traz sucessos autorais do compositor, acompanhados pela Camerata Erudsom composta de 16 músicos.
A surpresa desse show único será a participação da família Godoy no palco. O Maestro Amilson Godoy, o pianista Amilton Godoy e a cantora Adriana Godoy farão participação especial, marcando a data comemorativa e surpreendendo o público com o grande talento musical familiar que é uma das características da dinastia dos Godoy.



Conheça mais sobre o artista:

Maestro Adylson Godoy foi Diretor Musical dos programas “Fino da Bossa”, “Corte Rayol Show” e “Programa Hebe Camargo”. Comandou o programa “Boa Tarde Cartaz”, na TV Excelsior.

Fez os arranjos do disco, “Dois na Bossa Volume Dois”, de Elis Regina e Jair Rodrigues, entre outros tendo inúmeras composições gravadas por estes dois ícones brasileiros.

Obteve dezessete prêmios em Festivais (FIC Maracanãzinho, TV Excelsior, TV Record). Encerrou suas participações em Festivais após obter primeiro lugar no Festival Mundial da Venezuela, “Onda Nueva”, em 1972 com a música “Heróica” tocada por Zimbo Trio, interpretada por Sílvia Maria com arranjo do maestro Ciro Pereira. Vinte e seis países concorreram, bem como músicos de alta importância como Astor Piazzola e Dave Grusin. O júri era composto por nomes internacionais como Franc Purcel, Elmer Bernestain e Charlie Bird.

De 1998 a 2003 apresentou e dirigiu o “Programa Adylson Godoy - Vida e Arte” na Redevida de Televisão apresentando compositores, intérpretes e instrumentistas da música brasileira, levando mais de 200 artistas em rede nacional.

Possui mais de 250 músicas gravadas por nomes como Elizete Cardoso, Taiguara, Rosa Maria, Alaíde Costa, Silvia Maria, Maria Odete, Claudya, Walter Wanderley, Zimbo Trio, Elis Regina, Jair Rodrigues, Agnaldo Raiol, Márcia, Ronie Von, Leni Groves, Joe Pass, Nicolletta e Clara Nunes que se lançou em São Paulo no festival de TV Excelcior em 1966 com a música "Perdão".

No direito autoral, foi fundador do ECAD e na qualidade de Presidente da SICAM – Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais, liderou e venceu a luta contra a estatização dos direitos autorais no Brasil na época da ditadura. De 1996 a 2008 assumiu a Presidência da ASSIM – Associação de Intérpretes e Músicos (fundada por Elis Regina). Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro na Ordem dos Músicos do Brasil em São Paulo e no Distrito Federal.

Atualmente desenvolve um projeto na área erudita com composições sinfônicas, com o objetivo de estabelecer uma ponte musical entre o erudito e o popular, notadamente com sua rapsódia escrita com 4 movimentos para piano e orquestra apresentada pela 1ª vez no memorial da América Latina com a Jazz Sinfônica Jovem regida pelo Maestro Roberto Sion e no mesmo local com a banda sinfônica jovem regida pela Maestrina Mônica Giardini.

Nesse espetáculo dia 15/05 - 21 horas - no Sesc Vila Mariana em São Paulo, todo esse segmento sinfônico e litero-musical, estará sendo apresentado com o seu grupo musical "Camerata Erudsom, que será regida pelo Maestro Amilson Godoy, com participação especial do pianista Amilton Godoy e da sua filha Adriana Godoy.

Site: www.adylsongodoy.com.br
Facebook: maestroadylsongodoy

sábado, 2 de maio de 2015

CONJUNTO RETRATOS NO CENTRO CULTURAL JABAQUARA


Os amantes e apreciadores da boa música tem à disposição em São Paulo (Capital) um excelente programa neste final de semana.

No próximo domingo, 03 de Maio, o Conjunto Retratos formado por Alex Mendes (Bandolim), Paulo Gilberto (Flauta), Cesar Ricardo (Violão 7 Cordas), Fernando Henrique (Cavaquinho) e Donisete Fernandes (Pandeiro) apresentam em homenagem ao Dia Nacional do Choro no Centro Cultural do Jabaquara a partir das 11h00 a 102ª edição do Projeto Choro na Manhã.

Realizado a quase 10 anos, o projeto oferece ao público um café da manhã que é servido antes da apresentação e a entrada é gratuita

No repertório, choros de Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, Candinho do Trombone, Pixinguinha, Marcelo de Souza e Altamiro Carrilho.

DOMINGO | 03 DE MAIO DE 2015 - 11H00 | ENTRADA GRATUITA

AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL JABAQUARA

Rua Arsênio Tavolieri n.º 45 - Jabaquara São Paulo/SP
(Próximo a Estação Jabaquara do Metrô)
Informações (11) 5011-2421 - Quantidade de lugares: 300

Lulli Chiaro – Nunca Deixe de Sonhar

Lulli Chiaro - Créditos: Marcos Hermes
No dia 18 de junho (quinta-feira) o cantor, pianista e compositor Lulli Chiaro estreia o show “Nunca Deixe de Sonhar” no Teatro Bradesco em São Paulo. A apresentação vai reunir sucessos do novo álbum do artista - composto por 12 faixas em italiano e lançado pela Sony Music – como "Fra Le Nuvole" e “Mi Mancherai, além deconvidados especiais e tantas outras gratas surpresas.
Com certeza será uma noite única e marcante, afinal com todo o seu carisma e romantismo, Lulli vai celebrar o amor, a vida e os sonhos em uma apresentação que decididamente promete ser inesquecível.

O brasileiro Lulli Chiaro tem se destacado cada vez mais no cenário musical. Em apenas 7 meses de lançamento, é o mais novo fenômeno de vendas da gravadora Sony Music.

Serviço Show – Lulli Chiaro – Nunca Deixe de Sonhar
Data: 18 de junho (quinta feira)
Local: Teatro Bradesco
Horário: a partir das 21h30
Endereço: Rua Turiassu, 2100 - 3° Piso – Shopping Bourbon – São Paulo/SP.
Valores: De R$ 40 a R$ 230

http://www.teatrobradesco.com.br/programacao.php?id=607&evento=LULLI+CHIARO
http://www.ingressorapido.com.br/evento.aspx?ID=40345

Capacidade: 1.439 lugares
Informações: (11) 3670-4100

Não precisa dizer nada é o primeiro CD do cantor e compositor Ricardo Ferrara

Dono de um estilo envolvente e próprio, o jovem cantor aposta na qualidade melódica e poética da música sertaneja em tempos de empobrecimento e banalização musical.

Tudo começou no começo de 2002, quando Ricardo Ferrara decidiu gravar música sertaneja, ao agarrar a oportunidade que lhe aparecera de se apresentar no Canal do Boi, programa Show Brasil, na época, apresentado pela cantora Beth Guzzo.

Dadas as dificuldades próprias de uma produção / divulgação independente, teve que por um tempo, abrir mão do projeto musical, fazendo duas faculdades (Sistemas de Informação e Filosofia), trabalhando no levantamento das divisas que viabilizaria tal projeto. Foi em 2009 que o cantor e compositor retomou a produção de seu CD, atuando ele próprio na finalização da obra.

Participou de festivais de música religiosa, shows populares na praça e apresentações em bares paulistanos sempre tomados de emoção e um talento particular para a música, demonstrando, assim, sua habilidade para a música e o início de uma carreira longa. Ferrara investe na carreira artística muito cedo, buscando sempre acompanhar as tendências na área e na capacitação vocal. O cantor e compositor assina três composições de sua autoria: É você que me faz crescer, Um completa o outro e a música de trabalho que promete estourar nas paradas: Não precisa dizer nada, um belo arremate entre poesia, sensibilidade e interpretação. Destaque também para a versão Preciso te esquecer da canção Traces of Love, uma preciosidade do rock clássico da banda The Classics IV, interpretada com maestria por Ferrara.

Ricardo Ferrara também compõe e canta canções-mensagens, canções que tratam sobre valores humanos, da família, sobre Deus. Em 2012 participou de uma coletânea com duas composições próprias Aviva e Amizade divina.

Perfil:

Ricardo Ferrara é paulistano, mestre em Filosofia pela USJT, bacharel em Sistemas de Informação pela Unibero e bacharel em Filosofia na Universidade São Judas Tadeu. Participou de alguns programas de televisão, entre eles, o Canal do Boi, Rede Brasil, TV Século XXI, entre várias tv’s web’s e rádios comunitárias do Brasil e mundo.

Campanha “Vizinho Rockstar”

Guitar Player usa as reclamações dos vizinhos para encontrar os guitarristas mais esforçados de São Paulo

Pelo Futuro do rock, a revista encontra os guitarristas mais barulhentos da cidade.

Ao invés de receberem um multa ou um pedido para parar de tocar, dessa vez, os jovens guitarristas receberam um incentivo para continuar praticando. A campanha é assinada pela Leo Burnett Tailor Made

O futuro do rock depende de pessoas esforçadas. Mas como encontrar guitarristas que realmente ficam horas dedilhando uma guitarra? Quanto mais esforçado o guitarrista, mais ele incomoda os vizinhos. Foi a partir dessa ideia que a Revista Guitar Player lançou a campanha Vizinho Rockstar. Que tem como objetivo procurar guitarristas, na cidade de São Paulo, que se esforçam muito para, quem sabe um dia, serem um rockstar.

Para encontrar os guitarristas mais esforçados, a Guitar Player usou o banco de dados de reclamações dos condomínios e rastreou o nome e o endereço dos guitarristas campeões de reclamações.

Vitor Melly Cabredo (19 anos) e Elisa de Manincor Basile (17 anos) estavam no topo da lista. E como forma de incentivo e para garantir que, mesmo diante de tantas reclamações dos vizinhos, eles não deixassem de praticar, a Guitar Player surpreendeu os jovens guitarristas com um revestimento acústico em seus quartos, um guitarra especial feita pelo renomado Seize Tagima e ensinou o método exclusivo da Guitar Player. O guitarrista Luiz Carlini, uma lenda do rock brasileiro, foi o embaixador da causa. Ele foi o responsável por ir até a casa dos guitarristas fazer a surpresa.





A campanha “Vizinho Rockstar” foi idealizada pela agência Leo Burnett Tailor Made e visa incentivar os novos talentos do Rock.