Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

SescTV exibe documentário e show com o guitarrista Faiska‏

Faiska - Foto: Piu Dip

Dedicado ao jazz, rock e blues e considerado um dos guitarristas mais conceituados do Brasil, José Eduardo Borges, famoso como Faiska, é atração em documentário inédito da série Passagem de Som e num show da série Instrumental Sesc Brasil. Inéditos e com direção geral de Max Alvim, os programas serão exibidos no dia 31/1, domingo, a partir das 21h, no SescTV.

Faiska, que completou 40 anos de carreira, já fez shows e gravações com nomes como Eduardo Araújo, Rita Lee, Fagner e Ná Ozzetti e integrou a banda Joelho de Porco. No Passagem de Som, o instrumentista fala sobre a facilidade com que garotos aprendem a tocar hoje em dia com a ajuda da internet, mas ressalta que é preciso ter estilo próprio. Para ele, o músico e cantor norte-americano de blues B.B. King não era uma virtuose na guitarra. “Ele não tinha uma técnica. Mas, simplesmente era o B.B. King. Aquela nota dele era inconfundível”, explica.

Apaixonado pelas guitarras que toca, Faiska visita a oficina onde elas são confeccionadas. Ali, o luthier Márcio Zagamir explica o processo de criação de cada peça. No Mosh Studios, na capital paulista, o instrumentista conversa com Oswaldo Malagutti, proprietário do estúdio e fundador da banda Pholhas, que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Neste estúdio, Faiska gravou com diversos artistas, dentre eles, as duplas Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo, além de seus próprios álbuns.

O documentário acompanha, ainda, o ensaio do show de Faiska para a sérieInstrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. No espetáculo, o guitarrista toca composições de seus quatro CDs, todas de sua autoria, com participação de Ximba Uchyama, no contrabaixo, e Caio Dohogne, na bateria.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.


SERVIÇO:
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Faiska
Estreia: 31/1, domingo, a partir das 21h
Reapresentações: 1/2, segunda, às 16h30; 2/2; terça, às 9h30; 3/2, quarta, às 11h; 4/2, quinta, às 13h; e 6/2, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.