Programa Músico Empreendedor

terça-feira, 30 de abril de 2013

PERSISTIR: A DIFERENÇA ENTRE O SUCESSO E O FRACASSO

Por Eduardo Shinyashiki*

Nessa encruzilhada da vida, o que fazer diante dos obstáculos que se interpõem entre nós e nosso objetivo?

Comecemos com uma reflexão: a água que brota da nascente tem um objetivo bem definido, que é encontrar-se com o oceano. E, imediatamente, inicia sua trajetória. Ela forma um filete que escorre para um córrego, que se junta a um rio, que corre para o mar. Se em algum ponto encontra um obstáculo, uma barragem, ela se acomoda – mas só temporariamente, porque seu objetivo é correr para o mar. Em seguida transborda, encontra outro caminho ou se evapora e se transforma em chuva, que vai cair em algum lugar, juntar-se a um rio e chegar ao mar.

O percurso da água é uma metáfora do conceito de flexibilidade e perseverança.  Às vezes, nós, ao invés de mudar a forma de caminhar quando encontramos algum obstáculo, acabamos por mudar nossa meta. Com isso, fugimos de nosso caminho e nos distanciamos dela. Não podemos nos esquecer da necessidade de sermos flexíveis e perseverantes na realização de nosso sonho. Tenha em mente a importância de negociar com você mesmo para chegar ao seu objetivo, e não desistir dele.

Às vezes, a falta de perseverança aumenta a teimosia e o orgulho. Uma pessoa perseverante suporta a decisão tomada porque tem consciência de que o que foi decidido tem sabedoria, já a pessoa teimosa suporta a decisão apenas porque ela a tomou. Assim, corre o risco de transformar o que foi decidido em ideia fixa, sem ter mais a capacidade de discernir até onde é adequado ir e até quando insistir. E o que é pior: não se ouve mais, perde a chance de se questionar sobre a escolha feita.

É a falta de perseverança o que mais limita as pessoas na realização de seus objetivos. De vez em quando, queremos conquistar algo, mas logo que interferências ou problemas aparecem no caminho, nos arrendamos, jogamos fora os nossos objetivos e sonhos. No entanto, se quisermos realizar essas metas, precisamos cada vez mais treinar e utilizar a perseverança, qualidade indispensável para a conquista do que mais desejamos na vida.

Quando estamos em situações complexas, com problemas no trabalho, dificuldades pessoais, quando tudo parece incerto e nos desafia a desistir, é a força da perseverança que nos faz persistir. São nesses momentos que se vê a diferença entre quem tem perseverança para percorrer mais um pouco do caminho certo e continuar em direção ao seu resultado; e quem não tem essa maturidade e desiste.

A mensagem especial que eu trago é que a perseverança junto à clareza do que se quer, transformam-se em uma força altamente resistente. Os grandes líderes têm a união dessas duas qualidades para concretizar os seus objetivos e para se reerguer frente a uma derrota. Eles não são condescendentes com as suas próprias limitações e desvios de rota. Mantêm firme a ética em relação às próprias ações, com o alvo claro em mente, e dão continuidade à motivação no tempo. Afinal, é a perseverança que representa a diferença entre o sucesso e o fracasso.


Eduardo Shinyashiki é palestrante, consultor organizacional, escritor e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos, colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver, A Vida é Um Milagre e Transforme seus Sonhos em Vida - Editora Gente. Para mais informações, acesse www.edushin.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.