Programa Músico Empreendedor

domingo, 18 de maio de 2014

SINDMUSSP GASTOU R$ 4,3 MILHÕES EM MENOS DE UM ANO?

Por: Claudia Souza

FIQUE SABENDO PORQUE A PROFISSÃO DE MÚSICO DEVE SER RESPEITADA.

A AÇÃO DO MÚSICO TRABALHADOR GERA MILHÕES EM RIQUEZA,
 PROSPERIDADE PARA VÁRIOS SETORES E A AMBIÇÃO DE LIDERANÇAS
"INTERESSADAS" EM DEFENDER A CATEGORIA.


A força e determinação com que Gerson Tajes assumiu a liderança do SINDMUSSP e tirou do comodismo músicos em zona de conforto, abriu portas, renovou esperanças, ascendeu ideias, mudou o ar rançoso de um espaço criado para MÚSICOS e pouco aproveitado pelos mesmos; pois infelizmente o ser humano tende a gostar de encontrar tudo pronto e é cômodo quando alguém chega e resolve todos os problemas, como aparentemente fez a nova equipe. Com a posse, no mês de agosto/2013, novas expectativas foram geradas; propostas de “vamos gravar Cds de graça nos novos estúdios”, cursos, tratamento odontológico, cabeleireiro, etc. aos afiliados, criaram um mundo mágico de “Alice no país das Maravilhas” aonde os afiliados realizam o desejo do apoio profissional. Claro que é perfeitamente possível, desde que se tenha dinheiro em caixa para fazer tudo isso.

O fato é que logo depois de assumir a presidência do Sindicato dos Músicos de São Paulo e destituir Wilson Sandoli da cadeira que ocupou durante quatro décadas, Gerson Tajes tinha conhecimento do recebimento do valor de R$2.687.768,33 depositados em juízo pela empresa T4F Entretenimento S/A em meados de abril de 2013 (quatro meses antes de sua posse), fato muito divulgado durante a sua campanha. Além desse valor, o SINDMUSSP recebeu mais de R$1.677.776,50 entre os meses de Abril/2013 e Fevereiro/2014, somando o valor equivalente aproximado de R$ 4,3 milhões, isso apenas referente ao Artigo 53, sem contar com as taxas de contribuição sindical e mensalidade dos afiliados.

O que é o artigo 53?

(... “O ARTIGO 53 DA LEI 3857/60 que criou a Ordem dos Músicos, determina que todos os contratos celebrados com músicos estrangeiros somente serão registrados no Órgão competente do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, depois de provada a realização do pagamento pelo contratante da taxa de 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato e o recolhimento da mesma ao Banco do Brasil em nome da Ordem dos Músicos do Brasil e do Sindicato local em partes iguais.

Parágrafo Único – No caso de contratos celebrados com base, total ou parcialmente, em percentagens de bilheteria, o recolhimento previsto será feito imediatamente após o termino de cada espetáculo.” ... )


Logo depois, os internautas e observadores visualizaram nas fotos (já retiradas) das redes sociais, viagens, almoços em restaurantes caros, trocas de veículos e várias outras ostentações dignas de celebridades. Embora ninguém tenha nada a ver com a vida particular de sindicalistas, o mero detalhe é que a diretoria do SINDMUSSP – Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo, logo que entrou, justificou-se com uma obra faraônica no andar, com reformas que entusiasmaram à todos pelas boas intenções, mas, que agora apresentam indícios de contas atrasadas, tentativas de empréstimos, protestos e boatos de funcionários com salários atrasados. Uma pesquisa no Serasa em 16/05 apontava mais de R$9 mil em protestos distribuídos no 3º, 5º e 6º Cartórios em São Paulo, referentes a dívidas da gestão anterior de 5/09/2012 = R$126,00; 16/6/2010 = R$9.199,00 e 5/10/2009 = R$518,00, que não se sabe porque, não foram sanadas, uma vez que entrou dinheiro no caixa.
As reformas realizadas no andar, segundo especialistas, não devem ultrapassar a marca de R$1 milhão.

1) - Sendo assim, acumulando em quase um ano, cerca de no mínimo R$4,3 milhões, por que o SINDMUSSP passa por dificuldades financeiras sem conseguir honrar seus compromissos e cumprir acordos judiciais?

2) - Será que Wilson Sandoli foi mesmo neutralizado no Sindicato? Teria havido algum tipo de acordo financeiro? Segundo o Jornal “Acorda Músico” do Sindicato, mesmo após ter recebido o os R$2,6 milhões, a administração de Sandoli tinha dívidas de apenas R$241 mil entre condomínio, protestos e plano de saúde.

3) - Por que então o Sindicato não entrou com nenhuma medida judicial para rever os R$2.687.768,33 que havia entrado no caixa quatro meses antes da retomada, caso esse dinheiro não estivesse mais na conta?

4) - Por que quando assumiu o Sindicato, não afastou Sérgio Luiz Boarin (contador) que tanto foi atacado pela chapa de Gerson Tajes durante a campanha?

Haja vista que a plataforma de denúncia espalhada pela equipe de Tajes durante sua campanha em jornal (anexado abaixo), numa coluna denominada “HIERARQUIA DA QUADRILHA”, apontava SERGIO LUIZ BOARIN (Que não é músico), como homem de confiança de Wilson Sandoli e possível corrupto, o qual agora, integra a equipe do novo presidente.

Quando iniciou a reforma da sede, o SINDMUSSP uniu-se com a Ordem dos Músicos num marketing de reforma política. Juntos, atuaram no afastamento do Ex-Presidente do Conselho Federal da OMB e nos estados do Pará, Rio de Janeiro e Bahia. Talvez, o objetivo fosse uma indicação para alguém da diretoria do SINDMUSSP assumir os cargos vagos, o que não ocorreu e consequentemente resultou na ruptura de opinião que atualmente bombardeia as redes sociais, aonde o SINDMUSSP lidera músicos nas manifestações contra a OMB, demonstrando uma mudança radical.

Na época em que se apoiavam e durante a reforma do Sindicato
reuniões e assembleias eram realizadas na sede da Ordem dos Músicos

Na foto, assembléia realizada no auditório da Ordem dos Músicos
para aprovação da contribuição sindical
O veículo informativo da Ordem dos Músicos divulgou as ações em apoio ao Sindicato.


Wilson Sandoli, também ocupava a cadeira da OMB quando foi afastado pela nova diretoria da Ordem dos Músicos. Desde então, muita coisa mudou e continua mudando de 2010 até agora, quando o Prof. Roberto Bueno assumiu a nova Diretoria, depois de 40 anos de estagnação.

Agora, o Sindicato está fazendo uma campanha para colher assinaturas de músicos para acabar com a falta de respeito do Órgão regulamentador da Profissão de Músico. Em seu encarte, está o simbolo da UGT e de Ricardo Patah, (compadre de Gerson Tajes) apoiando a ação do SINDMUSSP. 

5 ) - Qual seria a falta de respeito e dignidade às quais o SINDMUSSP se refere? Uma vez que a OMB tem por função única, regulamentar a profissão do músico e mesmo assim, oferece cursos e workshos GRATUITOS para os músicos afiliados, benefícios esses que não fazem parte das suas atribuições de regulamentador, mas que vinha exercendo enquanto Sândoli ainda estava empedrado no Sindicato.

6) - Estaria Ricardo Patah sabendo da dificuldade financeira pela qual passa o Sindicato?

As lideranças brigam entre si e pouco mais de uma dezena de músicos, mal pagos, fazem o circo nas manifestações bancando os “bobos da corte”, enquanto a realeza come do bom e do melhor e desfruta das benesses e notoriedade numa terra de cegos, aonde quem tem olho e a mão na “grana” é rei. 

Ao que parece, caso Gerson Tajes tenha êxito em suas campanhas, o líder que posteriormente assumiria a OMB para efetuar a "Moralização", provavelmente seria de sua coligação e deteria o poder das duas entidades, fazendo com que a história se repita novamente. Quem é Brasileiro já está acostumado com as dobradinhas e jogos de sucessão aonde somos manipulados e obrigados a aceitar os muito bem indicados e encaixados em cargos e "salários".

As vantages que Wilson Sandoli desfrutou ao ocupar o cargo de Presidência das duas entidades no passado, foram os empréstimos e transferências bancárias que realizava entre as contas, que ironicamente respingavam em sua contabilidade pessoal.

Quando pensamos que tudo vai mudar e em seguida percebemos que trocamos seis por meia dúzia, bate uma insatisfação temporária, até que possamos refletir e analisar os fatos que nos levaram ao cômodo lapso de acreditar em alguém melhor.

Se quiserem me provar o contrário, por favor, DIVULGUEM.
7) - AONDE ESTÁ O DINHEIRO ou o que sobrou dele?

A nossa redação tentou marcar uma entrevista com Gerson Tajes por quase dois meses para maiores esclarecimentos, sem sucesso e ficaremos aguardando uma nota respondendo aos nossos questionamentos, a qual teremos o prazer em divulgar. 

Procuramos a Ordem dos Músicos que declarou que disponibilizará uma prestação de contas para os Músicos em seu site nos próximos dez dias. Estamos aguardando.






Os demonstrativos abaixo apontam o recolhimento de 10% sobre o valor do contrato destinado ao Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo.

O mesmo valor também é enviado para a Ordem dos Músicos do Brasil.






















Segundo o informativo "Jornal Acorda Músico" distribuído durante a campanha para retomada do SINDMUSSP, a chapa indicava Boarin como corrupto e braço direito de Wilson Sandoli. Agora, com a atual diretoria, Boarin é visto constantemente no Sindicato e ao lado de Gerson Tajes.


QUAL A FUNÇÃO DO SINDICATO?


Conceito

O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).

Objetivos

Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. São também dedicados aos estudos da área onde atuam e realizam atividades (palestras, reuniões, cursos) voltadas para o aperfeiçoamento profissional dos associados.

Os sindicatos de trabalhadores também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.

As centrais sindicais

No Brasil, existem também as chamadas centrais sindicais que reúnem sindicatos de diversas categorias. As principais são: CUT (Central Única dos Trabalhadores) e Força Sindical.

Como são mantidos

Os sindicatos são mantidos, principalmente, pelas contribuições sindicais pagas pelos trabalhadores associados.

Surgimento

Os sindicatos começaram a ser organizados durante a Revolução Industrial na Inglaterra (século XVIII). No começo, as associações eram chamadas de trade unions.


QUAL A FUNÇÃO DA OMB?

A Ordem dos Músicos do Brasil é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do Músico. Foi criada quando da promulgação da Lei nº. 3.857 de 22/12/1960 que previa a constituição de órgãos que garantissem o cumprimento da mesma. É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos, as anuidades e taxas de serviços pagas pelos músicos registrados. Porém, presta contas ao TCU - Tribunal de Contas da União e ao CF/OMB - Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil.


Fique por dentro das ações de cada entidade:

Ordem dos Músicos do Brasil
www.ombsp.org.br
www.facebook.com/pages/Ordem-dos-Músicos-do-Brasil-Oficial

Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo
www.sindmussp.com.br
www.facebook.com/SindicatodosMusicosSP


Matéria relacionada:

SINDMUSSP QUER TRANSFERIR SUAS COMPETÊNCIAS PARA A ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL


quinta-feira, 15 de maio de 2014

UPARS - UNIÃO PAULISTA DE ARTISTAS SENIORES RECEBE APOIO DA OMB/CRESP

PROJETO VISA APOIAR MÚSICOS E CANTORES COM MAIS DE 50 ANOS

Reunião para leitura do Estatuto da UPARS

Por: Claudia Souza


Reuniram-se na tarde de ontem (14/05) na sede da Ordem dos Músicos do Brasil, Conselho Regional do Estado de São Paulo, um grupo de músicos, entre eles: Maestro Adylson Godoy, Severino (Bill Trombonista), Amador Bueno (Contrabaixista), Bauru (Saxofonista), Helio (Trompetista), Marcelo (Agente Cultural), Buda (Trompetista), Renato (Trombonista), Jonas Baker (Baterista e cantor), Ribas Martins (Produtor e Cantor), Maria Cristina Barbato (Contrabaixista e Professora de Música), entre outros, com a finalidade da leitura do estatuto da recém criada UPARS – União Paulista de Artistas Seniores.

O Projeto UPARS visa obter recursos para a produção de shows para músicos e cantores com mais de 50 anos de idade e 30 de carreira, junto aos organismos públicos e privados. Esta foi a nona reunião desde a concepção até a concretização do Projeto.

“Agora o sonho tornou-se realidade e graças ao apoio logístico que recebemos da Ordem dos Músicos do Brasil – CRESP pela pessoa do seu presidente Prof. Roberto Bueno, poderemos iniciar os trabalhos em busca de algum benefício para os músicos dessa faixa etária que encontram-se esquecidos pelos contratantes.” Disse o Maestro Adylson Godoy, mentor do Projeto.

O próximo passo será o lançamento de um site explicativo e a difusão da ideia através dos mecanismos de divulgação para que os músicos que se enquadram nesta categoria possam participar.

Manifestação de Músicos liderados pelo Sindicato.
Logo após a reunião, uma minoria de aproximadamente doze músicos desavisados e desinformados, reuniu-se em manifestação em frente à sede da OMB liderados pelo Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo - SINDMUSSP, que procurados pela nossa redação, não quiseram dar nenhum depoimento. Acredita-se que trata-se de uma ação isolada com a intenção de mascarar algumas irregularidades que já estão transparecendo na nova administração do Sindicato, o que está levando ao desentendimento as duas entidades, que antes pareciam unidas em prol da categoria e agora, em tão pouco tempo, estão divididas e com opiniões totalmente divergentes. Parece que os seus interesses políticos não foram atingidos e por consequência iniciaram-se os rebates.

Seria muito bom se os músicos participassem mais das atividades da OMB/CRESP e do seu Sindicato e ficassem à par das atribuições de cada uma. O que se vê ainda, são músicos confundindo Sindicato com Órgão regulamentador da profissão e vice-versa.  

EDU ROMANO E VITOR MELLO 15/05 NO PROGRAMA MÚSICO EMPREENDEDOR


quinta-feira, 8 de maio de 2014

FALECEU JAIR RODRIGUES

Jair Rodrigues no Festival Messiânico
Foto: Claudia Souza / Revista Músico!
Fonte: Wikipédia

Jair Rodrigues de Oliveira (Igarapava, 6 de fevereiro de 1939 — Cotia (SP), 8 de maio de 2014) foi um cantor brasileiro, pai de Luciana Mello e Jair Oliveira, e seguiu a carreira musical. Foi criado em Nova Europa, cidade do interior de São Paulo, onde morou até 1954; depois mudou-se com a família para São Carlos, onde pôde começar sua carreira musical.


Sua carreira musical começou quando foi crooner no meio dos anos 50 no interior de São Paulo, na cidade de São Carlos, lá chegando em 1954 e participando da noite são-carlense que era intensa na época, também com participações na Rádio São Carlos como calouro e com apresentações, vivendo intensamente em São Carlos, até o fim da década.
Em 1958 Jair Rodrigues prestou o serviço militar no Tiro de Guerra de São Carlos, como Soldado Atirador nº 134, que na época era denominado TG 02-043.1
No início da década de 60 foi tentar o sucesso na capital do Estado, e obteve-o participando de programas de calouros natelevisão.
Em 1965, Elis Regina e Jair Rodrigues fizeram muito sucesso com sua parceria no programa O Fino da Bossa, programa da TV Record.
Em 1966, Jair participou do festival daquele ano com a música Disparada, de Geraldo Vandré e Théo de Barros, desta vez em conjunto com o Quarteto Novo. Conhecido por cantar sambas, Jair surpreendeu o público com uma linda interpretação da canção.Disparada e A Banda, de Chico Buarque e interpretada por Nara Leão, eram favoritas. O festival acabou empatado. A partir daquele momento, sua carreira decolou e seu talento assegurou décadas de sucesso ao cantor. Jair lançou um álbum por ano e interpretou sucessos como O Menino da PorteiraBoi da Cara Preta e Majestade o Sabiá. Realizou turnês pela EuropaEstados Unidos e Japão. Em 1971, gravou o samba-enredo Festa para um Rei Negro, da Acadêmicos do Salgueiro, do Rio de Janeiro.
Nas décadas seguintes, sua produção diminuiu de volume; entretanto, Jair Rodrigues continua conhecido por sua grande energia e sua alegria contagiante.
Foi considerado pela crítica musical brasileira e internacional o Rei da Música Negra, sendo conhecido internacionalmente.
Jair Rodrigues faleceu no dia 8 de maio de 2014. O cantor morreu em casa, em Cotia, SP.
Diversos ícones da musica brasileira estão postando nas redes sociais, suas homenagens deste incrível cantor, como Gilberto Gil, que postou no Twiter uma foto dos dois no começo de suas carreiras. 2

Discografia:
  • Vou de samba com você (1964)
  • O samba como ele é (1964)
  • Dois na Bossa - Elis Regina e Jair Rodrigues (1965)
  • O sorriso do Jair (1966)
  • Dois na Bossa nº 2 - Elis Regina & Jair Rodrigues (1966)
  • Dois na Bossa nº 3 - Elis Regina & Jair Rodrigues (1967)
  • Jair (1967)
  • Menino rei da alegria (1968)
  • Jair de todos os sambas (1969)
  • Jair de todos os sambas nº 2 (1969)
  • Talento e bossa de Jair Rodrigues (1970)
  • É isso aí (1971)
  • Festa para um rei negro (1971)
  • Com a corda toda (1972)
  • Orgulho de um sambista (1973)
  • Abra um sorriso novamente (1974)
  • Jair Rodrigues dez anos depois (1974)
  • Ao vivo no Olympia de Paris (1975)
  • Eu sou o samba (1975)
  • Minha hora e vez (1976)
  • Estou com o samba e não abro (1977)
  • Pisei chão (1978)
  • Antologia da seresta (1979)
  • Couro comendo (1979)
  • Estou lhe devendo um sorriso (1981)
  • Antologia da seresta nº 2 (1981)
  • Alegria de um povo (1981)
  • Jair Rodrigues de Oliveira (1982)
  • Carinhoso (1983)
  • Luzes do prazer (1984)
  • Jair Rodrigues (1985)
  • Jair Rodrigues (1988)
  • Lamento sertanejo (1991)
  • Viva meu samba (1994)
  • Eu sou… Jair Rodrigues (1996)
  • De todas as bossas (1998)
  • 500 anos de folia-100% ao vivo (1999)
  • 500 anos de folia vol. 2 (2000)
  • Intérprete (2002)
  • A nova bossa (2004)
  • Alma negra (2005)
  • Jair Rodrigues - Programa Ensaio - Brasil 1991 (CD e DVD) (2006)
  • Festa Para Um Rei Negro (CD e DVD) (2009)
Referências:

quinta-feira, 24 de abril de 2014

ATILA SERÁ ENTREVISTADO HOJE NO PROGRAMA MÚSICO EMPREENDEDOR

O cantor sertanejo Átila será o entrevistado no Programa Músico Empreendedor de hoje (24/04).
Não perca e envie as suas perguntas ao vivo!

Acesse: www.tvcinec.com.br - 21hs

Apresentação: Maestro Eduardo Roz e Claudia Souza
Direção: Andréia Caruso
Produção: Rousilene Roz
Técnica: Janaína Bispo
Transmissão: TV Cinec
Supervisão: Rodolfo Estevam


terça-feira, 22 de abril de 2014

VEM AÍ A REVISTA PANORAMA CRISTÃO


IDEALIZADORES DO SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL E POLIGRAF CRIAM PLATAFORMA INTEGRADA DE MÍDIA PARA O SEGMENTO EVANGÉLICO




"Hoje foi dado um grande passo para agregar valor ao segmento cristão” (Marcelo Rebello)


Era um sonho antigo do Grupo MR1 poder oferecer a todos uma plataforma integrada de mídia e marketing, onde o anunciante pudesse ter sua marca em evidência em várias frentes simultâneas, em um único pacote e com um trabalho focado, sério e com credibilidade. 

A plataforma denominada "PANORAMA CRISTÃO" compreende Revista, Portal, Web TV, E-Commerce e Distribuidora de Produtos, que atrelada ao trabalho de assessoria de imprensa, jornalismo, propaganda e marketing vai possibilitar às empresas cristãs um alto índice de resultados comerciais e de branding. 

É uma iniciativa pioneira, uma grande vitrine, onde mídia e venda de produtos e serviços se complementam. A Revista Panorama Cristão vai ter critérios rígidos de controle de conteúdo, capas não serão vendidas, a periodicidade garantida e um padrão gráfico excelente com conteúdo jornalístico de primeira linha, com matérias dinâmicas, bem apuradas e contextualizadas tanto socialmente quanto teologicamente. Ao anunciante, os pacotes de mídia individuais ou coletivos possibilitarão um maior relacionamento com todo o setor. 

Aos leitores, a certeza de um veículo sério, focado, independente e com cunho jornalístico. No portal, atualizações periódicas que complementam o conteúdo da mídia impressa e possibilita um canal de diálogo mais próximo com todos. 

Na TV, um programa semanal, com formato dinâmico e conteúdo diferenciado. O e-commerce e a distribuidora vai possibilitar ao anunciante um maior retorno de seu investimento nas mídias, garantindo não só a exposição da marca como a venda efetiva de seu portfólio de produtos e serviços, inclusive por meio do recebimento de royalties no licenciamento de marcas. "Hoje demos um grande passo para agregar valor ao segmento cristão”, explana Marcelo Rebello, presidente da MR1, “é um grande trabalho, com foco na segmentação e ampliação de resultados.

 A associação do Grupo MR1 com a Poligraf traz consigo uma grande estrutura própria de desenvolvimento de produtos e materiais que compreende switch tecnológica, design, comunicação, marketing e um parque gráfico capaz de atender ao segmento com qualidade, agilidade, segurança e um preço justo."

O número ZERO da Revista "Panorama Cristão" e a plataforma digital serão lançados oficialmente no dia 1º de Maio, em uma franca homenagem ao Dia do Trabalho. O veículo já tem cronograma aprovado e vai circular sempre nos meses de Março, Maio, Julho, Setembro e Novembro.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

KABELO PARTICIPA DO PROGRAMA MÚSICO EMPREENDEDOR


O cantor e compositor performático Kabelo, participou do Programa Músico Empreendedor na última quinta-feira, aonde falou um pouco sobre o seu novo DVD "Alquimia Musical" e o Show "Sou da Rua" que fará em abril e maio em grandes espaços de eventos em São Paulo.

Kabelo é um artista de muitas facetas que desenvolve seu próprio estilo na hora compor e tocar seu contrabaixo com as cordas invertidas e afinação personalizada.

A longa vivência com a música e o teatro, aproximou-o de nomes conceituados que estão participando desse seu mais recente trabalho, são eles: Caju & Castanha, Sandra Miyazava, Silvia Goes, Badi Assad e o Skatista Per Canguru, com os quais já trabalhou anteriormente.

Seu som considerado percussivo, mistura hap, hip-hop, embolada, rock e samba com os slaps do seu contrabaixo maluco e performances de tirar o fôlego.

Trechos do show de seu penúltimo trabalho:





Próximos shows:

TOM JAZZ - 23/04/14 - 4ª FEIRA - 21HS
Ingressos: R$50
www.tomjazz.com.br

NA MATA CAFÉ - 29/04/2014 - 3ª FEIRA - 22H30
Ingressos: R$35 (porta) e R$25 (lista)
www.namata.com.br

PASSATEMPO - 07/05/2014 - 4ª FEIRA - 21HS
Ingressos: R$50
www.passatempo-mpb.com.br

Fanpage: www.facebook.com/oficialkabelo

Para contratar: www.circuitomusical.com
circuito@circuitomusical.com
Tel: 11 5071-9555

Kabelo participou do Programa Músico Empreendedor em 03/04/2014




terça-feira, 25 de março de 2014

Marcos e Belutti alcançam o topo das paradas com “Domingo de manhã”




Lançada há apenas dois dias, a canção já é destaque nas rádios nacionais

Destaque da semana: nova música de Marcos e Belutti, lançada dia 25 deste mês, já é sucesso em todo o Brasil. A canção “Domingo de manhã” está em primeiro lugar nas rádios de cidades como Belo Horizonte, Triangulo Mineiro, Cuiabá e Curitiba. Já na capital paulista, o single está como uma das músicas mais pedidas, aparecendo em segundo lugar.
O recém lançado DVD, já traz bons resultados, e a segunda faixa divulgada surpreende a dupla. Segundo Belutti: “Acreditávamos muito nessa canção, mas estamos surpresos com o resultado e aprovação imediata do público. Muito bom ver que em tão pouco tempo a música já está entre as mais tocadas nas rádios de todo o Brasil”.
Em tempo: nesta quarta (26/3), em clima de comemoração, a dupla realiza um pocket show para o lançamento do DVD / CD, na Saraiva do Shopping Center Norte, em São Paulo, a partir das 19h.  Na ocasião, os fãs e imprensa presentes podem usufruir de uma noite de autógrafos.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Ecad prevê crescimento de 10% nos valores distribuídos de direitos autorais de Carnaval

Instituição trabalha desde janeiro na conscientização dos promotores de eventos e blocos de rua sobre a importância do pagamento do direito autoral aos artistas

Desde o início de janeiro, o Ecad – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – vem esclarecendo os usuários de música, tais como promotores de shows e de bailes de Carnaval e organizadores de blocos de rua, sobre a importância do pagamento dos direitos autorais pela utilização de músicas em seus eventos. A proposta é conscientizar estes usuários sobre a importância da retribuição autoral aos criadores das obras musicais que tanto alegram este período de folia, em especial, os autores dos gêneros musicais mais tocados como axé, marchinhas, sambas, frevos, entre outros. “O pagamento do direito autoral é importante porque beneficia milhares de titulares de música, em especial os compositores de marchinhas que, muitas vezes, têm suas músicas tocadas somente neste período do ano. Mesmo as músicas mais antigas, de autores já falecidos, têm o direito autoral assegurado e pago a seus familiares até 70 anos após a morte do último titular da obra”, explica Mario Sergio Campos, gerente executivo de Distribuição do Ecad.

Em 2013 foram distribuídos R$ 11,7 milhões para 17.484 titulares de música, entre eles, compositores, intérpretes e músicos acompanhantes, referentes às músicas executadas em bailes e shows de carnaval. Para este ano, o Ecad prevê um crescimento de 10% deste valor. Para isso, conta com o trabalho de visitas e reuniões prévias que vêm sendo feitas pelas unidades de todo Brasil e conta também com o apoio da área de Marketing, que enviou um e-mail marketing aos promotores de eventos, prefeituras, hotéis, pousadas, clubes, casas de shows, bares, boates, restaurantes e associações, com informações sobre como os organizadores de eventos carnavalescos devem proceder para ficar em dia com o pagamento do direito autoral, que somente pode ser efetuado através de boleto bancário. Além do e-mail marketing temático, o Ecad também disponibilizou um banner animado em seu site www.ecad.org.br e nos seus perfis nas redes sociais. “A conscientização dos usuários de música é fator fundamental para que os valores distribuídos tenham este incremento”, declara Márcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação.

O conceito desenvolvido para o material foi o de ensinar aos foliões, que já estão craques no samba no pé, os três passos que vão garantir a harmonia com os autores das músicas que fazem o sucesso do Carnaval: passo 1 - procurar o Ecad; passo 2 - realizar o pagamento; passo 3 - permitir a gravação do evento. Esta gravação é realizada por técnicos do Ecad para assegurar uma distribuição justa aos artistas dos valores arrecadados neste período. Por esta razão, mais de 300 aparelhos Ecad.Tec Som (equipamentos digitais instalados para a gravação das músicas executadas com autonomia de até 16 horas) serão utilizados em eventos de todo o Brasil, e mais de 170 profissionais do Ecad estarão de plantão, durante a folia, para a realização desse trabalho presencial nos eventos.

Vale lembrar que, no final de 2013, o Ecad recebeu a certificação do instituto IBOPE, que validou o processo amostral adotado no segmento de Carnaval, que contou com uma margem de erro mínima, de 0,1%. Isso significa que as gravações de aproximadamente 700 eventos que o Ecad fará durante o Carnaval de 2014 comporão uma amostra fidedigna à realidade do que é tocado no Carnaval brasileiro.

Os rankings do Carnaval 2013

A música “Cabeleira do Zezé”, de autoria de João Roberto Kelly, foi a primeira colocada no ranking das obras musicais mais executadas no país. Kelly também liderou o ranking dos titulares que mais receberam direitos autorais no período. “Eu fico feliz porque eu recebo o direito autoral da (música) Cabeleira do Zezé e de tantas outras músicas que eu tenho. Eu não sei o que seria de um compositor se ele não recebesse o direito autoral. E é importante também que as pessoas que usam a música do compositor paguem o direito autoral devido porque é um direito nosso”, declara o compositor João Roberto Kelly, que participa da campanha Vozes em defesa do direito autoral, disponível no site do Ecad e no seu canal You Tube.

TITULARES COM MAIOR RENDIMENTO NO CARNAVAL DE 2013

Neste ranking foram consideradas as execuções públicas musicais em clubes, casas de diversão, coretos, bailes carnavalescos e eventos de rua (exceto shows).

1 - João Roberto Kelly
2 - Lamartine Babo
3 - André Filho
4 - Jorge Ben Jor
5 - Braguinha
6 - Clube Vassourinhas
7 - Haroldo Lobo
8 - Carlinhos Brown
9 - Tim Maia
10 - Joubert de Carvalho

OBRAS MAIS EXECUTADAS NO CARNAVAL DE 2013


1 – Cabeleira do Zezé (João Roberto Kelly/Roberto Faissal)
2 – Cidade maravilhosa (Andre Filho)
3 – Maria sapatão (Carlos/João Roberto Kelly/Chacrinha/Leleco)
4 – Mamãe eu quero (Jararaca/Vicente Paiva)
5 – Vassourinhas (Clube Vassourinhas/Batista Ramos/Mathias da Rocha)
6 – Me dá um dinheiro aí (Homero Ferreira/Glauco Ferreira/Ivan Ferreira)
7 – Mulata ye ye ye (João Roberto Kelly)
8 – Paguei um ita no Norte (Arizão/Guaracy/Dema Chagas/Bala/Celso Trindade)
9 – Cachaça (Heber Lobato/Mirabeau/Lucio de Castro/Marinosio Filho)
10 – Marcha do remador (Castelo/Antonio Almeida)


Inscrições prorrogadas para o Programa Cultura Viva no Município de São Paulo

BOLETIM ESPECIAL
Novo prazo será de 24 de fevereiro a 21 de março

A Secretaria Municipal de Cultura comunica aos interessados em participar do processo de credenciamento e seleção dos Pontos de Cultura que, em razão na necessidade de garantir maior divulgação do Edital, e tempo de elaboração de propostas por partes das organizações culturais, abre novo período para inscrições: entre os dias 24 de fevereiro e 21 de março de 2014, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Nos dias 20 e 21 de março, as inscrições serão realizadas entre 10h e 18h.

O local de inscrições permanece o mesmo, a saber, sede da Secretaria Municipal de Cultura – Núcleo de Cidadania Cultural, situada na Av. São João, 473, 9º andar, Centro (Galeria Olido).

As organizações já inscritas poderão, caso julguem necessário, incluir novas informações ou documentos nos projetos já entregues, dentro do prazo estabelecido acima.

Nota de esclarecimento

O item 5.3.4. do presente Edital estabelece que as organizações culturais devem providenciar o registro no CENTS - Cadastro Único de Entidades parceiras do Terceiro Setor - para efetivarem o credenciamento. Cabe assinalar que esta providência somente será devida a partir da publicação do resultado das organizações credenciadas. Portanto não será necessário fazer este cadastro no momento da inscrição.


Programa Cultura Viva no Município


Aconteceu no dia 16 de dezembro de 2013, o lançamento do edital do Programa Cultura Viva no Município. Na cerimônia estiveram presentes Márcia Rollermberg, secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura; Marta Suplicy, Ministra da Cultura; Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo e Juca Ferreira, secretário municipal de Cultura.

+ Confira o edital na íntegra
+ Anexo

Dúvidas podem ser enviadas pelo e-mail: pontodecultura@prefeitura.sp.gov.br

O que é o Programa Cultura Viva?
Os Pontos de Cultura são o eixo principal do Programa Cultura Viva, implementado pelo Ministério da Cultura entre 2004 e 2005. A ideia do programa é valorizar e apoiar as iniciativas culturais da comunidade, reconhecendo o protagonismo dos cidadãos e cidadãs que produzem cultura em suas regiões. Entre 2004 e 2012, foram beneficiados 3.662 pontos de cultura em todo o país.

Os Pontos de Cultura são parceiros na relação entre o poder público e a sociedade, atuando em áreas e territórios da cidade em que a oferta de equipamentos e programas de inclusão cultural são insuficientes ou inexistentes.

Qual é o objetivo do programa?
Fortalecer a ação cultural dos grupos atuantes nas comunidades, ampliando o acesso aos meios de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais.

Qual é o período de inscrições?
Entre 17 de dezembro de 2013 e 15 de janeiro de 2014, o edital será publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo para consulta. As inscrições das organizações da sociedade civil poderão ocorrer entre 16 de janeiro e 14 de fevereiro de 2014.

Onde serão feitas as inscrições?
As inscrições para o credenciamento e seleção para a Rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva no Município de São Paulo deverão ser realizadas na Sede da Secretaria Municipal de Cultura – Núcleo de Cidadania Cultural situada na Av. São João, 473 – 9º andar, Centro (Galeria Olido) no período de 16 de Janeiro a 14 de Fevereiro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. Nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2014, o horário das inscrições será estendido: das 10h às 18h.

Quem pode inscrever projetos e ser credenciado?
As organizações interessadas em se inscrever no Programa Cultura Viva no Município de São Paulo deverão estar sediadas na cidade há, pelo menos, três anos.

Não podem participar: pessoas físicas; instituições com fins lucrativos; escolas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, suas mantenedoras e associações de pais e mestres; fundações e institutos criados e mantidos por empresas ou grupos empresariais; entidades do Sistema “S” (SESC, Senac etc); instituições ou grupos conveniados com o Ministério da Cultura ou do Governo do Estado de São Paulo, , cujo objeto do convênio seja a implantação de Pontos de Cultura, com parcelas financeiras a receber e instituições que estejam inadimplentes com órgãos ou entidades da Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal.

Qual é o investimento?
Ao todo, serão investidos 15.350.000,00 até o final de 2014, sendo R$ 6 milhões de recursos federais e R$ 9.350.000,00 oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura. Na primeira etapa, serão selecionados 85 projetos de Pontos de Cultura, distribuídos pelas várias regiões da cidade, que receberão, cada um deles, recursos financeiros no valor de R$ 160.000,00 para desenvolverem atividades culturais pelo período de dois anos.

Quantos projetos serão selecionados?
São Paulo terá 85 Pontos de Cultura nesta primeira etapa. Trata-se de uma ação estratégica como política pública para a cidade, que integra o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo, com previsão de alcançar, até 2016, 300 Pontos de Cultura em toda a cidade.

Como será feita a seleção?
Uma comissão formada por 16 membros, representantes da sociedade civil e do poder público, com reconhecida experiência na área cultural, fará a seleção dos projetos que integrarão a rede municipal de Pontos de Cultura de São Paulo.

Expediente MinC RR/SP:
Chefe de Representação: Valério da Costa Bemfica
Endereço: Rua Julio Marcondes Salgado, 234 - Campos Elíseos - São Paulo - CEP 01201-020 (Entrada pela Alameda Nothmann, Nº 1058)
Telefone: (11) 2766-4300
Atendimento PRONAC: Francisco Mattos - atendimento.sp@cultura.gov.br
Twitter: http://twitter.com/RRSPMinC
Integre o seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cultura: http://blogs.cultura.gov.br/snc/