Programa Músico Empreendedor

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Projeto Som Jovem mostra novos talentos em terminais de ônibus

Os shows do projeto Som Jovem em fevereiro terão início no próximo dia 10 nos terminais de ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e da São Paulo Transporte (SPTrans). Ao todo, serão seis apresentações, nos terminais Jabaquara, São Mateus, Lapa e Sacomã. A agenda começa com a banda de pop S-N4 no terminal Jabaquara, dia 10, e termina no dia 25, com as apresentações da banda de reggae Guerreiros de Sião e do DJ Fabio Hands.

Os usuários do transporte público podem acompanhar, sempre no fim da tarde, o trabalho de bandas emergentes de São Paulo. A intenção do projeto é promover grupos e talentos musicais em locais estratégicos da Cidade nos mais variados estilos musicais, como rock, samba, jazz, sertanejo, rap, reggae, entre outros.

Criado em 2008, o Projeto Som Jovem é gerido pela Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Participação e Parceria. Só no ano passado, foram mais de 100 apresentações em toda a capital paulista.

Serviço:
Programação:

10/2 - 18h - S-N4 - Terminal Jabaquara

11/2 - 17h - Ritz - Terminal Sacomã

11/2 - 18h - Antigos Astronautas - Terminal Sacomã

24/2 - 18h - ADNAB - Terminal São Mateus

25/2 - 17h - Guerreiros de Sião - Terminal Lapa

25/2 - 18h - DJ Fabio Hands - Terminal Lapa

Local:

Terminal Jabaquara - Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira

Terminal Sacomã - Rua Bom Pastor

Terminal São Mateus - Avenida Adélia Chohfi

Terminal Lapa - Praça Miguel Del' Erba, 50

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sábado, 8 de janeiro de 2011

Uso das redes sociais e o mercado consumidor

* Renato Butzer

As opiniões dos consumidores sobre as empresas ficaram, por muito tempo, dispersas. A maneira de agrupá-las era contabilizar processos judiciais ou reclamações em PROCON. Isso mudou com a explosão de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter, acessadas por pessoas de todas as classes e idades.

Se alguém faz um comentário negativo a respeito de determinado produto ou serviço nessas redes o assunto corre como um rastilho de pólvora. Em instantes, milhares de pessoas passam a expressar sua posição sobre o comentário. Uma crítica simples é conectada com outras críticas, gerando uma enxurrada de opiniões.

As empresas estão acompanhando essa realidade. Sempre que há preocupação com a qualidade, críticas podem acabar com o futuro de um produto ou serviço. Para evitar a publicidade negativa, adotam-se cada vez mais mecanismos para responder imediatamente às mensagens dos consumidores. Diversas empresas criaram contas em redes sociais, com o claro objetivo de se aproximar de clientes. Por meio delas divulgam suas atividades e, ao mesmo tempo, prestam esclarecimentos quanto a boatos e críticas.

 O dinamismo da internet propicia aos consumidores um cenário favorável. Amigos podem facilmente indicar que gostaram ou não de determinado produto, gerando uma divulgação direcionada. É a substituição do boca-a-boca pelo clique-a-clique.
O clique-a-clique tem um poder enorme. Com um clique é possível avisar todos os seus conhecidos sobre uma promoção, um defeito ou um novo restaurante. Em segundos pode-se viabilizar uma divulgação com potencial de atingir muito mais consumidores que qualquer propaganda de televisão ou jornal.
Em uma propaganda de TV o telespectador pode desconfiar da veracidade das informações e dos benefícios de um produto. Na internet, porém, tende-se a acreditar na qualidade da informação prestada por seu amigo. Daí a preocupação das empresas com a conexão das opiniões no mundo digital.
O mercado consumidor tira proveito das mudanças trazidas pelas redes sociais. Trata-se de nova ferramenta para combater práticas abusivas e, também, valorizar os bons produtos e serviços. As antigas reclamações com baixo impacto social, como cartas ou ligações ao serviço de atendimento, estão se tornando coisa do passado. Agora, a grande arma do consumidor é o clique.

* Advogado, especialista em Tecnologia da Informação. Sócio de Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados.