Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 16 de julho de 2015

MURRAY LERNER É HOMENAGEADO NO IN-EDIT BRASIL 2015

Filmes sobre Bob Dylan, Jimi Hendrix, The Who, Isaac Sern e Newport Folk Festival, na programação

O diretor e escritor norte americano Murray Lerner é o grande homenageado da 7ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 01 a 12 de julho, em São Paulo e de 14 a 19 de julho, em Salvador, na sala Walter da Silveira.

O festival celebra sua obra e traz cinco importantes títulos na programação deste ano. Entre eles, o grande vencedor do Oscar de melhor documentário em 1981, From Mao to Mozart: Isaac Stern in China. O filme mostra a entrada da cultura ocidental no extremo oriente através da apresentação do violinista Isaac Stern , que foi convidado para tocar com a Orquestra Sinfônica Nacional da China dirigida na época por Li Delun.

No documentário Festival, Lerner faz um registro das edições de 1963 a 1965 do Newport Folk Festival, considerado um dos pioneiros. O resultado são apresentações lendárias de nomes como Johnny Cash, Joan Baez, Pete Seeger, Peter, Paul & Mary, Odetta, Son House, Howlin' Wolf e muitos outros além do depoimento de quem estava ali. O projeto, que foi considerado muito ambicioso para época, rendeu uma indicação ao Oscar em 1967.

Em The Other Side of the Mirror: Bob Dylan at the Newport Folk Festival, o diretor acompanha a evolução de Bob Dylan como músico e como figura pública durante as edições de 63, 64 e 65, do Newport Folk Festival. Das canções tradicionais à grande polêmica pela utilização da guitarra elétrica e seu auge como artista.

Depois de ter gravado a Ópera Rock Tommy e triunfado no festival de Woodstock, o grupo The Who chega ao verão de 1970 em plena forma. Um de seus grandes shows pode ser visto em Listening to You: The Who at the Isle of Wight 1970,um documento histórico onde a banda apresenta um set cheio de energia e atitude com diversos clássicos.


Já em Blue Wild Angel: Jimi Hendrix Live at the Isle of Wight 1970, Jimi Hendrix faz seu último show na Inglaterraduas semanas antes morrer, no dia 31 de agosto de 1970, fechando o Isle of Wight Festival. O guitarrista subiu ao palco junto com Mitch Mitchell (bateria) e Billy Cox (baixo) para uma apresentação destruidora. Neste importante registro, vemos essa despedida de Jimi Hendrix do país que lhe converteu em mito.

Com patrocínio master da Riachuelo, patrocínio da Petrobras e copatrocínio da Prefeitura Municipal de São Paulo, o evento é uma correalização da In Brasil Produção Cultural, SESC-SP e Governo do Estado de São Paulo / Secretaria da Cultura.

O In-Edit Brasil é o primeiro festival dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical no país. Fundando em 2003 em Barcelona, Espanha, o festival acontece no Brasil desde 2009.

serviço:

IN-EDIT BRASIL - 7º Festival Internacional do Documentário Musical
de 01 a 12 de julho, em São Paulo.
Salas: Cinesesc, Cine Olido e Centro Cultural São Paulo (CCSP, Sala Paulo Emilio Sales Gomes), Cinemateca Brasileira, Matilha Cultural.
http://www.in-edit-brasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.