Programa Músico Empreendedor

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Antonio Aguillar: um ícone do rádio e da fotografia falece aos 94 anos

 

Antonio Aguillar - * 1929 + 2024

Antonio Aguillar foi um jornalista e radialista brasileiro que marcou a história da cultura nacional. Nascido em São José do Rio Preto (SP) em 18 de outubro de 1929, ele iniciou sua carreira como fotógrafo, registrando cenas da cidade, desfiles, artistas, políticos e esportistas. Em 1950, ele ingressou no jornal O Estado de São Paulo, onde trabalhou como repórter fotográfico por dez anos.

Em 1960, ele migrou para o rádio, onde se destacou como locutor comercial, produtor e apresentador de programas ao vivo na televisão. Ele foi o precursor da Jovem Guarda, abrindo os microfones de seu programa “Ritmos para a Juventude” na Rádio Nacional de São Paulo para novos talentos da música brasileira, como Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Sérgio Reis, The Clevers, Jerry Adriani e muitos outros. Ele também foi empresário artístico de nomes como Altemar Dutra e Lindomar Castilho.

Aguillar se aposentou em 1981 e voltou para São José do Rio Preto, onde dirigiu algumas emissoras de rádio e fez um programa dedicado à criança. Em 1990, ele se mudou para Santos, onde trabalhou na Rádio Tribuna e na Rádio Clube de Santos como coordenador artístico. Em 2001, ele organizou uma exposição de suas fotografias em preto e branco no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e no Sesc de Santos, mostrando o cotidiano de São Paulo nos anos 50.

Aguillar faleceu em 11 de fevereiro de 2024 em São Paulo, aos 94 anos, deixando um legado de contribuições para a comunicação e a arte brasileiras. Ele foi homenageado pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto em 2015 com o título de cidadão rio-pretense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.