Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Ecad distribuiu mais de R$ 5,3 milhões de direitos autorais referentes aos festejos juninos de 2015

13.205 titulares de músicas receberam direitos autorais do Ecad pelas obras executadas nos eventos de São João deste ano

Em setembro, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), instituição que trabalha na defesa dos direitos autorais de compositores, intérpretes e músicos quando são utilizadas músicas em locais públicos, distribuiu mais de R$ 5,3 milhões para 13.205 titulares de música (compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos) e associações pelas obras executadas nos festejos, arraiás e shows de festas juninas.

No segmento de “Festas Juninas, que considera as músicas captadas em festejos populares, escolas, e quermesses, os compositores Gonzagão, Mario Zan, Tato, Zé Dantas e Palmeira foram os cinco artistas que mais receberam direitos autorais este ano. No ranking das obras mais tocadas nestes eventos aparecem os clássicos “Festa na roça”, “O sanfoneiro só tocava isso”, “Olha pro céu”, “Asa Branca” e “Pagode Russo”. A metodologia adotada pelo Ecad para distribuição dos valores arrecadados deste segmento é certificada pelo Instituto IBOPE Inteligência, referência no mercado de pesquisa e especializado em estudos qualitativos e quantitativos nas áreas de opinião pública, política e mercados, entre outras.

Já no segmento “shows de festas juninas”, que considera somente os shows ao vivo, Dorgival Dantas, Gonzagão, Victor Chaves, Barros Neto e Magno Santana foram os cinco autores com maior rendimento. No topo da lista das obras mais tocadas nestes shows estão “Maus bocados”, “Nocaute”, “Porque homem não chora”, “Não tô valendo nada” e “Até você voltar”.

No caso dos autores já falecidos, são os seus herdeiros que recebem os direitos autorais de execução pública musical até 70 anos após a morte do autor.

Confira abaixo todos os rankings relativos à distribuição de festa junina feita pelo Ecad.


Tribulus Terrestre e Maca Peruana - Sabor Limão - Nutry Power

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.