Assista nossos Programas

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Selo Blaxtream reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental

Foto: Alisson Sbrana
Show de lançamento do Selo Blaxtream reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental e projeto que inclui álbuns e materiais didáticos gratuitos

O projeto que contempla 4 discos, shows, videoaulas, partituras e intercâmbio cultural e musical entre instrumentistas de diversos países, lança a primeira etapa em SP no dia 30 de junho com shows de Ludere Quarteto com o pianista Philippe Baden Powell, Paulo Almeida Quarteto, Fabio Gouvea Quinteto e Vinicius Gomes Quinteto

O Selo Blaxtream criado para sediar e promover a nova cena da música instrumental será lançado no dia 30 de junho no Jazz Nos Fundos em SP com 4 shows de Paulo Almeida Quarteto, Vinícius Gomes Quinteto, Ludere e Fabio Gouvea Quinteto, somando 18 grandes músicos reunidos para o lançamento do selo e dos 4 respectivos álbuns.

“Lançar esse trabalho é ver um sonho antigo se concretizando, além dos 4 álbuns, será apresentado o primeiro vídeo do programa de intercâmbio de musicalidade, que dará origem ao 5º álbum. Nesse vídeo, músicos de diferentes lugares do mundo tocam um mesmo tema. Quinzenalmente, lançaremos um novo vídeo, cujo mote, será revelado no dia do lançamento”, explica Thiago Monteiro, um dos criadores do selo.

O projeto inédito idealizado pelo multi-instrumentista e produtor musical Thiago Monteiro, com patrocínio da Cervejaria Colorado (Rib. Preto), reúne 43 instrumentistas e compositores de 8 países do mundo na produção de 10 faixas de Jazz e seus subgêneros (Jazz Contemporâneo, Jazz de Vanguarda, Samba Jazz, Latin Jazz, etc.). Cada faixa tem entre 3 e 5 instrumentistas, tocando de lugares diferentes, promovendo intercâmbio cultural e de musicalidade. Por exemplo, na mesma música um baterista brasileiro, uma baixista peruana, um pianista israelense, um acordeonista ucraniano e um saxofonista francês, o que resulta em uma troca cultural e de linguagens musicais riquíssima.

O selo vai produzir discos, shows e material didático com videoaulas e partituras, tudo disponibilizado gratuitamente para download. Primeiramente serão lançados 4 álbuns inéditos que foram gravadas em Ribeirão Preto (SP) e Europa durante os meses de novembro e dezembro de 2016, também foram produzidos vídeos captando o processo criativo e de gravação das canções.

“O Blaxtream nasceu há mais de 10 anos na minha cabeça e há 2 anos comecei a trabalhar no projeto com a engenheira Thalita Magalhães e apoio da Cervejaria Colorado e juntos conquistamos parceiros e músicos renomados e agora o projeto tornou-se realidade”, ressalta Thiago.

Breve histórico de Thiago Monteiro
Diretor/Produtor Musical, Engenheiro de Gravação/Mixagem e Multi-instrumentista, com 22 anos de carreira. Trabalhou com nomes da música brasileira como Chico César, Ivan Lins, Léa Freire e Amilton Godoy, Arismar do Espírito Santo, Celso Viáfora, André Marques, Trio Curupira, além de nomes da música pop como Seu Jorge, Titãs, NX Zero, Fresno, Manu Gavassi, Tihuana.


Ficha Técnica:
Direção, Produção Musical, Gravação e Mixagem: Thiago Monteiro
Produção Executiva: Thalita Magalhães
Bandas:
Vinícius Gomes Quinteto, aclamado guitarrista da nova geração, acompanhado por Edu Ribeiro (baterista, um dos poucos brasileiros que conquistaram Grammys Americanos e Latinos); Bruno Migotto (baixista, capa do Caderno 2 do Estado de SP em Maio/17); Rodrigo Ursaia (saxofonista formado na Berklee/USA) e Gustavo Bugni (requisitado pianista/arranjador).

Paulo Almeida Quarteto: Paulo Almeida é um dos grandes bateristas que surgiram nos últimos anos. E para esse disco, formou um verdadeiro “Dream Team”: Salomão Soares (pianista recém escolhido para se apresentar no principal festival de Jazz do mundo: Montreaux); Jota P (saxofonista de Hermeto Pascoal, aclamado pelas publicações internacionais) e Bruno Migotto (baixista, capa do Caderno 2 do Estado de SP em Maio/17).

Ludere Quarteto: Formado pelo pianista Philippe Baden Powell (filho do ícone brasileiro Baden Powell); Rubinho Antunes (genial trompetista nascido em Ribeirão Preto); Daniel De Paula (um dos principais bateristas da nova cena brasileira) e Bruno Barbosa (baixista de Ribeirão Preto em ascensão no cenário de jazz).

Fabio Gouvea Quinteto: Fabio Gouvea é um guitarrista/multi-instrumentista com carreira internacional, tendo tocado com grandes nomes do Jazz mundial, e dois discos gravados no icônico estúdio “Avatar”, em NYC. Também é integrante do “Trio Curupira”, um dos mais geniais grupos brasileiros, aclamado não só no Brasil como no exterior. Acompanhado por Cléber Almeida (baterista/multi-instrumentista, também integrante do “Trio Curupira”), Felipe Brisola (baixista), Beto Corrêa (pianista) e Dô De Carvalho (sax/flauta).

Patrocinador: Cervejaria Colorado (Ribeirão Preto)

Apoio: Rivière Studios, Fnac Brasil, Rede de hoteis Plaza Inn e Intermezzo & Spina.

Serviço do Show de Lançamento “Colorado apresenta Blaxtream” em São Paulo no Jazz Nos Fundos

Data: 30 de junho (sexta-feira)
Local: Jazz Nos Fundos
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, SP.
Horário: A partir das 21h


Atrações:

21h | Vinicius Gomes Quinteto
Blaxtream lança o primeiro disco da carreira do guitarrista, violonista e compositor, trazendo seu primeiro álbum inteiramente autoral, "Resiliência", dedicado ao diálogo entre o universo brasileiro e o jazz contemporâneo.



22h15 | Paulo Almeida Quarteto
Baterista, percussionista e compositor, Paulo Almeida, apresenta neste show o terceiro disco autoral de sua carreira “Parceria”. Importante referência na nova safra de compositores da música instrumental brasileira.


23h30 | Fabio Gouvea Quinteto
Guitarrista e violonista, Fabio Gouvea apresenta seu quarto CD solo, chamado “Método do acaso”. Fabio deu início a sua carreira na música instrumental com o Trio Curupira em 2002, como contrabaixista, onde permanece até hoje.


00h45 | Ludere
Música instrumental brasileira, afro-samba. Philippe Baden Powell, pianista, compositor e filho do lendário violonista brasileiro Baden Powell, se une ao trompetista, compositor e arranjador Rubinho Antunes, ao baixista e compositor Bruno Barbosa e ao baterista e também compositor Daniel de Paula em show com repertório de composições próprias do segundo disco do quarteto intitulado “Retratos’’, pelo selo Blaxtream.



Ingresso antecipado: R$40,00
Ingresso na porta: R$50,00


Classificação indicativa: 18 anos
Informações: 11 3083 5975

http://www.jazznosfundos.net/home.php