Assista nossos Programas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MÚSICO E PRODUTO - COMO TRANSFORMAR SUA CARREIRA

Por: Claudia Souza

A maioria dos músicos se enxerga sempre no backstage da música, seja no estúdio ou atrás de algum cantor. A prova disso é que grande parte dos programas musicais brasileiros acabam mostrando cantores em destaque e poucos músicos tornam-se famosos, os vemos, mas raramente ficamos sabendo quem são.

O Brasil ainda está caminhando para uma cultura musical aonde a música instrumental será apreciada como as demais. É muito comum assistirmos as orquestras tocando sempre aquelas mesmas peças, sem algo novo ou inspirador que nos remeta a um espetáculo. No exterior, podemos ver nos palcos músicos fazendo música de verdade, sem cantores, sem dançarinas seminuas e toda a baboseira que a TV nos obriga a engolir.

 Hoje eu assisti no Youtube um concerto de rock e música clássica do violinista David Garrett, transformador e inspirador. Ele conseguiu reunir no mesmo palco uma orquestra tocando rock do bom, misturado com música clássica, inovou ao mostrar ao público releituras de clássicos e trilhas de cinema. Até compositores como o brasileiro Zequinha de Abreu foi tocado com maestria. Fiquei perplexa ao ver um músico tão jovem e virtuoso extraindo toda a potencialidade do seu violino, mais ainda a educação e a diversidade etária do público num show para todas as idades com famílias extasiadas pelo espetáculo de sons e tecnologia.

O que falta para os músicos brasileiros é um maior incentivo por parte dos órgãos culturais, da imprensa e principalmente a motivação dos mesmos. Tudo aqui é mais difícil com certeza, mas o músico deve se ver como um produto, inovar, tentar, testar todas as possibilidades até mostrar todo o seu potencial. É preciso sair da acomodação, o público precisa conhecer mais sobre a música, instrumento, som e o dom de cada músico.

Se quiser entender o que eu quero dizer, assista este vídeo até o fim, depois disso, pegue uma caneta, papel ou vá para o word descrever quem é você, que tipo de trabalho faz e no que pode melhorar: