Programa Músico Empreendedor

sábado, 22 de setembro de 2018

Theatro Municipal comemora centenário de Debussy com Pelléas et Mélisande

Claude Debussy

Ópera dirigida por Iacov Hillel terá Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Alessandro Sangiorgi, e participação do Coro Lírico, além dos solistas Rosana Lamosa, Yunpeng Wang e Stephen Bronk

O Theatro Municipal de São Paulo, instituição da Secretaria Municipal de Cultura, retorna com sua a temporada lírica, trazendo Pelléas et Mélisande, obra de Claude Debussy, em 12 de outubro, às 20h, com direção novamente de Iacov Hillel.

A ópera é uma remontagem da produção de 2012 e marca o centenário de morte do compositor francês. O maestro Alessandro Sangiorgi rege a Orquestra Sinfônica Municipal, com a participação do Coral Lírico, em apresentações que seguem até 21 de outubro. Nesta última data, a produção conta com audiodescrição.

“Nossa intenção ao trazer este título remontado de 2012 é dar ao público a oportunidade de relembrar esta obra inovadora de Debussy e também dar sequência a uma temporada lírica diversa no Theatro Municipal de São Paulo”, afirma o Secretário de Cultura, André Sturm.

A trama de Pelléas et Mélisande trata de amor, ciúme e remorso a partir de um triângulo amoroso. A história se divide em cinco atos. Golaud se perde numa floresta durante uma caçada e encontra Mélisande, que também está perdida. Ambos se casam. Golaud tem um meio-irmão, Pelléas, a quem assassina ao desconfiar que há entre ele e Mélisande sentimentos pouco fraternais.

O papel de Golaud será interpretado pelo baixo-barítono americano Stephen Bronk. Quem interpretará Mélisande será novamente a soprano Rosana Lamosa, que foi protagonista desta ópera em 2012. No papel de Pelléas, estará o barítono chinês Yunpeng Wang. Também serão solistas Mauro Chantal, como Rei Arkel, avô de Golaud, e a mezzo-soprano Lidia Schäffer, como Geneviève, mãe de Golaud.

O cenário foi concebido por um dos grandes cenógrafos brasileiros, Hélio Eichbauer, que morreu em julho deste ano, deixando um legado de trabalhos renomados no teatro, no cinema e na música. O figurino foi assinado por Marisa Rebollo e tem referências dos trajes na época medieval, inspirados no movimento pré-rafaelita do século 19.

A produção é minimalista. Por exemplo, a sala do palácio é representada apenas pelo trono. Entre os recursos utilizados para a composição cenográfica, está a projeção de alguns detalhes de telas do pintor impressionista francês Claude Monet. Outro elemento essencial é o palco giratório, que foi construído especialmente para a montagem de 2012. O recurso permite a sensação de passagem de tempo, com os locais das ações se sucedendo, e foi utilizado pela última vez este ano na ópera O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss, com direção de Pablo Maritano e regência de Roberto Minczuk.


Pelléas et Mélisande

A ópera estreou em Paris em 1902. Claude Debussy levou cerca de dez anos para compor a obra, única do gênero escrita por ele. A história se baseia na peça homônima de Maurice Maeterlinck e foi apresentada pela primeira vez em 1893.

“É uma peça simbolista no sentido de que os personagens não se resumem ao que você está vendo, mas são carregados de simbolismo. O Rei Arkel representa o tempo, Geneviève, além de mãe, simboliza a terra fértil. É uma produção misteriosa, ameaçadora. No primeiro ato, a gente não sabe de onde veio Mélisande, que chora ao lado de uma fonte, você se questiona se é uma ninfa, uma princesa que perdeu uma coroa?”, afirma o diretor Iacov Hillel.

A ópera marca o retorno do maestro convidado Alessandro Sangiorgi ao palco do Theatro Municipal. O regente foi assistente e maestro residente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo até 1993. “Recebi com imensa alegria o convite do maestroRoberto Minczuk para reger Pelléas et Mélisande e o reencontro com a inesquecível Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A música de Debussy enfatiza dois aspectos: acordes sombrios nos acompanham nos bosques onde Golaud caça e na escuridão do castelo onde nunca se vê o céu. Em contraste, cores brilhantes e iridescentes nos acolhem no florescer da amizade e no amor entre os jovens [Pelléas e Mélisande]”, afirma Sangiorgi.

A encenação conta também com um solo infantil no terceiro ato. Para interpretar Yniold, filho de Golaud, duas crianças foram escolhidas. Benjamin Garcia, de 11 anos, é aluno regular da Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, e Miguel Azevedo Marques, de 12 anos, participa desde 2016 do Coro Infantil da Osesp, sob regência de Teruo Yoshida.

Os ingressos variam de R$ 20 a R$ 120. A récita da estreia é patrocinada pelo Banco Santander. Já a de domingo (14), tem o patrocínio do Bradesco.

Ainda em 2018

Encerrando a temporada de óperas, o Theatro Municipal encenará, entre 16 e 25 de novembro, Turandot, de Giacomo Puccini. A obra será dirigida por André Heller-Lopes e contará com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico e Coral Paulistano, com os maestros Roberto Minczuk, Mário Zaccaro e a maestrina Naomi Munakata, respectivamente, na regência.


Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

No começo do século 20, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam da Europa seus instrumentistas e coros completos, pela falta de um grupo orquestral em São Paulo especializado em ópera. A partir da década de 1920, uma orquestra profissional foi criada e passou a realizar apresentações esporádicas, tornando-se regular em 1939, sob o nome de Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Uma década mais tarde, o conjunto passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi oficializado em lei de 28 de dezembro de 1949, que vigora ainda hoje. A história da Sinfônica Municipal se confunde com a da música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com a soprano Bidú Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; a reabertura do Theatro Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte, regida pelo compositor Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.

Estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho e Armando Belardi.

Roberto Minczuk é o atual regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – OSM.
Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy
Iacov Hillel - direção cênica e Iluminação
Alessandro Sangiorgi - regência
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

Coro Lírico
Hélio Eichbauer - cenário
Marisa Rebollo - figurino
Yunpeng Wang - Pelléas
Rosana Lamosa - Mélisande
Stephen Bronk - Golaud
Mauro Chantal - Arkel
Lidia Schaffer - Geneviève
Andrey Mira - Médico
Benjamim Garcia e Miguel de Azevedo Marques - Yniold
Local: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Data: Sexta-feira, 12/10, quarta-feira, 17/10, e sexta-feira, 19/10, 20h. Domingos, 14/10, e 21/10, 18h.

Duração: aprox. 180 min. com um intervalo

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos: R$ 120 / R$ 80 / R$ 20 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)

Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo sitewww.eventim.com.br.

Theatro Municipal de São Paulo

Praça Ramos de Azevedo, s/nº - São Paulo, SP

Horário da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.


Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo faz parte da Secretaria Municipal de Cultura. Em 27 de maio de 2011, o Theatro Municipal de São Paulo foi transformado de departamento da Secretaria Municipal de Cultura em Fundação de direito público, com um corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano , Orquestra Experimental de Repertório, Escola Música do Theatro Municipal de São Paulo e pela Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, e tendo como espaços o Theatro Municipal, a Central Técnica do Theatro Municipal e a Praça das Artes.

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, o edifício inspirado na Ópera Garnier, em Paris, tem a assinatura do arquiteto Ramos de Azevedo e projeto interno dos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. Além de receber grandes nomes mundiais da música e da dança como Enrico Caruso, Maria Callas, Francisco Mignoni, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Nijinsky, Nureyev e Baryshnikov; o Theatro também foi cenário de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de Arte Moderna.

Nos quase 107 anos do Theatro Municipal, três grandes reformas marcaram as mudanças e renovações do prédio: a primeira delas, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini; a segunda, de 1986 a 1991, e para celebrar o centenário, a terceira reforma, mais complexa que as anteriores, restaurou o edifício e modernizou o palco.

Instituto Odeon
O Instituto Odeon é o gestor do Theatro Municipal de São Paulo. Com mais de 20 anos de atuação na área da cultura, o Instituto se destaca pela gestão do Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro, além de consultorias ao Governo do Pernambuco e Prefeitura de Porto Alegre, produção de espetáculos de teatro e idealização e gestão de diversos projetos socioculturais. A instituição assumiu em 1º de setembro a gestão do corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório e dos espaços Theatro Municipal, Central Técnica do Theatro Municipal e Praça das Artes.Theatro Municipal comemora centenário de Debussy com Pelléas et Mélisande

Ópera dirigida por Iacov Hillel terá Orquestra Sinfônica Municipal, sob regência de Alessandro Sangiorgi, e participação do Coro Lírico, além dos solistas Rosana Lamosa, Yunpeng Wang e Stephen Bronk

O Theatro Municipal de São Paulo, instituição da Secretaria Municipal de Cultura, retorna com sua a temporada lírica, trazendoPelléas et Mélisande, obra de Claude Debussy, em 12 de outubro, às 20h, com direção novamente de Iacov Hillel. A ópera é uma remontagem da produção de 2012 e marca o centenário de morte do compositor francês. O maestro Alessandro Sangiorgi rege a Orquestra Sinfônica Municipal, com a participação do Coral Lírico, em apresentações que seguem até 21 de outubro. Nesta última data, a produção conta com audiodescrição.

“Nossa intenção ao trazer este título remontado de 2012 é dar ao público a oportunidade de relembrar esta obra inovadora de Debussy e também dar sequência a uma temporada lírica diversa no Theatro Municipal de São Paulo”, afirma o Secretário de Cultura, André Sturm.

A trama de Pelléas et Mélisande trata de amor, ciúme e remorso a partir de um triângulo amoroso. A história se divide em cinco atos. Golaud se perde numa floresta durante uma caçada e encontra Mélisande, que também está perdida. Ambos se casam. Golaud tem um meio-irmão, Pelléas, a quem assassina ao desconfiar que há entre ele e Mélisande sentimentos pouco fraternais.

O papel de Golaud será interpretado pelo baixo-barítono americano Stephen Bronk. Quem interpretará Mélisande será novamente a soprano Rosana Lamosa, que foi protagonista desta ópera em 2012. No papel de Pelléas, estará o barítono chinês Yunpeng Wang. Também serão solistas Mauro Chantal, como Rei Arkel, avô de Golaud, e a mezzo-soprano Lidia Schäffer, como Geneviève, mãe de Golaud.

O cenário foi concebido por um dos grandes cenógrafos brasileiros, Hélio Eichbauer, que morreu em julho deste ano, deixando um legado de trabalhos renomados no teatro, no cinema e na música. O figurino foi assinado por Marisa Rebollo e tem referências dos trajes na época medieval, inspirados no movimento pré-rafaelita do século 19.

A produção é minimalista. Por exemplo, a sala do palácio é representada apenas pelo trono. Entre os recursos utilizados para a composição cenográfica, está a projeção de alguns detalhes de telas do pintor impressionista francês Claude Monet. Outro elemento essencial é o palco giratório, que foi construído especialmente para a montagem de 2012. O recurso permite a sensação de passagem de tempo, com os locais das ações se sucedendo, e foi utilizado pela última vez este ano na ópera O Cavaleiro da Rosa, de Richard Strauss, com direção de Pablo Maritano e regência de Roberto Minczuk.

Pelléas et Mélisande

A ópera estreou em Paris em 1902. Claude Debussy levou cerca de dez anos para compor a obra, única do gênero escrita por ele. A história se baseia na peça homônima de Maurice Maeterlinck e foi apresentada pela primeira vez em 1893.

“É uma peça simbolista no sentido de que os personagens não se resumem ao que você está vendo, mas são carregados de simbolismo. O Rei Arkel representa o tempo, Geneviève, além de mãe, simboliza a terra fértil. É uma produção misteriosa, ameaçadora. No primeiro ato, a gente não sabe de onde veio Mélisande, que chora ao lado de uma fonte, você se questiona se é uma ninfa, uma princesa que perdeu uma coroa?”, afirma o diretor Iacov Hillel.

A ópera marca o retorno do maestro convidado Alessandro Sangiorgi ao palco do Theatro Municipal. O regente foi assistente e maestro residente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo até 1993. “Recebi com imensa alegria o convite do maestroRoberto Minczuk para reger Pelléas et Mélisande e o reencontro com a inesquecível Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A música de Debussy enfatiza dois aspectos: acordes sombrios nos acompanham nos bosques onde Golaud caça e na escuridão do castelo onde nunca se vê o céu. Em contraste, cores brilhantes e iridescentes nos acolhem no florescer da amizade e no amor entre os jovens [Pelléas e Mélisande]”, afirma Sangiorgi.

A encenação conta também com um solo infantil no terceiro ato. Para interpretar Yniold, filho de Golaud, duas crianças foram escolhidas. Benjamin Garcia, de 11 anos, é aluno regular da Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo, e Miguel Azevedo Marques, de 12 anos, participa desde 2016 do Coro Infantil da Osesp, sob regência de Teruo Yoshida.

Os ingressos variam de R$ 20 a R$ 120. A récita da estreia é patrocinada pelo Banco Santander. Já a de domingo (14), tem o patrocínio do Bradesco.

Ainda em 2018

Encerrando a temporada de óperas, o Theatro Municipal encenará, entre 16 e 25 de novembro, Turandot, de Giacomo Puccini. A obra será dirigida por André Heller-Lopes e contará com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico e Coral Paulistano, com os maestros Roberto Minczuk, Mário Zaccaro e a maestrina Naomi Munakata, respectivamente, na regência.

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo

No começo do século 20, as companhias líricas internacionais que se apresentavam no Theatro Municipal traziam da Europa seus instrumentistas e coros completos, pela falta de um grupo orquestral em São Paulo especializado em ópera. A partir da década de 1920, uma orquestra profissional foi criada e passou a realizar apresentações esporádicas, tornando-se regular em 1939, sob o nome de Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Uma década mais tarde, o conjunto passou a se chamar Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e foi oficializado em lei de 28 de dezembro de 1949, que vigora ainda hoje. A história da Sinfônica Municipal se confunde com a da música orquestral em São Paulo, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, com a soprano Bidú Sayão; a inauguração do Estádio do Pacaembu, em 1940; a reabertura do Theatro Municipal, em 1955, com a estreia da ópera Pedro Malazarte, regida pelo compositor Camargo Guarnieri; e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, em São Paulo.

Estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kasniefski, Souza Lima, Eleazar de Carvalho e Armando Belardi.

Roberto Minczuk é o atual regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo – OSM.


Pelléas et Mélisande, de Claude Debussy
Iacov Hillel - direção cênica e Iluminação
Alessandro Sangiorgi - regência
Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Coro Lírico
Hélio Eichbauer - cenário
Marisa Rebollo - figurino
Yunpeng Wang - Pelléas
Rosana Lamosa - Mélisande
Stephen Bronk - Golaud
Mauro Chantal - Arkel
Lidia Schaffer - Geneviève
Andrey Mira - Médico
Benjamim Garcia e Miguel de Azevedo Marques - Yniold

Local: Theatro Municipal de São Paulo – Sala de Espetáculos
Data: Sexta-feira, 12/10, quarta-feira, 17/10, e sexta-feira, 19/10, 20h. Domingos, 14/10, e 21/10, 18h.

Duração: aprox. 180 min. com um intervalo
Classificação indicativa: 12 anos
Ingressos: R$ 120 / R$ 80 / R$ 20 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)


Vendas na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo sitewww.eventim.com.br.
Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº - São Paulo, SP

Horário da bilheteria: De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, sábados e domingos, das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação. Apenas venda e retirada de ingressos para os eventos do Theatro Municipal de São Paulo.

Theatro Municipal de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo faz parte da Secretaria Municipal de Cultura. Em 27 de maio de 2011, o Theatro Municipal de São Paulo foi transformado de departamento da Secretaria Municipal de Cultura em Fundação de direito público, com um corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano , Orquestra Experimental de Repertório, Escola Música do Theatro Municipal de São Paulo e pela Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, e tendo como espaços o Theatro Municipal, a Central Técnica do Theatro Municipal e a Praça das Artes.

Inaugurado em 12 de setembro de 1911, o edifício inspirado na Ópera Garnier, em Paris, tem a assinatura do arquiteto Ramos de Azevedo e projeto interno dos italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi. Além de receber grandes nomes mundiais da música e da dança como Enrico Caruso, Maria Callas, Francisco Mignoni, Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Nijinsky, Nureyev e Baryshnikov; o Theatro também foi cenário de um dos principais eventos da história das artes no Brasil, a Semana de Arte Moderna.

Nos quase 107 anos do Theatro Municipal, três grandes reformas marcaram as mudanças e renovações do prédio: a primeira delas, em 1954, criou novos pavimentos para ampliar os camarins, reduziu os camarotes e instalou o órgão G. Tamburini; a segunda, de 1986 a 1991, e para celebrar o centenário, a terceira reforma, mais complexa que as anteriores, restaurou o edifício e modernizou o palco.

Instituto Odeon

O Instituto Odeon é o gestor do Theatro Municipal de São Paulo. Com mais de 20 anos de atuação na área da cultura, o Instituto se destaca pela gestão do Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro, além de consultorias ao Governo do Pernambuco e Prefeitura de Porto Alegre, produção de espetáculos de teatro e idealização e gestão de diversos projetos socioculturais. A instituição assumiu em 1º de setembro a gestão do corpo artístico formado pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal de São Paulo, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Coral Paulistano Mário de Andrade e Orquestra Experimental de Repertório e dos espaços Theatro Municipal, Central Técnica do Theatro Municipal e Praça das Artes.





Como gerir contratos no mercado editorial?


As questões que envolvem contratos e direitos autorais devem ser estudadas com bastante atenção durante o processo de produção editorial. Para discutir esses temas, a Universidade do Livro, braço educacional da Fundação Editora da Unesp, oferece o curso presencial Práticas contratuais na área editorial, ministrado pela advogada Maria Luiza de Freitas Valle Egea, em 3 e 4 de outubro.

Durante os encontros Maria Luiza Egea aborda as melhores maneiras de lidar com diversos tipos de contratos, como o de edição, encargo de obra, obra coletiva, cessão de direitos autorais, tradução, edição digital e licença de direitos autorais.

Destinada a editores, gestores de direitos autorais, assistentes editoriais, assistentes administrativos, agentes literários, autores, produtores culturais, advogados, profissionais liberais, estudantes e demais interessados, as aulas acontecem na sede da Universidade do Livro. O investimento é de R$ 450,00 (R$ 360,00 para estudantes em geral, profissionais da Unesp e do mercado editorial) com inscrições até 3 de outubro de 2018. O valor pode ser parcelado em até seis vezes no cartão de crédito (para inscrições até 3 de outubro) ou em até quatro vezes no boleto bancário (para inscrições até 27 de setembro). Sobre a docente - Maria Luiza de Freitas Valle Egea é advogada, vice-presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA) e membro da Comissão Especial de Propriedade Imaterial da Ordem dos Advogados de São Paulo. Professora da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil – secção de São Paulo nos cursos de Direitos Autorais e de Entretenimento; professora e palestrante em diversos cursos e congressos relativos a direito autoral.



Práticas contratuais na área editorial
Data: 3 e 4 de outubro de 2018
Horário: 18h30 às 21h30
Carga horária: 6 horas
Inscrições: até 27/09/2018 para pagamento com boleto bancário e até 3/10/2017, às 16h para pagamento com cartão de crédito
Investimento: R$ 450,00 (R$ 360,00 para estudantes, profissionais da Unesp e do mercado editorial)
Local: Universidade do Livro - Praça da Sé, 108, 7º andar (esquina com rua Benjamin Constant) – São Paulo (SP)
Fone: (11) 3242-9555; 3242-7171 - ramais 502 e 503
E-mail: unil@editora.unesp.br

domingo, 2 de setembro de 2018

Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba se apresentam no Parque do Ibirapuera

No último domingo, dia 02/9 se apresentaram no Palco aberto ao público no Parque do Ibirapuera, os pianistas Cubanos Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba. O show contou com a apresentação de abertura do pianista brasileiro André Mehmari.

Confira alguns momentos da apresentação:

 

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Adylson Godoy Trio no Sesc Santana reúne ícones dos anos 60

Adylson Godoy, Clayber de Souza, Edson Guilard, Marcelo Rocha, Hector Costita, Toninho Horta e Leny Andrade
Foto: Claudia Souza


Nos dias 18 e 19 de Agosto, Adylson Godoy Trio, composto pelo pianista Adylson Godoy, o contrabaixista Marcelo Rocha e o baterista Edson Ghilard, recebeu no Sesc Santana para um show imperdível que remeteu o público ao Brazilian Jazz,  o cantor e compositor Mineiro Toninho Horta (guitarra); Clayber de Souza (gaita), Hector Costita (sax) e a cantora Leny Andrade.

O repertório relembrou sucessos da bossa nova, samba jazz e composições autorais do grupo de músicos.

A cantora Leny Andrade foi homenageada pelos músicos e ovacionada pelo público emocionado ao ver o seu estado de saúde afetado por uma recente queda que lhe prejudicou alguns movimentos. Mesmo assim, Leny subiu ao palco e demonstrou ao seu público que embora estivesse sob efeito de medicamentos, ainda continua brilhante como cantora e intérprete de grandes sucessos.

Um show que reuniu tantos talentos brilhantes da música brasileira e que deveria acontecer outras vezes, pois nunca na história do Sesc, as produções conseguiram juntar no mesmo palco tantos ícones vivos da década de 60 e que representaram tamanha excelência como músicos brasileiros.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

MÔNICA ALVES SE APRESENTA NA VEGNICE - VILA MARIANA




Mônica Alves no Vegnice em Agosto/18 - Foto: Claudia Souza



A cantora Mônica Alves, apresentou-se nos dias 4 e 5 de agosto no evento Vegnice na Vila Mariana, interpretando sucessos da MPB. A participação da cantora foi patrocinada pela Literatura Imóveis em apoio à causa animal, no stand da protetora Célia Couto, que atua em prol da adoção responsável de cães e gatos.

Os finais de semana da Vila Mariana estão prestigiando o público vegano de todas as idades.
Localizada na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 168, a Vegnice, feira de produtos e alimentação veganos, está trazendo um cardápio variado de lanchinhos, petiscos e pratos veganos de várias origens, entre eles pasteis, acarajés, comidas indianas, sanduíches e doces variados. Entre os produtos estão saboaria, camisetas e bijouterias. Segundo a organizadora do evento Paula Almeida, as edições da Vegnice, contam com a presença estimada de um publico itinerante de duas mil pessoas.


segunda-feira, 2 de julho de 2018

Manifestação Pública contra a MP 841 e em defesa dos Recursos da Cultura




" 1- Demoramos muitos anos para despertar a atenção de todos sobre a participação dos fazedores de cultura em 3% sobre os jogos de loteria e quando estamos prestes a conseguir esta vitória, vem o governo e baixa uma Mp, a 841 que tira de nós esta chance.
2- Por justiça a OAB se soma nesta luta a favor dos fazedores de cultura e promove no dia 4 de julho, às 19:00 no TUCA um ato de desagravo contra esta intenção.
3- É hora de nos somarmos a esta iniciativa e comparecer neste dia, em apoio aos que enfim defendem nossos interesses.
4- Compareça e leve um colega, espalhe a notícia, venha, é realmente importante.

Maestro Amilson Godoy"

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quarta-feira, 20 de junho de 2018

Cypress Hill realiza mega show no Espaço das Américas



O multi-platinado grupo de hip-hop Cypress Hill retorna ao Brasil para um mega show na quarta-feira, dia 10 de outubro, no Espaço das Américas. A banda chega em grande estilo com B-Real e Sen Dog acompanhados de Eric Bobo, na percussão e o ilustre DJ Mix Master Mike, presença frequente ao lado dos Beastie Boys em álbuns e shows.

O primeiro álbum do Cypress Hill foi lançado em 1991, e vendeu mais de 2 milhões de cópias. Esse CD homônimo de estreia foi seguido pelo disco ‘Black Sunday’, que faturou três discos de platina e levou o Cypress pra o grande público, graças ao mega-hit ‘Insane in the brain’.

O Cypress Hill é respeitado como um dos mais importantes grupos da história do hip-hop. Eles, que já foram indicados ao Grammy, venderam mais de 18 milhões de álbuns ao redor do mundo e são considerados mentores do rap e hip-hop da Costa Oeste estadunidense.

Partidários da legalização da maconha desde o início da carreira, nos anos 90, eles ainda creem que o debate sobre o tema é relevante. "Procuramos educar as pessoas, além dos benefícios para a saúde, ou até mesmo do uso recreativo, a erva é uma injeção para a economia de qualquer país”, pondera B-Real. Com seu álbum de estreia ainda no topo das paradas, o Cypress Hill se tornou o primeiro grupo de rap a ter dois CDs no top 10 da Billboard, em 1993, quando lançaram ‘Black Sunday’, que chegou ao número um e atualmente estão em turnê de divulgação do álbum “Elephants on Acid”.

Os ingressos já estão à venda e podem ser comprados nas bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h - sem taxa de conveniência) ou on-line através do site da Eventim https://goo.gl/a3k823.

Serviço: Cypress Hill | Espaço das Américas

Data: 10 de outubro de 2018 (quarta-feira)
Abertura da casa: 19h30
Início do show: 22h
Censura: 18 anos
Local: Espaço das Américas ( Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo - SP)
Acesso para deficientes: sim
Ingressos:Pista: R$ 80,00 (meia) e R$ 160,00 (inteira) | Pista Premium: R$ 130,00 (meia) e R$ 260,00 (inteira) | Mezanino: R$ 200,00 (meia) e R$ 400,00 (inteira).
Compras de ingressos: Nas bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h - sem taxa de conveniência ) ou Online pelo site Eventim https://goo.gl/a3k823
Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartões de Credito e Debito, Visa, Visa Electron, MasterCard, Diners Club, Rede Shop. Cheques não são aceitos.

Objetos proibidos: Câmera fotográfica profissional ou semi profissional (câmeras grandes com zoom externo ou que trocam de lente), filmadoras de vídeo, gravadores de audio, canetas laser, qualquer tipo de tripé, pau de selfie, camisas de time, correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcóolicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, objetos que possam causar ferimentos, armas de fogo, armas brancas, copos de vidro e vidros em geral, frutas inteiras, latas de alumínio, guarda-chuva, jornais, revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares.

sábado, 26 de maio de 2018

JANNY LOPES LANÇA SEU PRIMEIRO CD

Janny Lopes - Foto: Divulgação

A cantora JANNY LOPES, uma revelação do ano passado com seu CD autoral : " Deus é Fiel", que já desfilou fé e esperança pelos palcos da WebTevê Amaral, Igrejas Evangélicas de várias denominações, Programa Jornal do Brás e no Acústico do Centro Musical Morumbi, com o firme propósito de divulgar seu trabalho na música, tem novidades.

Com a voz muito elogiada, determinação, coragem e o incentivo adquirido nas experiências do ano passado, JANNY LOPES lançou oficialmente, seu CD "Deus é fiel", nos palcos da Ordem dos Músicos do Brasil- OMB, em São Paulo, no dia 11 de maio.
Após suas incursões pelo mundo Gospel, com a liberdade de quem canta para emocionar, sem contudo se descuidar de sua essência criativa, ela, resolveu reunir IMPRENSA e AMIGOS, para uma mostra daquilo que gosta de fazer: cantar.

Em um Pocket show, intitulado: " Vamos cantar porque Deus é Fiel", JANNY LOPES irá presentear seus convidados com um repertório variado e intimista. Onde homenageará grandes intérpretes das Músicas Gospel e Popular Brasileira, a exemplo de Alcione,( Não deixe o samba morrer), Marisa Monte ( Bem que se quis) Gonzaguinha,(Sangrando), Elis Regina,( O bêbado e a Equilibrista), Damares,( Sabor de Mel), entre outros.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

YouTube Charts chega em 54 países para mostrar o que é popular na plataforma de música mais abrangente do mundo


No YouTube, entendemos a importância de apresentar e prestigiar os artistas e vídeos de música mais populares do mundo. Por isso, hoje temos o prazer de anunciar o lançamento de uma nova parada musical para 54 mercados, incluindo Brasil. As paradas musicais do YouTube agora possuem um novo gráfico de tendências, além de tabelas aprimoradas para mostrar as músicas mais tocadas, os principais artistas e vídeos em um único local, mais fácil de usar.

Com mais de 1,5 bilhão de usuários mensais em todo mundo, as paradas musicais do YouTube são a representação mais precisa do que os fãs de música estão consumindo ativamente em seu país e no mundo. Essas informações refletem o que os usuários estão assistindo e escutando, o que significa que elas são baseadas apenas na popularidade e mostram o sucesso alcançado pelos artistas na plataforma de música mais abrangente do mundo. 
YouTube.com/charts é o novo endereço para ver o que é popular, o que está emergindo e virando tendência regional e global na plataforma. Agora, com as mudanças nas paradas musicais, os gráficos são atualizados diariamente e semanalmente. 

As novas paradas musicais do YouTube incluem:

Tendência (novo): O que há de novo e quente na música
O novo gráfico de tendências é atualizado várias vezes por dia para fornecer uma visualização única e em tempo real dos que os usuários de música estão consumindo de novo. O gráfico de tendências é o primeiro sinal externo dedicado do YouTube sobre as novas músicas mais populares na plataforma, fornecendo um olhar instantâneo de como os os usuários estão reagindo.

Principais músicas: as músicas mais tocadas no YouTube

A aba “Músicas em alta” destaca o desempenho geral de uma música no YouTube. Calculado pela combinação de todas as versões oficiais de uma música (incluindo o vídeo oficial, um vídeo criado por fã ou um vídeo com a letra da música), esse ranking reflete como os usuários estão consumindo músicas na plataforma e as várias maneiras pelas quais os artistas usam o YouTube para divulgar suas criações. O ranking “Músicas em alta” é atualizado semanalmente todo domingo.

Principais artistas: os maiores artistas do YouTube

A tabela “Principais artistas” destaca os mais populares de música no YouTube, com base na popularidade total de toda a sua discografia, em vídeos oficiais das músicas, conteúdo criado por outros usuários, remixes, vídeos de letras, faixas de álbuns e colaborações. O "Principais Artistas" é atualizado também aos domingos.

Principais vídeos: os videoclipes mais populares

O gráfico "Principais videoclipes" prestigia a experiência do videoclipe no YouTube, destacando os vídeos musicais oficiais mais populares na plataforma. Assim como os outros rankings, os “Principais vídeos” são atualizados nos domingos.

Todos os detalhes de como as paradas musicais do YouTube são calculadas podem ser encontrados aqui.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Funarte SP recebe recital dedicado à música popular brasileira e norte-americana


Apresentação de música instrumental, formada por um duo de piano e baixo, resgata a atmosfera musical contagiante de uma jam session a partir da improvisação dos clássicos de grandes mestres como Tom Jobim, Gonzaguinha, Toninho Horta, Bill Evans, Richard Rogers e Michel Legrand

No dia 10 de junho, domingo, às 17h00, a Sala Guiomar Novaes do Complexo Cultural Funarte SPrecebe o recital de música instrumental Standards da Música Popular I Conexão Brasil-EUA. O pianista John Larson, acompanhado do baixista Daniel Dias, levará ao público um espetáculo mais intimista com repertório focado em Standards da música popular brasileira e norte-americana dos gêneros bossa nova, samba e jazz.

Com inspiração nos músicos de Jazz da década de 50, que após os seus concertos nas big bands costumavam mergulhar em intermináveisjam sessions (da expressão Jazz After Midnight) para fazer o que mais gostavam: improvisar, John e Daniel vão resgatar nesta apresentação a alegria da improvisação para transmitir à audiência uma progressão harmônica que estimule sensações e mexa com as emoções. O repertório inclui temas de compositores como Antônio Carlos Jobim, Gonzaguinha, Toninho Horta, Marcos Valle, Richard Rogers, Bill Evans, Michael Legrand, entre outros. Músicas consagradas fazem parte da apresentação, entre elas, Chora Coração, Recado, Preciso aprender a ser só, My Funny Valentine, Summer of 42 e My Romance prometem emocionar o público.

De acordo com o pianista John Larson, responsável pela concepção e direção musical do projeto, um standard é um tema musical amplamente conhecido e não existe uma lista de canções definitiva, pois elas sempre mudam com o tempo. “Cada subgênero do Jazz ou da Bossa Nova tem seus próprios Standards e muitos Standards de Jazz, por exemplo, foram baseados em música popular, musicais da Broadway e antigas composições registradas no Great American Songbook. Em alguns casos, ao ser executado, o standard é rearmonizado e alterado, sendo muito apreciado pelo público por permitir maior facilidade no improviso, já que a harmonia é, na maioria das vezes, bem conhecida pelos músicos”, explica o solista.

Com isso, a apresentação Standards da Música Popular I Conexão Brasil-EUA deseja alcançar um resultado surpreendente de interação com o público ao trabalhar uma gama de emoções genuínas tanto dos músicos como da plateia. Para mais informações acessehttp://www.funarte.gov.br/.


Programa:


§ Chora Coração (1973) – Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim)
§ Outra Vez (1954) – Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim)
§ Bons Amigos (1995) – Toninho Horta
§ Recado (1979) – Gonzaguinha
§ Preciso aprender a ser só (1965) – Marcos Valle e Paulo Sérgio
§ My Funny Valentine (1937) - Richard Rodgers e Lorenz Hart
§ Someday my prince will come (1937) - Larry Morey e Frank Churchill
§ I fall in love too easily (1944) – Jule Styne e Sammy Cahn
§ You must believe in Springs (1977) – Bill Evans
§ Very Early (1949) – Bill Evans
§ Summer of 42 (1971) – Michel Legrand
§ My Romance (1935) – Richard Rogers

Sobre os músicos:

John Larson, 36 anos, iniciou os seus estudos em piano aos 12 anos, na cidade de Ribeirão Preto (SP). Formado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, John foi aluno dos pianistas Arno Roberto Von Buettner, Hilton Valente e Acy. T. Meyer. Hoje, o músico ministra aulas de piano em São Paulo. Desenvolveu as trilhas sonoras da premiada animação “Aula de Etiqueta” (2006), do animador e ilustrador Thomas Larson (Thomate), e do curta-metragem “Não trocaria minha mãe por nada neste mundo” (2017), com argumento, roteiro e direção de Patrícia Lobo. John também participou da gravação dos álbuns Angu (2007), um grupo de canções autorais de Eduardo Larson e Eduardo Klébis, e Angudadá (2014), com músicas feitas para o público infantil.

Daniel Dias, 35 anos, é músico, violinista, contrabaixista acústico, com forte atuação em arranjo popular e pesquisa na área de composição erudita. Formado em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (Campinas/SP), Daniel tem experiência na área de pesquisa acadêmica e desenvolveu um estudo de análise de peças musicais de Alexander Scriabin. Iniciou seus estudos ainda criança na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, com Amauri Murer, e em Campinas, com José Roberto Vital, professor de violão popular do Conservatório Carlos Gomes. “Rebentação” é o título do seu primeiro álbum lançado em 2017, que apresenta um repertório com grandes clássicos da MPB e da música popular internacional.

SERVIÇO:

Edital de Espetáculo de Artes Cênicas e Música/2018
Espetáculo: Standards da Música Popular I Conexão Brasil-EUA
Data e horário: 10 de junho de 2018 (domingo) às 17h00
Local: Sala Guiomar Novaes – Complexo Cultural Funarte SP (Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos – São Paulo)
Ingressos: R$ 35,00 (inteira) / R$ 17,50 (meia entrada). Cartões não são aceitos. Pagamento somente em dinheiro.
Duração: 67 minutos.
Classificação etária: 12 anos.
Capacidade: 143 lugares

Estacionamento: Convênio com a Estapoint - Alameda Nothmann, 1.162 (esquina com a Avenida São João). Preço único até 18h00: R$ 10,00. A partir das 18h00: R$ 15,00.

Informações: (11) 3662-5177 / (11) 3822-5671 ou pelo e-mail funartesp@gmail.com. A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

FICHA TÉCNICA:

Músicos: John Larson (piano) e Daniel Dias (baixo) I Concepção: John Larson I Direção e Produção Musical: John Larson I Designer de Luz: João Nunez I Técnico de Som: Vladimir Lemos I Direção: Regiane Tosatti I Produção: RP 360 – Comunicação e Relações Públicas IRealização: FUNARTE e RP 360 – Comunicação e Relações Públicas.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

CONFERÊNCIA DE MÚSICA CLÁSSICA NA HOLANDA É APRESENTADO POR PROFESSOR BRASILEIRO


Professor de Música da Faculdade Santa Marcelina é selecionado para apresentar composição em um dos maiores eventos de música clássica e erudita do mundo

Classical: Next acontece nesta quinta-feira, na cidade de Rotterdam, na Holanda

Leonardo Martinelli, professor de música da Faculdade Santa Marcelina, foi selecionado para apresentar uma de suas composições durante conferência sobre Música Clássica e Empreendedorismo no Classical: Next, um dos maiores eventos do mercado da música clássica e erudita do mundo, que acontece em Rotterdam, na Holanda, nesta quinta-feira (17).

Martinelli, que também é compositor, diretor de formação da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, marcou presença na conferência sobre Música Clássica e Transformação Social do ano passado, que mescla reuniões de negócios, congresso e showcases, no ano passado.

Após o evento, o professor vai se reunir com integrantes do Grupo Berlin Counterpoint, para apresentar sua composição encomendada pelo grupo para uma peça que vai estrear neste segundo semestre. “A peça também será tocada aqui no Brasil na programação do Festival de Música de Câmara do Sesc São Paulo”, conta Martinelli.

Profissionais de diversos países, como Alemanha, França e Canadá, também compõem o lineup do evento.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Cantora americana Alexandra Jackson lança álbum em homenagem à música brasileira

Lançamento do CD Legacy & Alchemy traz as últimas gravações de Dona Ivone Lara e reúne jazz, samba, soul e bossa nova com colaborações de grandes nomes da música americana e brasileira

A lista é extensa e inclui Miles Davis, Tom Jobim, Al Jarreu, Dona Ivone Lara, Ivan Lins, Carlinhos Brown, Pretinho da Serrinha e Banda Black Rio. Esta verdadeira seleção da música brasileira e americana está reunida pela primeira vez em Legacy & Alchemy, o CD de estreia da cantora americana Alexandra Jackson. O show de lançamento fez parte das comemorações Do Dia Internacional do Jazz, no Teatro Rival, Rio de Janeiro, no ultimo dia 30/4.

Produzido por Robert Hebert e Larry Williams em Los Angeles, Nova York, Chicago, Londres e Rio, o álbum tem a co-produção de Ivan Lins, Carlinhos Brown, Arthur Maia, Chris Walker, Banda Black Rio, Max Viana, Ricardo Silveira e Pretinho da Serrinha. . O disco de Alexandra Jackson reforça os laços de intimidade entre as músicas americana e brasileira. Nascida em Atlanta, ela navega por um repertório de clássicos do cancioneiro nacional, com pitadas de soul, bossa nova, jazz, samba e R&B.

Ao todo, Alexandra gravou um repertório de 24 músicas, em inglês e português, com o objetivo de prestar homenagem ao legado da música brasileira, sem esquecer a alquimia com suas influências americanas.

"Há um enorme caldeirão de referências musicais em nosso mundo hoje. Este álbum traz a oportunidade para as pessoas saírem um pouco da caixa. Não é só jazz, blues, soul, bossa nova ou samba, mas é uma mistura de todos eles. O álbum nasceu a partir do conceito de ´música total´, desenvolvido pelo mestre Ivan Lins”, define a cantora.

Últimas gravações de Dona Ivone Lara e Al Jarreau se juntam a um repertório de clássicos da música brasileira

O álbum Legacy & Alchemy faz sua reverência ao samba, com os clássicos “Sonho Meu” e “Força da Imaginação”, que contrastam a voz de Alexandra Jackson com a da compositora e grande dama do samba Dona Ivone Lara e do cantor Pretinho da Serrinha. A gravação, realizada em dezembro de 2015, marcou a última sessão de estúdio de Dona Ivone, um feito histórico.

O álbum volta suas atenções à bossa nova em "Corcovado" – que incorpora registros de gravações feitas por Miles Davis, Tom Jobim e Ivan Lins. Alexandra e Ivan Lins fazem também em duetos em "Anjo de Mim” e "Somos Todos Iguais Esta Noite". Na sequência ela chega a "Palco", canção de Gilberto Gil influenciada pelo grupo Earth, Wind & Fire. Aqui, os produtores recrutaram os membros do lendário grupo Larry Dunn e Al McKay. Ao lado de Alexandra, eles fazem uma grande homenagem ao compositor baiano. Em seguida, chega a vez de homenagear Chico Buarque, em uma versão de “Futuros Amantes”, e o Clube da Esquina, com "Tudo Que Voce Podia Ser.

O álbum segue a na alquimia entre Brasil e Estados Unidos. Do repertório de Lionel Richie, Alexandra Jackson faz dueto com o compositor Rod Temperton em “Our Time Now”. Em outro dueto, mais um feito histórico, em “All One” a voz de Alexandra se junta à de Al Jarreau, em sua última gravação em estúdio antes de falecer, em 2017.

A jornada volta à Bahia em “Veleiros Negros”, com o compositor Carlinhos Brown se unindo à cantora de Atlanta, que interpreta a canção em Yorubá. A faixa traz ainda as participações três dos maiores músicos de jazz do Brasil: Paulo Calasans, Teo Lima e Arthur Maia. O suingue americano dá as mãos à ginga brasileira em “Labirintos”, com participação da Banda Black Rio. A família Jobim volta ao repertório com Daniel e Paulo Jobim cantando com Alexandra “A Felicidade”, de Tom.

Três anos de gravações com lendas da música, por estúdios entre Europa, Brasil e Estados Unidos

Ao falar sobre o projeto, Herbert revela uma jornada de 11 anos que desembocou na construção de um repertório diversificado. Isso o levou a conectar a música brasileira do Século XX com o jazz e o funk de Chicago.

O objetivo do projeto é ambicioso: “Queremos reintroduzir a música brasileira no cenário mundial e devolvê-la ao seu lugar de direito no mainstream”, defende Hebert. Essa ambição tem um importante precedente histórico. A música brasileira foi a mais popular do mundo até a “invasão britânica” na década de 60. E havia uma razão para isso: a fluência do samba e a elegância plural da bossa nova equilibravam as raízes africanas com a sofisticação europeia.

Agora, os produtores defendem que é hora de valorizar esses elementos novamente em escala global. "Escolhemos músicas que foram hits no Brasil. Para o mercado internacional, algumas podem soar familiares, mas a grande maioria não as conhece de fato. Estamos fazendo uma alquimia destes sons com a música americana, e o coração dessa música é Chicago”, afirma Hebert, nascido no berço de uma estética jazzística que combina perfeitamente com sons brasileiros da metade do Século XX.

“A experiência de gravar este álbum foi pungente e extremamente significativa para mim. Ouvir e cantar essas músicas, conhecer e transmitir as histórias por trás de cada uma... É por isso que eu sou tão apaixonada por este projeto. Sonho em levar essas canções para cada canto onde seja possível chegar. A música brasileira merece isso e muito mais”, conclui a entusiasmada Alexandra Jackson. Boa companhia não lhe falta.




sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Casa de cultura nordestina - Canto da Ema - recebe o grupo Bicho de Pé




Casa de cultura nordestina - Canto da Ema - recebe o grupo Bicho de Pé dia 9 de fevereiro, 22h30

Casa noturna apresenta shows diversificados semanalmente com os melhores grupos e trios de forró de São Paulo.

A casa de forró mais gostosa de São Paulo, Canto da Ema, recebe dia 9 de fevereiro, a partir das 22h30, o grupo de forró Bicho de Pé.

Com 19 anos de carreira, considerado um dos grupos mais festejados do forró universitário, os artistas são especialistas em ritmos dançantes do Norte e Nordeste como xote, baião, forró, xaxado e maracatu. Além de canções autorais, o grupo inclui no repertório desde clássicos de Luiz Gonzaga e até versões de Raul Seixas. A discografia reúne 4 CDs, além de 2 DVDs, 1 documentário e 8 turnês fora do Brasil. Com Carla Casarim nos vocais, Clayton Gama no acordeom, Daniel Teixeira no baixo, Potiguara Menezes na guitarra e Chica Brother na zabumba e bateria.

Sobre a casa Canto da Ema

Desde que foi inaugurada, há 15 anos, a casa de cultura nordestina Canto da Ema tem proporcionado ao público o melhor do ritmo, da recente nova safra do forró e, por vezes, consagrados nomes do gênero como Dominguinhos, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Chico Cesar entre outros.

Com variada programação de quarta a domingo e em todas as vésperas de feriado, todos os amantes, simpatizantes e iniciantes do ritmo encontram um aconchegante ambiente, área externa aberta e com teto móvel, atendimento de primeira, excelentes instalações sanitárias, cozinha e bar.

No comando do Canto da Ema está Paulinho Rosa. A casa tirou seu nome de uma música homônimo de João do Vale, que teve como principal intérprete Jackson do Pandeiro. Produtor, ele trabalha com forro há quase 25 anos. Identificado como o precursor do forró universitário, hoje é curador do palco forró da Virada Cultural.

SERVIÇO

Bicho de Pé
Data: Sexta-feira, dia 2 de fevereiro, às 22h30
Ingressos: R$34,00 (inteira) – sexta-feira. Meia-entrada para estudantes.
Classificação: 18 anos
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 364 - Pinheiros, São Paulo. Telefone: (11) 3813-4708
Horários de funcionamento: Quarta e quinta-feira, das 20h30 às 2h. Sexta-feira e sábado, das 22h30 às 5h. Domingo, das 19h à meia-noite.
Na bilheteria são aceitos cartões de débito e dinheiro.
Capacidade: 450 lugares.
Serviço de vallet: R$ 20,00

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Jazz & Divas – TV Cultura exibe concerto especial em homenagem a Elza Soares



Neste domingo (4/2), a orquestra Jazz Sinfônica Brasil acompanha grandes mulheres da MPB em um tributo à diva nacional. A atração vai ao ar às 23h, com transmissão simultânea na televisão e no app Cultura Digital

A história da música popular brasileira é marcada e escrita por mulheres conhecidas por sua genialidade e talento – entre elas, Elza Soares. Para celebrar a vida de uma das maiores interpretes nacionais, a TV Cultura exibe o show Jazz & Divas – Uma Homenagem a Elza Soares, que compõe a faixa Jazz Sinfônica Brasil. Comandada por Vera Fisher, a noite de homenagens conta com a presença da convidada principal, consagrada em 1999 pela Rádio BBC de Londres como a cantora do milênio. O programa vai ao ar neste domingo (4/2), às 23h, na emissora e no app Cultura Digital.

Realizado em dezembro de 2017, o concerto marcou a reinauguração do Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, que foi fechado após o incêndio ocorrido em 2013. No show, a orquestra Jazz Sinfônica Brasil acompanha grandes nomes da música nacional, como Baby do Brasil, Sandra de Sá, Paula Lima, Rosana, Vânia Bastos, Liniker e As Bahias e a Cozinha Mineira.

Sobre o programa

A faixa Jazz Sinfônica Brasil, na TV Cultura, leva ao público espetáculos da orquestra no estado de São Paulo. Nos concertos, 70 músicos tocam diversos gêneros da cultura brasileira, como o frevo, a MPB e o baião nordestino. Além disso, grandes artistas do Brasil e do mundo fazem participações especiais.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

ADYLSON GODOY TRIO SE APRESENTA NO SESC BAURU 21/12

Adylson Godoy (piano) - Edson Guillard (bateria) - Marcelo Rocha ( baixo)
Show Sesc Osasco - 2017 - Foto: JP Produções
O pianista Adylson Godoy se apresenta no Sesc Bauru em 21/12 com a nova formação de trio para o trabalho que pretende realizar no ano de 2018.

Voltando à sua cidade natal, o Bauruense Adylson Godoy, também vai realizar antes do show, uma palestra sobre a história do piano e relembrar grandes acontecimentos ao longo dos seus 50 anos de carreira.

O Trio conta com Adylson Godoy no piano, Edson Guillard na bateria e Marcelo Rocha no contrabaixo acústico.

Claudia Souza - Participação em Show de Adylson Godoy
Sesc Osasco - 2017 - Foto: JP Produções




O repertório traz sucessos instrumentais do compositor e terá a participação da cantora Claudia Souza em homenagem a cantora Elis Regina, que irá interpretar os sucessos "Sou sem paz", "Tristeza que se foi" e a inédita "Apocalipse".








Serviço:

Show: Adylson Godoy Trio
Data: 21/12
Horário: 20 hs
Local: Sesc Bauru
Endereço: Av. Aureliano Cardia, 6-71 - Vila Cardia, Bauru - SP, 17013-411
Tel: (14) 3235-1750
Lotação: 165 lugares
Ingressos: https://www.sescsp.org.br/compra-de-ingresso/?id=210881

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Mesmo sem gravadora, Luiza Luh bomba no Youtube e nas rádios


A cantora, de 19 anos, já fez participações em shows de Mc Andinho, Imagina Samba e Naldo Benny 

Luiza Luh, de apenas 19 anos, não tem investidores e nem uma gravadora para alavancar sua carreira, mas, ainda sim, é a nova promessa do pop. No Youtube, seus clipes já foram vistos por quase um milhão de pessoas e a artista também bomba nas rádios do Rio.

Em outubro, a artista lançou "Eu só Quero Dançar", feat com o DJ Tubarão, da FM O Dia. O pop/funk já foi lançado nas rádios e já tá dando no que falar.

Luiza começou a carreira cantando no coral da igreja, onde frequentava com sua mãe, estudou piano, flauta, e, instrumentos de percussão. Além de aulas de canto erudito.  Para custear o sonho e ajudar a família, ela cantava em casamentos, formaturas, e animava festas infantis. 

A artista sempre soube que o caminho não seria fácil, por isso, investiu em aulas de Jazz, sapateado, contemporâneo, Stiletto e também cursou Teatro, TV e Cinema.

Em seu aniversário de 15 anos, Luh gravou um CD com 15 músicas covers para dar de convite aos amigos, foi onde descobriu que precisava profissionalizar seu trabalho e gravar músicas autorais, então passou a escrever suas primeiras composições, entre elas, “Delirar” que foi o seu primeiro Single, gravado com o maestro e produtor, Julinho Teixeira, no final de 2015, e que foi parar nas rádios devido a um remix feito pelo DJ Detonna.

Atualmente, a cantora se apresenta em festivais e já fez participações especiais em shows de artistas renomados, como, Andinho,Valesca Popozuda, Mc Sapão, Imagina Samba, Naldo Benny entre outros.

Agora, ela prepara o clipe de seu quarto single "Beijo Atrevido" e dá prosseguimento ao seu objetivo maior, que é o de conquistar seu espaço no meio artístico no Brasil e futuramente no exterior.


sexta-feira, 23 de junho de 2017

Livia Mattos inicia gravações do seu novo álbum

Livia Mattos - Foto: Thiago Lima


Disco foi contemplado pelo Edital Natura Musical, na Bahia

Intensos, sedutores e versáteis são os acordes que ecoam da sanfona de Livia Mattos, uma das grandes representantes do instrumento no país. Desde 2008, em trabalho solo, a instrumentista, cantautora, circense e bacharel em sociologia, depois de muito experimentar suas canções pelo mundo, acaba de entrar em estúdio para gravar o seu primeiro registro fonográfico.

No inventário das vastas emoções, o disco ganha corpo num trabalho bem cuidado do produtor musical Alê Siqueira e participações especiais de músicos que marcam a trajetória da cantora, como Chico César, Zé Manoel e Toninho Ferragutti.

Ainda sem título divulgado, o projeto selecionado pelo Natura Musical, em 2016, tem lançamento previsto para agosto.

Making of – Gravações do Novo Disco:


quinta-feira, 22 de junho de 2017

Selo Blaxtream reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental

Foto: Alisson Sbrana
Show de lançamento do Selo Blaxtream reúne grandes nomes do jazz e da música instrumental e projeto que inclui álbuns e materiais didáticos gratuitos

O projeto que contempla 4 discos, shows, videoaulas, partituras e intercâmbio cultural e musical entre instrumentistas de diversos países, lança a primeira etapa em SP no dia 30 de junho com shows de Ludere Quarteto com o pianista Philippe Baden Powell, Paulo Almeida Quarteto, Fabio Gouvea Quinteto e Vinicius Gomes Quinteto

O Selo Blaxtream criado para sediar e promover a nova cena da música instrumental será lançado no dia 30 de junho no Jazz Nos Fundos em SP com 4 shows de Paulo Almeida Quarteto, Vinícius Gomes Quinteto, Ludere e Fabio Gouvea Quinteto, somando 18 grandes músicos reunidos para o lançamento do selo e dos 4 respectivos álbuns.

“Lançar esse trabalho é ver um sonho antigo se concretizando, além dos 4 álbuns, será apresentado o primeiro vídeo do programa de intercâmbio de musicalidade, que dará origem ao 5º álbum. Nesse vídeo, músicos de diferentes lugares do mundo tocam um mesmo tema. Quinzenalmente, lançaremos um novo vídeo, cujo mote, será revelado no dia do lançamento”, explica Thiago Monteiro, um dos criadores do selo.

O projeto inédito idealizado pelo multi-instrumentista e produtor musical Thiago Monteiro, com patrocínio da Cervejaria Colorado (Rib. Preto), reúne 43 instrumentistas e compositores de 8 países do mundo na produção de 10 faixas de Jazz e seus subgêneros (Jazz Contemporâneo, Jazz de Vanguarda, Samba Jazz, Latin Jazz, etc.). Cada faixa tem entre 3 e 5 instrumentistas, tocando de lugares diferentes, promovendo intercâmbio cultural e de musicalidade. Por exemplo, na mesma música um baterista brasileiro, uma baixista peruana, um pianista israelense, um acordeonista ucraniano e um saxofonista francês, o que resulta em uma troca cultural e de linguagens musicais riquíssima.

O selo vai produzir discos, shows e material didático com videoaulas e partituras, tudo disponibilizado gratuitamente para download. Primeiramente serão lançados 4 álbuns inéditos que foram gravadas em Ribeirão Preto (SP) e Europa durante os meses de novembro e dezembro de 2016, também foram produzidos vídeos captando o processo criativo e de gravação das canções.

“O Blaxtream nasceu há mais de 10 anos na minha cabeça e há 2 anos comecei a trabalhar no projeto com a engenheira Thalita Magalhães e apoio da Cervejaria Colorado e juntos conquistamos parceiros e músicos renomados e agora o projeto tornou-se realidade”, ressalta Thiago.

Breve histórico de Thiago Monteiro
Diretor/Produtor Musical, Engenheiro de Gravação/Mixagem e Multi-instrumentista, com 22 anos de carreira. Trabalhou com nomes da música brasileira como Chico César, Ivan Lins, Léa Freire e Amilton Godoy, Arismar do Espírito Santo, Celso Viáfora, André Marques, Trio Curupira, além de nomes da música pop como Seu Jorge, Titãs, NX Zero, Fresno, Manu Gavassi, Tihuana.


Ficha Técnica:
Direção, Produção Musical, Gravação e Mixagem: Thiago Monteiro
Produção Executiva: Thalita Magalhães
Bandas:
Vinícius Gomes Quinteto, aclamado guitarrista da nova geração, acompanhado por Edu Ribeiro (baterista, um dos poucos brasileiros que conquistaram Grammys Americanos e Latinos); Bruno Migotto (baixista, capa do Caderno 2 do Estado de SP em Maio/17); Rodrigo Ursaia (saxofonista formado na Berklee/USA) e Gustavo Bugni (requisitado pianista/arranjador).

Paulo Almeida Quarteto: Paulo Almeida é um dos grandes bateristas que surgiram nos últimos anos. E para esse disco, formou um verdadeiro “Dream Team”: Salomão Soares (pianista recém escolhido para se apresentar no principal festival de Jazz do mundo: Montreaux); Jota P (saxofonista de Hermeto Pascoal, aclamado pelas publicações internacionais) e Bruno Migotto (baixista, capa do Caderno 2 do Estado de SP em Maio/17).

Ludere Quarteto: Formado pelo pianista Philippe Baden Powell (filho do ícone brasileiro Baden Powell); Rubinho Antunes (genial trompetista nascido em Ribeirão Preto); Daniel De Paula (um dos principais bateristas da nova cena brasileira) e Bruno Barbosa (baixista de Ribeirão Preto em ascensão no cenário de jazz).

Fabio Gouvea Quinteto: Fabio Gouvea é um guitarrista/multi-instrumentista com carreira internacional, tendo tocado com grandes nomes do Jazz mundial, e dois discos gravados no icônico estúdio “Avatar”, em NYC. Também é integrante do “Trio Curupira”, um dos mais geniais grupos brasileiros, aclamado não só no Brasil como no exterior. Acompanhado por Cléber Almeida (baterista/multi-instrumentista, também integrante do “Trio Curupira”), Felipe Brisola (baixista), Beto Corrêa (pianista) e Dô De Carvalho (sax/flauta).

Patrocinador: Cervejaria Colorado (Ribeirão Preto)

Apoio: Rivière Studios, Fnac Brasil, Rede de hoteis Plaza Inn e Intermezzo & Spina.

Serviço do Show de Lançamento “Colorado apresenta Blaxtream” em São Paulo no Jazz Nos Fundos

Data: 30 de junho (sexta-feira)
Local: Jazz Nos Fundos
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 742, Pinheiros, SP.
Horário: A partir das 21h


Atrações:

21h | Vinicius Gomes Quinteto
Blaxtream lança o primeiro disco da carreira do guitarrista, violonista e compositor, trazendo seu primeiro álbum inteiramente autoral, "Resiliência", dedicado ao diálogo entre o universo brasileiro e o jazz contemporâneo.



22h15 | Paulo Almeida Quarteto
Baterista, percussionista e compositor, Paulo Almeida, apresenta neste show o terceiro disco autoral de sua carreira “Parceria”. Importante referência na nova safra de compositores da música instrumental brasileira.


23h30 | Fabio Gouvea Quinteto
Guitarrista e violonista, Fabio Gouvea apresenta seu quarto CD solo, chamado “Método do acaso”. Fabio deu início a sua carreira na música instrumental com o Trio Curupira em 2002, como contrabaixista, onde permanece até hoje.


00h45 | Ludere
Música instrumental brasileira, afro-samba. Philippe Baden Powell, pianista, compositor e filho do lendário violonista brasileiro Baden Powell, se une ao trompetista, compositor e arranjador Rubinho Antunes, ao baixista e compositor Bruno Barbosa e ao baterista e também compositor Daniel de Paula em show com repertório de composições próprias do segundo disco do quarteto intitulado “Retratos’’, pelo selo Blaxtream.



Ingresso antecipado: R$40,00
Ingresso na porta: R$50,00


Classificação indicativa: 18 anos
Informações: 11 3083 5975

http://www.jazznosfundos.net/home.php



quarta-feira, 21 de junho de 2017

Projeto Guri abre mais de 8 mil vagas gratuitas no interior e litoral do Estado de São Paulo



Inscrições abertas entre os dias 26 de junho e 7 de julho


O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – abre entre os dias 26 de junho e 7 de julho, 8.135 vagas para cursos gratuitos de instrumentos musicais, canto coral e iniciação musical, em mais de 280 polos de ensino no interior e litoral do Estado. O programa que atende mais de 49 mil alunos possui centros de educação musical nas regiões de Araçatuba, Itapeva, Marília, Jundiaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Ribeirão Preto, São Carlos, São Paulo e Sorocaba.

Para realizar a matrícula é necessário ter entre 6 e 18 anos incompletos e comparecer diretamente ao polo em que deseja estudar, acompanhado pelo responsável, com os seguintes documentos:
Certidão de Nascimento ou RG do aluno (original e cópia);
Comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar;
RG do responsável (original e cópia);
Apresentação do comprovante de endereço para consulta.

Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumento ou realizar testes seletivos. O início das aulas ocorre de acordo com a data de matrícula de cada aluno.

Para mais informações sobre os cursos oferecidos no polo da cidade de interesse, endereço e horário de funcionamento, acesse www.projetoguri.org.br/matriculas.

Confira a lista completa dos polos com vagas abertas nas onze regionais do Projeto Guri:

Serviço:


Regional Araçatuba
São 541 vagas disponíveis nos polos: Alto Alegre, Andradina, Avanhandava, Bento de Abreu, Bilac, Birigui, Brejo Alegre, Castilho, Clementina, General Salgado, Guaraçaí, Guzolândia, Ilha Solteira, Jales, Lavínia, Luiziânia, Murutinga do Sul, Nova Canaã Paulista, Nova Luzitânia, Pereira Barreto, Piacatu, Regional Araçatuba, Rubiácea, Santa Fé do Sul, Santópolis do Aguapeí, Sud Mennucci e Valparaíso.

Regional Itapeva
São 457 vagas disponíveis nos polos: Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Fartura, Guapiara, Itaberá, Itaí, Itaporanga, Itararé, Nova Campina, Piraju, Regional Itapeva, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Sarutaia, Taquarituba, Taquarivaí e Tejupá.

Regional Jundiaí
São 440 vagas disponíveis nos polos: Aguaí, Águas de Lindóia – Prefeitura, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas – AEDHA, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Indaiatuba, Iracemápolis, Monte Mor, Nelson Mandela – Campinas, Nova Odessa, Pedreira, Piracaia, Piracicaba, Rafard – Prefeitura, Regional Jundiaí, Santa Bárbara D'oeste, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, Serra Negra, Sumaré e Vinhedo

Regional Marília
São 619 vagas disponíveis nos polos: Álvaro de Carvalho, Arco-Íris, Assis, Bastos, Bauru, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Echaporã, Herculândia, Ibirarema, Legião Mirim de Piratininga, Lins, Maracaí, Ocauçu, Oriente, Ourinhos, Palmital, Parapuã, Pompeia, Promissão, Quatá, Regional Marília, Ribeirão do Sul, Rinópolis, Sabino, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã e Vera Cruz.

Regional Presidente Prudente
São 1.136 vagas disponíveis nos polos: Adamantina, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Dracena, Emilianópolis, Estrela Do Norte, Indiana, Inúbia Paulista, Irapuru, João Ramalho, Junqueirópolis, Lar Francisco Franco – Rancharia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Nantes, Narandiba, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Piquerobi, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Regente Feijó, Regional Presidente Prudente, Rosana, Sagres, Sandovalina, Santo Expedito, Tacibá, Tarabai, Teodoro Sampaio/Pontal do Paranapanema e Tupi Paulista.

Regional Ribeirão Preto
São 974 vagas disponíveis nos polos: ACIF – Franca, Altinópolis, Barrinha, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cajuru, Cândido, Rodrigues, Cravinhos, Dumont, Guará, Igarapava, IORM Guaíra, IORM Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jaboticabal, Miguelópolis, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Orlândia, Pitangueiras, Regional Ribeirao Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, São Joaquim da Barra, São Simão, Sertãozinho, Taquaritinga, Terra Roxa e Viradouro.

Regional São Carlos
São 1.249 vagas disponíveis nos polos: Araraquara, Bariri, Barra Bonita, Boa Esperança do Sul, Caconde, Cordeirópolis, Dois Córregos, Ibitinga, Igaraçu do Tietê, Itápolis, Lençóis Paulista, Macatuba, Mineiros do Tietê, Nova Europa, Pederneiras, Pirassununga, Porto Ferreira, Regional Jaú, Regional São Carlos, Rincão, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tabatinga, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul.

Regional São José do Rio Preto
São 830 vagas disponíveis nos polos: Altair, Bálsamo, Barretos, Cosmorama, Fernandópolis, Ibirá, Icem, Ipigua, José Bonifácio, Mirassol, Nipoã, Nova Granada, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Paulo de Faria, Potirendaba, Regional São José do Rio Preto, Rolândia, Santa Adélia, Severínia, Tanabi, Ubarana, Urupês e Votuporanga

Regional São José dos Campos
São 508 vagas disponíveis nos polos: Aparecida, Areias, Caçapava, Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Distrito de Moreira César, FUNDACC – Caraguatatuba, Guaratinguetá, Ilhabela, Lagoinha, Lorena, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Regional São José dos Campos, Roseira, São Francisco Xavier, São José do Barreiro, Regional São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Ubatuba-Prefeitura.

Regional São Paulo
São 440 vagas disponíveis nos polos: Ilha Comprida, Itanhaém, Itariri, Miracatu, Mongaguá, Pedro de Toledo, Peruíbe, Regional Santos, Registro, São Vicente e Sete Barras.

Regional Sorocaba
São 941 vagas disponíveis nos polos: Araçoiaba da Serra, Avaré, Botucatu, Capela do Alto, Cerquilho, Conchas, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itatinga, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar Do Sul, Regional Sorocaba, Salto, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Roque, Tietê e Votorantim.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias, SABESP, SKY, CTG, SEM, Microsoft, Usina Colorado, Caterpillar, Supermercados Tauste, Capuani, Grupo BB e Mapfre, Pinheiro Neto, WestRock, VALGROUP, Banco Votorantim, Mercedes Benz, Catho, Hasbro, Cipatex, PPE Fios, Grupo Maringá, Raízen, Castelo Alimentos, Arteris e Cremer.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos da Fundação CASA). Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

sábado, 10 de junho de 2017

Integrantes da Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul ministrarão masterclasses gratuitas a estudantes brasileiros

· Aulas técnicas de violino, viola, violoncelo, clarinete e oboé, promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, serão realizadas no dia 21/6

· As inscrições se encerram no dia 12 de junho

Músicos integrantes da Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul, que tem apresentação agendada em São Paulo, ministrarão masterclasses exclusivas de violino, viola, violoncelo, clarinete e oboé a estudantes brasileiros. Promovidas pelo Mozarteum Brasileiro, as masterclasses acontecem na quarta-feira, 21 de junho, das 10h às 13h, na EMESP Tom Jobim. Os alunos que desejarem também poderão participar como ouvintes.

Essas aulas especiais permitem uma rica troca de conhecimento entre músicos brasileiros e grandes nomes internacionais, sendo também uma oportunidade para o Mozarteum Brasileiro identificar talentos para audições de intercâmbio cultural e também bolsas de estudos patrocinadas pelo Projeto Mozarteum. Para mais informações a respeito desses projetos, acesso o site www.mozarteum.com.br.

Os interessados em participar das mastercalsses podem fazer as inscrições até o dia 12 de junho, pelo site da EMESP http://emesp.org.br. Já os ouvintes podem se inscrever até o dia 20 de junho, diretamente no Mozarteum Brasileiro.

A Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul estará em São Paulo para duas apresentações dentro da série de concertos de 2017 do Mozarteum Brasileiro. Regida pelo maestro Milan Turkovic, a orquestra receberá como convidado o prodigioso violinista russo Vadim Repin, nos dias 20 e 21 de junho, às 21 horas na Sala São Paulo.

SERVIÇO

Masterclasses Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul
Local: EMESP Tom Jobim – Lgo General Osório, 147, Luz, São Paulo
Data: 21/06/2017
Horário: das 10h às 13h
Inscrições de alunos: até 12/06, às 13h, pelo site da EMESP: http://emesp.org.br
Inscrições de ouvintes: até 20.6, das 9h00 às 17h00, diretamente no Mozarteum Brasileiro pelo telefone (11) 3815.6377.

Instrumentos / músicos
Violino – Ayse Ozbekligil
Viola - Ersin Pamukcu
Violoncelo - Hakki Ozturk
Clarinete – Evrimk Guvenli
Oboé – Damla Tuncer


O Mozarteum

Fundado por Sabine Lovatelli e Claude Sanguszko, é uma das mais conceituadas associações culturais do país e tem como objetivo valorizar e difundir a cultura musical. Por meio da organização e promoção de espetáculos de música erudita e da manutenção de uma série de atividades educativas em São Paulo e Trancoso, sul da Bahia, fomenta a inclusão social e estende o acesso ao melhor da música para o maior número de pessoas. Desde 1981, início de suas atividades, vem atuando para cumprir dois grandes objetivos: trazer a excelência musical internacional para o público brasileiro e, ao mesmo tempo, incentivar o desenvolvimento pessoal e social por meio de várias iniciativas de cunho cultural e educativo. Traz ao Brasil algumas das maiores orquestras do mundo e abre espaço em sua programação para a apresentação de orquestras jovens e novos talentos brasileiros. Em sua trajetória, realizou mais de 1.500 concertos, que foram vistos por mais de dois milhões de espectadores, em salas de concertos e locais públicos. Mais de nove mil alunos passaram pelas masterclasses e 240 jovens talentos foram encaminhados às melhores instituições musicais nacionais e europeias, por meio de bolsas de estudos concedidas pela instituição.



Patrocinadores
Mantenedores: EMS
Ouro: Bradesco, Banco Votorantim, Ernst & Young
Prata: Allied, Banco Safra, Monsanto, Pirelli
Colaborador: Clariant, HTB, L’Occitane, Estadão e Vale-Cultura
Realização: Mozarteum Brasileiro, Ministério da Cultura, Lei de Incentivo a Cultura, ProacSP, Governo do Estado de S.Paulo – Secretaria da Cultura

segunda-feira, 6 de março de 2017

SARAU VIRTUAL EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES



Será uma semana dedicada a olhar para as importantes questões do universo feminino através do encanto das artes.

A ideia é promover a interação dos participantes usando como fio condutor manifestações artísticas. É um convite para que as pessoas publiquem vídeos de suas interpretações de música e dança, fotos de artes visuais, desenhos, pinturas, textos que valorizem a mulher, que promovam a igualdade de gênero, que contribuam para o combate da violência doméstica, que minimizem o preconceito à mulher negra, à mãe solteira.

Monahyr Campos atuará como “cyber” anfitrião / mestre de cerimônias estimulando a participação coletiva mostrando alguns trabalhos ligados ao tema.

As publicações terão início no dia 05/03/2017 e encerrarão no dia 12/03/2017. Não há restrições para participar, todos estão convidados.



Uma mulher foi agredida a cada quatro minutos durante o Carnaval do Rio.

Uma mulher morre a cada 90 minutos no Brasil só por ser mulher.
A taxa de homicídios de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos.
A expectativa de vida de uma mulher trans é 35 anos e 90% delas estão na prostituição.
A renda da mulher brasileira é 32% menor que a do homem, a das negras é 64% menor.



A nossa arma na luta por uma sociedade mais justa e igualitária é a reflexão através da arte.



Sarau Virtual: https://www.facebook.com/events/1829772510608749/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Letícia Sábio mostra canções do CD Hortelã em show especial no Secretinho


Leticia Sábio - Foto: Divulgação
Em 7 de março, a cantora e compositora Letícia Sábio faz show especial no Secretinho, na Vila Madalena. O local tem endereço fechado, liberado apenas mediante senha. No show, Letícia apresenta canções do seu álbum "Hortelã", composições inéditas e covers de MPB, bossa e folk. Em seu trabalho, a artista faz reflexões e mistura romantismo e humor.

No setlist estão as canções autorais "Você", "Muita Coisa Pra Arrumar" e "Cafuné e Café". Já entre os covers, destaque para "Samba de Verão", de Caetano Veloso, "Não Vá Embora", de Marisa Monte e "Me Espera", da parceria de Sandy com Tiago Iorc. Participam da noite os artistas Pedro Passanesi, Jota.pê, Leandro Feliz e Karina Costa.

Serviço:
Letícia Sábio no Secretinho
Data: 07 de março de 2017
Horário: Terça, 20h
Local: Secretinho, Vila Madalena (senha e endereço de acesso à casa serão enviados após confirmação de presença em evento a ser criado no Facebook e divulgado em breve)
Preço: R$ 20,00

Sobre Letícia Sábio
Letícia Sábio é cantora desde criança, mas sempre dividiu esse amor pela música com outras atividades e profissões, se formou em economia, foi bancária por 10 anos e já trabalhou com muita coisa, com comunicação, marketing, inovação, pesquisa. Há pouco tempo mergulhou profundamente na música lançando o álbum Hortelã, e também se arriscou como fotógrafa.
"Quando me perguntavam o que eu queria ser quando eu crescer eu respondia que queria ser cantora, e hoje quando me perguntam o que eu sou, eu respondo que sou eu mesma, cheia de palavras para serem expressas em forma de música e curiosidade sobre muitos assuntos, acho que eu vou ser assim pra sempre, e tá tudo bem". 

Sobre "Hortelã":
Letícia Sábio lançou o álbum Hortelã em junho de 2016. Com direção de arte de Renan Alves, fotografia de Michel Souza e produção musical de Daniel Mendonça, o álbum traz canções que imprimem momentos vividos por ela. A cadência e o embalo podem ser comparados às referências diretas declaradas pela artista a seus contemporâneos como Tiê, Marcelo Jeneci, o folk de Malu Magalhães, as letras desenroladas de Clarice Falcão e até as lembranças da infância crescida junto com a Sandy.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

GOVERNO ALCKMIN INVESTE MAIS EM PRESÍDIOS DO QUE EM CULTURA

Por: Claudia Souza

"Por falta de R$7 milhões, Banda Sinfônica de São Paulo é extinta, enquanto o Sistema Prisional recebe R$51 milhões para reformas" 

Dia 9 de Fevereiro será a data que marcará no calendário de 2017 a decadência cultural do estado de São Paulo. Todos os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, serão demitidos. Ameaçadas de extinção, desde o final do ano passado, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Jazz Sinfônica, estão passando por momentos difíceis.

Segundo o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek, a Banda Jazz Sinfônica, ainda continuará recebendo a verba necessária, mas a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, com 65 músicos, será despedida, apenas o Maestro Marcos Sadao Shirakawa, ainda permanece contratado pela empresa Pensarte, organização social de cultura, responsável pela gestão das duas Bandas e do Theatro São Pedro.

Músicos durante a manifestação de 05/02 na Av. Paulista - SP
foto: Divulgação
Os músicos fizeram concertos em manifestações, no mês de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo e conseguiram apoio de vários deputados para a votação de uma emenda parlamentar que contribuiria com R$5 milhões dos R$9 milhões necessários para a sobrevivência da banda em 2017, até que conseguissem patrocínios de empresas privadas.

No início do ano, o Governador Geraldo Alckmin contingenciou, ou seja, “congelou” a quantia, impedindo que a emenda fosse repassada para a Banda. Desde então, os músicos têm realizado inúmeras manifestações públicas pedindo apoio e consideração para o fato de que o valor impediria o desemprego do grupo. Mesmo assim, e com pedidos das instituições de classe e da população, o governador continua irredutível em sua posição. Recentemente declarou à imprensa que o valor que seria repassado para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, será agora destinado ao Projeto Guri, garantindo 15 mil vagas de iniciação musical gratuita para crianças. Segundo a Secretaria da Cultura, o Projeto Guri dá aulas para 53 mil crianças e jovens no Estado de São Paulo. Este ano teve 4 dos seus 37 polos culturais fechados na região oeste paulista, mesmo com a Lei Rouanet aprovada e incentivos fiscais para os patrocinadores.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo existe há 28 anos e iniciou o seu trabalho com bolsistas. Os 65 músicos ficarão desempregados  a partir desta quinta-feira (09/02), mas todos os seus direitos empregatícios estão garantidos, segundo o Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo – SINDMUSSP, Adelmo Ribeiro, que também declarou, que embora as reivindicações ao governador e ao secretário da cultura, tenham sido em vão, pretendem continuar mobilizando não só os músicos, mas a sociedade, para que se manifestem em favor da Banda.

“Músico não procura emprego em jornal” Declarou o Maestro Sadao. A categoria dos músicos é diferenciada. Até a década de 80, São Paulo era a cidade da gastronomia e famosa pelas boates e noites agitadas, com o melhor da MPB, boemia e bossa nova; agora, se tornou conhecida, pela movimentação noturna na famosa cracolândia e as pichações que nunca são apagadas, ao lado da melhor sala de espetáculos da cidade, a “Sala São Paulo” e no entorno dos seus mais antigos monumentos.

Este ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, investirá R$51 milhões em presídios no estado e acabou de desabrigar um projeto de 28 anos que necessita de apenas R$7 a 9 milhões para a sua sobrevivência e que gera emprego para 65 músicos e vários outros profissionais que fazem parte da cadeia produtiva da música, como roldies, assistentes de palcos, iluminadores, técnicos de som e vários outros geradores de empregos, que atuam em torno de cada apresentação, sem falar dos milhares de fãs da música de boa qualidade e daqueles que nunca terão acesso à ela. É certo que a reforma de presídios, também vai gerar empregos e novas oportunidades, mas a quantia necessária que seria destinada para a manutenção da Banda Sinfônica tem um custo/benefício muito melhor para a população, como dizia Platão antigamente: - A música é a ginástica da alma.

As políticas públicas do maior estado do país, desprestigiam os fazedores da cultura, os trabalhadores da saúde, os professores, etc., e fomenta as inutilidades públicas, como os presídios que custarão uma fortuna para serem construídos e novamente reconstruídos, após os próximos incêndios e rebeliões. 

Neste carnaval, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, deveria fazer uma manifestação em frente ao pior presídio de São Paulo e em frente ao Palácio dos Bandeirantes, ao som de “Quem não chora, não mama (Nelson Barbosa – Vicente Paiva)” ou "Aonde está o dinheiro (Francisco Mattoso - Paulo Barbosa)".  Afinal, todas as reivindicações feitas pelo PCC – Primeiro Comando da Capital são negociadas e atendidas, mesmo que parcialmente pelo governo do estado. Mas, como as “manifestações” dos músicos são pacíficas e musicais, o governador se faz de surdo e os inocentes continuarão pagando pelos culpados. A inversão de valores no Brasil segue deslanchando a todo vapor. Como disse o filósofo pensador: “O maior inimigo de um governo é um povo culto.”

Infelizmente, o governo Alckmin, há muito tempo coloca a negociação com as facções criminosas à frente dos interesses sociais e principalmente culturais. A injustiça nunca esteve tão estampada nos preceitos políticos como ultimamente, não só em São Paulo, mas em todo o território nacional.

A pergunta é: AONDE IREMOS PARAR? - É muito mais barato comprar um giz do que uma bala de revólver. (Para alguns, comprar o giz pode ser barato, mas para outros, pouco vantajoso...)


Justificativas:


Cadeia improdutiva que será beneficiada com R$51 milhões:

Ladrões, assassinos, estupradores, políticos corruptos, sequestradores, traficantes, falsificadores, entre outros.

Cadeia produtiva da cultura, especificamente da música que será prejudicada pela falta de R$9 milhões:

Comércio varejista especializado em instrumentos musicais e acessórios, comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas, gravação de som e edição de música, ensino de música, produção musical, atividades de sonorização e de iluminação, gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas, discotecas, danceterias, salões de dança e similares, ou seja, pontos de turismo e de lazer.
ENTREVISTA COM O MAESTRO MARCOS SADAO SHIRAKAWA