Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Lenda norte-americana da soul music se apresenta no The Blue Pub

O soulman norte-americanoWillie Walker subirá ao palco do The Blue Pub para uma apresentação exclusiva.

Conhecido com o lendário monstro da Soul Music e muitas vezes comparado James Brown e Marvin Gaye, Walkerapresentará sucessos de sua carreira ao lado de Igor Prado Band.

O show acontece no próximo dia 31 de maio, a partir das 21h. Nesse dia, homens pagam R$40 e mulheres R$20, ambos valores revestidos em consumação.





Serviço: Willie Walker no The Blue Pub
Data: 31/05
Horário: a parir das 21h
Informações e reservas: (11) 3284 8338
Hashtag do evento: #WillieWalkerNoTheBluePub

Serviço: The Blue Pub
Al. Ribeirão Preto, 384 – Bela Vista/São Paulo

sexta-feira, 20 de maio de 2016

ADYLSON GODOY E OS 60 ANOS DE SAMBA JAZZ


ADYLSON GODOY - 60 ANOS DE SAMBA JAZZ

O Jazz exerceu uma forte influência na música brasileira. 

Muitos músicos improvisadores como: Johnny Alf, Tom Jobim, Carlos Lyra, Marcos Valle, Roberto Menescal, entre outros, absorveram estas informações, contidas nas estruturas harmônicas e aplicaram em suas composições.

Adilson Godoy não fugiu à regra, e contribuiu muito com suas próprias composições. Seus temas em Samba Jazz, como:  Zimbosamba, Zero-Hora, Insolação, Samba 40 Graus, gravados por Zimbo Trio e Bossa Jazz Trio; Sou Sem Paz, gravado por Elis Regina e outros intérpretes; também foram reproduzidos por vários grupos instrumentais, como: Zimbo Trio, Bossa Jazz Trio, Guinga, Quincas e os Copacabanas, entre outros.

Por trás dessas músicas que influenciaram as composições de Adylson Godoy, existe toda uma história que começa com a Orquestra de Dizzy Gilespie, quando ouviu pela primeira vez na década de 50. Neste show, o pianista estará rememorando esses e outros episódios da sua história.  Vai valer a pena. 

A apresentação será de piano solo, com suas composições e de autores brasileiros como: Carlos Lyra, Tom Jobim, Marcos Valle, Roberto Menescal e dos internacionais: Dave Brubeck, Leonard Bernstein, entre outros,  com releitura em Samba Jazz. 

SERVIÇO:

Show: ADYLSON GODOY RELEMBRA 60 ANOS DE SAMBA JAZZ
Evento: Virada Cultural
Data: 22/05
Horário: 9hs (manhã)
Local: Palco Copan - Av. Ipiranga - República

quarta-feira, 18 de maio de 2016

MICHEL TEMER TRANQUILIZA CLASSE ARTÍSTICA





O Presidente interino Michel Temer divulgou agora a noite um áudio tranquilizando a classe artística. Ele declarou que a fusão entre os Ministérios da Cultura e Educação tem por objetivo ampliar ainda mais os incentivos. 

www.baladadafada.com.br
facebook: baladadafada

segunda-feira, 16 de maio de 2016

CAUBY PEIXOTO FALECE AOS 85 ANOS


O Brasil perdeu mais um grande intérprete da música brasileira e internacional. Cauby Peixoto, faleceu no domingo (15/05/16), vítima de complicações de um quadro de pneumonia. 
O cantor tinha 85 anos, era solteiro, sem filhos e vivia com uma amiga e produtora. 

Mesmo fragilizado por problemas de saúde, há algum tempo, Cauby vinha se apresentando nos shows de lançamento de seus novos Cds"A Bossa de Cauby" e "Cauby Nat King Cole" e ao lado de Angela Maria, o show "Reencontro". 

O velório do artista ocorreu no Salão Nobre da Assembleia Legislativa e o enterro foi realizado no Cemitério Congonhas em São Paulo. 

Lamentamos o seu desaparecimento do cenário musical. Cauby Peixoto deixará espaço em uma lacuna insubstituível e arte perdeu um dos seus maiores ícones tradicionais da história cultural brasileira.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

JOÃO ROCK 2016 CRIA PALCO FORTALECENDO A CENA

A ideia é ampliar o espaço para o novo e promover o melhor do novo rock produzido no Brasil

O palco "Fortalecendo a Cena" nasce no Festival João Rock (18 de junho) deste ano com a missão de ser a vitrine das bandas brasileiras que estão se destacando no rock dentro e fora do país. Este ano, se apresentam no "Fortalecendo a Cena" Marrero, Scalene, Dona Cislene, Far From Alaska e Supercombo.

A iniciativa de abrir esse espaço já vinha se desenhando no Festival, que chega à sua 15ª edição em 2016. "A partir deste ano teremos o palco Fortalecendo a Cena como uma atração fixa do evento para os próximos anos, trazendo nomes em ascensão do novo rock e seus ritmos parceiros.", conta Luit Marques, um dos organizadores do João Rock.

Ainda segundo Luit Marques, a consolidação desse espaço ocorre no momento em que o Festival atinge sua maturidade e fortalecimento com o público: na última edição reuniu mais de 40 mil pessoas com ingressos esgotados 40 dias antes. Neste ano, os ingressos também se esgotaram em abril.

A estreia do palco não poderia ser mais emblemática. As cinco bandas participantes hoje despontam na cena do novo rock brasileiro com muitas singularidades. Marrero com um som mais "pesado", pitadas de psicodelia emergiu com força na cena e foi um dos destaques do Lollapalooza. Scalene representa a nova safra dos bons riffs vindos do Distrito Federal. O quarteto passa por diferentes vertentes do rock sem deixar de lado o experimentalismo. "O palco 'Fortalecendo a Cena' está preenchido de grandes amigos e bandas que admiramos, tenho certeza que representaremos muito bem a mais nova geração do Rock nacional.", declarou o quarteto de Scalene.

Já Far From Alaska tem influências tão diversas e controversas que resultam em um rock forte, com riffs poderosos, sintetizadores marcantes, um vocal único e letras em inglês.

O Supercombo é outra boa novidade deste palco. Hoje é uma das mais relevantes bandas brasileiras da nova geração, com três álbuns lançados e alguns anos de história e conquistas marcada por harmonias pouco previsíveis e cuidados técnicos que fizeram a diferença na sonoridade. A Dona Cislene é outra aposta. Também de Brasília, tem no rock puro e clássico seu forte destaque e evidência no contexto da nova geração de música autoral.

Estrutura

Quando o assunto é estrutura, o Palco Fortalecendo a Cena também promete surpreender o público: são 225 metros quadrados de área de palco, sendo 15 metros de frente/boca. Led e uma mega estrutura de som completam o palco. Dentro da superestrutura montada para o evento, o espaço fica em uma área ampla e arborizada, de fácil acesso a partir de qualquer uma das entradas do Festival. Bem próximo também estará a área de food trucks, com diversas opções de alimentação.

O evento

Além da estreia do Palco Fortalecendo a Cena, os 15 anos do João Rock também serão comemorados com o Palco 2002 Quando Tudo Começou, que traz exatamente as mesmas bandas da primeira edição do festival: Ira!, Titãs, CPM22 e Cidade Negra, com o Palco João Rock - que tem duas estruturas lado a lado e os shows ocorrem no estilo non-stop - as atrações são: Planet Hemp, Criolo e convidados, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Natiruts, Nação Zumbi, Black Alien e Nando Reis. Arena de esportes radicais, camarotes e área de alimentação com Food Trucks também integram o festival que dura 1 dia.

Os ingressos estão esgotados.

SERVIÇO

Festival João Rock

Data: 18 de junho

Local: Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto

www.joaorock.com.br


quarta-feira, 4 de maio de 2016

ITÁLIA É O PRÓXIMO PAÍS HOMENAGEADO PELO CORAL PAULISTANO MÁRIO DE ANDRADE

Apresentação faz parte da série Mosaico Internacional e acontece no dia 7/5,
na Sala do Conservatório (na Praça das Artes).

Neste ano em que o Coral Paulistano Mário de Andrade comemora seu aniversário de 80 anos, uma das séries que o grupo artístico da Fundação Theatro Municipal preparou faz homenagem aos diversos países que contribuem para a formação da cultura brasileira.

No sábado (7/5), às 17h, o Coral Paulistano faz, na Sala do Conservatório (na Praça das Artes), a segunda apresentação da série Mosaico Internacional. A regência é do convidado Gianmario Cavallaro. O grupo apresenta famosos coros e árias de óperas italianas. Entre os compositores do programa estão: Vincenzo Bellini, Gioachino Rossini, Gaetano Donizetti, Giacomo Puccini e Giuseppe Verdi. O grupo apresenta ainda diversas Canções Napolitanas.

O convidado, Gianmario Cavallaro é coordenador musical da Fondazione Teatro Coccia di Novara, e ocupa o cargo de maestro do coro; fundador e diretor do Amadeus Kammerchor e da Orquestra Filarmônica Amadeus.

Um dos grupos mais tradicionais da música Brasileira, o Coral Paulistano foi criado por Mário de Andrade em 1936, então diretor do Departamento Municipal de Cultura, para mostrar à elite paulistana a importância da valorização do nacionalismo. Desde 2013, o grupo artístico da Fundação Theatro Municipal carrega o nome de seu criador.

Em 2016, o Coral Paulistano Mário de Andrade terá mais de 30 concertos agendados no palco do Theatro, no Salão Nobre e na Sala do Conservatório. Serão três séries de concertos: Paulistano nas Escadarias; Festival de Oratórios e Paulistano no Conservatório.

SERVIÇO

7/5, sábado, 17h
Coral Paulistano Mário de Andrade
Série Mosaico Internacional
Sala do Conservatório - Praça da Artes

Rosana Civile - pianista
Gianmario Cavallaro - regente convidado
Martinho Lutero Galati de Oliveira - Direção artística


Programa:

VINCENZO BELLINI
Casta Diva (da ópera Norma)

GIOACHINO ROSSINI
Final do primeiro ato da ópera Il barbiere di Siviglia
Final da ópera Guilherme Tell

GAETANO DONIZETTI
Voglio dire lo stupendo (da ópera L'elisir d'amore)
Cheti, cheti immantinente (da ópera Don Pasquale)

GIACOMO PUCCINI
Coro a bocca chiusa (da ópera Madama Butterfly)

GIUSEPPE VERDI
Quarteto Bella figlia dell'amore (da ópera Rigoletto)
Libiamo ne' lieti calici - Brindisi (da ópera La Traviata)

PIETRO MASCAGNI
Inneggiamo, il signor non è morto (da ópera Cavalleria Rusticana)

* Programação sujeita a alterações

Praça das Artes - Sala do Conservatório
Av. São João, 281- Centro - São Paulo.
Próximo às estações Anhangabaú e São Bento do Metrô
Ingressos: R$ 25 (com meia-entrada)
Capacidade: 200 lugares
Duração: Aproximadamente 60 minutos
Classificação etária: A partir de 10 anos.
www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

Bilheteria Sala do Conservatório - Praça das Artes
De segunda a sexta das 13h às 19h.
Sábado das 11h às 17h.
Aos domingos, só h á funcionamento em dias de evento - neste caso, a bilheteria abre às 14h30 e permanece aberta até o início do espetáculo.

Bilheteria do Theatro Municipal
De segunda a sábado das 10h às 19h.
Domingo das 10h às 17h. Nos espetáculos à noite, a bilheteria permanece aberta até o início do evento; em dias de espetáculos pela manhã, o espaço abre ao público duas horas antes do início da apresentação.




terça-feira, 3 de maio de 2016

POLÍTICA NACIONAL DAS ARTES CRIA REDE DE FINANCIAMENTOS PARA MÚSICOS

Ministro da Cultura Juca Ferreira
A criação de uma agência para a música, a internacionalização do setor e o apoio para difusão e garantia à diversidade da música brasileiras nas mídias é um assunto que vem sendo discutido por Músicos desde o mês de agosto de 2015, junto com o Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), que encabeçam o processo de consulta à sociedade para a construção da Política Nacional das Artes (PNA) que foi instituída hoje (03/05).

Entre as novidades estão duas instruções normativas, que irão modernizar a regulação dos direitos autorais no ambiente digital, e a criação, em parceria com o Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), de linha de crédito que disponibilizará R$ 100 milhões para o setor. As políticas a serem apresentadas estão divididas em quatro eixos: regulação; financiamento; formação; e pesquisa, desenvolvimento e inovação. A cerimônia de lançamento foi realizada às 19h, na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro (RJ).

Uma das maiores do mundo, a produção musical brasileira é a maior força da economia da cultura no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Disco (ABPD), o mercado de música gravada no País movimentou, em 2014, mais de R$ 580 milhões, com forte expansão em mídia digital: 22,4% no mesmo período. O mercado de trabalho do setor acumulou, nos últimos 10 anos, uma expansão de mais de 60% em empregos formais, abrangendo, sobretudo, a juventude: 39,5% dos músicos profissionais têm entre 18 e 35 anos.

No entanto, o mercado da música foi altamente impactado nas últimas décadas com a desmaterialização da indústria fonográfica, trazendo novas questões e oportunidades que demandam soluções construídas de forma cooperada entre governos, sociedade civil e academia.

Com o futuro da música diretamente ligado ao desenvolvimento da internet, as duas instruções normativas que serão apresentadas pelo MinC buscam um sistema de proteção de direito autoral no ambiente digital mais equilibrado e justo, enfrentando as baixíssimas remunerações destinadas aos criadores musicais e a falta de transparência quanto ao controle da exploração das obras.

Financiamento

Outro gargalo a ser enfrentado pelas Políticas de Estado para Música é a baixa diversificação de modalidades de financiamento para empreendimentos musicais. Em parceria com o MTPS, o MinC apresentará uma linha de crédito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Serão disponibilizados R$ 100 milhões para pessoas jurídicas e microempreendedores individuais (MEI) do campo musical com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

A criação da linha de crédito FAT Cultura foi publicada pelo MTPS no Diário Oficial da União nesta terça-feira (3).

Com teto de R$ 400 mil, prazo máximo de financiamento de até 60 meses – incluídos até 24 meses de carência – e limite financiável de até 100% do valor do projeto, os créditos poderão ser acessados por aqueles que se enquadram nas seguintes atividades econômicas: fabricação de instrumentos musicais, peças e acessórios; reprodução de som em qualquer suporte; comércio varejista especializado em instrumentos musicais e acessórios; comércio varejista de discos, CDs, DVDs e fitas; gravação de som e edição de música; ensino de música; produção musical; atividades de sonorização e de iluminação; gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas; e discotecas, danceterias, salões de dança e similares. A linha de crédito será operada pelo Banco do Brasil, com juro de 12,5% ao ano, consideravelmente abaixo da média de mercado.

Outras propostas

Além de propostas de regulação e financiamento do setor musical, o conjunto de políticas a ser apresentado nesta terça-feira contemplará medidas para estimular a formação e a pesquisa, englobando ao todo 24 projetos estratégicos para serem desenvolvidos entre 2016 e 2018. Estão incluídas aí medidas propostas pelo MinC por meio do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (ProCultura) - novo marco regulatório que está tramitando no Senado e que irá substituir a Lei Rouanet – e da Política Nacional das Artes – cuja construção está sob responsabilidade da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

A nova política também incorpora proposta de criação de um órgão público específico para o desenvolvimento do setor musical brasileiro.

A transmissão do evento deverá estar disponível nos próximos dias no canal da Fundação Casa Rui Barbosa.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Fernando Faro morre em São Paulo aos 88 anos

Fernando Faro
O apresentador estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista, desde o dia 26 de janeiro. O corpo está sendo velado no Velório Araçá

São Paulo, 25 de abril de 2016 – Morreu na noite deste domingo (24/4), às 23h, o apresentador Fernando Faro em decorrência de uma infecção pulmonar.

O velório acontece nesta segunda-feira (25/4), no Velório Araçá (Avenida dr. Arnaldo 666), em São Paulo, das 10h às 20h. O corpo seguirá para o Crematório de Vila Alpina e a cremação está marcada para as 21h.

Faro, também conhecido como Baixo, deixa três filhos, Maria Luiza, Maria Fernanda e Lucas, e duas netas.

Diretor e produtor musical, Fernando Faro estava com 88 anos e completaria 89 no próximo dia 21 de junho. Estava à frente do programa Ensaio, na TV Cultura, há 26 anos, onde produziu cerca de 700 programas.


Fernando Faro, o Baixo

O sergipano Fernando Abílio de Faro Santos, ou apenas Fernando Faro, o Baixo, nasceu em Aracaju, em 21 de junho de 1927. Seu avô era dono de engenho e o pai, Abílio da Costa Santos, morreu quando ele criança em um acidente durante uma partida de futebol. A mãe, Maria do Carmo, nunca mais tirou o luto. A família morou na cidade de Laranjeiras, depois mudou para Salvador, na Bahia, onde Fernando Faro estudou em colégio jesuíta, e chegou a São Paulo para cursar direito.

Na capital paulista, chegou a estudar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco até o 3° ano. Mas percebeu que não era o que queria. Ele gostava mesmo é de escrever e, em 1949, foi trabalhar como repórter geral no jornal A Noite e logo depois foi para o Jornal São Paulo, de propriedade do ex-governador do Estado de São Paulo, Ademar de Barros. Foi em 1951, quando estava na TV Paulista, que começou a dirigir programas e também a escrever teleteatros.

Na extinta TV Tupi, na década de 60, Fernando Faro começou a fazer musicais, como o Hora da Bossa, ao vivo, aos domingos. De lá para cá, não parou mais. Seguiu nesse rumo como produtor de shows, que ficaram famosos pela sua importância em momentos emblemáticos do país, entre eles o Primeiro de Maio.

Muitos outros espetáculos realizados com grandes nomes da música brasileira receberam sua assinatura, como Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Gal Costa, Chico Buarque e Marcos Valle.

É dessa época o apelido Baixo, que recebeu do diretor Cassiano Gabus Mendes, enquanto estava na emissora. O nome virou uma marca, e de tão agregado a ele, Faro passou a chamar a todos de Baixo e Baixa.

Paralelo ao seu trabalho na Tupi, também trabalhou em diversas agências de publicidade do país, para complementar o orçamento.

Fernando Faro escreveu, dirigiu e produziu musicais. Como diretor, realizou o Festival Universitário, o Festival de Música Popular e o Festival da Viola. Só saiu da Tupi quando a emissora decretou falência, na década de 1980.

Criador do programa Ensaio, em 1969, Baixo criou uma nova linguagem para os musicais, que se tornou inconfundível. A marca de seus programas, desde essa época, é assentada com enquadramentos em closes, big closes e foco no entrevistado falando. À meia luz, em voz baixa e sem se mostrar, ele faz as perguntas e deixa o convidado responder, cantar, chorar ou rir.

Quando foi para a TV Cultura, levou o programa com ele, porém com o nome de MPB Especial, que ficou no ar de 1972 a 1975. Em 1990, a atração voltou a receber o nome original, Ensaio, e está no ar até hoje.

Grandes nomes da música brasileira, nos mais diversos estilos musicais, já subiram no palco do programa. Estão entre eles Elis Regina (MPB Especial), Adoniram Barbosa (MPB Especial), Vinicius de Moraes (MPB Especial), Tom Zé, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Baden Powell, Fundo de Quintal, Toquinho, Dorival Caymmi, Tim Maia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Maria Rita, Beth Carvalho, Renato Teixeira, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Cauby Peixoto, entre muitos outros.

Apenas na TV Cultura, em 26 anos no ar, foram mais de 700 artistas entrevistados.


quinta-feira, 21 de abril de 2016

Ziza Fernandes apresenta "Segredos" no Theatro NET São Paulo dia 25, segunda-feira, às 21h‏

O Theatro NET São Paulo, na Vila Olímpia, recebe Ziza Fernandes, no dia 25 de abril, segunda-feira, às 21h, para apresentação do show Segredos.

Uma vida dedicada à música católica e à MPB. São 25 anos de carreira celebrados na noite de gravação do primeiro DVD de Ziza Fernandes em 2015,Segredos, nome que também intitula a turnê da artista.

A gravação de Segredos contou com a participação do sacerdote Pe. Fábio de Melo e Mário Cardoso Filho, mais conhecido como Maninho. O trabalho é repleto de musicalidade e espiritualidade, em que a voz extravasa toda a emoção. O repertório reúne canções que marcaram sua vida e sua trajetória na música ao longo destes 25 anos, nos quais a sua dedicação à arte e a busca pelo que é belo sempre foram as marcas.

Uma vida dedicada à música católica e à MPB

Nascida e criada no Paraná, Ziza Fernandes expressou, desde muito cedo, seu interesse pela arte, talento herdado do pai. Ainda menina começou a estudar piano e acabou descobrindo uma maneira especial de falar com Deus por intermédio da música.

Nos finais de semana acompanhava as Irmãs do colégio onde estudava para tocar teclado nos retiros. Adolescente, começou a participar dos acampamentos e retiros com o Projeto Evangelização 2000, atuando sempre como musicista.

Nos anos 1993 e 1994, foi tecladista de uma banda católica de Franca-SP, chamada Banda Taus. Em 1995, impulsionada por seus amigos, decidiu gravar seu primeiro CD chamado Mais que Os Pássaros, uma produção independente e um salto na fé. Com o álbum, aumentaram os shows por todo o país, e com isso a missão.

Nesse mesmo ano, Ziza Fernandes mudou-se para Curitiba-PR e começou a fazer faculdade de Musicoterapia. Para poder se manter na capital paranaense, começou a trabalhar no Grupo Vocal Brasileirão, no qual aprendeu muito sobre música e toda parte técnica de um show. Em 1998 formou-se na faculdade e recebeu o título de musicoterapeuta.

Em maio de 1999 entrou para a gravadora Paulinas-COMEP e lançou seu segundo CD, intitulado Volta pra Casa. No mesmo ano, fundou com mais cinco jovens uma comunidade de aliança, Mãe da Ternura.

Em 2000, com um público latino-americano cada vez maior, lançou seu terceiro CD, primeiro em espanhol, intitulado de Cantaré, contendo versões de algumas músicas do álbum Mais que os Pássaros, além de regravações de canções como Ten Calma, de Martín Valverde, Madre de la America Latina, de padre Zezinho (SCJ – Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus), entre outras.

Ainda na mesma gravadora, um ano depois (2001) lançou seu quarto CD, intitulado Bem Simples, com participações de Padre Fábio de Melo (SCJ) e Maninho, contando com composições de Maninho e Rodrigo Grecco. Nesse mesmo ano, participou de uma turnê com os maiores nomes da música católica latino-americana, chamada de Enredados. Participaram dessa turnê Eugênio Jorge, Martín Valverde, Daniel Poli, Blanca Sachez, Moleira Amero e Migueli. Dessa turnê resultou o CD Enredados: La Gíra, uma co-produção de Producciones Dynamis e Paulinas-COMEP. Mais tarde essa turnê seria repetida no Brasil.

Em 2002 lançou pela mesma produtora um CD de orações intitulado de Meu Tudo. Nesse mesmo ano, realizou seu sonho de cantar para o Papa João Paulo II, na Jornada Mundial da Juventude.

Em 2003 gravou seu quinto CD pela Paulinas-COMEP: Essência, que foi lançado em janeiro de 2004. Em 2005 lançou uma versão em espanhol do álbum Meu Tudo, intitulada Mi Todo, pela Madreterna Music. Em 2006 lançou pela Paulinas-COMEP o CD Victoria, com versões em espanhol das melhores músicas do CDVolta pra Casa e Bem Simples. Em 2007 lançou seu sexto CD pela mesma gravadora, Um Pouco Mais de Mim, surpreendendo pela voz mais grave e pelos arranjos.

2008 foi marcado pelo lançamento de três novos CD da cantora para seu público de línguas italiana e espanhola. Tratam-se dos álbuns Mio Tutto (versão italiana de Meu Tudo), Soave (voz e violão, também em italiano) e Dúo Suave (voz e violão, em espanhol). Neste mesmo ano Ziza gravou junto com o Vocal Ell4s(grupo vocal feminino do qual faz parte) um CD homômino, lançado em 2009.

No ano de 2013, Ziza foi convidada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, para ser a responsável pela direção musical dos Atos Centrais da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, evento que teve a presença do primeiro Papa Latino-Americano, cantando para Francisco em diversos dos atos centrais da JMJ.

2013 foi o ano em que Ziza Fernandes voltou aos estúdios, para a gravação do seu mais recente álbum, e abriu o ano de 2014 com o lançamento do mini álbum Ep Segredos, pela Gravadora Canção Nova.

Um caminho permeado pelo amor ao estudo e ao conhecimento

Estudou piano por 12 anos no Conservatório Santa Cecília, Maringá – PR, aperfeiçoando-se com o professor Paulo Giovanini, na Universidade Estadual de Maringá. Em 1993, no Instituto Musical Solar do Som de Maringá, iniciou seus estudos em Técnica Vocal. Em Curitiba, no Conservatório de Música Popular Brasileira, estudou Técnica Vocal e Interpretação da Canção Brasileira com a professora Liane Guariente e com a cantora Elza Soares. Também cantou como mezzosoprano no Grupo Vocal Brasileirão, em sua formação inicial, por três anos e meio, no qual gravou seu primeiro trabalho em 1996, com arranjos e regência do Maestro Marcos Leite (in memorian), fundador do grupo Garganta Profunda.

Em outros cursos de Técnica Vocal e Interpretação, estudou com as professoras Liane Guariente, Regina Luccato e Ná Ozzeti. No Canto e Coro Lírico fez cursos com Marcos Thadeu, Martha Herr, Neide Thomas e Denise Sartori. Estudou também com a Fisiologista da voz e professora de Técnica Vocal e Canto, Sira da Silva, na Escola de Música Laudate de Curitiba.

É bacharel em Musicoterapia desde 1998, pela Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba.Tem realizado por todo o Brasil um trabalho de Formação Vocal e de Interpretação da Voz, voltado para uma melhor qualificação dos profissionais e amadores da voz e do corpo. O primeiro fruto deste trabalho está documentado no livro intitulado Voz, Expressão da Vida, lançado pela Editora Paulinas em 2005.

Foi aluna particular de piano erudito de Thiago Teixeira. Em 2010, foi responsável pela área de música do Instituto de Filosofia, em Curitiba, onde lecionou piano erudito e teoria musical. Lecionou o Curso de Alfabetização Musical online, por meio do site do mesmo Instituto.

Atualmente está à frente do Projeto Oficina Viva, idealizado e conduzido por ela há 15 anos, mas que desde 2011 traz uma nova versão, a formação continuada vocal, direcionando todos os cursos ministrados pelo Brasil e exterior para uma só linha: a experiência da voz emitida com arte, despertando uma melhor percepção sobre valores e experiências da vida. A Oficina Viva tem seu escritório em São José dos Campos, cidade onde hoje a cantora reside.

Uma longa caminhada, uma vida de intenso trabalho e um novo ano para celebrar, nos palcos, toda essa história, com a turnê Segredos.

SERVIÇO:

Ziza Fernandes - Segredos

Theatro NET São Paulo – Shopping Vila Olímpia, 5º andar - Rua Olimpíadas, 360.

Data: 25 de abril, segunda-feira.

Horários: 21h

Classificação: 12 anos

Duração: 90 minutos

Ingressos: R$ 120,00 (Plateia)

R$ 80,00 (Balcão nobre)

R$ 50,00 (Balcão)

Capacidade: 799 lugares

Site: www.theatronetsaopaulo.com.br

Vendas: www.ingressorapido.com.br / consulte os pontos de vendas no site/4003-1212

Vendas para grupos específicos: 11.94536-6682/ 21.96629-0012

Horário do funcionamento da bilheteria: segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 20h30.

Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito, débito e vale cultura. Não aceita cheques.

Clientes NET têm 50% de desconto na compra de até quatro ingressos.

Acessibilidade

Estacionamento no Shopping

Convencional: Até 2 horas - R$ 11,00 / Demais (por hora) + R$ 3,00

VIP: Até 1 hora - R$ 18,00 / Demais (por hora) + R$ 8,00

Motos: Até 2 horas - R$ 8,00 / Demais (por hora) + R$ 3,00

Paula Mattos lança Rosa Amarela‏



Paula Mattos faz hoje (20) a blitz nacional da música Rosa Amarela. A canção, composta por Paula e o parceiro Marco Aurelio, faz parte do primeiro e atual DVD - Paula Mattos Acústico, gravado em São Paulo, no Buffet Traffô, em 2015, e contou com as participações de Zé Felipe, Munhoz e Mariano e Thaeme e Thiago.

Nos versos, a história de amor de um casal que está completando 3 anos de relacionamento “Hoje faz três anos, que eu te conheci. Veio dos meus sonhos como eu tanto pedi. Hoje faz três anos, que eu te amo”. E para as comemorações, surpresas ao longo do dia “Na mesa ta pronto o nosso café, o pão com manteiga que tanto você gosta, eu preparei. Comprei duas entradas pro cinema, mais tarde um jantar à luz de velas, e pra comemorar o nosso dia, uma rosa amarela”.

Paula, além de cantar, é uma das maiores compositoras do país, tem mais de 700 músicas escritas por ela, cerca de 80 delas foram gravadas por cantores famosos e em torno de 50 canções fizeram sucesso. Entre as que ficaram famosas nas vozes de outros artistas, estão: Doidaça (Gusttavo Lima), Separa Namora (Henrique e Juliano),Irracional (Marcos e Belutti), Longe Daqui (Munhoz e Mariano part. Luan Santana), Coração Apertado (Thaeme e Thiago), entre outros.

A partir de hoje, a canção já pode ser pedida nas rádios de todo o país. O clipe oficial foi gravado em São Paulo e estará disponível no canal da cantora no Youtube na próxima quarta-feira, dia 27 de abril. Mas, a canção já pode ser ouvida online, com imagens extraídas do DVD, através do link:

terça-feira, 12 de abril de 2016

Nikki lança o clipe de “Eu Faço Assim”, seu primeiro single após o The Voice Brasil

Finalista do programa, a cantora se tornou uma das concorrentes mais populares da última edição do reality musical

Uma das concorrentes mais populares da última edição do The Voice Brasil, Nikki, acaba de lançar nesta terça-feira (23), o clipe de “Eu Faço Assim”, seu novo single. Com direção assinada por Pedro Pitanga, da OH Produções - que já trabalhou com a cantora nos clipes para “Acabou” e “Vai Voltar”, este é o primeiro grande trabalho de Nikki após sua participação no reality musical.

Com uma sonoridade pop, mesclando elementos da música pop eletrônica, com trap e urban, Nikki traz uma nova identidade visual – já que abandonou os fios cor de rosa que foram destaque no The Voice e adotou um cabelo curtinho e loiro na grande final do programa. Neste novo clipe, a brasileira aparece muito mais sensual, mostrando que “quer curtir uma noite na balada”, trazendo muita dança - com uma coreografia marcante e muito jogos de luzes.

Produzida pelo carioca Ruxell, “Eu Faço Assim” foi lançada no final de Janeiro e chegou ao top #5 do iTunes Brasil, no chart Pop. A faixa ainda estreou entre as 50 músicas mais virais do Spotify Brasil, na segunda posição da lista. A versão em inglês para o single, “Give Me The Beat”, ainda chegou ao sexta lugar do ranking e ambas se mantiveram no top #20 por semanas.

Além do clipe para “Eu Faço Assim”, Nikki ainda promete mais algumas novidades para este semestre. Além do lyric video para “Give Me The Beat”, que deve ser lançado no próximo mês, a cantora estreia uma parceria internacional na faixa intitulada “Vida Loca”, que também tem lançamento marcado para os próximos meses.

Nikki ficou marcada no The Voice Brasil por seu talento e versatilidade, especialmente por seu visual e surpreendeu o público do programa ao raspar os cabelos e aparecer com uma peruca no último episódio do reality, afirmando não ser apenas a “menina do cabelo rosa”.

A performance ao som de “Metamorfose Ambulante” de Raul Seixas viralizou no Brasil e contabilizou mais de 4 milhões de visualizações apenas no Facebook. Sem perder tempo, a cantora reafirma sua proposta pop com o single que também pode ser ouvido na versão em inglês, intitulada “Give Me The Beat”.

widt

Instituto Baccarelli estreia temporada 2016 na Sala São Paulo em 1º de maio com a Orquestra Sinfônica Heliópolis‏

Orquestra Sinfônica Heliópolis sob a batuta de
Isaac Karabtchevsky /Crédito: Renan Perobelli
Mahler, Villa-Lobos, Schubert, Tchaikovsky, Rossini, Ravel, Wagner e Stravinsky.Estes são alguns dos consagrados compositores da cena erudita internacional escolhidos para compor o repertório da temporada 2016, na Sala São Paulo, de concertos dos núcleos musicais do Instituto Baccarelli no ano em que a instituição comemora duas décadas de atuação. Reunindo obras das mais significativas – e outras menos conhecidas –, as apresentações ocorrerão de maio a dezembro. Como convidados da série Concertos Matinais, da Fundação Osesp (a principal orquestra do País), outras formações musicais do Instituto se apresentarão, também, em concertos gratuitos em alguns domingos do ano.

A estreia da temporada ocorre em 1º de maio, sob a regência de Isaac Karabtchevsky (81), diretor artístico do Instituto e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis. “A cada abertura de temporada elegemos uma sinfonia de Gustav Mahler. Desta vez, a peça escolhida para a estreia é a Sinfonia nº 4 em Sol Maior, obra que retrata o paraíso numa linguagem sensível e transparente e termina com um belo solo de soprano ou, eventualmente, de uma voz infantil”, diz o maestro. Sobre a predileção por executar obras deste compositor austríaco, Karabtchevsky complementa: “Trata-se, em larga escala, de uma tarefa vigorosa para qualquer orquestra, pois revela, de imediato, sua coesão e musicalidade. Fazê-lo com uma orquestra jovem é acreditar na capacidade dos nossos estudantes em galgar novos obstáculos e inserir-se nesse núcleo privilegiado de intérpretes mahlerianos”.

Em relação à Sinfônica Heliópolis, o maestro demonstra claramente seu orgulho pelos resultados alcançados pelo trabalho do Instituto. “Nossa orquestra foi apontada, ao lado da Osesp, por ter feito o melhor concerto de 2015 segundo voto popular. Hoje, é um grupo maduro, à altura dos desafios que temos pela frente”, diz.

No que se refere à programação que se estenderá até dezembro, destacam-se os repertórios inteiramente dedicados a um compositor específico, como Tchaikovsky (junho), Rossini (agosto) e Ravel (outubro), apresentando obras consagradas desses três grandes nomes, como o Bolero e a Suíte nº 2, Daphnis et Chloé.

Sobre a Orquestra Juvenil Heliópolis,Karabtchevsky antecipa que irá regê-la pela primeira vez, após intensa e exaustiva preparação do maestro-assistente, Edilson Ventureli. No dia 5 de junho, o grupo se apresentará como convidado da Osesp na série concertos Matinais, que leva à Sala São Paulo apresentações gratuitas aos domingos, às 11h. No repertório, Bachianas Brasileiras nº 9,de Heitor Villa-Lobos, e Sinfonia nº 4,de Franz Schubert. Ainda em junho, no dia 19 (domingo), às 16h, o Instituto Baccarelli realizará sua terceira apresentação na Sala São Paulo, desta vez com um concerto da Orquestra Sinfônica Heliópolis dedicado ao compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A apresentação começará com a Aberturade Romeu e Julieta, a suíte Valsa das Flores, do balé O Quebra Nozes, e terminará com Capricho Italiano.

Em 20 de agosto, os músicos da sinfônica interpretarão obras de Gioachino Rossini, importante compositor italiano. No repertório, as aberturas das obrasGuillaumeTell, La Gazza Ladra, O Barbeiro de Sevilha e, para finalizar, a Abertura de La Scala de Seta.

Dia 30 de outubro, a Orquestra Sinfônica Heliópolis voltará ao palco para um concerto de celebração dos 20 anos do Instituto. Para esse dia, o repertório fará uma homenagem ao compositor francês Joseph-Maurice Ravel. No programa, as obras Pavane Pour Une Infante Défunte, a Suíte nº 2 de Daphis e Chloé e o tradicional Bolero.

Para encerrar a série de apresentações do Instituto Baccarelli na Sala São Paulo, os integrantes da sinfônica protagonizarão um concerto festivo em 18 de dezembro (domingo), às 16h, interpretando obras consagradas. Entre elas, a Abertura da Cavalleria Liggera, do compositor croata Franz Von Suppé, seguida pela Fantasia Coral Natalin, do brasileiro André Mehmari. A orquestra também irá interpretar a Abertura de Rienzi, do alemão Richard Wagner, e encerrará o concerto com a Suíte nº2 Para Orquestra de Câmara, de Igor Stravinsky.


SERVIÇO ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS NA SALA SÃO PAULO
Datas: 1º/5, 19/6, 20/8, 2/10 e 18/12
Horário: 16h
Ingressos: R$ 40
Vendas: Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 11/4003.1212)
Capacidade: 1.484 lugares, sendo 15 cadeirantes, 4 obesos e 48 em camarotes cativos
Classificação etária: livre


SOBRE ISAAC KARABTCHEVSKY


Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos da regência no País, Isaac Karabtchevsky é, desde 2011, diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis, tendo sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa orquestra. Nascido em São Paulo, estudou Regência e Composição na Alemanha, sob a orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como maestro e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); e Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996). Por suas contribuições, recebeu inúmeras homenagens, como a medalha do Mérito Cultural do governo austríaco e a comenda Chevalier des Arts e des Lettres do governo francês, além de condecorações de, praticamente, todos os Estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil. Desde essa experiência, nunca abandonou sua vocação de disseminar a música clássica e mantê-la viva, tendo encontrado na Orquestra Sinfônica Heliópolis a parceria perfeita.


SOBRE A ORQUESTRA SINFÔNICA HELIÓPOLIS


A Orquestra Sinfônica Heliópolis, um dos programas do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Conta com Isaac Karabtchevsky como seu diretor artístico e regente titular e Zubin Mehta, como patrono.

A versatilidade do grupo permite à sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém e Ivans Lins, entre outros. O grupo tocou em importantes palcos, como Sala São Paulo, Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.


SOBRE O INSTITUTO BACCARELLI


Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas.

Surgia, assim, o Instituto Baccarelli, uma organização sem fins lucrativos que, hoje, já em sede própria, atende cerca de 1.300 crianças e adolescentes por meio de seus programas socioculturais, os quais têm como premissa pedagógica proporcionar uma formação musical e artística de excelência, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização na música erudita.

Para essas atividades, o Instituto dispõe de ampla estrutura, distribuída em dois prédios, onde ocorrem práticas de conjunto de 5 orquestras, 20 corais e 6 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 6 regentes e 60 professores.

A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), principal formação da casa, é reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística. Composta por 65 músicos, promove o nome do bairro em todo o Brasil, impactando positivamente na identidade da comunidade e na vida dos moradores. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky (81), a orquestra tem como patrono o maestro indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade - e orgulho - de ser regida por Mehta.

Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: BNDES, Vivo e Volkswagen; Prata: Banco Volkswagen, Bradesco, Grupo Segurador BB e Mapfre; e Bronze:Instituto Votorantim, Magazine Luiza e Pernambucanas.

domingo, 10 de abril de 2016

Aula de Mestres da Fundação Ema Klabin‏

A Fundação Ema Klabin promove no próximo dia 14 de abril, quinta-feira, das 19h30 às 21h30, o segundo encontro da série Aula de Mestres. O curso gratuito ministrado por Marco Prado, tem como tema “Apreciação Musical”, importante recurso para o desenvolvimento da escuta.

O encontro abordará as propriedades físicas do som , a organização do pulso através das figuras musicais e fórmulas de compasso ,as notas e sua escrita em pauta musical, além de noções básicas de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias .

Os participantes terão material de apoio como textos, projeções de imagens, exibição de filmes e audição de gravações relacionados aos assuntos em discussão. As aulas mensais são independentes.

Marco Prado

Professor, guitarrista e historiador, Marcos Prado é formado e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado pela PUC-SP. Estudou Composição e Regência na UNESP e História da Cultura e Composição na Itália (Roma e Òstia Antiga).



Serviço:

Aula de Mestres:

14/04/2016 19h30 - Aspectos rítmicos e melódicos

19/05/2016 19h30 - Aspectos harmônicos e formais

16/06/2016 19h30 - Tecnologia transformação e manipulação do som.

Horário: 19h30

Entrada Gratuita

Lotação: 30 - Indicação: 10 anos – não é necessário inscrição

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo. 01446-020

http://emaklabin.org.br/

quarta-feira, 6 de abril de 2016

A grandiosa Missa de Requiem, de Verdi, é atração do Clássicos

Michelle DeYoung
Sob regência de Marin Alsop, obra foi apresentada na segunda semana da temporada 2016 da Osesp, com gravação exclusiva da TV Cultura, que leva ao ar no sábado (9/4), às 21h30

São Paulo, 6 de abril de 2016 – No próximo sábado (9/4), às 21h30, o Clássicos leva ao ar um concerto da temporada 2016 da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A titular da orquestra, Marin Alsop, comanda a Missa de Requiem, de Giuseppe Verdi. A TV Cultura gravou a apresentação ao vivo no dia 19 de março de 2016, na Sala São Paulo.

Em maio de 1873 o escritor e humanista italiano Alessandro Manzoni, a quem Verdi havia admirado por toda a vida, e com quem havia se encontrado em 1868, morreu. O compositor decidiu então homenageá-lo com um réquiem. Viajou para Paris e começou a trabalhar na obra, incluindo nela uma versão de um “Libera me” composto originalmente para uma missa em homenagem a Rossini. O Requiem de Verdi foi executado pela primeira vez em maio de 1874, na Igreja de São Marcos, em Milão, no primeiro aniversário da morte de Manzoni, sob regência do próprio compositor. Tal como em suas óperas, nesta obra Verdi se utiliza de ritmos vigorosos, melodias marcantes e contrastes dramáticos.

O Requiem foi escrito para grande orquestra, quatro solistas e coro duplo. Nesta apresentação, além da Osesp, participaram os solistas Angela Meade, soprano, Michelle DeYoung, mezzo soprano, Dmytro Popov, tenor e Savio Sperandio, baixo-barítono, além do Coral Lírico Paulista, Coro Acadêmico e Coro da Osesp.



CLÁSSICOS - NO AR: 09 DE ABRIL DE 2016, 21h30, NA TV CULTURA

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp)

Marin Alsop, regência

Giuseppe Verdi - Missa de Réquiem

Gravado ao vivo dia 19 de março de 2016 na Sala São Paulo

terça-feira, 15 de março de 2016

PROGRAMA DE ECONOMIA DA MÚSICA


Reunião debateu o Programa Economia da música - Foto: Acácio Pinheiro / Ascom Minc


O Programa Economia da Música – Estratégia para Dinamização das Cadeias Produtivas foi debatido 04/03 em Brasília, pelo secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella, e pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco, com representantes da Rede Música Brasil (RMB) e do Colegiado de Música do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A iniciativa faz parte da Política Nacional das Artes (PNA) e do Programa Nacional de Economia da Cultura (PNEC).

Guilherme Varella destacou que o MinC tem atuado no desenvolvimento de setores da Economia da Cultura, sendo que a música tem condições de se estruturar com mais força, a exemplo do que ocorreu no audiovisual, que vem apresentando amplo crescimento nos últimos anos. “O segmento caminha sozinho em muitos aspectos, mas precisa do poder público para superar gargalos estruturais, principalmente na reconfiguração do mercado musical, ocorrida nos últimos anos. Queremos pôr as ações em curso, para que ainda este ano comecem a aparecer os primeiros resultados”, ressaltou.

O secretário falou das dimensões simbólica, cidadã e econômica da música, assinalando que um programa não pode se sobrepor às dinâmicas estéticas e sociais desse ambiente. Varella adiantou que a agenda de Economia da Música se organizará a partir de quatro sistemas: regulação; financiamento; formação e pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Diagnóstico

A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC realizou um diagnóstico que aponta questões que precisam ser enfrentadas, como precariedade de um sistema nacional de circulação, com baixa integração de infraestruturas e circuitos locais e regionais; baixa diversificação das formas de financiamento e receita utilizadas por agentes econômicos do setor; e alta taxa de informalidade e necessidade de capacitação gerencial para os empreendimentos musicais brasileiros.

Além dos gargalhos, o diagnóstico identifica oportunidades para inclusão produtiva no País, com potencial de descentralização territorial dos processos econômicos a partir de micro e pequenos empreendimentos e alta expansão do mercado digital, com foco em serviços de streaming.

Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, o desenvolvimento do Programa Economia da Música ocorre de forma bastante qualificada, dada a experiência dos participantes. “Discussões sobre fomento são feitas com quem atua na área e aqui temos profissionais com um vasto histórico de envolvimento nas questões prioritárias desse campo”, elogiou.

O diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Souza, também comentou positivamente a criação do programa. “Considero fundamental esse tipo de discussão, que traz à superfície o papel da música na economia brasileira, levando em conta pontos significativos, com o direito autoral”, declarou.

Rearticulação

Membro da Rede Brasil de Festivais Independentes, Fabrício Nobre, que organiza o festival de rock Bananada, em Goiânia, falou do diálogo do MinC com o setor. “Acho extremamente necessária a rearticulação da área e o debate com quem realmente movimenta a cadeia de música, como artistas, produtores, selos e cooperativas”, disse.

Antônio Padilha, representante de Música Erudita no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), frisou que houve uma grande evolução dos debates sobre o tema. “Este processo, o qual o MinC está à frente, é estratégico porque busca entender o contexto e trazer soluções para valorizar a música brasileira”, contou.

Articulador da Política Nacional das Artes (PNA), Cacá Machado salientou que o Programa Economia da Música reúne demandas de 15 anos que agora serão encaradas de forma mais efetiva. “É sensacional que o Ministério da Cultura tenha priorizado a música em sua agenda. Agora precisamos ampliar o trabalho e colocar na rua”, afirmou.

Funarte recadastra bandas de música

Bandas de todo o Brasil já podem enviar seus dados à Coordenação de Bandas do Centro da Música da Fundação

O Centro da Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte, através da sua Coordenação de Bandas de Música, está realizando o recadastramento das bandas de todo o Brasil.

O objetivo da ação é ampla coleta de dados no país, o que permitirá manter informados esses conjuntos musicais sobre ações a serem realizadas.

O formulário de cadastro está disponível neste Portal da Funarteneste link.

O formulário preenchido deverá ser enviado para o e-mail: coordenacaobandas@funarte.gov.br.

A relação de bandas de música atualmente cadastradas pela Funarte está na página: http://www.funarte.gov.br/cadastramento-de-bandas-de-musica/

Read more:http://www.funarte.gov.br/musica/funarte-recadastra-bandas-de-musica/#ixzz430xUSYSR
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sábado, 12 de março de 2016

GOVERNO DE BRASILIA FOMENTA A EXPLORAÇÃO AO ARTISTA

Por: Claudia Souza

No site "Agência Brasilia"  foi publicado um edital convidando artistas para se apresentarem gratuitamente nas estações do metrô do DF.

Tudo certo se houvesse alguma proposta de incentivo financeiro para os mesmos. O Metrô se coloca nessa proposta como palco para divulgação gratuita desses artistas.

Em que o governo está colaborando com o fomento da arte e da cultura? De que modo pretende tratar os fazedores de arte do país?

Esquecem-se que artistas também estudam e se preparam para exercerem o ofício do entretenimento que gera recursos e alimenta o PIB brasileiro.

A música, as artes cênicas, entre outras, estão presentes nas mais elevadas camadas da sociedade exercendo papel fundamental para agregar valor a uma festividade ou evento da iniciativa pública ou privada.  Juntas, aquecem o turismo, o comércio e a movimentação de ambientes dos mais diversos seguimentos.

Engana-se quem pensa que o Metrô do DF está fazendo algum favor aos artistas em questão. Pelo contrário, é vergonhoso que ainda existam empresas que se prestem a esse papel ridículo de desvalorizar o artista e ainda propor que o mesmo desembolse quantias seja de qual valor for para que possam se apresentar e "prestigiar" o público transeunte das estações.


É degradante para o artista ser visto como alguém sem valor. Eles estudam, se preparam e oferecem o melhor em troco de nada?

Mais vergonhoso ainda é deparar com a realidade de um governo que esquece que entre os artistas estão os cidadãos que consomem e pagam impostos como qualquer outro. Pior ainda, é constatar que nesse país com péssimos incentivos culturais, ainda tem quem se submeta à esse tipo de exploração.


sexta-feira, 11 de março de 2016

CORRUPÇÃO DEIXA DE SER FICÇÃO NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Por: Claudia Souza



O Theatro Municipal de São Paulo fundado em 1911, localizado na Praça Ramos de Azevedo,  infelizmente está envolvido em uma Trama que envolve um rombo de 20 milhões de reais na contabilidade, notas fiscais superfaturadas, contratos de fachada e desvio de dinheiro público.  E isso provocou a intervenção durante 90 dias pela prefeitura.

Até então, quem administrava o teatro, pagava as contas, contratava serviços, e escolhia os shows que seriam apresentados, era a empresa IBGC - INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO CULTURAL, uma organização social comandada por William Nacked.

Willian Nacked
O grande Theatro Municipal estava sendo comandado por três nomes importantes: Willian Nacked (IBGC); José Luiz Herência (diretor-geral) e John Neschling (diretor artístico), que desde que assumiram, nos primeiros três anos, melhoraram a qualidade da programação, aumentaram a receita e a visitação pública, mas "misteriosamente", como nos textos de Alfred Hitchcock, em 2015, ano em que iniciaram os problemas com o atual governo brasileiro, vários shows foram cancelados por falta de verba, como ocorreu com a ópera Cosi fan Tutle e o concerto La Fura dels Baus. Ao que tudo indica, os R$106 milhões (receita de 2015) pagos pela prefeitura, eram compartilhados com o IBL - Instituto Brasil Leitor, também dirigido por William Nacked, através de empréstimos entre as organizações. Até os funcionários eram compartilhados entre as duas, caracterizando uma "organização social".

O prefeito Haddad tomou conhecimento das dificuldades financeiras através de seu amigo, o Maestro John Neschling, pedindo logo em seguida uma auditoria nas contas do teatro.  A denúncia foi realizada pelo COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que identificou a existência de movimentações bancárias suspeitas por parte de José Luiz Herencia, e com o apoio do Ministério Público, as apurações se cruzaram.


José Luiz Herencia
Foram encontrados na conta da mãe e da ex-mulher de José Luiz Herencia um apartamento de R$6 milhões em Higienópolis e três terrenos em Ilhabela no Litoral Norte, que de acordo com o salário que recebia de R$ 19 mil seria incompatível com as aquisições dos imóveis de tamanha proporção.
Também ficou constatado que as duas parentes do diretor-geral também receberam depósitos de produtoras culturais que prestavam serviços para o Teatro Municipal e que alguns voltaram, porque o CNPJ da empresa era de uma empresa fantasma.

José Luiz Herencia foi indicado ao cargo por Juca Ferreira, então secretário e atual ministro da cultura. Ele foi seu assessor especial durante parte da administração do ex-presidente Lula e também passou pela Secretaria Estadual da Cultura sobre gestão do então secretário Andrea Matarazzo. Em novembro, ao tomar conhecimento do avanço da apuração contra ele, demitiu-se e levou consigo o disco rígido do computador que usava no teatro municipal contendo todas as suas informações de trabalhos; mas o item foi recuperado pela justiça.


Maestro John Neschling
Os promotores também estão atentos ao fato do Maestro John Neschling receber os salário de R$150 mil mesmo quando está afastado em viagens ao exterior e também ao pagamento de 300 mil Euros (mais de R$1 milhão) para uma produtora em Mônaco pelo espetáculo "Alma Brasileira" (sobre Villa-Lobos) que nunca aconteceu. Ele é apontado pelos músicos investigados, como "grosseiro","arrogante" e "tirano", impedindo que seu casting fale com a imprensa, no que é atendido pelo medo da demissão. As irregularidades estendem-se na participação da esposa de Neschling, Patrícia Melo (escritora), frequentar os bastidores e opinar nos trabalhos.

O público queixa-se da manutenção precária do teatro e mesmo com a reforma realizada em 2011 no valor de R$28,3 milhões, o ar condicionado ficou quebrado por 3 meses e a fiação elétrica continua ultrapassada.

O meio artístico está cada vez mais prejudicado pelas instituições que ao invés de protegerem seus direitos e ampliarem o trabalho, colocam nas cadeiras mais importantes, pessoas que confundem o patrimônio público com "privativo".

Fonte: Veja S. Paulo 09/03/16

terça-feira, 8 de março de 2016

EDITAL DO BNDS PARA PATROCÍNIO NA CATEGORIA MÚSICA

BNDS ABRIRÁ EDITAL PARA PATROCÍNIO:

O BNDES receberá, para o 2º período de 2016 (de setembro de 2016 a fevereiro de 2017), propostas de patrocínio a eventos culturais nos segmentos de Música e Literatura.
Veja os projetos selecionados para o 1º período de 2016 (março a agosto).
São considerados eventos culturais os projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros, conforme descrição no quadro a seguir:
Segmentos
Música Festivais, feiras e espetáculos com ênfase em música instrumental e clássica, que reúnam artistas e grupos diversos, prioritariamente brasileiros.
Literatura Festivais, festas e feiras literárias que contribuam para o estímulo à leitura e para a divulgação da obra e da produção de diferentes autores, prioritariamente brasileiros.
Período de inscrição
A apresentação de projetos terá um período definido e será divulgada sempre nesta seção.
Inscrições para eventos com início entre 01.09.2016 a 28.02.2017 (setembro de 2016 a fevereiro de 2017).
Início do evento de 01.09.2016 a 28.02.2017
Inscrição
de 11.04.2016 a 27.05.2016
Seleção junho a julho de 2016
Divulgação do resultado agosto de 2016

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Patrocinio/Introducao/como_se_inscrever.html

segunda-feira, 7 de março de 2016

Sucesso no lançamento das feiras 5º Salão Internacional Gospel e Expo Israel na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


Aconteceu nessa última sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante uma sessão solene, o lançamento das feiras 5º Salão Internacional Gospel e Expo Israel, ambas idealizadas e organizadas pelo Grupo MR1, que tem à frente os jornalistas Marcelo Rebello e Luciana Mazza. O Plenário Juscelino Kubitschek estava cheio e muito animado, entre os convidados autoridades, empresários, músicos, rabinos, pastores, jornalistas, assíduos expositores e interessados nos dois setores. Quem presidiu a sessão foi o presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Fernando Capez. Entre os convidados, representando a liderança evangélica estavam o Apóstolo Rina da Igreja Bola de Neve, o Apóstolo Jorge Tadeu da Igreja Coração Adorador, a Apóstola Cleusa da Igreja Missão Resgate, o Pastor Márcio de Paula da Assembleia de Deus do Bom Retiro, o Apóstolo Nestor Goiabeira da FEPESP (Federação Pastoral de São Paulo), Pastor Antonio Carlos da Folha Apostólica, Portal Guia-me, Pastor Paulo Siqueira do Movimento Voltemos ao Evangelho Puro e Simples, Evangelista Rogério Keller da UMESP (União Missionária de São Paulo), Pastor Isac Ribeiro da FATERSP (Faculdade Batista Reformada de São Paulo) e o Pastor Benedito de Oliveira do Conselho de Pastores de São Paulo. Representando a comunidade judaica, Gustavo Erlichman do Portal Pletz, Persio Bider da JJO (Juventude Judaica Organizada) e Sérgio Levy da Israel Operadora. O empresário Gilmar Barbutti da DMDL, maior empresa de montagem de estandes do Brasil e o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas, Miguel Lujan Paletta, também prestigiaram o evento.



Se apresentaram durante a solenidade a Banda da Policia Militar, o Coral Zadoque, o Ministério Road, Italo Ribeiro e o cantor Eduardo Ghoulart que foi responsável por um dos momentos mais bonitos e emocionantes da cerimônia ao trazer o hino e uma música da comunidade judaica para dentro do evento, cantados em hebraico.

Na ocasião, também foi empossada oficialmente a nova diretoria da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos (ABREPE). O novo presidente da associação, Marcelo Rebello, declarou na ocasião: “Para mim é, ao mesmo tempo, uma grande honra e uma grande responsabilidade ser empossado para representar o empresariado evangélico, dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo e em uma sessão solene. O maior objetivo da ABREPE é promover a ampliação das capacidades dos cristãos, incentivando o relacionamento entre empresas e profissionais por meio de ações sociais e eventos corporativos. A associação não cobra mensalidade ou anuidade e vai servir de suporte e motivação a um setor que resiste à crise, mas que carece de mão de obra qualificada, gerando desenvolvimento e promovendo o empreendedorismo”.Após a posse, Rebello surpreendeu o presidente da Assembleia Legislativa com uma homenagem, onde entregou um quadro de agradecimento pela disseminação da cultura cristã brasileira e apoio na criação do Museu Cristão, que será na Cidade de São Paulo. Depois da sessão solene, um coquetel foi oferecido aos convidados na Sala dos Espelhos.



São de Luciana Mazza, diretora de comunicação das duas feiras, as palavras: “Ficamos muito felizes e honrados, com o lançamento na Assembleia Legislativa esse ano, superou as expectativas! E também com a oportunidade inédita de unir essas duas culturas tão especiais.Sobre o Salão Internacional Gospel, a feira representa os evangélicos no Brasil e já está na 5ª edição, fazendo parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo, ano passado recebeu 30.000 pessoas no Expo Center Norte, mesclando tecnologia, esporte, livros, música, produtos alternativos, instrumentos musicais, teatro, escolas de música, gravadoras, igrejas, ministérios, cursos de capacitação para a liderança e muito mais. Isso sem falar no sucesso indiscutível de mídia, já tendo sido noticiada pelos principais veículos de informação do país. Esse ano, a procura está grande e já contamos com mais de 100 expositores confirmados.Em relação à Expo Israel, é a primeira edição, porém, já nasce grande e com grande procura. Além de proporcionar a oportunidade de empresas israelenses e brasileiras fecharem negócios, pretendemos, junto com a comunidade judaica honrar a cultura desse povo, sua história e seus costumes. Amamos Israel e achamos que temos muito a aprender! Sem dúvida, a cada ano será um aprendizado e uma oportunidade para quem visita conhecer mais sobre o povo escolhido por Deus”, conclui.



As duas feiras acontecem de 7 a 10 de setembro de 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entrada Gratuita.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

São João promete aquecer o mercado da música

Artistas, parlamentares e gestores públicos traçam estratégia conjunta para fortalecer o São João como produto turístico

Ministro Henrique Eduardo Alves quer usar o São João para atrair turistas.
Crédito: Paulino Menezes
Por Darse Júnior

Se depender do esforço integrado do Ministério do Turismo, músicos do forró e parlamentares, o som da sanfona do São João vai embalar a economia Brasil afora. Nesta quarta-feira (17), o ministro Henrique Eduardo Alves esteve reunido com artistas como Genival Lacerda e Santana o Cantador, onde se comprometeu a buscar recursos para apoiar o evento e transformá-lo em uma celebração nacional. Está prevista também a realização de uma pesquisa para medir o impacto econômico e ajudar na divulgação desta tradição brasileira nos mercados nacional e internacional.

"Vou conversar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para usarmos a Olimpíada para mostrar ao mundo o nosso São João", propôs Henrique Eduardo Alves. A ideia é levar atrações típicas das festas juninas para a Casa Brasil, um espaço dedicado à promoção do país nos jogos olímpicos. "Estamos falando de uma manifestação cultural que tem muito potencial para atrair os estrangeiros", completou.

O ministro também irá articular, junto ao governo federal, a liberação da emenda da Comissão de Turismo, no valor de R$ 13 milhões, para apoio às festas de São João, além de sugerir que seja realizada uma sessão do Congresso Nacional sobre o tema. Para chamar a atenção da população brasileira, da mídia e de possíveis patrocinadores, Henrique Eduardo Alves promoverá em Brasília, no mês de maio, uma festa de São João com atrações de diversos estados. "Precisamos estar unidos, trabalhar juntos, governo, parlamentares e artistas para fortalecer esta importante manifestação cultural do país", destacou.

O ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, responsável pela articulação entre cantores, parlamentares e o MTur, ressaltou o aspecto econômico da festa. "O movimento do comércio registrado no São João na Bahia só perde para o Natal. É maior que o Dia das Mães, por exemplo", avaliou. Ele lembrou que, apesar da comemoração ser mais forte no Nordeste, todo o Brasil comemora o São João. "É uma festa capaz de unificar o país", afirmou. De acordo com Leonelli, eram vendidos 12 mil pacotes de viagem para a Bahia em 2008 por uma única agência de viagem. Depois de um trabalho estruturado para promover o São João, foram vendidos 40 mil pacotes em 2012.

Para a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), o São João é uma forma de diversificar a oferta turística brasileira. "O turismo não pode ser uma atividade apenas do litoral. O Brasil tem um interior rico em cultura e precisamos valorizá-lo", ressaltou. A audiência contou, ainda, com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pellegrino, e de diversos deputados federais que firmaram o compromisso de reforçar o orçamento do Ministério do Turismo nos próximos anos, por meio de emendas parlamentares, para apoiar o São João.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

ESTADOS UNIDOS CRIA O "SEU JORGE DAY"



A cidade de Boston, nos Estados Unidos, decretou em 12 de fevereiro, o Seu Jorge Day. O músico, cantor, compositor e ator, homenageado é um dos artistas que mais divulga a música brasileira no exterior.

A aguardada performance do cantor aconteceu ontem (12/2) no Boston’s Berklee Performance Center. Agora o cantor segue sua turnê pelos Estados Unidos, incluindo uma temporada no Blue Note, em Nova York.

Rogério e Matheus emplacam `Vira Lata` nas mais tocadas de Minas Gerais

Hit possui lyric vídeo no canal oficial da dupla no YouTube


A dupla Rogério e Matheus ocupa atualmente as primeiras posições dentre as músicas mais tocadas no Estado de Minas Gerais com ‘Vira Lata’.

Composta por uma turma de nove amigos (Jairo Goes, Everton Matos, Ray Antônio, Diego Ferreira, Samuel Alves, Henrique Batista, Thiago Alves, Sérgio Porto e Matheus de Pádua), a canção traz um ritmo envolvente e dançante, além de falar sobre assuntos do cotidiano: diversão e balada. “Estamos muito felizes com a repercussão dessa música. Queremos agradecer aos radialistas de Minas Gerais, os admiradores do nosso trabalho e a nossa equipe.”, comenta Rogério. “Essa música é uma grande aposta e posso dizer que isso é só o começo (risos). Muito obrigado a todos; foi um grande presente para começar 2016 com o pé direito!”, complementa Matheus.

Vale ressaltar que a dupla formada pelos amigos Rogério & Matheus há mais de 18 anos está preparando muitas novidades. Além do lançamento do CD previsto para abril, os artistas estão planejando a gravação de um DVD e videoclipes. Fique ligado!




Vira Lata (Rogério e Matheus)


Andam falando que eu sou cachaceiro
Que eu não trabalho bebo o dia inteiro
Se quer saber o nome do meu companheiro
É o Velho Barreiro

Eu "tô" virando copo de janeiro a janeiro
Se eu tô" bebendo “tô” pagando é com meu dinheiro
Esses playboi que ficam dando de fazendeiro
É tudo pipoqueiro

Passou da meia noite eu "tô", "tô" zerinho de novo
E aí de quem fala que, que eu "tô" de fogo
Quem disse que eu "tô" de fogo

Eu não sou cachorro
mas so vira lata
Vem beber comigo
e quem cair primeiro paga

Eu não sou cachorro
mas so vira lata
Vem beber comigo
e quem cair primeiro paga

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mano Réu Lança Vinil 7' Eternamente Break Dance

Pra quem conhece o trabalho do Mc Mano Réu, sabe que da forte identidade do Hip Hop presente no Seu rap, e para completar esse ciclo, ele lançou no inicio de Janeiro para venda um Disco de Vinil em Formato de Compacto "Eternamente Break Dance Vol. 2". Produzido na PolySom, gravado, Mixado e Masterizado em minas Gerais na Xeque Mate Produção por Eazy CDA.
O Disco conta com 4 canções, 2 (duas) por Lado, trabalho que exalta a cultura hip hop em sua estética, musicalidade e proposta de intervenção. Mano Réu produziu apenas 300 cópias e separou uma cota para venda antes de seu lançamento oficial programado para Março em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mais informações, contatos, venda, etc por aqui timbresproducoes@gmail.com / (11) 34275363 (Israel) / (11) 994466214 (Israel)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

EXPOMUSIC 2016 leva o mundo da música para dentro e fora do Anhembi

Ainda mais encorpada, a edição deste ano muda para o maior centro de exposições da América Latina - o Anhembi - e inclui, como numa orquestra, todos os naipes do mercado: negócios, conteúdo profissional, entretenimento e muita música dos mais variados estilos dentro e fora do pavilhão.

Palco de um mercado estimado em R$ 2,5 bilhões, a EXPOMUSIC 2016 - 33ª Feira Internacional da Música muda para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, tradicional templo de eventos musicais onde já pisaram Jackson Five, Alice Cooper, Elis Regina, Roberto Carlos, Luciano Pavarotti, Guns N' Roses, entre tantos outros artistas, acompanhada de uma série de novidades. A começar pela ampliação da programação de conteúdo profissional, musical e de entretenimento, que acontece dentro e fora do pavilhão.

A edição deste ano do quarto maior evento profissional da música no mundo - e o maior da América Latina - vai concentrar as últimas novidades em instrumentos e acessórios das principais marcas mundiais, espaços diferenciados para negócios, palestras profissionais, workshops, práticas de musicalização infantil, exposição de instrumentos e acessórios assinados por artistas famosos, shows,pocket-shows e sessões de autógrafos. Outra novidade é que dos cinco dias de feira, todos abertos aos profissionais do setor, quatro vão permitir o acesso do público em geral.

Promovida pela Abemúsica - Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, o evento é a expressão de todo esse universo, com mais de 1 mil produtos apresentados por cerca de 300 marcas, o que permite aos visitantes, profissionais e público em geral "degustarem" as novidades nos próprios estandes durante todo o período da feira. Entre as opções, há instrumentos musicais de todos os tipos e para diversos estilos, equipamentos eletrônicos, acessórios e tecnologia de áudio e vídeo.

A responsabilidade por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical faz da EXPOMUSIC um evento estratégico e indiscutível na visão das principais empresas do mercado, pelas perspectivas de impulsionar as vendas, ampliar a rede de novos contatos, estimular o aprendizado musical em instituições de ensino e formar novas gerações de músicos. Trata-se do grande encontro anual para os negócios do setor, reunindo lojistas de todo o País, compradores corporativos (Igrejas, Instituições Religiosas, Casas de Shows, entre outros), músicos, artistas amadores e profissionais, escolas de música, e público em geral amantes da música.

O presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa, ressalta a importância das mudanças para mais uma edição da EXPOMUSIC: "Renovar a feira se fez necessário para que possamos acompanhar a evolução desse mercado e oferecer o melhor evento". Já o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, endossa a realização do evento em um espaço mais amplo e, também, que teve na música parte da construção de sua história. "O complexo Anhembi oferece uma estrutura mais adequada na realização da EXPOMUSIC no novo formato, ou seja, uma feira de negócios com mais entretenimento e conteúdo".

A EXPOMUSIC é também ponto de encontro do setor para discussão de suas diretrizes e assuntos relacionados aos negócios, com a promoção de palestras,workshops e workshows. Na busca por novas gerações de músicos, a feira promove Oficinas de Iniciação Musical e visitas escolares para crianças. Os visitantes ainda podem concorrer a centenas de instrumentos musicais e acessórios, em sorteios diários, e acompanhar o tradicional Music Hall, palco de shows da EXPOMUSIC que abre espaço para cantores, bandas e orquestras mostrarem o seu talento.

A Expomusic vai acontecer nos dias 21 a 25 de setembro de 2016 no Anhembi em São Paulo.

ANDREA BOCELLI NOVAMENTE NO BRASIL

Nos sites www.ingressorapido.com.br e www.entretix.com.br estará à disposição o mapa de assentos e o preço dos ingressos para o espetáculo em São Paulo do mais celebrado tenor da atualidade, o italiano Andrea Bocelli. 

O espetáculo em São Paulo contempla o repertório do último disco do tenor, “Cinema”, lançado em outubro para 75 países. Grandes clássicos do cinema de todos os tempos estão presentes. No repertório do disco, que compõe o set list do espetáculo no Allianz Parque, não faltam grandes sucessos da telona. “Cinema" celebra as maiores canções das telas de todos os tempos e reúne uma equipe de lendas musicais, incluindo David Foster, Humberto Gatica e Tony Renis, que trabalharam juntos no sucesso pioneiro de Bocelli, "Amore". Lançado mundialmente pela Sugar Music/Universal Music Group e Verve Music Group nos EUA, o álbum marca a primeira gravação de Bocelli em estúdio em dois anos. O trabalho apresenta uma coleção de canções de filmes gravados na cultura e corações de várias gerações, incluindo músicas-tema épicos como “Doutor Jivago”, “Love Story”, 

“O Poderoso Chefão”, “A vida é bela”, “Gladiador”, “Bonequinha de luxo”, além de canções populares de musicais de teatro imortalizadas por suas versões de filme, tais como “West Side Story” e “Evita”. A majestosa voz de Bocelli, em parceria com fantásticos novos arranjos e tecnologias de estado da arte de gravação, traz nova vida a algumas das maiores obras-primas musicais para cinema de compositores que marcaram a história dos filmes e da música no século passado, de Leonard Bernstein ao lendário Ennio Morricone. 

“Com o álbum ‘Cinema’ realizo um desejo que nutria por décadas. Nunca fiz segredo do meu sonho de realizar um projeto com músicas associadas a trilhas de filmes. Creio ser um tesouro artístico excepcional”, analisa Bocelli. O cinema sempre o fascinou, porque as partituras escritas para filmes são muito livres e potencialmente criativas. “É um vasto universo onde o compositor pode andar como quiser, seja qual for sua inspiração, onde se pode experimentar sem ter que submeter às normas da música clássica.” Bocelli acredita que se os filmes são uma fábrica de sonhos, as músicas que os acompanham abraçam esses sonhos e aumentam a magia e vitalidade emocional. 

“Meu convite é para que esses clássicos imortais do cinema se fundam com as experiências, memórias mais preciosas, emoções de todos os ouvintes e se tornem uma trilha sonora inigualável para sua vida”, propõe o tenor. Dançar Marketing As mais de três décadas da Dançar Marketing & Comunicações estão diretamente ligadas ao surgimento e à evolução do marketing cultural no Brasil, onde a empresa registra números impressionantes. São mais de 1.000 espetáculos realizados, 20 projetos proprietários, 60 shows open air, 20 milhões de espectadores diretos (presenciais), além de centenas de projetos sociais.

Em seu currículo estão grandes turnês internacionais, como Norah Jones, Seal, Diana Krall, George Benson, Herbie Hancock, Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, José Carreras, Sarah Brightman, Kiri Te kanawa, Orquestra Johann Strauss de Viena, Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, Orquestra Filarmônica de Berlim, entre outros. A Dançar é pioneira na concepção e na realização de projetos proprietários, como Telefônica Open Jazz, HSBC Music Series, Avon Woman in Concert, Astrazeneca Viva Cultura!, IBM e-Festival, Criação Teatral Volkswagen, Viagem Nestlé pela Literatura, entre outros. 

A empresa também inovou ao dar um passo importante para a democratização cultural, ao realizar grandiosos eventos Open Air. Até o momento, foram mais de 60 espetáculos realizados a céu aberto pelo País, alcançando público superior a 5 milhões de pessoas. 

Serviço Andrea Bocelli em São Paulo, orquestra, coral e artistas brasileiros convidados. 
Quando: 12 de outubro de 2016 
Horário: 21 horas 
Local: Allianz Parque – Avenida Francisco Matarazzo, 1.705 – Água Branca – São Paulo 
Ingressos: a partir de R$ 150,00 
Classificação etária: 16 anos 
Vendas: a partir de 30 de janeiro pelo www.ingressorapido.com.br e www.entretix.com.br. 
Telefone e sac: (11) 4003-1022, de segunda a sexta, das 9 horas às 20 horas. 
Vendas para grupos: diretoria@dancarmarketing.com.br

Filial do Bateras Beat em Perdizes é administrada por nova equipe de profissionais


Metodologia de ensino de canto, empregada em todas as franquias do tradicional instituto de música, foi criada por um dos novos sócios da escola

A franquia Bateras Beat Perdizes, situada na Rua Bartira 475, agora está com uma nova equipe de peso em sua administração. A escola passa a ser dirigida pelos profissionais Isadora Barroso e Walter Mourão, autor do método de canto utilizado nas demais franquias. A unidade oferece ao público da região cursos de bateria, canto, guitarra, violão, piano, baixo e musicalização infantil.

As instalações foram recentemente renovadas e atualizadas com instrumentos de alta qualidade: baterias Pearl, violões e amplificadores Fender e guitarras Dean; um diferencial que colabora com o crescimento do aluno. Os professores são qualificados, possuem know-how e larga experiência no mercado musical e no ensino de música.

O Bateras Beat é a escola de música que mais cresce no Brasil. No mercado desde 1992, possui 28 franquias no Brasil e três na Itália. Os métodos utilizados têm reconhecimento de qualidade internacional e há mais de 10 anos formam artistas consagrados no meio musical.

A escola oferece uma aula cortesia para os interessados em conhecer o instituto e ingressar no mundo da música.

Sobre Isadora Barroso


Arquiteta graduada pela Universidade de Brasília e pelo Instituto Politécnico di Torino (Itália), atua no mercado de arquitetura em São Paulo e Brasília desde 2011. Entusiasta de Arte, cursa pós-graduação em História da Arte na FAAP e estudou bateria no Bateras Beat Brasília e Pinheiros. Baterista na Banda paulistana BamboLadies e diretora/coordenadora do novo Instituto Bateras Beat Perdizes juntamente com o músico Walter Mourão.

Sobre Walter Mourão


Walter é autor do método de canto do Bateras Beat, cantor das bandas Pollares e Evolution, vocal coach nas escolas Bateras Beat Perdizes e Pinheiros e é proprietário/diretor da Escola de música Bateras Beat Perdizes. É formado em Arquitetura e Urbanismo na UnB e no Politécnico di Torino (Itália), estuda piano, guitarra, baixo e canto desde os 15 anos, é formado em teoria musical pelo BSB musical e possui vários cursos na área de canto, como o workshop de canto popular na Alemanha Eurotreff, nos anos de 2009 e 2010. Participou do coral italiano Coro G entre 2008-2010 e fez parte da Cia Filarmônica de SP entre 2014-2015.

Petrobras apresenta: Orquestra Contemporânea de Olinda lança “BOMFIM” em São Paulo


Shows de lançamento oficial em SP acontecem em pleno Carnaval, no Sesc Pompeia. Com patrocínio da Petrobras, turnê do novo disco da OCO vai circular por todas as regiões do Brasil

Dançante, envolvente e cosmopolita, “Bomfim” é o mais recente trabalho da Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO). O novo disco terá shows de lançamento oficial em São Paulo nos dias 08/02 e 09/02 (segunda e terça-feira), às 20h. Pela primeira vez em quase 10 anos de carreira, a OCO vai se apresentar fora de Pernambuco durante os dias de Carnaval. Os dois shows serão na Choperia do Sesc Pompeia e os ingressos custam R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia) e R$ 9,00 (comerciário). A produção, o lançamento e a turnê do novo CD têm patrocínio da Petrobras. Ao final da circulação oficial com patrocínio da Petrobras, as apresentações de lançamento terão rodado 13 cidades brasileiras. O álbum está disponível para ser ouvido gratuitamente no Deezer (deezer.com/album/10537390).

“Bomfim” é um disco que poderia chamar-se Guadalupe, Cariri, Bonsucesso, Maruim...Toda Olinda lá de baixo, às margens do sítio histórico, descreveria bem a essência do terceiro álbum de carreira da OCO. Neste trabalho, a banda, que desde 2008 trilha um caminho crescente no cenário da música brasileira, volta confortável para casa. O bom fim de um ciclo criativo para um recomeço, com tudo de melhor que a palavra traz.

Este é o retorno ao que Olinda tem de mais rico: os moradores, os candomblés e seus afoxés, os cocos de umbigada, do Pneu e da Xambá. As loas de maracatu da Tabajara. As figuras fantásticas em um carnaval reconhecido no mundo todo. Os sete músicos pernambucanos, de performance sempre surpreendente no palco, vivem, se alimentam dessa Olinda transbordante de arte e autorreferências, ao mesmo tempo cosmopolita, transitando lado a lado com o que vem de fora.

Dessa mistura de tradições e influências, Gilú Amaral (percussão), Rapha B (bateria), Hugo Gila (baixo), Juliano Holanda (guitarra), Tiné e Maciel Salú (vocais), e ainda um dos mais expressivos saxofonistas do país, o Maestro Ivan do Espírito Santo, unem-se a um trio de metais (trompete, trombone e tuba) vindo do Grêmio Musical Henrique Dias, primeira escola profissionalizante de frevo de Olinda. Após oito anos de estrada, a OCO nunca se sentiu tão ela, tão segura do seu lugar e da força da música que faz e carrega.

Conceito – “Bomfim” é 100% autoral, gravado no Fábrica Estúdios (PE). O disco traz 11 faixas com produção e direção musical assinadas por Juliano Holanda e Orquestra Contemporânea de Olinda. O design gráfico é de Sebba Cavalcante, sob conceito de Aline Feitosa e fotografias de Beto Figueiroa. Os grafismos são de Maria Morena e de Zelão, um dos últimos artistas populares da 'escola' de Bajado, que morreu em Olinda logo após a conclusão deste trabalho para a OCO, em dezembro de 2014. A máscara usada pelo menino da capa é de Julião das Máscaras, do bairro do Guadalupe, Olinda. O show tem cenografia de Renata Gamelo e light design de Roberto Riegert. A Quatro Cantos Produções faz a produção executiva deste 3º disco da OCO. A produção, o lançamento e a turnê do novo CD têm patrocínio da Petrobras.

Trajetória – Com o primeiro disco, homônimo, lançado em 2008 (Som Livre), a OCO conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos EUA. Em 2012, a OCO lançou o elogiado disco “Pra ficar”, que teve como produtor musical o conceituado Arto Lindsay.

No fim de 2013, a OCO apresentou showcase na WOMEX, maior feira de música do mundo, o que garantiu a 4ª turnê internacional do grupo. Em 2014, a OCO circulou por todas as regiões brasileiras. Apresentou-se em grandes festivais, como o Se Rasgum (PA) e o Psicodália (SC); levou o público para ferver em praças públicas, como na acolhedora Pirenópolis (GO) e em Brasília. Fez shows históricos em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo e Florianópolis. Encerrou a turnê do álbum “Pra Ficar” numa emocionante apresentação com lotação máxima no centenário Teatro de Santa Isabel, no Recife.

A turnê do “Bomfim”, iniciada em 2015, já percorreu as cidades de Olinda/PE (Festival Cena Cumplicidades), Garanhuns/PE (Festival de Inverno de Garanhuns), Correntes/PE (Festival Macuca Jazz & Improviso), Natal/RN (Festival DoSol), Aracaju/SE, Salvador/BA, Brasília/DF, Goiânia/GO (Festival Prosa Sonora), Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS.

SERVIÇO: Petrobras e Sesc apresentam: Show de lançamento do “Bomfim” em São Paulo
Quando: 8 e 9 de fevereiro de 2016 (Segunda e Terça-feira de Carnaval), às 20h
Onde: Choperia do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo – SP)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia) e R$ 9,00 (comerciário)
Vendas online: a partir do dia 02/02 (http://www.sescsp.org.br/)
Venda na bilheteria: a partir do dia 03/02
Informações sobre a OCO: orquestraolinda.com.br