Programa Músico Empreendedor

terça-feira, 15 de março de 2016

PROGRAMA DE ECONOMIA DA MÚSICA


Reunião debateu o Programa Economia da música - Foto: Acácio Pinheiro / Ascom Minc


O Programa Economia da Música – Estratégia para Dinamização das Cadeias Produtivas foi debatido 04/03 em Brasília, pelo secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella, e pelo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Francisco Bosco, com representantes da Rede Música Brasil (RMB) e do Colegiado de Música do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC). A iniciativa faz parte da Política Nacional das Artes (PNA) e do Programa Nacional de Economia da Cultura (PNEC).

Guilherme Varella destacou que o MinC tem atuado no desenvolvimento de setores da Economia da Cultura, sendo que a música tem condições de se estruturar com mais força, a exemplo do que ocorreu no audiovisual, que vem apresentando amplo crescimento nos últimos anos. “O segmento caminha sozinho em muitos aspectos, mas precisa do poder público para superar gargalos estruturais, principalmente na reconfiguração do mercado musical, ocorrida nos últimos anos. Queremos pôr as ações em curso, para que ainda este ano comecem a aparecer os primeiros resultados”, ressaltou.

O secretário falou das dimensões simbólica, cidadã e econômica da música, assinalando que um programa não pode se sobrepor às dinâmicas estéticas e sociais desse ambiente. Varella adiantou que a agenda de Economia da Música se organizará a partir de quatro sistemas: regulação; financiamento; formação e pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Diagnóstico

A Secretaria de Políticas Culturais (SPC) do MinC realizou um diagnóstico que aponta questões que precisam ser enfrentadas, como precariedade de um sistema nacional de circulação, com baixa integração de infraestruturas e circuitos locais e regionais; baixa diversificação das formas de financiamento e receita utilizadas por agentes econômicos do setor; e alta taxa de informalidade e necessidade de capacitação gerencial para os empreendimentos musicais brasileiros.

Além dos gargalhos, o diagnóstico identifica oportunidades para inclusão produtiva no País, com potencial de descentralização territorial dos processos econômicos a partir de micro e pequenos empreendimentos e alta expansão do mercado digital, com foco em serviços de streaming.

Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, o desenvolvimento do Programa Economia da Música ocorre de forma bastante qualificada, dada a experiência dos participantes. “Discussões sobre fomento são feitas com quem atua na área e aqui temos profissionais com um vasto histórico de envolvimento nas questões prioritárias desse campo”, elogiou.

O diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura, Marcos Souza, também comentou positivamente a criação do programa. “Considero fundamental esse tipo de discussão, que traz à superfície o papel da música na economia brasileira, levando em conta pontos significativos, com o direito autoral”, declarou.

Rearticulação

Membro da Rede Brasil de Festivais Independentes, Fabrício Nobre, que organiza o festival de rock Bananada, em Goiânia, falou do diálogo do MinC com o setor. “Acho extremamente necessária a rearticulação da área e o debate com quem realmente movimenta a cadeia de música, como artistas, produtores, selos e cooperativas”, disse.

Antônio Padilha, representante de Música Erudita no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), frisou que houve uma grande evolução dos debates sobre o tema. “Este processo, o qual o MinC está à frente, é estratégico porque busca entender o contexto e trazer soluções para valorizar a música brasileira”, contou.

Articulador da Política Nacional das Artes (PNA), Cacá Machado salientou que o Programa Economia da Música reúne demandas de 15 anos que agora serão encaradas de forma mais efetiva. “É sensacional que o Ministério da Cultura tenha priorizado a música em sua agenda. Agora precisamos ampliar o trabalho e colocar na rua”, afirmou.

Funarte recadastra bandas de música

Bandas de todo o Brasil já podem enviar seus dados à Coordenação de Bandas do Centro da Música da Fundação

O Centro da Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte, através da sua Coordenação de Bandas de Música, está realizando o recadastramento das bandas de todo o Brasil.

O objetivo da ação é ampla coleta de dados no país, o que permitirá manter informados esses conjuntos musicais sobre ações a serem realizadas.

O formulário de cadastro está disponível neste Portal da Funarteneste link.

O formulário preenchido deverá ser enviado para o e-mail: coordenacaobandas@funarte.gov.br.

A relação de bandas de música atualmente cadastradas pela Funarte está na página: http://www.funarte.gov.br/cadastramento-de-bandas-de-musica/

Read more:http://www.funarte.gov.br/musica/funarte-recadastra-bandas-de-musica/#ixzz430xUSYSR
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sábado, 12 de março de 2016

GOVERNO DE BRASILIA FOMENTA A EXPLORAÇÃO AO ARTISTA

Por: Claudia Souza

No site "Agência Brasilia"  foi publicado um edital convidando artistas para se apresentarem gratuitamente nas estações do metrô do DF.

Tudo certo se houvesse alguma proposta de incentivo financeiro para os mesmos. O Metrô se coloca nessa proposta como palco para divulgação gratuita desses artistas.

Em que o governo está colaborando com o fomento da arte e da cultura? De que modo pretende tratar os fazedores de arte do país?

Esquecem-se que artistas também estudam e se preparam para exercerem o ofício do entretenimento que gera recursos e alimenta o PIB brasileiro.

A música, as artes cênicas, entre outras, estão presentes nas mais elevadas camadas da sociedade exercendo papel fundamental para agregar valor a uma festividade ou evento da iniciativa pública ou privada.  Juntas, aquecem o turismo, o comércio e a movimentação de ambientes dos mais diversos seguimentos.

Engana-se quem pensa que o Metrô do DF está fazendo algum favor aos artistas em questão. Pelo contrário, é vergonhoso que ainda existam empresas que se prestem a esse papel ridículo de desvalorizar o artista e ainda propor que o mesmo desembolse quantias seja de qual valor for para que possam se apresentar e "prestigiar" o público transeunte das estações.


É degradante para o artista ser visto como alguém sem valor. Eles estudam, se preparam e oferecem o melhor em troco de nada?

Mais vergonhoso ainda é deparar com a realidade de um governo que esquece que entre os artistas estão os cidadãos que consomem e pagam impostos como qualquer outro. Pior ainda, é constatar que nesse país com péssimos incentivos culturais, ainda tem quem se submeta à esse tipo de exploração.


sexta-feira, 11 de março de 2016

CORRUPÇÃO DEIXA DE SER FICÇÃO NO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Por: Claudia Souza



O Theatro Municipal de São Paulo fundado em 1911, localizado na Praça Ramos de Azevedo,  infelizmente está envolvido em uma Trama que envolve um rombo de 20 milhões de reais na contabilidade, notas fiscais superfaturadas, contratos de fachada e desvio de dinheiro público.  E isso provocou a intervenção durante 90 dias pela prefeitura.

Até então, quem administrava o teatro, pagava as contas, contratava serviços, e escolhia os shows que seriam apresentados, era a empresa IBGC - INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO CULTURAL, uma organização social comandada por William Nacked.

Willian Nacked
O grande Theatro Municipal estava sendo comandado por três nomes importantes: Willian Nacked (IBGC); José Luiz Herência (diretor-geral) e John Neschling (diretor artístico), que desde que assumiram, nos primeiros três anos, melhoraram a qualidade da programação, aumentaram a receita e a visitação pública, mas "misteriosamente", como nos textos de Alfred Hitchcock, em 2015, ano em que iniciaram os problemas com o atual governo brasileiro, vários shows foram cancelados por falta de verba, como ocorreu com a ópera Cosi fan Tutle e o concerto La Fura dels Baus. Ao que tudo indica, os R$106 milhões (receita de 2015) pagos pela prefeitura, eram compartilhados com o IBL - Instituto Brasil Leitor, também dirigido por William Nacked, através de empréstimos entre as organizações. Até os funcionários eram compartilhados entre as duas, caracterizando uma "organização social".

O prefeito Haddad tomou conhecimento das dificuldades financeiras através de seu amigo, o Maestro John Neschling, pedindo logo em seguida uma auditoria nas contas do teatro.  A denúncia foi realizada pelo COAF - Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que identificou a existência de movimentações bancárias suspeitas por parte de José Luiz Herencia, e com o apoio do Ministério Público, as apurações se cruzaram.


José Luiz Herencia
Foram encontrados na conta da mãe e da ex-mulher de José Luiz Herencia um apartamento de R$6 milhões em Higienópolis e três terrenos em Ilhabela no Litoral Norte, que de acordo com o salário que recebia de R$ 19 mil seria incompatível com as aquisições dos imóveis de tamanha proporção.
Também ficou constatado que as duas parentes do diretor-geral também receberam depósitos de produtoras culturais que prestavam serviços para o Teatro Municipal e que alguns voltaram, porque o CNPJ da empresa era de uma empresa fantasma.

José Luiz Herencia foi indicado ao cargo por Juca Ferreira, então secretário e atual ministro da cultura. Ele foi seu assessor especial durante parte da administração do ex-presidente Lula e também passou pela Secretaria Estadual da Cultura sobre gestão do então secretário Andrea Matarazzo. Em novembro, ao tomar conhecimento do avanço da apuração contra ele, demitiu-se e levou consigo o disco rígido do computador que usava no teatro municipal contendo todas as suas informações de trabalhos; mas o item foi recuperado pela justiça.


Maestro John Neschling
Os promotores também estão atentos ao fato do Maestro John Neschling receber os salário de R$150 mil mesmo quando está afastado em viagens ao exterior e também ao pagamento de 300 mil Euros (mais de R$1 milhão) para uma produtora em Mônaco pelo espetáculo "Alma Brasileira" (sobre Villa-Lobos) que nunca aconteceu. Ele é apontado pelos músicos investigados, como "grosseiro","arrogante" e "tirano", impedindo que seu casting fale com a imprensa, no que é atendido pelo medo da demissão. As irregularidades estendem-se na participação da esposa de Neschling, Patrícia Melo (escritora), frequentar os bastidores e opinar nos trabalhos.

O público queixa-se da manutenção precária do teatro e mesmo com a reforma realizada em 2011 no valor de R$28,3 milhões, o ar condicionado ficou quebrado por 3 meses e a fiação elétrica continua ultrapassada.

O meio artístico está cada vez mais prejudicado pelas instituições que ao invés de protegerem seus direitos e ampliarem o trabalho, colocam nas cadeiras mais importantes, pessoas que confundem o patrimônio público com "privativo".

Fonte: Veja S. Paulo 09/03/16

terça-feira, 8 de março de 2016

EDITAL DO BNDS PARA PATROCÍNIO NA CATEGORIA MÚSICA

BNDS ABRIRÁ EDITAL PARA PATROCÍNIO:

O BNDES receberá, para o 2º período de 2016 (de setembro de 2016 a fevereiro de 2017), propostas de patrocínio a eventos culturais nos segmentos de Música e Literatura.
Veja os projetos selecionados para o 1º período de 2016 (março a agosto).
São considerados eventos culturais os projetos com duração e local pré-estabelecidos, que contribuam para a difusão e fomento da cultura brasileira, tais como mostras, festivais, feiras, espetáculos, entre outros, conforme descrição no quadro a seguir:
Segmentos
Música Festivais, feiras e espetáculos com ênfase em música instrumental e clássica, que reúnam artistas e grupos diversos, prioritariamente brasileiros.
Literatura Festivais, festas e feiras literárias que contribuam para o estímulo à leitura e para a divulgação da obra e da produção de diferentes autores, prioritariamente brasileiros.
Período de inscrição
A apresentação de projetos terá um período definido e será divulgada sempre nesta seção.
Inscrições para eventos com início entre 01.09.2016 a 28.02.2017 (setembro de 2016 a fevereiro de 2017).
Início do evento de 01.09.2016 a 28.02.2017
Inscrição
de 11.04.2016 a 27.05.2016
Seleção junho a julho de 2016
Divulgação do resultado agosto de 2016

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Patrocinio/Introducao/como_se_inscrever.html

segunda-feira, 7 de março de 2016

Sucesso no lançamento das feiras 5º Salão Internacional Gospel e Expo Israel na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo


Aconteceu nessa última sexta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante uma sessão solene, o lançamento das feiras 5º Salão Internacional Gospel e Expo Israel, ambas idealizadas e organizadas pelo Grupo MR1, que tem à frente os jornalistas Marcelo Rebello e Luciana Mazza. O Plenário Juscelino Kubitschek estava cheio e muito animado, entre os convidados autoridades, empresários, músicos, rabinos, pastores, jornalistas, assíduos expositores e interessados nos dois setores. Quem presidiu a sessão foi o presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Fernando Capez. Entre os convidados, representando a liderança evangélica estavam o Apóstolo Rina da Igreja Bola de Neve, o Apóstolo Jorge Tadeu da Igreja Coração Adorador, a Apóstola Cleusa da Igreja Missão Resgate, o Pastor Márcio de Paula da Assembleia de Deus do Bom Retiro, o Apóstolo Nestor Goiabeira da FEPESP (Federação Pastoral de São Paulo), Pastor Antonio Carlos da Folha Apostólica, Portal Guia-me, Pastor Paulo Siqueira do Movimento Voltemos ao Evangelho Puro e Simples, Evangelista Rogério Keller da UMESP (União Missionária de São Paulo), Pastor Isac Ribeiro da FATERSP (Faculdade Batista Reformada de São Paulo) e o Pastor Benedito de Oliveira do Conselho de Pastores de São Paulo. Representando a comunidade judaica, Gustavo Erlichman do Portal Pletz, Persio Bider da JJO (Juventude Judaica Organizada) e Sérgio Levy da Israel Operadora. O empresário Gilmar Barbutti da DMDL, maior empresa de montagem de estandes do Brasil e o presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas, Miguel Lujan Paletta, também prestigiaram o evento.



Se apresentaram durante a solenidade a Banda da Policia Militar, o Coral Zadoque, o Ministério Road, Italo Ribeiro e o cantor Eduardo Ghoulart que foi responsável por um dos momentos mais bonitos e emocionantes da cerimônia ao trazer o hino e uma música da comunidade judaica para dentro do evento, cantados em hebraico.

Na ocasião, também foi empossada oficialmente a nova diretoria da Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos (ABREPE). O novo presidente da associação, Marcelo Rebello, declarou na ocasião: “Para mim é, ao mesmo tempo, uma grande honra e uma grande responsabilidade ser empossado para representar o empresariado evangélico, dentro da Assembleia Legislativa de São Paulo e em uma sessão solene. O maior objetivo da ABREPE é promover a ampliação das capacidades dos cristãos, incentivando o relacionamento entre empresas e profissionais por meio de ações sociais e eventos corporativos. A associação não cobra mensalidade ou anuidade e vai servir de suporte e motivação a um setor que resiste à crise, mas que carece de mão de obra qualificada, gerando desenvolvimento e promovendo o empreendedorismo”.Após a posse, Rebello surpreendeu o presidente da Assembleia Legislativa com uma homenagem, onde entregou um quadro de agradecimento pela disseminação da cultura cristã brasileira e apoio na criação do Museu Cristão, que será na Cidade de São Paulo. Depois da sessão solene, um coquetel foi oferecido aos convidados na Sala dos Espelhos.



São de Luciana Mazza, diretora de comunicação das duas feiras, as palavras: “Ficamos muito felizes e honrados, com o lançamento na Assembleia Legislativa esse ano, superou as expectativas! E também com a oportunidade inédita de unir essas duas culturas tão especiais.Sobre o Salão Internacional Gospel, a feira representa os evangélicos no Brasil e já está na 5ª edição, fazendo parte do Calendário Oficial do Estado de São Paulo, ano passado recebeu 30.000 pessoas no Expo Center Norte, mesclando tecnologia, esporte, livros, música, produtos alternativos, instrumentos musicais, teatro, escolas de música, gravadoras, igrejas, ministérios, cursos de capacitação para a liderança e muito mais. Isso sem falar no sucesso indiscutível de mídia, já tendo sido noticiada pelos principais veículos de informação do país. Esse ano, a procura está grande e já contamos com mais de 100 expositores confirmados.Em relação à Expo Israel, é a primeira edição, porém, já nasce grande e com grande procura. Além de proporcionar a oportunidade de empresas israelenses e brasileiras fecharem negócios, pretendemos, junto com a comunidade judaica honrar a cultura desse povo, sua história e seus costumes. Amamos Israel e achamos que temos muito a aprender! Sem dúvida, a cada ano será um aprendizado e uma oportunidade para quem visita conhecer mais sobre o povo escolhido por Deus”, conclui.



As duas feiras acontecem de 7 a 10 de setembro de 2016, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entrada Gratuita.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

São João promete aquecer o mercado da música

Artistas, parlamentares e gestores públicos traçam estratégia conjunta para fortalecer o São João como produto turístico

Ministro Henrique Eduardo Alves quer usar o São João para atrair turistas.
Crédito: Paulino Menezes
Por Darse Júnior

Se depender do esforço integrado do Ministério do Turismo, músicos do forró e parlamentares, o som da sanfona do São João vai embalar a economia Brasil afora. Nesta quarta-feira (17), o ministro Henrique Eduardo Alves esteve reunido com artistas como Genival Lacerda e Santana o Cantador, onde se comprometeu a buscar recursos para apoiar o evento e transformá-lo em uma celebração nacional. Está prevista também a realização de uma pesquisa para medir o impacto econômico e ajudar na divulgação desta tradição brasileira nos mercados nacional e internacional.

"Vou conversar com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para usarmos a Olimpíada para mostrar ao mundo o nosso São João", propôs Henrique Eduardo Alves. A ideia é levar atrações típicas das festas juninas para a Casa Brasil, um espaço dedicado à promoção do país nos jogos olímpicos. "Estamos falando de uma manifestação cultural que tem muito potencial para atrair os estrangeiros", completou.

O ministro também irá articular, junto ao governo federal, a liberação da emenda da Comissão de Turismo, no valor de R$ 13 milhões, para apoio às festas de São João, além de sugerir que seja realizada uma sessão do Congresso Nacional sobre o tema. Para chamar a atenção da população brasileira, da mídia e de possíveis patrocinadores, Henrique Eduardo Alves promoverá em Brasília, no mês de maio, uma festa de São João com atrações de diversos estados. "Precisamos estar unidos, trabalhar juntos, governo, parlamentares e artistas para fortalecer esta importante manifestação cultural do país", destacou.

O ex-secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, responsável pela articulação entre cantores, parlamentares e o MTur, ressaltou o aspecto econômico da festa. "O movimento do comércio registrado no São João na Bahia só perde para o Natal. É maior que o Dia das Mães, por exemplo", avaliou. Ele lembrou que, apesar da comemoração ser mais forte no Nordeste, todo o Brasil comemora o São João. "É uma festa capaz de unificar o país", afirmou. De acordo com Leonelli, eram vendidos 12 mil pacotes de viagem para a Bahia em 2008 por uma única agência de viagem. Depois de um trabalho estruturado para promover o São João, foram vendidos 40 mil pacotes em 2012.

Para a senadora Lídice da Mata (PSB/BA), o São João é uma forma de diversificar a oferta turística brasileira. "O turismo não pode ser uma atividade apenas do litoral. O Brasil tem um interior rico em cultura e precisamos valorizá-lo", ressaltou. A audiência contou, ainda, com a presença do secretário de Turismo da Bahia, Nelson Pellegrino, e de diversos deputados federais que firmaram o compromisso de reforçar o orçamento do Ministério do Turismo nos próximos anos, por meio de emendas parlamentares, para apoiar o São João.

sábado, 13 de fevereiro de 2016

ESTADOS UNIDOS CRIA O "SEU JORGE DAY"



A cidade de Boston, nos Estados Unidos, decretou em 12 de fevereiro, o Seu Jorge Day. O músico, cantor, compositor e ator, homenageado é um dos artistas que mais divulga a música brasileira no exterior.

A aguardada performance do cantor aconteceu ontem (12/2) no Boston’s Berklee Performance Center. Agora o cantor segue sua turnê pelos Estados Unidos, incluindo uma temporada no Blue Note, em Nova York.

Rogério e Matheus emplacam `Vira Lata` nas mais tocadas de Minas Gerais

Hit possui lyric vídeo no canal oficial da dupla no YouTube


A dupla Rogério e Matheus ocupa atualmente as primeiras posições dentre as músicas mais tocadas no Estado de Minas Gerais com ‘Vira Lata’.

Composta por uma turma de nove amigos (Jairo Goes, Everton Matos, Ray Antônio, Diego Ferreira, Samuel Alves, Henrique Batista, Thiago Alves, Sérgio Porto e Matheus de Pádua), a canção traz um ritmo envolvente e dançante, além de falar sobre assuntos do cotidiano: diversão e balada. “Estamos muito felizes com a repercussão dessa música. Queremos agradecer aos radialistas de Minas Gerais, os admiradores do nosso trabalho e a nossa equipe.”, comenta Rogério. “Essa música é uma grande aposta e posso dizer que isso é só o começo (risos). Muito obrigado a todos; foi um grande presente para começar 2016 com o pé direito!”, complementa Matheus.

Vale ressaltar que a dupla formada pelos amigos Rogério & Matheus há mais de 18 anos está preparando muitas novidades. Além do lançamento do CD previsto para abril, os artistas estão planejando a gravação de um DVD e videoclipes. Fique ligado!




Vira Lata (Rogério e Matheus)


Andam falando que eu sou cachaceiro
Que eu não trabalho bebo o dia inteiro
Se quer saber o nome do meu companheiro
É o Velho Barreiro

Eu "tô" virando copo de janeiro a janeiro
Se eu tô" bebendo “tô” pagando é com meu dinheiro
Esses playboi que ficam dando de fazendeiro
É tudo pipoqueiro

Passou da meia noite eu "tô", "tô" zerinho de novo
E aí de quem fala que, que eu "tô" de fogo
Quem disse que eu "tô" de fogo

Eu não sou cachorro
mas so vira lata
Vem beber comigo
e quem cair primeiro paga

Eu não sou cachorro
mas so vira lata
Vem beber comigo
e quem cair primeiro paga

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Mano Réu Lança Vinil 7' Eternamente Break Dance

Pra quem conhece o trabalho do Mc Mano Réu, sabe que da forte identidade do Hip Hop presente no Seu rap, e para completar esse ciclo, ele lançou no inicio de Janeiro para venda um Disco de Vinil em Formato de Compacto "Eternamente Break Dance Vol. 2". Produzido na PolySom, gravado, Mixado e Masterizado em minas Gerais na Xeque Mate Produção por Eazy CDA.
O Disco conta com 4 canções, 2 (duas) por Lado, trabalho que exalta a cultura hip hop em sua estética, musicalidade e proposta de intervenção. Mano Réu produziu apenas 300 cópias e separou uma cota para venda antes de seu lançamento oficial programado para Março em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Mais informações, contatos, venda, etc por aqui timbresproducoes@gmail.com / (11) 34275363 (Israel) / (11) 994466214 (Israel)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

EXPOMUSIC 2016 leva o mundo da música para dentro e fora do Anhembi

Ainda mais encorpada, a edição deste ano muda para o maior centro de exposições da América Latina - o Anhembi - e inclui, como numa orquestra, todos os naipes do mercado: negócios, conteúdo profissional, entretenimento e muita música dos mais variados estilos dentro e fora do pavilhão.

Palco de um mercado estimado em R$ 2,5 bilhões, a EXPOMUSIC 2016 - 33ª Feira Internacional da Música muda para o Pavilhão de Exposições do Anhembi, tradicional templo de eventos musicais onde já pisaram Jackson Five, Alice Cooper, Elis Regina, Roberto Carlos, Luciano Pavarotti, Guns N' Roses, entre tantos outros artistas, acompanhada de uma série de novidades. A começar pela ampliação da programação de conteúdo profissional, musical e de entretenimento, que acontece dentro e fora do pavilhão.

A edição deste ano do quarto maior evento profissional da música no mundo - e o maior da América Latina - vai concentrar as últimas novidades em instrumentos e acessórios das principais marcas mundiais, espaços diferenciados para negócios, palestras profissionais, workshops, práticas de musicalização infantil, exposição de instrumentos e acessórios assinados por artistas famosos, shows,pocket-shows e sessões de autógrafos. Outra novidade é que dos cinco dias de feira, todos abertos aos profissionais do setor, quatro vão permitir o acesso do público em geral.

Promovida pela Abemúsica - Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, o evento é a expressão de todo esse universo, com mais de 1 mil produtos apresentados por cerca de 300 marcas, o que permite aos visitantes, profissionais e público em geral "degustarem" as novidades nos próprios estandes durante todo o período da feira. Entre as opções, há instrumentos musicais de todos os tipos e para diversos estilos, equipamentos eletrônicos, acessórios e tecnologia de áudio e vídeo.

A responsabilidade por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical faz da EXPOMUSIC um evento estratégico e indiscutível na visão das principais empresas do mercado, pelas perspectivas de impulsionar as vendas, ampliar a rede de novos contatos, estimular o aprendizado musical em instituições de ensino e formar novas gerações de músicos. Trata-se do grande encontro anual para os negócios do setor, reunindo lojistas de todo o País, compradores corporativos (Igrejas, Instituições Religiosas, Casas de Shows, entre outros), músicos, artistas amadores e profissionais, escolas de música, e público em geral amantes da música.

O presidente da Abemúsica, Synésio Batista da Costa, ressalta a importância das mudanças para mais uma edição da EXPOMUSIC: "Renovar a feira se fez necessário para que possamos acompanhar a evolução desse mercado e oferecer o melhor evento". Já o presidente da Francal Feiras, Abdala Jamil Abdala, endossa a realização do evento em um espaço mais amplo e, também, que teve na música parte da construção de sua história. "O complexo Anhembi oferece uma estrutura mais adequada na realização da EXPOMUSIC no novo formato, ou seja, uma feira de negócios com mais entretenimento e conteúdo".

A EXPOMUSIC é também ponto de encontro do setor para discussão de suas diretrizes e assuntos relacionados aos negócios, com a promoção de palestras,workshops e workshows. Na busca por novas gerações de músicos, a feira promove Oficinas de Iniciação Musical e visitas escolares para crianças. Os visitantes ainda podem concorrer a centenas de instrumentos musicais e acessórios, em sorteios diários, e acompanhar o tradicional Music Hall, palco de shows da EXPOMUSIC que abre espaço para cantores, bandas e orquestras mostrarem o seu talento.

A Expomusic vai acontecer nos dias 21 a 25 de setembro de 2016 no Anhembi em São Paulo.

ANDREA BOCELLI NOVAMENTE NO BRASIL

Nos sites www.ingressorapido.com.br e www.entretix.com.br estará à disposição o mapa de assentos e o preço dos ingressos para o espetáculo em São Paulo do mais celebrado tenor da atualidade, o italiano Andrea Bocelli. 

O espetáculo em São Paulo contempla o repertório do último disco do tenor, “Cinema”, lançado em outubro para 75 países. Grandes clássicos do cinema de todos os tempos estão presentes. No repertório do disco, que compõe o set list do espetáculo no Allianz Parque, não faltam grandes sucessos da telona. “Cinema" celebra as maiores canções das telas de todos os tempos e reúne uma equipe de lendas musicais, incluindo David Foster, Humberto Gatica e Tony Renis, que trabalharam juntos no sucesso pioneiro de Bocelli, "Amore". Lançado mundialmente pela Sugar Music/Universal Music Group e Verve Music Group nos EUA, o álbum marca a primeira gravação de Bocelli em estúdio em dois anos. O trabalho apresenta uma coleção de canções de filmes gravados na cultura e corações de várias gerações, incluindo músicas-tema épicos como “Doutor Jivago”, “Love Story”, 

“O Poderoso Chefão”, “A vida é bela”, “Gladiador”, “Bonequinha de luxo”, além de canções populares de musicais de teatro imortalizadas por suas versões de filme, tais como “West Side Story” e “Evita”. A majestosa voz de Bocelli, em parceria com fantásticos novos arranjos e tecnologias de estado da arte de gravação, traz nova vida a algumas das maiores obras-primas musicais para cinema de compositores que marcaram a história dos filmes e da música no século passado, de Leonard Bernstein ao lendário Ennio Morricone. 

“Com o álbum ‘Cinema’ realizo um desejo que nutria por décadas. Nunca fiz segredo do meu sonho de realizar um projeto com músicas associadas a trilhas de filmes. Creio ser um tesouro artístico excepcional”, analisa Bocelli. O cinema sempre o fascinou, porque as partituras escritas para filmes são muito livres e potencialmente criativas. “É um vasto universo onde o compositor pode andar como quiser, seja qual for sua inspiração, onde se pode experimentar sem ter que submeter às normas da música clássica.” Bocelli acredita que se os filmes são uma fábrica de sonhos, as músicas que os acompanham abraçam esses sonhos e aumentam a magia e vitalidade emocional. 

“Meu convite é para que esses clássicos imortais do cinema se fundam com as experiências, memórias mais preciosas, emoções de todos os ouvintes e se tornem uma trilha sonora inigualável para sua vida”, propõe o tenor. Dançar Marketing As mais de três décadas da Dançar Marketing & Comunicações estão diretamente ligadas ao surgimento e à evolução do marketing cultural no Brasil, onde a empresa registra números impressionantes. São mais de 1.000 espetáculos realizados, 20 projetos proprietários, 60 shows open air, 20 milhões de espectadores diretos (presenciais), além de centenas de projetos sociais.

Em seu currículo estão grandes turnês internacionais, como Norah Jones, Seal, Diana Krall, George Benson, Herbie Hancock, Glenn Miller Orchestra, Ray Charles, José Carreras, Sarah Brightman, Kiri Te kanawa, Orquestra Johann Strauss de Viena, Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, Orquestra Filarmônica de Berlim, entre outros. A Dançar é pioneira na concepção e na realização de projetos proprietários, como Telefônica Open Jazz, HSBC Music Series, Avon Woman in Concert, Astrazeneca Viva Cultura!, IBM e-Festival, Criação Teatral Volkswagen, Viagem Nestlé pela Literatura, entre outros. 

A empresa também inovou ao dar um passo importante para a democratização cultural, ao realizar grandiosos eventos Open Air. Até o momento, foram mais de 60 espetáculos realizados a céu aberto pelo País, alcançando público superior a 5 milhões de pessoas. 

Serviço Andrea Bocelli em São Paulo, orquestra, coral e artistas brasileiros convidados. 
Quando: 12 de outubro de 2016 
Horário: 21 horas 
Local: Allianz Parque – Avenida Francisco Matarazzo, 1.705 – Água Branca – São Paulo 
Ingressos: a partir de R$ 150,00 
Classificação etária: 16 anos 
Vendas: a partir de 30 de janeiro pelo www.ingressorapido.com.br e www.entretix.com.br. 
Telefone e sac: (11) 4003-1022, de segunda a sexta, das 9 horas às 20 horas. 
Vendas para grupos: diretoria@dancarmarketing.com.br

Filial do Bateras Beat em Perdizes é administrada por nova equipe de profissionais


Metodologia de ensino de canto, empregada em todas as franquias do tradicional instituto de música, foi criada por um dos novos sócios da escola

A franquia Bateras Beat Perdizes, situada na Rua Bartira 475, agora está com uma nova equipe de peso em sua administração. A escola passa a ser dirigida pelos profissionais Isadora Barroso e Walter Mourão, autor do método de canto utilizado nas demais franquias. A unidade oferece ao público da região cursos de bateria, canto, guitarra, violão, piano, baixo e musicalização infantil.

As instalações foram recentemente renovadas e atualizadas com instrumentos de alta qualidade: baterias Pearl, violões e amplificadores Fender e guitarras Dean; um diferencial que colabora com o crescimento do aluno. Os professores são qualificados, possuem know-how e larga experiência no mercado musical e no ensino de música.

O Bateras Beat é a escola de música que mais cresce no Brasil. No mercado desde 1992, possui 28 franquias no Brasil e três na Itália. Os métodos utilizados têm reconhecimento de qualidade internacional e há mais de 10 anos formam artistas consagrados no meio musical.

A escola oferece uma aula cortesia para os interessados em conhecer o instituto e ingressar no mundo da música.

Sobre Isadora Barroso


Arquiteta graduada pela Universidade de Brasília e pelo Instituto Politécnico di Torino (Itália), atua no mercado de arquitetura em São Paulo e Brasília desde 2011. Entusiasta de Arte, cursa pós-graduação em História da Arte na FAAP e estudou bateria no Bateras Beat Brasília e Pinheiros. Baterista na Banda paulistana BamboLadies e diretora/coordenadora do novo Instituto Bateras Beat Perdizes juntamente com o músico Walter Mourão.

Sobre Walter Mourão


Walter é autor do método de canto do Bateras Beat, cantor das bandas Pollares e Evolution, vocal coach nas escolas Bateras Beat Perdizes e Pinheiros e é proprietário/diretor da Escola de música Bateras Beat Perdizes. É formado em Arquitetura e Urbanismo na UnB e no Politécnico di Torino (Itália), estuda piano, guitarra, baixo e canto desde os 15 anos, é formado em teoria musical pelo BSB musical e possui vários cursos na área de canto, como o workshop de canto popular na Alemanha Eurotreff, nos anos de 2009 e 2010. Participou do coral italiano Coro G entre 2008-2010 e fez parte da Cia Filarmônica de SP entre 2014-2015.

Petrobras apresenta: Orquestra Contemporânea de Olinda lança “BOMFIM” em São Paulo


Shows de lançamento oficial em SP acontecem em pleno Carnaval, no Sesc Pompeia. Com patrocínio da Petrobras, turnê do novo disco da OCO vai circular por todas as regiões do Brasil

Dançante, envolvente e cosmopolita, “Bomfim” é o mais recente trabalho da Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO). O novo disco terá shows de lançamento oficial em São Paulo nos dias 08/02 e 09/02 (segunda e terça-feira), às 20h. Pela primeira vez em quase 10 anos de carreira, a OCO vai se apresentar fora de Pernambuco durante os dias de Carnaval. Os dois shows serão na Choperia do Sesc Pompeia e os ingressos custam R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia) e R$ 9,00 (comerciário). A produção, o lançamento e a turnê do novo CD têm patrocínio da Petrobras. Ao final da circulação oficial com patrocínio da Petrobras, as apresentações de lançamento terão rodado 13 cidades brasileiras. O álbum está disponível para ser ouvido gratuitamente no Deezer (deezer.com/album/10537390).

“Bomfim” é um disco que poderia chamar-se Guadalupe, Cariri, Bonsucesso, Maruim...Toda Olinda lá de baixo, às margens do sítio histórico, descreveria bem a essência do terceiro álbum de carreira da OCO. Neste trabalho, a banda, que desde 2008 trilha um caminho crescente no cenário da música brasileira, volta confortável para casa. O bom fim de um ciclo criativo para um recomeço, com tudo de melhor que a palavra traz.

Este é o retorno ao que Olinda tem de mais rico: os moradores, os candomblés e seus afoxés, os cocos de umbigada, do Pneu e da Xambá. As loas de maracatu da Tabajara. As figuras fantásticas em um carnaval reconhecido no mundo todo. Os sete músicos pernambucanos, de performance sempre surpreendente no palco, vivem, se alimentam dessa Olinda transbordante de arte e autorreferências, ao mesmo tempo cosmopolita, transitando lado a lado com o que vem de fora.

Dessa mistura de tradições e influências, Gilú Amaral (percussão), Rapha B (bateria), Hugo Gila (baixo), Juliano Holanda (guitarra), Tiné e Maciel Salú (vocais), e ainda um dos mais expressivos saxofonistas do país, o Maestro Ivan do Espírito Santo, unem-se a um trio de metais (trompete, trombone e tuba) vindo do Grêmio Musical Henrique Dias, primeira escola profissionalizante de frevo de Olinda. Após oito anos de estrada, a OCO nunca se sentiu tão ela, tão segura do seu lugar e da força da música que faz e carrega.

Conceito – “Bomfim” é 100% autoral, gravado no Fábrica Estúdios (PE). O disco traz 11 faixas com produção e direção musical assinadas por Juliano Holanda e Orquestra Contemporânea de Olinda. O design gráfico é de Sebba Cavalcante, sob conceito de Aline Feitosa e fotografias de Beto Figueiroa. Os grafismos são de Maria Morena e de Zelão, um dos últimos artistas populares da 'escola' de Bajado, que morreu em Olinda logo após a conclusão deste trabalho para a OCO, em dezembro de 2014. A máscara usada pelo menino da capa é de Julião das Máscaras, do bairro do Guadalupe, Olinda. O show tem cenografia de Renata Gamelo e light design de Roberto Riegert. A Quatro Cantos Produções faz a produção executiva deste 3º disco da OCO. A produção, o lançamento e a turnê do novo CD têm patrocínio da Petrobras.

Trajetória – Com o primeiro disco, homônimo, lançado em 2008 (Som Livre), a OCO conquistou indicações ao Prêmio da Música Brasileira (2009), Grammy latino (2010), teve o show considerado um dos melhores de 2009 pelo Jornal O Globo e ganhou meia página do The New York Times pela apresentação feita no Lincoln Center (NY), em 2010, na primeira turnê pelos EUA. Em 2012, a OCO lançou o elogiado disco “Pra ficar”, que teve como produtor musical o conceituado Arto Lindsay.

No fim de 2013, a OCO apresentou showcase na WOMEX, maior feira de música do mundo, o que garantiu a 4ª turnê internacional do grupo. Em 2014, a OCO circulou por todas as regiões brasileiras. Apresentou-se em grandes festivais, como o Se Rasgum (PA) e o Psicodália (SC); levou o público para ferver em praças públicas, como na acolhedora Pirenópolis (GO) e em Brasília. Fez shows históricos em Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, São Paulo e Florianópolis. Encerrou a turnê do álbum “Pra Ficar” numa emocionante apresentação com lotação máxima no centenário Teatro de Santa Isabel, no Recife.

A turnê do “Bomfim”, iniciada em 2015, já percorreu as cidades de Olinda/PE (Festival Cena Cumplicidades), Garanhuns/PE (Festival de Inverno de Garanhuns), Correntes/PE (Festival Macuca Jazz & Improviso), Natal/RN (Festival DoSol), Aracaju/SE, Salvador/BA, Brasília/DF, Goiânia/GO (Festival Prosa Sonora), Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC e Porto Alegre/RS.

SERVIÇO: Petrobras e Sesc apresentam: Show de lançamento do “Bomfim” em São Paulo
Quando: 8 e 9 de fevereiro de 2016 (Segunda e Terça-feira de Carnaval), às 20h
Onde: Choperia do Sesc Pompeia (Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo – SP)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia) e R$ 9,00 (comerciário)
Vendas online: a partir do dia 02/02 (http://www.sescsp.org.br/)
Venda na bilheteria: a partir do dia 03/02
Informações sobre a OCO: orquestraolinda.com.br


Fafá de Belém está no Roda Viva desta segunda-feira (8/2)


A cantora fala de seus 40 anos de carreira, entre outros assuntos que fazem sua história de vida. O programa da TV Cultura vai ao ar às 22h

São Paulo, 3 de fevereiro de 2016 – A cantora Fafá de Belém ocupa o centro do Roda Viva na próxima segunda-feira (8/2), às 22h, na TV Cultura. A apresentação é de Augusto Nunes.
Fafá de Belém - Foto:Jair Magri

Fafá de Belém, que completou 40 anos de carreira, relembra sua trajetória musical, sempre pontuada de sucessos, desde O Filho da Bahia, que fazia parte da trilha da novela Gabriela, da TV Globo, de 1975, até hoje, como Tamba Tajá, Xamego, Banho de Cheiro e Sob Medida, que são pedidas pelos fãs nos inúmeros shows que ela faz no país e no exterior.

Dona de uma gargalhada contagiante, ela fala, durante a entrevista, de amores, paixões e lembra diferentes momentos de sua carreira.

Fafá também sempre se mostrou uma cidadã consciente, ativista, o que lhe valeu o título de musa das diretas, durante a campanha por eleições livres, na etapa final do regime militar. Atualmente, ela divide seu tempo entre o Brasil e Portugal, terra de seus ancestrais, onde faz sucesso permanente.

Esta edição do Roda Viva conta com uma bancada formada por João Luiz Vieira, editor de Entretenimento da revista Época; Anna Virginia Balloussier, repórter do caderno Ilustrada do jornal Folha de S. Paulo; Marina Caruso, diretora de redação da revista Marie Claire; Lilian Coelho, repórter do Jornal da Cultura, da TV Cultura; e Mariana Kotscho, apresentadora do programa Papo de Mãe, da TV Brasil. O programa também conta com a presença fixa do cartunista Paulo Caruso.

domingo, 24 de janeiro de 2016

Shure apresenta o KSM8 Dualdyne, o primeiro microfone dinâmico de diafragma duplo do mundo‏

A Shure anunciou hoje seu microfone vocal dinâmico de diafragma duplo KSM8 Dualdyne™ no evento NAMM 2016, realizado na cidade de Anaheim, Califórnia. Um inovador projeto de engenharia, o KSM8 é o primeiro microfone portátil do mundo com diafragma duplo para reprodução de voz com resposta flat e incrível controle de efeito de proximidade. O modelo amplia a linha de microfones com fio da empresa, que inclui vários produtos que são referência na indústria, como os microfones Unidyne® 55 e SM58®.

Projetado para apresentações ao vivo em que a clareza vocal e a qualidade de som são absolutamente essenciais, o KSM8 não só atende aos mais exigentes padrões de qualidade e confiabilidade, mas também possui a versatilidade para adaptar-se a ambientes em constante mudança sem afetar a performance. O novo modelo da Shure revolucionará o universo dos microfones dinâmicos utilizados em aplicações ao vivo. Ele proporciona a engenheiros de som um microfone dinâmico praticamente sem efeito de proximidade, com domínio do ruído fora do eixo e precisão de saída que não requer a presença dos picos e roll-offs característicos de outros modelos do mesmo tipo. Ao oferecer uma reprodução vocal incomparável, o KSM8 elimina quase totalmente a necessidade de equalização e processamento.

“A rejeição fora do eixo desse microfone é algo realmente impressionante”, comentou Michael Abbott, que comanda a mixagem dos programas The Voice e Shark Tank. “A baixa frequência é muito suave, e eu notei claramente um bom controle de proximidade, o que é uma grande necessidade do nosso apresentador Carson (Daly). Além disso, a resposta de alta frequência é nitidamente melhor. Esse é um microfone projetado de maneira excepcional pela Shure.”

Produzido meticulosamente para garantir uma reprodução vocal da mais alta qualidade e controle de reforço de som para apresentações ao vivo de nível internacional em locais profissionais, o KSM8 possui o mais puro padrão polar cardioide já desenvolvido até hoje, proporcionando inigualável consistência em desempenho no eixo, não importa a técnica vocal de quem o utiliza.

“Fazer parte do ressurgimento dos microfones dinâmicos me entusiasma profundamente, uma vez que nossos clientes sempre nos perguntavam o que havia de novo com relação a esse tipo de equipamento”, disse Scott Sullivan, diretor sênior de gestão global de produtos da Shure. “Quando se trata de tecnologia e desenvolvimento de microfones, a Shure possui o que considero a ‘fórmula secreta’. Na minha opinião, e graças ao nosso excelente departamento de engenharia, nenhuma outra empresa poderia ter conseguido o que fizemos com o KSM8.”

“Para tornar o conceito Dualdyne uma realidade, tivemos de reinventar a forma como produzimos microfones dinâmicos”, acrescentou John Born, gerente de produto da Shure. “Sabíamos que a única maneira de dar vida ao conceito era deixar para trás todas as peças e modelos de projeto já existentes e recomeçar do zero. Desde então, dedicamos mais de sete anos de engenharia e desenvolvimento para criar algo de que sabíamos que o mercado precisava, mas nunca tinha visto. Como resultado, a introdução do KSM8 revela um elemento de microfone dinâmico totalmente novo.”

A capacidade de praticamente eliminar o efeito de proximidade e controlar a rejeição fora do eixo é proporcionada pela cápsula Dualdyne do KSM8, que possui dois diafragmas ultrafinos – um ativo e outro passivo –, e por um inovador sistema de fluxo de ar invertido. Além disso, seu corpo à prova de choques pneumáticos oferece excepcional rejeição de ruídos de manuseio sem que haja nenhuma perda na resposta de baixa frequência.

Como em todos os produtos Shure, o design e a durabilidade de padrão internacional estão presentes em cada aspecto do KSM8. Uma grade resistente a amassados, reforçada em aço-carbono e revestida com tecido hidrofóbico, garante excelente proteção contra ruídos de vento e sons explosivos, além de ser quase totalmente à prova d’água. O punho de alumínio – disponível com acabamento em níquel escovado ou preto – completa a estética sofisticada e sóbria do novo modelo de microfone, tornando-o perfeito para qualquer palco.

O KSM8 está disponível também como opção de transmissor portátil para ser utilizado com os sistemas sem fio Axient®, UHF-R®, ULX-D® e QLX-D®, e como cápsula sem fio para uso com outros sistemas sem fio da Shure. Adicionalmente, os novos transmissores do KSM8 são oferecidos agora com um acabamento em níquel escovado nos sistemas sem fio ULX-D e UHF-R.

Para mais detalhes sobre o KSM8, passe pelo estande da Shure (salão A, estande 6541) do NAMM Show 2016 ou visite www.shurebrasil.com.




Sobre a Shure Incorporated



Fundada em 1925, a Shure Incorporated (www.shure.com; www.shurebrasil.com) é reconhecida amplamente como fabricante líder mundial de microfones e tecnologia de áudio. Ao longo dos anos, a empresa vem projetando e produzindo muitos produtos de áudio profissionais e de consumo de alta qualidade que se tornaram famosos por sua performance, confiabilidade e valor. A linha diversificada de produtos da Shure inclui microfones com fio de alto nível, sistemas de microfone sem fio, sistemas de monitoramento pessoal de ouvido, sistemas de conferência e discussão, sistemas de áudio em rede, fones de ouvido premiados e cápsulas/agulhas de reposição para toca-discos de alta qualidade. Hoje, os produtos da Shure são a primeira escolha quando a performance de áudio é uma prioridade.



A Shure Incorporated tem sua matriz em Niles, Illinois, nos Estados Unidos. A empresa também tem escritórios de vendas e marketing regionais em Eppingen, na Alemanha, e Hong Kong, na China, com mais de 30 escritórios de vendas e instalações de fabricação nas Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Daniel Boaventura & Trio

O Theatro NET São Paulo, na Vila Olímpia, recebe Daniel Boaventura & Trio nos dias 22 e 23 de janeiro, sexta e sábado, às 21h, para duas apresentações com canções românticas em inglês e em português dos seus dois últimos DVDs, One More Kiss eYour Song.

No repertório destaque para as canções The Lady is a Tramp (composição de Lorenz Hart e Richard Rodgers relembrada recentemente por Lady Gaga e Tony Bennett), Your Song (de Elton John), e o bolero Perhaps, Perhaps Perhaps (Osvaldo Farrés e Joe Davis).

O artista fará uma homenagem a Roberto Carlos interpretando três músicas do seu repertório:Como Vai Você, Olha e Como é Grande O Meu Amor Por Você. Na parte final do show, o baiano apresenta releituras “dance” de Moves Like A Jagger, September, Never Can Say Goodbye e Last Dance.

O trio que acompanha o cantor é formado por Bruno Alves (piano), que também assina a direção Musical, Jurim Moreira, na bateria, e Alex Rocha, no baixo.

Sobre Daniel Boaventura

Conhecido por suas performances em musicais, entre eles A Família Addams (Gomez – ao lado de Marisa Orth), Evita (como Juan Perón), My Fair Lady e Chicago, e atuações em novelas e seriados, como Guerra dos Sexos (Nenê) e Tapas & Beijos (Globo), estreou nos palcos em 1991, com o tema On Broadway. O desempenho resultou em convite para participar do musical Zás Trás. Depois, fez o show Pop n’ Jazz, que lhe rendeu o Troféu Caymmi na categoria revelação de intérprete. Filho de professores que ouviam MPB e canções eruditas, teve a música como algo natural em sua formação. Na adolescência, criou duas bandas com os amigos da escola e descobriu seu caminho.


SERVIÇO:

DANIEL BOAVENTURA & TRIO

Theatro NET São Paulo – Shopping Vila Olímpia, 5º andar - Rua Olimpíadas, 360.
Ingressos: R$ 160,00 (Plateia)
R$ 140,00 (Balcão)

Clientes NET têm 50% de desconto na compra de até quatro ingressos.
Horário do funcionamento da bilheteria: segunda a sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 20h30.

Datas: 22 e 23 de janeiro, sexta e sábado.
Horário: 21h.
Duração: 90 minutos.
Classificação: 12 anos.
Capacidade: 799 lugares.
Telefone do teatro: 4003-1212
Vendas: www.ingressorapido.com.br / consulte os pontos de vendas no site.
Formas de pagamento: Todos os cartões de crédito e débito. Não aceita cheques.
Acessibilidade
Estacionamento no Shopping

Duo japonês Yoshida Brothers divide palco com Meninos do Morumbi e grupo Wadaiko Sho em shows em SP


duo japonês Yoshida Brothers, mestres na arte de tocar o shamisen, uma espécie de "guitarra" japonesa de apenas 3 cordas muito utilizada nas músicas tradicionais do Japão, mas que ganham uma leitura ousada e jovem por meio da performance do Yoshida Brtohers.

Os shows acontecem dias 20 e 21 de fevereiro, em São Paulo, e contarão com a participação especial do grupo de percussão Meninos do Morumbi e do Wadaiko Sho, grupo paulistano referência na arte do taiko, aqueles famosos tambores japoneses.

Contagem regressiva para o 17° Festival Jazz & Blues em Guaramiranga e Fortaleza

Gilson Peranzetta e João Senise 


Shows, Jam Sessions, Ensaios Abertos, Oficinas e ações ambientais marcam a programação do festival, que acontece no Ceará, de 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga e de 11 a 13 em Fortaleza.

Faltam poucos dias para começar um dos principais e mais tradicionais festivais de jazz e blues realizados no Brasil. De 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga, cidade serrana do Ceará, e de 11 a 13 na capital Fortaleza, o 17° Festival Jazz & Blues promete embalar os foliões às avessas, que curtem boa música, com grandes intérpretes nacionais e internacionais destes e outros gêneros afins. Nos palcos, 17 atrações nacionais e internacionais em 24 shows e mais, ensaios abertos, bate-papos, oficinas de música, atividades infantis e ambientais, para públicos de todas as idades.

A Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida pelo Festival em Guaramiranga, receberá grande parte da programação serrana, incluindo os Ensaios Abertos, Shows, Jam Sessions e as atividades para as crianças. Outro espaço é o Restaurante Basílico, na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, onde acontecerá o Café no Tom, um bate-papo com artistas, diariamente às 11h da manhã.

MEIO AMBIENTE - Abraçando a causa da preservação ambiental e a necessidade de conscientização sobre a riqueza da fauna e flora desta região de Mata Atlântica, o Festival Jazz & Blues promove anualmente ações em parceria com patrocinadores e outras instituições. Uma delas é a Blitz Ecológica, que na manhã do sábado, dia 6, dá as boas-vindas aos visitantes na entrada da cidade. Entre as atividades da Blitz está a distribuição de mudas pela SEMA - Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Este ano, o Festival está apoiando também a ONG Aquasis na divulgação do projeto “Periquito Cara-Suja”, pela preservação desta espécie que vive exclusivamente no Ceará e está ameaçada de extinção.

EM FORTALEZA - O Teatro RioMar e os três equipamentos da Rede Cuca (Barra, Jangurussu e Mondubim), da Prefeitura de Fortaleza, recebem a programação do Festival na capital cearense, após a Quarta-Feira de Cinzas. Na quinta e sexta-feira, acontecem shows no Teatro RioMar. Na Rede Cuca, de quinta a sábado, além de shows haverá bate-papos e oficinas de gaita, ukulele e violão. A programação completa e outras informações estão disponíveis no sitewww.jazzeblues.com.br.

EXPRESSO JAZZ & BLUES - O Festival criou uma alternativa de transporte de Fortaleza a Guaramiranga exclusiva para quem quer acompanhar um dia da programação e retornar à noite. O Expresso Jazz & Blues é um transporte diário, que de 6 a 9 de fevereiro sairá do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé às 10h e do Aeroporto Internacional Pinto Martins às 10h40, com destino à cidade serrana. O passaporte inclui a passagem de ida e volta e um ingresso para os show da sessão das 21 horas, na Cidade Jazz & Blues. Para realizar a reserva, o interessado deve preencher e enviar o formulário disponível no www.jazzeblues.com.br. Todos os detalhes estão no site.

Apresentado pelo Ministério da Cultura, o 17° Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores BNDES, INDAIÁ e BNB. Apoio Cultural: RioMar Fortaleza, MEIA SOLA, C. Rolim, Prefeitura de Guaramiranga, Rede Cuca – Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Agradecimento: COELCE. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Fundação Terra, Via de Comunicação e Ministério da Cultura.

Danilo Caymmi

Artur Menezes - Foto: Ana Lu Grosso

Koko Jean Davis - Foto: Dena Flows

Tributo a John Coltrane - Foto: Thiago Gaspar


AS ATRAÇÕES DO 17° FESTIVAL JAZZ & BLUES

EM GUARAMIRANGA:

SHOWS AO POR DO SOL

- Lorena Nunes (CE)
- "Giant Steps - Tributo a John Coltrane" (CE)
- María Toro Quartet (Espanha)
- Pablo Fagundes (DF)

SHOWS DAS 21h

- Thiago Rocha e Sávio Dieb (CE)
- Roberto Menescal (ES) e Danilo Caymmi (RJ)
- Di Ferreira e Cláudio Mendes (CE)
- Gilson Peranzzetta Trio convida João Senise (RJ)
- Heriberto Porto e Thiago Almeida (CE)
- Koko-Jean Davis (Moçambique/Espanha)
- Eduardo Holanda e Cainã Cavalcante (CE)
- Toninho Horta (MG)

JAM SESSION:

- Big Band Unifor (CE)
- Artur Menezes (CE)
- Igor Prado (SP)
- Raphael Wressnig (Áustria)

EM FORTALEZA:

TEATRO RIOMAR:

- Toninho Horta (MG)
- Koko-Jean Davis (Moçambique/Espanha)

REDE CUCA:

- Igor Prado Band (SP) com participação especial de Raphael Wressnig (Áustria)
- María Toro Quartet (Espanha)
- Pablo Fagundes (DF)
- Di Ferreira (CE)
- Mingo Araújo (RN) e Adelson Viana (CE)

SERVIÇO

17° Festival Jazz & Blues - De 6 a 9 de fevereiro em Guaramiranga e de 11 a 13 em Fortaleza/CE. Site Oficial: www.jazzeblues.com.br. Instagram: festivaljazzeblues. Tel. (85)3262.7230.

ENDEREÇOS:

Em GUARAMIRANGA: Cidade Jazz & Blues (Estrutura erguida no Estádio Municipal, a cerca de 600m da Praça do Teatro Municipal Rachel de Queiroz - Rua Joaquim Alves Nogueira, Centro de Guaramiranga), Restaurante Basílico (Rua Joaquim Alves Nogueira - Praça do Teatro).

Em FORTALEZA: Teatro RioMar (Shopping RioMar - Rua Lauro Nogueira, 1500, loja 3001 – L3, Papicu), Cuca Mondubim (R. Santa Marlúcia, s/n, Mondubim. Tel: 85-3499.0019, 3499.0018 e 3499.0017), Cuca Jangurussu (Av. Castelo Castro com Av. Contorno Leste - Jangurussu. Próximo à Lagoa do São Cristóvão. Tel: 85-3444.6201, 3444.6202 e 3444.6249) e Cuca Barra (Av. Pres. Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará. Tel: 85-3211.4308 e 3211.4320).

INGRESSOS:

A entrada é gratuita, com exceção dos shows das 21h, na Cidade Jazz & Blues (Guaramiranga) e Teatro RioMar (Fortaleza), com preços populares: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). Meia-entrada para estudantes mediante apresentação da carteira e pessoas com idade a partir de 60 anos com documento de identificação. Expresso Jazz & Blues (passaporte incluindo passagem ida e volta Fortaleza-Guaramiranga-Fortaleza e 1 ingresso): R$ 120,00 (preço único/por dia).

VENDA DE INGRESSOS:

Para os shows em Guaramiranga:

- Antecipados (até o dia 5/fevereiro): À venda na Bilheteria Virtual e Lojas Meia Sola (Em Fortaleza): Meia Sola Maison (Av. Dom Luis 1037 Tel: 85-3224.3695), Meia Sola Casual (Shopping Aldeota. Tel: 85-3433.7622), Meia Sola Mix (Shopping Iguatemi. Tel: 85-3452.3400), Meia Sola RioMar (Shopping RioMar. Tel: 85-3013.7555).

- Venda de 6 a 9/fevereiro: Na Loja Oficial do Festival na Cidade Jazz & Blues (Guaramiranga)

- Expresso Jazz & Blues: Informações e reserva pelo site: www.jazzeblues.com.br.

Para os shows no Teatro RioMar:

Os ingressos para os shows no Teatro RioMar serão vendidos, em breve, na bilheteria do Teatro. Horários de Funcionamento: De Terça a Sábado das 12h às 21h. Domingos e Feriados das 14h às 20h. Site: www.teatroriomarfortaleza.com.br.

SescTV exibe documentário e show com o guitarrista Faiska‏

Faiska - Foto: Piu Dip

Dedicado ao jazz, rock e blues e considerado um dos guitarristas mais conceituados do Brasil, José Eduardo Borges, famoso como Faiska, é atração em documentário inédito da série Passagem de Som e num show da série Instrumental Sesc Brasil. Inéditos e com direção geral de Max Alvim, os programas serão exibidos no dia 31/1, domingo, a partir das 21h, no SescTV.

Faiska, que completou 40 anos de carreira, já fez shows e gravações com nomes como Eduardo Araújo, Rita Lee, Fagner e Ná Ozzetti e integrou a banda Joelho de Porco. No Passagem de Som, o instrumentista fala sobre a facilidade com que garotos aprendem a tocar hoje em dia com a ajuda da internet, mas ressalta que é preciso ter estilo próprio. Para ele, o músico e cantor norte-americano de blues B.B. King não era uma virtuose na guitarra. “Ele não tinha uma técnica. Mas, simplesmente era o B.B. King. Aquela nota dele era inconfundível”, explica.

Apaixonado pelas guitarras que toca, Faiska visita a oficina onde elas são confeccionadas. Ali, o luthier Márcio Zagamir explica o processo de criação de cada peça. No Mosh Studios, na capital paulista, o instrumentista conversa com Oswaldo Malagutti, proprietário do estúdio e fundador da banda Pholhas, que fez sucesso nas décadas de 1970 e 1980. Neste estúdio, Faiska gravou com diversos artistas, dentre eles, as duplas Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo, além de seus próprios álbuns.

O documentário acompanha, ainda, o ensaio do show de Faiska para a sérieInstrumental Sesc Brasil, que o canal exibe na sequência. No espetáculo, o guitarrista toca composições de seus quatro CDs, todas de sua autoria, com participação de Ximba Uchyama, no contrabaixo, e Caio Dohogne, na bateria.

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.


SERVIÇO:
Passagem de Som / Instrumental Sesc Brasil

Faiska
Estreia: 31/1, domingo, a partir das 21h
Reapresentações: 1/2, segunda, às 16h30; 2/2; terça, às 9h30; 3/2, quarta, às 11h; 4/2, quinta, às 13h; e 6/2, sábado, às 14h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Canal Independente
Direção Geral: Max Alvim

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Jair Oliveira, Beto Lee, Dani Black e O Terno estão em especial doShowlivre.com sobre filhos da música




Iara Rennó, Anelis Assumpção, Dois Reis, Start e Ana Julia também participam do programa, que vai ao ar neste sábado (23/1), às 23h, na TV Cultura

São Paulo, 20 de janeiro de 2016 – Neste sábado (23/1), a TV Cultura leva ao ar uma edição do Showlivre.com inteiramente dedicada a filhos de artistas consagrados que mantém a música na tradição familiar. Apresentado por Clemente Nascimento e João Vicente Seno, o programa inédito vai ao ar às 23h.

Para responder se o talento está no sangue, o programa recebe nomes que seguiram os passos dos pais e estão alcançando uma posição de destaque na musica brasileira atual. Um dos casos é Sain, filho de Marcelo D2. Aos 12 anos, ele ficou conhecido ao cantar a faixa Loadeando, do segundo disco de D2, A Procura da Batida Perfeita. Agora, já grande, ele tem sua própria banda, Start, com quem toca no Showlivre.com.

Quem despontou com um grupo é Tim Bernardes, vocalista do trio O Terno e filho de Maurício Pereira. Assim como o pai, reconhecido pelo trabalho em Os Mulheres Negras, dupla que forma com André Abujamra, Tim vem conquistando a crítica com o som de sua banda. No programa, O Terno apresenta a música Zé, assassino compulsivo.

Filho do saudoso Jair Rodrigues, Jair Oliveira traz para o estúdio a canção O maior espetáculo da Terra. Já Anelis Assumpção canta Devaneios. A artista é filha de Itamar Assumpção, um dos expoentes do movimento cultural Vanguarda Paulista. A atração ainda abre espaço para Ana Julia, filha de Kiko Zambianchi, que está dando seus primeiros passos como cantora. Ela lançou algumas músicas na internet, mas ainda não tem previsão de gravar um disco.

Representando os herdeiros que abraçam a música dos pais, o programa recebe Theodoro e Sebastião, filhos de Nando Reis. Os dois montaram o projeto Dois Reis, onde só apresentam composições de Nando. No repertório entram canções de diversos momentos da carreira do músico, incluindo sucessos da época em que tocava no Titãs, músicas gravadas por outros artistas e até mesmo faixas mais desconhecidas. Nesta edição, eles tocam Querem meu sangue e Me diga.

Além de seguir a carreira dos pais, Rita Lee e Roberto de Carvalho, Beto Leeoptou ainda por tocar na banda da mãe. Fora isso, o filho da rainha do rock brasileiro já lançou três álbuns solo. No programa, ele apresenta Eu quero desapego, que integra seu mais recente disco, Celebração e Sacrifício.

A família musical de Tetê Espíndola também integra o especial. A começar por seu filho Dani Black. O rapaz, que saiu do 5 a Seco para trilhar sozinho pela música, já fez parcerias com Chico César e Zélia Duncan, além de ter músicas nos repertórios de Ney Matogrosso e Maria Gadú. Recentemente, ele compôs a música O Trono do Estudar em homenagem aos estudantes de São Paulo. A canção foi gravada por grandes nomes da MPB, como Chico Buarque, Zélia Duncan, Dado Villa-Lobos e Paulo Miklos.

A sobrinha de Tetê Iara Rennó, filha de Alzira E, é outro ponto alto desteShowlivre.com. Os quase 40 anos de carreira de Alzira também são relembrados no programa, que traz a consagrada cantora em uma interpretação de Ouvindo Lou Reed.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Ecad distribuiu R$ 6,7 milhões em direitos autorais das músicas tocadas no Rock in Rio 2015

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) distribuiu os direitos autorais referentes às músicas tocadas no Rock in Rio 2015, o maior festival de música e entretenimento do país. Foram distribuídos cerca de R$ 6,7 milhões para 1.396 titulares e associações. Com o compromisso de garantir uma justa distribuição dos valores arrecadados para os autores das músicas tocadas, o Ecad gravou todas as execuções musicais dos palcos e tendas do evento, totalizando 250 horas de gravação. Foram utilizados os equipamentos digitais Ecad.Tec Som, desenvolvidos pela própria instituição, que possuem autonomia de gravação de até 90 horas. Para aprimorar ainda mais o trabalho de identificação, também foram coletados todos os setlists dos palcos Mundo e Sunset, além da Rock Street.

As prediletas


Três hits internacionais apareceram no topo das listas mais tocadas. Em primeiro lugar, “Hit that jive, Jack”, interpretada por Nat King Cole. Em segundo lugar, “Chop Suey”, interpretada por System of a Down, seguida por “Can’t stop”, por Red Hot Chilli Peppers. Já no top 5 dos artistas que mais receberam direitos autorais por suas músicas que foram tocadas durante todo o evento aparecem, respectivamente, os brasileiros Lulu Santos e Herbert Vianna nos dois primeiros lugares, seguidos porJosh Homme (Queens of the Stone Age), Daron Malakian (System of a Down) e Ryan Tedder (OneRepublic).

Respeito ao direito autoral

A organização do evento efetua o pagamento da retribuição autoral ao Ecad desde a sua primeira edição, em 1985, demonstrando que a valorização da cadeia produtiva da música vem do berço do festival. Dessa forma, milhares de artistas que fazem parte do sistema de gestão coletiva musical têm seus direitos respeitados.

“Por se tratar do maior festival de música realizado no país e estando ainda entre os principais do mundo, é imprescindível a consciência por parte dos organizadores com o pagamento do direito autoral para os milhares de titulares que têm suas músicas executadas nas apresentações. Esta atitude condiz totalmente com o modelo de empresa correta, que é a percepção que o público tem do Rock in Rio.”, destaca Márcio Fernandes, gerente executivo de Arrecadação do Ecad.

Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, também defende a importância do respeito ao direito autoral e aos compositores das canções que embalam milhões de pessoas durante os dias de shows. "Existem muitos talentos que trabalham na música que não necessariamente são aqueles que estão em cima do palco. Se eles não tivessem tido o dom de compor aquela música, a gente não sentiria aquela vibração, não levaria aquela mensagem para casa, a gente não sentiria da mesma forma. Então, é óbvio que essas pessoas têm que ter o merecido retorno pelo seu trabalho, é uma atividade como todas as outras", explica Roberta.

Confira abaixo o ranking dos autores que mais receberam direitos autorais do Ecad pelas músicas tocadas no Rock in Rio de 2015:

1 - Lulu Santos
2 - Herbert Vianna
3 - Josh Homme
4 - Daron Malakian
5 - Ryan Tedder
6 - Elton John
7 - Bernie Taupin
8 - Luciano Garcia
9 - Freddie Mercury
10 - Andrés Giménez
11 - Joseph Duplantier
12 - Mark Sheehan
13 - Lars Ulrich
14 - James Hetfield
15 - Serj Tankian
16 - Daniel O'donoghue
17 - Paul Waaktaar-Savoy
18 - Eduardo Ippolito (Wally)
19 - Brian May
20 - Corey Taylor

Jardim Elétrico e Brasileiríssimos apresentam: Jazz House

Dia 21 de janeiro no Bourbon Street

Lançamento da produtora Jazz House reúne artistas de diferentes lugares do país para estrear o retorno da marca, conhecida por ter atuado no lançamento dos discos "Canções de Apartamento" e "Sábado", do carioca Cícero, e pela produção do DVD d'A Banda Mais Bonita Da Cidade, entre outros.

O artista plástico Olhobranco‏, de Ribeirão Preto, faz performance de live paiting, criando o cenário em tempo real das apresentações. Ele mistura técnicas e transmite suas emoções através do simbolismo, sincretismo e elementos cósmicos, provocando curiosidade.

Artistas:

Leo Middea - após sua turnê pela América do Sul com o álbum "Dois" e passagem por Rio e São Paulo, Leo Middea prepara seu segundo disco - "A Dança Do Mundo", em fase de produção. O cantor de 20 anos já se apresentou em eventos como Sofar, Showlivre, Mostra Brasileiríssimos (ao lado de Chico Chico - filho de Cássia Eller), entre outros e é um dos novos nomes mais comentados na imprensa especializada.
https://www.facebook.com/leomiddea/?fref=ts

Thamires Tannous - seu primeiro disco, "Canto para Aldebarã", teve produção de Dante Ozzetti e participações de Ricardo Herz, Toninho Ferraguti e Ivan Vilela. O sucesso do trabalho a levou para os palcos dos SESCs, Teatro Paiol, Casa de Francisca e muitos outros. Agora, ela traz ao público músicas que estarão no próximo disco.
https://www.facebook.com/thamirestannous/?fref=ts

Bruna Moraes - aos 14 anos, a cantora já levava prêmio no festival de Tatuí com uma canção própria - "Chorei num samba". Hoje aos 20, Bruna tem um disco lançado pela Kuarup, passagem pelo Festival Mendoza En Bosa (Argentina), entre outras façanhas. Um público fiel em São Paulo a acompanha pelos shows que costuma fazer no Tom Jazz, SESCs e até no palco da Virada Cultural 2013, com repertório inteiro dedicado a Elis Regina.
https://www.facebook.com/brunamoraesmusica/?fref=ts

Luedji Luna - declarada como aposta pelo site Rock In Press, a baiana leva ao palco intensidade e introspecção misturada ao suingue da Bahia. Este ano, ela vem tomando os palcos paulistanos e participou ainda do Tributo Aos Novos Baianos, organizado pelo coletivo Jardim Elétrico e que lançou um disco duplo onde 30 artistas da nova geração cantavam antigos hits do grupo.
https://www.facebook.com/luedjilunamusic/?fref=ts

Eden - já conhecido nos palcos do teatro, Eden agora largou toda a vida executiva para dedicar-se à música e prepara seu primeiro disco, com produção de Felipe Parra (conhecido também ao lado da cantora Zá).
https://www.facebook.com/edencastelobranco/?fref=ts

Geo - a santista de apenas 21 anos já é figurinha carimbada na noite paulistana e soma plays em seu soundcloud. Cantora desde os 13 anos, ela está em fase de produção de seu primeiro trabalho, previsto para 2016.
https://www.facebook.com/geoisfine/?fref=ts

Participações especiais:

Bruno Piazza - pianista que, ao lado de Pedro Altério (5 a Seco), lançou o projeto Música Dos Dois, que pode ser conferido aqui - https://www.facebook.com/musicadosdois/?fref=ts

Thalles Cabral - conhecido pela atuação na novela "Amor à Vida", o ator global possui também um trabalho voltado para o folk. Em 2013, lançou o EP de estreia "That's What We Were Made For" e já prepara seu novo álbum "Utopia", com produção de Edu Malta e previsão de lançamento para o 2º trimestre de 2016. - https://www.facebook.com/ThallesCabral/timeline

Acompanham os artistas a banda formada por Peter Mesquita (baixo e direção musical), Kabê Pinheiro (percussão), Gabriel Alterio (bateria), Michel Lima (piano) e Danilo Goto (guitarra).

Sobre a Jazz House:


A Jazz House começou em 2011, com pequenos shows de pop/rock para a banda Acullia na noite paulistana. Um mês depois, o jornalista Daniel Correa, que trabalhava na Deckdisc naquela época, apresentou Cícero para Carol Tavares (que fundou a marca). Dali em diante, os trabalhos deslancharam. O disco "Canções de Apartamento" se tornou um sucesso e as portas se abriram para uma série de experimentos com outros artistas.

Os trabalhos renderam diversos shows em SESCs, um pocket no Rock in Rio, participação nos debates organizados pelo Rock'n Beats durante a YouPix 2012, presença no Prêmio Multishow e até participação no time de produtores no festival Mendoza en Bossa, na Argentina.

Em 2014, a Jazz House trancou a porta para uma reestruturação interna e, agora, está voltando com tudo.


Serviço

Local: Bourbon Street | Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP
Bilheteria Bourbon Street: Rua dos Chanés 194 – de 2ªf.a 6ª.f das 9h às 20h, sábado e feriado das 14h às 20h
Fone para reserva: (11) 5095-6100 (Seg. a sexta) das 10h às 18h

Data: 21/01/2016 - quinta-feira
Horário: 22h30
Abertura da casa: 21h
Duração: 80 min. aproximadamente
Couvert Artistico: R$ 50,00
Venda também pela Ingresso Rápido - 11 4003 1212 - www.ingressorapido.com.br

Censura: 18 anos e 16 anos acompanhado de responsável
Capacidade: 450 pessoas
Estacionamento/ Valet: R$ 25,00
Aceita todos os cartões de débito e crédito.
Acesso para deficientes.
Ar condicionado.
Wi-fi – senha na casa
Homepage: http://www.bourbonstreet.com.br/

RICARDO VIGNINI E ZÉ HELDER LANÇAM “MODA DE ROCK II” NO SESC PINHEIROS


















Para quem acha que os universos da Viola Caipira e do Rock não dão uma boa mistura, certamente não ouviu ainda o trabalho de Ricardo Vignini e Zé Helder. Lançando seu segundo álbum, Moda de Rock II, a dupla de violeiros se apresenta em data única no Teatro Paulo Autran, do Sesc Pinheiros, dia 17 de janeiro, domingo, às 18h, com ingressos de R$ 12 (credencial plena do Sesc) a R$ 40(inteira).

Se no primeiro lançamento, Moda de Rock & Viola Extrema, de 2011, já era possível ouvir o virtuosismo e ecletismo da dupla, com reinterpretações instrumentais que variavam do Heavy Rock de Led Zeppelin ao Thrash Metal do Megadeth e Metallica, do Grunge de Nirvana ao Rock Progressivo de Jethro Tull e Pink Floyd, Moda de Rock II mantém o nível, ao trazer releituras à moda de viola para Refuse/Resist, do Sepultura, Raining Blood, do Slayer, We Want the Airwaves do Ramones, Diary of a Madman do Ozzy Osbourne, Thunderstruck do AC/DC e Laguna Sunrise do Black Sabbath ao estilo chamamé (gênero tradicional da província de Corrientes, na Argentina, Paraguai e regiões pantaneiras e gaúchas), entre outras.

Para essa apresentação, a dupla convida o guitarrista Robertinho de Recife para uma participação especial. “Tocamos já com muitos guitarristas, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro, Andreas Kisser, Lúcio Maia, daí surgiu a idéia de convidar o Robertinho de Recife, de quem somos fãs e acompanhamos a trajetória há muito tempo. Talvez ele seja o guitarrista que mais tem uma relação com o nosso som, pois ele tem uma vasta experiência com a música regional e com o metal também”, declara Vignini. Além das canções dos dois álbuns, os violeiros preparam, ao lado do guitarrista, uma surpresa para o repertório.

Iniciado em 2007, o Moda de Rock surgiu como um desafio lançado por Ricardo Vignini e Zé Helder a seus alunos de Viola Caipira, para mostrar a potencialidade do instrumento. O que era uma brincadeira nas aulas de música tornou-se um projeto versátil, permitindo à dupla apresentações para públicos distintos, seja pelo Brasil, Argentina e Estados Unidos, totalizando mais de 300 shows.

Um show não apenas para apreciadores de Viola Caipira, mas para fãs de Rock e de música em geral.

SOBRE RICARDO VIGNINI

Ricardo Vignini é um dos violeiros mais atuantes do Brasil, produtor e pesquisador de cultura popular do sudeste. Com a banda Matuto Moderno, gravou cinco CDs. Lançou em 2010 o álbum solo instrumental Na Zoada do Arame e participou dos principais eventos sobre a viola no Brasil, EUA e França. Trabalhou com artistas americanos Bob Brozman em turnê brasileira em 2003 e Woody Mann em 2006 e 2008. Também tocou com Christiaan Oyens e o gaitista Sérgio Duarte, além da cantora Kátya Teixeira e André Abujamra.

Leciona viola caipira e guitarra há 22 anos. Produziu quatro CDs e um DVD do Índio Cachoeira. Tocou e gravou também com Socorro Lira, Pena Branca, Os Favoritos da Catira, entre outros. Trabalha com trilhas de publicidade e cinema . Em 2013, montou o power trio Mano Sinistra, com repertório voltado ao rock.

SOBRE ZÉ HELDER

O violeiro, cantor e compositor Zé Helder tem três CDs solos: A Montanha (2004) , No Oco do Bambu (2009) e Assopra o Borralho (2015) . Gravou também com o grupo Orelha de Pau (2002), além de participações em CDs e shows de diversos artistas, entre eles Guca Domenico, Levi Ramiro, Dani Lasalvia, Ceumar, Alzira Espíndola, e Ivan Vilela. Em 2010, passou a integrar o grupo Matuto Moderno, onde assumiu a viola (ao lado de Vignini) e os vocais (com Edson Fontes). Formado em Licenciatura Plena em Música, criou o curso de viola caipira no Conservatório de Pouso Alegre (CEMPA), e atualmente leciona o instrumento no Conservatório Municipal de Guarulhos.

SOBRE ROBERTINHO DE RECIFE

Carlos Roberto Cavalcanti de Albuquerque, conhecido como Robertinho de Recife, é um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil. Com uma carreira que abrange desde música pernambucana à parceria com artistas tão distintos como Jane Duboc, Fagner e Hermeto Pascoal, seus riffs e licks foram essenciais à história do rock nacional, desde sua atuação com cantores da Jovem Guarda, como por ser um dos pioneiros do Heavy Metal no Brasil, com a banda MetalMania.

Na segunda metade dos anos 80, formou a banda Yahoo, de perfil mais comercial, famosa pelas versões em português de Love Bites, do Def Leppard e Angel, do Aerosmith.

Em 1990, lançou Rapsódia Rock, disco que mesclava repertório autoral e clássico, com notórios shows em que ficava a frente de uma orquestra, vestido de Mozart. Ficou 20 anos afastados dos palcos, focado em trabalhos de estúdio, como produtor. Atualmente, retomou as atividades do MetalMania , tendo lançado o álbum Back For More em 2014.

VEJA:
Moda de Rock interpretando Refuse/Resist (Sepultura):
https://youtu.be/Rmzr9f2iya8

MODA DE ROCK II: RICARDO VIGNINI E ZÉ HELDER

LANÇAMENTO DO CD COM PARTICIPAÇÃO DE ROBERTINHO DE RECIFE
Local: Teatro Paulo Autran (1.010 lugares)
Dia 17 de janeiro de 2016, domingo, 18h
Duração: 90 minutos
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos.
R$ 40,00 (inteira). R$ 20,00 (meia: estudante, servidor de escola pública, + 60 anos, aposentados e pessoas com deficiência). R$12,00 (credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes).
Ingressos à venda pelo Portal sescsp.org.br a partir de 5/1, terça, às 16h30 e nas bilheterias do SescSP a partir de 6/1, quarta, às 17h30. Venda limitada a quatro ingressos por pessoa.


SESC PINHEIROS
Endereço: Rua Paes Leme, 195.
Bilheteria: Terça a sábado das 10h às 21h. Domingos e feriados das 10h às 18h.
Tel.: 11 3095.9400.

Estacionamento com manobrista: Terça a sexta, das 7h às 22h; Sábado, domingo, feriado, das 10h às 19h. Taxas / veículos e motos: para atividades no Teatro Paulo Autran, preço único: R$ 7,50.