Programa Músico Empreendedor

sexta-feira, 19 de junho de 2015

AO QUE TUDO INDICA ORDEM DOS MÚSICOS E SINDICATO DOS MÚSICOS NÃO PODERÃO MAIS RECEBER POR SHOWS INTERNACIONAIS

Por: Claudia Souza


Ficou determinado pela justiça que empresários de shows internacionais não precisarão mais recolher os 10% sobre o valor do contrato para a Ordem dos Músicos do Brasil e Sindicatos dos Músicos. Esta alíquota refere-se ao artigo 53 da lei 3857/60 que prevê o recolhimento que é dividido em partes iguais para as entidades.

O juiz entendeu que como os músicos estão desobrigados à filiação na Ordem dos Músicos do Brasil e nos sindicatos da classe, podem exercer livremente a sua "manifestação artística", portanto, a profissão de músico passa a partir de agora à ser uma atividade ou "ocupação", livre de qualquer fiscalização por parte dos órgãos que deveriam ser competentes.

O artigo 53 já foi assunto de muita discussão e está condenado à extinção. Muito embora, apenas um grupo de empresários tenha ganho na justiça é uma questão de pouco tempo para que outras recorram e ganhem também o direto à isenção.

No ano passado, o Congresso Nacional expediu um pedido de auditoria no Conselho Federal da Ordem dos Músicos do Brasil, solicitando ao Tribunal de Contas da União que encaminhasse um relatório com os resultados obtidos.

Segundo documento publicado na internet (http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1226044.pdf), a análise foi feita com documentos incompletos e com apenas parte dos conselhos que encaminharam as suas planilhas: Conselho Federal, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, enquanto os do Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Rondônia, Roraima, Piauí, Pará e Rio Grande do Norte estavam praticamente falidos.

Os Conselhos Regionais da Ordem dos Músicos do Brasil, além dos recursos do artigo 53, sobrevivem da arrecadação das anuidades e da taxa referente à carteira de músico que é expedida após o teste para verificar se este músico era profissional (com conhecimentos teóricos e práticos) ou apenas prático (intuitivo). 

O TCU fez uma pesquisa dos recolhimentos dos anos de 2008 até 2012 (época em que a entidade passou por uma intervenção que depôs Wilson Sandoli que ocupava os cargos de presidente do DF e São Paulo).

Nos cinco anos de arrecadação referente somente ao artigo 53, dos Conselhos Regionais de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, foram arrecadados dos shows internacionais a quantia de R$11.285.353,42. O valor do artigo 53 somado com a arrecadação de anuidades e renovação de carteiras foi de R$29.159.420,51, do qual R$16.752.927,16 foi em São Paulo, representando R$3.350.585,40 por ano ou seja, o valor médio aproximado de R$279.215,45/mês. O artigo 53 representa 32% dos recursos arrecadados pela autarquia, lembrando que o mesmo valor foi destinado ao Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo. O montante das receitas arrecadadas (Artigo 53 + anuidades + novas carteiras) foram de R$35.098.307,71 e as despesas realizadas R$32.120.456,09.

O Ministério Publico Federal parece descumprir com a fiscalização referente às denuncias de irregularidades nos recolhimentos dessas alíquotas, que por lei deveriam ser realizadas em integração conjunta com o Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, OMB e Sindicatos em todo o Território Nacional.

No artigo 53 está determinado claramente: "Os contratos celebrados com os músicos estrangeiros somente serão registrados no órgão competente do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, depois de provada a realização do pagamento pelo contratante, da taxa de 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato e o recolhimento da mesma ao Banco do Brasil em nome da Ordem dos Músicos do Brasil e do Sindicato local em partes em iguais. - Parágrafo único: No caso de contratos celebrados com base, total ou parcialmente, em percentagens de bilheteria, o recolhimento previsto será feito imediatamente após o término de cada espetáculo. "

O fato intrigante é que essas exigências não vinham sendo cumpridas ao longo dos anos, sendo necessário a intermediação de um advogado nomeado pela OMB, para negociar esses valores, que deveriam ser recolhidos baseados no valor real desses contratos. 

São Paulo e Rio de Janeiro eram os estados que mais faturavam com o artigo 53, pois ocorrem shows todas as semanas e de grande magnitude com artistas internacionais de peso, que sabemos muito bem que seus contratos são milionários. Só para se ter uma ideia, a globo publicou no seu site no ano passado, uma matéria contando o valor desses cachês. Dos que já vieram ao Brasil destacamos alguns exemplos entre centenas: Madonna, Justin Bieber, Bon Jovi,  (US$1 milhão);  Lady Gaga, Rihanna,  (US$ 750 mil); Katy Parry, Shakira, Britnay Spears (US$ 500 mil). Se acaso a lei fosse cumprida, a OMB e o SINDMUSSP em São Paulo, não teriam do que reclamarem por falta de dinheiro.

A falta de transparência na revelação dos contratos internacionais, descumprimento das arrecadações e descaso do Ministério do Trabalho, Ministério Público, OMB e Sindicato, fizeram com que muito dinheiro "escorresse pelo ralo" sem paradeiro definido. As brechas e lacunas no artigo 53 transformaram o Show Business da Música Internacional no Brasil numa pepita de ouro perdida em um lamaçal, aonde somente quem tem olhos de águia e conhecimento das brechas legais consegue garimpar.

Quanto aos músicos brasileiros! Bem, esses, por falta de interesse em tomar conta do que é seu e sairem em busca de respostas, em breve deixarão de ter a sua profissão reconhecida e voltarão novamente aos anos 50 quando apenas tinham uma mera OCUPAÇÃO em tocar algum instrumento. A entidade que regulamenta a PROFISSÃO de músico poderá deixar de existir. A qualquer momento será julgada a ADPF 183 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) que contesta 22 artigos da lei federal 3.857/60, que criou a Ordem dos Músicos do Brasil e instituiu poder regulamentador da atividade e critérios para o exercício da profissão de músico no país. Se não for este motivo, as consequências financeiras da má administração serão desastrosas, pois à partir de agora não poderá contar com o recolhimento dos valores do artigo 53 das empresas que recorrerem judicialmente e também estão proibidos de exigirem a filiação obrigatória na OMB e nem no SINDICATO, o que os levará à falência em curto prazo. Ao que tudo indica estão lançados à própria sorte e talvez sobrevivam se tiverem a criatividade necessária para uma sustentabilidade agremiativa.

Enquanto isso não acontece, o Presidente da Ordem dos Músicos - CF, Antonio Carlos Maranhão de Souza, está providenciando as medidas necessárias para que se abafe o "rombo" ocasionado desde a fundação e que gerou o descontentamento da classe musical e por consequência, todos os processos que correm na justiça e a degradação moral na opinião popular. No último dia 20/05/15, foi publicada uma resolução que permite a alienação de bens patrimoniais da entidade para o saneamento de pendências financeiras. 

Quanto aos sindicatos que sobrevivem do artigo 53, também estão todos com os dias contados, mas essa é outra história...

Infelizmente o que se vê ao invés do progresso é o relógio correndo no sentido contrário. Lamentável...

Principais shows realizados no Brasil em 2015:


Fontes: 
http://www.lex.com.br/legis_26895837_RESOLUCAO_N_8_DE_20_DE_MAIO_DE_2015.aspx



Matérias relacionadas:

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Virada Cultural 2015 apresenta atrações 24 horas no Centro e Periferia de São Paulo

 
Os dias 20 e 21 de junho em São Paulo serão coroados com atrações diversas no Centro de São Paulo e nos bairros periféricos: Campo Limpo, Penha, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Heliópolis, Cidade Tiradentes, Jaraguá, Santana, Belém, Pinheiros, Interlagos e Pompéia, receberão música, saraus, afoxés e apresentações nos CEUS, SESCs e equipamentos da Secretaria de Cultura.

Para ficar por dentro de toda a Programação acesse a página da Virada:
http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2015/programacao/



O Secretário de Cultura de São Paulo Nabi Bonduki revelou durante a coletiva de imprensa da Virada Cultural, que cerca de 10.500 pessoas estão envolvidas direta e indiretamente.

Foram gastos cerca de R$14 milhões no evento, dos quais, aproximadamente R$9 milhões, foram usados para custear os cachês dos artistas.

A preocupação em agradar culturalmente todas as idades, etnias e níveis sociais foi o ponto forte dessa Virada.



Números da Virada Cultural:

700 pessoas de serviço contratadas (bombeiros, carregadores e limpeza)
4 postos médicos por 24 horas com 42 ambulâncias, sendo 16 com UTI
1200 m de fechamento metálico
10 telões de 4X3 metros cada
800 cavaletes e 100 cones para interdição das vidas + 2 km de fita zebrada
50 geradores, gerando 10.500 KVA
1000 sanitários entre padrão e adaptados para PNE

Segundo o presidente da SPTuris e secretário municipal para Assuntos de Turismo Wilson Poit, ressalta ainda a importância desses visitantes para a cidade. Segundo ele, cada turista gasta em média R$1200 no período da Virada Cultural.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

FNAC PROMOVE FESTA DA MÚSICA



De 15 a 30 de junho, shows com entrada franca e milhares de produtos com descontos de até 20%.

Para marcar a Festa da Música, a Fnac promove em todas as suas lojas no Brasil, uma série de ações como shows e descontos especiais em milhares de produtos. De 15 a 30 de junho de 2015, todos os itens das seções de CDs, DVDs e Blu-Ray terão descontos de 20% para os Associados Fnac e 10% para quem não é associado. Também terão estes descontos uma seleção especial de livros e alguns produtos eletroeletrônicos.

A Festa da Música faz parte do calendário oficial da França desde 1982 e é celebrada atualmente em mais de 100 países. Todo dia 21 de junho, que marca a chegada do verão no hemisfério norte e do inverno no hemisfério sul, passou a ser conhecido como o Make Music Day ou Fête de La Musique. Um dia em que a música toma conta das ruas e de vários outros lugares, com o talento e a paixão de músicos profissionais e amadores. Desde o final dos anos 90, com a chegada da Fnac ao Brasil, a Festa da Música passou a ser celebrada também no Brasil. Em 2004, por exemplo, a Fnac em parceria com a gravadora Trama, realizou dezenas de shows gratuitos em vários espaços espalhados pelo Parque Ibirapuera, em São Paulo, atraindo dezenas de milhares de pessoas.

Shows especiais

De 15 a 30 de junho, muitos shows marcarão a Festa da Música nas lojas Fnac, sempre com entrada franca. Veja a programação das lojas de São Paulo:


Fnac Morumbi, shows sempre às 20h30: Clara Moreno (quinta, 18), Planeta D (sexta, 19), Lilian Jardim (quinta, 25), Ó do Forró (sexta, 26) e Rachel Maia (terça, 26).

· Fnac Paulista, shows sempre às 19h: Ravi Landim (terça, 16) e Rodrigo Fragoso (quinta, 25).
Fnac Pinheiros, shows sempre às 19h30: Mestrinho (segunda, 15), Lia Paris (terça, 16), Tiê (quarta, 17), Sambô (segunda, 22) e Trio Dona Zefa (quarta, 24, Dia de São João). Além destes shows, a Fnac Pinheiros apresenta a exposição fotográfica A Fotografia Musical de Daryan Dornelles, de 25 de junho a 25 de julho, também com entrada franca.

Sobre a Fnac

A Fnac é a maior varejista mundial de produtos de cultura e informação. O mix de produtos da Fnac é único no mundo: livros, CDs, DVDs, equipamentos de áudio, vídeo, telefonia, fotografia, informática e serviços. Fundada há 60 anos na França e presente há 15 anos no Brasil, cada Fnac é um lugar onde todas as culturas são compartilhadas e todas as paixões são estimuladas e enriquecidas. Estar numa Fnac é uma empolgante experiência que aguça a curiosidade, dada a imensa possibilidade de escolhas, o aconselhamento personalizado, de espírito engajado e inovador, cujas opiniões e pontos de vista ajudam o consumidor na sua decisão de compra. Em todas as lojas, há espaços dedicados a exposições fotográficas e eventos culturais gratuitos. Atualmente, são 12 lojas no Brasil, três em São Paulo (Fnac Paulista, Fnac Pinheiros e Fnac Morumbi, no MorumbiShopping), uma em Guarulhos (Terminal 3 do Aeroporto Internacional), uma em Campinas (Shopping Parque Dom Pedro), uma em Ribeirão Preto (RibeirãoShopping), uma no Rio de Janeiro (Barra Shopping), uma em Curitiba (Park Shopping Barigui), uma em Belo Horizonte (BH Shopping), uma em Brasília (Park Shopping), uma em Goiânia (Flamboyant Shopping) e outra em Porto Alegre (BarraShoppingSul), além do site www.fnac.com.br. Até o momento, a rede Fnac, tem 184 lojas na França, Suíça, Espanha, Portugal, Bélgica e Brasil, empregando mais de 15 mil funcionários. Em 2014, o faturamento da rede foi de € 3,89 bilhões.



Lojas Fnac no Brasil

Além do site www.fnac.com.br e dos televendas (011) 4873-2111 (para São Paulo Capital e Grande São Paulo) e 0800 014 3622 (para demais localidades), a Fnac opera, hoje, com 12 lojas no Brasil:


Fnac Barra – Barra Shopping, Av das Américas, 4666 lj B 101/114, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tel (21) 2109-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h.
Fnac Belo Horizonte – BH Shopping, nível MA, loja 61, Rodovia BR 356, 3049, Bairro Belvedere, Belo Horizonte, tel (31) 3878-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h.
Fnac Brasília – ParkShopping, SAI /SO Área 6.580, Entrada C1 – Piso Térreo - Loja 149P Brasília, tel: (61) 2105-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 21h.
Fnac Campinas – Shopping Parque Dom Pedro, Av. Guilherme Campos 500, loja A17, Campinas, tel: (19) 2101-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 12h às 20h.
Fnac Curitiba – ParkShopping Barigui, rua Professor Viriato Parigot de Souza, 600, Entrada Sul, Piso Térreo, Loja 101, Curitiba, tel: (41) 2141-2000. De segunda a sexta, das 11h às 23h. Sábados, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Fnac Goiânia – Flamboyant Shopping Center, Expansão Térreo 1, Av Jamel Cecílio, 3.300, Jardim Goiás, Goiânia, tel: (62) 3612-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos, das 13h às 21h. Feriados, das 14h às 20h.
Fnac GRU – Aeroporto Internacional de São Paulo, Terminal 3, Rodovia Hélio Smidt, s/nº - Cumbica, Guarulhos. Acesso restrito aos passageiros em embarque internacional.
Fnac Morumbi – MorumbiShopping, Pisos Lazer e Térreo, Av Roque Petroni Júnior, 1089, São Paulo, Tel: (11) 3206-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos das 13h às 21h.
Fnac Paulista – av Paulista 901 e Al Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo, tel: (11) 2123-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
Fnac Pinheiros – av Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo, tel: (11) 3579-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.
Fnac Porto Alegre – BarraShoppingSul - av Diário de Notícias 300, Entrada G, Nível Jockey, Cristal, Porto Alegre, tel: (51) 3396-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos, das 13h às 21h.

§ Fnac Ribeirão Preto – RibeirãoShopping - Nível Califórnia, V Expansão - av Cel Fernando Ferreira Leite, 1540, Jd Califórnia, Ribeirão Preto, tel: (16) 3238-3000. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h

sábado, 6 de junho de 2015

TV Cultura estreia no sábado (6/6) série em homenagem a João Carlos Martins

São quatro programas especiais, que irão ao ar aos sábados, em junho, às 21h30. O programa de estreia será exibido no próximo dia 6.

O maestro João Carlos Martins vai comemorar seu 75º aniversário no dia 25 de junho e a TV Cultura dedica quatro programas na faixa dos Clássicos, aos sábados, para homenagear o músico durante este mês.

A programação especial prevê nos dois primeiros sábados (6 e 13/6) grandes momentos da carreira de João Carlos Martins, em recitais e concertos, em gravações raras de vão de 1959 a 1985, com apresentação de Luis Antonio Giron e comentários dos jornalistas e críticos musicais Enio Squeff e João Marcos Coelho.

O terceiro programa, exibido no dia 20, será a transmissão de um concerto da Filarmônica Bachiana gravado na Sala São Paulo, no dia 6 de junho; e no último programa, no ar dia 27, um documentário inédito, produzido pela TV Cultura, sobre a sua trajetória.

Dirigido por José Roberto Walker, diretor da TV Cultura, o documentário, que será apresentado no último sábado do mês, tem como foco a vida e a carreira de pianista do músico João Carlos Martins, dos anos 50 aos 80, trazendo imagens do acervo pessoal, entrevistas e algumas apresentações inéditas no Brasil e no exterior.



PROGRAMA 1 – RECITAIS SOLO – NO AR: 06/06 – SÁBADO – 21H30

João de Sousa Carvalho Toccata em sol menor
(Concierto de la juventud - TV Porto Rico, canal 6 - 1959)
Johann Sebastian Bach Partita n. 1 em si bemol maior, BWV 825

(Teatro Sesc Anchieta, 1970)
Sergei Prokofiev Sonata n. 3 em lá menor, op. 28

(Teatro Sesc Anchieta, 1970)
Johann Sebastian Bach Suíte Francesa em sol maior n. 5, BWV 816

(Programa da TV Cultura, apresentação Walter Lourenção - 1985)
Johann Sebastian Bach Partita n. 2 em do menor, BWV 826

(Estúdio da TV Cultura, 1981)
Johann Sebastian Bach Prelúdio n. 3 em do sustenido maior, BWV 848

(Estúdio do VTCENTRO - 1982)
Johann Sebastian Bach Prelúdio n. 21 em si bemol maior, BWV 866

(Estúdio do VTCENTRO - 1982)
Robert Schumann Rêverie, op. 15 n. 7

(Bélgica – 2003)


PROGRAMA 2 – CONCERTOS – NO AR: 13/06 – SÁBADO – 21H30

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - 1976
Eleazar de Carvalho, regente
Theatro São Pedro
Aram Khachaturian Concerto para Piano em ré bemol maior, op. 38
III. Allegro brillante

Sinfonieta do XII Festival de Inverno de Campos do Jordão - 1981
Hanns Martin Schneidt, regente
Auditório Claudio Santoro
Johann Sebastian Bach Concerto para Piano n. 5 em fá menor, BWV 1056

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - 1980
Eleazar de Carvalho, regente
Johann Sebastian Bach Concerto para Piano n. 1 em ré menor, BWV 1052
I. Allegro

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo - 1973
Diogo Pacheco, regente
Theatro Municipal de São Paulo
Alberto Ginastera Concerto n. 1 para Piano e Orquestra, op. 28

Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi - SP - 2013
Roberto Minczuk, regente
Sala São Paulo
Wolfgang Amadeus Mozart Concerto n. 27 em si bemol maior, K 595
II. Larghetto

PROGRAMA 3 – INÉDITO – NO AR: 20/06 – SÁBADO – 21H30
06 de junho de 2015 – Sala São Paulo
Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi - SP
João Carlos Martins, regente e piano

Wolfgang Amadeus Mozart Concerto para Piano n. 17 em sol maior, K.453
II. Andante

Ludwig van Beethoven Concerto para Piano n. 5 em mi bemol maior, op 73 - Imperador
II. Adagio un poco mosso

Robert Schumann Concerto para Piano em lá menor, op.54
I. Andante espressivo
Sergei Rachmaninov Concerto para Piano n.2 em do menor, op.18
II. Adagio sostenuto

Johann Sebastian Bach Concerto para Piano nº 2 em mi maior, BWV 1053
II. Siciliano
Edson Beltrami Concerto para Violoncelo e Cordas Inner

Maurice Ravel Pavane pour une infante défunte
Sergei Prokofiev Sinfonia nº 1 em ré maior, op. 25 - Clássica


PROGRAMA 4 - DOCUMENTÁRIO ESPECIAL – NO AR: 27/06 – SÁBADO – 21H30

Registro inédito, dirigido por José Roberto Walker, Diretor das Rádios e de Projetos Especiais da TV Cultura, com entrevistas, depoimentos e gravações do pianista nunca antes exibidas.

Juca Ferreira debateu políticas culturais em Santos

"Políticas públicas não são desenvolvidas em gabinetes de repartições públicas, mas sim dialogando com a sociedade˜, afirma Juca Ferreira. (Foto de Janine Moraes)
Artistas, gestores, estudantes e fazedores de cultura de Santos participaram, na tarde desta terça-feira (2), da Roda de Conversa com o ministro Juca Ferreira, no Teatro Guarany. Também fizeram parte da roda os secretários de Políticas Culturais, Guilherme Varella, e da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, além do secretário municipal de cultura de Santos, Fábio Nunes. O objetivo do encontro foi trocar informações, debater ações e políticas culturais, além de aproximar o Ministério das demandas da população local.

No início do evento o microfone foi aberto às questões dos participantes. Foram ouvidas 23 pessoas e, entre as perguntas e pleitos, estiveram temas como ampliação de bibliotecas públicas no País, criação de centros de apoio ao escritor, criação de universidades livres de arte, políticas e investimentos direcionados aos pontos de cultura, dúvidas sobre eficácia dos editais, reestruturação da Funarte, preocupações com o corte orçamentário, entre outros.

Juca Ferreira começou seu explanação explicando o motivo de sua presença na cidade e o objetivo da Caravana da Cultura. Para ele, apenas com o diálogo é possível construir uma política pública cultural de sucesso. "Minha presença aqui não é para substituir recursos e verbas. Políticas públicas não são desenvolvidas em gabinetes de repartições públicas, mas sim dialogando com a sociedade", afirmou. "O governo tem obrigação de ir para a linha de frente dialogar com a sociedade para construirmos juntos um ambiente público de respeito no Brasil. E a cultura é projeto fundamental de desenvolvimento do País", destacou.

Em seguida, o secretário Guilherme Varella completou reforçando que o diálogo é um direito cultural e o Ministério preza por isso desde o primeiro dia de sua atuação. Também respondeu questões sobre desafios da instituição. "'É necessário culturalizar os processos educacionais, encontrar políticas concretas que sinalizem essa aproximação. E estamos num momento muito bom, com boa interlocução com o Ministério da Educação e com uma nova secretaria focada nessa questão", disse. Outro desafio apontado pelo secretário é conseguir fazer, no campo cultural, uma distribuição federativa, de forma que os repasses de recursos aconteçam de forma inteligente, com diretrizes comuns, de forma equilibrada e descentralizada. Também citou o empenho do Ministério na busca de retomar a posição de ser referencial teórico, se reaproximando das universidades. "Estamos promovendo uma série de seminários, submetendo as políticas públicas ao crivo desses pensadores, alinhando nossas pautas". Para isso, também está sendo feita uma aproximação com o IBGE, na busca de melhores informações, indicadores e pesquisas para avançar na formulação das políticas culturais com precisão.

Sobre os Pontos de Cultura, a secretária Ivana Bentes destacou a importância dos mesmos, que hoje estão presentes nos 27 estados brasileiros e em mil municípios. "Estamos começando uma nova política de apoio e estimulo aos pontos, não só em termos de recursos públicos, mas de articulação e outras políticas, principalmente sobre ocupação de espaços ociosos do Estado", disse. Ivana aproveitou para divulgar a auto declaração que pode ser feita pelos pontos de cultura para que recebam uma certificação do MinC e, assim, ainda mais reconhecimento. Sobre críticas aos editais, a secretária reforçou que se trata de uma ferramenta extraordinária de mapeamento de projetos qualificados no país. "A ideia é transformar o edital num mapa da rede cultural no Brasil, uma cartografia dos grupos culturais, para que se pense em uma política também para quem fica fora", concluiu.
Caravana da Cultura em Santos
O Ministro Juca Ferreira e sua comitiva desembarcaram em Santos logo pela manhã e se dirigiram ao Instituto Arte no Dique, Ponto de Cultura na Zona Noroeste de Santos que atende a comunidade do Dique da Vila Gilda. A entidade, que realiza oficinas e ações culturais voltadas à inclusão social e à valorização da cultura local, preparou apresentações especiais para o dia. Entre elas, uma roda de capoeira e músicas tocadas pela banda Querô, grupo formado na oficina de percussão em 2013 e que já se apresentou pelo Brasil e no exterior.

Em seguida o ministro almoçou com prefeitos da Baixada Santista e conheceu o Museu do Café, no centro da cidade. O espaço sediou a Bolsa de Café, onde as negociações do produto, principal fonte de riqueza do País na época, foram feitas até 1957. Durante a visita, o ministro visitou a sala do pregão e degustou um café na cafeteria do museu, além de conversar com visitantes e estudantes que estavam no local.

Às 14h30, os secretários Ivana Bentes e Guilherme Varella visitam o Instituto Querô, organização que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social. Enquanto isso, o ministro participava de reunião prévia com secretários e autoridades da região, debatendo mudanças na Lei Rouanet, questões orçamentárias, ações e programas do Ministério.

A última etapa da caravana foi a realização da Roda de Conversa. Promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), a Caravana da Cultura está em sua sexta edição e já passou por várias cidades do país, como Fortaleza e Região do Cariri(CE), São Luís (MA), Salvador (BA), Belo Horizonte (BH) e Recôncavo Baiano.

Banda Barra da Saia agita Papo Vip com Amanda Françozo, nesta sexta-feira (05/06)


Exibido pela Rede Brasil de Televisão, o programa Papo Vip, apresentado pela modelo e jornalista Amanda Françozo, trará nesta sexta-feira (05/06) um bate-papo especial sobre a força da mulher brasileira. E para abrir com muito agito, a banda feminina Barra da Saia realizará o musical da atração, animando os convidados e o público ao som de grandes clássicos da música sertaneja.
“Vai ser bom de mais estar ao lado da Amanda Françozo e de seus convidados nesta noite tão especial. Vamos cantar alguns clássicos sertanejos ao som do nosso estilo roça’n’roll, com pitadas do country e do rock’n’roll. Vocês não podem perder”, comenta Adriana Sanchez (líder e sanfoneira da banda), que estará acompanhada das integrantes Adriana Farias (viola), Carol Duarte (violino) e Denise Soares (violão e guitarra).
A participação da Barra da Saia no programa Papo Vip com Amanda Françozo vai ao ar a partir das 23 horas pela internet (www.rbtv.com.br) e na TV pela Rede Brasil. Para conferir, sintonize: Oi 01, Vivo 237, Claro TV 13, Sky 175 e 371, CTBC 714, GVT 248 e UHF 50.
Para acompanhar todas as novidades, acesse: www.barradasaia.com

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Banda Calypso concorre ao Prêmio Multishow 2015

A Banda Calypso, que acaba de completar 15 anos de carreira, é finalista no Prêmio Multishow 2015. Os artistas foram os mais votados na primeira fase e concorrem ao troféu de “Melhor Grupo”. “Ficamos muito felizes com a indicação, estamos concorrendo com grandes amigos. Queremos agradecer nossos fãs são presentes de Deus em nossas vidas. Galera, continue votando!”, agradece Joelma.

A votação segue até o dia 31 de agosto pelo site do canal ou no aplicativo da premiação. O Prêmio Multishow 2015 acontece no dia 1° de setembro.

Saiba mais:

Durante a trajetória, a banda Calypso já soma 21 CDs lançados, sete DVDs, prêmios importantes da música brasileira, indicações ao Grammy, trilhas sonoras de filmes, seriados e novelas, turnês nacionais, internacionais (Europa, EUA, África, etc) e mais de 15 milhões de discos vendidos.

E neste mês de junho chega às lojas o DVD comemorativo aos 15 anos de carreira. Com projeto desenvolvido pelo cenógrafo Zé Carratu, direção geral de Caco Souza e direção de fotografia de Rodolfo Sanchez, o espetáculo foi gravado em Belém/PA, na Praça do Relógio, com a participação de mais de 90 mil pessoas. Entre os convidados especiais estão amigos e grandes artistas da música brasileira como o cantor Daniel, a banda Calcinha Preta, a cantora gospel Ludmila Ferber e os artistas paraenses Lia Sophia, Viviane Batidão, Edilson Santana, David Assayag, Edilson Moreno, Marcelo Val, Nelsinho Rodrigues, Alberto Moreno, Mestre Vieira e Mestre Curica.

Site: http://www.bandacalypso.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/oficialbandacalypso

Instagram: @BandaCalypsoOficial

Twitter: @BandaCalypso

YouTube: http://youtube.com/canaldacalypso

terça-feira, 2 de junho de 2015

Cantor JAU lança CD Lázaro com produção de Vania Abreu



A Bahia é sol e dendê. É Farol da Barra. É lambuzar o dedo na lambreta. É bolo de peixe no Bar de Sousa. É Ba-Vi no domingo de tarde. É Gil, Caetano, Dorival, João, Gal, Bethânia.

Mas a Bahia é mais coisa. A Bahia também é luau. Também é noite. Também é trabalho – e muito. Também é trânsito, urbana. Também é disco, rock, tecnho. A Bahia também é macarrão ao sugo. A Bahia é tudo isso.

A Bahia também é JAU. O artista.

E esse é o principal mérito desse album: mostrar que a Bahia continua sendo a de Todos os Santos, mas alguns deles menos conhecidos do público. A Bahia é sol e pé na areia, mas não é só isso. É batucada, mas também é eletrônico (com bom gosto, sem querer parecer Londres).

Para isso, para achar essa Bahia de Jau, muita conversa com Vânia Abreu, a produtora do disco. Vânia, experiência de mais de 40 anos de Bahia e discos e mais discos lançados, trouxe o Jau moderno como ele é. Em seguida, Vânia trouxe Rodrigo Petreca, produtor e músico. Que veio com ideias, teclados e guitarras. E também trouxe Minas Gerais, seu estado de origem. Misturamos dendê com doce de leite para ter o Jau autêntico.

Mas como é o Jau autêntico ?

Bom, o Jau de verdade tem violões. Pela primeira vez, Jau toca todos os violões do disco. Sem firulas. Você vai ouvir o violão como ele é. Sem preciosismos, quase tosco. E ainda assim sofisticado. O Jau de verdade tem eletrônicos, sim. Não é mais exclusividade da cena berlinense de música. O Jau de verdade também tem percussão e baixo feitos com a boca. Beats e Grooves. É eletrônico e também orgânico (como a Bahia). O Jau é pra dançar – mas na pista também, não só na rua.

Jau é voz. Uma voz que não tem igual em toda Bahia. Coisa bem fácil de se perceber, assim que ele canta a primeira nota. Jau é referência no canto. E pra ser referência no canto, lá na Bahia, rapaz, é preciso muita voz.

Jau é bastante coisa. Mas também não é. Não é a tradição harmônica e até percussiva dos metais da Bahia. Jau não é sopro, não é teclado imitando sopro. Não é o reggae como conhecemos, pasteurizado. Jau não é repenique.

E não é só Jau. Jau é Lázaro também, de batismo. Nos pareceu natural que um album que quer mostrar o outro lado da Bahia também tivesse, como nome, o outro lado de Jau. O conhecemos pelo primeiro nome. O segundo completa a história. Termina a personalidade.

Jau é de tudo, um pouco. Pouco mesmo. Tirando o excesso, ficamos só com o melhor. E é isso que você vai ver.


Bem vindo à Bahia que você não conhece. Mas que existe de verdade. Agora, para muitos.

Lusa Silvestre



Friends Music

Sob a direção artística de Vania Abreu, a Friends Music está no mercado para fazer música que dê vontade de tocar, cantar, dançar, de ver e ouvir mais de uma vez. Música que mova ideias, braços e pernas, pensamentos, sentimentos. Que mova e tire sua imaginação do lugar. Música que inspire. Som bom.

O selo é dinâmico e aberto a parcerias com artistas independentes, como a economia da música manda hoje em dia. Cada um faz uma parte para viabilizar a produção e a música. Deste pensamento, o selo criou dois catálogos: Friends e Brothers. Música que sai pelo catálogo Friends foi produzida pelos Friends. E música que sai pelo catálogo Brothers, a Friends Music é a parceira executiva.

A produtora tem história no mercado publicitário e conta com uma equipe de criadores, compositores, arranjadores, multi-instrumentistas, programadores, Djs, engenheiros de gravação e mixagem e uma equipe de atendimento e administração que juntos consolidam a conexão dos processos.



Em 2014 colocou no mercado o coletivo Os Marchistas (catálogo Friends) e a cantora Thathi (catálogo Brothers).



Uma Produção Friends Music Group

https://soundcloud.com/friends-music-2

terça-feira, 19 de maio de 2015

Samsung E-Festival Instrumental abre inscrições para 2015

Segunda edição do Samsung E-Festival Instrumental, principal concurso nacional via web, mantém o foco em descobrir novos artistas e proporcionar oportunidades para que eles despontem no cenário musical brasileiro.

O Samsung E-Festival Instrumental anuncia sua segunda edição e abre inscrições pelo hotsite www.efestivalinstrumental.com.br a partir do dia 07 de maio. Músicos maiores de 18 anos, artistas solo ou integrante de banda com até cinco membros, poderão se inscrever até o dia 07 de junho. O projeto dá continuidade ao conjunto de ações de incentivo à cultura promovidas pela Samsung, com apoio do Ministério da Cultura e realização Dançar Marketing. Reiterando o compromisso de fomentar o cenário independente e o surgimento de novos nomes, o Samsung E-Festival Instrumental cumpre seu papel na democratização da cultura e acessibilidade ao público por meio da inclusão digital.

Os interessados devem preencher ficha cadastral e enviar através do hotsite os seguintes materiais: Link do conteúdo audiovisual da música concorrente via YouTube; Link da fan page do artista ou banda participante no Facebook; Release do artista ou banda participante. A página web do projeto será a principal interface entre o candidato e o Samsung E-Festival.

A curadoria da segunda edição será feita pelo maestro, arranjador, produtor e compositor Ruriá Duprat. O único produtor brasileiro a vencer um Grammy Americano trabalhará com uma equipe especializada no mercado musical na seleção dos finalistas.

“O cenário independente tem por tradição evidenciar o que acontece de fato, nos bastidores da criação e da produção musical brasileira, porém sem os vícios e cacoetes recorrentes do mercado.

Em torno do festival, a democratização da cultura é eminente, o apetite é voraz, e a nossa expectativa, enorme.”

Finalizado o período das inscrições, a equipe terá um mês para avaliar todos os participantes e selecionar os dez finalistas.

Os internautas poderão acompanhar ao vivo entrevistas com os artistas finalistas e interagir por meio de redes sociais do festival. Todo esse conteúdo será disponibilizado via web para que a audiência possa escolher seu candidato favorito durante a etapa de votação popular, que acontece de 13 de julho a 14 de agosto.

O grande vencedor do Samsung E-Festival Instrumental, que será conhecido no dia 17 de agosto, ganhará além do prêmio em dinheiro, consultoria para criação de um plano de carreira, shows em duas capitais nacionais com um grande nome da música instrumental e gravação de um single.

Sobre o Samsung E-Festival 2014

O vencedor da primeira edição do festival, na categoria instrumental, foi Lari Basilio com a música “Walking by Faith”.

Além do prêmio em dinheiro e shows com Hamilton de Holanda e a Orquestra Baile do Almeidinha, o Samsung E-Festival proporcionou a gravação de um single, lançado em 2015.

Lari Basilio optou por gravar “New Time”, cuja inspiração veio justamente da esperança de viver um novo tempo e da possibilidade de recomeçar.

“Walking by Faith”.
https://www.youtube.com/watch?v=mwHD5iXlbBQ

“New Time”
http://we.tl/TjMBM3hXH8

Luso Neto canta Cazuza em São Paulo


23/05  Às 21h e 24/05 às 19h- No Teatro Juca Chaves
 LANÇAMENTO DO EP LUSO YNTERKALLADO

















O show “Especial Cazuza” é uma homenagem a um dos ícones dos tempos dourados e eternizados do rock brasileiro dos anos 80 e 90 e inclui tanto sucessos consagrados como músicas pouco conhecidas de autoria do grande Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza, que marcaram esse tempo nas vozes de outros intérpretes e que influenciaram duas gerações inteiras com letras que expressavam o que todos queriam dizer, mas não sabiam como expressar.
Com uma interpretação muito fiel à obra de Cazuza, Luso Neto leva ao palco uma energia ímpar, a qual reflete sua entrega total ao qual define ser seu mestre e sua principal influência em suas composições.
Para homenagear o poeta mor, Cazuza, o cantor escolheu a dedo os grandes hits e outras letras que foram sucessos em outras vozes, que foram presenteadas por Cazuza, além de canções dos anos 80 que Cazuza regravou de outros compositores. Entre as escolhidas: Pro Dia Nascer Feliz, Maior Abandonado, Bete Balanço, O Tempo Não Para, Blues da Piedade, Poema, Só Pro Meu Prazer, Malandragem, Camila Camila.
No mesmo espetáculo, a homenagem se completa com as canções inéditas gravadas no EP Luso Ynterkallado, mostrando o resultado ads inspirações que o grande Cazuza trouxe às composições de Luso Neto.
Os ingressos estão à venda através do site www.bilheteriaexpress.com.br, ou na bilheteria do teatro. O valor para inteiras é R$50,00 e meias a R$25,00.
O Teatro Juca Chaves fica na Rua João Cachoeira, 899 - Itaim Bibi - São Paulo

7 ações para potencializar os negócios em tempos difíceis


* Por Erik Penna


Tenho escutado muita gente falando de crise e reclamando dos resultados, mas quando eu pergunto o que elas têm feito de novo e diferente para superar esse momento negativo da economia, muitas vezes fico sem resposta.

Um grande risco é ficar parado esperando a crise passar. É hora de se mexer, de sair da zona de conforto e buscar novos caminhos não trilhados durante os momentos de vaca gorda.

Se seguirmos os mesmos caminhos, colheremos não os mesmos números, mas sim, piores. Em tempos difíceis, é preciso fazer mais, ir além para conseguir um desempenho satisfatório.

Mas o que fazer? Enumero a seguir 7 ações para incrementar seus resultados:

1 - Otimismo

Diversas pesquisas apontam que o bom humor e o otimismo são fatores determinantes numa alta performance. Mas será que o otimista vende realmente mais que um pessimista? A resposta é SIM.

Vi recentemente, um case muito interessante de uma grande seguradora. Na contratação dos vendedores fizeram um teste e, assim, puderam dividir o grupo. Após um ano de trabalho, os otimistas venderam 37% a mais e 75% dos pessimistas desistiram do trabalho.

2 - Atrair novos clientes

É hora de ampliar possibilidades, ou seja, vender para novos clientes. Mas como atraí-los? Um caminho poderoso é a ferramenta tecnológica chamada “Link Patrocinado”, presente nos principais sites de busca. Pagando uma pequena quantia mensal (que você mesmo delimita a região a ser atendida e o valor que deseja investir), quando algum internauta pesquisar o segmento, seu site aparecerá no topo da lista. Saiba que num único dia são feitas aproximadamente 88 bilhões de buscas na internet. Isso significará mais contatos e orçamentos e novas oportunidades para vender mais.

3 - Aumentando o ticket médio

Há empresários que dizem estar assustados, pois a circulação de clientes na loja reduziu em 20%. Então se entra menos gente na loja, utilize o tempo que sobra para fazer uma venda consultiva, aquela que você primeiro precisa escutar, entender seu cliente para só depois atender. Treine sua equipe para criar uma verdadeira experiência de compra com seu cliente, assim conseguirá vender mais para o mesmo cliente.

4 - Diferenciação

Uma pesquisa da Nielsen aponta que, na hora de comprar, o cliente prioriza alguns requisitos em relação ao preço do produto. Um deles é a conveniência. Certa vez, precisei comprar uma peça para o automóvel da minha esposa e liguei para 2 lojas. O vendedor da primeira atendeu de forma regular e limitou-se a responder o preço. Já o segundo profissional foi muito cordial, escutou atentamente minha necessidade, apresentou as possibilidades para resolver meu problema e disse que, por uma pequena quantia a mais, a loja entregaria a peça em minha casa e instalaria no carro da minha esposa. Adivinhe em qual loja eu comprei?
Isso é diferenciação, conveniência para o cliente e qualidade no atendimento que agrega valor e potencializa as vendas.

5 - Parcerias com não concorrentes

Que tal dobrar as possibilidades de vendas sem gastar um real? Já pensou em somar os clientes de outra empresa em seu banco de dados? Outro dia um restaurante e uma agência de viagem fizeram uma parceria interessante. O restaurante tinha cinco mil clientes cadastrados e a agência algo em torno disso também. Uma empresa divulgou o seu produto na base de dados da outra e novos clientes apareceram.

6 - Promova um evento

Mexa-se! Ficar parado reclamando não aumentará as vendas. Crie uma oportunidade e chame seu cliente! O que acha de fazer um evento e oferecer para ele? Outro dia, minha esposa recebeu um convite de uma concessionária de veículos para um coquetel de lançamento de um automóvel. Lá foram 200 pessoas e, com elas, muitas oportunidades de se fechar um negócio.

7 - Esforço extra

Reúna sua equipe, explique o momento atual e motive a todos para fazer um esforço extra. Peça para que cada profissional pense e se comprometa a dar um algo a mais nesse período. Anote no papel e cobre isso na próxima reunião de equipe.

Recentemente, criei uma palestra cheia dessas ações simples, fáceis e baratas, mas que, às vezes, na correria do dia a dia, não identificamos e não praticamos. Fique atento justamente a detalhes como esses, afinal, costumamos tropeçar nas pedras pequenas, pois as grandes vemos de longe.

Para se ter uma ideia da importância de inovar para não sucumbir, em 1973 a Exame/FGV elaborou um ranking com as 500 maiores empresas do Brasil. Atualmente, 77% dessas organizações simplesmente desapareceram conforme aponta um estudo da Fundação Dom Cabral.

Portanto, agora é a hora, inove, seja ainda mais proativo e saiba que, daqui a algum tempo, será muito motivador lembrar que o sacrifício foi momentâneo, mas a vitória ficará para sempre!

* Erik Penna é especialista em vendas, consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10”. Site: www.erikpenna.com.br


Sobre Erik Penna

É especialista em vendas, consultor e palestrante. Possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduação em Administração e Marketing pela Universidade Paulista e graduação em Economia pela Universidade de Taubaté.

Aborda nas palestras ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por ele durante a sua carreira como executivo de vendas, professor, escritor, motivador de equipes e gestor corporativo. É autor dos livros “A Divertida Arte de Vender” e “Motivação Nota 10” e co-autor dos livros “Gigantes das Vendas” e “Gigantes da Motivação”. Site: www.erikpenna.com.br

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Estreia nacional de obra e destaque do canto lírico marcam concerto da Sinfônica de Piracicaba

A Sinfônica de Piracicaba - foto Bolly Vieira


A primeira audição nacional de uma grande obra e convidados especiais integram o próximo concerto da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Duas apresentações gratuitas estão programadas no sábado, 9, véspera do Dia das Mães: o ensaio geral, às 16h30, aberto ao público, e a palestra e concerto, às 19h45. A distribuição dos ingressos começa às 14h.

Meio Soprano Luciana Bueno
Cordel no.2: Caldeirão, que abre o programa, é uma peça produzida por encomenda da Camerata Bern, da Suíça, e apresentada até então apenas naquele país, em 2006. O autor da obra é Liduíno Pitombeira, cearense com premiações em diversos concursos de composição no Brasil e nos Estados Unidos, e professor de composição da Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Na sequência, a OSP apresenta a suíte do balé El Amor Brujo, composta por Manuel de Falla (1876-1946). A peça flamenca-cigana é dividida em 13 números, sendo o mais célebre deles a “Dança Ritual do Fogo”. A programação encerra com a Sinfonia em sol menor, obra de vigor, lirismo e essencialmente dramática, escrita pelo cearense Alberto Nepomuceno (1964-1920) em tributo a Johannes Brahms.

Diretor artístico e regente titular da OSP, Jamil Maluf convidou Thiago Tavares para a regência. O jovem maestro foi seu assistente na Orquestra Experimental de Repertório por três anos, de 2011 a 2014. O programa recebe ainda a meio-soprano paranaense Luciana Bueno, considerada um dos maiores nomes do canto lírico nacional, e que irá cantar as brilhantes árias da obra El Amor Brujo.

ANÁLISE – Sobre o repertório, Jamil Maluf destaca o reconhecimento de Liduíno Pitombeira no cenário internacional e o fato de a OSP fazer a estreia brasileira de uma peça já no segundo concerto da temporada. “É um fato que coloca a Sinfônica de Piracicaba entre os conjuntos sinfônicos mais ousados, de ponta do país”, diz.

Jamil define Cordel no.2 como uma obra de efeitos sonoros belíssimos, produzidos para instrumentos de cordas. Ela integra uma série que descreve personagens, fatos históricos e lendas do nordeste, e faz referência ao Caldeirão, comunidade religiosa socialista que floresceu em Juazeiro do Norte, no Ceará, na década de 30, dizimada pelo governo federal.

Na avaliação de Maluf, a presença de Luciana Bueno trará um brilho especial à suíte de balé El Amor Brujo, “cujas árias necessitam de uma voz potente e marcante como a dela”. Quanto a Thiago Tavares, Jamil diz que o jovem maestro poderá, na segunda parte do espetáculo, mostrar os motivos que fazem de Alberto Nepomuceno o grande nome do romantismo brasileiro, e a Sinfonia em sol menor, uma obra-prima.

TEMPORADA – Os concertos da temporada seguem até dezembro e comemoram os 115 anos da Sinfônica de Piracicaba. A estreia ocorreu em 11 de abril, com ampla repercussão nacional e todas as poltronas do teatro ocupadas. Os recursos são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Como forma de contemplar o maior número de pessoas, a OSP definiu novos critérios para a distribuição de ingressos, que podem ser retirados na bilheteria do Teatro do Engenho a partir das 14h, no dia do concerto. É possível optar entre o ensaio geral, às 16h30, aberto ao público, ou para a palestra e concerto, às 19h45. A capacidade da casa de espetáculos é de 422 lugares em cada apresentação.

A palestra O Meu Concerto de Hoje acontece apenas na apresentação das 19h45. Ela está aos cuidados de Jorge Coli, professor de história da arte e da cultura na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), onde dirige o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

SERVIÇO – Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 9, no Teatro Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, Parque do Engenho Central). Horários: 16h30 (ensaio aberto ao público) ou 19h45 (palestra e concerto). Ingressos gratuitos, com distribuição a partir das 14h. Classificação livre. Informações: (19) 3413-8526.

Tiganá Santana e a banda africana Sobo Bade Band tocam no Sesc Pompeia dia 9 de maio

Músico baiano se apropria dos idiomas africanos e investe em projeto discográfico inédito no novo álbum
TIGANA - Foto: José de Holanda

Primeiro compositor brasileiro a trabalhar com idiomas africanos em suas canções, Tiganá Santana é reconhecido, dentro e fora do país, por lutar pelo fortalecimento da cultura afrobrasileira no mundo. No próximo dia 09 de maio, o artista baiano desembarca em São Paulo, para lançar o seu terceiro trabalho autoral, em show inédito, no Sesc Pompeia, às 21h.

Gravado no Senegal, após uma residência artística promovida pela UNESCO, “Tempo e Magma” marca uma nova fase na trajetória musical de Tiganá. Com faixas cantadas em idiomas africanos (kikongo, kibundo, Wolof, Mandinka) e composições em português e inglês, o disco conta com a participação de músicos africanos, o que já revela um intercâmbio de sons e um passeio pelas raízes da África. Além disso, a criatividade dos produtores suecos, Sebastian Notini e Andreas Unge, pode ser notada, claramente, nos arranjos e no conjunto harmônico dos instrumentos utilizados na gravação.

A cada ano, Tiganá ganha mais notoriedade e respeito internacional, com um trabalho que funde uma refinada produção instrumental, com canções em vários idiomas. Em sua terceira bolacha, o músico evolui em um trabalho coeso, com uma sonoridade única e a inovadora incursão pelas referências culturais assimiladas durante o processo de composição e gravação do CD.

E ainda, além da incursão pelos diferentes ritmos acumulados ao longo da carreira desse baiano, o álbum agrega duas participações femininas que trazem as raízes africanas em seus projetos: a cantora Céu e a nonagenária sacerdotisa Mãe Stella de Oxossi ( primeira líder espiritual de uma religião matriz africana a tomar posse na Academia de Letras da Bahia).

No repertório, além das canções inéditas registradas no novo disco, o show traz algumas músicas que fazem parte do set list dos dois álbuns anteriores. Sebastian Notini (percussão), Ldson Galter (contrabaixo) e os integrantes do Sobo Bade Band, grupo senegalês convidado especialmente para essa apresentação, dividem o palco com o artista.

O novo trabalho é parte integrante do patrocínio obtido através da seleção pública do Petrobras Cultural, que inclui o lançamento do disco e apresentações do artista em diversas cidades brasileiras.

Serviços:
Data: 09 de maio
Local: Sesc Pompeia
Endereço: Rua Clélia, 33 - Barra Funda - SP
Horário: 21h
Ingressos : de R$ 6, à R$ 20
Informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/60118_TIGANA+SANTANA
Para escutar: http://bit.ly/1DU5L5R
** Sobo Bade Band é: Al Hassane Camara –( Voz, percussão e cabaça)/ Ndongo Faye - (Percussão, sabar e djembe)/ Dione Babacar- (Voz)/ Diango Diebakhete – (Ngoni )

Dablio e Phillipe lançam música de trabalho ao lado de Luciano Camargo e Leonardo

Desde pequenos envolvidos na música, Dablio e Phillipe, carregam o brasão da família Camargo na trajetória. Dablio foi o Zezé Di Camargo, no filme “2 Filhos de Francisco”, e Phillipe, filho de Luciano, divide parte de sua herança musical dos Camargos, com a familia da mãe e empresária, Marianna Costa e a história de sucesso de outro ícone da música sertaneja, seu tio Leonardo.

O sonho de cantar se tornou realidade e uniu duas vozes que são revelação da música sertaneja. Eles lançaram um EP ano passado, participaram de programas nacionais e percorreram o país inteiro fazendo shows. Além de apresentações internacionais pelo Paraguay.

“ Depois de Lado Indecente e Lei do Solteiro, algo mais para cima, decidimos fazer uma música essencialmente romântica. Estamos muito felizes com tudo que vem acontecendo em nossa carreira. E esperamos que o público abrace com o mesmo carinho que foi o trabalho anterior”, completa Dáblio.

Em fase atual, assinam contrato com a Sony Music, preparam novo trabalho e lançam, hoje, dia 7 de Maio, em todas as rádios do Brasil, e nas redes sociais dos artistas, música que promete ser um sucesso entre os apaixonados: “Era pra ser você”. A primeira faixa divulgada do novo CD, tem composição de Paula Mattos, Juliano Tchula, Michel Alvez e Maiara, e participação pra lá de especial de Leonardo e de Luciano Camargo. Sem dúvidas a nova canção veio para marcar mais uma etapa da promissora carreira de Dablio e Phillipe, que começou há 1 ano atrás.

“Era pra ser você” é a história de um casal que se ama, mas que o relacionamento terminou. A mulher prefere sofrer do que voltar e fica no bar bebendo sozinha. Tudo era para ser diferente, mas, o homem já arranjou outra pessoa e ainda pensa que poderia ser o seu amor, no lugar da atual. “Era pra ser você”, também vai poder ser conferida em alguns dias através do canal de Youtube da dupla e com o Lyric Video produzido por Catatau.

“ É a verdadeira sofrência. Queremos judiar com os corações dos apaixonados. Estamos apostando muito nessa música, ainda mais com este presente pra mim e pro Dablio de ter a participação de dois grandes artistas que são meu pai e meu tio. É um grande privilégio ter eles ao nosso lado”, comenta Phillipe.

Para escutar: http://goo.gl/R3V9wi

quarta-feira, 6 de maio de 2015

HANGOUT DENÚNCIA COLOCA EM DÚVIDA COMPETÊNCIA DA DIRETORIA DO SINDMUSSP

A dúvida ronda o meio musical... Denúncias do músico Mario Henrique de Oliveira, apontam irregularidades na eleição da diretoria do SINDMUSSP - Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo. Mario mostrou documentos comprobatórios nos quais, a diretoria do Sindicato não teria a qualificação prevista no estatuto para ocupar o cargo, pois segundo uma declaração por escrito do Presidente da OMB-CRESP, Professor Roberto Bueno, na ocasião da eleição, vários membros da diretoria seriam músicos práticos. Curiosamente, pouquíssimo tempo depois, a diretoria já eleita, estava regulamentada como profissional pela própria OMB, órgão regulamentador da profissão de músico.

Algum tempo depois de assumir o SINDMUSSP - Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo, o presidente Gerson Tajes, reiniciou uma campanha para acabar com a OMB/CRESP, colocando em frente do prédio bandinhas tocando em protesto e comemorando nas redes sociais a vitória da liminar que desobriga os músicos do estado à emitirem a carteira de músico, como sendo de autoria da entidade.

A briga começou após Gerson Tajes perder o apoio político do presidente da OMB/CRESP, Professor Roberto Bueno para a eleição ao cargo de presidente do Conselho Federal da OMB/DF. Quando Gerson percebeu que não ocuparia o cargo ao qual havia sido indicado, iniciou uma batalha frenética para atacar os Conselheiros e a Diretoria da Ordem dos Músicos, o que resultou em processos de ambas as partes, com desgaste emocional e político.

Logo depois, os presidentes fizeram as pazes e Gerson Tajes, desde então passou novamente a contar com o apoio da OMB para realizar trabalhos de inspeção e moralização dos escritórios regionais da Ordem dos Músicos, ocupando assim dois cargos: como presidente do SINDICATO e Presidente da Comissão de Reestruturação Administrativa e Operacional da OMB Federal.

Durante um dos hangouts denúncia, Mario Henrique de Oliveira, aponta o advogado Helder Silveira, representante da Ordem dos Músicos do Brasil, como negociador dos valores do artigo 53 junto aos empresários que trazem os shows internacionais para o país, valores esses que correspondem a 10% do valor contratual. Esse percentual, determinado por lei, é dividido entre a OMB e o SINDMUSSP (no caso dos shows de São Paulo), em partes iguais. Porém, apesar de se tratar de um emolumento previsto por lei, nem sempre os percentuais correspondem aos valores exatos dos contratos, podendo ser negociados pelo advogado, que segundo Mario Henrique de Oliveira, ganha uma comissão em cada negociação. Salientou durante seu relado que já ocorreram shows internacionais que recolheram a média de R$11,00  (valor simbólico).

A pergunta é: Por quê os valores arrecadados não correspondem ao valor real do contrato? Não seria inconcebível um contrato internacional com recolhimentos de valor praticamente simbólico?

Segundo consta, há muito tempo que grandes empresários negociam num acordo de cavalheiros, recolhimentos que deveriam ser específicos e tarifados por lei, uma vez que se trata de uma autarquia federal e dos sindicatos estaduais.

O estados de São Paulo e Rio de Janeiro, muito representativos nos recolhimentos de shows internacionais, pela quantidade de grandes eventos existentes, são os dois maiores arrecadadores. Recentemente, Gerson Tajes, usando de seu novo poder, outorgado pelo Conselho Federal da Ordem dos Músicos, realizou uma intervenção na OMB do RJ e não será nada impossível que em breve ele passe a ocupar cargos ainda maiores na Ordem dos Músicos do Brasil - Conselho Federal.

A ação política combinada de Roberto Bueno em São Paulo,Gerson Tajes (Alemão) no Sindicato de SP e intervindo nas OMBs dos outros estados, em comunhão com a Federal em Brasília; contando com parceiros e amigos, já integrando postos na OMB-RJ e com o apoio jurídico do ousado jurista carioca Dr. Helder Siqueira; deixa transparecer que o objetivo final pode ser o poder central e o controle do recolhimento e distribuição de todas as alíquotas do show business internacional de importação, para o resto do Brasil.

Apesar dos inúmeros grandes shows internacionais realizados no país, a Ordem dos Músicos e alguns sindicatos, como é o caso do SINDMUSSP enfrentam grandes problemas financeiros, por conta de processos judiciais, trabalhistas e indenizações.

Pode ser que a má administração dos recursos, faça com que o Conselho Federal da OMB tenha que tirar de um cofre para cobrir o outro. Os processos anteriormente movidos entre os presidentes da OMB/CRESP e do SINDMUSSP também fizeram com que os gastos fossem exacerbados.

Agora, as denúncias de Mario Henrique de Oliveira, deixam uma dúvida no ar: Por que o Presidente da OMB/CRESP, Prof. Roberto Bueno, teria fornecido uma declaração por escrito dizendo que parte dos músicos da diretoria do SINDMUSSP eram apenas práticos e não eram profissionais e depois de algum tempo eles estavam aptos para ocupar a diretoria do sindicato, devidamente documentados e aprovados pelo órgão regulamentador da profissão?

A prova de que nem mesmo o próprio presidente da OMB/CRESP acreditava na preparação musical da diretoria eleita no SINDMUSSP foi o processo movido pela autarquia em julho/2014 (época da desavença) e declinado dois meses depois, em setembro/2014 (quando fizeram as pazes), através de um pedido de desistência, aceito e arquivado em novembro do mesmo ano.

No processo, a Ordem dos Músicos do Brasil - CRESP denunciava que ocorreram diversas irregularidades de ordem política, eleitoral e financeira, que possivelmente ocasionaram lesão ao patrimônio do SINDMUSSP e enriquecimento ilícito por parte dos réus. (Vide processo)
Logo em seguida, ambos fizeram algum tipo de acordo e o processo foi retirado (Vide desistência). A OMB/CRESP também forneceu as cópias das entradas dos valores do artigo 53 publicados na matéria desse blog no dia 18/05/2014 (vide matéria), cujos valores dos relatórios descritivos, são iguais em ambas as entidades.

Gerson Tajes nunca quis conversar com o nosso blog apesar de inúmeros convites, apenas disse em off para conhecidos que realizaria a sua prestação de contas e depois disso nos processaria; a Ordem dos Músicos, que tinha ficado de publicar um link em site apropriado com a prestação de contas, ignorou a promessa e não se pronunciou mais após a nova aliança dos presidentes. O Professor Roberto Bueno sempre diz em suas falas que a entidade arca com despesas processuais da gestão anterior e que a OMB/SP ajuda a custear as despesas dos outros estados.

Desde então, inúmeros posts de boas aventuranças foram publicados pelo Sindicato, com fotos de reformas, reuniões com diversos políticos e uso da sigla UGT (União Geral dos Trabalhadores). Diversos músicos visitaram as dependências do Sindicato e deram depoimentos favoráveis às ações em troca de apoios. Nunca na história do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo, se viu um presidente tão bem relacionado, haja vista que se trata do segundo presidente, porque o primeiro, ficou durante 40 anos e não fez nada. Mas o fato intrigante é que apesar de tudo isso, o Sindicato e a OMB/CRESP frequentemente enfrentam problemas sérios de ordem financeira e apesar de sede própria e uma equipe enxuta, a arrecadação anual nunca seria menor do que aproximadamente R$ 3 milhões para cada uma (só em SP).

O jornalista que trabalhava para o sindicato, Marcos Antonio de Oliveira Santos, declarou recentemente num editorial em seu blog (Vide matéria), que não recebeu o salário combinado por seis meses, dos nove em que prestou serviços e está movendo um processo trabalhista. Boatos de que serviços também estariam sendo extintos pelos profissionais também correm no meio dos músicos, apesar de serem todos cobrados pelo sindicato.

O lobby com personalidades e políticos também está se reduzindo e sendo republicadas cenas anteriores para os desavisados, um marketing ao que parece, não está mais dando muito retorno para os músicos, ao contrário do presidente, que já consegue ocupar cargos de extrema confiança. As promessas de gravações com 1 mil Cd's,  carros à disposição para levar músicos ao médico, etc., também são questionáveis.

Processos em segredo de justiça estão correndo e o Ministério do Trabalho parece ignorar o porque processos são abertos e retirados em seguida e por qual motivo acusações dos mais variados tipos que levavam a idoneidade ao questionamento dos envolvidos, foram simplesmente apagados da história.

Apesar do empenho em "mostrar serviço" das entidades defensoras do "músico", os profissionais, parecem mais preocupados na busca do sagrado pão de cada dia e desistiram da preocupação com tudo o que diz respeito à sua profissão, deixando aos denunciantes a nítida impressão de que muita água ainda vai rolar...

Uma coisa é certa, se conflitos e irregularidades continuarem, a PROFISSÃO músico deixará de existir e se tornará apenas uma ATIVIDADE de prestação de serviços. A maior prova disso é que hoje em dia somente alguns órgãos é que ainda exigem a comprovação através da carteira de músico e até mesmo a prefeitura de São Paulo ignora a existência da Nota Contratual. Hoje em dia, qualquer pessoa, mesmo sem comprovar o exercício da profissão, pode se inscrever no MEI - Micro Empreendedor Individual e emitir nota-fiscal de serviços de música ao vivo.

Sendo assim, mesmo que o "casamento" entre OMB/CRESP e SINDMUSSP acabe, os músicos trabalhadores continuarão o seu árduo trabalho, porque até o momento, pouca coisa EM PROL DO MÚSICO melhorou.


Hangout de Mario Henrique de Oliveira











Matérias relacionadas:








Imagens:

Processo OMB/CRESP x SINDICATO




Desistência do Processo da OMB



Carta resposta da Ordem dos Músicos afirmando que os músicos eram práticos na época da eleição








João Carlos Martins relembra no Ensaio momentos marcantes de sua vida e carreira

Ensaio; Lucas Farias, Fernando Faro e Maestro João Carlos Martins
 Foto: Jair Magri
Programa inédito será exibido neste domingo (10/5), às 23h, na TV Cultura.

São Paulo, 7 de maio de 2015 - O maestro João Carlos Martins é o convidado desta edição inédita do Ensaio, apresentado por Fernando Faro, que vai ao ar no domingo (10/5), a partir das 23h, na TV Cultura.

O programa tem início com uma interpretação do Hino Nacional executado pelo maestro na cerimônia da entrega da medalha da Ordem ao Mérito Cultural.

Durante sua participação no Ensaio, Martins fala de sua vida pessoal e de todas as cirurgias que passou, além do acidente que seu pai sofreu quando começou a tocar piano.

Os principais momentos da carreira do maestro são relembrados na entrevista, incluindo seu primeiro concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque (EUA). João Carlos lembra quando tocou para a família de John Kennedy e para o líder cubano Fidel Castro.

O regente comenta também sobre a genialidade dos maestros Eleazar de Carvalho e Heitor Villa-Lobos e apresenta seu projeto social Bachiana Filarmônica. Fugindo da pauta musical, ele fala ainda para Fernando Faro, o Baixo, sobre sua paixão pelo futebol, especialmente pela Portuguesa.

Durante o programa, o maestro conta com a participação de Lucas Farias, um garoto de 15 anos que o acompanha nos concertos.

João Carlos Martins é conhecido por sua história pessoal marcada por lutas e superações, decorrentes da perda do movimento de ambas as mãos depois de uma série de acidentes e complicações de saúde que o impediram de continuar com sua grande paixão: tocar piano.

Em 2003, aos 63 anos, despediu-se do instrumento. Desorientado por um período, decidiu dar uma virada na vida e ser maestro, profissão que o consagrou internacionalmente.
Em abril de 2012, o músico se submeteu a uma bem sucedida cirurgia para recuperar os movimentos da mão esquerda. Ele teve eletrodos implantados no cérebro para restabelecer a coordenação entre o cérebro e os nervos da mão.

Atualmente, João Carlos Martins é regente da Orquestra Filarmônica Bachiana Sesi-SP. O maestro também realiza um projeto de popularização da música clássica e de inclusão social através da formação musical de jovens carentes.

terça-feira, 5 de maio de 2015

ADYLSON GODOY SE APRESENTA COM FAMÍLIA EM HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE CARREIRA

O Maestro Adylson Godoy que este ano etá completando 50 anos de carreira, vai realizar um show imperdível no SESC VILA MARIANA. Intitulado "Vida e Arte", o show traz sucessos autorais do compositor, acompanhados pela Camerata Erudsom composta de 16 músicos.
A surpresa desse show único será a participação da família Godoy no palco. O Maestro Amilson Godoy, o pianista Amilton Godoy e a cantora Adriana Godoy farão participação especial, marcando a data comemorativa e surpreendendo o público com o grande talento musical familiar que é uma das características da dinastia dos Godoy.



Conheça mais sobre o artista:

Maestro Adylson Godoy foi Diretor Musical dos programas “Fino da Bossa”, “Corte Rayol Show” e “Programa Hebe Camargo”. Comandou o programa “Boa Tarde Cartaz”, na TV Excelsior.

Fez os arranjos do disco, “Dois na Bossa Volume Dois”, de Elis Regina e Jair Rodrigues, entre outros tendo inúmeras composições gravadas por estes dois ícones brasileiros.

Obteve dezessete prêmios em Festivais (FIC Maracanãzinho, TV Excelsior, TV Record). Encerrou suas participações em Festivais após obter primeiro lugar no Festival Mundial da Venezuela, “Onda Nueva”, em 1972 com a música “Heróica” tocada por Zimbo Trio, interpretada por Sílvia Maria com arranjo do maestro Ciro Pereira. Vinte e seis países concorreram, bem como músicos de alta importância como Astor Piazzola e Dave Grusin. O júri era composto por nomes internacionais como Franc Purcel, Elmer Bernestain e Charlie Bird.

De 1998 a 2003 apresentou e dirigiu o “Programa Adylson Godoy - Vida e Arte” na Redevida de Televisão apresentando compositores, intérpretes e instrumentistas da música brasileira, levando mais de 200 artistas em rede nacional.

Possui mais de 250 músicas gravadas por nomes como Elizete Cardoso, Taiguara, Rosa Maria, Alaíde Costa, Silvia Maria, Maria Odete, Claudya, Walter Wanderley, Zimbo Trio, Elis Regina, Jair Rodrigues, Agnaldo Raiol, Márcia, Ronie Von, Leni Groves, Joe Pass, Nicolletta e Clara Nunes que se lançou em São Paulo no festival de TV Excelcior em 1966 com a música "Perdão".

No direito autoral, foi fundador do ECAD e na qualidade de Presidente da SICAM – Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais, liderou e venceu a luta contra a estatização dos direitos autorais no Brasil na época da ditadura. De 1996 a 2008 assumiu a Presidência da ASSIM – Associação de Intérpretes e Músicos (fundada por Elis Regina). Atualmente ocupa o cargo de Conselheiro na Ordem dos Músicos do Brasil em São Paulo e no Distrito Federal.

Atualmente desenvolve um projeto na área erudita com composições sinfônicas, com o objetivo de estabelecer uma ponte musical entre o erudito e o popular, notadamente com sua rapsódia escrita com 4 movimentos para piano e orquestra apresentada pela 1ª vez no memorial da América Latina com a Jazz Sinfônica Jovem regida pelo Maestro Roberto Sion e no mesmo local com a banda sinfônica jovem regida pela Maestrina Mônica Giardini.

Nesse espetáculo dia 15/05 - 21 horas - no Sesc Vila Mariana em São Paulo, todo esse segmento sinfônico e litero-musical, estará sendo apresentado com o seu grupo musical "Camerata Erudsom, que será regida pelo Maestro Amilson Godoy, com participação especial do pianista Amilton Godoy e da sua filha Adriana Godoy.

Site: www.adylsongodoy.com.br
Facebook: maestroadylsongodoy

sábado, 2 de maio de 2015

CONJUNTO RETRATOS NO CENTRO CULTURAL JABAQUARA


Os amantes e apreciadores da boa música tem à disposição em São Paulo (Capital) um excelente programa neste final de semana.

No próximo domingo, 03 de Maio, o Conjunto Retratos formado por Alex Mendes (Bandolim), Paulo Gilberto (Flauta), Cesar Ricardo (Violão 7 Cordas), Fernando Henrique (Cavaquinho) e Donisete Fernandes (Pandeiro) apresentam em homenagem ao Dia Nacional do Choro no Centro Cultural do Jabaquara a partir das 11h00 a 102ª edição do Projeto Choro na Manhã.

Realizado a quase 10 anos, o projeto oferece ao público um café da manhã que é servido antes da apresentação e a entrada é gratuita

No repertório, choros de Zequinha de Abreu, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, Candinho do Trombone, Pixinguinha, Marcelo de Souza e Altamiro Carrilho.

DOMINGO | 03 DE MAIO DE 2015 - 11H00 | ENTRADA GRATUITA

AUDITÓRIO DO CENTRO CULTURAL JABAQUARA

Rua Arsênio Tavolieri n.º 45 - Jabaquara São Paulo/SP
(Próximo a Estação Jabaquara do Metrô)
Informações (11) 5011-2421 - Quantidade de lugares: 300

Lulli Chiaro – Nunca Deixe de Sonhar

Lulli Chiaro - Créditos: Marcos Hermes
No dia 18 de junho (quinta-feira) o cantor, pianista e compositor Lulli Chiaro estreia o show “Nunca Deixe de Sonhar” no Teatro Bradesco em São Paulo. A apresentação vai reunir sucessos do novo álbum do artista - composto por 12 faixas em italiano e lançado pela Sony Music – como "Fra Le Nuvole" e “Mi Mancherai, além deconvidados especiais e tantas outras gratas surpresas.
Com certeza será uma noite única e marcante, afinal com todo o seu carisma e romantismo, Lulli vai celebrar o amor, a vida e os sonhos em uma apresentação que decididamente promete ser inesquecível.

O brasileiro Lulli Chiaro tem se destacado cada vez mais no cenário musical. Em apenas 7 meses de lançamento, é o mais novo fenômeno de vendas da gravadora Sony Music.

Serviço Show – Lulli Chiaro – Nunca Deixe de Sonhar
Data: 18 de junho (quinta feira)
Local: Teatro Bradesco
Horário: a partir das 21h30
Endereço: Rua Turiassu, 2100 - 3° Piso – Shopping Bourbon – São Paulo/SP.
Valores: De R$ 40 a R$ 230

http://www.teatrobradesco.com.br/programacao.php?id=607&evento=LULLI+CHIARO
http://www.ingressorapido.com.br/evento.aspx?ID=40345

Capacidade: 1.439 lugares
Informações: (11) 3670-4100

Não precisa dizer nada é o primeiro CD do cantor e compositor Ricardo Ferrara

Dono de um estilo envolvente e próprio, o jovem cantor aposta na qualidade melódica e poética da música sertaneja em tempos de empobrecimento e banalização musical.

Tudo começou no começo de 2002, quando Ricardo Ferrara decidiu gravar música sertaneja, ao agarrar a oportunidade que lhe aparecera de se apresentar no Canal do Boi, programa Show Brasil, na época, apresentado pela cantora Beth Guzzo.

Dadas as dificuldades próprias de uma produção / divulgação independente, teve que por um tempo, abrir mão do projeto musical, fazendo duas faculdades (Sistemas de Informação e Filosofia), trabalhando no levantamento das divisas que viabilizaria tal projeto. Foi em 2009 que o cantor e compositor retomou a produção de seu CD, atuando ele próprio na finalização da obra.

Participou de festivais de música religiosa, shows populares na praça e apresentações em bares paulistanos sempre tomados de emoção e um talento particular para a música, demonstrando, assim, sua habilidade para a música e o início de uma carreira longa. Ferrara investe na carreira artística muito cedo, buscando sempre acompanhar as tendências na área e na capacitação vocal. O cantor e compositor assina três composições de sua autoria: É você que me faz crescer, Um completa o outro e a música de trabalho que promete estourar nas paradas: Não precisa dizer nada, um belo arremate entre poesia, sensibilidade e interpretação. Destaque também para a versão Preciso te esquecer da canção Traces of Love, uma preciosidade do rock clássico da banda The Classics IV, interpretada com maestria por Ferrara.

Ricardo Ferrara também compõe e canta canções-mensagens, canções que tratam sobre valores humanos, da família, sobre Deus. Em 2012 participou de uma coletânea com duas composições próprias Aviva e Amizade divina.

Perfil:

Ricardo Ferrara é paulistano, mestre em Filosofia pela USJT, bacharel em Sistemas de Informação pela Unibero e bacharel em Filosofia na Universidade São Judas Tadeu. Participou de alguns programas de televisão, entre eles, o Canal do Boi, Rede Brasil, TV Século XXI, entre várias tv’s web’s e rádios comunitárias do Brasil e mundo.

Campanha “Vizinho Rockstar”

Guitar Player usa as reclamações dos vizinhos para encontrar os guitarristas mais esforçados de São Paulo

Pelo Futuro do rock, a revista encontra os guitarristas mais barulhentos da cidade.

Ao invés de receberem um multa ou um pedido para parar de tocar, dessa vez, os jovens guitarristas receberam um incentivo para continuar praticando. A campanha é assinada pela Leo Burnett Tailor Made

O futuro do rock depende de pessoas esforçadas. Mas como encontrar guitarristas que realmente ficam horas dedilhando uma guitarra? Quanto mais esforçado o guitarrista, mais ele incomoda os vizinhos. Foi a partir dessa ideia que a Revista Guitar Player lançou a campanha Vizinho Rockstar. Que tem como objetivo procurar guitarristas, na cidade de São Paulo, que se esforçam muito para, quem sabe um dia, serem um rockstar.

Para encontrar os guitarristas mais esforçados, a Guitar Player usou o banco de dados de reclamações dos condomínios e rastreou o nome e o endereço dos guitarristas campeões de reclamações.

Vitor Melly Cabredo (19 anos) e Elisa de Manincor Basile (17 anos) estavam no topo da lista. E como forma de incentivo e para garantir que, mesmo diante de tantas reclamações dos vizinhos, eles não deixassem de praticar, a Guitar Player surpreendeu os jovens guitarristas com um revestimento acústico em seus quartos, um guitarra especial feita pelo renomado Seize Tagima e ensinou o método exclusivo da Guitar Player. O guitarrista Luiz Carlini, uma lenda do rock brasileiro, foi o embaixador da causa. Ele foi o responsável por ir até a casa dos guitarristas fazer a surpresa.





A campanha “Vizinho Rockstar” foi idealizada pela agência Leo Burnett Tailor Made e visa incentivar os novos talentos do Rock.

Sinfônica de Piracicaba faz nova seleção de instrumentistas



A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) informa a abertura de novos testes para instrumentistas de oboé e trombone (estagiário) e contrabaixo (profissional). As inscrições devem ser feitas até às 9h do dia 12 de junho, pelo e-mailsinfonica.piracicaba@gmail.com.

No e-mail devem ser mencionados nome completo, data de nascimento, endereço, telefone com DDD, instrumento, currículo de estudos e atividades musicais, além do nome do professor (se houver).

Os testes de aptidão, aos cuidados do maestro Jamil Maluf, regente titular e diretor artístico da OSP, acontecem às 9h30 do dia 13 de junho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, o Teatro do Engenho (avenida Doutor Maurice Allain, Parque do Engenho Central).

O candidato deve executar uma peça de livre escolha. As notas mínimas para admissão são oito (estagiário) e nove (profissional). Caso haja mais de um candidato aprovado no instrumento, será selecionado o que obtiver maior nota, sendo que os demais permanecem na lista de suplência e aguardam a chamada sem necessidade de novo teste.

Por concerto, os cachês são de R$ 800 para instrumentistas estagiários e R$ 1.200 aos que forem aprovados como profissionais. Eventuais dúvidas devem ser enviadas por e-mail.

Os selecionados irão atuar na Temporada de Concertos 2015, com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). As apresentações mensais, sempre com entrada gratuita, acontecem até dezembro no Teatro do Engenho, sob regência de Jamil Maluf e maestros convidados. A abertura da programação, em 11 de abril, teve o pianista Eduardo Monteiro como solista.

CONCERTO – A próxima agenda da Sinfônica está programada para 9 de maio, às 19h45, no Teatro do Engenho. A condução é do regente convidado Thiago Tavares, com solo da meio-soprano Luciana Bueno, uma das mais respeitadas intérpretes de Carmen. Antes da apresentação acontece a palestra O Meu Concerto de Hoje, com Jorge Coli, professor de história da arte da Unicamp e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na mesma instituição.

Com 115 anos de história, completados em 24 de março, a OSP é reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública. Sua primeira apresentação ocorreu em 24 de março de 1900, na Catedral de Santo Antônio, então chamada de igreja matriz, sob regência de Lázaro Lozano.