Programa Músico Empreendedor

quarta-feira, 27 de março de 2013

Oi E Oi FUTURO ANUNCIAM SELEÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS DE 2013

· Edital beneficia 103 projetos culturais de 12 estados brasileiros por meio do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados e de cessão de espaço 

§ Oi reafirma pioneirismo no fomento à cultura no Brasil

· Seleção traz atrações internacionais aos centros culturais do Oi Futuro e destaca produção artística regional, apoiando iniciativas fora das capitais

Rio de Janeiro, 27 de março de 2013 – A Oi e o Oi Futuro anunciam nesta quarta-feira, 27 de março, o resultado da seleção de projetos culturais para 2013. Nesta edição, foram beneficiados 103 projetos de 12 estados brasileiros, nas áreas de audiovisual, artes cênicas, artes visuais, cultura popular, dança, espaços culturais, música, patrimônio cultural, pensamento, publicação e documentação e transmídia. A lista pode ser acessada no site www.oifuturo.org.br

“A Oi se orgulha de seu papel pioneiro no fomento à cultura em todo o Brasil. A atuação do Oi Futuro, o instituto de responsabilidade social da Oi, no incentivo às atividades culturais, beneficiou todas as regiões do país em seus 12 anos de história, inclusive com a criação de centros culturais no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte”, diz José Augusto da Gama Figueira, presidente do Oi Futuro.

Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

O Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados tem como objetivo estimular a produção artística no Brasil, valorizando a diversidade como elemento fundamental da identidade nacional. O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis de incentivo à cultura de todo o país. Nesta edição, foram beneficiadas iniciativas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Goiás, Pará, Maranhão e Paraíba.

Neste ano, nos centros culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a seleção seguirá oferecendo ao público atrações internacionais e nacionais de alta qualidade a preços populares ou com entrada franca.

Nas artes visuais, foram escolhidos projetos que prometem atrair grande público, como a Mostra de Arte Portuguesa; a exposição Magnum Contact Sheets, com fotos da agência internacional de fotojornalismo; e a coletiva BRICS, com obras de artistas contemporâneos do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Já nas artes cênicas, foram escolhidos projetos como “Monster”, peça de Daniel McIvor, autor de “A Primeira Vista”; “Uma Vida Boa”, adaptação para os palcos do filme “Meninos Não Choram”, que deu o Oscar a Hillary Swank em 2000; e a produção infantil “O Mundo Encantado Buarque de Hollanda”, inspirada na obra de Chico Buarque. Projetos que se consagraram dentro dos centros culturais do Oi Futuro, como FILE Rio, Multiplicidade, Festival Novas Frequências, Levada Oi Futuro, Mostra Live Cinema e Poesia Visual, que traduzem a união entre arte e tecnologia, marca do instituto, também seguirão sendo apoiados.

“No Rio de Janeiro, o Oi Futuro teve papel precursor na retomada cultural da cidade, sendo um dos primeiros institutos a oferecer um centro cultural com programação extensa e variada focada na convergência entre arte e tecnologia”, lembra o presidente do Oi Futuro. “A Oi aproveita este caso de sucesso para estender a outras regiões do país o seu papel de fomentar a cultura”, afirma Figueira.
Um dos destaques da edição 2013 do edital é a seleção de grande número de projetos sediados fora das capitais, como a Orquestra de Sopros de Pindoretama (CE), o Festival de Rabeca de Bom Jesus (PI), o Festival Nacional de Teatro Universitário de Pirenópolis (GO) e o Cinema no Rio (MG). Também foram escolhidos projetos de importância nacional, que já têm uma tradição na agenda cultural brasileira, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Festival de Cinema de Gramado, o Festival do Rio e o Anima Mundi, plataformas de difusão da produção desenvolvida em todo o Brasil.

Apoiado em conceitos como acesso e inovação, o programa incentiva iniciativas que valorizem talentos regionais, possibilitem o intercâmbio de ideias, e promovam a convergência entre arte e tecnologia. Também são considerados aspectos relevantes a capacidade de formação de novas plateias, a criação de novas oportunidades de trabalho e de formação de artistas.

Os projetos terão a confirmação do patrocínio condicionada à apresentação dos certificados válidos nas Leis de Incentivo à Cultura.

Seleção para cessão de espaço

Além dos projetos selecionados para patrocínio, o edital vai beneficiar sete projetos em Minas Gerais pela modalidade de cessão de espaço do centro cultural do Oi Futuro em Belo Horizonte. São iniciativas das áreas de música, artes cênicas e artes visuais, que ocuparão as galerias ou o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, reafirmando o compromisso do Instituto no campo da sustentabilidade, com o apoio e o desenvolvimento de parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.


SERVIÇO:
Divulgação dos projetos culturais selecionados 2013
Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados
Modalidade Cessão de Espaço
www.oifuturo.org.br

domingo, 17 de fevereiro de 2013

UFSCar divulga o resultado do processo seletivo para curso presencial de música


Candidatos convocados na primeira chamada devem comparecer ao prédio do Laboratório de Musicalização, localizado na área Sul do campus São Carlos, no dia 18 de fevereiro

Ontem, dia 14 de fevereiro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o resultado final do processo seletivo do Curso de Musica - Licenciatura, ofertado na modalidade presencial. A relação dos candidatos aprovados, a lista de espera e o regulamento do processo seletivo devem ser conferidos na página da UFSCar, em www.ufscar.br.
O Curso de Música - Licenciatura é o único ofertado pela UFSCar na modalidade presencial que não participou do processo seletivo feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em razão da necessidade de participação do candidato em uma prova de conhecimento e habilidade específica, além de terem sido usados neste processo seletivo os resultados do Enem 2012.
Para requerer a matrícula, os candidatos convocados na 1ª chamada devem comparecer ao Laboratório de Musicalização (Labi - Musicalização), localizado na área Sul do campus São Carlos, próximo ao prédio da Pró-Reitoria de Graduação, no dia 18 de fevereiro. O horário de atendimento será das 14h30 às 17h30. Os documentos exigidos devem ser consultados no regulamento do processo seletivo e os estudantes que optaram pelo ingresso por reserva de vagas nos termos da Lei 12.711/2012 devem estar atentos à documentação específica exigida para comprovação de sua opção.
A consulta ao boletim individual do candidato está disponível na página da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria do Vestibular da UFSCar pelo fone (16) 3351-8152 ou pelo e-mail covest@ufscar.br.


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

THEATRO SÃO PEDRO ABRE INSCRIÇÕES PARA ACADEMIA DE ÓPERA


THEATRO SÃO PEDRO ABRE INSCRIÇÕES PARA ACADEMIA DE ÓPERA,
ANUNCIA A TEMPORADA 2013 E CRIA SÉRIES DE ASSINATURAS
Em nova fase, teatro divulga projetos e a temporada
completa de óperas, concertos e música de câmara

O Theatro São Pedro, equipamento do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, começa o ano com novidades que incluem a Academia de Ópera, o anúncio da temporada completa de 2013 e a abertura de séries de assinaturas, com pacotes de ingressos para as óperas e concertos.

Para ajudar a preencher uma lacuna na formação dos cantores líricos brasileiros, a Academia Ópera do Theatro São Pedro abre de 5 a 28 de fevereiro de 2013 inscrições para sua primeira turma, a ser formada por 18 integrantes (9 homens de 18 a 32 anos e 9 mulheres entre 16 e 32 anos). Estes jovens cantores irão participar de aulas e palestras com artistas da Temporada 2013 do Theatro São Pedro, sendo orientados com relação a estilo, interpretação cênica e musical e construção de personagem, além de terem aulas magnas de canto. Dentre os artistas com os quais trabalharão estão Davide Garattini, Bruno Praticò, José Bros, Lívia Sabag, Steven Mercurio, Annick Massis, Carlos Morejano, Vitor Philomeno e Emiliano Patarra. Além disso, os 18 cantores farão ensaios regulares dedicados exclusivamente à aplicação do conteúdo estudado, com a Orquestra do Theatro São Pedro, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo, e poderão ser convidados a integrar os elencos jovens das óperas da temporada.

Para o maestro Emiliano Patarra, diretor artístico do Theatro São Pedro, há uma dificuldade muito grande para o jovem cantor ingressar na vida profissional. “Eles costumam frequentar aulas de canto, com seu professor e um piano, e aguardar uma chance em uma das montagens esporádicas realizadas nesta cidade, sem ter a oportunidade de atuar com uma orquestra, de juntar cena e música, de vivenciar a acústica de uma sala de espetáculos.”

O Theatro São Pedro também anuncia a Temporada 2013 de óperas, concertos e de música de câmara. Serão quatro óperas durante o ano, sendo uma homenagem aos 15 anos da reinauguração do Theatro (La Cenerentola, de Rossini), uma estreia mundial comissionada ao compositor Ronaldo Miranda e com libreto de Jorge Coli (O Menino e a Liberdade), além de montagens em homenagem aos compositores Benjamin Britten (A Volta do Parafuso) e Giuseppe Verdi (Falstaff). O Theatro São Pedro realiza ainda oito concertos em 2013 e dá continuidade à bem-sucedida série de música de câmara Música ao Meio-Dia, que acontece às segundas-feiras.

Dentre os músicos que se apresentarão na Temporada 2013 estão artistas como o tenor uruguaio Leonardo Ferrando, o barítono argentino Leonardo López Linares; o tenor espanhol José Bros, a soprano francesa Annick Massis, a mezzo chilena Graciela Araya, o baixo italiano Bruno Pratico, a brasileira Eliane Coelho, dentre outros grandes nomes, além do violonista Fábio Zanon, o pianista Eduardo Monteiro e os diretores de cena Davide Garattini, Livia Sabag, Mauro Wrona e Stefano Vizioli.

Além da temporada completa, o Theatro São Pedro também anuncia para 2013 suas primeiras Séries de Assinaturas (séries Piratininga e Paulista), com pacotes de ingressos com 30% de descontos em relação aos preços de bilheteria e a garantia de lugares marcados. Os valores das assinaturas variam de R$ 182,00 a R$ 357,00, dependendo do setor do teatro, e poderão ser adquiridas pela na bilheteria do teatro de 11 de fevereiro a 15 de março de 2013.

Segundo Ronaldo Bianchi, diretor executivo do Instituto Pensarte, Organização Social da Cultura gestora do Theatro São Pedro, “é um novo momento para o Theatro São Pedro, com um projeto pedagógico importante, uma temporada regular, novos projetos e muitos estudos sendo feitos junto à Secretaria de Cultura para melhorias e inovações na estrutura física do teatro e entorno”.

SERVIÇO
ACADEMIA DE ÓPERA
Para cantores entre 18 e 32 anos e cantoras entre 16 e 32 anos.
Inscrições
05 a 28 de fevereiro de 2013
Informações e formulário de inscrições no site www.theatrosaopedro.org.br.
Audições
2, 3 e 4 de março
Divulgação dos selecionados
4 de março pelo site www.theatrosaopedro.org.br

ASSINATURAS – Temporada 2013
Venda de assinaturas
De 11 de fevereiro a 15 de março de 2013
Preços
Plateia                  R$ 357,00
1º balcão             R$ 210,00
2º balcão             R$ 182,00
Descontos
Estudantes, aposentados, pessoas acima dos 60 anos e professores da rede pública estadual, devidamente identificados, têm desconto de 50% nas assinaturas.
Como comprar
Na bilheteria
Rua Barra Funda, 171 - São Paulo - Metrô Marechal Deodoro
Terça a domingo, das 10 às 18 horas. Em dia de evento noturno, até o início do espetáculo.
[$ - dinheiro, cheque, cartões de crédito e débito]

Theatro São Pedro
Rua Albuquerque Lins, 207
São Paulo - Metrô Marechal Deodoro
T 11 3667.0499
636 lugares

sábado, 26 de janeiro de 2013

Moda masculina: Dicas para disfarçar a barriga e ficar com o visual mais enxuto



O consultor de estilo da Alfaiataria Persona, Luiz Aziz Neto, dá dicas para disfarçar a barriga usando costume ou terno

Assim como as mulheres, os homens poder usar alguns truques para disfarçar a silhueta acima do peso.

Para ficar com o visual mais enxuto e esconder a barriga e os quilinhos indesejáveis é preciso escolher a roupa certa. Quem trabalha no meio corporativo e precisa usar o terno ou costume diariamente também pode disfarçar o peso.

Assim como vale para as mulheres, as cores escuras também são as mais indicadas para os homens que querem esconder as gordurinhas. O costume preto é um excelente aliado para disfarçar o peso. Tecidos com riscas verticais discretas também são boas escolhas.

De acordo com Luiz Aziz Neto, consultor de estilo e proprietário da Alfaiataria Persona, outra dica para disfarçar a saliência é deixar o paletó fechado quando você estiver de pé. “Quando o paletó está aberto ele deixa a barriga aparecer e dá a impressão de que ela é maior”, conta.

Camisas mais claras que o costume e gravatas com cores ousadas também são indicadas para ficar com o visual mais enxuto. Assim, quando o paletó estiver fechado a gravata vai se destacar e tirar a atenção da barriga.

Para ajudar os homens a se vestirem corretamente nos ambientes corporativos e potencializar o visual, a Alfaiataria Persona, loja especializada em moda masculina de alto padrão, conta com serviço de consultoria empresarial de moda.

O serviço de agendamento, a Alfaiataria Persona pretende facilitar a vida do homem moderno e atualizado.

Totalmente personalizado, o serviço leva os profissionais da Alfaiataria Persona até o cliente, além do proprietário e consultor de estilo, Luiz Aziz Neto, que esclarece as dúvidas de moda masculina, prestando o serviço de consultoria empresarial de moda, instruindo os profissionais da empresa com o que pode e o que não pode dentro de cada organização.

A consultoria de moda pode ser realizada tanto para um grupo de funcionários, como também, pode ser feita apenas para uma única pessoa.

A Alfaiataria Persona também oferece serviços sob medida de ternos, costumes, smokings, elaborados com tecidos finíssimos e de alto padrão, tais como Ermenegildo Zegna, Reda, Loro Piana, entre outras marcas.

Localizada em uma região conceituada da cidade de São Paulo, a Persona oferece um ambiente agradável e atendimento diferenciado a todos os seus clientes. Dirigida por Aziz, o estabelecimento tem o foco no homem que não abre mão da sofisticação e dos serviços exclusivos aliados à precisão e comodidade do mundo moderno.


Alfaiataria Persona
Alameda Franca, 1185
Jardins – São Paulo
(11) 3085.1994






Abertas inscrições para masterclasses gratuitas em Trancoso


Abertas inscrições para masterclasses gratuitas durante o festival internacional Música em Trancoso 2013

Estudantes avançados de música poderão se inscrever para aulas de aprimoramento de técnica e interpretação com renomados virtuoses

Paralelamente ao festival internacional Música em Trancoso 2013, que será realizado de 23/02 a 2/03, renomados professores e virtuoses do mundo, muitos deles integrantes da Filarmônica de Berlim, ministrarão diariamente clínicas de técnica e interpretação (masterclasses), de instrumento e canto, para estudantes avançados de música de todo o País. As masterclasses serão realizadas de 23/02 a 1/03, das 9h às 12h, e cada classe terá um intérprete para traduzir aos alunos as orientações do professor.

As masterclasses são gratuitas e as inscrições devem ser feitas pelo site www.musicaemtrancoso.com.br, a partir de 1º de fevereiro, mediante preenchimento de formulário, envio de currículo atualizado e de vídeo (curto) com movimento de uma obra escolhida pelo candidato.

Os alunos que forem selecionados terão o privilégio de fazer as aulas no novo anfiteatro – no alto do canyon, em perfeita harmonia com a deslumbrante paisagem da região –, que será inaugurado durante o festival Música em Trancoso, além de assistir aos concertos diários.

Programação Masterclasses 2013

INSTRUMENTO
PROFESSOR
DATAS
Violino
Rüdiger Liebermann
Fev 23, 24, 26, 27 e 28 / Mar 1
Viola
Walter Küssner
Fev 23, 24, 26, 27 e 28 / Mar 1
Contrabaixo
Edicson Ruiz
Fev 23, 24, 26, 27 e 28 / Mar 1
Clarinete
Walter Seyfarth
Fev 23, 24, 26, 27 e 28 / Mar 1
Flauta
Benoit Fromanger
Fev 23, 24, 26, 27 e 28 / Mar 1
Piano
David Gazarov
Fev 23, 24, 26, 27 e 28 / Mar 1
Violoncelo
Leonard lschenbroich
Fev 26, 27, 28 / Mar 1
CANTO
PROFESSOR
DATAS
Baixo-barítono
Martin Snell
Fev 23
Mezzo-soprano
Kathrin Hildebrandt
Fev 24
Tenor
Fausto Reinhardt
Fev 26
Soprano
Melinda Parsons
Fev 27

O Festival
Lançado com sucesso em 2012, como iniciativa pioneira no País, por sua localização, abrangência sociocultural e qualidade da programação musical, o Música em Trancoso 2013 inaugura seu grande símbolo da sustentabilidade: um anfiteatro permanente. O novo espaço abrigará oito dias de muita música, com concertos eruditos, apresentações de jazz, bossa nova e jam session. No palco, prestigiados solistas da Europa, Estados Unidos e América do Sul se apresentarão ao lado da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, regida por Cláudio Cruz, e da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), conduzida pelo maestro Ricardo Castro, instituições reconhecidas internacionalmente. Entre os convidados internacionais, Walter Küssner (viola), Rüdiger Liebermann (violino), Benoit Fromanger (flauta), David Gazarov Trio (Jazz), Leonard Elschenbroich (violoncelo), Martin Snell (barítono) e Kathrin Hildebrandt (soprano). Cesar Camargo Mariano virá ao País especialmente para comandar, mais uma vez, as noites dedicadas à bossa nova, que terá Leny Andrade como convidada especial, e jam session.

A programação completa do evento, que é gratuito, e reservas de ingressos estão disponíveis no site www.musicaemtrancoso.org.br.

SERVIÇO:
Música em Trancoso 2013
Masterclasses
Inscrições de 1º a 8/02 pelo site www.musicaemtrancoso.com.br, pelo email masterclasses@musicaemtrancoso.org.br ou pelo telefone (11) 3815.6377




Editais para produtores negros: inscreva-se nas oficinas de capacitação


Atividades acontecem em diversas regiões, na capital e no interior paulista

A Representação Regional São Paulo do MinC e a Representação Regional da Palmares oferecerão dez (10) oficinas regionais de capacitação. O objetivo é divulgar os editais para produtores e criadores negros e auxiliar nossos fazedores de cultura no processo de inscrição. A participação nas oficinas é gratuita e não há nenhum pré-requisito. Além disso, a equipe da RRSP mantém um plantão de atendimento aos proponentes, em horário comercial, na Rua Formosa, 367, 21º andar (Vale do Anhangabaú).
Os editais para produtores negros foram lançados pela Ministra Marta Suplicy no dia 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Seu objetivo é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; também premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 anos; investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o país.
O Ministério da Cultura distribuirá cerca de R$ 9 milhões em ações da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria do Audiovisual (SAv). Trata-se de uma parceria entre o MinC, a Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR).
Escolha a melhor data e local, inscreva-se e participe!
Oficinas de capacitação para inscrição em Editais para produtores negros
29/jan – Registro (Vale do Ribeira)
14h – Anfiteatro KKKK – Parque Beira Rio – Rua Miguel Aby-Azar, 224- Centro
30/jan – Capital (zona leste)
14h30 – Salão da Igreja São Francisco – Rua Miguel Rachid, 997 – Ermelino Matarazzo
31/jan – Cubatão (Baixada Santista)
19h – Bloco Cultural do Paço Municipal – Praça dos Emancipadores, s/n – Centro.
05/02 – Capital (zona leste)
14h – Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes – Av. Inácio Monteiro, 6900
19/02 – Sertãozinho (região nordeste do Estado)
8h30 – Teatro Municipal de Sertãozinho “Olímpia Faria de Aguiar” – Rua Washington Luiz, 1131 – Centro
20/02 – Capital (zona norte)
14h – CEU Jaçanã – Rua Antonio Cesar Neto, 105, Portaria 1 / Rua Mario Lago, 46 (antiga Costa Brito) Portaria 2 – Jaçanã
21/02 – Presidente Prudente (região oeste do Estado)
09h – Auditório do Centro Cultural Matarazzo – Rua Quintino Bocaiúva, 749- Vila Marcondes
23/02 – Capital (centro)
10h – Funarte – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos
26/02 – São José dos Campos (Vale do Paraíba)
19h – Fundação Cassiano Ricardo – Av. Olido Gomes, 100 – Santana – Entrada pelo Parque Cidade
28/02 – Capital (zona sul)
18h – Rua Luiz Fonseca Galvão, 248 – Capão Redondo
Para mais informações ligue para: 2766.4300

Saiba mais sobre os editais:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

II Salão Internacional Gospel em São Paulo



"Música que transforma vidas"

A primeira edição do Salão Internacional Gospel já passou escrevendo história e acompanhando toda a efervecência, popularidade e profissionalização de um mercado abençoado por Deus e bonito e iluminado por natureza, que não para de crescer. 
A Música Gospel brasileira hoje é um sucesso! Fatura bilhões e chama a atenção de mídias, gravadoras, políticos e investidores dispostos a mergulhar nesse mar de ritmos e cifrões, cheio de oportunidades e grandes peixes. 
Pesquisas recentes revelam que esse mercado é um dos mais rentáveis no país. Segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD), o estilo está presente entre os 20 CDs mais vendidos no Brasil. A Música Gospel, que tinha espaço apenas dentro das igrejas no início do século XIX, hoje é executada em todos os cantos do mundo. No Brasil, espalhada em hipermercados, lojas de conveniência e lojas de discos, ela é um sucesso! E não existe exagero nos números. A verdade é que atualmente o mercado evangélico brasileiro movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano. 
Diariamente as igrejas recebem novos convertidos, que passam a consumir vorazmente os produtos cristãos. E a música é o carro-chefe deles e é o único segmento fonográfico que cresce em venda de discos no País. Além desses, outros números chamam a atenção: em 2011, o volume de vendas de instrumentos musicais, acessórios e sonorização chegou a movimentar R$ 650 milhões. 
No mesmo ano, mais de 2 milhões de empregos foram gerados pelo setor. Foram vendidos R$ 500 milhões em CDS e DVDS e gastos R$ 2 bilhões se somarmos à venda de discos a produção de shows e eventos musicais. Recente matéria publicada na Revista Veja chegou a classificar o segmento como "um mercado que não conhece crise" por ser pouco afetado pela pirataria moderna e pelo compartilhamento de mp3 na Internet. 
O que era antes um mercado pequeno, fechado em si, com produções de baixa qualidade, passou a ser um mercado forte com um poder econômico avassalador. Segundo a revista, são 600 rádios brasileiras que transmitem programação Gospel no Brasil, 128 gravadoras. Sendo que a faixa etária que concentra a maioria dos fãs do gênero é de 25 a 40 anos, onde 66% são do público feminino e 56% da Classe C. 
No portal do UOL, escreveram que o mercado evangélico, num todo, cresce 8% ao ano, sendo mais de 55 milhões de evangélicos e anualmente são abertos 14 mil templos, onde a expectativa é que, até o final de 2012, este número atinja a casa das 60 milhões de pessoas espalhadas em mais de 240.000 templos, incrementando ainda mais os negócios Gospel. Luís André Brunet, pesquisador da SEPAL, prevê que em 2020 os evangélicos chegarão à marca de 109,3 milhões (52%) num total de 209,3 milhões de brasileiros, isto obviamente se a taxa de crescimento se mantiver nos patamares anteriores, sendo metade da população brasileira formada por evangélicos, o que consequentemente também reflete no segmento da Música Gospel.
Na esfera política, primeiro no Estado do Rio de Janeiro, a Música Gospel foi reconhecida como manifestação cultural e está inclusa na Lei 5.826, de 20 de Setembro de 2010, de autoria do Deputado Edson Albertassi, sancionada pelo Governador Sérgio Cabral. A lei criou facilidades na obtenção de patrocínios de empresas privadas para os eventos, ampliando ações e estimulando o crescimento do segmento. Em Janeiro de 2012, houve o reconhecimento nacional da Música Gospel como manifestação cultural. A lei 12.590 foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff, alterando a Lei Rouanet para estender os benefícios da renúncia fiscal também à Música Gospel. O texto abrange no escopo da Lei Rouanet (legislação que define o leque de atividades culturais passíveis de financiamento público), o artigo 31-A, que estabelece o seguinte: "Para os efeitos desta Lei, ficam reconhecidos como manifestação cultural a Música Gospel e os eventos a ela relacionados, exceto aqueles promovidos por igrejas." O maior país católico da América Latina está cada vez mais evangélico!
O termômetro de todos esses números é a popularização do estilo, notado nos últimos anos nas grandes mídias: em 2007, na novela "Duas Caras", da Rede Globo, a cantora evangélica Aline Barros teve sua música "Recomeçar" incluída na trilha sonora do folhetim. Em 2009, o sucesso "Faz um milagre em mim", do cantor Regis Danese, virou tema até dos gols do "Fantástico". Em 2010, anúncios do Ministério Diante do Trono, Irmão Lázaro, participações de Fernanda Brum, Aline Barros e Ana Paula Valadão no "Domingão do Faustão" e muitas premiações como o prêmio Hutúz, onde Dj Alpiste, rapper gospel, foi um dos premiados e até o Grammy Latino, que em anos passados premiou a cantora Soraya Moraes e, recentemente, Marina de Oliveira e Aline Barros na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa. Em 2011, as portas se abrem no SBT com o quadro "Tem um cantor Gospel lá em casa" dentro do Programa Eliana, produzido em parceria com os idealizadores do Salão Internacional Gospel, sendo sucesso de audiência por 2 meses seguidos com apresentações dos maiores nomes da Música Gospel aos domingos à tarde, como Marina de Oliveira, Cassiane, Irmão Lázaro, Oficina G3, Régis Danese, Diante do Trono, Fernandinho, Aline Barros, Fernanda Brum, Bruna Karla, entre outros, sendo apontado pelos críticos como o grande momento da Música Gospel de 2011. Era o que faltava para que grandes emissoras, como a Rede Globo, se renderessem de vez à força da Música Gospel criando, então, o Troféu e o Festival Promessas, colocando no "Show da Virada" Aline Barros cantando e proporcionando várias entrevistas nos telejornais.
Em 2012, o ano começa cheio de graça embalado pela Música Gospel, com Pregador Luo e Diante do Trono no programa global do Luciano Huck. Em abril do mesmo ano, ocorre a canalização de tudo isso, o estilo estava às vésperas de viver uma verdadeira revolução cultural. No dia 12 de Abril de 2012, representando todo esse aquecimento, acontece a primeira edição do Salão Internacional Gospel, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A feira  passa a representar a música e a cultura Gospel e em Setembro aparece no calendário oficial das "Principais Feiras de Negócios do Brasil" como única representante do setor, depois desse evento nada seria como antes...
Durante os três dias de feira, muito foi pensado, falado e discutido sobre a comunidade Gospel, sua evolução e profissionalização no Brasil. Quem visitou o evento pode participar de palestras e seminários que levaram o público e profissionais do segmento à reflexão e entendimento do que é o setor e para onde está indo. Os visitantes puderam mergulhar, aprender e se emocionar com a história da Música Gospel brasileira, contada desde a década de 50 pela Exposição "Gospel Memórias - Dias que não voltam mais". Mais de 200 nomes da Música Gospel brasileira, numa verdadeira maratona de shows, passaram pelos palcos do Salão Gospel misturando adoração, samba, rock, pop, rap, sertanejo, entre outros estilos. Ocorrendo, também, uma mistura de gerações, o que foi aprovado de imediato pelo público visitante e pelos convidados do evento: São de Luiz Roberto (41), advogado, as palavras: "Foi muito bom vir com a família nesse evento. Pude encontrar nos corredores com nomes que fizeram parte da minha vida, como Adhemar de Campos, Jaime Kemp, Jerusa da Banda Rara, Mara Maravilha, entre outros. E o melhor, nunca pensei de poder ouvir, por exemplo, o Pastor Adhemar cantando com um dos integrantes do FLG. Isso foi bárbaro! A estrutura do evento e a limpeza impecável. Fiquei feliz, pois em outros eventos semelhantes tive que trocar meu bebê no carro, pois não tinha fraldário... No Salão, a organização teve essa preocupação com as famílias que visitaram o evento. Gostei! Ano que vem volto!". A cantora e apresentadora de TV Mara Maravilha, na ocasião, declarou: "A iniciativa foi totalmente inovadora. Estrutura maravilhosa! Algo bem impactante, uma feira dedicada a música cristã com certeza já é sucesso para a glória do nome do Senhor Jesus! Explêndida a exposição "Gospel Memórias", me senti muito emocionada ao ver os momentos históricos da trajetória de grandes nomes da música cristã." Para o Maestro Eduardo Roz, o Salão foi um grande momento de fazer contatos. Ele disse: "Estive lá, palestrei, toquei, cantei e me relacionei com diversas vertentes do Mercado Gospel, centenas e centenas de pessoas de outros estados e alguns países, que conheciam meu trabalho e puderam prestigiar toda a feira. Convoco a todos os expositores para que ampliem os espaços para o próximo ano." E, ainda, o jornalista Fernando Vannuci explanou: "Muito legal a iniciativa do Salão Gospel. Acredito que o crescimento dos evangélicos é uma tendência e que precisam se profissionalizar", conclui.
Ao sentir a necessidade citada por Vannuci é que os cantores do universo Gospel estão se profissionalizando mais e aprendendo a usar as mídias a seu favor, para divulgação dos seus trabalhos, explorando muito bem, por exemplo, a internet, com sites e espaços em redes sociais. O crescimento dos programas de tevê, jornais, revistas, portais, blogs e sites especializados, além de um grande número de rádios apenas tocando o segmento, somam a essa expansão do mercado de Música Gospel. Outro aspecto é a demanda pela procura de profissionais capacitados em assessoria de imprensa e de marketing, substituindo de vez o antigo divulgador amador por profissionais gabaritados para trabalho de imagem com escritórios especializados. Essas iniciativas tornam o artista conhecido e respeitado em outros segmentos. Tudo isso reverte em vendas. O Salão Gospel também tem esse compromisso: investir na aprendizagem e aperfeiçoamento dos profissionais do setor.
Em 2013, de 19 a 21 de Abril, no Centro de Exposições Imigrantes, idealizado pelo Grupo MR1, primeira agência especializada e líder no mercado Gospel e organizado pelo Grupo Cipa Fiera Milano, que mantém escritórios no Brasil, Itália, Índia, China e Cingapura, acontece o II Salão Internacional Gospel, a maior feira de música e cultura Gospel da América Latina. O que era bom, vai ficar ainda melhor! Além de cantar e tocar para Deus, que é o nosso principal objetivo e daí surge o tema 2013 do Salão "Música que transforma vidas", somos também divulgadores da cultura cristã. Assim como em outros grupos, também cultivamos atividades, modos de agir, costumes, crenças, as leis de Deus e dos homens. Temos nossa arte, hábitos adquiridos dentro de um grande grupo, porque não dizer, dentro de uma grande comunidade evangélica, que estão sempre evoluindo, fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores materiais e também espirituais. Então, nós, evangélicos brasileiros, temos uma cultura que nos representa e que deve ser entendida, pensada e divulgada e esse é um dos grandes objetivos do Salão. Fazer a sociedade refletir sobre os evangélicos e o que representam hoje dentro da sociedade brasileira. Dentro da segunda edição da feira, teremos o 2º Fórum de Música Gospel, com palestras para lojistas, livreiros, músicos, lideranças e profissionais do setor. Um dos assuntos pautados é a Cultura Gospel, além disso, outras novidades serão: A Exposição Gospel Vinil, que  pretende reunir um acervo rico de obras que marcaram época e gerações de adoradores; o Espaço Arte, Dança e Teatro, onde abrimos um espaço dedicado totalmente à arte, que é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia) que também podem ser usadas para a adoração a Deus; o Cine Gospel, onde dentro do evento, além de ouvir muita música, de participar de palestras, de conhecer novas tendências, de comprar novidades, o Salão, numa iniciativa pioneira dentro do circuito de feiras evangélicas, traz para o público alguns dos melhores filmes do segmento. A intenção é estimular a cultura e a reflexão sobre assuntos muito importantes que fazem parte da nossa vida. Serão 3 dias de projeções na primeira grande mostra de cinema cristão. O Espaço Hip Hop, para quem gostou em 2012, a boa notícia é que os manos vão continuar colando no Salão Internacional Gospel. Em 2013, o espaço vai receber novamente a grande família e teremos homenagens. O Sing Festival 2, que pretende continuar descobrindo e revelando novos talentos das igrejas, além da maratona de shows com grandes nomes da Música Gospel, que vão marcar os três dias de feira. E tudo isso gratuitamente!
São dos idealizadores e dos organizadores as palavras: "Pretendemos, em 2013, surpreender a todos! Abraçar a grande Família Cristã! Vamos aprimorar nosso trabalho, sabemos que sempre é possível melhorar e continuar oferecendo ao mercado um evento com toda estrutura, transparência, conforto, seriedade e preocupação em atender às normas internacionais de qualidade total. Sabemos que pequenos detalhes fazem toda a diferença! Criando um espaço totalmente dedicado ao mercado, onde gravadoras, igrejas, cantores independentes, indústrias de instrumentos musicais, editoras, lojistas e livreiros, empresários, músicos, profissionais do setor, pastores e líderes de ministério, imprensa e, principalmente, o público serão muito bem-vindos e vão, num clima agradável, poder circular e fazer compras com a família com toda a segurança, em um ambiente limpo e organizado. Aproximar os artistas do seu público, os lojistas dos seus consumidores diretos e a imprensa do evento, acabando com a burocracia, constrangimento e a perda de tempo, que é algo que não pode acontecer nessa profissão, pois temos na imprensa grandes parceiros. O evento tem uma proposta totalmente inovadora e o que o torna diferente é exatamente o comprometimento com Deus e com o mercado musical e cultural cristão, independentemente de tamanho, raça, cor, denominação, tribo ou poder aquisitivo. Respeitamos e apreciamos todos os estilos musicais e manifestações culturais. Que todos venham, participem, tenham liberdade para adorar, que os expositores façam bons negócios, que a imprensa faça brilhante cobertura e visitantes saiam satisfeitos com tudo que ouviram, viram e participaram. Que venha o II Salão Internacional Gospel e com ele todas a bençãos espirituais!".

 
Serviço
II SALÃO INTERNACIONAL GOSPEL
Realização: Grupo MR1
Organização: Grupo Cipa Fiera Milano
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5, São Paulo, SP, Brasil
Data: 19 a 21 de Abril de 2013
Horário: Das 14:00 às 20:30 horas.
Visitação Gratuita
Central de Atendimento: 011 5585-4355 | Fax: 011 5585-4359 | Nextel 87*13164

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MinC e Fundação Bienal/SP assinarão acordo


Ministra visitou a 30ª edição da mostra e se reuniu com o presidente da instituição paulista

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, visitou nesta quarta-feira (26) a 30ª Bienal de São Paulo – A iminência das poéticas, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera. Pouco antes, se reuniu com Heitor Martins, presidente da Fundação Bienal, Luiz Terepins, diretor, e Rodolfo Viana, superintendente da instituição.
A ministra informou que, neste encontro, a direção da Bienal se comprometeu a enviar ao Ministério da Cultura (MinC) os resultados de uma auditoria externa que contratou para apurar pendências de 13 convênios firmados com a pasta entre 1999 e 2006, e que somam um total de R$ 33 milhões.
Será formado um grupo de trabalho no MinC, sob a coordenação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), com o objetivo de analisar toda a documentação relativa às prestações de contas desses convênios. No ato da entrega será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecendo responsabilidades compartilhadas entre Fundação Bienal e MinC, o que permitirá o saneamento das contas da Fundação e a consequente retirada da inadimplência. A partir de então, a Fundação poderá apresentar novos projetos com vistas à obtenção de autorizações de captação de recursos pela Lei Rouanet. Ao final do exame da documentação, o MinC apresentará o resultado à Fundação, que fará a devolução dos recursos identificados como não possíveis de certificação.
O presidente da Fundação Bienal, Heitor Martins, declarou que a análise dos resultados da auditoria que contrataram, pelo MinC, permitirá chegar a um consenso “se houve ou não danos causados nos convênios”. “Se houve, qual foi a extensão de eventuais danos para que o ressarcimento possa ser feito, no que for cabível”. Em resumo, o MinC poderá avaliar qual é a real dívida da Bienal e há a possibilidade de o pagamento ser parcelado.
“Temos interesse na melhor solução possível. A Bienal é uma das três maiores do mundo, temos esta de São Paulo, a de Veneza e a de Kassel. É de ponta, tem excelência, estimula a criatividade no nosso meio e tem um papel extraordinário na região do Mercosul, destacando os artistas brasileiros. Também tem importância em nossa posição internacional no mercado de arte e pelo fomento das artes em geral”, afirmou a ministra. Mais um ponto destacado por ela é o trabalho educativo que a Bienal desenvolve junto às crianças, e que tem conotação social relevante.

(Ascom/MinC)



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