Programa Músico Empreendedor

sexta-feira, 20 de julho de 2012

EXPOMUSIC 2012 ACONTECE DE 19 A 23 DE SETEMBRO

OS DOIS PRIMEIROS DIAS SÃO DEDICADOS EXCLUSIVAMENTE AOS PROFISSIONAIS DO SETOR; PÚBLICO PAGANTE TEM DE 21 A 23 PARA CONHECER ESSE UNIVERSO. FEIRA REÚNE 200 EXPOSITORES, QUE PROMOVEM CENTENAS DE HORAS DE ATRAÇÕES NOS ESTANDES.
Maior evento do gênero na América Latina, a Expomusic – 29ª Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios acontece de 19 a 23 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País.
A feira reúne 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, que apresentam todos os instrumentos musicais conhecidos, acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, além de extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.
A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo abrir um canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas.
Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

SERVIÇO:
Expomusic 2012 – 29ª. Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.
Data: 19 a 23 de setembro de 2012
Horários: 19 a 22, das 13 às 21 horas; dia 23, das 11 às 19 horas.

Dias 19 e 20 a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou crachá.
Dias 21 a 23, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Entram sem pagar nesses dias somente compradores e músicos com crachá.
Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.

Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.

Promoção: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Informações pelo telefone:  (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google plus: Expomusic

Publicidade:

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO MÚSICO NO RJ


Esta campanha está direcionada para a sociedade em geral, para contratantes e para o poder publico, com o objetivo de reforçar a importância do profissional da música na construção de um país mais justo, onde a cultura tem o papel fundamental de formação da nossa identidade e, consequentemente, do fortalecimento de uma consciência de soberania.
Há também, no bojo desta campanha, uma mensagem para o músico no intuito de conscientizá-lo de seus direitos como trabalhador. O seu processo de profissionalização é resultado de estudo exaustivo e abdicação durante os muitos anos de formação. Nossa profissão exige qualificação, esmero e excelência para garantirmos nosso quinhão no mercado. No entanto, por haver um componente lúdico em nosso labor, persiste por parte do público e, convenientemente por parte dos empregadores, uma dificuldade em perceber que a nossa categoria não leva a vida na flauta, mas faz da flauta a sua vida.

Déborah Cheyne - presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.





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Divulgação:
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VII FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL


A partir do sucesso das seis edições anteriores, o VII Festival da Música Instrumental vem para reafirmar a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos e visitantes, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, Distrito Federal e de um país vizinho, a Argentina. Com programação gratuita, o Festival acontecerá de 16 (próxima quarta-feira) a 26 de maio.

Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público poderá interagir com os instrumentistas e descobrir detalhes da apresentação, das técnicas utilizadas para execução ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs – tudo isso direcionado aos públicos de todas as idades.
No decorrer deste mês de Maio, os três Centros Culturais BNB buscarão mostrar um Festival mais ousado, valorizando a diversidade que tem a música instrumental, não só de sons, mas também de instrumentos utilizados pelos músicos. Materiais que anteriormente eram lixo (a exemplo de garrafas PET, vidros e latas) agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando plateias. Além do material reciclável utilizado pelos grupos, a sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Aulas-shows com baixistas
E para os amantes do contrabaixo, em Fortaleza, nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental (16 a 18 de Maio, de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas) acontecerão as aulas-shows dentro do IB&T Bass Festival, o mais importante festival nacional de contrabaixistas, que contará com a participação especial de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O IB&T Bass Festival é uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com as escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.
A direção do IB&T Festival é do seu idealizador, o baixista Celso Pixinga, reconhecido e respeitado internacionalmente. A produção local é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica à formação musical do povo cearense. O III IB&T Festival de Fortaleza tem mais uma vez o apoio do Banco do Nordeste, que abre as portas do CCBNB-Fortaleza para a sua realização, apostando no valor da música instrumental brasileira e incentivando a iniciativa das escolas de música envolvidas na promoção do Festival.




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ROCK IN RIO SERÁ REALIZADO EM OUTROS CONTINENTES


Roberto Medina e Eike Batista se unem para levar a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes
Os empresários Roberto Medina e Eike Batista firmam uma sociedade inédita com o objetivo de expandir a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes. Roberto Medina vendeu 50% da empresa Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, para a IMX Live, braço da IMX, holding de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Esta é uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil. A previsão é que para os próximos cinco anos sejam investidos U$350 milhões na marca Rock in Rio, em todo o mundo.
A sociedade nasceu da admiração mútua entre Roberto e Eike, que compartilham a paixão pelo Rio de Janeiro, o empreendedorismo e a vontade de construir um mundo melhor, tema que é, desde 2001, um dos pilares do Rock in Rio. Roberto Medina permanece com a gestão dos festivais, assumindo a função de chairman e diretor-presidente da nova empresa. A IMX Live atuará na estruturação financeira. A parceria tem início imediato, já para as edições deste ano na Europa, que acontecem em Lisboa (maio e junho) e Madrid (junho e julho). O Rock in Rio retorna para o Brasil em setembro de 2013, seguindo para a Argentina em outubro do mesmo ano.
“Sempre nos admiramos e queríamos nos conhecer. Quando aconteceu foi paixão a primeira vista. Pensando na marca Rio, no desenvolvimento de um mundo melhor, mais sustentável e igual para todos, tornou-se imprescindível avaliar esta sociedade. Estamos dando um salto para um reconhecimento global desta marca que hoje já é conhecida em diversas partes do mundo e que faz frente a eventos internacionais de peso”, diz Medina.

A partir desta sociedade, Roberto Medina e Eike Batista passam a explorar juntos todas as possibilidades de uma marca que leva o Rio no nome e exporta a imagem positiva da cidade, especialmente no momento promissor que o Rio de Janeiro vive sediando Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“O Rock in Rio é uma marca mundial, que ajudou a consolidar a imagem positiva do Rio de Janeiro no exterior. É muito prazeroso fazer parte desta sociedade com o Medina e comprovar que temos capacidade e recursos não só para sediar mega eventos como também para exportar esse produto”, afirma Eike Batista.
O Rock in Rio chegou ao continente Europeu em 2004, quando aconteceu a primeira edição do festival em Lisboa. Em 2008 foi realizado pela primeira vez em Madri e, em 2013, o festival fará sua estreia na Argentina, em Buenos Aires.
“Meu maior sonho é poder realizar o Rock in Rio nos Estados Unidos, berço da indústria fonográfica e dos grandes eventos de música do mundo. Esta sociedade com a IMX Live é mais um passo nessa direção. O Rock in Rio se converteu em um dos grandes operadores dentro do setor mundial de entretenimento, com intercâmbios e colaborações entre todos os mercados”, afirma Roberto Medina.
Roberto Medina define o festival como uma plataforma muito valiosa que coloca as marcas em evidência, fazendo-as interagir de forma única com seu target a partir de uma linguagem diferente e eficaz. Por ser uma entidade muito valorizada pelo público, o festival investe em uma plataforma de comunicação sem referências no mercado de entretenimento. Além de expandir fronteiras, o próximo passo da sociedade com a IMX Live está na exploração de outros desdobramentos da marca Rock in Rio. Atualmente existem três produtos paralelos: o Comics, história em quadrinhos lançada em Madri; a escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, que elegeu o Rock in Rio como tema para o próximo carnaval; e o musical Rock in Rio, que está sendo criado no Brasil com posterior temporada europeia.
O objetivo dos desdobramentos é criar cada vez mais sinergias culturais e comerciais entre todos os países em que é realizado, consolidando o Rock in Rio como marca global de entretenimento.
O poder da marca
Antes mesmo de anunciar seu retorno para o Brasil, a organização do Rock in Rio estava certa da importância da marca para os brasileiros, mesmo após 10 anos longe de seu país natal. A certeza veio com uma pesquisa realizada pelo Ibope, na qual o Rock in Rio foi considerado pelo público o evento mais importante dos últimos 25 anos. Já em 2011, ao final do evento, uma nova pesquisa encomendada confirmou o sucesso da edição ao revelar que das 700 pessoas entrevistadas ao longo dos sete dias de festival, 92% delas responderam que pretendem comparecer novamente ao Rock in Rio em 2013.
Nas redes sociais não foi diferente.. O Rock in Rio tem hoje quase 4,9 milhões de seguidores, tornando-se assim o festival com melhores índices nesse quesito. Superou outros grandes festivais do mundo como o Vans Warped Tour (EUA), com 952.936 seguidores; Coachella (EUA), com 861.474; Lollapalooza (EUA), com 435.023; e Glastonbury (Reino Unido), com 359.583 seguidores. Durante os sete dias de festival em 2011, o site oficial do festival obteve mais de cinco milhões de visitantes únicos e atingiu os Trending Topics do Twitter em 13 países.
Sobre o Rock In Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 10 edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu cerca de 6 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 813 bandas. Foram mais de 880 horas de música, com transmissão para mais de 200 países pela TV e pela Internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Sua página na web já registrou mais de 13 milhões visitantes únicos e suas redes contam com mais de 5 milhões de seguidores. 
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas sociais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto utiliza a música para chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para ajudar a melhorar as condições sociais a partir de simples ações e atitudes do dia-a-dia. Desde a edição de 2006, em Portugal, a organização considerou os problemas do meio ambiente como um tema prioritário e promoveu diversas ações sobre as alterações climáticas e sustentabilidade. Ao longo desses anos, o evento já gerou 11.853.354,43 para diversas ações. Esse resultado confirma o compromisso de ajudar na construção de um mundo melhor.
O festival acontecerá este ano (2012) em Portugal, Lisboa, nos dias 25 e 26 de maio, 1º, 2 e 3 de junho; e na Espanha, Madri, nos dias 30 de junho, 5, 6 e 7 de julho. O evento retorna ao Brasil, Rio de Janeiro, em setembro de 2013 e também está previsto para ser realizado neste mesmo ano, em outubro, na Argentina, Buenos Aires.

Sobre a IMX Live
A IMX Live é uma sociedade entre o Grupo EBX e a IMX Holding, joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções). O portfólio da IMX inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.



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terça-feira, 3 de abril de 2012

Concurso de música clássica da TV Cultura vai ao ar no segundo semestre


São Paulo, abril de 2012 - Pré-estreia é um concurso realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira, sejam eles instrumentistas e cantores solistas ou grupos de música de câmara. A introdução da modalidade conjuntos de câmara visa incentivar a prática da música em conjunto, que é a forma pela qual os músicos têm mais amplitude de repertório, mais oportunidades na vida profissional e requer um perfeito entrosamento entre seus membros, possibilitando excelente desempenho e crescimento musical de seus adeptos.

O concurso é destinado a instrumentistas com até 24 anos e cantores com até 28 anos de idade. Os conjuntos de câmara devem ter de três até oito participantes, e podem ser formados por instrumentistas, por cantores ou mistos de instrumentistas e cantores.

Os interessados deverão ler o regulamento e enviar sua inscrição. O prazo de inscrições é de 2 de abril a 26 de maio.

Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.

Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.

As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.

A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo (capital paulista) e será formada por dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.

Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.

As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final ocorre em 9 de dezembro.

Prêmios:

Categoria solista:
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*

Categoria conjunto
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*
*Recitais promovidos pelo Sesi – São Paulo em 2013

Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.

Realização: TV Cultura; Lei de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal. Patrocínio: CPFL Cultura. Apoio Cultural: Conservatório de Tatuí; Consulado Geral dos Estados Unidos em S. Paulo; Fiesp – Sesi. Colaboração: Fundação Osesp.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site www.cmais.com.br/preestreia.


Serviço
Pré-estreia
Inscrições: De 2 de abril a 26 de maio de 2012
Regulamento e ficha de inscrição no site: www.cmais.com.br/preestreia

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quinta-feira, 8 de março de 2012

FUNARTE ABRE EDITAIS

Prêmio Funarte de Composição Clássica

Visando à seleção de 30 composições inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, que terão estreia mundial na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a se realizar em outubro de 2013. Inscrições devem ser enviadas, juntamente com a documentação e as obras, via Sedex, para a Rua da Imprensa, nº 16, sala 1308, CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ. Os participantes poderão concorrer com até duas criações, mas apenas uma será premiada.

Até 28 de Setembro de 2012

Editais de Ocupação de Salas Funarte – Música
Todas as pessoas jurídicas privadas, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em ocupar os espaços Funarte em três capitais e no Distrito Federal. Os proponentes terão que comprovar experiência de, no mínimo, três anos na produção de espetáculos e eventos musicais. As iniciativas contempladas ocuparão as salas Cássia Eller em Brasília, Sidney Miller, no Rio de Janeiro, Guiomar Novaes, em São Paulo, e Galpão 1 da Funarte/MG, em Belo Horizonte.

Ocupação da Sala Funarte Sidney Miller
Ocupação da Sala Funarte Cássia Eller
Ocupação da Sala Funarte Guiomar Novaes
Galpão 1 da Funarte MG
Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues
Em comemoração ao aniversário de cem anos de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues a FUNARTE está lançando o edital Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues – 100 Anos do Anjo Pornográfico. Os valores dos prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 110 mil, de acordo com os números de personagens dos espetáculos, e o montante é de R$ 1,3 milhão. Estão habilitados a participar como proponentes os artistas, produtores culturais, companhias e grupos teatrais, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/01/Edital-Pr%C3%AAmio-Nelson-Brasil-Rodrigues-100-Anos-do-Anjo-Pornogr%C3%A1fico-2012.pdf


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domingo, 4 de março de 2012

FESTIVAL MÚSICA PRA TODO MUNDO PROMOVE NOVA GERAÇÃO DE MÚSICOS INDEPENDENTES

Iniciativa patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril

Vencedores irão se apresentar no Festival MPTM e assinar contrato com o selo Oi Música para gravação e distribuição de um álbum

Rio de Janeiro, 2º de março de 2012 – O Festival Música Pra Todo Mundo, que promove a nova geração de músicos independentes do Brasil, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril. A iniciativa, patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, vai selecionar quatro artistas (dois escolhidos pelo público e dois pela curadoria do festival) para participar do Festival Música Pra Todo Mundo e assinar um contrato com o selo Oi Música. Os interessados podem se inscrever no hotsite: www.mptm.com.br.

Os quatro vencedores se apresentarão ao lado de atrações internacionais no Festival Música Pra Todo Mundo, que será realizado no Circo Voador, no segundo semestre de 2012. A ideia é ampliar a oferta de oportunidades para músicos independentes com propostas inovadoras, singulares e que valorizem a diversidade cultural do país. Além disso, os selecionados poderão fazer contrato com o Selo Oi Música, em que receberão toda a estrutura para gravação, lançamento e distribuição física e digital de um álbum. O prêmio inclui um show de lançamento do trabalho inédito no Rio de Janeiro.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo tem dois tipos de curadoria: a primeira, feita por uma banca formada por quatro profissionais de reconhecida competência no segmento musical, e a segunda, pelo próprio público, através de votação popular.

Até o dia 5 de abril, qualquer artista/banda poderá se inscrever no hotsite do projeto (www.mptm.com.br), para participar da seleção. Terminado o período de inscrições, a curadoria selecionará 30 finalistas, para uma nova escolha a ser feita pelo público. Os dois que tiverem maior número de “curtir” na rede social Facebook serão selecionados. Os outros dois vencedores serão indicados pela curadoria formada pelos profissionais do mundo da música.

A banca de curadores é composta por Mauricio Valladares (jornalista e fundador do programa RoNcaRoNca), Bernardo Palmeira (diretor Artístico da Bolacha Entretenimento), Zé Flavio Junior (jornalista, radialista e curador de eventos musicais) e Rafael Rossato (empresário e dono da Agência de Musica SP).

Sobre o Selo Oi Música

O selo Oi Música foi criado com o objetivo de desenvolver novos formatos de distribuição digital e promover novos talentos nas plataformas da Oi, e lançar álbuns de artistas já consagrados, nacionais e internacionais. É um novo modelo de negócio, como exige o mercado musical atual, inserindo artistas no meio digital. Visando a difusão da música, o selo permite que seus conteúdos também sejam licenciados para as diversas lojas digitais disponíveis, além de oferecer seu conteúdo em vários formatos digitais: Ringtone, Truetone, Fulltrack, Fulltrack do Álbum Completo, Ringbacktone (modelo de assinatura) e Streaming. O Oi Música já lançou os artistas brasileiros Sobrado 112, Fino Coletivo, Luísa Maita, Tono, Sonantes e Qinho, e os internacionais The Beautiful Girls, General Elektriks, Coletânea Oi FM Vol. I , The Apples in Stereo, Mayer Hawtrone, Sharon Jones & The Dap-Kings e Cake.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro de 2011, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga e 330 mil em TV por assinatura.

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O Brasil à espera dos chineses O Brasil à espera dos chineses

Boas relações e fluxo de turistas estreitam os dois países

Brasília (DF) - A relação Brasil e China cresce a cada dia. Acordos firmados, visitas de representantes e promoção de intercâmbios de todo tipo estreitam as relações entre os dois países. Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2009 mais de 28 mil chineses nos visitaram. Já em 2010, o número chegou aos 38 mil.

O fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais trouxeram, por exemplo, esta semana, a Brasília, o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, e uma delegação formada por ministros de Estado. E essa aproximação vem sendo praticada há tempos. Em 2004, foi assinado o ‘Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo e a Administração Nacional de Turismo da China’, que concedeu ao Brasil o status de ‘Destino Aprovado’ (ADS).

Em 2010, o MTur credenciou 70 agências de viagem de turismo para atender grupos de turistas chineses. E em janeiro último, o ministério promoveu chamada pública com os requisitos exigidos para selecionar novas agências que tenham interesse no segmento. O resultado sairá dia 10 de março.

Hoje, a China é a principal parceira comercial do Brasil, mas ainda há entraves. A abertura para produtos manufaturados vindos daquele país tem provocado queixas da indústria nacional. Além disso, exportações agrícolas e pecuárias encontram dificuldades, diante das barreiras impostas pelos asiáticos. O ministro do turismo, Gastão Vieira, defende a aproximação: “Estreitar os laços com a China é muito importante. O fluxo de asiáticos ainda é baixo, mas o turismo de negócios pode abrir oportunidades para outros tipos de turismo”.

A China é hoje o terceiro país do mundo que mais gasta com o turismo no exterior - na faixa dos U$$ 55 bilhões. E com a presença dos chineses no Brasil ficou constatada algumas diferenças em relação ao turista ocidental. “O chinês não é um turista de sol e praia. Ele gosta de conhecer a estrutura da natureza do país visitado e seu ecoturismo. Por isso, temos que nos preparar para oferecer o que eles gostam de ver”, confirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

PARA BEM RECEBER OS CHINESES

CUMPRIMENTOS: evite contatos físicos. A cultura chinesa trata com reverência os mais velhos, portanto, sempre comece por cumprimenta-los, antes dos mais jovens.

TRATAMENTO: os sobrenomes chineses vêm à frente do nome, diferente do Brasil. O nome da família é mais importante. E sempre entregue documentos com a mão direita para os asiáticos. A mão esquerda é impura.

NEGOCIAÇÕES: Não tenha pressa. Para o chinês, ‘tempo é tempo’, pois a paciência é um importante valor agregado a qualquer negociação.

O MAIS IMPORTANTE: Nunca confundir chineses com japoneses. Os chineses orgulham-se de pertencer a uma das civilizações mais antigas do planeta.

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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SWU DESRESPEITA DIREITOS DOS MÚSICOS E COMPOSITORES

Sobre o possível cancelamento do evento SWU, realizado em Paulinía (SP), o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) esclarece:

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) não tem interesse em causar transtorno ao público e cancelar festivais de música, mas sim em defender e garantir aos milhares de artistas filiados à gestão coletiva a devida retribuição pela execução pública de suas obras. Para que isso aconteça e em conformidade com a Lei do Direito Autoral (9.610/98) é imprescindível que os produtores de um evento como o SWU paguem direito autoral ao Ecad, pois só assim os compositores das músicas executadas serão remunerados.

Em 2010, a D+ Brasil Comunicação Total S/A, empresa organizadora do SWU, firmou contrato com o Ecad, comprometendo-se a pagar o equivalente a 9,2% da bilheteria. Na época, a empresa pagou 30% como garantia mínima, ou seja, R$ 250 mil, permanecendo inadimplente ao restante do contrato: R$ 1.037.860,16.

Em 2011, a D+ Brasil permanece inadimplente com o pagamento do complemento à garantia mínima do evento de 2010 e com relação ao evento de 2011 não realizaram previamente o recolhimento da retribuição autoral, prejudicando centenas de artistas do cenário nacional e internacional da música. Diante disso, o Ecad ajuizou uma nova ação requerendo o deferimento de uma liminar com o objetivo de ver resguardados os direitos dos compositores. Para tanto, requereu o depósito judicial de 10% da receita bruta no prazo de 48 horas, sob pena de ser determinado pelo Judiciário a suspensão das execuções musicais e lacre dos equipamentos, com base no art. 105 da Lei 9.610/98. O Escritório ainda solicita autorização para ingresso de equipe do ECAD para aferição de público e gravação das execuções musicais.

Como pode um evento musical não respeitar os direitos autorais dos compositores? Afinal, sustentabilidade cultural, começa com o respeito ao direito autoral. Sem alternativa, o Ecad está tomando as medidas cabíveis na Justiça, que decidirá sobre o caso.

Gloria Braga
Superintendente Executiva do Ecad


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FILARMÔNICA DE MINAS ABRE VAGAS PARA NOVOS MÚSICOS

Inscrições vão de 30 de janeiro a 25 de fevereiro.. Seleção abre oportunidade para fagotistas, violinistas e trompetistas

Enquanto se prepara para o início da Temporada 2012, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está com inscrições abertas, de 30 de janeiro a 25 de fevereiro, para preenchimento de vagas em seu seleto grupo de músicos. São elas: assistente de chefe de naipe de fagote; fagote/contrafagote; violino; trompa alta e trompa baixa. As audições estão marcadas para os dias 2 e 3 de março, em Belo Horizonte, em local a ser divulgado posteriormente aos candidatos. Os interessados devem consultar o edital de audições no site www.filarmonica.art.br.

Hoje considerada uma das melhores orquestras do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais conta com amplo reconhecimento do público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. Formada por 85 músicos brasileiros e estrangeiros, surpreende o público a cada apresentação, por sua competência e sonoridade, adquiridas em cinco anos de atividades.

Seleção

As audições para as vagas de Fagote e Violino ocorrem no dia 2 de março e as de Trompa, no dia 3, em local e horário a serem comunicados a cada um dos inscritos. Durante o exame, os candidatos serão avaliados, em diversas etapas, por uma banca avaliadora especializada, sob o comando do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas.

Os selecionados devem estar preparados para assumir a função até o início de abril de 2012, sendo que a remuneração varia de R$6.050,00 para músico de seção a R$6.655,00 para assistente de chefe de naipe, acrescida de plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação. O edital completo pode ser acessado no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br/audicoes), onde os candidatos também têm acesso aos repertórios exigidos nas audições. Há, ainda, um telefone – (31) 3245-0675 – e um e-mail – audicao@filarmonica.art.br – disponíveis para informações.

Documentos necessários

Candidatos brasileiros
- Ficha de inscrição devidamente preenchida
- Cópia Carteira de Identidade
- Cópia CPF
- Curriculum Vitae (somente 01 página)

Candidatos de outra nacionalidade (estrangeiros)
- Ficha de inscrição devidamente preenchida
- Cópia Passaporte (Página com informações pessoais e foto)
- Prova de experiência profissional de mais de dois anos ou Cópia de Diploma de Mestrado
- Curriculum Vitae (em Português, Espanhol ou Inglês – 01 página).

Importante: Os documentos devem ser enviados para o e-mail audicao@filarmonica.art.br ou, via correios, para o seguinte endereço: Rua Paraíba, 330 – 12º andar – Funcionários – Belo Horizonte – MG – CEP: 30.130-917. As inscrições terão confirmação por meio de e-mail ou telefone e cada candidato será informado acerca de data, horário e local da audição.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. Oitenta e cinco músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o melhor grupo musical erudito do ano.

Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu, Yoav Talmi, Markus Groh, Asier Polo, Maximiano Valdés, Ligia Amadio, Daniel Binelli, Fabio Zanon, Adriane Queiroz, Pascal Rogé, Joshua Bell, Isaac Karabtchevsky, Sergei Nakariakov, Alisa Weilerstein, Celina Szvinsk e Miguel Rosselini são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.

Suas apresentações incluem duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Desde sua primeira temporada a Filarmônica se apresenta regularmente nos principais eventos de música clássica do país, como Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e Rio Folle Journée. Em turnês, esteve em 45 cidades mineiras e em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Londrina e Paulínia. Na Sala São Paulo, a Filarmônica de Minas apresentou-se em duas temporadas. Em agosto de 2011, fez sua estreia nos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, com ótima receptividade do público e elogiosas críticas.

Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.

SERVIÇO:

Audições para músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Vagas: Assistente de naipe de fagote; fagote/contrafagote; violino; trompa alta e trompa baixa.
Inscrições: de 30 de janeiro a 25 de fevereiro de 2012, através do e-mail audicao@filarmonica.art.br ou via correio para o endereço Rua Paraíba, 330 - 12º andar | Funcionários - CEP - 30130-917 - Belo Horizonte | Minas Gerais

Audições

Período: 2 e 3 de março de 2012, em Belo Horizonte (MG).

Mais informações:

E-mail: audicao@filarmonica.art.br

Telefone: (31) 3245-0675

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Músicos poderão ter direito a adicional de insalubridade e exames médicos periódicos


            A Câmara analisa projeto (PL 1714/11) que obriga a adoção de medidas de segurança no trabalho nas atividades profissionais dos músicos e concede a esses trabalhadores o direito ao adicional de insalubridade de 20% sobre o salário ou remuneração base. O benefício vale para os profissionais vinculados a qualquer regime de trabalho.
           
            Segundo a proposta, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), considera-se músico a pessoa habilitada a tocar qualquer instrumento musical, o mestre e contramestre de bandas, o regente de orquestras e o cantor, desde que desempenhem essas funções de forma profissional e contínua.
O projeto obriga ainda o empregador a oferecer exame médico pelo menos uma vez por ano ao empregado, bem como na admissão e na eventual demissão do músico. Esses exames deverão verificar, além das condições físicas gerais, a acuidade auditiva e visual, a condição cardiorrespiratória e a força muscular do profissional.

Ratinho Junior: Falta de regras tem provocado perda auditiva e doenças causadas por esforço repetitivo.
O texto determina também que os locais destinados ao aprendizado e ensaios de músicos, bandas e orquestras, devem possuir iluminação, conforto térmico, isolamento acústico e condições ergonômicas previstas nas normas legais e regulamentares estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Arquivo - Gilberto Nascimento

Perda da audição
Segundo o deputado do Paraná, o objetivo da proposta é corrigir a lacuna da lei que cria a Ordem dos Músicos do Brasil (Lei 3.857/60), que regulamenta a profissão de músico, mas não se detém nas matérias relacionadas à segurança do trabalho profissionais. “A falta de regras relativas à medicina e à segurança do trabalho tem provocado, além da perda auditiva, a incapacitação física do músico devido às doenças por esforço repetitivo”, argumentou Ratinho Junior.

Outras enfermidades e moléstias causadas
Além da perda da audição por pressão sonora, na maioria das vezes,irreversíveis e incuráveis, os músicos desenvolvem lesões por esforço repetitivo (LER/DORT); coluna vertebral;hérnias abdominais; carga psíquica, cognitiva e emocional; excesso de trabalho, visto que a carga horária é improvisada e não padronizada, contrariando o disposto na Lei 3857/60 e, principalmente, para os músicos que executam instrumentos de bocais e boquilhas, deslocamento de lesões na mandíbula; infecção bucal, dental, bem como desgaste na arcada dentária.

Esse tão bem vindo Projeto Lei, que tem por autor intelectual oSr. Tenente? Nilson Getulio Pereira (Oficial Músico do Exército Brasileiro) e, como autor da redação e justificativa o advogado Sr. Dr. José Carlos Dutra (Major da Reserva do Exército Brasileiro), também objetiva a criação de normas (Portarias) sobre a Saúde Ocupacional do Músico juntos aos Ministérios da Saúde, Previdência, Trabalho e da Defesa (Forças Armadas).

A Ordem dos Músicos do Brasil, em Nota de Apoio ao referido Projeto de Lei, enviada aos Ministros, Deputados e Senadores, solicitou o apoio político dos mesmos na sua tramitação e aprovação, para que seja outorgada à classe musical, à luz da isonomia, em resposta aos seus anseios, a “Proteção do Estado”, a “Dignidade” e o “Respeito”.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EXPOMUSIC 2011 VAI ATÉ DOMINGO (25/9)

A EXPOMUSIC 2011 é considerada a maior feira de instrumentos musicais da América Latina e começou hoje (21/09), aberta para comerciantes e representantes do setor.  Em breve alguns vídeos estarão disponíveis para apreciação, mostrando alguns dos ilustres músicos que brilharam no evento. Segundo a ABEMÚSICA - Associação Brasileira de Música, a previsão de faturamento é de R$700 milhões neste ano e provavelmente irá ultrapassar a marca anterior de 50 mil visitantes.
A Ordem dos Músicos do Brasil - Conselho Regional do Estado de São Paulo, está atendendo os músicos profissionais e os amadores que pretendem regularizar-se, na Rua N-9, com uma equipe pronta para tirar dúvidas.

A feira vai até o dia 25/09 - Domingo. (21 a 24/09 - das 13h as 21h e no dia 25 das 11h as 19h).
Mais informações: www.expomusic.com.br

Stande da OMB-CRESP na Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza


Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

CACAU SANTOS no stand da Tagima - Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Workshop na Expomusic 2011 - foto: Claudia Souza

RICARDO GARCIA no stand da Custom FX - Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

LEANDRO BORGES - luthier com guitarra de sua fabricação - Expomusic 2011 -
Foto: Claudia Souza

Músico com guitarra do Luthier LEANDRO BORGES
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

PROFESSOR PAIVA no Stand Tamya
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

CARLOS CÉSAR no Stand da Connect Music
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

MEIO KILO no stand Alba
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
EDUARDO PARRONCHI no stand Meteoro
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
CLEBER OLIVEIRA no Stand Hurricane e Meteoro
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

MAURICIO LEITE no Stand RMV
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
3 de Paus e Convidados no Stand Santo Angelo
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
FELIPE ANDREOLI no Stand Ashlon
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
Violonista ROBSON MIGUEL e sua esposa no Stand OMB
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza
WILLIAM (Delegado OMB), EMERSON (Assessor OMB), WILLIE (Rádio Táxi), RIBAS MARTINS (Revista Músico!), WAGNER ROCHA (Sinaprem), CLAUDIONOR COSTA (Sinaprem) no Stand OMB
Expomusic 2011 - Foto: Claudia Souza

Fonte: Revista Músico! / Tribuna do Músico

terça-feira, 6 de setembro de 2011

BNB ESTÁ SELECIONANDO PROPOSTAS PARA MÚSICOS EM 2012

BNB lança edital de seleção de propostas para compor programação dos seus centros culturais em 2012

O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) está lançando o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2012.
Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte, oficinas de formação artística, manifestações artísticas da tradição cultural nordestina e Novas Ideias (ideias que poderão se tornar novos programas a serem desenvolvidos pelos Centros Culturais).
O edital de seleção de propostas estará disponível para consulta a partir do dia 5 (próxima segunda-feira), no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura), e os formulários-proposta a partir do dia 12 (segunda-feira).
O BNB receberá propostas de 12 de setembro até 15 de outubro de 2011, e o resultado da seleção será divulgado em 16 de janeiro de 2012. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).
As inscrições devem ser feitas mediante entrega de formulários-proposta, específico para cada uma das atividades, devidamente preenchido com letra legível ou digitado, assinado pelo responsável pela proposta e acompanhado dos respectivos anexos.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode apresentar projetos para as três unidades do CCBNB. A entrega do formulário-proposta pode ser feita, pessoalmente, nos seguintes locais, dias da semana e horários:

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro
Fortaleza-CE
Fone: (85) 3464-3108
(De terça a sábado, no horário de 10h às 20h; e domingo, de 12h às 18h)
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-CARIRI
Rua São Pedro, 337 – Centro
Juazeiro do Norte-CE
Fone: (88) 3512-2855
(De terça a sábado, no horário de 13h às 21h)
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-SOUSA
Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro
Sousa-PB
Fone: (83) 3522-2980
(De terça a sexta-feira e domingo, no horário de 13h às 21h; e sábado, de 14h às 22h)

Pelo correio postal, os proponentes podem enviar seus projetos, como correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), em envelope lacrado, devidamente identificado com o seu nome e endereço, com data de postagem não posterior a 15 de outubro de 2010, para qualquer um dos seguintes endereços:

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-FORTALEZA
Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2012
Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro
Fortaleza-CE - CEP 60025-130

CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-CARIRI
Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2012
Rua São Pedro, 337 - Centro
Juazeiro do Norte-CE – CEP 63010-010
CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE-SOUSA
Formulário-Proposta para Programação CCBNB 2012
Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro
Sousa-PB – CEP 58800-050

PROJETO DE LEI PREVÊ INSALUBRIDADE PARA MÚSICOS

O Deputado Estadual Carlos Roberto Massa Junior (Ratinho Jr.) do partido PSC/PR, apresentou o projeto de lei nº 1714/2011 , que torna obrigatória a adoção de medidas de segurança e medicina do trabalho nas atividades laborais desenvolvidas por músicos vinculados a qualquer regime de trabalho.
O projeto visa beneficiar mestre e contramestre de bandas, o regente de orquestras e o cantor, desde que desempenhem essas funções em caráter contínuo e de forma profissional, independentemente do regime jurídico no qual o trabalho é realizado. Segundo o projeto que ainda está aguardando parecer, caso seja aprovado, será obrigatória a realização de exames médicos realizados por conta dos empregadores, no momento da admissão e demissão de músicos, afim de verificar se não houve perda de condições fisicas gerais relacionadas a acuidade auditiva e visual, condição cardiorespiratória e força muscular.
Também está previsto a adequação dos locais destinados a ensaios de músicos, bandas e orquestras, devem possuir iluminação, conforto térmico, isolamento acústico e condições ergonômicas previstas nas normas legais e regulamentares expedidas pelo Ministério do Trabalho para bom desempenho da profissão, no que tange ao conforto térmico, iluminação, condições climáticas, instalações físicas e móveis apropriados ao desempenho da profissão, além do pagamento adicional de insalubridade no percentual de  20% (vinte por cento), calculado sobre o salário ou remuneração base.

JUSTIFICAÇÃO APRESENTADA PELO DEPUTADO RATINHO JR. NO PROJETO:
Conforme  ensina  o  magistrado  e  professor  baiano Washington  Luiz  da  Trindade,  “Potencialmente,  todo  trabalho  encerra  alguns riscos que podem originar doenças ou influir na saúde do trabalhador, de sorte que  somente  se  considera  uma  atividade  ou  operação  insalubre  a  partir  de quando expõe o  trabalhador a agentes nocivos à sua saúde e à sua vida, que estejam  acima  dos  limites  de  tolerância  e  do  tempo  de  exposição  dos  seus efeitos” (in Riscos do trabalho: normas, comentários, jurisprudência. São Paulo: LTr, 1998. p.30)...
Exatamente  nos  termos  em  que  coloca  o  eminente professor  Trindade,  os músicos  profissionais  sofrem  de  forma  acentuada  os efeitos  adversos  da  exposição  continuada  aos  níveis  elevados  de  pressão sonora,  excesso  de  ruídos,  além  de  enfrentarem  condições  precárias  de trabalho em locais insalubres. 
Esta  é,  sem  dúvida,  uma  profissão  na  qual  se  convive diariamente  com um nível de  ruído muito acima do máximo  recomendável. É verdade  que  a medicina  do  trabalho  tem  se mostrado  preocupado  com  esse fator,  que  incapacita  anualmente muitos  trabalhadores.  Todavia,  constata-se que para a categoria dos músicos não se dá a mesma importância que se dá a outras,  talvez pela dificuldade de  fiscalização e avaliação ou pela  inexistência de  normas  específicas.  Assim,  os  transgressores  das  normas  escapam impunes mesmo quando reiteradamente de forma contrária às normas legais. 
A presente proposição  tem, entre outros objetivos, suprir lacuna  legislativa  da  Lei  nº  3.857,  de  22  de  dezembro  de  1960,  que  cria  a Ordem dos Músicos do Brasil e dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão  de  músico,  sem,  no  entanto,  tratar  das  matérias  medicina  e segurança do trabalho dos músicos profissionais.
Dentre as doenças que acometem o músico, a perda da audição  é  a  mais  grave,  pois  o  incapacita  totalmente  para  o  exercício  da  profissão.  Por  ser  uma  atividade  altamente  especializada  e  relacionada  ao dom,  que  é  inato  à  pessoa,  esse  profissional,  no  caso  de  incapacidade,  por
vezes fica sem amparo algum, pela dificuldade de se estabelecer o nexo causal entre  a  perda  da  audição  e  o  exercício  da  profissão.  Isto  ocorre  por  ser  um processo  lento e como não existe a obrigatoriedade de  realização de exames médicos periódicos, quando o músico percebe já não consegue mais exercer o seu ofício.
A  inobservância  das  regras  relativas  à  medicina  e segurança do  trabalho, pela  inexistência de norma  imperativa,  tem provocado, além da perda auditiva, a incapacitação física do músico devido às doenças por esforço  repetitivo.  São  comuns,  também,  enfermidades  da  coluna  vertebral,
ocasionada pela  inadequação dos assentos e outros móveis utilizados para o exercício da profissão, ou até mesmo, pelos longos períodos na posição em pé, portando  instrumentos  pesados,  como  é  o  caso  dos  integrantes  de  bandas militares; 
É  importante  ressaltar  ainda  a  necessidade  de uniformização da  legislação que  trata da medicina e segurança do  trabalho do músico,  independente  do  fato  de  ser  ele  trabalhador  autônomo,  vinculado  a pessoa física ou jurídica de direito privado ou pertencente a órgão ou entidade da  administração  pública  direta,  indireta,  autárquica  ou  funcional,  para  que surta os efeitos desejados;
O Projeto que ora se apresenta é pertinente e consonante com os rumos da legislação. Condiz ainda com o direito à saúde, à proteção e à integridade física e psicológica do trabalhador. Também atende aos preceitos e  orientações  da  Organização  Internacional  do  Trabalho,  segundo  a  qual  o labor deve ser elemento de dignidade da pessoa e ao  trabalhador devem ser proporcionadas as melhores  condições para o exercício da  sua profissão em local seguro, salubre e confortável.


Quem quiser acompanhar os trâmites do Projeto de Lei, pode acessar a página do Deputado Ratinho Jr. no site:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=510660

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CARTEIRA DA OMB É OBRIGATÓRIA OU NÃO?

No último mês, milhares de postagens na blogosfera revelaram que os músicos não serão mais obrigados a filiarem-se à OMB. Alguns veículos equivocados, publicaram sem antes consultar a fonte, que todos estariam desobrigados a fazerem parte da Ordem dos Músicos.
O fato é que apenas um grupo de músicos de Santa Catarina, entrou na justiça e conquistou o direito de exercer as suas atividades sem nenhum registro junto ao órgão da classe.
Os ministros do STF julgaram e decidiram isso sem levar em conta que a OMB é um órgão que além de regularizar a profissão para os que querem fazer da música um meio de sobrevivência, também pode recorrer a favor dos músicos em casos de descumprimento de contratos.
AS OPINIÕES ESTÃO DIVIDIDAS! -  Enquanto alguns músicos tem o maior orgulho em ter um documento federal que lhes garante a identificação profissional mundialmente, outros acham que a "arte" pode ser exercida sem a necessidade de nenhum documento.

A confusão está armada, porque além dos dois perfis citados, ainda existem aqueles mal informados, que confundem "SINDICATO" com "AUTARQUIA REGULAMENTADORA DA PROFISSÃO".
Embora a Ordem dos Músicos não tenha as mesmas obrigações de proporcionar benefícios como um SINDICATO (que não tem nada a ver), na semana passada, o Presidente da OMB de São Paulo, Professor Roberto Bueno, gravou um vídeo explicando aos músicos quais as novidades que os mesmos podem encontrar ao dirigirem-se até a sede. Segundo ele, cursos, workshops, aconselhamento jurídico e facilidades para aquisição de planos de saúde, são alguns dos benefícios que a OMB/CRESP está implantando para os músicos do estado.

Sendo assim, os músicos que não tiverem o DOCUMENTO FUNCIONAL poderão comparar-se aos camelôs, prostitutas e artesãos desregulamentados que expunham-se pelas calçadas por aí há tempos atrás, vendendo os seus produtos a céu aberto; mas, até eles estão se unindo para regularizar suas profissões através de cooperativas, associações e sindicatos de classe, aderindo a sistemas como  "empreendedor individual" ou organizando-se para emitir nota fiscal, adquirindo o seu direito à cidadania com conta em banco, crediário e até maquininha para pagamento em cartão cartão de crédito, etc...

Os músicos, ao contrário, querem acabar com a unica identidade profissional que lhes dá a comprovação de atividade junto ao Ministério do Trabalho. Possuem como ÓRGÃO REGULAMENTADOR uma entidade federal que lhes garante documentação a nível nacional e internacional para exercerem a sua profissão e seguirem carreira. Não procuram saber dos seus direitos. Apenas preocupam-se com a bagatela de R$200 anuais que gastam para a confecção de suas carteiras. Ficam reclamando aos quatro ventos, sem saberem que com o seu documento profissional, podem abrir conta bancária (é obrigatório por lei), podem formalizar-se como 'musicista autônomo' para recolhimento de seus benefícios junto ao INSS e aquisição de inscrição municipal para emissão de nota fiscal. Possuem uma tabela de cachê que pode ser usada como referência de mercado. A maioria se queixa de que ninguém respeita a tabela, mas os próprios músicos se permitem a isso, desvalorizando o seu trabalho. "Duvido que numa grande festa, um contratante deixaria de pagar a tabela de cachê, substituindo os músicos por meros Cd players. Os músicos não são unidos, eles se boicotam o tempo todo 'puxando o tapete do colega', salvo raríssimas exceções."

O músico regulamentado, como todo e qualquer profissional, pode aposentar-se e desfrutar de seguro saúde e maternidade caso seja necessário. Além disso, caso o contratante não recolha os seus benefícios ou não cumpra com as cláusulas contratuais, ainda tem um meio para reclamar os seus direitos.

SERÁ QUE NÃO ESTÃO RETROCEDENDO AO TEMPO DAS CAVERNAS?


O exercício da livre expressão artística não tem nada a ver com exercício profissional.
O artista, na maioria das vezes é um empresário que contrata o músico. Enquanto o profissional da música, depende de um cachê mínimo para sobreviver e pagar as suas contas, precisa ter os seus direitos garantidos e a OMB defende e orienta o músico nestas questões.


"QUEM PROCURA ACHA E QUEM TEM PREGUIÇA, SÓ RECLAMA".



A sede da OMB de São Paulo está localizada na Avenida Ipiranga, 318 - bl A - 6º andar
Tel: 11 3237-0777 - Site: www.ombsp.org.br


Assista o vídeo com o pronunciamento do Presidente da OMB de São Paulo:

domingo, 4 de setembro de 2011

MÚSICO AUTÔNOMO PODE SE APOSENTAR E TER SEGUROS SAÚDE E MATERNIDADE

A classe musical que é composta por instrumentistas, cantores, professores de música, compositores, maestros, regentes e músicoterapeutas, quando autônomos, ou seja, que trabalham sem registro em carteira e filiados à Ordem dos Músicos do Brasil podem comparecer aos postos do INSS com a carteira profissional de Músico Prático ou Músico Profissional para obterem número de inscrição do trabalhador (NIT) como MUSICISTA AUTÔNOMO.

 A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que juntos garantem tranqüilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro.
Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses:
 - APOSENTADORIAS: Especial, por idade, invalidez, por tempo de contribuição;
- AUXÍLIOS: Acidente, doença e reclusão;
- PENSÕES: Por morte, especial (Talidomida);
- SALÁRIO-FAMÍLIA;
- SALÁRIO MATERNIDADE;
- Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência.


Os interessados devem cadastrar-se em uma unidade da Previdência Social com os seguintes documentos:

- Carteira de Identidade, ou Certidão de nascimento/casamento;
- Carteira funcional de Músico Prático ou Profissional cedido pela Ordem dos Músicos do Brasil;
- CPF obrigatório.
Se o músico já tiver prestado serviços para alguma empresa com registro em carteira, provavelmente já terá o seu cadastro no INSS, bastando apenas a regularização para a situação de autônomo (caso tenha perdido o seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO DO TRABALHADOR – NIT, basta entrar em contato no número 135 ou procurar a agência do INSS).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ELTON FRANS E RAUL SEIXAS, AMIGOS PARA SEMPRE


















ELTON FRANS é um misto de vários profissionais em um só: cantor, compositor, escritor, jornalista,
produtor, empresário; enfim, um batalhador como tantos outros que sonha em vencer na vida. Trabalhador incansável [há mais de trinta anos] andou quilômetros e bateu em muitas portas para promover dezenas de artistas. Naquela época, as coisas não eram tão práticas e fáceis de realizar como hoje em dia, em que temos ao nosso alcance a internet, celulares, vídeos, podcasts, ipods, sites, redes sociais e toda essa parafernália que alimenta a blogosfera com o simples aperto de um botão. A agilidade para fechar negócios à longa distância era conseguida através de “FAX”... e quem tinha um aparelho desses era considerado o “dono da bola”.

Os artistas mais famosos e endinheirados conseguiam produzir-se através de cartazes, banners, lambe-lambe, panfletos e posters. A divulgação era praticamente artesanal, tudo era pregado nos muros, paredes e vitrines individualmente. Os empresários e assessores de imprensa, assim como divulgadores, tinham que se dirigir pessoalmente às casas noturnas, rádios e editoras com suas pastinhas, envelopes e maços de papéis embaixo do braço que ilustravam a carreira do artista. Os que estavam em início de carreira tinham que fazer tudo isso sozinhos ou com a ajuda de amigos. Pregavam-se cartazes de dia para divulgar o show à noite. Ele era um desses incansáveis profissionais do show business. Elton ganhava a vida vendendo shows de artistas emergentes, gerenciava a divulgação e assessoria de imprensa.

Foi nesta andança que ele conheceu e trabalhou com RAUL SEIXAS, TIM MAIA, CHACRINHA, PEPEU GOMES, WANDERLEA, LUIZ GONZAGA, entre outros. Mas foi com Raul que a vida lhe proporcionou um desses encontros inesquecíveis. Foram anos de convivência, parceria e amizade entre os dois, que lhe renderam imensurável experiência no empresariado artístico com alguém muito famoso.

Quando Raul Seixas faleceu, Elton Frans se sentiu órfão de um prezado irmão e resolveu seguir em frente. Mais uma vez, avançou em busca da realização profissional, produzindo livros, músicas, jornais e revistas.

Atualmente é diretor do Sindicato dos Compositores e Intérpretes do Estado de São Paulo, lançou videoclipes de duas de suas músicas: “VELA HUMANA” e “PERIGOS NA CIDADE” que fazem parte de seu mais recente trabalho. Recentemente participou das gravações do filme “RAUL SEIXAS – O INICIO, O FIM E O MEIO” com lançamento previsto nos cinemas até o final do ano. É editor da revista “GIRO PELA CIDADE” que é distribuída na região central de São Paulo e autor dos livros sobre a vida de Raul Seixas: RAUL SEIXAS – A HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA e RAUL – O INÍCIO, O FIM E O MEIO que podem ser adquiridos entrando em contato no site: www.giropelacidade.com.br.

BANDA KORZUS - ENTREVISTA


Os componentes da Banda Korzus falam em entrevista como é o dia-a-dia de sua vida profissional e como administram a banda como um produto no mercado musical.