Programa Músico Empreendedor

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Faculdade Santa Marcelina promove Semana Aberta de Música 2012


Entre osdias 1 e 5 de outubro, a Faculdade Santa Marcelina (FASM), promove a Semana Aberta de Música 2012, na rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes – São Paulo.

O eventoabre as portas da FASM para que os visitantes conheçam a estrutura, professores, alunos e o cotidiano de um dos melhores e mais tradicionais cursos de música do país, com mais de 80 anos de história.

Na programação, das 8h30 às 9h30, a professora e coordenadora do curso de Música, Vera Cury, recepcionará os visitantes. E das 9h30 às 12h30, o evento contará com aulasabertas (segue programação abaixo)

Mais informações pelo telefone (11) 3824-5800, ramais 856/863, pelo portal www.fasm.edu.br ou na própria instituição.


AULAS ABERTAS
DIA
DISCIPLINA
PROFESSOR
2ªf
Prática de grupo
Gretchen Miller
Carlos Sulpício
Margarida Fukuda
Edu Ribeiro
Mário Checchetto
Zéli Silva
Laboratório de Regência

Emiliano Patarra
Paulo Celso Moura
3ªf
Instrumento complementar
Paola Picherzky – Violão
Mariô Rebouças – Piano POP
Margarida Fukuda – Piano ER
Sérgio Gomes – Percussão
Maristela Loureiro Campana – Flauta doce
Canto Coral
Paulo Celso Moura
4ªf
Tecnologia de áudio
Gil Assis
Percepção
Aída Machado
Michelle Agnes Magalhães
Mário Checchetto
Harmonia
Matheus Bitondi
Elementos da linguagem musical
Sérgio Kafejian
Contraponto
Matheus Bitondi
5ªf
Informática
Vicente Valery
História da Música ER
Clóvis de André
Análise POP
Sérgio Molina
Música contemporânea
Sérgio Kafejian
Harmonia POP
Zéli Silva
6ªf
Contraponto
Arthur Rinaldi
Percepção
Aída Machado
Michelle Agnes Magalhães
Análise ER
Roberto Dante Cavalheiro
Harmonia ER
História da Música POP
Sérgio Molina
Análise POP


FASM em Perdizes:
Na Unidade Perdizes, a FASM mantém os Cursos: Licenciatura em Música, Licenciatura em Artes Visuais, Artes Visuais, Moda, Música e Relações Internacionais.
A Pós-Graduação Lato Sensu oferece os cursos deEspecialização em A Cultura do Perfume: Essência e Ciência; Design de Acessórios de Moda; Moda e Criação; Linguagens Artísticas Contemporâneas: Ensino/Aprendizagem; Canção Popular: Criação, Produção Musical e Performance. Mantém também o Programa Stricto Sensu, Mestrado em Artes Visuais. Complementarmente oferece cursos e atividades de extensão e difusão cultural abertos à comunidade em geral.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

JONAS BAKER canta NELSON GONÇALVES, PERI RIBEIRO ENTRE OUTROS

Jonas Baker - Foto: Claudia Souza



JONAS BAKER é filho de músico e conviveu desde cedo sob
a influência musical do pai, ouvindo os grandes sucessos da Bossa Nova,
Standards americanos e Samba Canção. Mais tarde, após tornar-se músico, tocava bateria
e cantava nas Bandas Brazilian Ventures e RTX, da qual foi fundador.  Nesta banda, originária da zona leste de São
Paulo em São Miguel Paulista, permaneceu durante trinta e cinco anos.
Amadureceu a arte e também o seu repertório,
interpretando músicas de grandes nomes como Cauby Peixoto, Emilio Santiago, Nelson
Gonçalves, Peri Ribeiro, Miltinho, Dick Farney, Jair Rodrigues, Moacir Franco,
Antonio Marcos, Tom Jobim, Chico Buarque e outros que perpetuaram as suas vozes
dentro do cenário musical. Baker gosta de interpretá-los assemelhando sua voz
ao timbre de seus ídolos.
Está divulgando o seu novo Show intitulado “Vozes do
Brasil” aonde se apresenta com um quarteto afinado que agrada os gostos dos
ouvidos mais apurados.



Com duração de uma hora e meia, o vasto repertório
poderá ser apreciado nas melhores casas noturnas de São Paulo e o seu primeiro
Cd que está sendo preparado será lançado em breve.





Contato para Shows:
11 998168-3595 com Ribas
Martins
Site: www.jonasbaker.webnode.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

KIT PERSONALIZADO PARA MÚSICOS, CANTORES E ATORES

A Fada Celeste Produções está desenvolvendo press kits personalizados para cantores, músicos e atores.
O Press Kit é o resumo da vida profissional do artista. Normalmente é utilizado para apresentar um novo trabalho, Cd ou DVD para imprensa, contratantes e amigos.
 
O press kit contém:
- Pasta em papel cartão (17cm x 20cm) com foto adesiva;
- Release com fotos no papel couchê colorido 150' (10,5cm x 18 cm);
- DVD gravado com arquivos do cliente (fotos, vídeos, etc.) com etiqueta adesiva no papel offset
- Capa de DVD no papel couchê colorido;
- 12 cartões de visita no papel couchê 150' colorido
Os kits são feitos artesanalmente e em pequenas quantidades.

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

As encomendas são feitas no site www.fadaceleste.com.br/presskit.htm ou 
Tel: 11 3494-4351 / 9803-3384.
FILIADOS DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL - CRESP tem descontos especiais.

terça-feira, 31 de julho de 2012

ORDEM DOS MÚSICOS DE SÃO PAULO OFERECE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA MÚSICOS E CANTORES

A Ordem dos Músicos do Brasil no Estado de São Paulo está oferecendo aos seus afiliados, orientação profissional e assessoria de imprensa com preços diferenciados.

Para os músicos, cantores e iniciantes que ainda não possuem um site, fotos, registros de suas obras e partituras, a Ordem dos Músicos de São Paulo está oferecendo consultoria e dando orientação aos interessados, através de três empresas parceiras. São elas: a ArtStars Editora, Fada Celeste Produções e Rubens Justh Eventos.

Orientações de como registrar composições, aquisição do ISRC, direitos autorais, fotos, gravação de vídeo para demonstração, partituras, criação de sites e blogs na internet, são alguns dos serviços que a ArtStars, a Fada Celeste e Rubens Justh, estão fornecendo para os afiliados da OMB/CRESP.

Normalmente as produtoras fornecem este tipo de trabalho por custos que variam entre R$2 mil e R$5 mil reais. Na Ordem dos Músicos em São Paulo, a equipe que é composta também por músicos e cantores, realiza o serviço de acordo com a necessidade e as possibilidades de cada um.

Ribas Martins
Assessor de Imprensa - OMB/CRESP
"O artista chega aqui sem saber qual caminho seguir e recebe todas as instruções necessárias e orientação profissional. Digitamos as letras, fazemos as partituras, registramos domínios e ISRC, montamos o site, fazemos as fotos, gravamos uma demonstração para colocar o no youtube,etc. Temos pacotes a partir de R$500. Quando o serviço termina, o artista está preparado para dar o primeiro passo em busca de shows, porque possui as ferramentas básicas de marketing para apresentação do seu trabalho."  Disse Ribas Martins, assessor de imprensa da Ordem dos Músicos.




Claudia Souza - jornalista
"Alguns artistas são criadores dos seus trabalhos, mas não possuem a ideia de como descrevê-los com uma linguagem jornalistica, não tem fotos para apresentação, estão nas redes sociais (twitter, facebook linkedin, etc.), mas profissionalmente, a amostragem fica poluída e amadora, porque se mistura com outras informações de sua vida pessoal, relevantes para os fãs, parentes e amigos, mas inapropriadas para os contratantes, produtores e empresários. Elas servem sim, para mostrar o quanto o artista é popular, mas apenas complementam as informações profissionais. É importante que o artista se veja como uma empresa, que precisa ter o seu "cartão de visita", impresso e on-line, ao alcance de todos. Hoje a internet é a principal ferramenta de consulta mundial. Para os grandes realizadores, a praticidade e a facilidade das informações pela internet é um divisor de águas entre os que podem ser contratados e os que simplesmente 'não existem'. Uma boa foto, um vídeo no youtube por mais simples que seja, um site atualizado, fazem toda a diferença e colocam o artista no páreo das grandes conquistas." Afirmou Claudia Souza, jornalista da FC Produções.


Rubens Justh - Maestro
"Fazemos o possível para atender as expectativas dos artistas que nos procuram. Sabemos o caminho das pedras e colocamos nosso expertise em benefício de todos. Muitos são compositores e intérpretes, mas não tocam nenhum instrumento, nessa hora, a ajuda e as dicas de um maestro para escrever a partitura são de grande valia. Na Ordem dos Músicos de São Paulo, além dos cursos que estão sendo realizados gratuitamente, ficamos muito felizes em poder colaborar para dar aquele empurrãozinho que faltava para o aprimoramento profissional de nossos colegas." -  Declarou o Maestro Rubens Justh.





OS DESCONTOS SÃO PRATICADOS SOMENTE PARA OS MÚSICOS E CANTORES FILIADOS À OMB/CRESP.
A equipe faz plantões na sede da OMB/CRESP e os horários para atendimento devem ser agendados pelos telefones: 11 3237-0777 ramal 8 - com Ribas Martins, (oi) 11 98168-3595, (vivo) 11 99803-3384, (tim) 98723-9903.

sábado, 21 de julho de 2012

CANTORA RITA RIBEIRO agora é RITA BENNEDITTO


Há alguns dias Rita Ribeiro anunciou publicamente que passaria a usar um novo nome artístico: Rita Benneditto. Para esclarecer os motivos que levaram a tal mudança, vale contar a história completa.
Rita começou sua carreira há cerca de vinte anos e desde então sempre teve problemas com homônimos, inclusive em Portugal. Por este motivo, algumas vezes usar outro nome artístico lhe passou pela cabeça, até que foi surpreendida este ano com o registro da marca "Rita Ribeiro" no INPI por terceiros, o que a impede de continuar utilizando o nome que sempre foi ligado à sua carreira de sucesso e desencadeou a mudança para Rita Benneditto.
Em lugar de entrar com um longo e, possivelmente, desgastante processo na justiça, a artista, que sempre foi ligada ao sagrado – vide o sucesso do show Tecnomacumba, que já dura nove anos – resolveu então atender aos sinais e mudar seu nome artístico. Escolheu um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao seu pai, que se chamava Fausto Benedito Ribeiro; à sua terra natal, São Benedito do Rio Preto, cidade do Interior do Maranhão; e também um nome abençoado. Benedito tem origem no latim, Benedictus, que significa abençoado, louvado, consagrado.
“Eu sou uma artista que se relaciona profundamente com os mistérios da existência. Cantar, para mim, não é só um meio de sobrevivência ou uma questão de prazer e vaidade. É antes de tudo, me relacionar com o sagrado. Então, alguns fatos me levaram a concluir que o sagrado – aquilo que Gilberto Gil e Caetano Veloso chamam de ‘mistério’ – estava me sinalizando para a troca de nome. Mesmo sabendo do trabalho que é fazer essa mudança após cinco discos e uma carreira de mais de vinte anos, decidi atender aos sinais. Escolhi então um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao meu pai e à minha terra natal, e cujo significado é “abençoado, bendito””, conta Rita, que ainda consultou um numerólogo de sua confiança para chegar &agra ve; melhor grafia para seu novo nome artístico, garantindo as melhores vibrações possíveis. Louvada seja Rita Benneditto! 
NOVO TRABALHO TERÁ INÉDITAS
Rita Benneditto já está ensaiando para a gravação de seu novo trabalho, ao lado da banda Cavaleiros de Aruanda (Felipe Pinaud, guitarra; Lancaster, contrabaixo e Lucio Vieira, bateria e programações), que a acompanha no show Tecnomacumba.
Para o repertório já foram escolhidas releituras de Jorge Benjor, Edu Lobo e Tom Jobim, e inéditas compostas especialmente pra ela por Nei Lopes e Arlindo Cruz.
Publicidade:

Indicações à Ordem do Mérito Cultural 2012

Inscrições para a principal premiação do MinC começam na segunda-feira (23)


A partir de segunda-feira, 23 de julho, estão abertas as inscrições das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural (OMC) para o ano de 2012. A edição deste ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, ícone da música popular brasileira, criador de ‘Asa Branca’.
A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.
 A homenagem, criada pelo MinC em 1995é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro.
As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas, e os indicados – personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira – serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Integram o Conselho da OMC a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.
Desde a criação da homenagem, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de sessenta instituições, públicas e privadas.
Como proceder com as inscrições
A partir da segunda-feira (23) as inscrições já poderão ser feitas pelo portal do Ministério da Cultura ou pelos Correios, encaminhando para o seguinte endereço:
Ordem do Mérito Cultural 2012
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal




Publicidade:

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MALLU MAGALHÃES LANÇA NOVO CLIPE



 “Sambinha Bom”,  de autoria da cantora,  ganha clipe com imagens antagônicas, criado e produzido pela Zeppelin Filmes


O novo clipe de Mallu Magalhães, feito a muitas mãos pelo coletivo The Wolfpack!: os diretores Rodrigo Pesavento e Zico Farina,  os designers Leti Barcellos e Antônio Torriani, a estilista Helen Rödel, chega à MTV no sábado, dia 28 de julho, dentro do Top 5 Novos Clipes, durante todo o dia. “Tanta gente assim, incluindo a própria Mallu, que participou de todo o processo,  só poderia dar numa alcatéia com nome de coletivo de criação”, diz Pesavento, um dos diretores responsáveis.

 “A idéia era fugir do samba óbvio, era o não samba. Nada de instrumentos musicais ou paisagens brasileiras. Até tem o tropical, mas é alguém que esta partindo, e o gélido de alguém que esta distante e quer voltar. Saudade e vontade de trazer alguém de volta, é o que mostramos com Mallu ora de malas pronta, ora sozinha, numa piscina fria fora de estação. Quente e frio bem marcados na cenografia, na beleza da Aline Matias, na fotografia de Juliano Lopes e no look da Psycho.
Tive a sorte de ter feito outros dois clipes dela. Acho que já fazemos parte do mesmo balaio. Não de gatos, agora crescemos, de lobos!”, completa o diretor, sócio da Zeppelin Filmes, que assina a produção o clipe.


FICHA TÉCNICA

Direção: The Wolfpack
Direção de fotografia: Juliano Lopes
Direção de produção: Tai Melo
Figurino: Helen Rodel
Produção de Figurino: Shanitz Nunes e Isadora Bertolucci
Beauty: Aline Matias
Produção de elenco: Yago Warren
Pós produção: Psycho n'look




The Wolfpack

O coletivo The Wolfpack conta com os diretores Rodrigo Pesavento e Zico Farina, os designers Leti Barcellos e Antônio Torriani e a estilista Helen Rödel – recente destaque da Casa dos Criadores, entre outros vários talentos. 

Pesavento é diretor desde sempre. Ao menos desde o colégio, quando teve a certeza de que fazer vídeos era a melhor forma de apresentar trabalhos. Faculdade, estágios, produções, cinema, assistências, mercado nacional e internacional, experiências. Sua bagagem ficou extensa, variada, quase insana – típica dos que não sossegam atrás de uma maneira mais inventiva de trabalhar, criar, viver. Em 1994, começou o caso de amor com a Zeppelin Filmes. O casamento veio em 2007, quando se tornou sócio da casa. Hoje é diretor de comerciais memoráveis e tem a estante lotada de prêmios. Mas sem jamais perder a curiosidade, a criatividade e, claro, a ternura.

Depois de quatro anos, na agência África, onde criava para contas como Itaú, Vale e Suzuki, o redator e diretor de criação Zico Farina agora atua na DM9DB, além de estar envolvido em direção de cena. Em março de 2012, Farina estreou assinando o clipe da banda Silva, um projeto do capixaba Lúcio Souza. Como parte do coletivo The Wolfpack, assina a direção do novo clipe de Mallu Magalhães, “Sambinha Bom”, produzido pela Zeppelin Filmes.


Zeppelin Filmes

Zeppelin Filmes é uma empresa full production, fundada em 1991, com sede em Porto Alegre e filial em São Paulo. Reconhecida como uma das maiores produtoras do País e uma das cinquenta do mundo produz, além de publicidade, teledramaturgia, cinema, documentários e videoclipes, através de seu o NúcleoZ.

Criado em  2011, o NúcleoZ, recentemente premiado com o pitching de documentários do History Channel, “Um Contra Todos” é um exemplo do que está a caminho.  Produziu 352 episódios para o Canal Bem Simples, do Fox Entertainment Group, em gastronomia, beleza e artesanato. Hoje o núcleo possui um catálogo de mais de 20 projetos em desenvolvimento e estruturação financeira.


Publicidade:

EXPOMUSIC 2012 ACONTECE DE 19 A 23 DE SETEMBRO

OS DOIS PRIMEIROS DIAS SÃO DEDICADOS EXCLUSIVAMENTE AOS PROFISSIONAIS DO SETOR; PÚBLICO PAGANTE TEM DE 21 A 23 PARA CONHECER ESSE UNIVERSO. FEIRA REÚNE 200 EXPOSITORES, QUE PROMOVEM CENTENAS DE HORAS DE ATRAÇÕES NOS ESTANDES.
Maior evento do gênero na América Latina, a Expomusic – 29ª Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios acontece de 19 a 23 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País.
A feira reúne 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, que apresentam todos os instrumentos musicais conhecidos, acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, além de extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.
A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo abrir um canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas.
Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

SERVIÇO:
Expomusic 2012 – 29ª. Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.
Data: 19 a 23 de setembro de 2012
Horários: 19 a 22, das 13 às 21 horas; dia 23, das 11 às 19 horas.

Dias 19 e 20 a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou crachá.
Dias 21 a 23, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Entram sem pagar nesses dias somente compradores e músicos com crachá.
Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.

Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.

Promoção: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Informações pelo telefone:  (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google plus: Expomusic

Publicidade:

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO MÚSICO NO RJ


Esta campanha está direcionada para a sociedade em geral, para contratantes e para o poder publico, com o objetivo de reforçar a importância do profissional da música na construção de um país mais justo, onde a cultura tem o papel fundamental de formação da nossa identidade e, consequentemente, do fortalecimento de uma consciência de soberania.
Há também, no bojo desta campanha, uma mensagem para o músico no intuito de conscientizá-lo de seus direitos como trabalhador. O seu processo de profissionalização é resultado de estudo exaustivo e abdicação durante os muitos anos de formação. Nossa profissão exige qualificação, esmero e excelência para garantirmos nosso quinhão no mercado. No entanto, por haver um componente lúdico em nosso labor, persiste por parte do público e, convenientemente por parte dos empregadores, uma dificuldade em perceber que a nossa categoria não leva a vida na flauta, mas faz da flauta a sua vida.

Déborah Cheyne - presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.





.
.
.

Divulgação:
Cover_front_medium


VII FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL


A partir do sucesso das seis edições anteriores, o VII Festival da Música Instrumental vem para reafirmar a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos e visitantes, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, Distrito Federal e de um país vizinho, a Argentina. Com programação gratuita, o Festival acontecerá de 16 (próxima quarta-feira) a 26 de maio.

Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público poderá interagir com os instrumentistas e descobrir detalhes da apresentação, das técnicas utilizadas para execução ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs – tudo isso direcionado aos públicos de todas as idades.
No decorrer deste mês de Maio, os três Centros Culturais BNB buscarão mostrar um Festival mais ousado, valorizando a diversidade que tem a música instrumental, não só de sons, mas também de instrumentos utilizados pelos músicos. Materiais que anteriormente eram lixo (a exemplo de garrafas PET, vidros e latas) agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando plateias. Além do material reciclável utilizado pelos grupos, a sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Aulas-shows com baixistas
E para os amantes do contrabaixo, em Fortaleza, nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental (16 a 18 de Maio, de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas) acontecerão as aulas-shows dentro do IB&T Bass Festival, o mais importante festival nacional de contrabaixistas, que contará com a participação especial de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O IB&T Bass Festival é uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com as escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.
A direção do IB&T Festival é do seu idealizador, o baixista Celso Pixinga, reconhecido e respeitado internacionalmente. A produção local é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica à formação musical do povo cearense. O III IB&T Festival de Fortaleza tem mais uma vez o apoio do Banco do Nordeste, que abre as portas do CCBNB-Fortaleza para a sua realização, apostando no valor da música instrumental brasileira e incentivando a iniciativa das escolas de música envolvidas na promoção do Festival.




Cover_front_mediumX

ROCK IN RIO SERÁ REALIZADO EM OUTROS CONTINENTES


Roberto Medina e Eike Batista se unem para levar a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes
Os empresários Roberto Medina e Eike Batista firmam uma sociedade inédita com o objetivo de expandir a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes. Roberto Medina vendeu 50% da empresa Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, para a IMX Live, braço da IMX, holding de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Esta é uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil. A previsão é que para os próximos cinco anos sejam investidos U$350 milhões na marca Rock in Rio, em todo o mundo.
A sociedade nasceu da admiração mútua entre Roberto e Eike, que compartilham a paixão pelo Rio de Janeiro, o empreendedorismo e a vontade de construir um mundo melhor, tema que é, desde 2001, um dos pilares do Rock in Rio. Roberto Medina permanece com a gestão dos festivais, assumindo a função de chairman e diretor-presidente da nova empresa. A IMX Live atuará na estruturação financeira. A parceria tem início imediato, já para as edições deste ano na Europa, que acontecem em Lisboa (maio e junho) e Madrid (junho e julho). O Rock in Rio retorna para o Brasil em setembro de 2013, seguindo para a Argentina em outubro do mesmo ano.
“Sempre nos admiramos e queríamos nos conhecer. Quando aconteceu foi paixão a primeira vista. Pensando na marca Rio, no desenvolvimento de um mundo melhor, mais sustentável e igual para todos, tornou-se imprescindível avaliar esta sociedade. Estamos dando um salto para um reconhecimento global desta marca que hoje já é conhecida em diversas partes do mundo e que faz frente a eventos internacionais de peso”, diz Medina.

A partir desta sociedade, Roberto Medina e Eike Batista passam a explorar juntos todas as possibilidades de uma marca que leva o Rio no nome e exporta a imagem positiva da cidade, especialmente no momento promissor que o Rio de Janeiro vive sediando Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“O Rock in Rio é uma marca mundial, que ajudou a consolidar a imagem positiva do Rio de Janeiro no exterior. É muito prazeroso fazer parte desta sociedade com o Medina e comprovar que temos capacidade e recursos não só para sediar mega eventos como também para exportar esse produto”, afirma Eike Batista.
O Rock in Rio chegou ao continente Europeu em 2004, quando aconteceu a primeira edição do festival em Lisboa. Em 2008 foi realizado pela primeira vez em Madri e, em 2013, o festival fará sua estreia na Argentina, em Buenos Aires.
“Meu maior sonho é poder realizar o Rock in Rio nos Estados Unidos, berço da indústria fonográfica e dos grandes eventos de música do mundo. Esta sociedade com a IMX Live é mais um passo nessa direção. O Rock in Rio se converteu em um dos grandes operadores dentro do setor mundial de entretenimento, com intercâmbios e colaborações entre todos os mercados”, afirma Roberto Medina.
Roberto Medina define o festival como uma plataforma muito valiosa que coloca as marcas em evidência, fazendo-as interagir de forma única com seu target a partir de uma linguagem diferente e eficaz. Por ser uma entidade muito valorizada pelo público, o festival investe em uma plataforma de comunicação sem referências no mercado de entretenimento. Além de expandir fronteiras, o próximo passo da sociedade com a IMX Live está na exploração de outros desdobramentos da marca Rock in Rio. Atualmente existem três produtos paralelos: o Comics, história em quadrinhos lançada em Madri; a escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, que elegeu o Rock in Rio como tema para o próximo carnaval; e o musical Rock in Rio, que está sendo criado no Brasil com posterior temporada europeia.
O objetivo dos desdobramentos é criar cada vez mais sinergias culturais e comerciais entre todos os países em que é realizado, consolidando o Rock in Rio como marca global de entretenimento.
O poder da marca
Antes mesmo de anunciar seu retorno para o Brasil, a organização do Rock in Rio estava certa da importância da marca para os brasileiros, mesmo após 10 anos longe de seu país natal. A certeza veio com uma pesquisa realizada pelo Ibope, na qual o Rock in Rio foi considerado pelo público o evento mais importante dos últimos 25 anos. Já em 2011, ao final do evento, uma nova pesquisa encomendada confirmou o sucesso da edição ao revelar que das 700 pessoas entrevistadas ao longo dos sete dias de festival, 92% delas responderam que pretendem comparecer novamente ao Rock in Rio em 2013.
Nas redes sociais não foi diferente.. O Rock in Rio tem hoje quase 4,9 milhões de seguidores, tornando-se assim o festival com melhores índices nesse quesito. Superou outros grandes festivais do mundo como o Vans Warped Tour (EUA), com 952.936 seguidores; Coachella (EUA), com 861.474; Lollapalooza (EUA), com 435.023; e Glastonbury (Reino Unido), com 359.583 seguidores. Durante os sete dias de festival em 2011, o site oficial do festival obteve mais de cinco milhões de visitantes únicos e atingiu os Trending Topics do Twitter em 13 países.
Sobre o Rock In Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 10 edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu cerca de 6 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 813 bandas. Foram mais de 880 horas de música, com transmissão para mais de 200 países pela TV e pela Internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Sua página na web já registrou mais de 13 milhões visitantes únicos e suas redes contam com mais de 5 milhões de seguidores. 
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas sociais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto utiliza a música para chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para ajudar a melhorar as condições sociais a partir de simples ações e atitudes do dia-a-dia. Desde a edição de 2006, em Portugal, a organização considerou os problemas do meio ambiente como um tema prioritário e promoveu diversas ações sobre as alterações climáticas e sustentabilidade. Ao longo desses anos, o evento já gerou 11.853.354,43 para diversas ações. Esse resultado confirma o compromisso de ajudar na construção de um mundo melhor.
O festival acontecerá este ano (2012) em Portugal, Lisboa, nos dias 25 e 26 de maio, 1º, 2 e 3 de junho; e na Espanha, Madri, nos dias 30 de junho, 5, 6 e 7 de julho. O evento retorna ao Brasil, Rio de Janeiro, em setembro de 2013 e também está previsto para ser realizado neste mesmo ano, em outubro, na Argentina, Buenos Aires.

Sobre a IMX Live
A IMX Live é uma sociedade entre o Grupo EBX e a IMX Holding, joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções). O portfólio da IMX inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.



Cover_front_medium

terça-feira, 3 de abril de 2012

Concurso de música clássica da TV Cultura vai ao ar no segundo semestre


São Paulo, abril de 2012 - Pré-estreia é um concurso realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira, sejam eles instrumentistas e cantores solistas ou grupos de música de câmara. A introdução da modalidade conjuntos de câmara visa incentivar a prática da música em conjunto, que é a forma pela qual os músicos têm mais amplitude de repertório, mais oportunidades na vida profissional e requer um perfeito entrosamento entre seus membros, possibilitando excelente desempenho e crescimento musical de seus adeptos.

O concurso é destinado a instrumentistas com até 24 anos e cantores com até 28 anos de idade. Os conjuntos de câmara devem ter de três até oito participantes, e podem ser formados por instrumentistas, por cantores ou mistos de instrumentistas e cantores.

Os interessados deverão ler o regulamento e enviar sua inscrição. O prazo de inscrições é de 2 de abril a 26 de maio.

Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.

Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.

As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.

A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo (capital paulista) e será formada por dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.

Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.

As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final ocorre em 9 de dezembro.

Prêmios:

Categoria solista:
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*

Categoria conjunto
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*
*Recitais promovidos pelo Sesi – São Paulo em 2013

Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.

Realização: TV Cultura; Lei de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal. Patrocínio: CPFL Cultura. Apoio Cultural: Conservatório de Tatuí; Consulado Geral dos Estados Unidos em S. Paulo; Fiesp – Sesi. Colaboração: Fundação Osesp.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site www.cmais.com.br/preestreia.


Serviço
Pré-estreia
Inscrições: De 2 de abril a 26 de maio de 2012
Regulamento e ficha de inscrição no site: www.cmais.com.br/preestreia

Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho


Compre aqui o livro 'MANUAL DE DIVULGAÇÃO DO MÚSICO POBRE'