Programa Músico Empreendedor

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

JONAS BAKER canta NELSON GONÇALVES, PERI RIBEIRO ENTRE OUTROS

Jonas Baker - Foto: Claudia Souza



JONAS BAKER é filho de músico e conviveu desde cedo sob
a influência musical do pai, ouvindo os grandes sucessos da Bossa Nova,
Standards americanos e Samba Canção. Mais tarde, após tornar-se músico, tocava bateria
e cantava nas Bandas Brazilian Ventures e RTX, da qual foi fundador.  Nesta banda, originária da zona leste de São
Paulo em São Miguel Paulista, permaneceu durante trinta e cinco anos.
Amadureceu a arte e também o seu repertório,
interpretando músicas de grandes nomes como Cauby Peixoto, Emilio Santiago, Nelson
Gonçalves, Peri Ribeiro, Miltinho, Dick Farney, Jair Rodrigues, Moacir Franco,
Antonio Marcos, Tom Jobim, Chico Buarque e outros que perpetuaram as suas vozes
dentro do cenário musical. Baker gosta de interpretá-los assemelhando sua voz
ao timbre de seus ídolos.
Está divulgando o seu novo Show intitulado “Vozes do
Brasil” aonde se apresenta com um quarteto afinado que agrada os gostos dos
ouvidos mais apurados.



Com duração de uma hora e meia, o vasto repertório
poderá ser apreciado nas melhores casas noturnas de São Paulo e o seu primeiro
Cd que está sendo preparado será lançado em breve.





Contato para Shows:
11 998168-3595 com Ribas
Martins
Site: www.jonasbaker.webnode.com

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

KIT PERSONALIZADO PARA MÚSICOS, CANTORES E ATORES

A Fada Celeste Produções está desenvolvendo press kits personalizados para cantores, músicos e atores.
O Press Kit é o resumo da vida profissional do artista. Normalmente é utilizado para apresentar um novo trabalho, Cd ou DVD para imprensa, contratantes e amigos.
 
O press kit contém:
- Pasta em papel cartão (17cm x 20cm) com foto adesiva;
- Release com fotos no papel couchê colorido 150' (10,5cm x 18 cm);
- DVD gravado com arquivos do cliente (fotos, vídeos, etc.) com etiqueta adesiva no papel offset
- Capa de DVD no papel couchê colorido;
- 12 cartões de visita no papel couchê 150' colorido
Os kits são feitos artesanalmente e em pequenas quantidades.

www.fadaceleste.com.br/presskit.htm

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As encomendas são feitas no site www.fadaceleste.com.br/presskit.htm ou 
Tel: 11 3494-4351 / 9803-3384.
FILIADOS DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL - CRESP tem descontos especiais.

terça-feira, 31 de julho de 2012

ORDEM DOS MÚSICOS DE SÃO PAULO OFERECE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA MÚSICOS E CANTORES

A Ordem dos Músicos do Brasil no Estado de São Paulo está oferecendo aos seus afiliados, orientação profissional e assessoria de imprensa com preços diferenciados.

Para os músicos, cantores e iniciantes que ainda não possuem um site, fotos, registros de suas obras e partituras, a Ordem dos Músicos de São Paulo está oferecendo consultoria e dando orientação aos interessados, através de três empresas parceiras. São elas: a ArtStars Editora, Fada Celeste Produções e Rubens Justh Eventos.

Orientações de como registrar composições, aquisição do ISRC, direitos autorais, fotos, gravação de vídeo para demonstração, partituras, criação de sites e blogs na internet, são alguns dos serviços que a ArtStars, a Fada Celeste e Rubens Justh, estão fornecendo para os afiliados da OMB/CRESP.

Normalmente as produtoras fornecem este tipo de trabalho por custos que variam entre R$2 mil e R$5 mil reais. Na Ordem dos Músicos em São Paulo, a equipe que é composta também por músicos e cantores, realiza o serviço de acordo com a necessidade e as possibilidades de cada um.

Ribas Martins
Assessor de Imprensa - OMB/CRESP
"O artista chega aqui sem saber qual caminho seguir e recebe todas as instruções necessárias e orientação profissional. Digitamos as letras, fazemos as partituras, registramos domínios e ISRC, montamos o site, fazemos as fotos, gravamos uma demonstração para colocar o no youtube,etc. Temos pacotes a partir de R$500. Quando o serviço termina, o artista está preparado para dar o primeiro passo em busca de shows, porque possui as ferramentas básicas de marketing para apresentação do seu trabalho."  Disse Ribas Martins, assessor de imprensa da Ordem dos Músicos.




Claudia Souza - jornalista
"Alguns artistas são criadores dos seus trabalhos, mas não possuem a ideia de como descrevê-los com uma linguagem jornalistica, não tem fotos para apresentação, estão nas redes sociais (twitter, facebook linkedin, etc.), mas profissionalmente, a amostragem fica poluída e amadora, porque se mistura com outras informações de sua vida pessoal, relevantes para os fãs, parentes e amigos, mas inapropriadas para os contratantes, produtores e empresários. Elas servem sim, para mostrar o quanto o artista é popular, mas apenas complementam as informações profissionais. É importante que o artista se veja como uma empresa, que precisa ter o seu "cartão de visita", impresso e on-line, ao alcance de todos. Hoje a internet é a principal ferramenta de consulta mundial. Para os grandes realizadores, a praticidade e a facilidade das informações pela internet é um divisor de águas entre os que podem ser contratados e os que simplesmente 'não existem'. Uma boa foto, um vídeo no youtube por mais simples que seja, um site atualizado, fazem toda a diferença e colocam o artista no páreo das grandes conquistas." Afirmou Claudia Souza, jornalista da FC Produções.


Rubens Justh - Maestro
"Fazemos o possível para atender as expectativas dos artistas que nos procuram. Sabemos o caminho das pedras e colocamos nosso expertise em benefício de todos. Muitos são compositores e intérpretes, mas não tocam nenhum instrumento, nessa hora, a ajuda e as dicas de um maestro para escrever a partitura são de grande valia. Na Ordem dos Músicos de São Paulo, além dos cursos que estão sendo realizados gratuitamente, ficamos muito felizes em poder colaborar para dar aquele empurrãozinho que faltava para o aprimoramento profissional de nossos colegas." -  Declarou o Maestro Rubens Justh.





OS DESCONTOS SÃO PRATICADOS SOMENTE PARA OS MÚSICOS E CANTORES FILIADOS À OMB/CRESP.
A equipe faz plantões na sede da OMB/CRESP e os horários para atendimento devem ser agendados pelos telefones: 11 3237-0777 ramal 8 - com Ribas Martins, (oi) 11 98168-3595, (vivo) 11 99803-3384, (tim) 98723-9903.

sábado, 21 de julho de 2012

CANTORA RITA RIBEIRO agora é RITA BENNEDITTO


Há alguns dias Rita Ribeiro anunciou publicamente que passaria a usar um novo nome artístico: Rita Benneditto. Para esclarecer os motivos que levaram a tal mudança, vale contar a história completa.
Rita começou sua carreira há cerca de vinte anos e desde então sempre teve problemas com homônimos, inclusive em Portugal. Por este motivo, algumas vezes usar outro nome artístico lhe passou pela cabeça, até que foi surpreendida este ano com o registro da marca "Rita Ribeiro" no INPI por terceiros, o que a impede de continuar utilizando o nome que sempre foi ligado à sua carreira de sucesso e desencadeou a mudança para Rita Benneditto.
Em lugar de entrar com um longo e, possivelmente, desgastante processo na justiça, a artista, que sempre foi ligada ao sagrado – vide o sucesso do show Tecnomacumba, que já dura nove anos – resolveu então atender aos sinais e mudar seu nome artístico. Escolheu um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao seu pai, que se chamava Fausto Benedito Ribeiro; à sua terra natal, São Benedito do Rio Preto, cidade do Interior do Maranhão; e também um nome abençoado. Benedito tem origem no latim, Benedictus, que significa abençoado, louvado, consagrado.
“Eu sou uma artista que se relaciona profundamente com os mistérios da existência. Cantar, para mim, não é só um meio de sobrevivência ou uma questão de prazer e vaidade. É antes de tudo, me relacionar com o sagrado. Então, alguns fatos me levaram a concluir que o sagrado – aquilo que Gilberto Gil e Caetano Veloso chamam de ‘mistério’ – estava me sinalizando para a troca de nome. Mesmo sabendo do trabalho que é fazer essa mudança após cinco discos e uma carreira de mais de vinte anos, decidi atender aos sinais. Escolhi então um sobrenome que é, ao mesmo tempo, uma homenagem ao meu pai e à minha terra natal, e cujo significado é “abençoado, bendito””, conta Rita, que ainda consultou um numerólogo de sua confiança para chegar &agra ve; melhor grafia para seu novo nome artístico, garantindo as melhores vibrações possíveis. Louvada seja Rita Benneditto! 
NOVO TRABALHO TERÁ INÉDITAS
Rita Benneditto já está ensaiando para a gravação de seu novo trabalho, ao lado da banda Cavaleiros de Aruanda (Felipe Pinaud, guitarra; Lancaster, contrabaixo e Lucio Vieira, bateria e programações), que a acompanha no show Tecnomacumba.
Para o repertório já foram escolhidas releituras de Jorge Benjor, Edu Lobo e Tom Jobim, e inéditas compostas especialmente pra ela por Nei Lopes e Arlindo Cruz.
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Indicações à Ordem do Mérito Cultural 2012

Inscrições para a principal premiação do MinC começam na segunda-feira (23)


A partir de segunda-feira, 23 de julho, estão abertas as inscrições das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural (OMC) para o ano de 2012. A edição deste ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, ícone da música popular brasileira, criador de ‘Asa Branca’.
A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.
 A homenagem, criada pelo MinC em 1995é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro.
As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas, e os indicados – personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira – serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Integram o Conselho da OMC a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.
Desde a criação da homenagem, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de sessenta instituições, públicas e privadas.
Como proceder com as inscrições
A partir da segunda-feira (23) as inscrições já poderão ser feitas pelo portal do Ministério da Cultura ou pelos Correios, encaminhando para o seguinte endereço:
Ordem do Mérito Cultural 2012
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal




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sexta-feira, 20 de julho de 2012

MALLU MAGALHÃES LANÇA NOVO CLIPE



 “Sambinha Bom”,  de autoria da cantora,  ganha clipe com imagens antagônicas, criado e produzido pela Zeppelin Filmes


O novo clipe de Mallu Magalhães, feito a muitas mãos pelo coletivo The Wolfpack!: os diretores Rodrigo Pesavento e Zico Farina,  os designers Leti Barcellos e Antônio Torriani, a estilista Helen Rödel, chega à MTV no sábado, dia 28 de julho, dentro do Top 5 Novos Clipes, durante todo o dia. “Tanta gente assim, incluindo a própria Mallu, que participou de todo o processo,  só poderia dar numa alcatéia com nome de coletivo de criação”, diz Pesavento, um dos diretores responsáveis.

 “A idéia era fugir do samba óbvio, era o não samba. Nada de instrumentos musicais ou paisagens brasileiras. Até tem o tropical, mas é alguém que esta partindo, e o gélido de alguém que esta distante e quer voltar. Saudade e vontade de trazer alguém de volta, é o que mostramos com Mallu ora de malas pronta, ora sozinha, numa piscina fria fora de estação. Quente e frio bem marcados na cenografia, na beleza da Aline Matias, na fotografia de Juliano Lopes e no look da Psycho.
Tive a sorte de ter feito outros dois clipes dela. Acho que já fazemos parte do mesmo balaio. Não de gatos, agora crescemos, de lobos!”, completa o diretor, sócio da Zeppelin Filmes, que assina a produção o clipe.


FICHA TÉCNICA

Direção: The Wolfpack
Direção de fotografia: Juliano Lopes
Direção de produção: Tai Melo
Figurino: Helen Rodel
Produção de Figurino: Shanitz Nunes e Isadora Bertolucci
Beauty: Aline Matias
Produção de elenco: Yago Warren
Pós produção: Psycho n'look




The Wolfpack

O coletivo The Wolfpack conta com os diretores Rodrigo Pesavento e Zico Farina, os designers Leti Barcellos e Antônio Torriani e a estilista Helen Rödel – recente destaque da Casa dos Criadores, entre outros vários talentos. 

Pesavento é diretor desde sempre. Ao menos desde o colégio, quando teve a certeza de que fazer vídeos era a melhor forma de apresentar trabalhos. Faculdade, estágios, produções, cinema, assistências, mercado nacional e internacional, experiências. Sua bagagem ficou extensa, variada, quase insana – típica dos que não sossegam atrás de uma maneira mais inventiva de trabalhar, criar, viver. Em 1994, começou o caso de amor com a Zeppelin Filmes. O casamento veio em 2007, quando se tornou sócio da casa. Hoje é diretor de comerciais memoráveis e tem a estante lotada de prêmios. Mas sem jamais perder a curiosidade, a criatividade e, claro, a ternura.

Depois de quatro anos, na agência África, onde criava para contas como Itaú, Vale e Suzuki, o redator e diretor de criação Zico Farina agora atua na DM9DB, além de estar envolvido em direção de cena. Em março de 2012, Farina estreou assinando o clipe da banda Silva, um projeto do capixaba Lúcio Souza. Como parte do coletivo The Wolfpack, assina a direção do novo clipe de Mallu Magalhães, “Sambinha Bom”, produzido pela Zeppelin Filmes.


Zeppelin Filmes

Zeppelin Filmes é uma empresa full production, fundada em 1991, com sede em Porto Alegre e filial em São Paulo. Reconhecida como uma das maiores produtoras do País e uma das cinquenta do mundo produz, além de publicidade, teledramaturgia, cinema, documentários e videoclipes, através de seu o NúcleoZ.

Criado em  2011, o NúcleoZ, recentemente premiado com o pitching de documentários do History Channel, “Um Contra Todos” é um exemplo do que está a caminho.  Produziu 352 episódios para o Canal Bem Simples, do Fox Entertainment Group, em gastronomia, beleza e artesanato. Hoje o núcleo possui um catálogo de mais de 20 projetos em desenvolvimento e estruturação financeira.


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EXPOMUSIC 2012 ACONTECE DE 19 A 23 DE SETEMBRO

OS DOIS PRIMEIROS DIAS SÃO DEDICADOS EXCLUSIVAMENTE AOS PROFISSIONAIS DO SETOR; PÚBLICO PAGANTE TEM DE 21 A 23 PARA CONHECER ESSE UNIVERSO. FEIRA REÚNE 200 EXPOSITORES, QUE PROMOVEM CENTENAS DE HORAS DE ATRAÇÕES NOS ESTANDES.
Maior evento do gênero na América Latina, a Expomusic – 29ª Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios acontece de 19 a 23 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País.
A feira reúne 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, que apresentam todos os instrumentos musicais conhecidos, acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, além de extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.
A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo abrir um canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas.
Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

SERVIÇO:
Expomusic 2012 – 29ª. Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.
Data: 19 a 23 de setembro de 2012
Horários: 19 a 22, das 13 às 21 horas; dia 23, das 11 às 19 horas.

Dias 19 e 20 a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou crachá.
Dias 21 a 23, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Entram sem pagar nesses dias somente compradores e músicos com crachá.
Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.

Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.

Promoção: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Informações pelo telefone:  (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google plus: Expomusic

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segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO MÚSICO NO RJ


Esta campanha está direcionada para a sociedade em geral, para contratantes e para o poder publico, com o objetivo de reforçar a importância do profissional da música na construção de um país mais justo, onde a cultura tem o papel fundamental de formação da nossa identidade e, consequentemente, do fortalecimento de uma consciência de soberania.
Há também, no bojo desta campanha, uma mensagem para o músico no intuito de conscientizá-lo de seus direitos como trabalhador. O seu processo de profissionalização é resultado de estudo exaustivo e abdicação durante os muitos anos de formação. Nossa profissão exige qualificação, esmero e excelência para garantirmos nosso quinhão no mercado. No entanto, por haver um componente lúdico em nosso labor, persiste por parte do público e, convenientemente por parte dos empregadores, uma dificuldade em perceber que a nossa categoria não leva a vida na flauta, mas faz da flauta a sua vida.

Déborah Cheyne - presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.





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Divulgação:
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VII FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL


A partir do sucesso das seis edições anteriores, o VII Festival da Música Instrumental vem para reafirmar a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos e visitantes, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, Distrito Federal e de um país vizinho, a Argentina. Com programação gratuita, o Festival acontecerá de 16 (próxima quarta-feira) a 26 de maio.

Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público poderá interagir com os instrumentistas e descobrir detalhes da apresentação, das técnicas utilizadas para execução ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs – tudo isso direcionado aos públicos de todas as idades.
No decorrer deste mês de Maio, os três Centros Culturais BNB buscarão mostrar um Festival mais ousado, valorizando a diversidade que tem a música instrumental, não só de sons, mas também de instrumentos utilizados pelos músicos. Materiais que anteriormente eram lixo (a exemplo de garrafas PET, vidros e latas) agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando plateias. Além do material reciclável utilizado pelos grupos, a sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Aulas-shows com baixistas
E para os amantes do contrabaixo, em Fortaleza, nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental (16 a 18 de Maio, de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas) acontecerão as aulas-shows dentro do IB&T Bass Festival, o mais importante festival nacional de contrabaixistas, que contará com a participação especial de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O IB&T Bass Festival é uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com as escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.
A direção do IB&T Festival é do seu idealizador, o baixista Celso Pixinga, reconhecido e respeitado internacionalmente. A produção local é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica à formação musical do povo cearense. O III IB&T Festival de Fortaleza tem mais uma vez o apoio do Banco do Nordeste, que abre as portas do CCBNB-Fortaleza para a sua realização, apostando no valor da música instrumental brasileira e incentivando a iniciativa das escolas de música envolvidas na promoção do Festival.




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ROCK IN RIO SERÁ REALIZADO EM OUTROS CONTINENTES


Roberto Medina e Eike Batista se unem para levar a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes
Os empresários Roberto Medina e Eike Batista firmam uma sociedade inédita com o objetivo de expandir a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes. Roberto Medina vendeu 50% da empresa Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, para a IMX Live, braço da IMX, holding de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Esta é uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil. A previsão é que para os próximos cinco anos sejam investidos U$350 milhões na marca Rock in Rio, em todo o mundo.
A sociedade nasceu da admiração mútua entre Roberto e Eike, que compartilham a paixão pelo Rio de Janeiro, o empreendedorismo e a vontade de construir um mundo melhor, tema que é, desde 2001, um dos pilares do Rock in Rio. Roberto Medina permanece com a gestão dos festivais, assumindo a função de chairman e diretor-presidente da nova empresa. A IMX Live atuará na estruturação financeira. A parceria tem início imediato, já para as edições deste ano na Europa, que acontecem em Lisboa (maio e junho) e Madrid (junho e julho). O Rock in Rio retorna para o Brasil em setembro de 2013, seguindo para a Argentina em outubro do mesmo ano.
“Sempre nos admiramos e queríamos nos conhecer. Quando aconteceu foi paixão a primeira vista. Pensando na marca Rio, no desenvolvimento de um mundo melhor, mais sustentável e igual para todos, tornou-se imprescindível avaliar esta sociedade. Estamos dando um salto para um reconhecimento global desta marca que hoje já é conhecida em diversas partes do mundo e que faz frente a eventos internacionais de peso”, diz Medina.

A partir desta sociedade, Roberto Medina e Eike Batista passam a explorar juntos todas as possibilidades de uma marca que leva o Rio no nome e exporta a imagem positiva da cidade, especialmente no momento promissor que o Rio de Janeiro vive sediando Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“O Rock in Rio é uma marca mundial, que ajudou a consolidar a imagem positiva do Rio de Janeiro no exterior. É muito prazeroso fazer parte desta sociedade com o Medina e comprovar que temos capacidade e recursos não só para sediar mega eventos como também para exportar esse produto”, afirma Eike Batista.
O Rock in Rio chegou ao continente Europeu em 2004, quando aconteceu a primeira edição do festival em Lisboa. Em 2008 foi realizado pela primeira vez em Madri e, em 2013, o festival fará sua estreia na Argentina, em Buenos Aires.
“Meu maior sonho é poder realizar o Rock in Rio nos Estados Unidos, berço da indústria fonográfica e dos grandes eventos de música do mundo. Esta sociedade com a IMX Live é mais um passo nessa direção. O Rock in Rio se converteu em um dos grandes operadores dentro do setor mundial de entretenimento, com intercâmbios e colaborações entre todos os mercados”, afirma Roberto Medina.
Roberto Medina define o festival como uma plataforma muito valiosa que coloca as marcas em evidência, fazendo-as interagir de forma única com seu target a partir de uma linguagem diferente e eficaz. Por ser uma entidade muito valorizada pelo público, o festival investe em uma plataforma de comunicação sem referências no mercado de entretenimento. Além de expandir fronteiras, o próximo passo da sociedade com a IMX Live está na exploração de outros desdobramentos da marca Rock in Rio. Atualmente existem três produtos paralelos: o Comics, história em quadrinhos lançada em Madri; a escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, que elegeu o Rock in Rio como tema para o próximo carnaval; e o musical Rock in Rio, que está sendo criado no Brasil com posterior temporada europeia.
O objetivo dos desdobramentos é criar cada vez mais sinergias culturais e comerciais entre todos os países em que é realizado, consolidando o Rock in Rio como marca global de entretenimento.
O poder da marca
Antes mesmo de anunciar seu retorno para o Brasil, a organização do Rock in Rio estava certa da importância da marca para os brasileiros, mesmo após 10 anos longe de seu país natal. A certeza veio com uma pesquisa realizada pelo Ibope, na qual o Rock in Rio foi considerado pelo público o evento mais importante dos últimos 25 anos. Já em 2011, ao final do evento, uma nova pesquisa encomendada confirmou o sucesso da edição ao revelar que das 700 pessoas entrevistadas ao longo dos sete dias de festival, 92% delas responderam que pretendem comparecer novamente ao Rock in Rio em 2013.
Nas redes sociais não foi diferente.. O Rock in Rio tem hoje quase 4,9 milhões de seguidores, tornando-se assim o festival com melhores índices nesse quesito. Superou outros grandes festivais do mundo como o Vans Warped Tour (EUA), com 952.936 seguidores; Coachella (EUA), com 861.474; Lollapalooza (EUA), com 435.023; e Glastonbury (Reino Unido), com 359.583 seguidores. Durante os sete dias de festival em 2011, o site oficial do festival obteve mais de cinco milhões de visitantes únicos e atingiu os Trending Topics do Twitter em 13 países.
Sobre o Rock In Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 10 edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu cerca de 6 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 813 bandas. Foram mais de 880 horas de música, com transmissão para mais de 200 países pela TV e pela Internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Sua página na web já registrou mais de 13 milhões visitantes únicos e suas redes contam com mais de 5 milhões de seguidores. 
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas sociais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto utiliza a música para chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para ajudar a melhorar as condições sociais a partir de simples ações e atitudes do dia-a-dia. Desde a edição de 2006, em Portugal, a organização considerou os problemas do meio ambiente como um tema prioritário e promoveu diversas ações sobre as alterações climáticas e sustentabilidade. Ao longo desses anos, o evento já gerou 11.853.354,43 para diversas ações. Esse resultado confirma o compromisso de ajudar na construção de um mundo melhor.
O festival acontecerá este ano (2012) em Portugal, Lisboa, nos dias 25 e 26 de maio, 1º, 2 e 3 de junho; e na Espanha, Madri, nos dias 30 de junho, 5, 6 e 7 de julho. O evento retorna ao Brasil, Rio de Janeiro, em setembro de 2013 e também está previsto para ser realizado neste mesmo ano, em outubro, na Argentina, Buenos Aires.

Sobre a IMX Live
A IMX Live é uma sociedade entre o Grupo EBX e a IMX Holding, joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções). O portfólio da IMX inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.



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terça-feira, 3 de abril de 2012

Concurso de música clássica da TV Cultura vai ao ar no segundo semestre


São Paulo, abril de 2012 - Pré-estreia é um concurso realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira, sejam eles instrumentistas e cantores solistas ou grupos de música de câmara. A introdução da modalidade conjuntos de câmara visa incentivar a prática da música em conjunto, que é a forma pela qual os músicos têm mais amplitude de repertório, mais oportunidades na vida profissional e requer um perfeito entrosamento entre seus membros, possibilitando excelente desempenho e crescimento musical de seus adeptos.

O concurso é destinado a instrumentistas com até 24 anos e cantores com até 28 anos de idade. Os conjuntos de câmara devem ter de três até oito participantes, e podem ser formados por instrumentistas, por cantores ou mistos de instrumentistas e cantores.

Os interessados deverão ler o regulamento e enviar sua inscrição. O prazo de inscrições é de 2 de abril a 26 de maio.

Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.

Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.

As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.

A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo (capital paulista) e será formada por dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.

Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.

As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final ocorre em 9 de dezembro.

Prêmios:

Categoria solista:
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*

Categoria conjunto
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*
*Recitais promovidos pelo Sesi – São Paulo em 2013

Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.

Realização: TV Cultura; Lei de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal. Patrocínio: CPFL Cultura. Apoio Cultural: Conservatório de Tatuí; Consulado Geral dos Estados Unidos em S. Paulo; Fiesp – Sesi. Colaboração: Fundação Osesp.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site www.cmais.com.br/preestreia.


Serviço
Pré-estreia
Inscrições: De 2 de abril a 26 de maio de 2012
Regulamento e ficha de inscrição no site: www.cmais.com.br/preestreia

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Compre aqui o livro 'MANUAL DE DIVULGAÇÃO DO MÚSICO POBRE'

quinta-feira, 8 de março de 2012

FUNARTE ABRE EDITAIS

Prêmio Funarte de Composição Clássica

Visando à seleção de 30 composições inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, que terão estreia mundial na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a se realizar em outubro de 2013. Inscrições devem ser enviadas, juntamente com a documentação e as obras, via Sedex, para a Rua da Imprensa, nº 16, sala 1308, CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ. Os participantes poderão concorrer com até duas criações, mas apenas uma será premiada.

Até 28 de Setembro de 2012

Editais de Ocupação de Salas Funarte – Música
Todas as pessoas jurídicas privadas, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em ocupar os espaços Funarte em três capitais e no Distrito Federal. Os proponentes terão que comprovar experiência de, no mínimo, três anos na produção de espetáculos e eventos musicais. As iniciativas contempladas ocuparão as salas Cássia Eller em Brasília, Sidney Miller, no Rio de Janeiro, Guiomar Novaes, em São Paulo, e Galpão 1 da Funarte/MG, em Belo Horizonte.

Ocupação da Sala Funarte Sidney Miller
Ocupação da Sala Funarte Cássia Eller
Ocupação da Sala Funarte Guiomar Novaes
Galpão 1 da Funarte MG
Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues
Em comemoração ao aniversário de cem anos de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues a FUNARTE está lançando o edital Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues – 100 Anos do Anjo Pornográfico. Os valores dos prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 110 mil, de acordo com os números de personagens dos espetáculos, e o montante é de R$ 1,3 milhão. Estão habilitados a participar como proponentes os artistas, produtores culturais, companhias e grupos teatrais, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/01/Edital-Pr%C3%AAmio-Nelson-Brasil-Rodrigues-100-Anos-do-Anjo-Pornogr%C3%A1fico-2012.pdf


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domingo, 4 de março de 2012

FESTIVAL MÚSICA PRA TODO MUNDO PROMOVE NOVA GERAÇÃO DE MÚSICOS INDEPENDENTES

Iniciativa patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril

Vencedores irão se apresentar no Festival MPTM e assinar contrato com o selo Oi Música para gravação e distribuição de um álbum

Rio de Janeiro, 2º de março de 2012 – O Festival Música Pra Todo Mundo, que promove a nova geração de músicos independentes do Brasil, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril. A iniciativa, patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, vai selecionar quatro artistas (dois escolhidos pelo público e dois pela curadoria do festival) para participar do Festival Música Pra Todo Mundo e assinar um contrato com o selo Oi Música. Os interessados podem se inscrever no hotsite: www.mptm.com.br.

Os quatro vencedores se apresentarão ao lado de atrações internacionais no Festival Música Pra Todo Mundo, que será realizado no Circo Voador, no segundo semestre de 2012. A ideia é ampliar a oferta de oportunidades para músicos independentes com propostas inovadoras, singulares e que valorizem a diversidade cultural do país. Além disso, os selecionados poderão fazer contrato com o Selo Oi Música, em que receberão toda a estrutura para gravação, lançamento e distribuição física e digital de um álbum. O prêmio inclui um show de lançamento do trabalho inédito no Rio de Janeiro.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo tem dois tipos de curadoria: a primeira, feita por uma banca formada por quatro profissionais de reconhecida competência no segmento musical, e a segunda, pelo próprio público, através de votação popular.

Até o dia 5 de abril, qualquer artista/banda poderá se inscrever no hotsite do projeto (www.mptm.com.br), para participar da seleção. Terminado o período de inscrições, a curadoria selecionará 30 finalistas, para uma nova escolha a ser feita pelo público. Os dois que tiverem maior número de “curtir” na rede social Facebook serão selecionados. Os outros dois vencedores serão indicados pela curadoria formada pelos profissionais do mundo da música.

A banca de curadores é composta por Mauricio Valladares (jornalista e fundador do programa RoNcaRoNca), Bernardo Palmeira (diretor Artístico da Bolacha Entretenimento), Zé Flavio Junior (jornalista, radialista e curador de eventos musicais) e Rafael Rossato (empresário e dono da Agência de Musica SP).

Sobre o Selo Oi Música

O selo Oi Música foi criado com o objetivo de desenvolver novos formatos de distribuição digital e promover novos talentos nas plataformas da Oi, e lançar álbuns de artistas já consagrados, nacionais e internacionais. É um novo modelo de negócio, como exige o mercado musical atual, inserindo artistas no meio digital. Visando a difusão da música, o selo permite que seus conteúdos também sejam licenciados para as diversas lojas digitais disponíveis, além de oferecer seu conteúdo em vários formatos digitais: Ringtone, Truetone, Fulltrack, Fulltrack do Álbum Completo, Ringbacktone (modelo de assinatura) e Streaming. O Oi Música já lançou os artistas brasileiros Sobrado 112, Fino Coletivo, Luísa Maita, Tono, Sonantes e Qinho, e os internacionais The Beautiful Girls, General Elektriks, Coletânea Oi FM Vol. I , The Apples in Stereo, Mayer Hawtrone, Sharon Jones & The Dap-Kings e Cake.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro de 2011, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga e 330 mil em TV por assinatura.

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O Brasil à espera dos chineses O Brasil à espera dos chineses

Boas relações e fluxo de turistas estreitam os dois países

Brasília (DF) - A relação Brasil e China cresce a cada dia. Acordos firmados, visitas de representantes e promoção de intercâmbios de todo tipo estreitam as relações entre os dois países. Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2009 mais de 28 mil chineses nos visitaram. Já em 2010, o número chegou aos 38 mil.

O fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais trouxeram, por exemplo, esta semana, a Brasília, o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, e uma delegação formada por ministros de Estado. E essa aproximação vem sendo praticada há tempos. Em 2004, foi assinado o ‘Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo e a Administração Nacional de Turismo da China’, que concedeu ao Brasil o status de ‘Destino Aprovado’ (ADS).

Em 2010, o MTur credenciou 70 agências de viagem de turismo para atender grupos de turistas chineses. E em janeiro último, o ministério promoveu chamada pública com os requisitos exigidos para selecionar novas agências que tenham interesse no segmento. O resultado sairá dia 10 de março.

Hoje, a China é a principal parceira comercial do Brasil, mas ainda há entraves. A abertura para produtos manufaturados vindos daquele país tem provocado queixas da indústria nacional. Além disso, exportações agrícolas e pecuárias encontram dificuldades, diante das barreiras impostas pelos asiáticos. O ministro do turismo, Gastão Vieira, defende a aproximação: “Estreitar os laços com a China é muito importante. O fluxo de asiáticos ainda é baixo, mas o turismo de negócios pode abrir oportunidades para outros tipos de turismo”.

A China é hoje o terceiro país do mundo que mais gasta com o turismo no exterior - na faixa dos U$$ 55 bilhões. E com a presença dos chineses no Brasil ficou constatada algumas diferenças em relação ao turista ocidental. “O chinês não é um turista de sol e praia. Ele gosta de conhecer a estrutura da natureza do país visitado e seu ecoturismo. Por isso, temos que nos preparar para oferecer o que eles gostam de ver”, confirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

PARA BEM RECEBER OS CHINESES

CUMPRIMENTOS: evite contatos físicos. A cultura chinesa trata com reverência os mais velhos, portanto, sempre comece por cumprimenta-los, antes dos mais jovens.

TRATAMENTO: os sobrenomes chineses vêm à frente do nome, diferente do Brasil. O nome da família é mais importante. E sempre entregue documentos com a mão direita para os asiáticos. A mão esquerda é impura.

NEGOCIAÇÕES: Não tenha pressa. Para o chinês, ‘tempo é tempo’, pois a paciência é um importante valor agregado a qualquer negociação.

O MAIS IMPORTANTE: Nunca confundir chineses com japoneses. Os chineses orgulham-se de pertencer a uma das civilizações mais antigas do planeta.

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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SWU DESRESPEITA DIREITOS DOS MÚSICOS E COMPOSITORES

Sobre o possível cancelamento do evento SWU, realizado em Paulinía (SP), o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) esclarece:

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) não tem interesse em causar transtorno ao público e cancelar festivais de música, mas sim em defender e garantir aos milhares de artistas filiados à gestão coletiva a devida retribuição pela execução pública de suas obras. Para que isso aconteça e em conformidade com a Lei do Direito Autoral (9.610/98) é imprescindível que os produtores de um evento como o SWU paguem direito autoral ao Ecad, pois só assim os compositores das músicas executadas serão remunerados.

Em 2010, a D+ Brasil Comunicação Total S/A, empresa organizadora do SWU, firmou contrato com o Ecad, comprometendo-se a pagar o equivalente a 9,2% da bilheteria. Na época, a empresa pagou 30% como garantia mínima, ou seja, R$ 250 mil, permanecendo inadimplente ao restante do contrato: R$ 1.037.860,16.

Em 2011, a D+ Brasil permanece inadimplente com o pagamento do complemento à garantia mínima do evento de 2010 e com relação ao evento de 2011 não realizaram previamente o recolhimento da retribuição autoral, prejudicando centenas de artistas do cenário nacional e internacional da música. Diante disso, o Ecad ajuizou uma nova ação requerendo o deferimento de uma liminar com o objetivo de ver resguardados os direitos dos compositores. Para tanto, requereu o depósito judicial de 10% da receita bruta no prazo de 48 horas, sob pena de ser determinado pelo Judiciário a suspensão das execuções musicais e lacre dos equipamentos, com base no art. 105 da Lei 9.610/98. O Escritório ainda solicita autorização para ingresso de equipe do ECAD para aferição de público e gravação das execuções musicais.

Como pode um evento musical não respeitar os direitos autorais dos compositores? Afinal, sustentabilidade cultural, começa com o respeito ao direito autoral. Sem alternativa, o Ecad está tomando as medidas cabíveis na Justiça, que decidirá sobre o caso.

Gloria Braga
Superintendente Executiva do Ecad


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FILARMÔNICA DE MINAS ABRE VAGAS PARA NOVOS MÚSICOS

Inscrições vão de 30 de janeiro a 25 de fevereiro.. Seleção abre oportunidade para fagotistas, violinistas e trompetistas

Enquanto se prepara para o início da Temporada 2012, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está com inscrições abertas, de 30 de janeiro a 25 de fevereiro, para preenchimento de vagas em seu seleto grupo de músicos. São elas: assistente de chefe de naipe de fagote; fagote/contrafagote; violino; trompa alta e trompa baixa. As audições estão marcadas para os dias 2 e 3 de março, em Belo Horizonte, em local a ser divulgado posteriormente aos candidatos. Os interessados devem consultar o edital de audições no site www.filarmonica.art.br.

Hoje considerada uma das melhores orquestras do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais conta com amplo reconhecimento do público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. Formada por 85 músicos brasileiros e estrangeiros, surpreende o público a cada apresentação, por sua competência e sonoridade, adquiridas em cinco anos de atividades.

Seleção

As audições para as vagas de Fagote e Violino ocorrem no dia 2 de março e as de Trompa, no dia 3, em local e horário a serem comunicados a cada um dos inscritos. Durante o exame, os candidatos serão avaliados, em diversas etapas, por uma banca avaliadora especializada, sob o comando do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas.

Os selecionados devem estar preparados para assumir a função até o início de abril de 2012, sendo que a remuneração varia de R$6.050,00 para músico de seção a R$6.655,00 para assistente de chefe de naipe, acrescida de plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação. O edital completo pode ser acessado no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br/audicoes), onde os candidatos também têm acesso aos repertórios exigidos nas audições. Há, ainda, um telefone – (31) 3245-0675 – e um e-mail – audicao@filarmonica.art.br – disponíveis para informações.

Documentos necessários

Candidatos brasileiros
- Ficha de inscrição devidamente preenchida
- Cópia Carteira de Identidade
- Cópia CPF
- Curriculum Vitae (somente 01 página)

Candidatos de outra nacionalidade (estrangeiros)
- Ficha de inscrição devidamente preenchida
- Cópia Passaporte (Página com informações pessoais e foto)
- Prova de experiência profissional de mais de dois anos ou Cópia de Diploma de Mestrado
- Curriculum Vitae (em Português, Espanhol ou Inglês – 01 página).

Importante: Os documentos devem ser enviados para o e-mail audicao@filarmonica.art.br ou, via correios, para o seguinte endereço: Rua Paraíba, 330 – 12º andar – Funcionários – Belo Horizonte – MG – CEP: 30.130-917. As inscrições terão confirmação por meio de e-mail ou telefone e cada candidato será informado acerca de data, horário e local da audição.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. Oitenta e cinco músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o melhor grupo musical erudito do ano.

Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu, Yoav Talmi, Markus Groh, Asier Polo, Maximiano Valdés, Ligia Amadio, Daniel Binelli, Fabio Zanon, Adriane Queiroz, Pascal Rogé, Joshua Bell, Isaac Karabtchevsky, Sergei Nakariakov, Alisa Weilerstein, Celina Szvinsk e Miguel Rosselini são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.

Suas apresentações incluem duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Desde sua primeira temporada a Filarmônica se apresenta regularmente nos principais eventos de música clássica do país, como Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e Rio Folle Journée. Em turnês, esteve em 45 cidades mineiras e em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Londrina e Paulínia. Na Sala São Paulo, a Filarmônica de Minas apresentou-se em duas temporadas. Em agosto de 2011, fez sua estreia nos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, com ótima receptividade do público e elogiosas críticas.

Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.

SERVIÇO:

Audições para músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Vagas: Assistente de naipe de fagote; fagote/contrafagote; violino; trompa alta e trompa baixa.
Inscrições: de 30 de janeiro a 25 de fevereiro de 2012, através do e-mail audicao@filarmonica.art.br ou via correio para o endereço Rua Paraíba, 330 - 12º andar | Funcionários - CEP - 30130-917 - Belo Horizonte | Minas Gerais

Audições

Período: 2 e 3 de março de 2012, em Belo Horizonte (MG).

Mais informações:

E-mail: audicao@filarmonica.art.br

Telefone: (31) 3245-0675

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Músicos poderão ter direito a adicional de insalubridade e exames médicos periódicos


            A Câmara analisa projeto (PL 1714/11) que obriga a adoção de medidas de segurança no trabalho nas atividades profissionais dos músicos e concede a esses trabalhadores o direito ao adicional de insalubridade de 20% sobre o salário ou remuneração base. O benefício vale para os profissionais vinculados a qualquer regime de trabalho.
           
            Segundo a proposta, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), considera-se músico a pessoa habilitada a tocar qualquer instrumento musical, o mestre e contramestre de bandas, o regente de orquestras e o cantor, desde que desempenhem essas funções de forma profissional e contínua.
O projeto obriga ainda o empregador a oferecer exame médico pelo menos uma vez por ano ao empregado, bem como na admissão e na eventual demissão do músico. Esses exames deverão verificar, além das condições físicas gerais, a acuidade auditiva e visual, a condição cardiorrespiratória e a força muscular do profissional.

Ratinho Junior: Falta de regras tem provocado perda auditiva e doenças causadas por esforço repetitivo.
O texto determina também que os locais destinados ao aprendizado e ensaios de músicos, bandas e orquestras, devem possuir iluminação, conforto térmico, isolamento acústico e condições ergonômicas previstas nas normas legais e regulamentares estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Arquivo - Gilberto Nascimento

Perda da audição
Segundo o deputado do Paraná, o objetivo da proposta é corrigir a lacuna da lei que cria a Ordem dos Músicos do Brasil (Lei 3.857/60), que regulamenta a profissão de músico, mas não se detém nas matérias relacionadas à segurança do trabalho profissionais. “A falta de regras relativas à medicina e à segurança do trabalho tem provocado, além da perda auditiva, a incapacitação física do músico devido às doenças por esforço repetitivo”, argumentou Ratinho Junior.

Outras enfermidades e moléstias causadas
Além da perda da audição por pressão sonora, na maioria das vezes,irreversíveis e incuráveis, os músicos desenvolvem lesões por esforço repetitivo (LER/DORT); coluna vertebral;hérnias abdominais; carga psíquica, cognitiva e emocional; excesso de trabalho, visto que a carga horária é improvisada e não padronizada, contrariando o disposto na Lei 3857/60 e, principalmente, para os músicos que executam instrumentos de bocais e boquilhas, deslocamento de lesões na mandíbula; infecção bucal, dental, bem como desgaste na arcada dentária.

Esse tão bem vindo Projeto Lei, que tem por autor intelectual oSr. Tenente? Nilson Getulio Pereira (Oficial Músico do Exército Brasileiro) e, como autor da redação e justificativa o advogado Sr. Dr. José Carlos Dutra (Major da Reserva do Exército Brasileiro), também objetiva a criação de normas (Portarias) sobre a Saúde Ocupacional do Músico juntos aos Ministérios da Saúde, Previdência, Trabalho e da Defesa (Forças Armadas).

A Ordem dos Músicos do Brasil, em Nota de Apoio ao referido Projeto de Lei, enviada aos Ministros, Deputados e Senadores, solicitou o apoio político dos mesmos na sua tramitação e aprovação, para que seja outorgada à classe musical, à luz da isonomia, em resposta aos seus anseios, a “Proteção do Estado”, a “Dignidade” e o “Respeito”.