domingo, 15 de junho de 2025

Mombojó faz duas apresentações no Sesc Guarulhos


Na sexta, banda apresenta show com releituras de Alceu Valença; Sábado, a banda volta ao palco para celebrar os 21 anos do lançamento de “NadadeNovo”

O Mombojó vem ao Sesc Guarulhos para duas apresentações na sexta (20) e sábado (21). A primeira, dentro do Projeto Raízes e Ressonâncias, projeto em que músicos fazem releituras de suas influências, a banda pernambucana apresenta show do álbum “Carne de Caju” (2024) que homenageia o cantor Alceu Valença. O trabalho trouxe oito faixas consideradas lado B do cantor pernambucano e mergulhou nas raízes profundas da herança musical do grupo. No sábado a banda volta ao palco e celebra os 21 anos do lançamento do expressivo “NadadeNovo”.

Lançado em 2004, o álbum de estreia trouxe 15 faixas, um som com bastante interferência eletrônica, uma formação curiosa, com nuances melódicas guiadas pela flauta transversa, “NadadeNovo” surgia num momento de despedida do manguebeat, e ao contrário do que o título sugeria, algo de muito diferente estava por começar naquela geração de vinte e poucos anos, que inaugurava um século, que se infiltrava na rede mundial de computadores e que traziam ideias, comportamentos conectados globalmente. Em toda a sua trajetória, a banda nunca se desvinculou dos seus primeiros sucessos, sendo quase mandatório incluir algumas das faixas que se passaram a ser verdadeiros hinos, como “A Missa”, “Deixe-se Acreditar”, “Faaca”, entre outros.

Ingressos à venda online através do app Credencial Sesc SP e da central de relacionamento digital. Presencialmente, nas bilheterias das unidades do Sesc.

SERVIÇO

Dias 20 e 21/06. Sexta e sábado, às 20h.
Sesc Guarulhos - R. Guilherme Lino dos Santos, 1200 – Jardim Flor do Campo
Local: Teatro. 349 lugares. Livre.
Ingressos: R$ 60,00 (inteira), R$ 30,00 (meia) R$ 18,00 (credencial plena)
App Credencial SESC SP, centralrelacionamento.sescsp.org.br e bilheteria das unidades
Duração: 90 minutos.
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento - R$ 15,50 (não credenciados) R$ 8,50 (credenciados)
Paraciclo: gratuito (obs.: é necessário a utilização travas de seguranças). 248 vagas
Para informações sobre outras programações, acesse o portal Sesc Guarulhos

João Rock 2025: celebração da potente música brasileira teve mais de 40 atrações em 14 horas de música, no interior de São Paulo

João Rock 2025 reuniu cerca de 60 mil pessoas neste sábado (14), em Ribeirão Preto/SP
(Crédito: Rafael Cautella)


O João Rock 2025 reuniu cerca de 60 mil apaixonados por música brasileira em um festival memorável, na noite de ontem (14), em Ribeirão Preto/SP.

Com mais de 40 atrações distribuídas em cinco palcos, a 22ª edição do evento destacou a riqueza da música brasileira por meio de encontros inesquecíveis, shows de despedida emocionantes, encontros e reencontros, e também a revelação de novos talentos da cena nacional.

O emblemático Palco João Rock foi cenário para os espetáculos de grandes nomes brasileiros, como Maneva, Cidade Negra, Barão Vermelho, Marcelo Falcão e Nando Reis. Em um show provocativo, o BaianaSystem levou ao público suas músicas com letras críticas, como “Cabeça de Papel”, “A Mosca” e “Sulamericano”, fez roda punk, feat com BNegão e finalizou a noite com um coral de crianças ao som de “Batukerê - Toda fé de Salvador”.

Assim como o Planet Hemp, que tocou grandes sucessos da banda com Marcelo D2 e BNegão dividindo os vocais e ainda recebeu as participações especiais de Seu Jorge e BaianaSystem no show que encerrou o evento.

A apresentação do grupo Cidade Negra também foi especial, já que contou com a participação inédita de integrantes do projeto mundial Playing For Change. Outra surpresa foi quando Toni Garrido convidou: “vamos brincar?”, e chamou o cantor Rael, Sandro Dias - o ‘Mineirinho’ -, e o skatista mirim Pietro, de 11 anos, para uma performance ao vivo com os skates durante a música “O Erê”.

O público também se emocionou com o Natiruts, que anunciou o fim da carreira neste ano e trouxe sua turnê de despedida para o evento. “É importante celebrar o passado e planejar o futuro, mas o que importa é que tudo vai dar certo”, afirmou o vocalista Alexandre Carlo.

Já Nando Reis, que celebrou os mais de 40 anos de carreira com a turnê “Nando Hits”, fez uma homenagem especial para sua grande amiga e parceira musical, Cássia Eller, cantando o clássico “O Segundo Sol”.

O Palco Brasil apresentou o Baile da Black Music, em uma homenagem ao estilo. O festival trouxe artistas consagrados como Sandra Sá, Farofa Carioca com Paula Lima e Hyldon, Max de Castro e Wilson Simoninha com o Baile do Simonal, além de Seu Jorge, para a festa que celebrou a música preta e seu legado. Nos intervalos entre as bandas, o Projeto Petróleo, com Eduardo Brechó e DJ Nyack tocou no backstage para os artistas, bandas e convidados, celebrando a festa black em sua essência também nos bastidores.

Um dos pontos altos foi o show de Tony Tornado e Banda do Síndico. Aos 95 anos, o cantor, compositor e ator cantou seus maiores sucessos, como “Sou Negro”, “Me Libertei”, “Podes Crer, Amizade” e “BR-3”, além de entoar hinos que ficaram famosos com a voz de Tim Maia, ao lado do grupo musical que o acompanhou durante toda a sua trajetória. Black Rio com Cláudio Zoli e Carlos Dafé também se apresentaram no Palco Brasil.

O Palco Aquarela foi um espaço plural, que recebeu artistas prestigiadas como Vanessa da Mata, Ana Cañas, Carol Biazin e Melly com Sued Nunes, reverenciando o feminino. O encontro entre Zélia Duncan e Paulinho Moska foi repleto de animação e emoção. “Uma celebração de amizades, isso é o que é um festival”, enfatizou Moska durante a apresentação.

Já o Palco Fortalecendo a Cena trouxe novos nomes da música nacional, com apresentações de revelações nacionais como Duquesa, Yunk Vino, Drik Barbosa com Budah e Cristal, Kayblack e MC Cabelinho.

Uma novidade que reuniu os amantes do rock independente foi o Palco Eisen Rock, que trouxe Banda M.I.L.A, Versão Dois, Venere Vai Venus, Banda Sheik e DJ Rodrigo Mod em apresentações eletrizantes que cativaram o público.

As ativações de marcas enriqueceram a experiência do público, com destaques para uma roda-gigante e a rampa Half Pipe do Banco do Brasil, comandada pelo hexacampeão mundial Sandro Dias, o Mineirinho; roleta de prêmios do MGM Bet; Coke Studio da Coca-Cola; tirolesa da Mike’s; espaço de O Boticário; totens para carregamento de celulares; show de drones da Unaerp; espaço temático do Jack Daniel’s; além de ações voltadas ao bem-estar de Libresse, Pipizito e Smoking.

Em sua 22ª edição, o Festival João Rock 2025 reafirmou, em 14 horas de música, paz e diversão, seu compromisso em celebrar a música brasileira, proporcionando uma experiência cultural rica e inesquecível para fãs do Brasil inteiro.

QUEM ESTEVE NO JOÃO ROCK 2025

Palco João Rock: Natiruts, Planet Hemp, BaianaSystem, Marcelo Falcão, Nando Reis, Barão Vermelho, Rael convida FBC e Rincon Sapiência, Cidade Negra, Maneva, Batalha da Aldeia, Venere Vai Venus - Vencedora do Concurso de Bandas do João Rock.

Palco Brasil – Edição Baile da Black Music: Seu Jorge, Sandra de Sá, Farofa Carioca com Paula Lima e Hyldon, Baile do Simonal, Tony Tornado e Banda do Síndico, Black Rio com Cláudio Zoli e Carlos Dafé, School of Rock.

Palco Aquarela: Vanessa da Mata, Carol Biazin, Ana Cañas, Zélia Duncan com participação especial de Paulinho Moska, Melly com participação especial de Sued Nunes.

Palco Fortalecendo a Cena: Duquesa, Yunk Vino, Drik Barbosa convida Budah e Cristal, Kayblack, Cabelinho, School of Rock.

Palco Eisen Rock: Banda M.I.L.A, Versão Dois, Venere Vai Venus, Banda Sheik e DJ Rodrigo Mod.


 
Festival foi marcado por grandes encontros, como no show do Planet Hemp. Na foto: BNegão, Seu Jorge e Marcelo D2 (Crédito: Rafael Cautella)

Show de Tony Tornado e Banda do Síndico foi um dos pontos altos do Palco Brasil do João Rock
(Crédito: Padurdo)


‘Meu Samba’, novo álbum de Karinah, chega às plataformas musicais no dia 22 de maio

Sob a bênção de Zeca
‘Meu Samba’, novo álbum de Karinah, chega às plataformas musicais no dia 22 de maio, com direção e participação especial de Zeca Pagodinho







imagens: Link direção criativa: Gringo Cardia | foto: Priscila Prade



A cantora Karinah ganhou uma luz pra guiar sua estrada: Zeca Pagodinho é o padrinho do mais novo trabalho da curitibana de alma carioca. Com distribuição digital pela Universal Music, o álbum “Meu samba” chega às plataformas no dia 22 de maio, reunindo, em dez faixas, mais do que o ritmo preferido de Karinah. É uma síntese de toda a sua essência, como ela própria define: “Esse trabalho mostra muito de mim e de tudo o que estou vivendo hoje. Sou apaixonada e intensa. Falamos de amor, religião, acolhimento, amizade e inspiração”, diz a cantora, que completa 44 anos no dia 19.



A aproximação com Zeca teve início em março do ano passado, quando Karinah, já com quatro álbuns lançados, se apresentava no Rio de Janeiro, em um dos 33 shows da turnê de Alcione da qual participou por várias regiões do país. Na plateia, Zeca encantou-se com o que ouvia. Nascia ali mais que uma amizade. Karinah foi convidada para um almoço no Bar do Zeca, na Barra da Tijuca, e, ao chegar lá, compositores de samba com presença constante nos álbuns do novo padrinho a esperavam para mostrar suas músicas. “Foram feitas duas audições no bar. Fiquei enlouquecida com tanta coisa linda que ouvi”, diz ela, apresentando uma justificativa para o acolhimento: “Foi uma mulher, Beth Carvalho, que jogou Zeca no mundo. Por gratidão, ele escolheu outra mulher, ele me escolheu.”

Max Pierre, o reconhecido homem de mais de 60 milhões de discos vendidos, foi o primeiro nome a entrar no álbum de Karinah, pelas mãos de Zeca. O produtor artístico já estava firme e forte no encontro inaugural para escolha do repertório e, com olhos e ouvidos privilegiados, fez a cantora definir o objetivo do projeto. “Max disse que eu aparentava estar entre Clara Nunes e Beth Carvalho. E perguntou se era esse o caminho que eu queria seguir. Sim, era. Então, ele disse: ‘Vamos fazer a sua verdade vir à tona.’ Até então, nunca um produtor havia me dito isso”, conta a cantora.

Além de diretor artístico, Zeca Pagodinho tem letra e voz no álbum “Meu Samba”. Na gaveta há 40 anos, “Luz da Saudade” ganhou música de Moacyr Luz, uma parceria que vem se consolidando cada vez mais. Já a voz de Zeca entrou no álbum aos 45 minutos do segundo tempo, como participação especial, em “Foi um sonho”, de Nelson Rufino.

O artista da imagem Gringo Cardia, profissional multimídia de fama internacional, assina o conceito visual do álbum. Responsável por clipes e capas de discos marcantes na indústria fonográfica brasileira, ele já trabalhou com personalidades como Tom Jobim, Xuxa e Cássia Eller. Neste álbum, o multiartista transmite a imagem de Karinah como mulher do samba que ela é, na essência de uma diva vestida para o palco. E há também uma intencional mensagem de sustentabilidade em fotos originais, de fina produção, feitas em carros alegóricos no barracão da Mangueira, escola de samba com a qual Karinah tem ligação afetiva – além de já ter participado, como concorrente, do processo de escolha de samba-enredo, a cantora mantém projetos sociais que contemplam a comunidade. Cada música ganhou uma imagem. O projeto gráfico tem, portanto, dez capas.


AS MÚSICAS

“Sou do povo” (Gabrielzinho de Irajá / Alexandre Chacrinha / Flavinho Bento), com arranjo de Mauro Diniz, traz a fala da mulher, a força feminina no samba. O empoderamento feminino, uma das bandeiras de Karinah em trabalhos anteriores, volta à cena: “Sou do samba, sou do bem, sou mulher. Sou alguém, quero ir mais além. Igualdade, sim senhor.” A música abre o álbum de forma vibrante, conduzida pelas platinelas do pandeiro de Carlinhos Pandeiro de Ouro, ícone reconhecido internacionalmente por seu total domínio do instrumento. Destacam-se ainda a flauta e o clarinete de Dirceu Leite, um dos mais importantes nomes do sopro do país, com participação na maioria das faixas do álbum.

“Verdade” (Nelson Rufino / Carlinhos Santana), uma das músicas mais conhecidas da carreira de Zeca, é uma homenagem como retribuição a tanto engajamento. A princípio, Karinah hesitou em incluí-la, sem saber se o cantor aprovaria, mas foi encorajada por Max Pierre. “Essa música sempre esteve no meu repertório, mas achei que ele não ia gostar. Ainda mais na voz de uma mulher. Mas Max insistiu muito: ‘Justamente por você ser mulher, ninguém vai te comparar ao Zeca’. Pronto. Topei gravar”, diz ela. No fim, o próprio Zeca pediu a Pretinho da Serrinha um arranjo que desconstruísse toda a base de seu sucesso avassalador. Pretinho aceitou o desafio. A única regravação do disco tem uma originalidade marcante. A refinada formação de músicos traz o tecladista Tutuca Borba – outra presença constante no álbum –, maestro arranjador de Roberto Carlos há quase 40 anos.


“Foi um sonho” (Nelson Rufino) teria, originalmente, interpretação solo de Karinah. O álbum já estava pronto quando

Zeca, empolgado com o resultado do trabalho, decidiu emprestar sua voz ao projeto, como participação especial, a única do álbum. “Zeca sempre namorou esse samba. Já estava tudo pronto, quando ele me ligou e disse: ‘Essa música tem a minha cara e a sua. Posso gravar contigo?’ Caí na choradeira”, conta a cantora, que voltou ao estúdio para realizar o sonho.

“Que distância?” (Moacyr Luz / Cecilia Stanzione), a mais lenta música do álbum, é definida por Karinah como “a mais intensa e romântica.” “Deixamos fluir sem batucada. Deixamos do jeito que ela nasceu. No meu coração ela bateu assim. Gravei de primeira”, comenta a cantora. Nesta faixa, o carioca Moacyr Luz – que emplacou duas composições no álbum – apresenta uma parceira recente, a argentina Cecilia Stanzione, com quem já compôs dez músicas. Chamam atenção o arranjo de Julinho Teixeira e o violão sete cordas de Carlinhos 7 Cordas.

“Caminho da paz” (Marquinhos da Cuíca / Waltiz Zacarias / Gabrielzinho de Irajá) flerta com o jazz, trazendo um coro afinado e um recado ao público que Karinah, à frente de vários projetos sociais, assimilou bem: “Essa música traz uma mensagem de paz e empatia. O mundo precisa disso. Eu vou levar essa música comigo como uma mensagem, já que trabalho em causas sociais”, diz. Merece atenção especial a flauta de Milton Guedes, cantor, compositor e instrumentista de importante trajetória na música brasileira.

“O céu serenou” (Dunga de Vila Isabel / Tuninho Nascimento) faz Karinah se sentir próxima de Clara Nunes, uma das referências na carreira. “Essa música me traz memórias afetivas, não somente pelo que Clara sempre representou para mim, mas porque lembro também da minha avó cantando canções que falavam do mar, das águas...”, destaca. É a primeira das quatro composições de Dunga de Vila Isabel no álbum. “Ele me pegou na veia, como compositor. Já avisei que vou gravar tudo que é dele”, elogia.

“Do jeito que você deixou” (Dunga de Vila Isabel / Roque Ferreira) ganhou uma versão bem no estilo de Alcione e Agepê. Foi um pedido pessoal de Karinah ao maestro Rildo Hora, que fez o arranjo desta e de mais duas músicas do álbum. “Trago comigo um pouco de Alcione e Agepê. Queria interpretar um pouco deles. Rildo disse: ‘Deixa comigo’. E deu certo.” “Do jeito que você deixou” foi feita inicialmente para Zeca gravar, mas ele repassou-a à cantora.

“Luz da saudade” (Moacyr Luz / Zeca Pagodinho) foi escrita em um talão do jogo do bicho e estava na gaveta há 40 anos. Vale, como curiosidade, ressaltar que, na véspera de ser apresentada a esta música, Karinah teve um sonho premonitório, que dizia: “Amanhã, você vai ganhar um presente.” Cheguei no estúdio e, de repente, Zeca entrou e disse que tinha uma música que pensou em dar para a Alcione, mas que daria para mim”, conta Karinah.

“Jandairê – festa de erê” (Dunga de Vila Isabel / Roque Ferreira) faz Karinah deixar escorrer na sua interpretação todo o respeito pela religião de matriz africana. “A bênção mamãe, lua de Orumilá, luz do Ilê”, diz a canção. “Aqui tem a minha macumba, a minha fé. E eu canto pedindo proteção às crianças”, diz a cantora, batizada na igreja católica e, hoje, seguindo as orientações do candomblé.

“Até a próxima vez” (Dunga de Vila Isabel) é um agradecimento ao público, com flauta e clarinete de Dirceu Leite, e um animado coro que emenda a despedida com o convite para uma próxima audição. “É um até breve, um até daqui a pouco. A ideia é gravar um audiovisual em julho, mesclando canções desse álbum, algumas dos trabalhos anteriores e outras músicas inéditas”, encerra Karinah, já pensando em outros sambas.

FICHA TÉCNICA

Zeca Pagodinho – direção artística e repertório
Max Pierre – produção artística
Victor Kelly e Tatiana Messas – produção executiva
Genilson Barbosa – arregimentação e assistente de produção

Raphael Rui Castro – Enzo Vittorio – técnicos assistentes

Tércio Marques – técnico de edição

Flavio Senna Neto – técnico de edição e masterização
William Junior – engenheiro de gravação
Flávio Senna – engenheiro de gravação e mixagem
Studios Cia dos Técnicos – gravação, mixagem e masterização

DISCOGRAFIA



“Meu samba” é o quinto trabalho de Karinah. Sua discografia inclui “Você merece samba” (2012); “Álbum completo” (2021), com vertentes do pagode romântico; “Karinah por elas” (2022), um audiovisual com 27 mulheres entre musicistas e artistas cantoras, e “Aglomerou” (2023), gravado durante a pandemia, com participações especiais de Alcione e Neguinho da Beija-Flor, entre outros nomes.