Programa Músico Empreendedor

quarta-feira, 29 de abril de 2020

UBC e Spotify lançam fundo para remunerar artistas durante a crise do Covid-19





União Brasileira de Compositores e plataforma de streaming socorrem artistas afetados por queda nas arrecadações de shows e direitos autorais. Campanha recebe também doações individuais

A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. Exceção feita às lives de grandes estrelas, a proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R$ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo “Juntos Pela Música”, que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo já nasce com R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil da UBC e outros R$ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.

Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abrem a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding: www.benfeitoria.com/juntospelamusica. Até o momento, mais de 140 artistas já receberam a primeira parcela do auxílio, logo em seguida ao lançamento do fundo. E mais de 800 já se cadastraram solicitando acesso ao programa, que dependerá das doações do público para chegar a mais artistas em situação de vulnerabilidade.

O movimento faz parte do projeto global “Spotify COVID-19 Music Relief”. A empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1. Para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor, além do aporte inicial de R$ 500 mil, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.



Alceu Valença fará live em apoio à “Juntos Pela Música”


Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Diogo Nogueira: estrelas da música brasileira também convocam para a campanha

Em live realizada no último domingo, 26, o cantor Diogo Nogueira convidou seu público a colaborar com a campanha, através de um QR code durante a transmissão. A iniciativa deu resultado imediato, com dezenas de novas adesões. E o sambista está em ilustre companhia. Alceu Valença é outro padrinho da campanha, o pernambucano mobilizará seus fãs em uma live dedicada ao “Juntos Pela Música”, dia 3 de maio, às 18h, em seu canal no YouTube. Ambos gravaram vídeo em apoio à ação, para as redes sociais, que também tem participações de Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Erasmo Carlos, Russo Passapusso, Paula Lima, Kell Smith, Romero Ferro e Celso Fonseca, entre outros.

“Estou há vários dias trancado em casa e tenho tocado violão como nunca. Só me lembro de ter tocado tanto quando morei em Paris, no final da década de 70. Então, a ideia da live é compartilhar minhas impressões e recordações como se o público fosse convidado para cantar e conversar comigo na sala da minha casa. São as músicas que toco quando estou comigo mesmo, do jeito que gosto de tocar. Ao mesmo tempo são músicas que contam a minha história. É uma maneira de estar perto das pessoas, de passar uma mensagem de esperança. Tenho certeza de que vamos superar este momento em muito breve”, afirma Alceu.


Confira a mobilização dos artistas no vídeo Juntos Pela Música


Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC fala sobre o movimento da entidade e a importância da colaboração do Spotify. “Vivemos um momento em que a palavra 'coletiva' de nossa gestão nos impõe responsabilidade e solidariedade. Estes são valores cotidianos para a UBC. Gostaria de agradecer ao Spotify pela inquietação comum, por ajudar aos autores, intérpretes, músicos e produtores, e convidar outras empresas que orbitam o mundo da música, assim como pessoas físicas, a também se mobilizarem. É uma ajuda vital neste momento sem precedentes de nossa história recente”.

Mia Nygren, diretora-geral do Spotify para a América Latina, ressalta. "Diante desse cenário, o Spotify tem engajado com parceiros de toda a indústria para discutir como podemos apoiar artistas e a comunidade criativa que foram profundamente afetados. Embora o streaming continue a desempenhar um papel fundamental na conexão dos criadores com seus fãs, várias outras fontes de receita foram interrompidas por essa crise. Combater o impacto dessa pandemia na indústria da música exigirá um enorme esforço global, e essa parceria com a UBC possibilita trabalharmos rapidamente para otimizar esses novos recursos aos artistas no Brasil", afirma a executiva.






Auxílio a artistas será distribuído em 4 parcelas mensais

Os valores já começaram a ser distribuídos aos artistas filiados à UBC, que atualmente conta com mais de 37 mil associados, o equivalente a 57% do mercado de direitos autorais no país.

Para pleitear uma das ajudas, é preciso que o associado cumpra os seguintes requisitos:

● Ser filiado à UBC há pelo menos um ano;

● Já ter recebido um mínimo de R$ 800 e um máximo de R$ 12 mil da UBC em direitos autorais em 2019;

● Passar genuinamente por dificuldades financeiras devido às perdas causadas pelo novo coronavírus. Uma força-tarefa da UBC analisará cada uma das solicitações.

Podem solicitar a ajuda pessoas físicas e microempreendedores individuais. O benefício, uma iniciativa humanitária e de duração limitada, será na forma de uma ajuda mensal de R$ 400 a cada contemplado. Serão quatro parcelas mensais, e milhares de associados da entidade podem ser beneficiados pela ação.

A UBC ressalta que a ajuda é emergencial e durará exclusivamente durante os quatro meses propostos. Os artistas podem solicitar auxílio no site da campanha, há um formulário, no qual o candidato à ajuda deverá informar dados pessoais (como nome completo e CPF) e responder a um questionário justificando a necessidade do auxílio: https://spotifyrelief.ubc.org.br .


Sobre a UBC

União Brasileira de Compositores - UBC é uma associação sem fins lucrativos, dirigida por autores, que tem como objetivo principal a defesa e a promoção dos interesses dos titulares de direitos autorais de músicas e a distribuição dos rendimentos gerados pela utilização das mesmas, bem como o desenvolvimento cultural.
A UBC foi fundada em 1942 por autores e atua até hoje com dinamismo, excelência em tecnologia da informação e transparência, representando mais de 30 mil associados, entre autores, intérpretes, músicos, editoras e gravadoras. Para mais informações: Elisa Eisenlohr: elisa.eisenlohr@ubc.org.br / Whatsapp: (21) 99746-4047

Sobre o Spotify

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Tudo o que fazemos é impulsionado por nosso amor pela música.
Descubra, gerencie e compartilhe mais de 50 milhões de músicas de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios.
Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de música com uma comunidade de mais de 271 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 124 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 79 mercados.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Lives: semana traz obras de Gonzaguinha e Dorival Caymmi na voz de Mona Vilardo

Cantora segue fazendo apresentações temáticas ao vivo no Instagram


A cantora Mona Vilardo segue com sua agenda de apresentações online do projeto “Quem canta o vírus espanta”, trazendo repertório temático e eclético, capaz de alegar públicos de todos os gostos. Nesta semana, a cantora transmite shows ao vivo na terça-feira, dia 28, celebrando a música de Gonzaguinha, e na quinta-feira (30), desta vez com o tema “Eu vou pra Maracangalha, Caymmi!”. O repertório faz homenagem ao compositor baiano Dorival Caymmi. As lives são às 19h, transmitidas pelo perfil @monavilardo, no Instagram.

Agenda da semana

28/4 (terça) – O que é, o que é Gonzaguinha?

30/4 (quinta) – Eu vou pra Maracangalha, Caymmi!

01/05 (sexta) – Live especial “Tropicalmagic” – Música e Mágica com a participação do mágico Lucas Toledo.

2/05 (sábado) – Notas Filosóficas “Canções sobre um tempo” (No aplicativo Zoom às 17h)

Informações: @monavilardo/@silverioortiz.filosofantes

3/05 (domingo) – Varanda Mona canta Dalva (Festival Ziriguidum)

Exceto no sábado, dia 02/05, as lives são sempre às 19h, no perfil oficial @monavilardo, no Instagram.

No Youtube, o canal Mona Vilardo pode ser acessado pelo link https://www.youtube.com/channel/UCA_4pbhxNZyiB7v23YrCJ_g

Sobre Mona Vilardo

Mona é cantora há 30 anos, atriz, professora de música e escritora. É idealizadora do projeto “Elas por Ela – As Rainhas do Rádio, por Mona Vilardo”. Nele a cantora apresenta músicas de Dalva de Oliveira e de outras estrelas, como Linda Batista, Emilinha Borba e Marlene. É autora do livro “Dalva, minha vó e eu”, que carrega o mesmo selo do projeto.

sábado, 25 de abril de 2020

Wanessa Camargo anuncia sua primeira Live no Youtube!

A onda de shows on-line não para de crescer! Neste sábado, dia 25, Wanessa Camargo anunciou em seu Instagram que fará sua primeira live no próximo domingo (3 de maio), as 20h, em seu canal oficial do YouTube. O repertório será escolhido com a ajuda de seus fãs, que poderão interagir com a cantora nas redes sociais e pedir músicas de sua carreira, que neste ano de 2020, completa vinte anos. Sucessos como "O amor não deixa", "Tanta saudade" e "Apaixonada por você" já são hits garantidos!

"Espero matar as saudades de cantar para todos que gostam do meu trabalho, pois a falta de estar nos palcos é gigante, então vou poder me satisfazer um pouco da vontade de estar próxima das pessoas.", declara Wanessa.

A transmissão terá uma ação solidária em parceria com a empresa PicPay, onde o valor arrecadado será doado integralmente para instituições e famílias vítimas do coronavírus.

"Tem sido incrível assistir as lives de outros artistas, estava louca para fazer a minha também e ter essa conexão de volta com meus fãs através da música, além de fazer a diferença nessa quarentena e poder ajudar as instituições e aqueles que estão precisando neste momento!", conclui.

Wanessa também fará um anúncio surpresa durante a live para seus fãs, que aguardam por seus próximos lançamentos.

Serviços:

WANESSA CAMARGO - LIVE (#LIVEDAWANESSA)
Youtube - www.youtube.com/WanessaCamargo
3 de maio 2020 - 20h00

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Campanha vai doar cestas básicas para profissionais da indústria do entretenimento


Para ajudar quem não pode mais trabalhar por conta da pandemia do coronavírus, basta comprar um ingresso no site Alô Ingressos



Profissionais de luz e som, cenografia, elétrica, cabeamento, carregadores, auxiliares de produção e palco, camareiros, seguranças, recepcionistas, baristas e controladores de acesso, entre outros que, da noite para o dia, simplesmente, pararam de trabalhar por conta da Covid-19. São pais e mães de família que vivem da arte e, agora, precisam da ajuda do público. Pensando nisso, VOY e ALÔ Ingressos, em parceria com a VCRP Brasil e a Casa de Vídeo, lançaram a campanha "Me contagia de Alegria", que vai doar cestas básicas para estes profissionais em todos os estados brasileiros.

"Essa é uma iniciativa com foco na recuperação da esperança por dias melhores neste momento de tanta incerteza, onde as notícias, massivamente, propagam preocupação e o medo. Então, escolhemos criar uma onda de esperança, motivando nossos mais de 14 milhões de clientes a tomarem uma #AtitudePositiva", explica Marcus Niemeyer, Ceo da Voy.

Para participar desta plateia solidária, basta acessar o site www.aloingressos.com.br e clicar no evento “Me Contagia de Alegria”. Cada ingresso será revertido em uma cesta básica. Lembrando que esta é uma atitude 100% solidária e sem nenhuma contrapartida. Não haverá comercialização de shows. Todo o dinheiro arrecadado será doado..

"Sabemos que o público está morrendo de saudade dos grandes eventos, e estamos loucos para reconectá-los às melhores experiências do entretenimento ao vivo, feito por esses milhares de profissionais que se dedicam de corpo e alma na realização dos mais diversos espetáculos. Eles, agora, precisam da ajuda de todos", completa Niemeyer.

#MeContagiaDeAlegria
#AtitudePositiva

Banda curitibana Sr. Banana lança trilogia de clipes que é sucesso de visualizações na internet


Lançado no início do mês de abril, os três clipes já alcançam 1 milhão de visualizações no YouTube

O lançamento dos clipes Só Eu e Você, Pétala de Flor e Bashô, do EP Mono 2020, da banda de Curitiba Sr. Banana alcançou rapidamente a marca de 1 milhão de visualizações no YouTube. Disponível no canal desde o início de abril, os vídeos possuem uma continuação e contam uma história única.

“Acreditamos que o sucesso se dá ao contexto que envolve estes lançamentos. O clima de praia, a história contada nas letras que se entrelaçam e os personagens que dão vida ao enredo e deixam a narrativa dos áudios visuais ainda mais especial”, avalia Edu, vocalista da banda.

A ação inovadora, de lançar três clipes no mesmo dia, tem gerado resultado. Com um movimento orgânico, muitos grupos de reggae que ouviam o Sr. Banana na década de 90 e em sua retomada, compartilharam a trilogia.

A trilogia audiovisual tem direção assinada por Gerson Baroni, produção de Carol Angelo. Além de mostrar músicas que fazem parte do EP Mono 2020 produzido pela equipe da Midas Records.

É possível conferir os vídeos pelo link: 

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Inscrições para intercâmbio no Malawi, Moçambique e Noruega encerram nesta sexta-feira (10)


Interessados podem se cadastrar no site da Sustenidos Organização Social de Cultura

Intercâmbio no Malawi, na África | Divulgação/ Projeto Guri

Para quem tem o sonho de realizar um intercâmbio e aprender sobre a cultura, história e desenvolver habilidades que serão importantes para a carreira no futuro, a Sustenidos Organização Social de Cultura anuncia a prorrogação das inscrições para o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange). Alunos, ex-alunos e profissionais do Projeto Guri – programa gerido pela Sustenidos – podem se cadastrar até esta sexta-feira, 10 de abril, às 12h, por meio do site http://www.sustenidos.org.br. Até seis selecionados, de 18 a 25 anos, embarcarão para a Noruega, Malawi e Moçambique, em agosto de 2020.

O Move é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países). Desde 2015, a iniciativa já beneficiou 26 jovens brasileiros e 26 jovens estrangeiros.

Os selecionados permanecerão pelo período de 10 meses em um dos países listados e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais – como festivais, competições e capacitações. O programa é custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de novas habilidades individuais, interpessoais e culturais dos jovens, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Para concorrer é necessário:
- Ser aluno, ex-aluno e/ou educador do Projeto Guri dos polos localizados no litoral ou interior paulista ou ser profissional da Sustenidos, com participação/atuação comprovada de pelo menos 18 meses;

- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 anos (completos em fevereiro de 2020);

- Comprovar atuação no âmbito da música por meio de carta de recomendação do empregador, do educador ou da instituição de música da qual frequenta;

- Apresentar a documentação exigida;

- Enviar o vídeo onde o candidato se apresenta e mostra seu conhecimento musical (performance);
- Possuir conhecimento em inglês.

Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes. Serão avaliados conforme os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação, atributos pessoais, entre outros.

Inscrição: basta acessar o site da Sustenidos, preencher o formulário com informações pessoais e enviar os documentos e materiais solicitados pela instituição. Em caso de dúvidas, envie seu e-mail para move.intercambio@sustenidos.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; Banco Votorantim; VALGROUP; Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Leandro e Romani relembram início da carreira através das lives

Ferramenta que é a sensação da quarentena foi o que uniu a dupla sertaneja

No último sábado, a live dos sertanejos Jorge e Mateus, com mais de 4 horas de duração, alcançou a marca de 3 milhões de visualizações simultâneas no Youtube. E a expectativa também é grande para a live de Marília Mendonça esta noite.

A ferramenta se tornou um recurso para que artistas continuem gerando entretenimento para os fãs e seguidores durante o isolamento. Além de ajudar a quem precisa com a captação de recursos e donativos para instituições.

Para alguns músicos, as lives já tinham um significado especial desde o início da carreira. Como foi o caso dos também sertanejos Leandro e Romani.

Os dois se conheceram em uma instituição financeira onde trabalhavam, ambos já tinham suas carreiras solo e decidiram sem qualquer pretensão fazer uma live no Facebook com covers e brincadeiras. Rapidamente, milhares de pessoas começaram a acessar e pedir para que formassem uma dupla. O pedido foi atendido e desde então a parceria foi formada.

Com músicas autorais ou fazendo covers cheios de estilo, os vídeos da dupla de Piracicaba, interior de São Paulo, alcançaram milhares de visualizações também no Youtube e passaram a investir em clipes. Os de maior sucesso são os das músicas "Feliz Dia da Ex", que conta com a colaboração do influencer Túlio Rocha, e “Tardezinha”.

Outra plataforma digital em que a dupla tem destaque é o TikTok. Com vídeos que já bateram a marca de 1 milhão e 200 mil visualizações.

Com o sucesso na web, decidiram sair das plataformas digitais para os palcos e passaram a ser conhecidos em todo interior de São Paulo, realizando shows e eventos. E já fizeram shows com grandes nomes do sertanejo, como Zé Neto & Cristiano e Matheus & Kauan. Também já dividiram o palco com o cantor Latino.

Com a quarentena, a dupla voltou a se dedicar aos conteúdos nas redes e na última semana realizou uma live em prol da instituição Casa do Bom Menino, que ajudou na arrecadação de produtos e mantimentos para bebês e crianças em situação de abandono.

Leandro e Romani estão lançando seu primeiro DVD, chamado “Amor ou Aventura”, porém com a festa de lançamento adiada devido ao Corona Vírus, é através das lives que os dois continuam mostrando quem são e o estilo musical que vai além do sertanejo universitário, misturando pop, brega funk e tendências da música atual.

Confira o primeiro clipe do DVD - “Amor ou Aventura”