Programa Músico Empreendedor

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Taverna Medieval recebe Olam Ein Sof com apresentação de cantos medievais em setembro

Duo Olam Ein Sof

No dia 22 de setembro, a Taverna Medieval recebe mais uma vez o Duo Olam Ein Sof para uma apresentação musical imersiva pela idade média. A apresentação contará com danças do século 13 (ductias, nota, estampies), Cantigas de Santa Maria, músicas do Llibre Vermell de Montserrat, entre outras cantigas de trovadores medievais, aperfeiçoados em uma recente viagem pela Europa.

A apresentação será às 16h, antes da abertura da casa, com venda de ingressos apenas no dia por R$20 reais. Durante a apresentação, a casa contará apenas com serviço de bar básico, com venda de água, refrigerantes e cerveja.

Sobre o Duo Olam Ein Sof

Duo formado em 2001, pelos músicos Marcelo Miranda e Fernanda Ferretti, criaram um repertório autoral único e diferenciado, inspirados na música medieval, renascentista, folk, mitologias diversas e mundo etéreo. O nome cabalístico Olam Ein Sof significa Mundo Infinito, e as canções do duo traduzem sua complexidade, assim como uma união infinita e transcendente. Os shows proporcionam uma viagem de magia e fantasia, resgatando valores ancestrais e uma profunda reconexão com o universo.

Olam Ein Sof também interage com outras áreas artísticas como literatura, artes visuais, teatro e a dança, já tendo realizado várias apresentações acompanhados por bailarinas de diversas tendências. O duo já gravou de forma independente 4 Cds autorais, 1 Cd de Cantigas Medievais e 1 DVD; e fez shows pelo Brasil, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, Itália e Alemanha. No Brasil participaram de grandes festivais como Virada Cultural, Festival Medieval Brasil, Thorhammerfest, Camp Celta, Wave Summer Festival; também atuaram em importantes instituições como Sesi, Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Bndes e viajaram por vários estados do país tocando em teatros, pubs, escolas, feiras medievais, festas temáticas e eventos místicos.

No exterior destacam:

. Confama na Colombia (2010)
. Festival de Música Inmigrante no Chile (2012)
. VIII Festival Folk Celta Ponte da Barca em Portugal (2015)
. I Mysteria – Mercado Encantado em Portugal (2015)
. III Torneo Caballeros Del Alarde (Mercado Medieval) na Espanha (2015)
. 19ª Concerti D'estate Villa Guariglia na Itália (2016)
. Cuerpos Celeste (Muestra Anual de Danza e Musica) na Colômbia (2017)
. Winneweh Fest Für Traditionelle Musik na Alemanha (2018)
. “8th Internacional Course on Medieval Performance” na Espanha (2019)

O duo também desenvolve desde 2012 o projeto Cantigas de Reis, Trovadores e Peregrinos, no qual pesquisam e interpretam a música medieval dos séculos 12 ao 15, cantadas em francês, latim, galego português, provençal, occitano, italiano, e utilizam na instrumentação citola, rabeca medieval, oud, percussão, flautas, gaita de fole mondo mandolin.

Sobre a Taverna Medieval
Localizada no bairro da Vila Mariana, a casa está prestes a completar 3 anos e atrai visitantes apaixonados pela gastronomia com referências à cultura medieval e ao entretenimento que inclui datas dedicadas ao RPG e uma área para praticar arqueria. A casa adicionou a todos os pratos do cardápio um ''índice de medievalidade'' – brincadeira para que os clientes saibam o quão medieval será a sua experiência na Taverna e ao prato pedido. Os índices que vão de 1 a 5 sinalizam ingredientes pouco usados na época ou que nem existiam, até os que faziam parte do dia a dia de lordes e ladys. Também faz parte da programação fixa sessões de runas e apresentações de música medieval ao vivo às sextas e sábados.




domingo, 22 de setembro de 2019

Fernando e Sorocaba divulgam 1º EP de "Isso é Churrasco"

Créditos: Cadu Fernandes


Hoje, 20 de setembro, a dupla Fernando e Sorocaba lança o primeiro EP do projeto “Isso é Churrasco”. O compilado vem com 5 músicas e as escolhidas foram: "Agradeço a Minha Ex", "Caminhonete", "Pessoa X", "Isso é Churrasco" - que intitulou o projeto - e ainda "Alô Som", canção destaque que contou com participação de Maiara e Maraisa. O lançamento já está disponível em todas as plataformas digitais.

CONFIRA:
https://SMB.lnk.to/IssoEChurrascoEP1
https://SMB.lnk.to/AloSom

Na próxima segunda feira, dia 23 de setembro, os vídeos oficiais das faixas do 1º EP do projeto Isso É Churrasco, extraídos originalmente do DVD, estarão disponíveis no canal oficial da dupla no Youtube. Link: https://www.youtube.com/fesoficial.

ISSO É CHURRASCO

No Brasil, o churrasco vai muito além do simples fato de sentar à mesa para comer bem. Já virou um ritual no dia a dia do brasileiro e é muito mais do que lenha, fogo e carne. Hoje, churrasco é encontro de amigos, de família, é celebração, é estar com quem a gente mais gosta, é, também, música e ter momentos para compartilhar e guardar na memória. Na história de Fernando e Sorocaba não é diferente: este é o momento de se conectar com pessoas, gerar boas recordações, aproveitar o dia de folga ao lado de quem mais gostam, fazendo o que mais gostam.

Toda essa atmosfera de celebração foi a conexão para o novo projeto da dupla. Enquanto rolava todo o clima de um churrasco, Fernando e Sorocaba estiveram no palco gravando o novo DVD, no dia 11 de agosto, em Indaiatuba, interior de São Paulo. “Fernando e Sorocaba – Isso é Churrasco” é um espetáculo inteiramente produzido para reverenciar esse momento tão genuíno para todos nós. No repertório, 19 faixas inéditas e 4 regravações de grandes sucessos do sertanejo nacional, totalizando 23 faixas. Para abrilhantar o trabalho, Daniel e Maiara e Maraisa marcaram presença, tornando "Isso É Churrasco" ainda mais especial.

Uma equipe de peso assina toda direção da grande festa, a saber: Direção Geral de Sorocaba, Direção Musical de Fernando Zor e Ray Ferrari, Direção de Vídeo assinada por Fernando Trevisan “Catatau”, Direção Criativa de Ludmila Machado, Direção Executiva de Fábio Fakri, Anna Paula Dal Piva e Paulo Blassioli.

PODCAST

O projeto conta, ainda, com um Podcast, com conteúdo exclusivo dedicado ao universo sertanejo e aos bastidores do novo DVD. Com quatro episódios que serão disponibilizados nas plataformas de audio streaming sempre um dia após o lançamento dos três EPs, o Podcast abordará todo processo de produção de “Isso É Churrasco”, da concepção à gravação, além de discutir o futuro do sertanejo.

O primeiro episódio estreia amanhã (21) e traz uma conversa sobre o sucesso do formato DVD no mundo sertanejo, o porquê da cultura das produções ao vivo no segmento e como foi feito “Isso É Churrasco”. O segundo episódio será lançado no dia 26 de outubro com um bate papo sobre os convidados que participaram da gravação do DVD. Fernando e Sorocaba contarão um pouco, também, sobre a escolha do repertório.

Os desafios, a logística e a futura turnê de “Isso É Churrasco” serão os temas abordados no terceiro episódio, com estreia no dia 30 de novembro. O Podcast do projeto terminará com a dupla revelando os planos para 2020 e discutindo o futuro do mercado sertanejo.

Com produção da HalfDeaf, produtora referência no mercado de Podcasts, Isso É Churrasco será disponibilizado no perfil do Filtr Brasil, responsável pela curadoria musical em playlists de destaque nos serviços de música online.




terça-feira, 17 de setembro de 2019

Grupo de percussão PIAP e Instituto Confúcio realizam Concerto com obras de compositores chineses



Com entrada Gratuita, evento acontece dia 28/09 às 19h em comemoração do Dia Mundial do Instituto Confúcio


O Grupo PIAP, mais importante grupo de percussão do Brasil, e o Instituto Confúcio na Unesp promovem no sábado, 28/09, às 19h, o III Concerto de Percussão com Obras de Compositores Chineses. ENTRADA GRATUITA.

O evento acontecerá no Teatro do Instituto de Artes da Unesp, em São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial do Instituto Confúcio, que é celebrado no dia 28 de setembro por todos os mais de 600 Institutos Confúcio instalados em 140 países.

O concerto, com direção e curadoria assinada pelo Prof. Dr. Carlos Stasi, traz ao público brasileiro peças composta por importantes compositores chineses. No setlist estão "Shangai Children´s song variations" de Mao Zhu, "Ad Libitum" [1995/2014] de Yao Chen, participação de Ana Guariglia no piano, "Chinese Shadow Puppet" de Mao Zhu, participação de Pedro Buzzato no clarinete, "Nian 3" de Pius Cheung [2016], "Parade - Op. 40 (Xuan)" de Guo Wenjing, "Kotekan" também de Mao Zhu, regida por Leandro Amorim


Serviço

Quando: Sábado, (28|09), às 19h
Onde: Teatro Maria de Lourdes Sekeff – Instituto de Artes da Unesp (Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – (em frente ao Metrô Barra Funda) - tel. (11) 3393-8530
Preço Grátis (ingressos distribuídos 30 minutos antes da apresentação)
Classificação Livre
Capacidade: 250 lugares
Sujeito a lotação do teatro. Chegar com 30 minutos de antecedência


Sobre o Grupo PIAP

O Grupo PIAP foi criado por John Boudler em 1978 para o aperfeiçoamento acadêmico-artístico de seus integrantes e como veículo de divulgação do repertório para percussão no Brasil. Formado pelos alunos do Curso de Bacharelado em Percussão da UNESP, o Grupo PIAP também conta com eventuais convidados. Pelo grupo já passaram 111 integrantes que se apresentam, estudam e/ou ainda trabalham por todo o Brasil e em mais de 40 países nos cinco continentes. Ao longo de seus 41 anos de atividades o PIAP tem colhido grandes sucessos, firmando-se no cenário artístico nacional através de concertos e gravações em disco, rádio e televisão. Apresentou-se nos principais Festivais de Música do Brasil. Entre suas atividades, merecem destaque: 1º lugar no II Prêmio Eldorado de Música e a gravação de dois LPs em 1986; turnê pelos EUA em 1987; Prêmio Lei Sarney, como Revelação na Categoria Grupo Instrumental em 1988; Prêmios Mambembe e APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) de Melhor Trilha Sonora pela participação na peça Péricles, Príncipe de Tirode William Shakespeare em 1995; Projeto LinC da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo em 1997; lançamento do primeiro CD do Grupo em 1998; indicação na categoria Melhor Grupo de Música de Câmara pelo IV Prêmio Carlos Gomes em 1999; apresentação no Festival Percusiones del Mundo na Cidade do México; eleito pela APCA o Melhor Conjunto de Câmara na categoria Música Erudita em 2003; lançamento de dois novos CDs em 2007; a turnê norte-americana de 2010; a turnê chinesa em 2011, lançamento de vários CDs - as gravações do Grupo PIAP podem ser encontradas em 2 LPs e 10 CDs; o evento PIAP40 - Celebração dos 40 anos do Grupo, em 2018; participação no documentário em DVD "O Som da Orquestra" pelo Selo SESC e aprovação de projeto temático pela FAPESP junto ao Estudio PANaroma que possibilitará a aquisição de valioso instrumental de percussão inédito no país em 2019.

Sobre o Instituto Confúcio na Unesp

Parte de uma rede de mais de 600 Institutos Confúcio distribuídos em mais de 120 países, o Instituto Confúcio na Unesp, primeiro instituído no Brasil, nasceu em 2008, por meio do convênio entre a Unesp e a Matriz do Instituto Confúcio, em Pequim, com o apoio pedagógico da Universidade de Hubei. Já atendeu mais de 11 mil alunos e está presente em 13 cidades de São Paulo, além de São Luís, no Maranhão, em parceria com a UFMA e em Manaus, no Amazonas, em parceria com a UFAM. As atividades do Instituto compreendem o ensino da língua e a divulgação da cultura chinesa, bem como o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. Já recebeu o prêmio de Instituto Confúcio do ano, concedido pela Matriz do Instituto na China, por três vezes.



Sobre os compositores: 

YAO CHEN

Yao Chen [1978] estudou no Conservatório de Música de Xangai e no Conservatório Central de Música de Beijing. Nos Estados Unidos, obteve seu PhD em composição na Universidade de Chicago. Dedica-se principalmente à música contemporânea, mas também faz experimentos com outros gêneros, escrevendo música para filmes, teatro e improvisação. Sua percepção de tempo musical, timbre, entonação, pulsação e expressão estão sempre no limiar das fronteiras entre o novo e o antigo, entre o Ocidente e o Oriente, entre o misticismo irracional e a lógica racional. Este cruzamento de culturas, conceitos e disciplinas permeiam sua inspiração criativa e produção composicional, apresentando seu entendimento sobre o valor da música nova em avivar culturas globais. Yao é Professor Assistente de Composição no Conservatório Central de Música da China.



GUO WENJING

Guo Wenjing nasceu em 1956 em Chongqing, antiga cidade na montanhosa província de Sichuan. Várias de suas obras apontam para um profundo sentimento em relação à sua cidade natal. Em 1978, dentre 17 mil estudantes, Guo foi um dos cem admitidos na reabertura do Conservatório Central de Música de Beijing. Diferentemente de seus colegas de Conservatório, nunca quis deixar a China, afirmando que não teria sido possível para ele desenvolver sua arte se estivesse vivendo fora e preocupado em se manter, além do fato que isso significaria se distanciar dos cantores e instrumentistas tradicionais chineses que sempre foram sua principal fonte de inspiração.

Apesar de dizer que não faz música para o mundo ou para a China, ele afirma que sua música é muito influenciada por seu passado, origem e cultura: "Mesmo que os próprios chineses não me aceitassem, minhas composições ainda seriam parte da cultura chinesa, ou pelo menos parte da vida contemporânea chinesa, simplesmente porque eu vivo na China.... E como um compositor chinês vivendo na China, é meu trabalho expressar meus sentimentos sobre aquilo que está acontecendo aqui e agora... [Mas] eu não sei o que deveríamos entender por um 'compositor chinês'. Ninguém pode regular o que a música chinesa deve ser." Na cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2008 em Beijing ele criou um programa chamado Movable-Type Printing, no qual atores vestidos com roupas tradicionais chinesas liam os Analectos de Confúcio, o livro doutrinal mais importante do confucionismo. Guo foi chefe do Departamento de Composição do Conservatório Central, onde ainda leciona.

Em Parade, ele utiliza o processo chamado Composição Extrema, procurando expor da maneira mais completa possível as características de um único instrumento, neste caso o gongo da ópera de Beijing. Para isso, sugere que os importantes aspectos e efeitos visuais da obra possam ser vistos pelo público.

MAO ZHU

Mao Zhu [1981] faz parte da nova geração de compositores de Sichuan. Suas obras abrangem vários gêneros; incluindo solos, música de câmara, obras orquestrais, coro, música com improvisação e arte sonora experimental. Recebeu prêmios em várias competições e seus trabalhos são apresentados em concertos tanto na China como no exterior. Em 2015, recebeu uma bolsa oferecida pela China Scholarship Fund para trabalhar e pesquisar na Universidade de Missouri-Kansas City, no Conservatório de Música e Dança, como acadêmica visitante.

Atualmente, é professora associada do curso de Composição Musical do Conservatório de Música de Sichuan, onde leciona o curso de Instrumentação e Orquestração. Mao Zhu faz parte do departamento desde 2006, quando terminou seu mestrado em composição.

PIUS CHEUNG

O marimbista e compositor sino-canadense Pius Cheung [1982] começou seus estudos ainda criança. Graduou-se na Filadélfia com Michael Bookspan e Don Liuzzi, continuando seus estudos com Nancy Zeltsman no Conservatório de Boston. É Doutor pela University of Michigan School of Music, Theater and Dance. Além de excelente performer, Pius Cheung é conhecido por suas composições e arranjos, sendo sua principal contribuição o arranjo das Variações Goldberg (BWV 988) de J.S. Bach para marimba solo, aclamado pela crítica. É um percussionista premiado, com uma carreira consolidada como solista e que também participa de diversas bancas de concursos e festivais importantes do meio percussivo.

Ele já apresentou recitais solos em diversos lugares importantes do cenário musical atual e atua também como Professor associado e Diretor da Área de Percussão na Universidade de Oregon.


domingo, 1 de setembro de 2019

Bebé Salvego se apresenta dia 10/9, terça-feira, no Bourbon Street



Jovem estrela do jazz se apresenta dia 10, terça-feira, no Bourbon Street

Na próxima terça-feira, 10, às 21h30, a revelação do jazz no Brasil, Bebé Salvego, vai se apresentar no palco do Bourbon Street no evento “Dinner & Jazz”. A apresentação faz parte do projeto do Bourbon Street “Tudo Vira Jazz”. Com timbre de voz que lembra muito Billie Holiday, Bebé Salvego apresenta rico e diversificado repertório dos mais icônicos clássicos do Jazz, Blues e Bossa Nova.

Bebé, naturalmente, brinda o público com releituras impagáveis de Billie Holiday mas também oferece suas versões de clássicos de Ella Fitzgerald e Frank Sinatra. Já para quem gosta de pop jazz, a artista tem em seu virtuoso repertório interpretações poéticas de artistas como Maroon 5, Roberto Carlos, Tom Jobim e Cartola, com arranjos que se apropriam da linguagem jazzística e tentam aproximar o público popular da riqueza rítmica e harmônica contida no jazz. Bebé também apresenta composições de artistas contemporâneos que usam a linguagem do jazz na música pop como Erykah Badu, Roy Hargrove, Hiatus Kaiyote.

Nascida numa família de músicos e artistas, Bebé Salvego vem se destacando precocemente no cenário nacional pelo timbre de voz diferenciado. A jovem cantora chamou a atenção do público no programa The Voice Kids Brasil com apenas 14 anos. Em 2015 foi convidada para ser entrevistada por Jô Soares e encantou o apresentador com sua simpatia, talento e voz. Para quem gosta de ver uma estrela literalmente nascendo, não perca a chance de assistir Bebé Salvego.

- Abertura da Casa: 20h00

- Hora do Show: 21h30

Dia 10/09 - Terça-Feira • Dinner & Jazz

Bourbon Street

Rua dos Chanes, 127

São Paulo / São Paulo

sábado, 31 de agosto de 2019

Estilista brasileira faz sucesso em festivais de música eletrônica na Bélgica e conquista fãs e novas clientes



Bia Antoni se prepara para produzir looks para que vai ao Rock in Rio, Só Track Boa e Xxxperience Festival

Depois de participar dos festivais Tomorrowland e The Qontinent, na Bélgica, a paulistana Bia Antoni volta ao Brasil para produzir peças exclusivas para outros eventos. A estilista de apenas 25 anos recebeu uma série de pedidos especiais de clientes que gostaram dos looks usados na Bélgica e querem algo parecido ou igual para curtir festas e eventos em São Paulo e Belo Horizonte.

No segundo semestre, há opções de festivais em vários estados brasileiros como o Só Track Boa, Xxxperience Festival e o Rock in Rio. “Depois de publicar o look da festa de boas vindas, recebi 1 encomenda, mas no primeiro dia de evento, foram 4 pedidos. Quando cheguei em São Paulo comecei a produzir todos os looks para dar conta de entregar dentro do prazo e fazer mais clientes felizes”, conta Bia.

"O Tomorrowland foi o momento onde eu pude mostrar o meu talento para o mundo. O sucesso foi tão grande, que apareci em mais de 10 vídeos, incluindo o aftermoovie oficial do Tomorroland”, comemora a estilista. Bia conta que ficou estudando referências por 6 meses antes de criar cada peça, pois sabia o quão importante era esse momento para a sua carreira.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Musical "Dona Ivone Lara - Um Sorriso Negro" estreia no Teatro Sérgio Cardoso

Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro, o Espetáculo Musical "Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” aterrissa agora em São Paulo. A estreia acontece no próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), às 20h horas, no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista).

O Musical retrata a vida e a obra da cantora e compositora brasileira Yvonne Lara da Costa, mais conhecida como Dona Ivone Lara, e carinhosamente chamada de “A Rainha do Samba”.

No espetáculo, a história de Dona Ivone Lara será contada em dois atos que misturam três tempos diferentes, sem ordem cronológica, surgindo em cena com três idades, aos 12 anos, aos 26, e aos 80, épocas que marcaram sua vida, e explicam quem ela foi verdadeiramente.

No palco, o musical conta com 23 atores representando a dança afro, o sincretismo brasileiro e muito samba, do partido alto a sambas enredos retratando não apenas a vida e obra de Dona Ivone Lara, assim como também o empoderamento de mulheres que ao longo do tempo se fizeram presentes como Nize da Silveira, Zaira de Oliveira, Clementina de Jesus, Elizeth Cardoso, Maria Bethânia e Gal Costa

“Iniciamos nossa trajetória pelas lembranças da adolescência, quando Ivone viveu como interna no Colégio Orsina da Fonseca, passando pela vida adulta quando ela se casa com Oscar Costa, filho de uma família tradicional da Serrinha, até atingir a maturidade já consagrada como artista”, declara o idealizador e produtor do espetáculo, Jô Santana.

"Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro" é um espetáculo com samba no pé, poesia na garganta e a linda história de uma heroína brasileira. Uma mulher que foi no miudinho, e encontrou o seu lugar na música popular brasileira, foi guerreira mais nunca deixou de ser uma dama. “São dois atos de muita dança, música e reverência a mulher brasileira. Um espetáculo que nos dias atuais dialoga com a mulher contemporânea”, afirma Jô Santana.

A montagem contou com a importante pesquisa de Nilcemar Nogueira e Desirré Reis; a Direção e Dramaturgia de Elísio Lopes e a Direção Musical de Rildo Hora.

O espetáculo faz parte também do Projeto “Trilogia do Samba”, projeto que consiste na montagem de três espetáculos musicais, “Cartola – O Mundo é um Moinho (2016/2017),visto por mais de 100 mil pessoas, “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro (2018/2019), lotação esgotada no Rio de Janeiro e Alcione – Marrom, O Musical (2020/2021)", com Texto e Direção de Miguel Falabella.



SOBRE DONA IVONE LARA:

Dona Ivone foi sem dúvida um referencial para o empoderamento feminino no mundo do samba abrindo espaço para muitas outras mulheres que seguiram dando continuidade a seu trabalho, mas até chegar à liberdade de cantar suas músicas e ao sucesso que a consagrou, nossa estrela teve que vencer muitos desafios na vida.

Assim como muitas mulheres negras, Dona Ivone teve uma vida difícil tendo que associar seus deveres de esposa, mãe e profissional, sobrando muito pouco tempo para se dedicar a sua maior paixão, a música.

Sua história de luta começou bem antes do sucesso como compositora. Yvonne Lara da Costa, seu nome de batismo, teve uma formação musical luxuosa, pois a mãe era cantora de rancho e o pai violonista, e tio materno, Dionísio, com quem ela foi morar após a morte dos pais, tocava violão de sete cordas, e fazia parte do grupo de chorões que reunia Donga e Pixinguinha. Com ele, Ivone aprendeu a tocar cavaquinho e a ouvir samba; a descoberta da música no convívio com as professoras Zaíra de Oliveira e Lucília Vilas Boas, e recebeu elogios do marido dela, o maestro Heitor Villa-Lobos. Aos 12 anos, foi presenteada pelos primos e futuros parceiros, Hélio e Fuleiro, com um pássaro "Tiê-sangue". O nome do pássaro e a expressão "Oialá-oxa", herdada da avó moçambicana, serviram de inspiração para o primeiro samba de partido-alto: "Tiê, Tiê".

Por muito tempo as mulheres não tiveram vez no mundo do samba, era comum encontrar mulheres em posições de menos destaque, seja nas cozinhas preparando deliciosos quitutes ou como pastoras, mas nunca como compositoras, pois as composições, o palco e o sucesso eram territórios dominados apenas por homens, e assim sua importância era minimizada. Dona Ivone Lara rompe com os protocolos "machistas" da época e torna-se a primeira mulher a assinar sambas, em especial sambas enredos. Foi pisando “devagarinho” que Dona Ivone foi conquistando seu lugar, e hoje é considerada a maior compositora do samba e da música brasileira. Nenhuma outra mulher teve tantas vozes cantando suas músicas ou gravadas como ela.

Aos 25 anos casou-se com Oscar Costa, filho de Alfredo Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir. O marido de Ivone contra a entrada da esposa no mundo do samba, e por 28 anos eles dividiram a vida até a morte dele.

Foi no Prazer da Serrinha onde Ivone conheceu alguns compositores que viriam a ser seus parceiros em algumas composições, como Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira, mas o começo da estrada foi difícil, pois o preconceito não aceitava mulher sambista. Ela compunha, mas quem assinava os sambas era o primo. Entrou para a ala de baianas e ala de compositores da escola de coração, o Império Serrano, e ajudou a compor um dos enredos mais bonitos da história da escola, "Os Cinco Bailes do Rio de Janeiro".

A música era só mais uma das paixões de Ivone. Com a mesma sensibilidade de sambista, ela também trabalhou como Enfermeira e como Assistente Social especializada em Terapia Ocupacional, e ajudava a cuidar de doentes em clínicas psiquiátricas. Aposentou-se aos 77 anos, e a partir daí passou a se dedicar integralmente a música.

Amadurecida pelas perdas e dores da vida, viúva e batalhadora, Ivone enfrentou o machismo, o racismo, as barreiras por ser pobre, os padrões de uma sociedade que não aceitava uma mulher como compositora, a dura batalha para sustentar seus filhos. E paralelo a isso compôs clássicos do samba como Sonho Meu, Acreditar, Sorriso Negro, Enredo do Meu Samba, entre muitos outros.

CURIOSIDADES

Dona Ivone Lara também trabalhou como atriz, com participação em filmes, e foi a Tia Nastácia em especiais do programa Sítio do Pica-Pau Amarelo.

1977 - Filme A Força de Xangô, interpretando Zulmira de Iansã

1982 - Especial Sítio do Pica-Pau Amarelo, interpretando Tia Nastácia

Ao longo de toda sua carreira musical Dona Ivone Lara lançou 15 CDs e 2 DVDS:

Suas músicas foram gravadas por grandes nomes da nossa MPB, entre os intérpretes que gravaram suas composições destacam-se Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro, Roberta Sá, Marisa Monte e Dorina. Uma de suas composições mais conhecidas, em parceria com Délcio Carvalho, foi Sonho Meu, sucesso na voz de Maria Bethânia e Gal Costa em 1978, cujo álbum ultrapassou um milhão de cópias vendidas.

No ano de 2012, foi homenageada pelo Império Serrano, no grupo de acesso, com o enredo Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba. Em 2010 foi a homenageada na 21.ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Em dezembro de 2014 foi a homenageada na 19.ª edição do Trem do Samba. Em 2015, entrou para a lista das Dez Grandes Mulheres que Marcaram a História do Rio de Janeiro.

Em 2019 chega aos palcos paulistanos um Musical com 24 atores, dança afro e empoderamento da mulher negra brasileira.

Serviço

Musical Dona Ivone Lara- Um Sorriso Negro
Estreia: 29 de agosto
Temporada: Quinta a domingo até 20 de outubro
Quinta, sexta e sábado: 20 horas
Domingo: 17 horas
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo
Vendas: ingressorapido.com.br
Duração: 135 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

FICHA TÉCNICA

Idealização e direção geral: Jô Santana
Dramaturgia e direção artística: Elisio Lopes Jr.
Direção Musical: Rildo Hora
Codireção Musical: Jarbas Bittencourt
Direção Coreográfica: José Carlos Arandiba Zebrinha
Direção Assistente/Residente: Ricardo Gamba
Assistente de Coreografia: Arismar Santos
Cenografia: Paula de Paoli
Figurino: Carol Lobato
Desenho de Luz: Valmyr Ferreira
Pesquisa: Nilcemar Nogueira
Elenco


ELENCO

André Muato
Belize Pombal
Beto Mettig
Bruno Quixote
Di Ribeiro
Diogo Lopes Filho
Felipe Adetokumbo
Felipe Gomes Moreira
Fernanda Cascardo
Fernanda Jacob
Fernanda Ventura
Heloisa Jorge - Nossa protagonista, está na novela a Dona do Pedaço, com a personagem Gilda, esposa de Marcos Palmeiras
Flavia Souza
Francisco Salgado
Guilherme Silva
Jeff Pereira
Larissa Noel
Larissa Carneiro
Nara Couto
Pedro Caetano
Rafa Leal
Sylvia Nazareth
Udilê Procópio

Seguem alguns links do espetáculo: