Programa Músico Empreendedor

segunda-feira, 6 de março de 2017

SARAU VIRTUAL EM HOMENAGEM AO DIA DAS MULHERES



Será uma semana dedicada a olhar para as importantes questões do universo feminino através do encanto das artes.

A ideia é promover a interação dos participantes usando como fio condutor manifestações artísticas. É um convite para que as pessoas publiquem vídeos de suas interpretações de música e dança, fotos de artes visuais, desenhos, pinturas, textos que valorizem a mulher, que promovam a igualdade de gênero, que contribuam para o combate da violência doméstica, que minimizem o preconceito à mulher negra, à mãe solteira.

Monahyr Campos atuará como “cyber” anfitrião / mestre de cerimônias estimulando a participação coletiva mostrando alguns trabalhos ligados ao tema.

As publicações terão início no dia 05/03/2017 e encerrarão no dia 12/03/2017. Não há restrições para participar, todos estão convidados.



Uma mulher foi agredida a cada quatro minutos durante o Carnaval do Rio.

Uma mulher morre a cada 90 minutos no Brasil só por ser mulher.
A taxa de homicídios de mulheres negras aumentou 54% em 10 anos.
A expectativa de vida de uma mulher trans é 35 anos e 90% delas estão na prostituição.
A renda da mulher brasileira é 32% menor que a do homem, a das negras é 64% menor.



A nossa arma na luta por uma sociedade mais justa e igualitária é a reflexão através da arte.



Sarau Virtual: https://www.facebook.com/events/1829772510608749/

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Letícia Sábio mostra canções do CD Hortelã em show especial no Secretinho


Leticia Sábio - Foto: Divulgação
Em 7 de março, a cantora e compositora Letícia Sábio faz show especial no Secretinho, na Vila Madalena. O local tem endereço fechado, liberado apenas mediante senha. No show, Letícia apresenta canções do seu álbum "Hortelã", composições inéditas e covers de MPB, bossa e folk. Em seu trabalho, a artista faz reflexões e mistura romantismo e humor.

No setlist estão as canções autorais "Você", "Muita Coisa Pra Arrumar" e "Cafuné e Café". Já entre os covers, destaque para "Samba de Verão", de Caetano Veloso, "Não Vá Embora", de Marisa Monte e "Me Espera", da parceria de Sandy com Tiago Iorc. Participam da noite os artistas Pedro Passanesi, Jota.pê, Leandro Feliz e Karina Costa.

Serviço:
Letícia Sábio no Secretinho
Data: 07 de março de 2017
Horário: Terça, 20h
Local: Secretinho, Vila Madalena (senha e endereço de acesso à casa serão enviados após confirmação de presença em evento a ser criado no Facebook e divulgado em breve)
Preço: R$ 20,00

Sobre Letícia Sábio
Letícia Sábio é cantora desde criança, mas sempre dividiu esse amor pela música com outras atividades e profissões, se formou em economia, foi bancária por 10 anos e já trabalhou com muita coisa, com comunicação, marketing, inovação, pesquisa. Há pouco tempo mergulhou profundamente na música lançando o álbum Hortelã, e também se arriscou como fotógrafa.
"Quando me perguntavam o que eu queria ser quando eu crescer eu respondia que queria ser cantora, e hoje quando me perguntam o que eu sou, eu respondo que sou eu mesma, cheia de palavras para serem expressas em forma de música e curiosidade sobre muitos assuntos, acho que eu vou ser assim pra sempre, e tá tudo bem". 

Sobre "Hortelã":
Letícia Sábio lançou o álbum Hortelã em junho de 2016. Com direção de arte de Renan Alves, fotografia de Michel Souza e produção musical de Daniel Mendonça, o álbum traz canções que imprimem momentos vividos por ela. A cadência e o embalo podem ser comparados às referências diretas declaradas pela artista a seus contemporâneos como Tiê, Marcelo Jeneci, o folk de Malu Magalhães, as letras desenroladas de Clarice Falcão e até as lembranças da infância crescida junto com a Sandy.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

GOVERNO ALCKMIN INVESTE MAIS EM PRESÍDIOS DO QUE EM CULTURA

Por: Claudia Souza

"Por falta de R$7 milhões, Banda Sinfônica de São Paulo é extinta, enquanto o Sistema Prisional recebe R$51 milhões para reformas" 

Dia 9 de Fevereiro será a data que marcará no calendário de 2017 a decadência cultural do estado de São Paulo. Todos os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, serão demitidos. Ameaçadas de extinção, desde o final do ano passado, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e a Banda Jazz Sinfônica, estão passando por momentos difíceis.

Segundo o Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Roberto Sadek, a Banda Jazz Sinfônica, ainda continuará recebendo a verba necessária, mas a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, com 65 músicos, será despedida, apenas o Maestro Marcos Sadao Shirakawa, ainda permanece contratado pela empresa Pensarte, organização social de cultura, responsável pela gestão das duas Bandas e do Theatro São Pedro.

Músicos durante a manifestação de 05/02 na Av. Paulista - SP
foto: Divulgação
Os músicos fizeram concertos em manifestações, no mês de dezembro, na Assembleia Legislativa de São Paulo e conseguiram apoio de vários deputados para a votação de uma emenda parlamentar que contribuiria com R$5 milhões dos R$9 milhões necessários para a sobrevivência da banda em 2017, até que conseguissem patrocínios de empresas privadas.

No início do ano, o Governador Geraldo Alckmin contingenciou, ou seja, “congelou” a quantia, impedindo que a emenda fosse repassada para a Banda. Desde então, os músicos têm realizado inúmeras manifestações públicas pedindo apoio e consideração para o fato de que o valor impediria o desemprego do grupo. Mesmo assim, e com pedidos das instituições de classe e da população, o governador continua irredutível em sua posição. Recentemente declarou à imprensa que o valor que seria repassado para a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, será agora destinado ao Projeto Guri, garantindo 15 mil vagas de iniciação musical gratuita para crianças. Segundo a Secretaria da Cultura, o Projeto Guri dá aulas para 53 mil crianças e jovens no Estado de São Paulo. Este ano teve 4 dos seus 37 polos culturais fechados na região oeste paulista, mesmo com a Lei Rouanet aprovada e incentivos fiscais para os patrocinadores.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo existe há 28 anos e iniciou o seu trabalho com bolsistas. Os 65 músicos ficarão desempregados  a partir desta quinta-feira (09/02), mas todos os seus direitos empregatícios estão garantidos, segundo o Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo – SINDMUSSP, Adelmo Ribeiro, que também declarou, que embora as reivindicações ao governador e ao secretário da cultura, tenham sido em vão, pretendem continuar mobilizando não só os músicos, mas a sociedade, para que se manifestem em favor da Banda.

“Músico não procura emprego em jornal” Declarou o Maestro Sadao. A categoria dos músicos é diferenciada. Até a década de 80, São Paulo era a cidade da gastronomia e famosa pelas boates e noites agitadas, com o melhor da MPB, boemia e bossa nova; agora, se tornou conhecida, pela movimentação noturna na famosa cracolândia e as pichações que nunca são apagadas, ao lado da melhor sala de espetáculos da cidade, a “Sala São Paulo” e no entorno dos seus mais antigos monumentos.

Este ano, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, investirá R$51 milhões em presídios no estado e acabou de desabrigar um projeto de 28 anos que necessita de apenas R$7 a 9 milhões para a sua sobrevivência e que gera emprego para 65 músicos e vários outros profissionais que fazem parte da cadeia produtiva da música, como roldies, assistentes de palcos, iluminadores, técnicos de som e vários outros geradores de empregos, que atuam em torno de cada apresentação, sem falar dos milhares de fãs da música de boa qualidade e daqueles que nunca terão acesso à ela. É certo que a reforma de presídios, também vai gerar empregos e novas oportunidades, mas a quantia necessária que seria destinada para a manutenção da Banda Sinfônica tem um custo/benefício muito melhor para a população, como dizia Platão antigamente: - A música é a ginástica da alma.

As políticas públicas do maior estado do país, desprestigiam os fazedores da cultura, os trabalhadores da saúde, os professores, etc., e fomenta as inutilidades públicas, como os presídios que custarão uma fortuna para serem construídos e novamente reconstruídos, após os próximos incêndios e rebeliões. 

Neste carnaval, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, deveria fazer uma manifestação em frente ao pior presídio de São Paulo e em frente ao Palácio dos Bandeirantes, ao som de “Quem não chora, não mama (Nelson Barbosa – Vicente Paiva)” ou "Aonde está o dinheiro (Francisco Mattoso - Paulo Barbosa)".  Afinal, todas as reivindicações feitas pelo PCC – Primeiro Comando da Capital são negociadas e atendidas, mesmo que parcialmente pelo governo do estado. Mas, como as “manifestações” dos músicos são pacíficas e musicais, o governador se faz de surdo e os inocentes continuarão pagando pelos culpados. A inversão de valores no Brasil segue deslanchando a todo vapor. Como disse o filósofo pensador: “O maior inimigo de um governo é um povo culto.”

Infelizmente, o governo Alckmin, há muito tempo coloca a negociação com as facções criminosas à frente dos interesses sociais e principalmente culturais. A injustiça nunca esteve tão estampada nos preceitos políticos como ultimamente, não só em São Paulo, mas em todo o território nacional.

A pergunta é: AONDE IREMOS PARAR? - É muito mais barato comprar um giz do que uma bala de revólver. (Para alguns, comprar o giz pode ser barato, mas para outros, pouco vantajoso...)


Justificativas:


Cadeia improdutiva que será beneficiada com R$51 milhões:

Ladrões, assassinos, estupradores, políticos corruptos, sequestradores, traficantes, falsificadores, entre outros.

Cadeia produtiva da cultura, especificamente da música que será prejudicada pela falta de R$9 milhões:

Comércio varejista especializado em instrumentos musicais e acessórios, comércio varejista de discos, cds, dvds e fitas, gravação de som e edição de música, ensino de música, produção musical, atividades de sonorização e de iluminação, gestão de espaços para artes cênicas, espetáculos e outras atividades artísticas, discotecas, danceterias, salões de dança e similares, ou seja, pontos de turismo e de lazer.
ENTREVISTA COM O MAESTRO MARCOS SADAO SHIRAKAWA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é sacrificada pelo governo estadual

Músicos da Banda Sinfônica e Sindicato dos Músicos protestam
 em frente à Secretaria da Cultura - Foto: Divulgação
Por: Claudia Souza

Os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, reuniram-se na tarde de hoje (27/01), para um concerto protesto em frente a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na Rua Mauá no centro da Capital, a fim de reivindicarem seu direito ao trabalho no exercício da cultura em 2017.

Ao tomarem conhecimento dos cortes das verbas culturais e a possível desintegração da Banda, no ano passado, chegaram a realizar vários concertos no saguão da Assembleia Legislativa, pedindo apoio para os deputados à sua causa.

Sensibilizados, os deputados, liderados por Fernando Capez e Cauê Macris do PSDB, aprovaram uma emenda parlamentar à toque de caixa, que garantiria o valor de R$ 5 milhões em prol da Banda Sinfônica. A grande decepção, foi o contingenciamento desta verba para outros fins, pelo governador Geraldo Alckmin e o constrangimento, ao verificarem que estavam fora do edital de cultura.

A verba cultural para as Orquestras sinfônicas desde 2014 até agora, teve redução de aproximadamente 35% no orçamento.

O responsável pela gestão integral das atividades de fomento da Banda Sinfônica é o Instituto Pensarte, uma organização social de cultura, que além da Banda Sinfônica, coordena as atividades no Theatro São Pedro e a Orquestra Jazz Sinfônica. Neste ano, deve receber cerca de R$22 milhões, segundo apurou a Folha de São Paulo, R$6 milhões a menos do que no ano passado.

A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, existe desde 1989 e atualmente é regida pelo Maestro Marcos Sadao Shirakawa.

O governo do Estado, assim como a Prefeitura de São Paulo, parecem estarem dispostos a minarem a boa arte e a cultura do Estado e da maior cidade do país. Enquanto um detento custa ao governo R$5 mil, conforme tem sido divulgado na mídia, músicos que elevam almas através da música de boa qualidade, tem o seu espaço cada vez mais reduzido. Enquanto o Fundo Penitenciário Nacional receberá R$51 milhões do governo federal para melhorar a vida de quem destrói vidas alheias, regula-se R$5 milhões para a manutenção de uma Banda Sinfônica, com músicos que trabalham mais de oito horas por dia dedicando-se aos estudos e a apresentarem o melhor da cultura musical para a população.

Se presidiários, criminosos de alto escalão, receberão total apoio para num futuro próximo, atearem fogo em construções e pertences novos em suas celas, por que grafiteiros e músicos em São Paulo perdem cada vez mais espaços e incentivos?

É decepcionante para os paulistas saberem que pagam impostos altíssimos para ampliação dos cuidados com os criminosos e que apesar da fortuna que se arrecada, tratamos os nossos melhores músicos e artistas gráficos, como objetos descartáveis.

Todos perdemos: os músicos, que de trabalhadores, passarão a desempregados, num país em que a boa música não tem divulgação, nem tampouco espaço. O povo, perde por não poder desfrutar de mais momentos de lazer cultural. A cultura popular, também perde, porque se os melhores músicos do país são renegados à segundo plano, o que dirá os populares sem acesso à mídia?

Até o momento, nem o Secretario da Cultura do Estado José Roberto Sadek ou o governador Geraldo Alckmin  não se pronunciaram sobre o que pretendem fazer à esse respeito.

Os representantes do  Sindicato dos Músicos do Estado de São Paulo e da Ordem dos Músicos do Brasil têm estado presentes, participando das manifestações dos músicos da Banda Sinfônica. No entanto, o Secretário da Cultura do Estado, recusou-se a receber o Presidente do Sindicato dos Músicos de São Paulo e somente três músicos tiveram acesso à sala de reunião. Segundo o Maestro da Banda Sinfônica de São Paulo, Marcos Sadao Shirakawa, a verba de R$5 milhões pleiteada pelos músicos continua contingenciada.

A verba foi designada em 22/12/2016
De acordo com o Projeto de Lei 750/2016, ficou contigenciado o valor de R$20 milhões, sendo assim, o governo poderia restituir para a Banda Sinfônica de São Paulo os R$5 milhões para a sua manutenção.

Reserva de contingência 


Portanto, ou a opinião pública se manifesta, os grandes empresários apoiam a Banda Sinfônica de São Paulo em prol da cultura, ou estes músicos estarão desamparados e vinte e oito anos de uma bela história, de muito trabalho e dedicação, serão jogados no lixo.

Talvez o Brasil esteja precisando ser "FECHADO PARA BALANÇO".

Chegou o tempo de cobrarmos das autoridades maior eficiência no trato dos recursos públicos em sua aplicação nas causas nobres e nas pessoas íntegras e honestas. Emprega-se mais dinheiro aos que tiram oportunidades e aos que contribuem para a elevação cultural?  recebem cada vez menos? - A INVERSÃO DE VALORES ESTÁ ATINGINDO ÍNDICES ALARMANTES E PREOCUPANTES...

A democracia não está parecendo tão democrática ultimamente...


Link:
http://www.al.sp.gov.br/spl/2016/10/Propositura/1000005738_1000009839_Propositura.pdf

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Mano Réu Lança Primeiro WebClipe do seu novo Álbum "Diários"


Lançado nesse Quarta feira (11/01), Ilê, primeiro WebClipe do novo Álbum do Mano Réu é também a faixa de abertura do CD. "Ilê" vem do Yourubá "Casa" ou "Lar", e nessa analogia Mano Réu os caminhos numa apresentação ancestral e contemporânea do seu Rap e do seu novo disco. O Vídeo foi dirigido por Rás Akanni e edição de Bruno Araujo, conta com participações de pessoas da equipe do músico e artistas convidados como Anna Satt, o Grafiteiro Feik e o Grupo de Dança Identidade em Movimento.


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Fábio Jr. faz show no Espaço das Américas neste sábado, dia 14

- Apresentação faz parte da turnê "O que Importa É a Gente Ser Feliz" -


Sucesso em todo o Brasil, a turnê “O que Importa É a Gente Ser Feliz”, do cantor Fábio Jr., desembarca novamente em São Paulo. A apresentação acontece no próximo sábado, 14 de janeiro, no Espaço das Américas (zona oeste), e traz um repertório recheado de grandes hits. Sempre mantendo o toque romântico do artista, “Só Você”, “O Que Que Há”, “Alma Gêmea” e “Caça e Caçador” estão entre as canções escolhidas para embalar a capital paulista.

Para esta turnê, uma das grandes novidades é que a escolha do repertório contou com a participação ativa dos fãs, que elegeram as músicas do set list através de uma enquete disponibilizada pelo artista nas redes sociais. Outro destaque é para o cenário do show que é todo revelado através da iluminação, contando com cortinas, colunas e elementos que valorizam a estética de forma simples e sofisticada. O conceito da proposta, criativa e versátil, é um atrativo a parte.

A banda que acompanha Fábio Jr. nesta maratona de shows é formada por Amador Longhini no teclado e direção musical, Álvaro Gonçalves na guitarra e violão, Bruno Coppini no baixo, Gustavo Barros na guitarra, Pepa D¹Elia na bateria e Aldo Gouveia e Ellis Negress nos vocais.



FÁBIO JR. - O QUE IMPORTA É A GENTE SER FELIZ

Apresentação: Sábado, dia 14 de janeiro de 2017.

Horário: Abertura da casa às 20h30 – Início às 22h30

Local: Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795 - Barra Funda - São Paulo (SP)

Ingressos: A partir de R$140,00.

Classificação etária: 14 anos.

Venda de ingressos no site: https://www.ticket360.com.br/evento/6354/fabio-jr

sábado, 17 de dezembro de 2016

VALOR DO CACHÊ DO MÚSICO TRABALHADOR EM SÃO PAULO



A convenção coletiva registrada no Ministério do Trabalho (nº SP014222/2016 - Processo 47544.000066/2016-91), realizada entre o SINDMUSSP - Sindicatos dos Músicos Profissionais do Estado de São Paulo e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, determinou reajuste no cachê dos músicos trabalhadores.

Sendo assim, até 31 de março de 2017, os músicos podem ter um parâmetro para a cobrança de seus cachês:

1ª HORA TRABALHADA: R$120,00

HORA EXCEDENTE: R$100,00

PREVIDÊNCIA SOCIAL: Já incluída nos valores acima. O músico deve fazer o recolhimento da sua Previdência Social e enviar o comprovante do recolhimento para a empresa.

FORMA DE PAGAMENTO: O contratante deverá pagar o músico no final de cada apresentação, compreendendo as horas trabalhadas a casa dia, caso contrário, estará sujeito a multa de 50% do valor do pagamento.

COMPROVANTE DE PAGAMENTO DE CACHÊ: O músico deverá fornecer recibo de pagamento por apresentação.

HORA - EXTRA: (Acima de 5 horas de trabalho)
- De 2ª a 6ª feira: 50% de acréscimo em relação ao valor da segunda hora trabalhada;
- Sábados, domingos e feriados: 70% de acréscimo em relação ao valor da segunda hora trabalhada.

TICKET REFEIÇÃO:
- O contratante tem que fornecer alimentação nos trabalhos por mais de duas horas ou o valor de R$16,00 (dezesseis reais) se não houver alimentação no local.

SEGURO: As empresas com música ao vivo terão que ter cobertura de seguro que envolva a cobertura de acidentes pessoais e assistência médica.

CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS:
O músico profissional deverá recolher a favor do Sindicato Laboral, a titulo de contribuição assistencial, o valor correspondente a 1,5% (um e meio por cento) do valor das horas trabalhadas para o estabelecimento na respectiva diária. A contribuição assistencial deverá ser descontada pela empresa e recolhido a favor do Sindicato, mediante depósito identificado com o CNPJ do estabelecimento a ser efetuado na conta-corrente do SINDMUSSP (c/c 13001693-4, ag. 2207 - Santander), cujo comprovante de depósito deverá ser encaminhado ao e-mail: financeiro@sindimussp.com).

Para visualizar a convenção, clique aqui.

Informações:
http://www.sindimussp.com/Home.html
Administração Sindmussp
Avenida Ipiranga - 318 - Bloco A - 7º andar - República - São Paulo/SP Cep: 01046-010
Telefones: (11) 3214-1440 / 3214-6503
Email: atendimento@sindimussp.com.br

Cópia da Convenção Coletiva de Trabalho  2016/2017