Programa Músico Empreendedor

sábado, 21 de julho de 2012

Indicações à Ordem do Mérito Cultural 2012

Inscrições para a principal premiação do MinC começam na segunda-feira (23)


A partir de segunda-feira, 23 de julho, estão abertas as inscrições das propostas de indicação à Ordem do Mérito Cultural (OMC) para o ano de 2012. A edição deste ano homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, ícone da música popular brasileira, criador de ‘Asa Branca’.
A Ordem do Mérito Cultural (OMC) é uma condecoração outorgada pelo Ministério da Cultura (MinC) a personalidades, grupos artísticos, iniciativas ou instituições que se destacaram por suas contribuições à Cultura brasileira.
 A homenagem, criada pelo MinC em 1995é feita anualmente em comemoração ao Dia Nacional da Cultura – 5 de novembro.
As indicações podem ser feitas por quaisquer pessoas, e os indicados – personalidades, grupos, iniciativas e instituições que tenham contribuído para a Cultura brasileira – serão avaliados pela Comissão Técnica, constituída por gestores das secretarias do Ministério da Cultura, que emitirá parecer conclusivo antes de encaminhá-lo à consideração do Conselho da Ordem do Mérito Cultural.

Integram o Conselho da OMC a ministra de Estado da Cultura, que o preside na qualidade de chanceler, os ministros de Estado das Relações Exteriores, da Educação e da Ciência e Tecnologia.
Desde a criação da homenagem, já foram condecoradas mais de 500 personalidades nacionais e estrangeiras de sessenta instituições, públicas e privadas.
Como proceder com as inscrições
A partir da segunda-feira (23) as inscrições já poderão ser feitas pelo portal do Ministério da Cultura ou pelos Correios, encaminhando para o seguinte endereço:
Ordem do Mérito Cultural 2012
Ministério da Cultura
Assessoria de Comunicação Social

Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 4º andar
CEP 70068-900 Brasília – Distrito Federal




Publicidade:

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MALLU MAGALHÃES LANÇA NOVO CLIPE



 “Sambinha Bom”,  de autoria da cantora,  ganha clipe com imagens antagônicas, criado e produzido pela Zeppelin Filmes


O novo clipe de Mallu Magalhães, feito a muitas mãos pelo coletivo The Wolfpack!: os diretores Rodrigo Pesavento e Zico Farina,  os designers Leti Barcellos e Antônio Torriani, a estilista Helen Rödel, chega à MTV no sábado, dia 28 de julho, dentro do Top 5 Novos Clipes, durante todo o dia. “Tanta gente assim, incluindo a própria Mallu, que participou de todo o processo,  só poderia dar numa alcatéia com nome de coletivo de criação”, diz Pesavento, um dos diretores responsáveis.

 “A idéia era fugir do samba óbvio, era o não samba. Nada de instrumentos musicais ou paisagens brasileiras. Até tem o tropical, mas é alguém que esta partindo, e o gélido de alguém que esta distante e quer voltar. Saudade e vontade de trazer alguém de volta, é o que mostramos com Mallu ora de malas pronta, ora sozinha, numa piscina fria fora de estação. Quente e frio bem marcados na cenografia, na beleza da Aline Matias, na fotografia de Juliano Lopes e no look da Psycho.
Tive a sorte de ter feito outros dois clipes dela. Acho que já fazemos parte do mesmo balaio. Não de gatos, agora crescemos, de lobos!”, completa o diretor, sócio da Zeppelin Filmes, que assina a produção o clipe.


FICHA TÉCNICA

Direção: The Wolfpack
Direção de fotografia: Juliano Lopes
Direção de produção: Tai Melo
Figurino: Helen Rodel
Produção de Figurino: Shanitz Nunes e Isadora Bertolucci
Beauty: Aline Matias
Produção de elenco: Yago Warren
Pós produção: Psycho n'look




The Wolfpack

O coletivo The Wolfpack conta com os diretores Rodrigo Pesavento e Zico Farina, os designers Leti Barcellos e Antônio Torriani e a estilista Helen Rödel – recente destaque da Casa dos Criadores, entre outros vários talentos. 

Pesavento é diretor desde sempre. Ao menos desde o colégio, quando teve a certeza de que fazer vídeos era a melhor forma de apresentar trabalhos. Faculdade, estágios, produções, cinema, assistências, mercado nacional e internacional, experiências. Sua bagagem ficou extensa, variada, quase insana – típica dos que não sossegam atrás de uma maneira mais inventiva de trabalhar, criar, viver. Em 1994, começou o caso de amor com a Zeppelin Filmes. O casamento veio em 2007, quando se tornou sócio da casa. Hoje é diretor de comerciais memoráveis e tem a estante lotada de prêmios. Mas sem jamais perder a curiosidade, a criatividade e, claro, a ternura.

Depois de quatro anos, na agência África, onde criava para contas como Itaú, Vale e Suzuki, o redator e diretor de criação Zico Farina agora atua na DM9DB, além de estar envolvido em direção de cena. Em março de 2012, Farina estreou assinando o clipe da banda Silva, um projeto do capixaba Lúcio Souza. Como parte do coletivo The Wolfpack, assina a direção do novo clipe de Mallu Magalhães, “Sambinha Bom”, produzido pela Zeppelin Filmes.


Zeppelin Filmes

Zeppelin Filmes é uma empresa full production, fundada em 1991, com sede em Porto Alegre e filial em São Paulo. Reconhecida como uma das maiores produtoras do País e uma das cinquenta do mundo produz, além de publicidade, teledramaturgia, cinema, documentários e videoclipes, através de seu o NúcleoZ.

Criado em  2011, o NúcleoZ, recentemente premiado com o pitching de documentários do History Channel, “Um Contra Todos” é um exemplo do que está a caminho.  Produziu 352 episódios para o Canal Bem Simples, do Fox Entertainment Group, em gastronomia, beleza e artesanato. Hoje o núcleo possui um catálogo de mais de 20 projetos em desenvolvimento e estruturação financeira.


Publicidade:

EXPOMUSIC 2012 ACONTECE DE 19 A 23 DE SETEMBRO

OS DOIS PRIMEIROS DIAS SÃO DEDICADOS EXCLUSIVAMENTE AOS PROFISSIONAIS DO SETOR; PÚBLICO PAGANTE TEM DE 21 A 23 PARA CONHECER ESSE UNIVERSO. FEIRA REÚNE 200 EXPOSITORES, QUE PROMOVEM CENTENAS DE HORAS DE ATRAÇÕES NOS ESTANDES.
Maior evento do gênero na América Latina, a Expomusic – 29ª Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios acontece de 19 a 23 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, com promoção da Abemúsica – Associação Brasileira da Música e Francal Feiras, uma das maiores promotoras de feiras de negócios do País.
A feira reúne 200 expositores de instrumentos musicais, acessórios, som profissional e iluminação, que apresentam todos os instrumentos musicais conhecidos, acessórios, som profissional, edições musicais e estruturas de palcos e iluminação, além de extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos renomados.
A programação musical oficial da feira acontece no Music Hall, espaço desenvolvido com o objetivo abrir um canal para músicos de todos os estilos e de todo o País. São apresentações de bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de música de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar uma ampla grade de atrações. Ano passado foram mais de 140 artistas e as atrações chegaram a 500 horas.
Na Expomusic, lojistas, músicos, outros profissionais do setor e público em geral têm acesso também a novos softwares, sofisticados afinadores de instrumentos, fones de ouvido com cabos removíveis e pedais desenvolvidos com alta tecnologia, além de inovadores produtos para limpeza, manutenção e proteção de instrumentos musicais, num contexto em que o evento antecipa tudo que há de mais moderno no cenário da indústria musical.

SERVIÇO:
Expomusic 2012 – 29ª. Feira Internacional da Música, Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Acessórios.
Data: 19 a 23 de setembro de 2012
Horários: 19 a 22, das 13 às 21 horas; dia 23, das 11 às 19 horas.

Dias 19 e 20 a feira é restrita a profissionais do setor com convite ou crachá.
Dias 21 a 23, o evento é aberto ao público em geral mediante compra de ingresso. Entram sem pagar nesses dias somente compradores e músicos com crachá.
Crianças com idade até 12 anos, maiores de 60 anos e deficientes físicos têm acesso gratuito.

Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo, SP.

Promoção: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música

Informações pelo telefone:  (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google plus: Expomusic

Publicidade:

segunda-feira, 14 de maio de 2012

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DO MÚSICO NO RJ


Esta campanha está direcionada para a sociedade em geral, para contratantes e para o poder publico, com o objetivo de reforçar a importância do profissional da música na construção de um país mais justo, onde a cultura tem o papel fundamental de formação da nossa identidade e, consequentemente, do fortalecimento de uma consciência de soberania.
Há também, no bojo desta campanha, uma mensagem para o músico no intuito de conscientizá-lo de seus direitos como trabalhador. O seu processo de profissionalização é resultado de estudo exaustivo e abdicação durante os muitos anos de formação. Nossa profissão exige qualificação, esmero e excelência para garantirmos nosso quinhão no mercado. No entanto, por haver um componente lúdico em nosso labor, persiste por parte do público e, convenientemente por parte dos empregadores, uma dificuldade em perceber que a nossa categoria não leva a vida na flauta, mas faz da flauta a sua vida.

Déborah Cheyne - presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.





.
.
.

Divulgação:
Cover_front_medium


VII FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL


A partir do sucesso das seis edições anteriores, o VII Festival da Música Instrumental vem para reafirmar a necessidade de apresentar música de qualidade aos nordestinos e visitantes, com a participação de instrumentistas dos nove estados do Nordeste, além de representantes de São Paulo, Distrito Federal e de um país vizinho, a Argentina. Com programação gratuita, o Festival acontecerá de 16 (próxima quarta-feira) a 26 de maio.

Nos três Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza; Cariri, em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará; e Sousa, no alto sertão paraibano), a sétima edição do Festival da Música Instrumental trará 55 concertos musicais, oito passagens de som abertas (momento em que o público poderá interagir com os instrumentistas e descobrir detalhes da apresentação, das técnicas utilizadas para execução ou particularidades dos instrumentos), além de oficinas de formação artística, troca de ideias e um acervo especial nas bibliotecas dos CCBNBs – tudo isso direcionado aos públicos de todas as idades.
No decorrer deste mês de Maio, os três Centros Culturais BNB buscarão mostrar um Festival mais ousado, valorizando a diversidade que tem a música instrumental, não só de sons, mas também de instrumentos utilizados pelos músicos. Materiais que anteriormente eram lixo (a exemplo de garrafas PET, vidros e latas) agora compõem orquestras e grupos de percussão, encantando plateias. Além do material reciclável utilizado pelos grupos, a sanfona terá um destaque especial, em homenagem ao centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

Aulas-shows com baixistas
E para os amantes do contrabaixo, em Fortaleza, nos três primeiros dias do Festival de Música Instrumental (16 a 18 de Maio, de quarta a sexta-feira, a partir das 15 horas) acontecerão as aulas-shows dentro do IB&T Bass Festival, o mais importante festival nacional de contrabaixistas, que contará com a participação especial de 19 baixistas cearenses e outros de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. O IB&T Bass Festival é uma parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste com as escolas de música de Fortaleza (CMAN, Guitartrix, Musimania, Tocata, Tom Maior e Tônica), proporcionando essas aulas-shows que têm por objetivo valorizar, favorecer, formar, destacar e unir alunos, professores, músicos e público em geral.
A direção do IB&T Festival é do seu idealizador, o baixista Celso Pixinga, reconhecido e respeitado internacionalmente. A produção local é da professora Marta Carvalho, que há muitos anos investe e se dedica à formação musical do povo cearense. O III IB&T Festival de Fortaleza tem mais uma vez o apoio do Banco do Nordeste, que abre as portas do CCBNB-Fortaleza para a sua realização, apostando no valor da música instrumental brasileira e incentivando a iniciativa das escolas de música envolvidas na promoção do Festival.




Cover_front_mediumX

ROCK IN RIO SERÁ REALIZADO EM OUTROS CONTINENTES


Roberto Medina e Eike Batista se unem para levar a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes
Os empresários Roberto Medina e Eike Batista firmam uma sociedade inédita com o objetivo de expandir a marca Rock in Rio, maior festival de música e entretenimento do mundo, para outros continentes. Roberto Medina vendeu 50% da empresa Rock World S.A, detentora da marca Rock in Rio, para a IMX Live, braço da IMX, holding de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Esta é uma das maiores operações até então realizadas na indústria do entretenimento no Brasil. A previsão é que para os próximos cinco anos sejam investidos U$350 milhões na marca Rock in Rio, em todo o mundo.
A sociedade nasceu da admiração mútua entre Roberto e Eike, que compartilham a paixão pelo Rio de Janeiro, o empreendedorismo e a vontade de construir um mundo melhor, tema que é, desde 2001, um dos pilares do Rock in Rio. Roberto Medina permanece com a gestão dos festivais, assumindo a função de chairman e diretor-presidente da nova empresa. A IMX Live atuará na estruturação financeira. A parceria tem início imediato, já para as edições deste ano na Europa, que acontecem em Lisboa (maio e junho) e Madrid (junho e julho). O Rock in Rio retorna para o Brasil em setembro de 2013, seguindo para a Argentina em outubro do mesmo ano.
“Sempre nos admiramos e queríamos nos conhecer. Quando aconteceu foi paixão a primeira vista. Pensando na marca Rio, no desenvolvimento de um mundo melhor, mais sustentável e igual para todos, tornou-se imprescindível avaliar esta sociedade. Estamos dando um salto para um reconhecimento global desta marca que hoje já é conhecida em diversas partes do mundo e que faz frente a eventos internacionais de peso”, diz Medina.

A partir desta sociedade, Roberto Medina e Eike Batista passam a explorar juntos todas as possibilidades de uma marca que leva o Rio no nome e exporta a imagem positiva da cidade, especialmente no momento promissor que o Rio de Janeiro vive sediando Copa das Confederações, Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
“O Rock in Rio é uma marca mundial, que ajudou a consolidar a imagem positiva do Rio de Janeiro no exterior. É muito prazeroso fazer parte desta sociedade com o Medina e comprovar que temos capacidade e recursos não só para sediar mega eventos como também para exportar esse produto”, afirma Eike Batista.
O Rock in Rio chegou ao continente Europeu em 2004, quando aconteceu a primeira edição do festival em Lisboa. Em 2008 foi realizado pela primeira vez em Madri e, em 2013, o festival fará sua estreia na Argentina, em Buenos Aires.
“Meu maior sonho é poder realizar o Rock in Rio nos Estados Unidos, berço da indústria fonográfica e dos grandes eventos de música do mundo. Esta sociedade com a IMX Live é mais um passo nessa direção. O Rock in Rio se converteu em um dos grandes operadores dentro do setor mundial de entretenimento, com intercâmbios e colaborações entre todos os mercados”, afirma Roberto Medina.
Roberto Medina define o festival como uma plataforma muito valiosa que coloca as marcas em evidência, fazendo-as interagir de forma única com seu target a partir de uma linguagem diferente e eficaz. Por ser uma entidade muito valorizada pelo público, o festival investe em uma plataforma de comunicação sem referências no mercado de entretenimento. Além de expandir fronteiras, o próximo passo da sociedade com a IMX Live está na exploração de outros desdobramentos da marca Rock in Rio. Atualmente existem três produtos paralelos: o Comics, história em quadrinhos lançada em Madri; a escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, que elegeu o Rock in Rio como tema para o próximo carnaval; e o musical Rock in Rio, que está sendo criado no Brasil com posterior temporada europeia.
O objetivo dos desdobramentos é criar cada vez mais sinergias culturais e comerciais entre todos os países em que é realizado, consolidando o Rock in Rio como marca global de entretenimento.
O poder da marca
Antes mesmo de anunciar seu retorno para o Brasil, a organização do Rock in Rio estava certa da importância da marca para os brasileiros, mesmo após 10 anos longe de seu país natal. A certeza veio com uma pesquisa realizada pelo Ibope, na qual o Rock in Rio foi considerado pelo público o evento mais importante dos últimos 25 anos. Já em 2011, ao final do evento, uma nova pesquisa encomendada confirmou o sucesso da edição ao revelar que das 700 pessoas entrevistadas ao longo dos sete dias de festival, 92% delas responderam que pretendem comparecer novamente ao Rock in Rio em 2013.
Nas redes sociais não foi diferente.. O Rock in Rio tem hoje quase 4,9 milhões de seguidores, tornando-se assim o festival com melhores índices nesse quesito. Superou outros grandes festivais do mundo como o Vans Warped Tour (EUA), com 952.936 seguidores; Coachella (EUA), com 861.474; Lollapalooza (EUA), com 435.023; e Glastonbury (Reino Unido), com 359.583 seguidores. Durante os sete dias de festival em 2011, o site oficial do festival obteve mais de cinco milhões de visitantes únicos e atingiu os Trending Topics do Twitter em 13 países.
Sobre o Rock In Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 10 edições realizadas no Brasil, Portugal e Espanha. O festival reuniu cerca de 6 milhões de pessoas, que aplaudiram, ao vivo, 813 bandas. Foram mais de 880 horas de música, com transmissão para mais de 200 países pela TV e pela Internet.
O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, na categoria de festivais de música. Sua página na web já registrou mais de 13 milhões visitantes únicos e suas redes contam com mais de 5 milhões de seguidores. 
Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas sociais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto utiliza a música para chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para ajudar a melhorar as condições sociais a partir de simples ações e atitudes do dia-a-dia. Desde a edição de 2006, em Portugal, a organização considerou os problemas do meio ambiente como um tema prioritário e promoveu diversas ações sobre as alterações climáticas e sustentabilidade. Ao longo desses anos, o evento já gerou 11.853.354,43 para diversas ações. Esse resultado confirma o compromisso de ajudar na construção de um mundo melhor.
O festival acontecerá este ano (2012) em Portugal, Lisboa, nos dias 25 e 26 de maio, 1º, 2 e 3 de junho; e na Espanha, Madri, nos dias 30 de junho, 5, 6 e 7 de julho. O evento retorna ao Brasil, Rio de Janeiro, em setembro de 2013 e também está previsto para ser realizado neste mesmo ano, em outubro, na Argentina, Buenos Aires.

Sobre a IMX Live
A IMX Live é uma sociedade entre o Grupo EBX e a IMX Holding, joint-venture de esportes e entretenimento dos Grupos EBX e IMG Worldwide. Com sede no Rio de Janeiro e conexões internacionais, a IMX tem como objetivo ser uma das principais empresas do setor no país. As áreas de atuação dividem-se em três pilares: Esportes (criação e produção de eventos, consultoria e gerenciamento de talentos), Entretenimento (realização de shows e artes cênicas) e Venues (construção, gestão e operação de estádios, arenas e centros de convenções). O portfólio da IMX inclui projetos como a gestão do time de vôlei RJX e eventos como UFC (MMA), Volvo Ocean Race (vela), Megarampa (skate), LPGA Brasil Cup (golfe), Mundial de Futevôlei 4x4, Travessia dos Fortes (natação), Vert Jam (esportes radicais), FMX (motocross), Rio International Triatlon e Rio Urban (cultura urbana), entre outros.



Cover_front_medium

terça-feira, 3 de abril de 2012

Concurso de música clássica da TV Cultura vai ao ar no segundo semestre


São Paulo, abril de 2012 - Pré-estreia é um concurso realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira, sejam eles instrumentistas e cantores solistas ou grupos de música de câmara. A introdução da modalidade conjuntos de câmara visa incentivar a prática da música em conjunto, que é a forma pela qual os músicos têm mais amplitude de repertório, mais oportunidades na vida profissional e requer um perfeito entrosamento entre seus membros, possibilitando excelente desempenho e crescimento musical de seus adeptos.

O concurso é destinado a instrumentistas com até 24 anos e cantores com até 28 anos de idade. Os conjuntos de câmara devem ter de três até oito participantes, e podem ser formados por instrumentistas, por cantores ou mistos de instrumentistas e cantores.

Os interessados deverão ler o regulamento e enviar sua inscrição. O prazo de inscrições é de 2 de abril a 26 de maio.

Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.

Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.

As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.

A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo (capital paulista) e será formada por dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.

Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.

As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final ocorre em 9 de dezembro.

Prêmios:

Categoria solista:
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*

Categoria conjunto
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*
*Recitais promovidos pelo Sesi – São Paulo em 2013

Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.

Realização: TV Cultura; Lei de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal. Patrocínio: CPFL Cultura. Apoio Cultural: Conservatório de Tatuí; Consulado Geral dos Estados Unidos em S. Paulo; Fiesp – Sesi. Colaboração: Fundação Osesp.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site www.cmais.com.br/preestreia.


Serviço
Pré-estreia
Inscrições: De 2 de abril a 26 de maio de 2012
Regulamento e ficha de inscrição no site: www.cmais.com.br/preestreia

Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho


Compre aqui o livro 'MANUAL DE DIVULGAÇÃO DO MÚSICO POBRE'