Programa Músico Empreendedor

terça-feira, 3 de abril de 2012

Concurso de música clássica da TV Cultura vai ao ar no segundo semestre


São Paulo, abril de 2012 - Pré-estreia é um concurso realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar os jovens intérpretes da música clássica brasileira, sejam eles instrumentistas e cantores solistas ou grupos de música de câmara. A introdução da modalidade conjuntos de câmara visa incentivar a prática da música em conjunto, que é a forma pela qual os músicos têm mais amplitude de repertório, mais oportunidades na vida profissional e requer um perfeito entrosamento entre seus membros, possibilitando excelente desempenho e crescimento musical de seus adeptos.

O concurso é destinado a instrumentistas com até 24 anos e cantores com até 28 anos de idade. Os conjuntos de câmara devem ter de três até oito participantes, e podem ser formados por instrumentistas, por cantores ou mistos de instrumentistas e cantores.

Os interessados deverão ler o regulamento e enviar sua inscrição. O prazo de inscrições é de 2 de abril a 26 de maio.

Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.

Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.

As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.

A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo (capital paulista) e será formada por dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.

Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.

As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final ocorre em 9 de dezembro.

Prêmios:

Categoria solista:
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*

Categoria conjunto
1º colocado – R$ 35.000,00 + 5 recitais*
2º colocado – R$ 15.000,00 + 2 recitais*
*Recitais promovidos pelo Sesi – São Paulo em 2013

Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.

Realização: TV Cultura; Lei de Incentivo à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal. Patrocínio: CPFL Cultura. Apoio Cultural: Conservatório de Tatuí; Consulado Geral dos Estados Unidos em S. Paulo; Fiesp – Sesi. Colaboração: Fundação Osesp.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site www.cmais.com.br/preestreia.


Serviço
Pré-estreia
Inscrições: De 2 de abril a 26 de maio de 2012
Regulamento e ficha de inscrição no site: www.cmais.com.br/preestreia

Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho


Compre aqui o livro 'MANUAL DE DIVULGAÇÃO DO MÚSICO POBRE'

quinta-feira, 8 de março de 2012

FUNARTE ABRE EDITAIS

Prêmio Funarte de Composição Clássica

Visando à seleção de 30 composições inéditas para conjuntos orquestrais e camerísticos e para solistas, que terão estreia mundial na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a se realizar em outubro de 2013. Inscrições devem ser enviadas, juntamente com a documentação e as obras, via Sedex, para a Rua da Imprensa, nº 16, sala 1308, CEP 20030-120 – Rio de Janeiro/RJ. Os participantes poderão concorrer com até duas criações, mas apenas uma será premiada.

Até 28 de Setembro de 2012

Editais de Ocupação de Salas Funarte – Música
Todas as pessoas jurídicas privadas, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em ocupar os espaços Funarte em três capitais e no Distrito Federal. Os proponentes terão que comprovar experiência de, no mínimo, três anos na produção de espetáculos e eventos musicais. As iniciativas contempladas ocuparão as salas Cássia Eller em Brasília, Sidney Miller, no Rio de Janeiro, Guiomar Novaes, em São Paulo, e Galpão 1 da Funarte/MG, em Belo Horizonte.

Ocupação da Sala Funarte Sidney Miller
Ocupação da Sala Funarte Cássia Eller
Ocupação da Sala Funarte Guiomar Novaes
Galpão 1 da Funarte MG
Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues
Em comemoração ao aniversário de cem anos de nascimento do dramaturgo Nelson Rodrigues a FUNARTE está lançando o edital Prêmio Funarte Nelson Brasil Rodrigues – 100 Anos do Anjo Pornográfico. Os valores dos prêmios variam de R$ 50 mil a R$ 110 mil, de acordo com os números de personagens dos espetáculos, e o montante é de R$ 1,3 milhão. Estão habilitados a participar como proponentes os artistas, produtores culturais, companhias e grupos teatrais, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2012/01/Edital-Pr%C3%AAmio-Nelson-Brasil-Rodrigues-100-Anos-do-Anjo-Pornogr%C3%A1fico-2012.pdf


Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho

domingo, 4 de março de 2012

FESTIVAL MÚSICA PRA TODO MUNDO PROMOVE NOVA GERAÇÃO DE MÚSICOS INDEPENDENTES

Iniciativa patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril

Vencedores irão se apresentar no Festival MPTM e assinar contrato com o selo Oi Música para gravação e distribuição de um álbum

Rio de Janeiro, 2º de março de 2012 – O Festival Música Pra Todo Mundo, que promove a nova geração de músicos independentes do Brasil, está com inscrições abertas até o dia 5 de abril. A iniciativa, patrocinada pela Oi, com apoio do Oi Futuro, do Oi Novo Som e do Selo Oi Música, vai selecionar quatro artistas (dois escolhidos pelo público e dois pela curadoria do festival) para participar do Festival Música Pra Todo Mundo e assinar um contrato com o selo Oi Música. Os interessados podem se inscrever no hotsite: www.mptm.com.br.

Os quatro vencedores se apresentarão ao lado de atrações internacionais no Festival Música Pra Todo Mundo, que será realizado no Circo Voador, no segundo semestre de 2012. A ideia é ampliar a oferta de oportunidades para músicos independentes com propostas inovadoras, singulares e que valorizem a diversidade cultural do país. Além disso, os selecionados poderão fazer contrato com o Selo Oi Música, em que receberão toda a estrutura para gravação, lançamento e distribuição física e digital de um álbum. O prêmio inclui um show de lançamento do trabalho inédito no Rio de Janeiro.

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo tem dois tipos de curadoria: a primeira, feita por uma banca formada por quatro profissionais de reconhecida competência no segmento musical, e a segunda, pelo próprio público, através de votação popular.

Até o dia 5 de abril, qualquer artista/banda poderá se inscrever no hotsite do projeto (www.mptm.com.br), para participar da seleção. Terminado o período de inscrições, a curadoria selecionará 30 finalistas, para uma nova escolha a ser feita pelo público. Os dois que tiverem maior número de “curtir” na rede social Facebook serão selecionados. Os outros dois vencedores serão indicados pela curadoria formada pelos profissionais do mundo da música.

A banca de curadores é composta por Mauricio Valladares (jornalista e fundador do programa RoNcaRoNca), Bernardo Palmeira (diretor Artístico da Bolacha Entretenimento), Zé Flavio Junior (jornalista, radialista e curador de eventos musicais) e Rafael Rossato (empresário e dono da Agência de Musica SP).

Sobre o Selo Oi Música

O selo Oi Música foi criado com o objetivo de desenvolver novos formatos de distribuição digital e promover novos talentos nas plataformas da Oi, e lançar álbuns de artistas já consagrados, nacionais e internacionais. É um novo modelo de negócio, como exige o mercado musical atual, inserindo artistas no meio digital. Visando a difusão da música, o selo permite que seus conteúdos também sejam licenciados para as diversas lojas digitais disponíveis, além de oferecer seu conteúdo em vários formatos digitais: Ringtone, Truetone, Fulltrack, Fulltrack do Álbum Completo, Ringbacktone (modelo de assinatura) e Streaming. O Oi Música já lançou os artistas brasileiros Sobrado 112, Fino Coletivo, Luísa Maita, Tono, Sonantes e Qinho, e os internacionais The Beautiful Girls, General Elektriks, Coletânea Oi FM Vol. I , The Apples in Stereo, Mayer Hawtrone, Sharon Jones & The Dap-Kings e Cake.

Sobre a Oi

A Oi, empresa pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados e internet. A Oi está presente em todo o território nacional. Em setembro de 2011, a empresa possuía 67,1 milhões de clientes. Deste total, 42,9 milhões estavam em telefonia móvel, 19,1 milhões em telefonia fixa, 4,8 milhões em banda larga e 330 mil em TV por assinatura.

Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho

O Brasil à espera dos chineses O Brasil à espera dos chineses

Boas relações e fluxo de turistas estreitam os dois países

Brasília (DF) - A relação Brasil e China cresce a cada dia. Acordos firmados, visitas de representantes e promoção de intercâmbios de todo tipo estreitam as relações entre os dois países. Segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, em 2009 mais de 28 mil chineses nos visitaram. Já em 2010, o número chegou aos 38 mil.

O fortalecimento das relações diplomáticas e comerciais trouxeram, por exemplo, esta semana, a Brasília, o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan, e uma delegação formada por ministros de Estado. E essa aproximação vem sendo praticada há tempos. Em 2004, foi assinado o ‘Memorando de Entendimento entre o Ministério do Turismo e a Administração Nacional de Turismo da China’, que concedeu ao Brasil o status de ‘Destino Aprovado’ (ADS).

Em 2010, o MTur credenciou 70 agências de viagem de turismo para atender grupos de turistas chineses. E em janeiro último, o ministério promoveu chamada pública com os requisitos exigidos para selecionar novas agências que tenham interesse no segmento. O resultado sairá dia 10 de março.

Hoje, a China é a principal parceira comercial do Brasil, mas ainda há entraves. A abertura para produtos manufaturados vindos daquele país tem provocado queixas da indústria nacional. Além disso, exportações agrícolas e pecuárias encontram dificuldades, diante das barreiras impostas pelos asiáticos. O ministro do turismo, Gastão Vieira, defende a aproximação: “Estreitar os laços com a China é muito importante. O fluxo de asiáticos ainda é baixo, mas o turismo de negócios pode abrir oportunidades para outros tipos de turismo”.

A China é hoje o terceiro país do mundo que mais gasta com o turismo no exterior - na faixa dos U$$ 55 bilhões. E com a presença dos chineses no Brasil ficou constatada algumas diferenças em relação ao turista ocidental. “O chinês não é um turista de sol e praia. Ele gosta de conhecer a estrutura da natureza do país visitado e seu ecoturismo. Por isso, temos que nos preparar para oferecer o que eles gostam de ver”, confirmou o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.

PARA BEM RECEBER OS CHINESES

CUMPRIMENTOS: evite contatos físicos. A cultura chinesa trata com reverência os mais velhos, portanto, sempre comece por cumprimenta-los, antes dos mais jovens.

TRATAMENTO: os sobrenomes chineses vêm à frente do nome, diferente do Brasil. O nome da família é mais importante. E sempre entregue documentos com a mão direita para os asiáticos. A mão esquerda é impura.

NEGOCIAÇÕES: Não tenha pressa. Para o chinês, ‘tempo é tempo’, pois a paciência é um importante valor agregado a qualquer negociação.

O MAIS IMPORTANTE: Nunca confundir chineses com japoneses. Os chineses orgulham-se de pertencer a uma das civilizações mais antigas do planeta.

Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SWU DESRESPEITA DIREITOS DOS MÚSICOS E COMPOSITORES

Sobre o possível cancelamento do evento SWU, realizado em Paulinía (SP), o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) esclarece:

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) não tem interesse em causar transtorno ao público e cancelar festivais de música, mas sim em defender e garantir aos milhares de artistas filiados à gestão coletiva a devida retribuição pela execução pública de suas obras. Para que isso aconteça e em conformidade com a Lei do Direito Autoral (9.610/98) é imprescindível que os produtores de um evento como o SWU paguem direito autoral ao Ecad, pois só assim os compositores das músicas executadas serão remunerados.

Em 2010, a D+ Brasil Comunicação Total S/A, empresa organizadora do SWU, firmou contrato com o Ecad, comprometendo-se a pagar o equivalente a 9,2% da bilheteria. Na época, a empresa pagou 30% como garantia mínima, ou seja, R$ 250 mil, permanecendo inadimplente ao restante do contrato: R$ 1.037.860,16.

Em 2011, a D+ Brasil permanece inadimplente com o pagamento do complemento à garantia mínima do evento de 2010 e com relação ao evento de 2011 não realizaram previamente o recolhimento da retribuição autoral, prejudicando centenas de artistas do cenário nacional e internacional da música. Diante disso, o Ecad ajuizou uma nova ação requerendo o deferimento de uma liminar com o objetivo de ver resguardados os direitos dos compositores. Para tanto, requereu o depósito judicial de 10% da receita bruta no prazo de 48 horas, sob pena de ser determinado pelo Judiciário a suspensão das execuções musicais e lacre dos equipamentos, com base no art. 105 da Lei 9.610/98. O Escritório ainda solicita autorização para ingresso de equipe do ECAD para aferição de público e gravação das execuções musicais.

Como pode um evento musical não respeitar os direitos autorais dos compositores? Afinal, sustentabilidade cultural, começa com o respeito ao direito autoral. Sem alternativa, o Ecad está tomando as medidas cabíveis na Justiça, que decidirá sobre o caso.

Gloria Braga
Superintendente Executiva do Ecad


Curso online de A Voz como Instrumento de Trabalho

FILARMÔNICA DE MINAS ABRE VAGAS PARA NOVOS MÚSICOS

Inscrições vão de 30 de janeiro a 25 de fevereiro.. Seleção abre oportunidade para fagotistas, violinistas e trompetistas

Enquanto se prepara para o início da Temporada 2012, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está com inscrições abertas, de 30 de janeiro a 25 de fevereiro, para preenchimento de vagas em seu seleto grupo de músicos. São elas: assistente de chefe de naipe de fagote; fagote/contrafagote; violino; trompa alta e trompa baixa. As audições estão marcadas para os dias 2 e 3 de março, em Belo Horizonte, em local a ser divulgado posteriormente aos candidatos. Os interessados devem consultar o edital de audições no site www.filarmonica.art.br.

Hoje considerada uma das melhores orquestras do Brasil, a Filarmônica de Minas Gerais conta com amplo reconhecimento do público e da crítica especializada e já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. Formada por 85 músicos brasileiros e estrangeiros, surpreende o público a cada apresentação, por sua competência e sonoridade, adquiridas em cinco anos de atividades.

Seleção

As audições para as vagas de Fagote e Violino ocorrem no dia 2 de março e as de Trompa, no dia 3, em local e horário a serem comunicados a cada um dos inscritos. Durante o exame, os candidatos serão avaliados, em diversas etapas, por uma banca avaliadora especializada, sob o comando do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Filarmônica de Minas.

Os selecionados devem estar preparados para assumir a função até o início de abril de 2012, sendo que a remuneração varia de R$6.050,00 para músico de seção a R$6.655,00 para assistente de chefe de naipe, acrescida de plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação. O edital completo pode ser acessado no site da Filarmônica (www.filarmonica.art.br/audicoes), onde os candidatos também têm acesso aos repertórios exigidos nas audições. Há, ainda, um telefone – (31) 3245-0675 – e um e-mail – audicao@filarmonica.art.br – disponíveis para informações.

Documentos necessários

Candidatos brasileiros
- Ficha de inscrição devidamente preenchida
- Cópia Carteira de Identidade
- Cópia CPF
- Curriculum Vitae (somente 01 página)

Candidatos de outra nacionalidade (estrangeiros)
- Ficha de inscrição devidamente preenchida
- Cópia Passaporte (Página com informações pessoais e foto)
- Prova de experiência profissional de mais de dois anos ou Cópia de Diploma de Mestrado
- Curriculum Vitae (em Português, Espanhol ou Inglês – 01 página).

Importante: Os documentos devem ser enviados para o e-mail audicao@filarmonica.art.br ou, via correios, para o seguinte endereço: Rua Paraíba, 330 – 12º andar – Funcionários – Belo Horizonte – MG – CEP: 30.130-917. As inscrições terão confirmação por meio de e-mail ou telefone e cada candidato será informado acerca de data, horário e local da audição.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Excelência artística e vigorosa programação. Amplo reconhecimento por parte do público e da crítica especializada. Oitenta e cinco músicos de várias partes do Brasil e do mundo. Esse é o perfil da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, que, desde a sua criação, em fevereiro de 2008, já foi aplaudida por mais de 300 mil pessoas. Em 2010, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como o melhor grupo musical erudito do ano.

Sob liderança do maestro Fabio Mechetti, regente de sólida e respeitada carreira nacional e internacional e vencedor do Prêmio Carlos Gomes 2009 como Melhor Regente Brasileiro, a Orquestra apresenta ao público as obras essenciais do repertório sinfônico, além de produções contemporâneas, com solistas de destaque no Brasil e no mundo. Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Corey Cerovsek, Sonia Rubinsky, José Feghali, Shlomo Mintz, Cristina Ortiz, Antonio Meneses, Eliane Coelho, Marcelo Bratke, Augustin Hadelich, Yang Liu, Yoav Talmi, Markus Groh, Asier Polo, Maximiano Valdés, Ligia Amadio, Daniel Binelli, Fabio Zanon, Adriane Queiroz, Pascal Rogé, Joshua Bell, Isaac Karabtchevsky, Sergei Nakariakov, Alisa Weilerstein, Celina Szvinsk e Miguel Rosselini são alguns dos nomes que já dividiram os palcos com a Filarmônica de Minas Gerais.

Suas apresentações incluem duas séries no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, turnês, Concertos para a Juventude, Clássicos no Parque e Concertos Didáticos. Desde sua primeira temporada a Filarmônica se apresenta regularmente nos principais eventos de música clássica do país, como Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e Rio Folle Journée. Em turnês, esteve em 45 cidades mineiras e em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campos do Jordão, Salvador, João Pessoa, Recife, Natal, Fortaleza, Belém, Manaus, Vitória, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Londrina e Paulínia. Na Sala São Paulo, a Filarmônica de Minas apresentou-se em duas temporadas. Em agosto de 2011, fez sua estreia nos Teatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, com ótima receptividade do público e elogiosas críticas.

Como ações de estímulo à música, a Orquestra promove o Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, e o Laboratório de Regência, atividade inédita no Brasil que abre nova oportunidade para jovens regentes brasileiros.

SERVIÇO:

Audições para músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Vagas: Assistente de naipe de fagote; fagote/contrafagote; violino; trompa alta e trompa baixa.
Inscrições: de 30 de janeiro a 25 de fevereiro de 2012, através do e-mail audicao@filarmonica.art.br ou via correio para o endereço Rua Paraíba, 330 - 12º andar | Funcionários - CEP - 30130-917 - Belo Horizonte | Minas Gerais

Audições

Período: 2 e 3 de março de 2012, em Belo Horizonte (MG).

Mais informações:

E-mail: audicao@filarmonica.art.br

Telefone: (31) 3245-0675

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Músicos poderão ter direito a adicional de insalubridade e exames médicos periódicos


            A Câmara analisa projeto (PL 1714/11) que obriga a adoção de medidas de segurança no trabalho nas atividades profissionais dos músicos e concede a esses trabalhadores o direito ao adicional de insalubridade de 20% sobre o salário ou remuneração base. O benefício vale para os profissionais vinculados a qualquer regime de trabalho.
           
            Segundo a proposta, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), considera-se músico a pessoa habilitada a tocar qualquer instrumento musical, o mestre e contramestre de bandas, o regente de orquestras e o cantor, desde que desempenhem essas funções de forma profissional e contínua.
O projeto obriga ainda o empregador a oferecer exame médico pelo menos uma vez por ano ao empregado, bem como na admissão e na eventual demissão do músico. Esses exames deverão verificar, além das condições físicas gerais, a acuidade auditiva e visual, a condição cardiorrespiratória e a força muscular do profissional.

Ratinho Junior: Falta de regras tem provocado perda auditiva e doenças causadas por esforço repetitivo.
O texto determina também que os locais destinados ao aprendizado e ensaios de músicos, bandas e orquestras, devem possuir iluminação, conforto térmico, isolamento acústico e condições ergonômicas previstas nas normas legais e regulamentares estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.
Arquivo - Gilberto Nascimento

Perda da audição
Segundo o deputado do Paraná, o objetivo da proposta é corrigir a lacuna da lei que cria a Ordem dos Músicos do Brasil (Lei 3.857/60), que regulamenta a profissão de músico, mas não se detém nas matérias relacionadas à segurança do trabalho profissionais. “A falta de regras relativas à medicina e à segurança do trabalho tem provocado, além da perda auditiva, a incapacitação física do músico devido às doenças por esforço repetitivo”, argumentou Ratinho Junior.

Outras enfermidades e moléstias causadas
Além da perda da audição por pressão sonora, na maioria das vezes,irreversíveis e incuráveis, os músicos desenvolvem lesões por esforço repetitivo (LER/DORT); coluna vertebral;hérnias abdominais; carga psíquica, cognitiva e emocional; excesso de trabalho, visto que a carga horária é improvisada e não padronizada, contrariando o disposto na Lei 3857/60 e, principalmente, para os músicos que executam instrumentos de bocais e boquilhas, deslocamento de lesões na mandíbula; infecção bucal, dental, bem como desgaste na arcada dentária.

Esse tão bem vindo Projeto Lei, que tem por autor intelectual oSr. Tenente? Nilson Getulio Pereira (Oficial Músico do Exército Brasileiro) e, como autor da redação e justificativa o advogado Sr. Dr. José Carlos Dutra (Major da Reserva do Exército Brasileiro), também objetiva a criação de normas (Portarias) sobre a Saúde Ocupacional do Músico juntos aos Ministérios da Saúde, Previdência, Trabalho e da Defesa (Forças Armadas).

A Ordem dos Músicos do Brasil, em Nota de Apoio ao referido Projeto de Lei, enviada aos Ministros, Deputados e Senadores, solicitou o apoio político dos mesmos na sua tramitação e aprovação, para que seja outorgada à classe musical, à luz da isonomia, em resposta aos seus anseios, a “Proteção do Estado”, a “Dignidade” e o “Respeito”.